sábado, 31 de julho de 2010

Aberto seminário de incentivo a pequenos empreendedores em Assú

Crédito da foto: Demis Roussos

Microempresários do município de Assú participaram na tarde desta sexta-feira (30) do Fórum Empreendedor RN, promovido numa parceria entre o Sebrae-RN e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), na Câmara Municipal de Assú. O evento integra a programação da 7ª Feira de Negócios do Vale do Açu, que está acontecendo na cidade até o sábado (31).

Matéria especial da Veja desta semana

Lipo: Cirurgias feitas em clínicas mal-equipadas, por médicos sem a especialização necessária, transformaram a lipoaspiração num perigo. Das mortes no Brasil relacionadas ao procedimento, a maioria esmagadora poderia ter sido evitada.

Sesap realiza Seminário para organizar Dia Nacional de Controle do Tabagismo

Secretaria de Estado da Saúde Pública - Sesap realiza I Seminário Estadual de Formação para Mobilização do Dia 29 de agosto - Dia Nacional de Controle do Tabagismo. Todos os órgãos e instituições envolvidos no Estado com o combate ao tabagismo estarão presentes.

PARCERIA DA SEMTAS E I VARA DA INFÂNCIA AGILIZAM PROCESSOS DAS CASAS DE PASSAGEM

Um trabalho realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas e a 1° Vara da Infância e da Juventude do Rio Grande do Norte está tornando mais ágil os processos judiciais envolvendo as crianças e os adolescentes que estão nas Unidades de Acolhimento de Natal – as chamadas Casas de Passagem. O trabalho que teve início em junho de 2010 é desenvolvido nas três Casas de Passagem, que são ligadas à Prefeitura do Natal.

Walter Alves participa de caminhada em Santos Reis e Brasília Teimosa

O deputado estadual Walter Alves, candidato à reeleição pelo PMDB, participou de caminhada durante toda a manhã desta sexta-feira (30), ao lado do senador e também candidato à reeleição Garibaldi Filho (PMDB) e da senadora e candidata ao governo do estado, Rosalba Ciarlini (DEM). As visitas aconteceram aos bairros de Santos Reis e Brasília Teimosa. Na ocasião, o peemedebista ouviu as reivindicações e recebeu o carinho da população.

Rosalba reafirma compromisso com segurança e infraestrutura para Zona Norte de Natal

Delegacia fechada e falta de saneamento básico essas foram as principais reclamações que os moradores dos bairros Santarém e Alvorada reivindicaram à candidata ao governo do Estado do RN, Rosalba Ciarlini, que percorreu no final da tarde de hoje (30) as ruas dos bairros.

Felipe Maia visita feira em Macaíba

No sábado (31), em meio a chuva que caía em Macaíba, o deputado federal Felipe Maia (DEM), candidato à reeleição foi à feira livre do município. O parlamentar foi recebido pela ex-prefeita Odiléia Costa e o irmão Odilon. Na oportunidade, também foi acompanhado pelo candidato a deputado estadual, Dibson Nasser (PSDB).

Hermano fecha apoio com liderança de Alto Rodrigues

Mais um importante apoio político foi conquistado nesta sexta-feira (30) para o candidato a Deputado Estadual Hermano Morais (PMDB). Ele contará, no município de Alto do Rodrigues, com o apoio do doutor Assis, médico conceituado naquela região.

Garibaldi Filho visita Nova República, na Zona Norte

O senador Garibaldi Filho, candidato à reeleição pelo PMDB, finalizou a movimentação política na capital com mais uma caminhada. Garibaldi visitou a comunidade de Nova República, Zona Norte, iniciando seu trajeto à partir da avenida Pompéia, uma das mais movimentadas da região.

Luiz Almir oficializa apoio a Garibaldi Filho

O deputado Luiz Almir (PV) anunciou ontem à tarde, 30, que votará no candidato à reeleição do PMDB, senador Garibaldi Filho. O deputado explicou que além do fato de seu partido estar coligado com o PMDB, ele sempre teve um grande apreço e respeito pelo senador.
.

Brasília Teimosa recebe Garibaldi

O candidato à reeleição para o Senado Federal, Garibaldi Filho (PMDB), iniciou a sexta-feira, 30, realizando uma caminhada pelos bairros de Brasília Teimosa e Santos Reis. Garibaldi cumprimentou moradores e visitou diversas casas.

Fátima faz visita à CIENTEC

A deputada Fátima Bezerra passou a manhã desta sexta-feira, 30, visitando os stands da CIENTEC – UFRN. Ao lado da professora Rita (Coordenadora da CIENTEC) e do Pró-reitor de extensão, Cipriano Maia, Fátima visitou os stands das escolas municipais e da Dired´s de todo o estado, onde foi recebida com um enorme carinho pelos professores da Rede Estadual que estavam mostrando o trabalho dos alunos do interior do estado e de Natal.

Rosalba estará sábado na “Grande Carreata do Médio Oeste: É a Rosa”

Depois do sucesso da Grande Carreata da Região Agreste, no próximo sábado (31), acontecerá a “Grande Carreata do Médio Oeste: É a Rosa”. Com saída de Campo Grande, a carreata percorrerá outras nove cidades: Janduís, Messias Targino, Patu, Olho D’água dos Borges, Rafael Godeiro, Almino Afonso, Frutuoso Gomes, Lucrecia e Umarizal, onde acontecerá o comício de encerramento. Caravanas de outras 50 cidades deverão prestigiar o evento.

AGENDA DE GARIBALDI FILHO PARA OS DIAS 31 DE JULHO E 1º DE AGOSTO

31 de julho de 2010, sábado
12h às 21h - Carreata na região do Médio Oeste com início na cidade de Campo Grande
Roteiro: Campo Grande - Janduís - Messias Targino - Patu - Olho D'água dos Borges - Rafael Godeiro - Almino Afonso - Frutuoso Gomes - Lucrécia e Umarizal

Deputado Fábio Faria visita Vale do Açu

O deputado federal Fábio Faria cumpre agenda na região do Vale do Açu nesta sexta-feira (30). No início da tarde, o candidato à reeleição pelo PMN visitou o município de Carnaubais, onde foi recebido pelo vereador Keider (PSDB) e pelo ex-vereador Antônio Carlos.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

O menino está cagado!

Esse negócio de ser candidato não é fácil. Tem que viver rindo, feliz, como se todos os dias da campanha fossem véspera de Natal. Viver dentro de um carro a toda velocidade para poder “prestigiar” (as assessorias de imprensa adoram esse verbo) feirinhas, missas, procissões, aniversários e enterros. Enterros, bem menos, porque defunto não vota, mas tem os parentes...

