domingo, 30 de setembro de 2012

Poesia


Pra sentir os sabores da poesia
É preciso fundir-se sobre o verso,
Descobri os segredos do inverso
Que a palavra revela com magia.

É preciso um olhar com fantasia
Os encantos do mundo submerso;
Mergulhar no sensível universo
Onde a força da palavra extasia.

É sentir, perceber o invisível,
Navegar sobre os mares do sensível,
Nas imagens, entrar numa fusão.

A poesia é a mãe do sentimento!
A alegria da vida ou o lamento,
Da palavra que vem do coração.

                                Gilmar Leite

EDIFÍCIO-GARAGEM


Públio José – jornalista
(publiojose@gmail.com)

                         Certa ocasião um parente meu, de férias por aqui, comentava sobre a facilidade de se dirigir em Natal. Vivíamos décadas atrás.  Morador do Rio de Janeiro, narrava a tortura que era dirigir no Rio e de como era tranqüilo fazê-lo em Natal. O tempo passa e vemos hoje Natal com um sistema viário complicado. Aliás, retiro o dito. Natal é, ao contrário, uma cidade bem traçada, dotada de ruas e avenidas largas, ideais para o escoamento do tráfego de veículos. Seu trânsito ficou atravancado em função de décadas e décadas de omissão dos governos em relação ao crescimento da frota e, por outro lado, pela não realização de obras que preparassem o conjunto viário da cidade para uma demanda que cresce a cada dia. Daí que o atual sistema de ruas e avenidas de Natal está adequado para uma época que já se foi, que já passou. E o novo tempo que chegou encontrou a cidade despreparada, desaparelhada para tal fim.
                        A estrutura de então, planejada à feição para a frota de Simcas, Gordinis, Dauphines, Aero Willys, Fuscas e assemelhados, via desfilar, pela Natal dos anos sessenta, uma realidade na qual o ritmo de vida era perfeitamente apropriado ao sistema viário da época, com estacionamento em todos os recantos. No centro, por exemplo, a Rio Branco e a João Pessoa eram usadas, sem problemas de engarrafamento, como vias de mão dupla. O que foi feito, então, para adaptá-las à realidade atual? Nada. A não ser transformá-las em mão única, permanecendo-as com o mesmo rosto urbano, o mesmo traçado original. Outra questão interessante envolvendo o assunto em Natal – principalmente no âmbito do poder público – é que nenhuma discussão é levantada, que aponte solução inteligente, viável, descomplicada para os sucessivos engarrafamentos que atingem as várias regiões da cidade.
                        Há um estéril silêncio como se o natalense estivesse gostando do trânsito que enfrenta diariamente, ou, por outro lado, acomodado, anestesiado, sem forças para protestar contra a omissão das autoridades, sem ao menos exigir delas idéias, por mais simples que sejam, para minorar o problema. Enquanto isso, a frota de veículos aumenta a cada dia. Segundo dados de 2011 do Denatran, Natal conta atualmente com 282.319 veículos, incluídos nessa categoria automóveis, bondes, caminhões, tratores, caminhonetes, micro-ônibus, ônibus, motocicletas, motonetas, com exclusão de bicicletas, lanchas, barcos e carroças de tração animal, embora também contribuam para engarrafamentos. Como se vê, muitos veículos para pouco planejamento! Enquanto mundo a fora o problema faz parte das preocupações rotineiras das populações e autoridades, por aqui o tema passa ao largo incólume, altaneiro.
                        Soluções inteligentes, criativas, existem e que até dispensam o envolvimento direto do poder público. Uma delas é a construção de edifícios-garagem. Opção simples tendo em vista a dificuldade de estacionamento que a frota enfrenta, ficando a rodar um tempo acima do normal à procura de vaga, engarrafando mais ainda o que já está bastante engarrafado. Nesse sentido, cabe ao poder público trazer o assunto à discussão e incentivar a iniciativa privada a investir em edifícios garagem. Essa idéia resolve a questão? Não. Porém, sem onerar os cofres públicos, soluciona um problema gritante que a cidade enfrenta: a falta de espaços para estacionamento, fato que tanto prejudica a fluidez do tráfego. Essa, por sinal, é uma das bandeiras que quero abraçar, como forma de, pelo menos, ver o assunto trazido à luz, já que, por aqui, a discussão com frivolidades rouba tempo aos temas mais caros à cidade.     

O incômodo das colunas sociais


Flávio Rezende
escritorflaviorezende@gmail.com

O jornalismo praticado no mundo inteiro é composto pelo que chamamos de editorias. Todos os veículos de comunicação são compartimentados em política, esporte, cultura, cidade, regional, internacional, nacional, sendo essas as principais, existindo subeditorias como saúde, moda, arquitetura, educação e muitos outros assuntos.

Conhecendo o ser humano como ele é os veículos de comunicação também adotam em suas páginas e/ou espaços televisivos e radiofônicos, a editoria ou subeditoria do social, que pode ser a simples exposição do que chamam de sociedade, aquele mundo das pessoas ricas e famosas, como também o social com informações gerais, o que vem sendo adotado na modernidade para que não caibam críticas mais contundentes ao trabalho jornalístico dos profissionais que seguem esta linha.

As colunas sociais são muito comuns e apreciadas, ao mesmo tempo em que são igualmente odiadas. Os apreciadores, obviamente, são as pessoas que aparecem, geralmente um seleto grupoque circula em sociedade, que adquire produtos em lojas badaladas e está sempre na lista vip dos hostess e dos organizadores de inaugurações e de novos empreendimentos classe A.

Os leitores dos jornais e telespectadores e/ou ouvintes das mídias rádio e tevê que não pertencem a este seleto grupo, seguem duas tendências. A dos que não se importam e adoram saber o que os ricos & famosos fazem, comem e vestem e, o grupo dos que acham tudo isso uma grande baboseira e, até uma agressão.

Estou escrevendo este artigo depois de abrir um jornal e observar uma coluna com muitas fotos de pessoas da sociedade, todas com o sorriso escancarado, esbanjando alegria e roupas belíssimas. Confesso que me senti um pouco mal, não sei se inveja, se despeito, sei lá, achei aquilo meio estranho, não sei dizer que tipo de sentimento realmente rolou, mas algo me incomodou com aquele entusiasmo todo de todo o grupo dividido em várias fotos.

Ai fiquei refletindo sobre meu ser. Eu também pertenço a este grupo, ganho bem, sou o que chamamde formador de opinião, recebo muitos convites, atendo alguns e, sempre, aonde chego, sou convocado para tirar muitas fotos, às vezes pelo fato de ser jornalista, em outros casos por ser diretor de bloco, pode ser pelo fato de ser presidente da Casa do Bem, tem ainda os que tiram fotos por eu ser escritor com muitos livros publicados, enfim, educadamente atendo todos os pedidos e, outra confissão, imprimo ao instante requerido, um sorriso que vai ficar eternizado na foto, muito superior ao real no momento do click.

A alegria que os leitores e/ou telespectadores observam em minha pessoa no instantâneo ou na reportagem da tevê, não é a real, é uma alegria um tom um pouco acima, então estou agora pensando, será que estou agindo corretamente? Essa alegria a mais que toma conta de todos na hora das fotos e das exposições midiáticas incomoda muitos verdadeiramente? Qual o motivo disso tudo? Eis um prato cheio para análises e reflexões pensamentais, filosóficas e sociológicas.

Certa vez li um colunista de generalidades, mas, que não aguenta esse lado social da mídia, escrever que não suporta essa hiper alegria da sociedade nas colunas sociais. Ele não está só, muitos pensam iguais e isto não tem solução, não tem remédio, para os que não gostam, o único jeito é não ler essas colunas, mas, outra confissão, sei que muitos que afirmam que não leem, leem sim, assim como muitos que dizem que não toleram os programas de tevê sobre crimes e atrocidades, às vezes assistem, até para formar opinião, dizem.

O réu confesso aqui está numa encruzilhada, posa para fotos, aparece mais sorridente que publicidade de pasta de dente, mas, também, vez por outra ao observar gente feliz demais em eventos, sente certo incômodo, o que será?

Flávio Rezende é escritor, jornalista e ativista social em Natal.

sábado, 29 de setembro de 2012

EDTAM abre inscrições para o processo seletivo de bailarinos para 2013



De 01 a 31 de outubro a Escola pretende atrair novos talentos para seus grupos

A Secretaria Extraordinária de Cultura e a Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), abrem as inscrições para o ingresso na Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão, de 01 a 31 de outubro, para o ano de 2013. Para se inscrever, basta o aluno interessado se dirigir até a EDTAM, portando um documento de identificação, para comprovar o nome e a data de nascimento, e uma taxa de R$ 5.

Nos 27 anos de existência da Escola de Dança de Teatro Alberto Maranhão já passaram cerca de 8.000 mil alunos pelas salas de aula da escola. Atualmente a EDTAM possui 550 alunos divididos em 31 turmas distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Além de ter se destacado no decorrer dos anos não só no RN, como no país, com alunos contemplados com bolsas de estudo internacionais, participação dos grupos em grandes festivais, como o de Festival Internacional de Dança de Joinvile/SC. Inclusive, no período de 26 a 30 de setembro, 04 alunos (três do Grupo Juvenil e um do Grupo Clássico) da Escola viajarão para Santos/SP para participar da seletiva para o Youth America Grand Prix, no qual cerca de 200 bailarinos do país inteiro disputam 40 vagas.

“Esperamos para 2013 que muitos alunos tenham a oportunidade de mostrar o seu trabalho, pois temos talentos de sobra na escola.”, destaca Solange Gameiro, responsável pela Edtam. E para dar oportunidade a todas as classes sociais, “os alunos carentes, aqueles que realmente não podem contribuir, é dada uma bolsa, eles não pagam a mensalidade”, completa Solange.

CCHLA promove I Simpósio Internacional de Estudos de Tradições Discursivas


 O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) juntamente com o Departamento de Letras (DLET) da UFRN promovem a partir desta segunda-feira, 01, até o dia 03 de outubro, na Biblioteca Central Zila Mamede, o I Simpósio Internacional de Estudos de Tradições Discursivas.

