segunda-feira, 27 de maio de 2013

Empresários pedem redução de taxas tributárias,mas secretário diz que não pode atender agora

Os empresários de bares e restaurantes deixaram claro que a retirada da taxa de 10% de serviço na base de cálculo da cobrança do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços- ICMS e a redução da alíquota de 4 para 2% são as saídas para deixar o setor em condições de competitividade com os estados vizinhos.
Isso ficou claro nos debates da audiência pública sobre a “Desoneração Tributária como Fator de Aumento da Arrecadação e Consolidação do Turismo Potiguar”, realizada na Assembleia Legislativa, numa iniciativa do mandato do deputado Hermano Morais PMDB.  
No entendimento dos representantes das associações que movimentam o turismo e proprietários de restaurantes que externaram seu pensamento durante a audiência, o setor está sofrendo pela falta de competitividade e lembraram que “é preciso desonerar, porque o turista precisa encontrar oferta de alimentação. Turismo sem alimentação é totalmente impossível’”.
No entanto em sua participação, o secretário de Tributação do Estado José Airton da Silva não teve uma resposta positiva para atender o setor. “O momento nos impede tomar decisões que desonerem os tributos, em função da situação financeira do Estado. Estamos passando por uma crise muito grande. Não posso permitir que ao final do mês a governadora não tenha o dinheiro para pagar o funcionário, se não vocês não vão ter clientes”, afirmou.
De acordo com dados do setor, a desoneração que está sendo solicitada teria um impacto de apenas  0,11%  na arrecadação do  ICMS .  Reunindo outras receitas tributárias do Estado, significaria  uma redução de arrecadação de apenas 0,6 ou 0,7 %.
Hermano Morais, ao encerrar a audiência disse que esperava ter saído com uma resposta positiva para o que está sendo solicitado. No entanto, há perspectiva de reversão do quadro, para que o setor de turismo seja consolidado e passe a ter competitividade com os estados vizinhos. “Vamos reverter esse quadro, com argumentos. Vamos continuar discutindo para convencer o governo do Rio Grande do Norte para que faça essas mudanças em benefício do desenvolvimento do Estado, concluiu.
Participaram da audiência pública os secretários de Estado da Tributação, José Airton da Silva; do Turismo, Renato Fernandes da Silvia; representante da secretaria de Desenvolvimento do Estado, Neil Amstrong; vice-presidente nacional da Abrasel, Bob Fong; presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-ABIH, Habib Chalita; diretor presidente do Natal Conventom Bureau, George Costa; Presidente da Abrasel-RN, Max Fonseca; representante do Sebrae, Marília Aranha; vice-presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes, Paulo Galindo; Presidente da Emprotur, Sandro Pacheco; deputado Walter Alves e vereador por Natal, Felipe Alves.

Oficina de Lightroom – Fluxo de Trabalho Digital

Pague em até 12 vezes no cartão

Programa para a pós-produção de imagens, o Lightroom é uma poderosa ferramenta criada especialmente para o fluxo de trabalho dos fotógrafos.

No dia 1º de junho (sábado), das 14h00 às 16h00, o Foto Practical – Estúdio & Escola – vai começar uma “Oficina de Lightroom” para fotógrafos profissionais, amadores avançados ou para quem trabalha com imagens. O curso terá duração de seis aulas cm vagas limitadas.

O Lightroom é um programa de edição de imagens e uma ferramenta de produtividade do fluxo de trabalho. Ele fornece praticamente tudo que os fotógrafos necessitam para gerenciar, editar e apresentar todas as imagens em um único pacote simples, organizado, rápido e intuitivo.