Há alguns anos um político bem trajado e risonho chegou para fazer sua campanha política de reeleição em Natal. A multidão se acercou dele no Aeroporto Augusto Severo e alguém, com muita inspiração, resolveu dar uma dedada no candidato, combinado com um fotógrafo de um jornal, cujo nome não me lembrarei nem sob tortura.

Esperava-se que o candidato desse um pulo para frente e desmanchasse o sorriso com um hummmm! Mas, que nada. O pulo ele deu, o sorriso ficou, mas uma lágrima de indignação brotou discreta e silente, como convém a um político.

Outro, muito feio foi agarrar e beijar um menino que saiu em desabalada carreira gritando pela mãe. “Mamãe me acuda”. E outro, chegou a casa depois de um dia inteirinho de apertos de mão, cansado e cheirando a suvaqueira, quando encontra a esposa botando um dos filhos para dormir numa rede, cantando a música do seu adversário. No outro dia, diante dos correligionários mais próximos, confessou: “Depois de vê-la cantar a música da oposição, acho que não me reelejo mais”.

E tem aquela passagem de um deputado federal de Mossoró que foi procurado por uma eleitora que rogou:

- Seu deputado, pelo amor de Deus e de Santa Luzia vá soltar meu filho que está preso...

- O que foi que ele fez? Perguntou o político.

- Nadinha... Ela respondeu.

- Vou não. Disse o deputado.

- Por quê? Agoniou-se a mulher.

- Porque se eu for, vou ser preso. Se ele foi preso porque não fez nada, imagine eu que vou pedir para ele sair.

De lascar foi a do político paraibano, todo vestido de paletó de linho branco que entrou de casa adentro na periferia de uma cidade e correu para abraçar um menino que perambulava pela sala. Quando a mãe viu a cena, gritou:

- Seu doutor, solte ligeiro esse menino!

- O que é isso minha senhora? - Indignou-se o candidato diante de centenas de pessoas que se amontoavam nas janelas e portas daquela casa - Eu gosto de criança, minha plataforma inclui educação e merenda escolar da boa!

- Homi, solte esse menino... Implorou a mulher.

- Eu não sou bicho não, viu? A senhora me respeite! Por que a senhora quer que eu solte o seu filho? Diga ao povo. Diga! Sou bicho não!

- É somente porque ele está todo cagado...

O candidato saiu ligeiro enquanto a multidão de bajuladores seguia atrás numa distância prudente da catinga que ele exalava, com muitas moscas ao seu redor. O paletó já não era somente branco. Alternava-se de tons marrons. (LS).

Caern faz teste com ozônio para o tratamento de água em Assú e Caicó

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está investindo no uso de geradores de ozônio para o tratamento de água bruta captada nos reservatórios que abastecem as cidades de Assú e Caicó.

Programa de combate a lixões mais avançado do país chega ao Vale do Açu

O evento tem como meta dar continuidade à execução do Programa Estadual de Resíduos Sólidos, que em breve sanará o problema dos lixões em todo o território estadual, através da implantação de unidades de reciclagem, aterros sanitários e estações de transbordos.

FESTIVAL DE PORTALEGRE FARÁ VIAGEM GASTRONÔMICA LUSO BRASILEIRA

Festival acontece de 6 a 8 de agosto, numa das mais belas cidades serranas do Rio Grande do Norte. Haverá oficinas gastronômicas de cozinha portuguesa e brasileira, cozinha-show, degustações, bares e restaurantes, além de shows musicais de Dorgival Dantas, Waldonys, Santana, entre outros

Seturde discute segurança pública com trade turístico


A secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) da Prefeitura do Natal promoveu na manhã desta quinta-feira (29) uma reunião para debater a segurança pública no trade turístico e comércio de Natal.

Governo do Estado cadastra prestadores de serviço de Turismo no RN

A Secretaria Estadual de Turismo (Setur), como órgão conveniado do Ministério do Turismo, tem como meta cadastrar todos os prestadores de serviços turísticos do Rio Grande do Norte, por meio do Cadastur, o sistema oficial de cadastro on line dos profissionais e empresas que atuam no setor.

Governo do Estado detalha medidas para solucionar déficit de professores nas escolas

O Governo do Estado apresentou, na manhã desta quinta-feira (29), diversas medidas para solucionar o número insuficiente de professores na rede de ensino público do Rio Grande do Norte. Entre as ações anunciadas está a realização de um concurso público, até o próximo mês de dezembro, para o preenchimento de quatro mil vagas no quadro permanente da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (Seec).

Assessora de Rosalba é vitima de tentativa de assalto

A jornalista Aglair Abreu, assessora de comunicação da candidata ao governo Rosalba Ciarlini, sofreu uma tentativa de assalto na manhã desta sexta-feira (30), no bairro Brasília Teimosa, em Natal. A jornalista acompanhava Rosalba numa caminhada quando foi surpreendida por um rapaz aparentando vinte e poucos anos de idade que tentou lhe tirar uma máquina fotográfica. O equipamento é da jornalista Elisa Elsie, fotográfa da candidata da Força da União.

Revitalização do Buraco da Catita será inaugurada neste sábado

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), inaugura neste sábado (31), a revitalização do Espaço Cultural Buraco da Catita, na Ribeira. O evento está marcado para as 20h e contará com a presença da prefeita Micarla de Sousa. A inauguração terá como ponto alto a apresentação da banda “Catita Choro e Gafieira”, que conta com 11 componentes e tem no vocal as cantoras Juliana Barbosa e Camila Masiso. O grupo exibirá um repertório baseado em composições próprias e clássicos da MPB.

Sem estivem na ativa...


Se os Beatles estivessem na ativa, certamente seriam hóspedes do Hotel InterCity Premium Natal nas suas apresentações na Cidade do Sol. Afinal, eles não abririam mão de curtir a melhor vista da cidade, num amplo apartamento com toda a comodidade da hotelaria inteligente. Mas como isso não pode mais acontecer, o hotel, gerenciado pela executiva Lucila Figueiredo, já está preparado para hospedar os meninos da banda Abbey Road, com o melhor jeito de receber InterCity.

Thabata Medeiros lança DVD


A cantora natalense Thabata Medeiros, revelação nacional do programa "Ídolos", da TV Record, lança na próxima sexta-feira, 06 de agosto, o DVD "Thabata Medeiros" no Espaço 21, com as bandas Rastafeeling, Grafite e participação de Daniel Freire e MC Jack. Thabata já cantou com Cláudia Leite no Carnatal e já integrou os grupos Vaca Atolada, Forró Cubano, Forró do Mesmo Jeito e Garanhões do Forró.