A conferência de abertura acontece no dia 1, às 8h, e será ministrada pelo professor Johannes Kabatek  da Universidade de Tübingen  na Alemanha. Segundo a professora Alessandra Castilho, coordenadora do Simpósio, este é o primeiro evento desta natureza, não só na UFRN, mas no nordeste. Ela informa ainda, que é um modelo teórico novo e que nasceu na Alemanha, chegando ao Brasil por meio do Projeto de História do Português Brasileiro.

Esse modelo teórico em questão procura fazer a história da língua ligada à história dos textos, assim, ele não vê a história da língua como algo linear.

Trinave chega à Natal dia 6 de outubro



A Trivela do Asa e a Nave do Eva, se encontram novamente aqui em Natal dia 06 de outubro e  prometem fazer uma das maiores festas do ano.  Sucesso por onde passa, a Trinave, um dos maiores projetos de palcos móveis do Brasil, conquistou o público por todo o país e volta ao Vila Folia para mais uma noite de sucesso. Os portões da Vila Folia, que contará com estrutura especial para receber o evento e abrirão às 17h. Em breve, mais informações sobre ponto de venda de ingresso.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

78ª edição do AL Cultural resgata sucessos dos anos 70 aos 90



Com o Salão de Eventos lotado, a 78ª edição do projeto Assembleia Cultural foi uma das mais ecléticas e animadas do ano. No palco, os veteranos Papel Gomes e Ivanildo Sax de Ouro. Papel Gomes, o primeiro a subir ao palco, deslanchou sua carreira nos anos 1990, no auge da lambada, com sucessos autorais. Antes de começar o show, enalteceu o projeto que a Assembleia Legislativa realiza desde o ano de 2005, quando surgiu de uma iniciativa conjunta do deputado Fernando Mineiro e do então deputado Cláudio Porpino, e que desde então vem tendo todo o aval da presidência.

“Projetos assim que destacam o trabalho do artista potiguar são quem fazem o Rio Grande do Norte ganhar espaço através de sua arte no Brasil e até no mundo. Agradeço todo o apoio e espero que outro projetos aqui no Estado sigam esse exemplo”, disse. Além das músicas autorais, que fizeram sucesso nos anos 1990, como Mexe-mexe bole-bole, Papel Gomes desfilou sucessos desta década nos ritmos como o forró e samba.

Músico, cantor, compositor desde 14 anos, o artista comemora este ano 33 anos dedicado à música e à cultura potiguar. É empresário musical e já trabalhou com mais de 10 bandas como Forrozão Traz a Massa, Banda Tarrachinha, Banda Djaru entre outras.

Turismo do RN expõe belezas e potencialidades em festival na Paraíba


O Rio Grande do Norte participa do 2º Festival de Turismo de João Pessoa, que será realizado nos dias 28 e 29 de setembro. A feira contará com um stand viabilizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), mostrando as belezas naturais do RN e suas potencialidades turísticas. Durante o evento é esperado um público de cerca de três mil pessoas.

O Festival do Turismo de João Pessoa vai reunir destinos, governos, empresas e profissionais atuantes na cadeia produtiva do turismo nacional e internacional, além do público em geral.

Nesta edição, a programação vai congregar e capacitar mais de 500 agentes de viagens do Nordeste através de Workshop técnico e eventos culturais, sociais e de lazer e ainda aproximar o público em geral de destinos, hotéis, serviços e atrações incentivando o consumo no setor.

Alunos da EDTAM participam Youth America Grand Prix Brasil



Seleção nacional terá cerca de 200 participantes disputando 40 vagas

Desde de quarta-feira (26), a Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM) participa da
seletiva brasileira do Youth America Grand Prix (YAGP). O evento é em Santos/SP, até o dia 30 e atrai bailarinos dos diversos cantos do país.

A competição acontece anualmente, sendo aberta a estudantes de até 19 anos de idade. Apoiados pela Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), participarão pela EDTAM 04 alunas, sendo 03 do grupo juvenil e 01 do grupo clássico. A seletiva será realizada no Teatro Municipal de Brás Cubas, no Centro Cultural Patrícia Galvão.

A YAGP é a maior competição de ballet do mundo estudantil e foi criada com o objetivo de fornecer oportunidades educacionais para jovens bailarinos e os lançar na carreira profissional. O evento já se tornou um ponto de encontro conhecido internacionalmente para estudantes e professores de dança, que podem trocar experiências e atualizar suas informações sobre as mais diversas questões do ballet e da dança contemporânea.

Últimos dias para inscrição no Curso de Jornalismo Científico da FAPERN


Os interessados em participar do “Curso de Jornalismo Científico: Interações entre Mídia e Ciência”, que será oferecido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), nos dias 01 e 02 de outubro, em Natal, tem até a próxima sexta (28) para enviar sua inscrição.

O Curso terá 12 horas de duração, dividido em palestras e exercícios de divulgação científica. O evento é gratuito e faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Destinado a jornalistas, estudantes de jornalismo e pesquisadores das diversas áreas das ciências, o curso terá como palestrantes jornalistas e cientistas que atuam com divulgação da ciência. O curso será realizado no Anfiteatro das Aves do Centro de Biociências, no campus central da UFRN. A programação e a Ficha de Inscrição estão disponíveis no site da FAPERN  http://www.fapern.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/fapern/fapern_destaque/gerados/cur_cap_jorn_cien.asp).

Para os jornalistas que atuam nos veículos de comunicação do Estado é uma oportunidade de conhecer ferramentas que possibilitem o aprimoramento da prática na cobertura de temas de ciência, tecnologia e inovação. Já nos pesquisadores poderão conhecer técnicas para divulgarem o andamento e os resultados de suas pesquisas não apenas nos periódicos acadêmicos, mas cada vez mais nos veículos de massa, de modo a possibilitar que toda a sociedade tenha conhecimento de seu trabalho e de sua importância.

Além de terem “obrigação social” de tornar públicos os resultados das pesquisas apoiadas, via de regra, com recursos públicos, os pesquisadores agora tem mais motivos para fazer divulgação científica. Desde março último, a Plataforma Lattes do CNPq adotou dois novos critérios de avaliação e um deles tem como base a descrição das iniciativas de divulgação e educação científica realizadas pelo pesquisador.

Fim de semana de muita agitação no UP



Sucesso de público na estreia, o UP tem uma programação com muito sertanejo, samba, pagode e forró neste fim de semana.

Na sexta-feira, 28, o sertanejo invade o pub com shows do cantor Leozinho Fernandes (PE), tocando o melhor do sertanejo universitário e da dupla Tiago e Santafé, que promete agitar a galera. Reverta R$ 15 do valor da entrada enviando nome para listasextaup@gmail.com

Já no sábado, 29, a festa fica por conta de Luizinho Nobre e banda, com o melhor do samba e pagode e para animar os forrozeiros, tem show da banda Forró da Onda. Reverta R$ 15,00 do valor da entrada: listasabadoup@gmail.com

No intervalo das bandas tem dj’s para continuar a agitação e não deixar ninguém ficar parado. As festas começam a partir das 23h.

Serviço
Sexta: Leozinho Fernandes e Tiago & Santafé
Sábado: Luizinho Nobre e Forró da Onda
Horário: A partir das 23h
Endereço: Rua das Algas, 2282, Alagamar, Ponta Negra.
Informações: 3219.2059

Luizinho Nobre e banda The Frois animam a Sexta Super do Arena Hall



Para quem quer curtir um bom pagode nesta sexta-feira, 28, a pedida é a festa Sexta Super no Arena Hall, com Luizinho Nobre e banda, a partir das 23h. A noite conta ainda com a mistura boa da banda The Frois.

O grupo comandado pelo vocalista Luizinho Nobre é hoje um dos principais da cidade e é sucesso de público por onde passa. Eles prometem animar a galera com os melhores sucessos do ritmo e composições próprias.

No repertório músicas de artistas como Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho e Exaltasamba entre outros. Luizinho já fez uma parceria com o cantor Leandro Lehart.

A agitação continua com a energia da banda The Frois, que promete não deixar ninguém ficar parado.

Envie nome para  listasexta@arenahallnatalrn.com.br e garanta entrada com desconto. Os ingressos antecipados estão à venda no Açaí Petrópolis, das 14h às 22h. O Arena Hall fica na Av. Afonso Pena, 501, Petrópolis.

CASA DA RIBEIRA APRESENTA: “RUA DE LEITE” DE CLÉBIO OLIVEIRA



Apontado como o coreógrafo mais promissor de 2012 pela Tanz Magazine, bailarino potiguar apresenta espetáculo de dança dia 30 na Casa da Ribeira

De passagem por Natal, o bailarino potiguar Clébio Oliveira, que há quatro anos reside e trabalha em Berlin, na Alemanha, apresenta no próximo domingo, 30, às 20h na Casa da Ribeira, o espetáculo Rua de Leite, que teve estreia mundial em Berlin em 2011. Recentemente o bailarino e coreógrafo recebeu o prestigiado prêmio Höffnungträger, "Coreógrafo Mais Promissor" na Alemanha, concedido pela revista "Tanz" no anuário 2012. A Tanz Magazine é a revista de crítica especializada em dança mais importante da Europa.
Em casa ele ganhou o Troféu Cultura-RN de 2012 como melhor espetáculo de dança por Rio Cor de Rosa. Ano passado Clébio também foi o vencedor do National Choreographic Competition – Chicago, USA. Prêmios que entram para a lista dos diversos já recebidos desde o início de sua carreira. Atualmente o bailarino está em processo de criação para a Companhia Gira Dança (RN) com estreia prevista para outubro e também para o Ballet de Niterói (RJ).

Com direção, coreografia e interpretação do próprio Clébio Oliveira, o espetáculo Rua de Leite conta com Mercedes Appugliese na criação, Jerry Geiger no desenho de luz, figurino de Loris Haas e Miri Kämpfger, produção internacional de Roland Wolf e interpretação ao lado da bailarina Silvia Rodrigues. Na produção local Clébio conta com a parceria da Casa da Ribeira.

Rua de Leite é uma experiência - viajem- que se revela no corpo. Como ver com o corpo e a necessidade do movimento com forma integradora dos sentidos. O ver não esta relacionado simplesmente com a capacidade de visão, o sucesso de um órgão isolado, mas como um todo. Ver com os ouvidos, com as mãos, com o paladar, ver com o cérebro, com o estômago e com a alma.