SERVIÇO
Oficina de Lightroom 4 – Fluxo de Trabalho Digital
Início | 1º de junho (só aos sábado – 06 aulas)
Horário | 14h00 às 16h00
Investimento | R$ 300,00 a vista
Ou em até 12 vezes pelo Pague Seguro
Informações: 84 3211-5436 / alexgurgel@supercabo.com.br

"O adeus ao menino que ensinava delicadezas"

Foto: Ana Flávioa Gomes
O Povo

André Salgado morreu ontem, em Natal (RN), após queda do 21º andar de um edifício. Repórter fotográfico do O POVO desde 2011, ele tinha 24 anos. O velório será hoje, no Cemitério Parque da Paz, em Fortaleza

De repente, algumas pessoas ficam longe dos olhos. Impotentes, procuramos, entre os retratos, os sorrisos que tanto iluminaram. A fotografia nos encara e lembra: tudo dura apenas um instante. Quando quem surge na imagem é André Salgado, 24 anos, acrescenta: cada momento deve ser intensamente vivido. A impossibilidade de vê-lo, na presença, se torna ainda mais dolorida.

Enquanto fotografava amigos na sacada do 21º andar do Edifício Jardins do Alto, localizado na zona leste de Natal, no Rio Grande do Norte, André Salgado se desequilibrou. Segundo o Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep) de Natal, o fotógrafo caiu de uma altura aproximada de 100 metros, às 10h20 de ontem. Morreu instantaneamente.

André estava no O POVO desde 2011, onde atuava como repórter fotográfico. No Facebook, a repórter especial Ana Mary C. Cavalcante escreveu: “imagino que sua avó lhe tenha amparado a queda (ela faleceu em 23 de janeiro deste ano), antes que você pudesse sentir a morte. E, quando você compreender tudo o que está acontecendo, por favor, volte de alguma forma - em sonho, em som, em saudade ou mesmo em outro alguém - para dizer que não doeu, para aliviar a dor que sentimos por não compreender”. Muitos amigos compartilharam fotos e mensagens de admiração.

Na Faculdade 7 de Setembro (Fa7), onde cursava Publicidade, André será homenageado, a partir das 09 horas de hoje, pelos próprios alunos. Segundo o coordenador do curso, Dilson Alexandre, em breve também será realizada exposição de fotos de André.

Tânia Salgado, tia de André, informou ao O POVO que o velório ocorrerá no final da tarde de hoje no Cemitério Parque da Paz.

Aos amigos e familiares, André repetiria com o melhor sorriso (aquele cheio de dentes e uma covinha charmosérrima): “relaxe, pessoal, relaxe!” Se pudesse, hoje nos abraçaria com a mais bonita alegria, ao ponto de termos a certeza de que ele está bem. Costumava ser assim. Para ele, a felicidade sempre foi possível. Não que a vida fosse fácil, nunca é. André sabia enxergar e nos ensinava a ver com delicadeza. Seus olhos eram lindos. (colaborou Emmanuel Montenegro)

domingo, 26 de maio de 2013

Balança comercial

Francisco Edilson Leite Pinto Junior 
Professor, médico e escritor.

“Nós somos os homens ocos, nós somos os homens empalhados apoiados uns aos outros, a cabeça cheia de palha. Ai de nós!” (T. S. Eliot)

            Era uma vez um homem que morava de frente para um rio. Vivia uma vida pacata e sem estresse. Até que um dia, ao acordar, e abrir a porta da sua casa, se depara com um corpo boiando. Ele entrou rapidamente no rio e salvou o homem que estava se afogando. No outro dia, ao abrir a porta da sua casa, ele se deparou com três corpos boiando: conseguiu salvar um, mas dois morreram... e assim, pelo resto de sua vida, ele passava o dia salvando e enterrando corpos. Nunca passou pela sua cabeça de ir rio acima, e pegar quem estava afogando os corpos. Esse homem por não entender nada de balança comercial (ele só pensava em importar os corpos do rio para a margem, sem se preocupar com quem exportava os mesmos para o rio), estava fazendo um trabalho sem utilidade alguma...

            Confesso: não entendo muito sobre balança comercial, mas o pouco que sei é que, quando as importações são maiores do que as exportações, isso leva a um déficit na economia. Pelo visto, não só sou eu que não entendo muito desse tema...