PREFEITURA DE IPANGUAÇU ABRE STAND NA VII FERIA DE NEGÓCIOS DO AÇU

A cidade de Assu abriu oficialmente nesta quinta-feira (29) a sétima edição da Feira de Negócios do Vale do Açú que segue até o sábado (31). A sétima edição do evento acontece na Praça São João e tem como objetivo fortalecer o empresariado local e a divulgação das potencialidades da região.

Secretaria de Saúde do Assu promove palestras e atendimentos durante a 7ª Feira de Negócios do Vale do Açu

A Secretaria de Saúde de Assu fará neste sábado, 31, distribuição de panfletos contendo informações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST e AIDS), além de outros males, aplicação de vacinas (contra a gripe suína, gripe convencional e paralisia infantil), teste de glicemia capilar e verificação de pressão arterial, durante a 7ª Feira de Negócios do Vale do Açu, das 18h às 22h no estande da secretaria. O evento está sendo realizado na Praça São João, centro da cidade.

Prefeitura do Assu debate qualidade da educação e melhora do desempenho escolar


A secretaria de Educação e Cultura do Assu, Sandra Regina Alves, promoveu um encontro nesta quarta-feira, 28, com a equipe pedagógica da secretaria e técnicos do Núcleo de Desenvolvimento Social (NDS), da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que presta assessoramento ao município. Foi discutida a realização de estudos sobre estágio probatório e avaliação de desempenho.

Prefeitura de São José do Mipibu antecipa pagamento do funcionalismo

O pagamento da folha salarial referente ao mês de julho foi antecipado em um dia e já esta disponível nas contas dos servidores. A folha salarial do mês de julho totaliza R$ 1.725.161,25. Mesmo enfrentando dificuldades de ordem financeira, a prefeitura tem procurado honrar o salário dos servidores. Desde 2005 o pagamento vem sendo feito rigorosamente em dia.

ARTESANATO POTIGUAR É DESTAQUE NO ÚLTIMO DIA DA SBPC

Os artesãos do Centro de Artesanato de Natal expõem até amanhã (30) seus trabalhos na 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que está sendo realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde o dia 25 de julho. “A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas articulou a participação de 35 artesãos na maior feira cientifica da América Latina, visando estimular e dinamizar ainda mais a venda do artesanato potiguar”, afirma Neto Leal, Coordenador do Artesanat.

Governo do Estado realiza Fórum Empreender RN em Assú

O Governo do Estado promove nessa sexta-feira (30), em Assú, o Fórum Empreender RN. O evento acontece na programação da Feira de Negócios do Vale do Açu, na Câmara Municipal da cidade.

Ex-deputado Ney Lopes fará palestra inaugural de Seminário sobre Marcas e Patentes

O advogado e ex-deputado federal Ney Lopes será o primeiro palestrante de um Seminário Jurídico de Alto nível, que começou nesta sexta, 30, e termina no sábado, 31, em Angra dos Reis, no Rio. O convite partiu do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e da UFRJ.

Hermano Morais participa da feirinha de Sant’Ana em Caicó

O candidato a Deputado Estadual e vereador de Natal Hermano Morais (PMDB) foi a Caicó nesta quinta-feira (29), e participou de mais uma edição da tradicional Feirinha de Sant’Ana. O evento fez parte dos festejos da padroeira do município, que tiveram início no dia 22 e se estendem até 1º de agosto.

Deputado prestigia feirinha de Sant’Ana em Caicó


A feirinha de Sant’Ana em Caicó é o tradicional ponto de encontro dos filhos do município e da região do Seridó. Na quinta-feira (29), milhares de pessoas acompanharam os festejos de Sant’Ana e aproveitaram a oportunidade para reencontrar os amigos. O deputado federal Felipe Maia (DEM), candidato à reeleição, como fez em anos anteriores prestigiou a feirinha da cidade ao lado da candidata ao governo do estado, Rosalba Ciarlini (DEM), o vice Robinson Faria (PMN) e dos senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Alves (PMDB).

Ney Lopes Jr. participa da Feirinha de Sant´Ana em Caicó

O candidato a Deputado Estadual Ney Lopes Jr.(DEM) esteve nesta quinta-feira, 29, em Caicó na Festa de Sant'Ana. Assim como em Santana do Matos a fundação da cidade se deve a uma promessa a Sant'Ana. Todo ano a paróquia organiza na cidade, cavalgada, feirinha de comidas típicas, maratona, leilões, novenário e as procissões. Essa é a quarta vez que Ney Lopes Jr. participa do maior evento da região Seridó.

Garibaldi Alves e José Agripino, que já ocupam uma cadeira na Casa, têm maioria das intenções de voto


Os senadores Garibaldi Alves Filho (PMDB) e José Agripino (DEM) lideram, no Rio Grande do Norte, a corrida pelas duas vagas no Senado em disputa neste ano. Pesquisa Vox Populi/Band/iG divulgada nesta quinta-feira mostra que os senadores caminham para a reeleição, em outubro, com 59% e 57% das intenções de voto, respectivamente – bem à frente da ex-governadora Wilma de Faria (39%), que se licenciou do cargo para tentar o Senado.

Rosalba visita feirinha de Sant'Anna e prestigia movimento Ficha Limpa

A candidata Rosalba Ciarlini, da coligação A Força da União, visitou a feirinha de Sant'Ana, um dos pontos altos da festa da padroeira de Caicó, nesta quinta-feira (29). Rosalba foi recebida com carinho pelos moradores da cidade e filhos ausentes que retornam, todos os anos, para os festejos em homenagem à Santa.

Candidato a deputado estadual defende a reforma política e o voto responsável


O empresário, publicitário e candidato a deputado estadual pelo PMDB, Gustavo Fernandes, se reuniu na noite desta quinta-feira, (dia 29), com cerca 300 jovens da cidade de Pau dos Ferros. Considerando-se candidato da ‘renovação', por concorrer ao pleito pela primeira vez, o publicitário, de 32 anos, conversou sobre seu projeto político, revelou suas propostas de campanha e ouviu solicitações dos jovens.

Micarla defende municípios do Nordeste na reunião da Sudene

FOTO: Canindé Soares

A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, participou, na tarde desta quinta-feira (29), da reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Sudene, em Recife, como representante dos prefeitos da região Nordeste. Durante o encontro, a chefe do Executivo natalense participou de debates sobre temas como os investimentos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para o ano de 2011, e defendeu as cidades nordestinas, solicitando maior apoio pelas sérias dificuldades enfrentadas, com ênfase nos problemas financeiros ocasionados pela queda de receita.

Manoel Torres: "Pode contar comigo, Rosalba"


Aos 91 anos de idade, com uma lucidez que impressiona, Manoel Torres, três vezes prefeito de Caicó, lamenta não ter o vigor da juventude para entrar para valer na campanha de Rosalba. Mesmo com as limitações impostas pela idade e pela saúde, já debilitada, ele é um dos maiores cabos eleitorais de Rosalba, no Seridó. "O que depender de mim, pode contar, Rosalba", assegura, ouvindo da candidata ao governo que fica feliz com o apoio e força do ex-prefeito.