FILME DO DIA


Projeto Gourmet Solidário do GACC com o Camarões e Calígula



Nos dias 28,29 e 30 o Restaurante Camarões Midway Mall oferece em seu cardápio o prato “Camarão Solidário”, a base de camarões salteados com azeite, vinho branco, tomate, champignon, ervilha e molho cremoso de camarão. Acompanha purê de batata gratinado e arroz com brócolis. O prato foi criado especialmente para o Projeto Gourmet Solidário, do GACC com, 7% da renda do prato são revertidos para a Instituição. Outra parceria renovada é coma Pizzaria Calígula na Pipa que incluiu no seu novo cardápio o “Camarão Flambado” que fará parte do Gourmet Solidário por um ano.

No Gourmet Solidário, cada restaurante parceiro representado por seu Chef de cozinha elabora um prato especial que tem como critérios: a qualidade do produto oferecido por um preço de baixo custo e algumas das especialidades da casa. Para ajudar, basta experimentar qualquer um dos pratos oferecidos pelos estabelecimentos participantes que a pessoa já estará colaborando.

Destaque divulga venda de lote especial do bloco Nana Banana



Desde 1993 no Carnatal, o bloco Nana Banana é um dos mais tradicionais e um dos blocos mais concorridos na corrida pelos abadás. Por esse motivo, a Destaque Promoções informa aos foliões que foi aberta no site Ingresso Rápido a venda um primeiro lote especial do Nana para o Carnatal 2012.
 Os chicleteiros que quiserem garantir o seu abadá devem fazer a compra por meio do www.ingressorapido.com.br

Estão disponíveis para compra 2 unidades (por dia) por cada CPF cadastrado no site. O Nana desfila na quinta, sexta e sábado (dias 6, 7 e 8 de dezembro). As vendas continuam também na Central do Carnatal, com previsão de abertura para a semana que vem.

Para 2012, o folião que comprar o abadá do Nana Banana já conta com novidades especiais: um corredor da folia foi projetado e estará presente no Carnatal 2012, bem como outras alterações na estrutura que deixarão a experiência de quem participa do evento ainda melhor.      
                                           
O evento
Conhecida como maior e melhor micareta do Brasil, o Canatal acontece todos os anos, desde 1991, em Natal. Muito mais do que números grandiosos, o evento agrega alegria, felicidade para os turistas e o povo potiguar, que passa o ano na expectativa de reviver os quatro dias de muita animação e folia. Neste ano a festa será realizada no período de 6 a 9 de dezembro. Nos quatro dias de folia, alguns dos maiores artistas da música baiana animarão o público, entre eles o Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, Asa de Águia, Tomate, Netinho, Ricardo Chaves e muitos outros.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Programa Agentes de Leitura tem prazo de entrega de documentos dos candidatos aprovados prorrogado


Com novos prazos, curso de formação acontecerá em novembro deste ano

A Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) informa aos candidatos aprovados no Programa Agentes de Leitura que, em virtude do período eleitoral, o processo está suspenso, visto que é um projeto social objetivando o acesso à leitura e socialização de comunidades excluídas da sociedade, com baixo índice de desenvolvimento humano e educação básica.

Para tanto, a Secultrn pede que os candidatos organizem os documentos para serem entregues até o dia 26, junto ao responsável de cada seu município, no caso de Natal o local é a Fundação José Augusto, setor de Protocolo. Os documentos são:

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Embarcação japonesa é retirada do fundo do rio Potengi, em Natal


Barco japonês retirado do rio Potengi após 40 anos submerso (Foto: Caroline Holder/G1 RN) 


"Shineimaru" estava submerso há cerca de 40 anos. Companhia Docas do RN estuda o que fará com a carcaça.

Caroline Holder
Do G1 RN

A embarcação de madeira 'Shineimaru', submersa há mais de 40 anos, foi retirada do Rio Potengi no final da tarde deste sábado (22). A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) informou que o barco é japonês e foi apreendido em 1972, por navegar em águas brasileiras sem autorização. O destino da embarcação será decidido nesta segunda-feira (24).

Governo norte-americano tem interesse no turismo do RN



As potencialidades turísticas do Rio Grande do Norte chamaram a atenção do governo americano. A informação foi passada pela Consulesa dos Estados Unidos, Usha Elizabeth Pitts, que foi recebida na manhã desta sexta-feira (21) pela governadora Rosalba Ciarlini e pela prefeita Fafá Rosado, em Mossoró. O encontro ocorreu no Palácio da Resistência, sede do poder Executivo municipal.

Concerto da Independência da OSRN contará com a participação das Forças Armadas



Sob a regência de Linus Lerner, Orquestra homenageará a Pátria no TAM, amanhã, 25.

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) realizará o seu concerto oficial do mês de setembro da temporada de 2012, em homenagem ao mês da Independência, no Teatro Alberto Maranhão, amanhã, 25/09. A apresentação terá início às 20h, com entrada gratuita, trazendo à frente da Orquestra o seu novo regente, o renomado maestro Linus Lerner, e participação das Bandas das Forças Armadas. E, no dia 26/08, às 15h, Linus fará o concerto didático para as escolas.

Nesse concerto especial da Independência, a OSRN terá na primeira parte a participação de músicos das Bandas das Forças Armadas: da Marinha, sob a regência de André Carvalho; do Exército, com o 2º Tenente Ruben de Oliveira; da Aeronáutica, com o regente Francisco Alcântara; e da Polícia Militar, encerrando, sob a regência do 1º Tenente Dêjair Dantas. O repertório fará uma homenagem ao Brasil e ao Nordeste, no qual cada uma das bandas apresentará duas músicas. Na segunda parte, a OSRN se une, sob a regência de Linus Lerner, completando o belo espetáculo em homenagem à Pátria, com direito a execução do Hino Nacional.

A mais recente aquisição da OSRN e diferencial, atendendo o pleito feito à Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) por seus músicos, é a contratação do maestro gaúcho Dr. Linus Lerner, de vasta experiência internacional, como o novo regente e diretor artístico da Orquestra. Já nomeado, o maestro tomará posse na próxima semana, quando desembarca em Natal, e iniciará suas atividades a frente da Sinfônica, com sua primeira exibição no 5º Concerto Oficial da temporada 2012, no dia 25.

Doutor em música pela Universidade do Arizona, o maestro intercontinental já fez apresentações nos Estados Unidos, Espanha, República Tcheca, México entre outros países, além do Brasil. Muito aclamado pelos críticos, Lerner é apontado como um dos músicos mais carismáticos atualmente, e conquista também o público com sua energia e entusiasmo no palco.

Durante o concerto estarão sendo vendidos os souvernirs que fazem parte da campanha “OSRN na China”. Haverá bonés e camisetas sendo vendidos e o dinheiro arrecado será revertido para a viagem no começo do próximo ano, que levará em média 90 pessoas (entre músicos, produção e dançarinos). E para que essa empreitada se concretize, além da venda dos produtos, a OSRN busca parceiros, sejam pessoas físicas ou empresas, para apoiarem nessa importante jornada e, em breve, outras ações serão lançadas dentro da campanha.

Balneabilidade das Praias do RN



Natal está com todas as praias próprias para o banho

O Boletim nº 38/2012 do Programa Água Azul desta semana, divulgado na última sexta-feira (21), permanece com resultado semelhante das condições de balneabilidade há cerca de um mês. Desta vez, dos 30 pontos analisados no Rio Grande do Norte, todos estão com situação própria para o banho, incluindo o balneário do rio Pium. O estudo de balneabilidade é executado numa parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) e o Campus Natal Central do IFRN/Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

A CONFRARIA AGORA TEM CASA!



A Confraria do Choro de Natal, por meio de convênio com o Solar Bela Vista, ficará até o final do ano se reunindo naquela Bela Casa, todas as últimas sextas-feiras de cada mês, a partir das 20h, como de costume, e continuará com a campanha para o Lar da Vovozinha. Sexta próxima, 28, estaremos nos reunindo para mais uma roda de choro.

SHOW DO DIA

FILME DO DIA

domingo, 23 de setembro de 2012

PORQUE OS MARGINAIS NUNCA VENCEM


Públio José – jornalista
(publiojose@gmail.com.)

                         A onda de violência que antes nos provocava espanto, algumas vezes até comoção, hoje praticamente não nos agride mais. De tanto se ver banalizada, tornada comum pela sua intensa rotatividade, já não causa mais impacto como antes. As exceções são raríssimas e já se perderam na poeira de nossas lembranças. Quando falo em violência não me refiro apenas àquela praticada por marginais que roubam, assaltam, seqüestram e matam. Enquadro também nessa seara os bandidos em todas as tonalidades: políticos, funcionários públicos, policiais, magistrados... Enfim, tudo aquilo que se costuma designar de “a máquina do estado”, necessária à nossa vida como seres civilizados, porém, juntamente com marginais e meliantes os mais diversos, causadora de inúmeras dores de cabeça a nós, que dela dependemos, pelo viés da corrução, do desserviço, do desvio de conduta, da mais cínica desonestidade.
                        Impressiona – e, pelo que se observa, contagia em assombrosa velocidade – a prosperidade, o bom desempenho da atividade criminosa no Brasil. E o pior é a constatação a que se chega: que o aparelho estatal de combate ao crime não vem dando conta de sua missão de reprimir este pavoroso estado de coisas. Ao contrário. Tanto do ponto de vista da logística (os marginais já estão bem mais armados e instrumentalizados do que a polícia, com exceção em uma região ou outra) quanto da eficiente infiltração do banditismo no aparelho do estado, através de suas numerosas vertentes. Isso acontece nas barbas das autoridades ditas competentes e em todos os escalões da vida pública brasileira – afinal, Correios, Caixa Econômica, Polícias, BNDES, Casa Civil, Congresso Nacional não nos deixam dúvidas. Aliado a tudo isso um clima de impunidade de fazer inveja ao mais ensaboado dos mafiosos.
                        Assim, no geral, a alma do brasileiro está sufocada num perigoso contexto de desalento, de inércia, de silenciosa resignação. Entretanto, será possível, apesar de tudo, alguma mudança, alguma perspectiva de melhora, pelo menos algum paliativo que nos devolva a esperança? Algo, enfim, que nos venha tirar desse estado de degradação? Sim, degradação. Políticos roubam e nada lhes acontece; perigosos marginais são livres pelas facilidades da legislação e pela incúria da Justiça, voltando a praticar horrores; funcionários públicos são flagrados recebendo propina, dinheiro vivo à mão, e são defendidos pelas maiores autoridades do país... Com que termo, então, se nomina tal fenômeno? Degradação é o que me ocorre. Afrouxamento de princípios, relativização de valores, adulteração de normas e entronização do império da vantagem – buscada e cultivada a todo custo. Sim, que nome se dá a isso?
                        De repente, um fiapo de idéia me ocorre, um leve pensar, uma breve sensação de conforto. Pela constatação de que, apesar de tudo, os marginais e os corrutos jamais vencerão. É questão numérica. Vejam: as residências são tantas que eles jamais darão conta de arrombar todas; a merenda escolar tem tonelagem tão grande que nunca será totalmente desviada; os jovens são tão numerosos que os traficantes nunca conseguirão drogá-los totalmente; os carros são tantos que os ladrões nunca conseguirão puxar todos; a população é tão numerosa que nunca será seqüestrada e/ou assaltada em sua totalidade; as repartições públicas são tantas que nunca serão totalmente corrompidas; o orçamento público, de tão gigantesco, mesmo sendo sistematicamente assaltado, nunca será zerado; Ah, grande consolo... Isso lá é idéia, cara pálida. Ah, Brasil... Cadê as autoridades? Auuutoooriiidaaadeeeees!!!