            O Governo Federal - assim como o homem que morava a beira do rio-, também entende muito pouco ou nada sobre balança comercial. Por isso que não me espanto com a inflação galopando a passos largos, e os passos de formiguinha dos nossos índices econômicos, onde o pífio PIB (Produto Interno Bruto: um Pibinho na verdade) é cada vez mais acanhado, a cada ano.

            Longe, mais muito longe de mim, ser contra a vinda de médicos cubanos para o nosso país, desde que seja dentro do que se determina e com um REVALIDA: sério e justo... Até porque se vierem médicos como Zaíra e Raul (excelentes profissionais tanto na ética e na técnica, quanto no humanismo, e que Fidel Castro e a sua revolução “democrática” não os quiseram em Cuba), que sejam muito bem vindos! O que se questiona aqui é que tentar resolver o problema da saúde pública desse país, apenas importando médicos estrangeiros, é de uma mediocridade que beira a estupidez.

Todo mundo está careca de saber que o médico brasileiro não fica no interior, porque lá não há a menor condição de exercer nenhum tipo de medicina. E não adianta pagar “excelentes” salários (que só são pagos nos primeiros meses de um contrato informal... cadê a carreira médica?!), pois como diz os Titãs: “A gente não quer só comida; a gente quer comida, diversão e arte... A gente não quer só dinheiro; a gente quer inteiro e não pela metade!”. E engana-se quem pensa que a medicina preventiva só é feita com conversas e chás: isso é de uma injustiça que só as mentalidades tacanhas, medíocres e estúpidas podem acreditar!

Mesmo Cristo - que é o caminho, a verdade e vida, pois ninguém vai ao Pai senão por ele-, quando realizou as suas curas, está lá na Bíblia, em duas (quando curou o aleijado: utilizou uma piscina; quando curou a mulher que sangrava: estava vestido), ele precisou ter um mínimo de condições, além da sua fé e amor!

Se o Governo Federal quer mesmo resolver o problema da saúde deste país, que pare de “brincar” de balança comercial. Que vá ao cerne da questão: EDUQUE A POPULAÇÃO! Pois só uma população educada e livre é capaz de saber o que é melhor para si... Uma população educada e livre saberia que jogar lixo nas ruas é igual a aumentar os índices de dengue... E o interessante é que o próprio Ministério da Saúde, quando faz a sua apresentação sobre Rede de Atenção às Urgências, está lá no centro do slide: “SE BEBER, NÃO DIRIJA!”, ou seja, não adianta só construir UPA’s, Hospitais, Unidades Básicas de Saúde, etc. etc. se isso não estiver atrelado à educação da nossa população. Aliás, acho até que o Ministro da Educação, se não acumu lasse as duas funções, que pelo menos eles trabalhassem na mesma sala, pois saúde e educação são irmãos siameses!

Uma população educada e livre (sem muletas de bolsas disso e de vales daquilo) saberia que antes de importar médicos estrangeiros, primeiro faríamos as exportações... EXPORTAÇÃO de ladrões que a cada dia, nas tenebrosas transações, diminuem não só o patrimônio de toda uma nação, mas destroem os nossos sonhos, matam as nossas esperanças e acabam com o nosso futuro; EXPORTAÇÃO de prefeitos, que bastam se sentirem “ameaçados” pelos médicos, os expulsam do seu município, deixando a população sem nenhuma assistência; EXPORTAÇÃO de cegos, que condenam pobres e absolvem ricos de colarinho branco (porém, encardido de rapinagem); EXPORTAÇÃO de empresários corruptos, que entram no jogo do superfaturamento de obras, por terem que dar “mesadas e me nsalões” aos parasitas e vermes da nação; e EXPORTAÇÃO de eleitores, que por um chinelo, por uma dentadura, por uma feirinha, vendem a sua consciência (nem sei se eles têm consciência) e mantêm todo esse processo de podridão, ano após ano...