Brasília Teimosa recebe Garibaldi


O candidato à reeleição para o Senado Federal, Garibaldi Filho (PMDB), iniciou a sexta-feira, 30, realizando uma caminhada pelos bairros de Brasília Teimosa e Santos Reis. Garibaldi cumprimentou moradores e visitou diversas casas.

Agenda de Rosalba até o dia 02 de agosto

30.07.2010 – sexta-feira
07:00
Entrevista - Programa Bom Dia Cidade.
Rádio Cidade
NATAL
08:00 às 12:00
Caminhada nos bairros de Brasília Teimosa e Santos Reis.
Largada do Centro Social de Brasília Teimosa – Rua São Francisco, Brasília Teimosa NATAL
15:00
Caminhada na Zona Norte de Natal (6km)
Largada na Rua Pompéia
Zona Norte

Caricatos, mas muito reais


Paulo Correia
Jornalista
ph-correia@uol.com.br

Esses dias fui conferir nos cinemas o novo filme do diretor Guel Arraes, O Bem Amado , com o Marco Nanine interpretando o famoso personagem Odorico Paraguaçu, político corrupto e cheio de manhas com o seu eleitorado e com todos os que o cercam. A película é baseada na obra do autor Dias Gomes, que a escreveu para o teatro em 1962 e que teve grande destaque na televisão no formato de novela, em 1973, com Paulo Gracindo na pele do caricato prefeito de Sucupira, a cidade fictícia encravada no interior do
Nordeste.

No filme, os personagens circulam por uma cidade pequena, que a exemplo de tantas outras espalhadas por esse Brasil velho de guerra, dependem quase que exclusivamente dos caprichos do mandatário da ocasião. Em Sucupira, o chefe político é o famoso Odorico Paraguaçu, o Bem Amado. Sujeito que consegue se eleger prefeito depois que o antecessor é assassinado pelo pistoleiro Zeca Diabo, interpretado por José Wilker. Logo que assume o executivo municipal, Odorico pretende construir na cidade um cemitério público, já que os mortos da localidade são enterrados em um município vizinho. Para tanto, o prefeito passa a não medir verbas públicas para ver a sua grande obra faraônica inaugurada.

Depois de quase um ano da construção do cemitério, nada de mortos para serem enterrados no campo santo, e é ai que o mundo de politicagens e roubalheiras de Odorico Paraguaçu começa a ruir. Ele é acusado por dois jornalistas da cidade de esquecer outras coisas mais importantes, incluindo as
greves que pipocam em vários setores de sua administração e um filho com uma das personagens da estória.

O enredo caricato de O Bem Amado é também uma mostra real da nossa velha e atual política, cheia de tipos como o Odorico Paraguaçu, escorregadios e metidos a sabidos. Engana-se quem pensa que sujeitos
como aquele somente existem em livros e filmes, ou existiram em um Brasil de antigamente. A nossa fauna política está lotada de gente igual ou pior que Paraguaçu, e não existe ambiente melhor para observar esses nobres homens que nas carreatas e nas campanhas deste ano.

Em Brasília, em São Paulo, ou nos confins do Rio Grande do Norte, você, caro leitor, pode procurar que irá encontrar um Odorico só seu, beijando crianças e tomando uma dose de cana no boteco mais próximo.

Ô povinho!

Certas coisas...

Francisco Edilson Leite Pinto Junior
Professor, médico e escritor

Como foram felizes Nelson Motta e Lulu Santos ao dizerem: “Não existiria som, se não houvesse o silêncio/ Não haveria luz se não fosse a escuridão. A vida é mesmo assim/ Dia e noite, não e sim...”. Pois é meu caro, a vida é mesmo assim: uma enorme contradição. Vida, morte; alegria, tristeza; casamento, separação; inteligência, ignorância; delicadeza, brutalidade; amizade, inimizade; rico, pobre; sonho, realidade; verdade, mentira; guerra, paz; amor, indiferença; e por aí vai.

Ah! Pensas que o contrário do amor é o ódio? Engana-se. No ódio, ainda existe um energia, que em questão de segundos, pode-se transformar em amor. Mas, na indiferença não há nada. Nenhuma troca. Tudo frio.

Eu sei que é difícil entender tudo isso: a vida, os homens, suas contradições. E é por isso que muitas vezes: “Têm certas coisas que eu não sei dizer...”. Muitas vezes, têm certas coisas que não compreendo... Gostaria sim, meu caro, de já ter a maturidade de um Rilker, para entender que: “Talvez todos os nossos dragões de nossa vida sejam princesas que guardam apenas o momento de nos ver um dia, belos e corajosos. Talvez todo horror, em última análise, não passe de um desamparo que implora o nosso auxílio”.

Ultimamente tenho me horrorizado muito com as pessoas. Chego até a pensar que elas são más. Que não tem coração. Que não têm espelhos em suas casas. Que não tem alma, nem sentimentos. Que são puras máquinas automatizadas. Meu Deus, quanta ignorância minha! Afinal, o que é o homem, senão “uma alma infante que carrega um cadáver...”, como lembra Marco Aurélio, nas suas meditações.

“Nós somos medo e desejo”, meu caro, “Somos feitos de silêncio e sons...”. E eu poderia neste momento calar, até por que: “Cada voz que canta o amor não diz/ Tudo que quer dizer,/ Tudo que cala fala/ Mais alto ao coração”. Mas, acredite, meu caro, silenciosamente eu vou te falar com paixão, carinho e respeito. Respeito pelo passado. Respeito pelo meu presente. Pela função de professor, que exerço, há mais de 18 anos. E na função de professor, isto sim, aprendi com Guimarães Rosa: “Aquilo que a gente mais ensina, é o que a gente mais precisa aprender...”.

Então é preciso apreender que ética, nada mais é do que AMOR. Sim, esqueceu os ensinamentos de Kant? “Não fazer ao outro, o que não gostaria que fizessem a nós mesmos... aja como se sua ação pudesse ser uma lei universal”, não são os princípios kantianos tão ensinados dentro da sala de aula, que se não ganharem as ruas, todo esse ensinamento fica vazio, sem sentido? Aliás, quer coisa mais vazia e sem sentindo do que aquilo que eu ensino, só serve para os outros e não para mim? O mestre é o exemplo, meu caro. O exemplo. Aprenda isso.