HÁBIL



Hábil, rabisco verdades: levo o pão
sob o braço, comida faltante na mesa
do pai. Ofereço minha habilidade
desferida em tiros: atiro a esmo
nos cadáveres deixados. Vou
pelo caminho acrescentado
(no bolero reencontro os passos)
onde me encontro na habilidade
recíproca do renascimento.

(Pedro Du Bois, inédito)

Opinião


O bem que não encontra eco no parlamento

Flávio Rezende
escritorflaviorezende@gmail.com

Tem umas coisas que podem até ter explicação, mas, pessoalmente, não    consigo digerir. Por exemplo, agora na política, o tempo na mídia é determinado pela representatividade dos partidos, ai, pergunto, se a disputa é por um novo parlamento, determinar o tempo dos que postulam ocupar um novo espaço, pelos que já ocupam, não é totalmente fora de propósito? O correto é que todos que postulam saiam em igualdade de condições, portanto o tão precioso tempo deve ser igualitário, posto que, como está os aquinhoados com mais tempo, terão imensa vantagem, maculando logo de cara, a tal democracia eleitoral.

Outra coisa, o camarada disputar o cargo estando no poder é de uma falta de bom senso incrível. Por mais que tenhamos leis, que separem as atividades do cara no poder e, as da campanha dele, lógico, claro, indiscutível que as inaugurações, as aparições, as declarações, a mídia espontânea do cara, são de longe, uma vantagem com relação aos demais, maculando assim, a tal democracia eleitoral.

Vez por outra recebo e-mails de propostas que encontram em meu ser guarita e que me remetem a grande alegria interior. Cito um que propõe que os políticos passem a pagar por suas aposentadorias, que elas sejam iguais à de todos nós, pessoas comuns, que eles vão trabalhar em seus próprios carros, paguem suas passagens aéreas do próprio bolso e seus funcionários também, que só tenham um mês de férias e que respondam a processo sem imunidade nenhuma. Eles receberiam um ordenado, diga-se, de médio valor, incentivando assim aos postulantes destes cargos não estarem ali em busca de emprego e, sim, para defender ideias, posições e aceitariam trabalhar por salários medianos, como os padres, alguns funcionários públicos, militares e a grande maioria do povo brasileiro.

Essas propostas podem parecer inocentes, ingênuas, mas nos países sérios, onde as coisas funcionam de maneira mais próxima ao mundo real, tudo isso é absolutamente normal. Aqui, as vestais do poder, sequer admitem discutir o assunto. Vez por outra leio que um ou outro político, levanta questões parecidas, mas, ninguém dá atenção, nem a mídia, que bem podia levar um cara desses para muitas entrevistas, expondo suas ideias de tal forma, que pudesse criar um forte movimento social de mudanças radicais.

Tempos atrás pensava que o Partido dos Trabalhadores seria portador de boas novas para o povo brasileiro, que mudanças aconteceriam, ledo engano, hoje, assisto desfilar nos canais de TV e, nas revistas e jornais que leio, a alta cúpula do partido desnuda em sua sede de poder eterno, flagrado em má conduta de mesadas partidárias aos mesmos vampiros que, antes, eram apontados como os capetas da república.

Em nome dessa tal governabilidade santos e belzebus se misturam cada qual com suas razões e defendidos por advogados de alto poder remuneratório, num caldeirão tão quente, que a razão se evapora na medida em que a emoção proporcionada pelo capital promove em suas vidas, o mergulho profundo num mar de dólares, euros, mulheres peladas, cuecas recheadas, dossiês, contrabandos, jogos de azar, traições, contradições e maldições, apagando da mente esperançosa dos idealistas e das pessoas de bem, todo um depósito de crenças num sistema político imaculado e correto.

Não nego e sou grato ao Partido dos Trabalhadores pelas grandes vitórias na condução do Brasil a pelos bons momentos e projetos sociais implantados, mas, não nego também, a decepção pela maneira como tentou se perpetuar no poder, por estes planos, antes condenáveis e, agora, igualmente utilizados.

Dilma mostra certa disposição em caminhar em outras direções, espero que tenha vontade e determinação para acabar com a nomeação de pessoas por critérios partidários, implantar uma ampla reforma política acabando com o ouro do poder, reformando o judiciário, mudando leis arcaicas e fora de época e, deixando esse povo da base aliada comendo na sua mão, esse povo precisa deixar de receber milho e levar uma surra de ética, ir para a cadeia quando delinquir, ficar preso quando desviar, voar e andar com as próprias pernas, sentir calor no trânsito, pegar engarrafamento, usar o cheque especial, chega de assessores, ECT free, gráfica, carro, mordomo, rapariga e desserviço ao Brasil. Se o petróleo é nosso, se a soja é nossa, se a Amazônia é nossa, por qual motivo as câmaras municipais, assembleias estaduais, a câmara federal e o senado são deles?

Flávio Rezende é escritor, jornalista e ativista social em Natal.

Carros, relógios e roupas de marca: Tudo vira música


Paulo Correia
Jornalista
paulo.correia@r7.com

De uns tempos para cá, o Brasil despertou para um fenômeno que não é novo e que já atrai jovens do mundo inteiro: o de escrever, produzir e ouvir músicas que falam sobre marcas de carros, relógios e roupas de grifes importadas. Por aqui, essas canções são compostas, na sua maioria, por integrantes de duplas sertanejas, grupos de funk e cantores do chamado forró eletrônico. Lá fora, a coisa não é muito diferente. Com letras saindo da cabeça de cantores do country norte-americano e dos rappers mais antenados.
No Nordeste brasileiro, grupos de forró incorporaram esse novo filão nas suas gravações e shows disputados em toda a região. Vai desde as atuais “Camaro amarelo” e “Vem ni mim Dogde RAM” até a já batida “ Ai se eu tivesse uma Hilux”. Todas elogiando as máquinas e o sucesso desses veículos na conquista de mulheres.
No México e na comunidade hispânica dos Estados Unidos, o fenômeno é cantado em verso e prosa por artistas tão diferentes como Alfredo Rios e El Cinko. Todos inserindo o luxo como elemento principal de suas composições. Músicas que não diferem das brasileiras e que falam de baladas, mulheres fáceis e muita bebida.
Aqui no Brasil, os cantores de funk que aderiram as letras luxuosas já receberam a denominação de “funkeiros da ostentação”. Nesse bolo, se observa claramente o individualismo generalizado, o consumismo em alta voltagem, o sexo banalizado e uma pitada de valorização ao banditismo.
Nada também muito diferente do que é produzido no México e nas letras mais quentes de Miami. No país do Chaves e do Chapolin, as músicas tratam sobre a violência do narcotráfico e a história dos principais líderes de cartéis. Por aqui, algumas das canções falam de facções criminosas e confrontos com policiais militares.
O interessante de toda essa história é observar como esse estilo atingiu os gêneros musicais e como ele conseguiu colocar todos em um mesmo barco. Em um barco não, mas em um reluzente e veloz iate.     
“Agora eu fiquei doce igual caramelo
Tô tirando onda de camaro amarelo
Agora você diz: "Vem cá que eu te quero!
Quando eu passo no camaro amarelo” 

DEPUTADO BAIANO PROPÕE USO DA AUTO-HEMOTERAPIA NO SUS


Walter Medeiros
Jornalista

O deputado estadual baiano Deraldo Damasceno, do PSL, propôs ao governador Jaques Wagner através de indicação dirigida que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia adote a auto-hemoterapia nas unidades hospitalares do Estado. Auto-hemoterapia é uma técnica que combate e cura doenças com a retirada de sangue da veia e aplicação imediata no músculo. Esta terapia vem salvando vidas há mais de cem anos e nos últimos anos vem sendo difundida através do relato de experiências do Dr. Luiz Moura, do RJ e milhares de usuários.

Na indicação o deputado explica que o tratamento é antigo e simples, acrescentando que foi usado pela primeira vez em 1911, mas sua utilização foi mais intensa na década de 1940, quando passou a ser usado para combater doenças infecciosas. Foi a década de 40, no entanto, mais exatamente o ano de 1941, que introduziram na medicina a inovação que levaria ao abandono quase absoluto da auto-hemoterapia – o uso da penicilina no tratamento de seres humanos. Descoberta “por acaso” em 1928, a partir de um fungo, pelo escocês Alexander Fleming, a penicilina foi pela primeira vez utilizada em um ser humano em 1941, para tratar um caso de septicemia (infecção generalizada a partir da infestação do sangue por bactéria). Salvou muitas pessoas durante a Segunda Guerra Mundial e abriu a porta para a criação e uso da ampla gama de antibióticos hoje disponível e em expansão.

UNIÃO
O deputado considera que o abandono da auto-hemoterapia por causa do surgimento dos antibióticos foi uma estupidez. As duas terapias não são iguais no efeito – o antibiótico enfraquece a bactéria, dificulta sua reprodução ou a mata, enquanto a ação da auto-hemoterapia reforça extraordinariamente o sistema imunitário, o que os antibióticos não fazem. Se, portanto, o sistema imunitário de uma pessoa com infecção ou risco de ser contagiada estiver enfraquecido, por idade ou outros fatores, a auto-hemoterapia vai eliminar essa fraqueza e unir-se ao antibiótico no combate.