O Brasil tem jeito! Mas, enquanto a sua balança comercial não estiver equilibrada (menos importação e mais exportação), e isso não for levado a sério, não haverá superávit, e qualquer tentativa de melhorar alguma coisa nesse país, inclusive a saúde, será igual ao homem que morava em frente ao rio... inútil, inútil!

Tão inútil, como retirar o sofá da sala, para não ser traído...

A DESCOBERTA DO PRAZER PESSOAL É UM MERGULHO NO PARAÍSO


Por Flávio Rezende*

Apesar de a Terra ser um planeta muito limitado diante das potencialidades que a vastidão cósmica apresenta e de nossa condição de ignorantes galácticos obscurecerem o que ainda nos aguarda no futuro promissor, ainda assim o ser aqui congregado em expiatória passagem tem possibilidades de vivências felizes, as quais devem gozar, sob pena de vagar mais tempo ainda em ambientes tão rudes, diante do que nos reserva a vida no porvir.

A descoberta das alegrias que carnavalizam nossas existências com serpentinas de inigualável prazer precisa ser feita o mais rápido possível, para que cada um de nós incorpore ao cotidiano, alguns momentos para o desfrute destes passatempos, tornando o ser individualizado uma fonte unitária de radiação harmoniosa, contribuindo assim, a partir do um, para um todo de plenitude coletiva, dando vida à premissa de que a felicidade geral é um ajuntamento de gozos pessoais.

Algumas regrinhas básicas e já bastante conhecidas de todos nós terráqueos, no entanto, precisam ser lembradas, para que essas felicidades pessoais obtenham o passaporte devido para influir no paraíso unificado da coletividade. Esse momento ímpar, essa catarse universal, só pode ser atingido quando essas alegrias pessoais estão imantadas por uma ética do bem, por atos, ações e pensamentos que não estejam contaminados por egoísmo, maldade e hipocrisia.

Diante do exposto, é necessário buscar no cotidiano tudo aquilo que nos dá prazer, oferecendo o atual conjunto de possibilidades, espaços para felicidades diversas no campo cultural, nos esportes, na gastronomia, nos ambientes naturais, na família, religiões, associações humanitárias, ciências acadêmicas, turismo e no lazer de maneira geral.

Como autor do presente escrito, sinto-me na obrigação de tornar público os meus momentos, ficando muito feliz quando caminho e escuto as músicas de minha predileção, aliando as duas coisas com o mergulho em bons pensamentos e elaboração de profícuos projetos sociais, tornando meu ser extremamente feliz nesta mistura, ao ponto de verter lágrimas e de sentir algo tão bom, que se fosse possível, eternizaria e elegeria como o mais forte momento de êxtase pessoal obtido em passagem pela presente matéria.

Outra ação que remete meu ser para o paraíso do prazer é este ato que agora desempenho, o de escrever. Quando tomo a decisão de realiza-lo, a qualquer parte do dia, imediatamente uma coisa boa assoma minha mente e tempera meu corpo, ficando ansioso para que logo possa sacramentar o ritual de sentar, dedilhar e, tornar real para sempre, alguma ideia, alguma reflexão, algum pensamento, buscando assim retirar a virgindade da página em branco com letrinhas pretas em Arial 12, que possam conter algo ou alguma coisa, útil para alguém, na esperança que um possível leitor, retire do contexto publicado, alguma serventia positiva para sua vida.

Sendo assim caro leitor, proponho que busque identificar as coisas legais que lhe dão extremo prazer e, encontre tempo para executá-las, desde que tenham em seu bojo, as leis planetárias da boa convivência e que, ao serem postas em prática, colaborem para este paraíso universal da alegria coletiva, do gozo cósmico, afinal, nosso planeta só vai poder entrar no clube dos demais já mais adiantados, quando a galera vendo de fora o conjunto das nossas ações, decida que estamos mais para o bem, que para o mal e, o exercício contínuo das coisas que nos tornam mais feliz, certamente acelera este processo, tão importante e necessário, para que possamos viver mais e mais mergulhados nas coisas legais, herança divina que nos é de direito e, que, por ignorância e repetidas falhas, não acessamos ainda devidamente.