Aprenda também o que certa vez, foi ensinado por Albert Camus, que ao ser indagado como escreveria um livro sobre Ética, respondeu: “As primeiras noventa e nove páginas, eu deixaria em branco. E na última, escreveria apenas uma palavra: AMOR”. Então, se ainda tinha dúvidas, meu caro, de que ética é AMOR, aprenda mais isto.

Aprenda, também, o que disse Aristóteles, na sua “Ética a Nicômaco”: “Qualquer um pode zangar-se – isto é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa – não é fácil”. Por isso, é preciso, de vez em quando, voltar a Rilker e entender que certos horrores não passam de um desamparo que implora o nosso auxílio... e olhando bem, o seu erro pode nem ter sido tão grande e grave assim. Afinal, como dizia Karl Popper: “Somente os grandes homens cometem grandes erros”.

Pois bem! Agora eu me calo. Pois, “Tudo o que cala fala mais alto ao coração”, não é mesmo?

quinta-feira, 29 de julho de 2010

As mesmas falas

Não existe nada de novo na política do Rio Grande do Norte. As falas dos candidatos são absolutamente iguais, com algumas variações de tom. Nenhum demonstra um estilo diferente e são poucas as propostas novas em prol dos eleitores.

No campo da disputa pela presidência da República o chavão é sempre com relação à ampliação dos benefícios sociais. Todo mundo querendo imitar Lula que criou várias “bolsas” e conseguiu a unanimidade de aprovação. Talvez a maior da História do planeta.

Aqui no estado a disputa pelo governo reúne uma senadora de primeiro mandato – por que será que ela quer ser governadora antes mesmo de concluir sua primeira passagem pelo Senado Federal? -, que foi aprovada quando administrou a Prefeitura de Mossoró. Aliás, seu melhor argumento para tentar ser governadora.

Depois, outra mulher, Wilma de Faria, candidata ao Senado, que foi governadora e prefeita de Natal. Carrega no currículo um segundo governo medíocre, que ficou muito a dever nos campos da educação e da saúde, embora tenha ficado na lembrança dos natalenses como uma boa prefeita. Por detrás do seu governo, vários escândalos não resolvidos.

Chega também na disputa pelo Senado o experiente José Agripino, que tenta a reeleição e que ficou conhecido nacionalmente porque se revelou como um dos principais críticos do presidente Lula da Silva. Atualmente ele não tem “batido” em Lula. Descobriu que perde votos dos inúmeros beneficiários dos programas sociais do presidente, aliás, a melhor arma de campanha de Dilma Rousseff, que tem discurso insosso e disputa contra a esquálida Marina da Silva e o didático José Serra.

Já o senador Garibaldi Filho, com seu estilo bonachão, pisa em todos os redutos sem nenhum constrangimento. Não apóia Iberê, vota em Rosalba, mas apóia Dilma de Lula, enquanto o seu primo, o deputado Henrique Alves, também apóia Dilma, mas vota em Iberê. A estratégia dos Alves, herdada de Aluizio Alves funciona bem para Garibaldi. O principal objetivo do PMDB é Elegê-lo para depois preparar o caminho para Henrique ser o presidente da Câmara dos Deputados, caso se eleja para o seu 11º mandato. Um recorde.

Para o Governo do Estado vem o experiente Iberê Ferreira, vice-governador que tenta a todo custo equilibrar o jogo, embora esteja ocupando um segundo lugar desconfortável, tento no seu retrovisor o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, que carrega a fama de bom administrador da prefeitura.

Nada muda. São sempre as mesmas pessoas e os mesmos discursos, sorrisos “Colgate”, tapinha nas costas e muitas promessas. Vez por outra uma ou outra liderança surge, mas, diante do poder econômico e das influências dos que já dominam a política há décadas, não conseguem emplacar. Quando isso vai mudar? Ninguém sabe. (LS).

Assu na SBPC


Estudantes da Universidade Municipal da Criança e do Adolescente do Assu (Umcaa) apresentam o projeto da iniciativa inédita no Rio Grande do Norte nesta sexta-feira, 30, durante programação de encerramento da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que está ocorrendo no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Estarão presentes a secretária de Desenvolvimento Social e o prefeito Ivan Júnior.

Notícias de Ipanguaçu

PREFEITURA FECHA FOLHA DE PAGAMENTO DO MÊS DE JULHO

A prefeitura Municipal de Ipanguaçu estará a partir desta quinta-feira (29) realizando o pagamento da folha referente ao mês de Julho. Todos os funcionários receberão o salário referente à sua terminação bancaria. O governo municipal iniciará também o pagamento do Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Para receber o abono, os trabalhadores devem estar cadastrados no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos.

Colônia de férias de alunos do PETI de Assu inclui viagem turística a São Rafael

Cerca 150 crianças e pré-adolescentes assistidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), em Assu, participam nesta sexta-feira, 30, de programação turística. Os alunos do programa viajarão para a cidade de São Rafael como parte do itinerário da colônia de férias.

Rede InterCity amplia conta de comunicação e marketing com o Grupo MTCom

Dez anos de atuação, 600 funcionários diretos e 16 hotéis em 11 cidades de 7 Estados brasileiros, além de 3 empreendimentos em andamento, sendo um no exterior. Os números ajudam a dimensionar a Rede InterCity que acaba de entregar sua conta de comunicação e marketing para o Grupo MTCom.

Um novo horizonte cervejeiro


Quem foi ontem (28) ao Curso de Cervejas Especiais no bar The General, em Petrópolis, se deliciou com dez tipos de cervejas artesanais, combinadas aos alimentos adequados, além de aprender curiosidades sobre história da cerveja. Evento se repete hoje (29) no bar Tom Maior, anexo ao restaurante Maturi

Educação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, anuncia, nesta quinta-feira (29), às 10 horas, na sede da Governadoria, diversas medidas para solucionar o número insuficiente de professores nas escolas estaduais do RN.

Menos violência

Atuando nas escolas públicas estaduais, a Ronda Escolar está conseguindo reduzir o índice de violência entre gangues, apreender drogas, e evitar roubos de veículos. O projeto está presente em Natal, Mossoró, Santa Cruz e Parnamirim, com um efetivo de 60 policiais militares e 15 viaturas.

Prefeitura do Assu monta estande na 7ª Feira de Negócios do Vale do Açu


A Prefeitura Municipal do Assu ocupará um dos 170 estandes da estrutura oficial da 7ª Feira de Negócios do Vale do Açu, cuja abertura oficial será nesta quinta-feira, 29, às 18h, na sede do município. O estande contará com informações das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social e pelo Centro Escolar de Arte e Cultura (Cenec).

Aprendendo com os japoneses

Conhecer todo o processo de beneficiamento e comercialização de biocombustível à base de oleaginosas. Este é o objetivo da viagem de intercâmbio de cooperação internacional que uma equipe de técnicos da Emater-RN faz durante 26 dias ao Japão.