Além disso, há casos inacessíveis para o tratamento com antibióticos e que a auto-hemoterapia, se aplicada continuadamente, pode resolver, a exemplo da eliminação gradual de coágulos, segundo explica o Dr. Luiz Moura, que pratica a auto-hemoterapia e é citado na indicação dirigida ao governador Jaques Wagner, apresentada na Assembléia Legislativa pelo deputado Deraldo Damasceno.

LUCROS
Segundo o parlamentar, como passaram a existir os antibióticos, pesquisados, inventados, produzidos e vendidos a bom preço, dando grandes lucros a tantos, para que mais serviria a auto-hemoterapia, humilde tratamento que só custa uma seringa com agulha e só exige uma pessoa habilitada a tirar 10 ml de sangue de uma veia do paciente e injetar esse sangue nos músculos bíceps ou glúteo (neste, de preferência, pois no bíceps seria necessário dividir a dose pelos dois braços). Como lugar de sangue é artéria, veia e coração, o sangue vazado no músculo será reconhecido como corpo estranho e o sistema imunitário imediatamente (em oito horas) multiplicará suas defesas (entre outros elementos, os macrófagos – que combatem bactérias, vírus, células cancerosas – quadruplicam) para combater o suposto intruso. E estará disponível, assim, para combater também o intruso verdadeiro, a bactéria responsável por infecção existente ou provável (se a pessoa está em um hospital, o risco de infecção hospitalar é grande, bom que esteja com o sistema imunitário funcionando a mil).

DESCASO
Como se sabe – e observou o articulista Ivan de Carvalho em artigo no site “Bahia em Pauta” -  temos um Ministério da Saúde, 26 secretarias de saúde estaduais e a secretaria de saúde do Distrito Federal, centenas de secretarias e serviços de saúde municipais, escolas de medicina em muitas universidades federais, estaduais e municipais e centenas de hospitais públicos e privados. Muitas dessas instituições lidam com pesquisas médicas. Além disso, há um Conselho Nacional de Medicina e conselhos regionais de medicina. Mas a proposta veio através do deputado estadual baiano. Isto só mostra o descaso de todos os órgãos públicos da área para com a saúde da população.

O Deputado Delegado Deraldo Damasceno é formado em Direito pela Faculdade Teófilo Otoni, pós-graduação em Processo Penal e Direito Penal pela Faculdade do Vale do Rio Doce e Docência para Ensino Superior - ABECM, Faculdade Visconde de Cairu, Salvador. Foi eleito deputado estadual pelo PSL, para o período 2011-2015. É titular das Comissões de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho (2011), Direitos Humanos e Segurança Pública (2011); Coordenador da Sub-comissão de Prevenção as Irregularidades nas Relações de Consumo (2011); e Membro da Sub-comissão de Segurança Pública Defesa Civil (2011).

sábado, 22 de setembro de 2012

Deneil Laranjeira lança o CD Irresistível Miudinho em Natal



Na próxima segunda, 24, o pianista pernambucano Deneil Laranjeira dá continuidade à turnê nordestina de lançamento do CD "Irresistível Miudinho"  se apresentado em Natal. O show acontece, às 19h, no Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão, com entrada inteiramente gratuita. O pianista já passou por Maceió, João pessoa e Fortaleza

Ao lado de quatro violoncelistas e dois percussionistas, Deneil toca valsas, tanguinhos e marchas carnavalescas, fazendo uma homenagem ao também pianista Alfredo Gama, músico pernambucano nascido no século XIX. Vale a pena conferir o espetáculo.
Link com o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=CN31HiQvMyE


Curso de Fotografia – Turma de outubro



Estão abertas as inscrições para o Curso de Fotografia para iniciantes, onde o aluno vai aprender, passo a passo, tudo que precisa saber para bater fotos como um fotógrafo profissional.

Durante o curso, além de o aluno aprender a maneira correta de bater fotografias, ele vai aprender também a utilizar os recursos da máquina digital, seja uma câmera compacta ou profissional.

Nas aulas práticas, a turma vai percorrer os pontos turísticos e históricos de Natal, num reencontro visual com a cidade.

Curso de Fotografia
Início | 05 de outubro de 2012
Horário | 18h30 às 20h30 (aulas somente às sextas-feiras)
Local | Foto Practical – Escola & Estúdio
 (Rua Laranjeiras 14, Cidade Alta – por trás da Igreja do Galo)
Investimento | R$ 340,00 (a vista) ou em 2 x R$ 180,00
Turma com 12 pessoas  - VAGAS LIMITADAS
Informações: 3211-5436 / alexgurgel@supercabo.com.br

CONVITE


IFRN CIDADE ALTA TRÊS ANOS DE ATIVIDADES



Campus comemora semana de aniversário com programação cultural gratuita

No próximo domingo, dia 23 de setembro, o IFRN Cidade Alta completa três anos em
atividade desde sua reinauguração. O prédio aonde o campus é instalado, existe desde
1913, funcionando primeiramente como uma unidade das instituições de ensino
profissional do estado. Passou por diversas reformas entre as décadas de 20 e 30, em
que mais tarde o espaço seria sede do Hospital da Caridade e da TVU-RN, junto a
Comperve e Centro Regional Universitário de Treinamento e Ação.

Já nos anos 2000, motivada pela iminência do centenário do então CEFET-RN e pelo
estado de abandono em que se encontrava o prédio, a direção da instituição, com o
apoio da comunidade acadêmica e de ex-alunos da antiga Escola Industrial, reivindicou
a reintegração de posse do edifício, a qual foi aprovada pelo Conselho Superior da
UFRN em novembro de 2007.

Devidamente restaurado e reinaugurado em 23 de setembro de 2009, mesma data do
centenário do Instituto, o IFRN Cidade Alta completa 3 anos de aulas, atividades e
projetos culturais, aliando a arte ao ensino acadêmico e cultural entre professores,
alunos e comunidade e consolidando sua identidade como um espaço que respira e exala
cultura o ano inteiro.

E, para comemorar o aniversário, o campus preparou uma semana com diversas
atividades abertas ao público em seus espaços. Confira a programação completa abaixo
e participe!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Os Dois Tempos de Khrystal


O Programa Música Potiguar Brasileira desta semana recebe um dos maiores talentos da nossa música potiguar, a cantora e compositora, Krhystal. Ela fala do lançamento do seu segundo trabalho, o CD“Dois Tempos”, e sobre as composições, parcerias e curiosidades do novo disco.

Alémde se contagiar com o entusiasmo e espontaneidade da cantora, de quebra quem acompanharo programa vai conhecer as canções do novo CD. É só se ligar na UniversitáriaFM e no Música Potiguar Brasileira dessa semana, que está imperdível!

Oprograma vai ao ar neste sábado, às 17h, com reprise no domingo, ao meio-dia e é patrocinado pelo Grupo Vila, empresaque dedica uma atenção especial à preservação da memória cultural do nossoestado.

Turismo



Prefeito de Extremoz assina contrato para urbanização da praia de Jenipabu

Dos dois milhões de turistas que passam anualmente pelo RN, 85% deles visitam o corredor turístico daquela praia

O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, assinou na manhã desta segunda-feira, 17, contrato para a urbanização da praia de Jenipabu. Desde 2009 a Prefeitura de Extremoz recebeu do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, através da Secretaria de Planejamento da União, uma cessão de terra do Patrimônio da União para urbanização das barracas da praia de Genipabu, em Extremoz, mas dois proprietários de terrenos na área não concordaram com o valor da desapropriação e entraram na Justiça, sendo que a decisão final em favor da prefeitura foi anunciada na semana passada.

Todas as licenças necessárias para a urbanização de Jenipabu já foram dadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Extremoz e a Secretaria de Infraestrutura já encaminhou Ordem de Serviço para execução da obra pela Construtora Crissal, orçada em quase 700 mil reais.

Natal ganha novo pub nesta sexta-feira



Natal ganha um novo pub nesta sexta-feira, 21. O UP abre as portas com show das bandas Samba de Elite (PB) e Chamou Porque Quis. Já no sábado, 22, a animação fica por conta das bandas Deixe de Brincadeira e Forró Flashback.

O pub surge com a proposta de ser o ponto de encontro de todas as tribos. Eclético, descontraído e pra cima, como o próprio nome já diz! O UP conta com um espaço agradável, aconchegante e bem localizado e com certeza será o novo point da galera que gosta de música boa, ambiente agradável e atendimento de qualidade. Suas noites não serão mais as mesmas.

Inauguração do UP:
Data: 21 de setembro (sexta-feira)
Atrações: Bandas Samba de Elite (PB) e Chamou Porque Quis
Horário: 23h
Endereço: Rua das Algas, 2282, Alagamar, Ponta Negra.
Informações: 3219.2059

O sertanejo invade o Arena Hall nesta sexta-feira



Nesta sexta-feira, 21, o sertanejo toma conta do Arena Hall com a festa Invasão Sertaneja. Os cantores Tiago & Santafé , Valber Sertanejo e Hayner e Fabricio animam a noite, que começa a partir das 22h.

Envie seu nome para  listavip@arenahallnatalrn.com.br e garanta entrada com desconto.

Os ingressos antecipados estão à venda no Açaí Petrópolis, das 14h às 22h. O Arena Hall fica na Av. Afonso Pena, 501, Petrópolis.

Informações pelos telefones: 9410.0660 / 9603.8207

Lançamento literário infantil



Lançamento do livro Sacita, de Andrea Pernambuco Toledo, Editora Escrita Fina

Se já conhecemos tão bem o Saci, agora está na hora de sermos apresentados à sapeca Sacita, versão feminina do nosso querido personagem. A menininha de uma perna só voa alto no cipó, bebe água no tororó e ouve histórias de sua avó.

A programação inclui ainda animação com contação de história, brincadeiras e distribuição de guloseimas.

Livraria Saraiva Midway Mall
22/9, sábado, 17h

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

STF adia julgamento de José Dirceu e Genoino


2ª Feira de Flores no Norte Shopping


A segunda edição da Feira de Flores e Plantas Ornamentais da Zona Norte marca a chegada da primavera. Será aberta na próxima sexta-feira (21) e trará ao Norte Shopping mais 250 espécies e volume de negócios com um incremento de 50% nas vendas.