Que sirva de lição

Sílvio Caldas
jsc-2@uol.com.br

Terça-feira da semana passada um sexagenário registrou um boletim de ocorrência numa Delegacia de Polícia de Santa Catarina, alegando omissão de socorro.

A alegação era de que estava tentando tratar de uma hipertensão e, em ao menos cinco ocasiões, voltou para casa sem atendimento.

Duas horas após o registro da ocorrência o denunciante procurou mais uma vez o Posto de Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Correia Pinto (258 km de Florianópolis) e findou se desesperando, dada a demora mais uma vez do atendimento, tendo na ocasião sacado um revolver e descarregado a arma, matando uma das funcionárias do referido Posto.

Logicamente que um erro não justifica outro. Ainda mais que a servidora morta, nem ninguém merece morrer desse jeito. O velho deve, sim, pagar por ato tão impensado, perpetrado num momento de desespero.

Imagino, por ocasião da peroração do advogado do macróbio aos jurados, como ele irá pintar e bordar.
A morta já está morta e enterrada. Coitada, já caiu no esquecimento. Prevalecerá, naturalmente, a pena que os jurados serão induzidos a sentir pelo velho. Essa pena naturalmente servirá para amenizar a pena propriamente dita.

Mas se eu fosse o advogado iria mais além. Será que somente o velho tem culpa no cartório?
O que esperar de um cidadão com 65 anos, sofrendo de pressão alta, ser enjeitado pela quinta vez num centro de saúde, sem ter direito de ser medicado?

O velho perdeu a paciência, é verdade. Sua revolta, além de incontida, foi exagerada, ainda que por acaso tenha sido talvez, quem sabe, humilhado pela extinta servidora. Tudo são meras lucubrações e que farão parte da defesa. Mas uma coisa é certa. Culpa também do Estado. O Estado, sim, deveria responder solidariamente pelo crime perpetrado, com certeza. Um sistema que adia pela quinta vez o atendimento a um paciente, seja de que idade ele for, é responsável em igualdade de condições pelo crime que venha a ser perpetrado pelo enjeitado.

O crime, portanto, não é apenas de natureza penal e sim de natureza civil. Dano moral e material, de responsabilidade direta do Estado, já que este não pode responder criminalmente, como será o caso do acusado.

Assunto pra muita lera.

Klauss vota em Rosalba


O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo (PMDB), reuniu na noite desta quarta-feira, 28, lideranças do município no Centro de Eventos Marista para anunciar seu apoio a Rosalba Ciarlini (DEM), para o Governo do Estado, senadores Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino (DEM), para reeleição ao Senado, deputada estadual Márcia Maia (PSB) e deputado federal Henrique Alves (PMDB), para reeleição a deputada estadual e federal, respectivamente.

Antônio Jácome caminha com Rosalba em Felipe Camarão


O deputado estadual e candidato a reeleição Antônio Jácome (PMN), caminhou ontem a tarde junto com a candidata ao governo do RN, Rosalba Ciarlini (DEM), pelo bairro de Felipe Camarão.

Jácome vota em Garibaldi

O Deputado e candidato a reeleição Antônio Jácome (PMN) declarou o seu segundo voto para senador, ele segue com a chapa fechada do partido e vota em Garibaldi Filho (PMDB).

Cidade da Esperança recebe caravana de Vober Júnior

O bairro de Cidade da Esperança, zona oeste de Natal recebeu na tarde desta quarta-feira 28, a caravana de Vober Júnior, candidato a deputado federal. Partindo da Avenida Paraíba, cercado por moradores e aliados, Vober caminhou pelas ruas do bairro, cumprimentado a todos em suas casas e pontos comerciais, e recebendo abraços e palavras de gratidão e incentivo.

Agenda de Garibaldi

12:00 Feirinha de Caicó
Contato: Ivonete 9601-9187 Caicó
(Agenda 25)

19:00 Novena de Santana em Caicó Caicó
(Agenda 25)

19:00 Novena de Santo Afonso Mª de Ligório (Padroeiro)
Local: Mirassol Natal

20:00 Festa de Rua em Caicó Caicó
(Agenda 25)

Rosalba apresentou propostas para o turismo em Extremoz


Durante o encontro de lideranças promovido na cidade de Extremoz ,nesta quarta-feira(28), a candidata ao governo do RN, Rosalba Ciarlini(DEM-RN) falou sobre algumas de suas propostas para o turismo do estado em especial de Extremoz que fica localizada na região metropolitana da capital.

Walter Alves recebe Dilma e Michel Temer


Candidato à reeleição para deputado estadual, Walter Alves (PMDB) foi um dos políticos que participou ativamente da caminhada desta quarta (28), à tarde, no bairro do Alecrim onde uma multidão recebeu a candidata à presidência da república, Dilma Rousseff (PT) e seu vice Michel Temer (PMDB). “Estamos aqui para mostrar que o RN está com Dilma. Todas essas pessoas aqui nas ruas caminhando junto conosco revelam que também apóiam esta chapa vencedora”, falou Walter.

No ar

Está no ar o novo site do candidato a Deputado Estadual Ney Lopes Jr. (DEM), disponibilizado no endereço www.neylopesjr.com.br. Desenvolvido pela DZ3 Design, o site chega com intuito de expor as propostas, ampliar os canais de comunicação com a sociedade e prestar contas das ações realizadas como vereador em Natal, através da internet.

Agenda de Rosalba para esta quinta-feira, 29

9h às 12h - Reunião com lideranças da região Seridó - Local – Restaurante Ponto Certo
12h30 às 17h - Visita na Feirinha de Sant´Ana – Local – Caicó

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Mamãe Dilma

A candidata a sucessão do presidente Lula da Silva, a ex-ministra Dilma Rousseff, disse hoje em Natal que iria ser a “mãe de todos os brasileiros”. Na era Lula - que por ser o seu criador -, será o nosso avô, tudo pode ser dito e tudo é assimilado porque ele é um fenômeno; muito maior do que o seu primo Paul, o polvo alemão, que profetizou todos os resultados da Copa do Mundo da África do Sul.

Enquanto minha irmã Simone Sodré se debate em torno de um controle maior sobre as más notícias na imprensa, sugerindo que os veículos devam ter uma espécie de conselho - não de censura -, para avaliar o que deva ser veiculado sobre violência, os candidatos violentam nossa percepção dizendo tolices. Eu não quero ser filho de Dilma e tampouco neto de Lula da Silva. Argh!