Estarão em exposição oito produtores, sete stands de floriculturas e uma cooperativa com uma grande variedade de espécies como bonsai, orquídeas, tilancias, folhagens, flores tropicais. Vendidas a preços que variam entre R$5,00 a R$ 400, mais de 250 espécies da flora nacional.

Uma das novidades dessa edição é a exposição de troféus de flores, que mostrará aos visitantes a viabilidade da confecção de produtos focados nos jogos da próxima Copa do Mundo de Futebol. Além disso, o espaço da praça central do Norte Shopping terá um jardim vertical, uma parede compostas por flores variadas. “Essa é uma das tendências na área de decoração, por isso, vamos apresentar na feira esse tipo de jardim”, destaca a explica a gestora do projeto setorial de Flores e Plantas Ornamentais do Sebrae-RN, Maria Emília Cabral.

Serviço:
Norte Shopping – Praça de Eventos
De 21 a 23 de setembro
Das 10h às 23h
www.natalnorteshopping.com.br

EDITAL CENA ABERTA FORMAÇÃO RECEBE INSCRIÇÕES

Cinco atores serão selecionados para participar da montagem de um espetáculo teatral  

De 18 de setembro a 15 de outubro a Casa da Ribeira educação & cultura recebe inscrições para o Edital Cena Aberta Formação, patrocinado pelo Governo do RN e COSERN, através da Lei Câmara Cascudo. O edital tem como principal objetivo a facilitação do acesso de públicos à programação da Casa, principalmente aos educandos da rede pública de ensino. Para isso, o edital irá selecionar 5 atores que não pertençam a grupos ou coletivos artísticos e que queiram participar da montagem profissional de um espetáculo teatral.

Para participar, além de não fazer parte de grupo/coletivo, o candidato deve comprovar residência no Estado e ter disponibilidade mínima para ensaios e apresentações conforme datas estipuladas no edital. As inscrições são gratuitas. O Edital e o Formulário de Inscrição estão disponíveis no site www.casadaribeira.com.br e devem ser enviadas devidamente preenchidas e com material solicitado para o e-mail cenabertaformacao@gmail.com.

A seleção se dará em 3 etapas que iniciarão a partir do dia seguinte ao término das inscrições até 5 de novembro, data de divulgação do resultado. As etapas consistem na análise técnica da inscrição, oficina de pré-seleção (selecionará 30 candidatos), e a semana de avaliação baseada nos critérios de disponibilidade, pontualidade e assiduidade nas oficinas, trabalho em equipe e comprometimento.

Durante quatro meses os cinco atores selecionados receberão uma bolsa-montagem no valor de R$1.200, e cachê de R$100 por cada apresentação realizada para os estudantes das escolas públicas beneficiadas pelo projeto, além do suporte de uma equipe 20 profissionais das artes cênicas.

O resultado será a montagem de um espetáculo de teatro voltado para todos os públicos, com foco especial nas crianças e jovens que têm pouco acesso aos espetáculos teatrais. A estreia está marcada para 06 de março de 2013, aniversário da Casa da Ribeira, seguida de apresentações ao longo de quatro meses, e pretende atingir mais de 11 mil crianças da rede de escolas públicas e particulares da cidade.

CONVITE


Caros internautas,

Comunico a todos que nesta sexta-feira, 28, estaremos fazendo um "Happy Hour" no Clube de Engenharia, sempre a partir das 13h, com músicos de diversas tendências, tais como Bosco, Carlinhos e Nenê do GMP Trio, Silvio Caldas e seu Piano, Wellington Leiros e sua Gaita, Mário Henrique e Sálwa Aby-zayan com suas belíssimas vozes, Jorge Lira, Reinaldo Azevedo, Bituca, Silvinha Benigno, Bah, Eridan, Daví, Carlinhos (Pagozando), dentre outros. E todos os músicos, disponíveis, que quizerem comparecer.

Estamos torcendo para que tenhamos as tardes das Sextas Feiras bem descontraídas.

Sua presença é fundamental.

Atenciosamente,

Engº Jorge Lira
Diretor Social.

O Programa Ponto de Vista com Nelson Freire deste domingo entrevista a carioca Gisele Amaral e o médico Maciel Matias .

Internet

Por Nelson Freire

Gisele Amaral, mulher de sociedade, ícone no Rio de Janeiro e referência para mulheres em todo o Brasil, está em Natal esta semana para nos mostrar um outro lado até então pouco conhecido da sua personalidade. Já há algum tempo, ela vem se dedicando a uma peregrinação a cidades brasileiras, todos os meses de setembro, buscando dar a sua contribuição em favor das mulheres que têm ou tiveram câncer de mama. Principalmente no tocante a área jurídica, com informações importantes para elas sobre todos os seus direitos enquanto pacientes e mulheres.

As vésperas do outubro rosa, movimento iniciado nos Estados Unidos e que também acontece no Brasil, não podia haver oportunidade melhor que essa para tratarmos aqui sobre o assunto, como fazer para enfrentar e vencer a luta contra esse mal, os direitos dos que contraíram a doença, entre outros tópicos. Para isso, além de Gisele Amaral, o programa Ponto de Vista deste domingo entrevista mais uma vez o médico potiguar, Dr. Maciel Matias, renovado médico mastologista do Rio Grande do Norte.

 O programa Ponto de Vista com Nelson Freire irá ao ar neste domingo, às 11h30, na SIMTV, canal 21(Cabo) ou canal 17(Aberta)

Gacc Convida Parceiros para “Paçoca Cultural”



No próximo dia 25, terça feira, o GACC realizará mais uma edição do seu Paçoca Cultrural para celebrar o Encontro com Parceiros.

A finalidade da ação é promover um encontro entre os parceiros do GACC e as crianças assistidas, com uma confraternização regada a apresentações culturais e entrega de certificados de responsabilidade social aos parceiros.

Os parceiros convidados para essa edição, são: Guga Barreto da Mais Vídeo, Chef Welder Albuquerque de Souza da Raspa do Tacho, Zé da Sorte, Jean Fernandes da 95FM, Minervino Wanderley do site Natal Press e as voluntárias Zélia Hebron, Maria do Rosário da Silva, e Marleide Santos Pontes.

A tarde terá ritmos e alegria ao som dos cantores: Michele Lima, Carlos Alexandre e Reinaldo Rodrigues. Na sede do GACC dia 25 a partir das 15h.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

terça-feira, 18 de setembro de 2012

FILME DO DIA

ENSINO


IFRN Campus Natal Central volta às aulas nesta quinta-feira (20)

Confirmado o fim da greve do IFRN, que completaria 90 dias no próximo dia 21, a Direção Geral do Campus Natal Central (CNAT) convoca toda a comunidade acadêmica para retornar às aulas nesta quinta-feira, dia 20. A suspensão da greve foi estabelecida no último dia dez durante assembleia dos servidores, realizada no auditório do Campus Natal Central.

Balneabilidade das Praias do RN


Natal está com todas as praias próprias para o banho

O Boletim nº 37/2012 do Programa Água Azul desta semana, divulgado na última sexta-feira (14), permanece com o mesmo resultado das condições de balneabilidade há cerca de um mês. Dos 30 pontos analisados no Rio Grande do Norte somente o balneário do rio Pium continua impróprio para banho. O estudo de balneabilidade é executado numa parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) e o Campus Natal Central do IFRN/Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

AGENDA- HERMANO MORAIS


DATA: 18/09

10h30 – Sessão ordinária na AL
12h – Sabatina na Fecomércio
16h – Reunião política com candidato a vereador no Gramoré
17h – Caravana 15: Conjunto João Paulo II, Pajuçara e Eldorado
Concentração: Rua Dr. Amaro Ienaga, vizinho à quadra de esporte do conjunto João Paulo II
19h – Reunião com vereador no Novo Horizonte
20h – Reunião política com candidato a vereador em Igapó

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

CASA DA RIBEIRA LANÇA EDITAL CENA ABERTA FORMAÇÃO

revistacatorze

Edital será lançado nesta terça-feira às 09h, e terá foco na formação de atores

O Espaço Cultural Casa da Ribeira convoca a imprensa e artistas da para a coletiva que acontecerá nesta terça-feira (18), às 09h, para apresentação do Edital Cena Aberta Formação com patrocínio da Lei Câmara Cascudo Governo do Estado e Cosern.

O edital terá como público alvo atores e atrizes que não tenham grupo. O principal objetivo é formar atores, desmistificando a forma romântica de pensar que o artista nasceu com um dom. O resultado será um espetáculo infantil com apresentações ao longo de quatro meses, a partir da estreia em março de 2013, e vai atingir mais de 11 mil crianças da rede de escolas públicas e particulares da cidade.

As oficinas de preparação para os atores selecionados acontecerão a partir de novembro, com acompanhamento de uma equipe de produção executiva e artística, iluminação, figurino, compositor, cenografia, dramaturgo, preparador corporal e vocal.

O público poderá acompanhar todo o processo de criação dos personagens e espetáculo, através de programa semanal, disponibilizado no canal Casa da Ribeira TV (Youtube).

Serviço
Coletiva de lançamento do Edital Cena Aberta Formação
Dia 18 de setembro de 2012 (terça-feira) às 9h
Casa da Ribeira – Rua Frei Miguelinho, 52 – Ribeira
Contato Imprensa
Joanisa Prates (84) 8838-5881

Comissão de Direitos Humanos da Federação Nacional dos Médicos virá ao RN


Uma comissão formada por membros da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), do Conselho Federal de Medicina (CFM), e da Associação Médica Brasileira (AMB) visitará os hospitais de urgência e emergência de Natal nesta terça-feira (18). A comissão, responsável pela promoção e defesa dos direitos humanos, examinará as condições de atendimento nas unidades médicas locais. Essa visita poderá desencadear denúncias nos Tribunais de Justiça nacionais e internacionais.

Sim Notícias terá nova apresentadora


A partir dessa segunda-feira (17), o Sim Notícias, da SimTV, vai estar de cara nova. O telejornal será apresentado pela jornalista Débora Oliveira, que trará um noticiário voltado para o jornalismo de credibilidade e livre de interesses políticos. O Sim Notícias vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre às 13h30.