Não me interessa esse tipo de discurso. A Nação quer debater sobre questões concretas e urgentes, como educação e segurança, por exemplo. Essa história de querer ser mãe, esse discurso antigo que se remonta ao anos 1930, é tão tênue quanto o ar que respiramos, com a diferença que o ar impõe vida e essa fala impõe medo. Sim, porque esse palavreado fácil não combina com o passado de violências da candidata enquanto guerrilheira durante os anos de chumbo imposto pelo golpe militar de 1964.

O fato é que quando Dilma diz que quer ser nossa mãe ela nos lembra que nesta eleição estamos sem pai e nem mãe, porque nenhum dos três candidatos que polarizam a preferência do eleitorado brasileiro, empolga. Todos têm discursos mecânicos e talvez por isso o marketing da candidato de vovô Lula tenha feito ela dizer essa asneira que irá soar como um discurso novo nas mentes que recebem os benefícios sociais do governo lulático. Mas, mamãe reclamou: "chega para lá que o filho é meu"! (LS).

Incentivo ao carro elétrico


O ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, anunciou durante a abertura da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece essa semana em Natal (RN), a abertura de editais no valor de R$ 500 milhões para financiar pesquisas dentro de empresas

Ocupação cresce

A ocupação dos hotéis em Natal cresceu 8% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Os dados foram confirmados pela CVC, maior operadora de pacotes turísticos nacionais, e resultam de uma campanha de divulgação realizada pelos nove Estados do NE.

A violência e a mídia

Simone Sodré
Médica

Tenho pensado há muito no que se alardeia como liberdade de expressão.

A divulgação incontrolada de sutilezas cruéis e a predominância da morte como notícia, não me soam absolutamente como manifestação livre do verbo.

Acho que os organismos de divulgação devem ser livres às idéias, mas deve sim, haver um mecanismo regulador no que tange à crueldade. Isso não deverá ser humano.

Nunca.

Defendo que haja uma equipe comprometida com a ética social, preocupada com as crianças e com os adultos no campo da divulgação. Uma comissão de ética em cada jornal escrito e falado.

O mundo sofre uma crise de valores. O mundo é triste hoje. Os seres (humanos) já não tem seu próprio regulamento; esperam que o limite venha de fora. Uma câmera, uma cobrança judicial, qualquer coisa que o diga que está errado. Perdemos a noção do erro. A noção do acerto ficou com o que é maioria, ou com o que é banal.

Isso não é liberdade de expressão; isso não é democracia. Que ponham outro nome.

Livros de Câmara Cascudo serão relançados durante a SBPC

Durante a 62a reunião da SBPC, que está acontecendo esta semana aqui em Natal, serão relançadas cinco preciosas obras do nosso historiador, folclorista, antropólogo, advogado e jornalista Luís da Câmara Cascudo. As obras a serem relelnçadas são: História da Cidade do Natal, Na ronda do tempo, Ontem, Pequeno manual do doente aprendiz e Gente Viva. A solenidade acontecerá nesta quinta-feira (29), às 17h, no Saguão da Escola de Música da UFRN

Projetos

As inscrições para a seleção de projetos que serão selecionados para receber o benefício do Fundo de Incentivo à Cultura - FIC enceram-se no próximo dia 16 de agosto. As inscrições são gratuitas e o formulário está disponível no site da prefeitura (www.natal.rn.gov.br) ou com o secretário executivo do Conselho Municipal de Cultura - CMC, Amaury Júnior, que está atendendo os interessados, prestando os esclarecimentos e a orientação técnica para o preenchimento do mesmo.

Hepatite

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal abriu o dia “D” Mundial de Luta contra as Hepatites Virais nesta quarta 28 de julho, às 09h na Faculdade Natalence para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte – FARN que fica na Avenida Hermes da Fonseca, 789, Tirol.

Punida

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) suspendeu o termo de permissão da empresa DISKAÇAMBA, que trabalha com a coleta, transporte e destinação de resíduos, na capital. A empresa estava destinando o seu resíduo de forma inadequada e a Urbana comprovou o descarrego do lixo em área irregular, suspendendo com isso, a permissão para que a empresa realize qualquer trabalho de remoção de entulhos.

Premiação

A Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Tributação (Semut) realizou na manhã desta terça-feira (27), a entrega do prêmio de R$ 10 mil a cada um dos seis contribuintes contemplados dentro da Campanha de Estímulo ao Pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Os seis ganhadores estão rigorosamente em dia com o tributo municipal.

Telecentro


A Prefeitura de Extremoz realizou nesta terça-feira, 28, a entrega dos certificados aos concluintes do curso de informática, coordenado pelo Telecentro da cidade. Cerca de 40 jovens receberam o diploma do curso de Linux e Open Office com carga horária de 100h/a.

Academia


A primeira academia popular do Assu vai ser implantada no largo canteiro central da Rua 24 de Junho, no centro da cidade. A decisão foi tomada conjuntamente pelo secretário de Saúde, Jader Neto e o prefeito Ivan Júnior. Os equipamentos da academia foram recebidos nesta segunda-feira, 26 e o investimento será de R$ 40 mil.

Útero


Na manhã desta quarta-feira (28), o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, e a diretoria da entidade receberam a visita de prefeitos e secretários de agricultura de oito cidades do estado para, juntos, discutirem a promoção de mais uma edição do projeto Útero é Vida 2010. Estiveram na sede da Federação da Agricultura a prefeita de Apodi, Gorete Pinto, o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, e o prefeito de Serra Negra do Norte, Rogério Bezerra Mariz.

Notícias de Ipanguaçu

A cidade do Assú receberá de 29 a 31 de Julho mais uma vez a Feira de Negócios, o município sediará a sua sétima edição, com mais de 160 stands com setores como agro negócio, indústria, comércio, artesanato, turismo, serviços, além de prefeituras e órgãos do Governo do Estado. A Prefeitura Municipal de Ipanguaçu estará novamente apresentando seus principais projetos na feira que atrai um público visitante estimado em 35 mil pessoas durante os três dias de realização da Feira.

Repercussão

Da mesma forma como foi destaque nos principais veículos de imprensa do estado, o seminário “O que esperamos do próximo governo do RN” também teve foco no Canal do Produtor, site informativo da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). Na tarde de segunda-feira (26), a principal matéria do informativo - voltado ao setor agropecuarista brasileiro -, foi o evento promovido na última quinta-feira (22), pelo Sistema Faern/Senar.

Novo hospital

Na caminhada que fez na tarde desta quarta-feira, (28), no bairro Felipe Camarão, a candidata ao governo, Rosalba Ciarlini, deu uma boa notícia, depois de ouvir muitas queixas sobre o atendimento de saúde. “Vou construir o Hospital Geral de Natal aqui na zona oeste da cidade”, declarou, criticando o sucateamento do Hospital Walfredo Gurgel. “Hospital é para acolher, não para maltratar”, disse, acrescentando que irá melhorar a urgência e emergência também no interior.