DIA DA CRIANÇA SOLIDÁRIO


O site de compra coletiva, Pé de Descontos, está em parceria junto as instituições GACC - RN e Creche João Augusto, com o projeto Dia das Crianças Solidário, em uma super colheita de felicidade para as crianças. O Pé de Descontos, a partir de hoje,17, lançará um Hotsite onde o internauta terá a opção de doar um valor total para as instituições. Além disso, também trará ofertas especiais com super descontos de empresas parceiras, que acreditaram neste projeto destinado às crianças.

Palestra sobre qualidade de vida na 3ª idade marca instalação do Projeto Recomeçar


A psicóloga Ana Maria Cristina Cabral de Medeiros vai ministrar a palestra “Viver bem na terceira idade” durante cerimônia que marca a instalação do Projeto Recomeçar. A abertura oficial do projeto será nesta terça-feira,18, às 10h, na sede do Instituto do Legislativo Potiguar (ILP). A palestra vai discorrer sobre a qualidade de vida.

Turismo



Prefeito de Extremoz assina contrato para urbanização da praia de Jenipabu

Dos dois milhões de turistas que passam anualmente pelo RN, 85% deles visitam o corredor turístico daquela praia

O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, assinou na manhã desta segunda-feira, 17, contrato para a urbanização da praia de Jenipabu. Desde 2009 a Prefeitura de Extremoz recebeu do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, através da Secretaria de Planejamento da União, uma cessão de terra do Patrimônio da União para urbanização das barracas da praia de Genipabu, em Extremoz, mas dois proprietários de terrenos na área não concordaram com o valor da desapropriação e entraram na Justiça, sendo que a decisão final em favor da prefeitura foi anunciada na semana passada.

ROBERTO GUEDES É VÍTIMA DE ATENTADO POLÍTICO


Arena das Dunas recebe primeiros lances de arquibancadas e lança Programa de Gestão Social para a Copa 2014


A OAS apresentou à imprensa na manhã desta sexta-feira (14) a instalação das primeiras arquibancadas do setor oeste da Arena das Dunas, um dos mais importantes projetos do Estado do Rio Grande do Norte com financiamento do programa BNDES ProCopa Arenas.

Hazbun apoia ambiente de Olga Portela na Casa Cor


Esta sendo preparada a primeira edição da Casa Cor no RN de deverá ocorrer entre os dias 9 de outubro e 20 de novembro, o evento promete mexer com toda a área de projetos de arquitetura e decoração de ambientes. Neste meio se incluem fabricantes de produtos, profissionais de arquitetura, e o consumidor final, principalmente os que pertencem às classes A e B. Esse é o caso da arquiteta Olga Portela responsável pelo ambiente “Sala do Colecionador”, apoiada pela Construtora Hazbun.

Fiéis de Extremoz festejam São Miguel


A paróquia de São Miguel Arcanjo, de Extremoz, celebrará a festa do padroeiro no período de 21 a 29 deste mês, com extensa programação. A preparação para a festa começou com a missa do envio dos missionários, no dia 19 de agosto. No período de 20 a 19 de setembro, quadros com a imagem de São Miguel fazem peregrinação pelas comunidades e lares dos fiéis.

Garibaldi cumpre agenda em Natal, Macaíba, Taipú e Ceará-Mirim



Antes de seguir viagem rumo aos municípios de Macaíba, Taipú e Ceará-Mirim, o ministro Garibaldi Filho participou - acompanhado do deputado Henrique Alves e do deputado Hermano Morais, candidato a prefeito de Natal - de uma reunião do candidato a reeleição para vereador, Edivan Martins (PV), na Assen, e depois compareceu ao Encontro de Parelhenses, no Clube da Caern, em Lagoa Nova. Na ocasião, o ministro foi recebido pelo ex-prefeito Dr. Petronilo e pelo candidato a reeleição Francisco (PT), vice Zezinho (PMDB).

Extremoz



Carreata da Paz reúne centenas de carros de Vila de Fátima até o Centro

A ‘Carreata da Paz’, do distrito de Vila de Fátima até o Centro de Extremoz, realizada pelo prefeito Klauss Rêgo (PMDB), candidato a reeleição pela coligação “Extremoz cada vez mais forte”, e o seu vice, Padre Edilson, reuniu centenas de carros e se tornou uma festa com muita alegria, sendo recebida de forma entusiasmada por onde passou.

Ministro Garibali cumpre agenda em Natal, Dix Sept Rosado e Mossoró



O dia 15 de setembro foi de agenda cheia para o ministro da Previdência, Garibaldi Filho. Depois de participar da grande movimentação no clube do América, ocasião em que o vice-presidente da República -  Michel Temer  - esteve presente na companhia de ministros de Estado do PMDB, Garibaldi Filho participou de carreata organizada por Hermano Morais, que cortou a capital da Zona Sul à Zona Norte.

Carreata do 15 ficará na história de Natal



Buzinaço de mais de mais de 500 carros embala a arrancada de Hermano

“Foram falar mal do meu gari, olha a resposta aí”. O locutor da carreata do 15 gritava em alto e bom som a reposta do povo na rua, que no dia sete de outubro será dada nas urnas. De cima do Hermano-móvel, Garibaldi, Henrique e o candidato do PMDB recebia o carinho do povo, que fazia questão de sair dos bares e das suas casas para mostrar a confiança na vitória. Ao todo, mais de 500 carros puxaram a carreata que vai ficar na história da capital.

domingo, 16 de setembro de 2012

PREÇOS


Arrecado
      óbolos
      desprovidos
            de futuro: o pagamento
                             permite
                             a viagem

(não a estada).

(Pedro Du Bois, inédito)

Carta a Diógenes de Abdera


Meu estimado filósofo,

Veja só o que me aconteceu, outro dia. Ao querer imitá-lo - saindo em plena luz do meio dia com uma lanterna, a procura de um homem honesto-, sabe o que me aconteceu?! Fui assaltado: levaram a minha lanterna!... Tudo bem eu sei que foi um típico caso de ladrão que rouba ladrão, afinal não sou mesmo um “ladrão de citações”?

Pois é, meu caro Diógenes, feliz era você, que mesmo convivendo com uma sociedade corrupta, ainda podia sair nas ruas da Grécia antiga, e não ser assaltado. Podia morar num barril, apenas com um alforje, um bastão e uma tigela, e ninguém ousava tirá-las de você. Hoje, com a modernidade, no mundo das conexões rápidas, dos chips, das máquinas, da robótica, o chique é ser desonesto em todos os lugares... Outro dia, estava em São Paulo, num encontro de medicina e a noite sai para jantar com um amigo. A comida que sobrou, resolvemos colocar numa quentinha e entregar ao primeiro mendigo que encontrássemos. Ao descermos do taxi, havia um deitado, dormindo, debaixo de uma marquise. Coloquei a comida ao seu lado, na esperança de que ao acordar, ele teria algo para comer. Aí um pipoqueiro que estava próximo me alertou: “Senhor, não deixe ai não, pois vão roubá-lo!”.

Foi impossível não me lembrar do seu companheiro de profissão, o filósofo Jean-Yves Leloup e o seu comovente relato, no magnífico livro “O absurdo e a graça”, que conta a vida dele perambulando pelas ruas da França, a procura de paz: “Aconteceu que uma noite não encontrei mais minha mochila, devem tê-la tirado de mim, em um segundo, enquanto eu cochilava. Isso para mim foi um sofrimento real, eu me havia identificado tanto com aqueles pedaços de frases que sem eles minha vida não tinha mais sentido. Não chorava pelos meus documentos de identidade; chorava pelos meus poemas, chorava também pela miséria, pela injustiça... como é que um pobre pode roubar outro pobre? Não havia um tostão em minha mochila, lá só estava o meu tesouro, o brilho de duas ou três palav ras que, quando juntas, produzem um efeito de música ou de sentido”.

Meu caro Diógenes, toda vez que leio esse relato, confesso que meus olhos ficam marejados de lágrimas. E logo me vem à mente: “Por que o mal existe?”. Difícil essa pergunta, não?! São Tomaz de Aquino talvez tentando respondê-la, dizia: “Se o mal existe, Deus existe”. E eu não tenho dúvida que todas as pessoas nascem boas, pois como ensinou, recentemente, o grande professor de pediatria, Dr. Heriberto Bezerra: “O jovem é puro... se deteriora no caminhar da vida, às vezes por necessidade ou por fraqueza; ou pelas duas coisas!”.

E quando eu falo em homem desonesto, meu caro Diógenes, nem estou mais só falando daqueles que roubam dinheiro, pois como disse no inicio desta carta: o chique agora é ser desonesto em todos os lugares (até nos tribunais éticos, a corrupção é generalizada)... Falo daqueles que roubam nossos sonhos, que destroem as velhas amizades, que são desonestos com a sua própria consciência.

Sócrates dizia que uma vida não reflexiva não valia a pena ser vivida. Afinal, temos dentro de nós o maior de todos os juízes - aquele que trabalha dentro de um tribunal, onde não há como recorrer, nem fazer habeas corpus preventivo, nem delação premiada... Um tribunal cuja sentença é inapelável: a nossa consciência, que nada mais é do que “uma espécie de entidade invisível, que possui vida própria e que independe de nossa razão. É a voz secreta da alma, que habita em nosso interior e que nos orienta para o caminho do bem”.

Então, meu caro Diógenes, não há nada de errado em fazer as seguintes perguntas: “Estou em um caminho de sucesso? Estou em um caminho de santidade? Ou estou em um caminho de autodestruição?”. É fundamental responder a essas questões. Qualquer caminho para o índio Don Juan, do escritor Carlos Castaneda, é apenas um caminho. “E não constitui insulto algum – para si mesmo ou para os outros – abandoná-lo. Quando assim ordena o coração (...) olhe cada caminho com cuidado e atenção. Tente-o tantas vezes quantas julgar necessárias... Então, faça a si mesmo e apenas a si mesmo uma pergunta: possui esse caminho um coração? Em caso afirmativo, o caminho é bom. Caso contrário, esse caminho não possui importância alguma”...

Meu caro Diógenes, como tenho utilizado o meu coração nestes dias. Fiz - com um profissional que se “queixava” de ser médico (nem um robô seria tão frio! Agradeci a Deus ao sair do exame, por saber que ele não tinha sido meu aluno: menos uma culpa para carregar nas costas)-, até um teste de esforço para avaliá-lo. Tudo isso para poder utilizar esse órgão - que bate muitas vezes descompassado pelas incompreensões, pelas ingratidões, pelas críticas muitas vezes infundadas e motivadas sei lá porque, etc. etc. -, de forma a julgar melhor e perdoar: “Pai, eles não sabem o que fazem!”.