Saúde precária

Para escutar a população, o deputado federal Felipe Maia (DEM) foi às ruas do bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal, na tarde desta quarta-feira (28). O parlamentar ouviu que melhorar a saúde é uma das principais necessidades dos moradores da região.

CURIOSIDADES DA PESQUISA

Daniel Menezes
Doutorando em Ciências Sociais

Pierre Bourdieu, sociólogo francês, é quem tinha razão – esse negócio de fazer uma campanha propositiva é altamente questionável. Cada vez mais pautados pelas pesquisas qualitativas, os candidatos são forçados a expressar o que os eleitores “querem ouvir”.

Além disso, dada as condições de disputa, os concorrentes se vêem levados a tentar “colar” uma visão negativa no seu opositor a partir das impressões pré-reflexivas compartilhadas entre os eleitores. É muito mais fácil manipular preconceitos já bem arraigados do que discutir e tentar disseminar novas agendas políticas. Os manuais de marketing são as bíblias de manipulação de preconceitos (Jogando para ganhar, livro de Ney Lima Figueiredo é um bom exemplo). É a razão instrumental criando o seu contrário e nos engolindo.

UM POUCO DE HISTÓRIA

O ano passado eu disse certa vez que um erro bastante comum em pesquisas eleitorais é confundir “desconhecimento” com “rejeição”. Afirmei que o candidato Iberê, apesar de ter o mesmo nível de “rejeição” de Carlos Eduardo e estar em piores condições eleitorais do que o candidato do PDT, era “desconhecido”. O teto de Iberê era nitidamente mais alto do que o do ex-prefeito de Natal. As últimas pesquisas vêm corroborando a assertiva.

Iberê tenderá a crescer ainda mais, já que receberá os votos do vilmismo e uma pequena transferência de votos do lulismo (a transferência entre esferas diferentes [federal e estadual] tende a ser bem menor, se comparado quando há o movimento no mesmo âmbito de disputa. Fátima Bezerra quis ignorar este e outros princípios e levou uma lavada em 2008).

A “estrutura” é importante, mas há outras questões também merecedoras de destaque.

No entanto, acredito que se Rosalba continuar a desenvolver um discurso de não oposição a Lula e colar a imagem de “continuísmo” em Iberê (o povo está desesperado por qualquer tipo de mudança e o grupo do senador José Agripino vem sendo mais competente para preencher tal anseio), a vitória da Rosa de Mossoró será inevitável. É apenas mais outra projeção.

Gustavo Fernandes participa da carreata “Berê, Bará, o Oeste Vai Virar”

No ultimo fim de semana o empresário, publicitário e candidato a deputado estadual pelo PMDB, Gustavo Fernandes, esteve na região do Alto-Oeste onde participou da Carreata “Berê, Bará, o Oeste Vai Virar”.

Lideranças de Ielmo Marinho se reúnem com Carlos Eduardo e José Adécio nesta sexta (30)

O grupo de oposição do município de Ielmo Marinho liderado pelos ex-prefeitos Hostílio Medina (PMN) e Tonico Menezes (PSB) receberá, na próxima sexta-feira (30), a visita do governadorável Carlos Eduardo (PDT) e do deputado estadual candidato à reeleição José Adécio (DEM).

Aprovação de Ivan Junior em Assu revela a sua liderança política no vale, aponta pesquisa START/FIERN

Pesquisa realizada pelo Instituto Start revelou que 69,8% da população do município do Assu aprovam a administração do prefeito Ivan Júnior, hoje considerado como o maior líder político do Vale do Açu.

Dilma pede votos para Garibaldi


A candidata do PT à presidência da República, a ex-ministra Dilma Rousseff, garantiu na manhã desta quarta-feira, 28, em entrevista à rádio 96FM, que apóia o projeto de reeleição de Garibaldi Filho (PMDB) ao Senado Federal.

Hermano em São José do Mipibu


Nesta terça-feira (27), o candidato a deputado estadual Hermano Morais (PMDB) visitou o município de São José do Mipibu para se reunir com moradores da comunidade Pau-Brasil. Com a presença da prefeita Norma Ferreira e várias lideranças, Hermano falou para um público de 150 pessoas sobre os projetos que levará à Assembleia Legislativa, quando eleito.

Promessa

Nesta terça-feira (27), o deputado estadual Walter Alves visitou o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira e os funcionários da instituição. Na ocasião, o presidente pediu o apoio do deputado para debater na Assembléia Legislativa a questão da seca verde e outros temas que tocam o produtor rural no Rio Grande do Norte.

Destaque em portal nacional

A campanha à reeleição do senador Garibaldi Filho (PMDB) voltou a ser destaque nacional nesta terça-feira (27). Dessa vez foi o Portal terra que fez menção ao candidato por conta do vídeo amador que “mostra” Garibaldi Filho cantando uma paródia da canção “Baby”, de Justin Bieber. A reportagem pode ser vista em http://eleicoesnarede.blog.terra.com.br/2010/07/27/parodia-faz-candidato-ao-senado-virar-cantor-pop/

Gilson Moura também está com Garibaldi Filho


O deputado estadual Gilson Moura (PV) é mais um parlamentar que apoia a reeleição de Garibaldi Filho (PMDB) ao Senado. A reafirmação do apoio foi feita ontem (26) pouco antes do senador ir a Santana do Matos acompanhar a procissão de Santana.

Jácome e Rosalba

O deputado estadual Antônio Jácome (PMN), candidato a reeleição, participou, juntamente com a senadora Rosalba Ciarlini (DEM), do culto da prosperidade dirigido pelo Pastor Vanderley Duarte na Igreja Internacional da Graça, situada no antigo Cinema Rio Grande, na avenida Deodoro, centro de Natal.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Mesa redonda

Na próxima quarta-feira, 28, a Fundação Maurício Grabois, em parceria com a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), e promove a mesa redonda A Amazônia Azul e o Projeto Nacional de Desenvolvimento. O debate objetiva contribuir para as discussões da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ajudando a formar opinião sobre o tema central proposto.

MARCAS

Tosco relógio

perdendo

tempo

na marcação

das horas

passadas.



(Pedro Du Bois, inédito)

Uva e manga

Após uma luta de quase cinco anos, no qual Sebrae, Faepe, Embrapa, Codevasf, produtores, entre outros parceiros, se uniram para conseguir o selo de Indicação Geográfica para a uva de mesa e a manga do Vale do São Francisco é chegada a hora de comemorar a conquista tão almejada. O lançamento da I.G. será dia 29, às 20h, no estande do Sebrae na Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri 2010, que acontecerá de 28 a 31 de julho, no Centro de Convenções em Petrolina.