Tenho utilizado esse meu miocárdio, para ver melhor aqueles que um dia idealizei como exemplos de ética e retidão moral e que olhando um pouco mais de perto, não passam daquela imagem sonhada por Nabucodonosor, com os enormes pés de barro, e que basta jogar um pouco de água para eles se transformarem num mar de lama... é preciso olhá-los com o coração, para entendê-los e poder colocar em pratica a caridade, pois sem ela não há salvação!

Portanto, permita-me terminar essa carta, meu caro Diógenes, com a seguinte oração: “Devemos igualmente amar nossos inimigos. Se ajudei a alguém o melhor que pude e se essa pessoa me ofende da maneira mais ignóbil, possa eu olhar essas pessoas como meus maiores mestres, pois eles nos permitem testar nossa força, nossa tolerância, nosso respeito aos outros... Compaixão e felicidade são a mesma coisa!”.

Um forte abraço! Até um dia, meu caro Diógenes!

Francisco Edilson Leite Pinto Junior – Professor, médico e escritor.

PORQUE OS MARGINAIS NUNCA VENCEM


Públio José – jornalista
(publiojose@gmail.com.)

                        A onda de violência que antes nos provocava espanto, algumas vezes até comoção, hoje praticamente não nos agride mais. De tanto se ver banalizada, tornada comum pela sua intensa rotatividade, já não causa mais impacto como antes. As exceções são raríssimas e já se perderam na poeira de nossas lembranças. Quando falo em violência não me refiro apenas àquela praticada por marginais que roubam, assaltam, seqüestram e matam. Enquadro também nessa seara os bandidos em todas as tonalidades: políticos, funcionários públicos, policiais, magistrados... Enfim, tudo aquilo que se costuma designar de “a máquina do estado”, necessária à nossa vida como seres civilizados, porém, juntamente com marginais e meliantes os mais diversos, causadora de inúmeras dores de cabeça a nós, que dela dependemos, pelo viés da corrução, do desserviço, do desvio de conduta, da mais cínica desonestidade.
                        Impressiona – e, pelo que se observa, contagia em assombrosa velocidade – a prosperidade, o bom desempenho da atividade criminosa no Brasil. E o pior é a constatação a que se chega: que o aparelho estatal de combate ao crime não vem dando conta de sua missão de reprimir este pavoroso estado de coisas. Ao contrário. Tanto do ponto de vista da logística (os marginais já estão bem mais armados e instrumentalizados do que a polícia, com exceção em uma região ou outra) quanto da eficiente infiltração do banditismo no aparelho do estado, através de suas numerosas vertentes. Isso acontece nas barbas das autoridades ditas competentes e em todos os escalões da vida pública brasileira – afinal, Correios, Caixa Econômica, Polícias, BNDES, Casa Civil, Congresso Nacional não nos deixam dúvidas. Aliado a tudo isso um clima de impunidade de fazer inveja ao mais ensaboado dos mafiosos.
                        Assim, no geral, a alma do brasileiro está sufocada num perigoso contexto de desalento, de inércia, de silenciosa resignação. Entretanto, será possível, apesar de tudo, alguma mudança, alguma perspectiva de melhora, pelo menos algum paliativo que nos devolva a esperança? Algo, enfim, que nos venha tirar desse estado de degradação? Sim, degradação. Políticos roubam e nada lhes acontece; perigosos marginais são livres pelas facilidades da legislação e pela incúria da Justiça, voltando a praticar horrores; funcionários públicos são flagrados recebendo propina, dinheiro vivo à mão, e são defendidos pelas maiores autoridades do país... Com que termo, então, se nomina tal fenômeno? Degradação é o que me ocorre. Afrouxamento de princípios, relativização de valores, adulteração de normas e entronização do império da vantagem – buscada e cultivada a todo custo. Sim, que nome se dá a isso?
                        De repente, um fiapo de idéia me ocorre, um leve pensar, uma breve sensação de conforto. Pela constatação de que, apesar de tudo, os marginais e os corrutos jamais vencerão. É questão numérica. Vejam: as residências são tantas que eles jamais darão conta de arrombar todas; a merenda escolar tem tonelagem tão grande que nunca será totalmente desviada; os jovens são tão numerosos que os traficantes nunca conseguirão drogá-los totalmente; os carros são tantos que os ladrões nunca conseguirão puxar todos; a população é tão numerosa que nunca será seqüestrada e/ou assaltada em sua totalidade; as repartições públicas são tantas que nunca serão totalmente corrompidas; o orçamento público, de tão gigantesco, mesmo sendo sistematicamente assaltado, nunca será zerado; Ah, grande consolo... Isso lá é idéia, cara pálida. Ah, Brasil... Cadê as autoridades? Auuutoooriiidaaadeeeees!!!

PARA QUE MEU PAI LEIA EM VIDA


Por Flávio Rezende*

            Não tenho dúvida nenhuma que alguns leitores vão me considerar doido com a leitura do presente “escrito”, como costumo descrever as coisas que produzo para jornais e sites da internet, além de publicar em livros.

            Não me incomodo, doido mesmo é o amor que sinto por meu pai, motivo deste atual “escrito” e, vou revelar logo de cara o motivo. Meu querido e amado pai já chegou à idade dos 88 anos e, está bem de saúde, mas, não preciso dizer que é uma idade bem avançada, o que pode leva-lo a um desencarne repentino, levando em conta ser meu amor já portador de diabetes, hipertensão, vários stents, marca-passo e ter entupimentos bem comprometedores e sérios.

            Por causa do exposto, muitas vezes me pego pensando no “escrito” que vou produzir quando o adeus for uma realidade, sempre imaginando se ele vai de alguma maneira ler o mesmo.

            Não gosto de hipocrisia e costumo ser bem objetivo em minhas coisas, por isso, revelo que a fé que tenho no espiritismo não é 100%, confesso que, quando penso se papai vai ou não ler o que escrevi para ele no pós-morte, sinto um vacilo e, admito que isso possa não acontecer de fato.

            Diante desta dúvida atroz, decidi escrever antes do desencarne, para ter a certeza que ele leu mesmo e, assim, não carregar esta dúvida eternamente. Antes de escrever, gostaria de declarar aqui que, todas aquelas coisas que muitos se arrependem de não terem feito aos entes queridos em vida, eu faço. Telefono para meus pais praticamente todos os dias, participo de partilhas diversas sem contestação e com alegria, levo para consultas, durmo no hospital, digo que amo, faço cartões nos dias especiais e, procuro ter uma conduta ética e moral aceitável em nosso contexto social, agradando assim o seu ser que não encontra no meu, problemas e desvios de conduta, que muitas vezes entristece e encurta a vida dos pais queridos e preocupados com a prole.

            Meu querido e amado pai, fique sabendo que não existe um fim, quando em sua jornada foram plantadas roseiras que exalarão eternamente o doce perfume dos bons valores na vida de todos aqueles que com ti tiveram profícuo contato.

            O choro inevitável é apenas o líquido que rega essas roseiras e, os soluços momentâneos, só revelam os terremotos interiores que nos sacodem nestes rituais de despedida tão difíceis, porem, culturais e necessários.

            Meu inesquecível e professor pai, essas roseiras que cultivou no jardim de sua existência são tão significativas para este filho que o ama tanto, que ao me aproximar de um grupo de dentistas, sentirei ali o perfume adocicado de sua valiosa contribuição a esta área, tendo sido o orador da primeira turma de Odontologia da UFRN, exercido vários cargos nas entidades classistas, recebido todas as honrarias locais e nacionais da profissão, além de ter uma sala em seu nome na sede da ABO/RN. O senhor nunca foi um dentista qualquer, foi no consultório um competente e elogiado profissional liberal, que extrapolou o conforto do lar e serviu a Odontologia sem ganhos extras, com muitas horas de serviço voluntário produtivo e eficaz.

            Meu estimado e correto pai, quando este seu neófito filho entrar numa agência qualquer do Banco do Brasil, sentirá o suave perfume de sua valiosa colaboração a esta entidade nacional, igualmente exercendo vários cargos dentro e fora do banco, tendo sido presidente e diretor da AABB, além de fundador da CASSI, entre outras valiosas colaborações que a categoria sabe e reconhece, dai as muitas placas e condecorações recebidas.

            Meu atuante e maravilhoso pai, quando este filho aprendiz observar as unidades militares da vida, poderá perceber no ar o forte cheiro do perfume que revela sua passagem por este setor da sociedade brasileira, sendo reverenciado em desfiles militares como dos últimos a compor a Força Expedicionária Brasileira, com o destaque de ter seu nome e foto dando nome a sala dos alunos do NPOR do 16º RI.

            Meu simpático e bem humorado pai, os melhores perfumes das mais badaladas roseiras vão estar ainda pairando na turma de hidroginástica do professor Milton na Praia do Forte, nas salas dos cinemas que frequentou com assiduidade de cinéfilo, nas reuniões diversas que participou em muitos momentos de sua vida, seja no prédio onde mora, no Lions, Rotary, Igreja Católica e, principalmente, nas confraternizações com seus filhos, todos nós loucos de amor e de paixão pelo senhor e por sua conduta moral, sua humildade, sua serenidade, sua prestimosidade.

            Sei que por ter o dom da escrita, teria eu a missão dessa confissão pública de amor, sabendo também ser porta-voz dos manos Júlio, Leila, Fernandinho, Lila e Jorge, pois, quando estamos nós a confabular as coisas da vida, é unanimidade o carinho que todos temos pelo senhor Fernando Rezende e por mamãe Miriam, dupla que nos trouxe ao mundo, para que de camarote pudéssemos assistir a uma verdadeira aula de amor aos filhos.

            Então pai, quando a hora chegar, chorar, soluçar será inevitável, mas, temporário, o que vai ficar mesmo, é esse perfume que o senhor exala e que nos torna cada vez mais felizes de termos encarnados em meio a um roseiral tão maravilhoso.

            De onde esteja, vendo tudo ou não, torça para que os espinhos que também estão presentes no roseiral afugentem todos os males que queiram por ventura, se aproximar.

            Seu perfume vai estar sempre por ai, doce e querido pai. Todos nós te amamos ad infinitum.

·              * É escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN (escritorflaviorezende@gmail.com)