* É escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN (escritorflaviorezende@gmail.com)

A VITÓRIA (MUITAS VEZES) VEM DE LONGE


Públio José – jornalista
(publiojose@gmail.com)

                            Um homem muito sábio falou certa vez que o suicida ao buscar a morte não está propriamente querendo colocar um ponto final na sua existência. Com seu gesto, está, na verdade, procurando desesperadamente uma saída, um novo ambiente onde possa continuar os seus dias. Um novo lugar onde possa se situar longe das angústias, dos problemas que o estão atingindo com magnitude tal a ponto de instigá-lo a querer exterminar a própria vida. Por esse raciocínio, ao suicida não está faltando o desejo de viver. Acima do sentimento de morte se sobrepõe a vontade ardente, sobre-humana, irracional até, de buscar uma saída, uma porta que lhe ponha em contato com uma nova realidade de vida. Deixando de lado nessa questão aspectos filosóficos, religiosos e sociais, o que essas pessoas adquiriram, na verdade, foi uma noção equivocada de que o tempo e o espaço para elas acabaram, deixaram de ocorrer.
                        É como se, em linguagem militar, o campo de manobra do comandante não existisse mais. Ou por outra, é como se ele não tivesse mais nenhum espaço para operar com o seu exército em razão do maior poderio do inimigo. Em circunstâncias assim o que fazer? Para alguns é chegado o caos, o término de tudo; para outros, apesar das dificuldades, ainda há tempo de buscar alternativas, de retirar da mente o direcionamento que apontará para inúmeros outros caminhos. No caso militar, a rendição pode ser uma saída, uma operação que poderá embalar sonhos de vitórias futuras – apesar do clima de derrota se fazer tão presente. A História está repleta de casos e exemplos de grandes personagens que se tornaram grandes personagens pela busca incessante de novas saídas, de novos rumos, mesmo quando a realidade presente sinalizava para o fim, para a derrota, para a morte até.
                       Já o problema do suicida é que a sua luta se trava noutro plano. Num patamar, lamentavelmente, sem volta. Super dimensionando a extensão dos seus problemas, de seus traumas, de suas desconexões, o suicida lenta e inexoravelmente se encaminha para um beco sem saída, deixando de lançar o olhar para novos relacionamentos, novos horizontes – de onde poderá descortinar uma outra dimensão para suas dores. Deixando, assim, de vislumbrar as inúmeras soluções que existem para seus problemas. É o que os psicoterapeutas indicam como “fechar a janela da inteligência” – um eufemismo que significa fechar os arquivos do cérebro, da memória, torná-los inacessíveis para as incontáveis alternativas que ali nós podemos buscar. Quer dizer, as soluções existem. Os arquivos do cérebro estão prontos para apontá-las. Resta a essas pessoas tomar uma atitude: buscar.
                        A diferença nas pessoas está, então, em crer ou não crer, em enxergar ou não além da sua própria realidade. O que dita as reações da grande maioria – e do suicida em particular – é o problema que está à sua frente. Dominador, torturador, inclemente. Churchill, por exemplo, foi um personagem maravilhoso no sentido de olhar muito além do seu próprio horizonte. Para onde Churchill direcionava o olhar que vislumbrava a vitória em uma guerra que tudo indicava perdida? A realidade era de dor, de sofrimento, de caos. Onde subsistia nele uma chama, uma visão, uma resistência que ninguém via – e que acabou por contagiar um país inteiro, um povo em sua quase totalidade? Churchill estava convicto de que a vitória viria de longe. Na verdade, seu olhar estava fixo num horizonte muito além do doloroso cenário de guerra.
                       Sua fé e convicção atravessavam mares, oceanos, e repousavam noutro continente, fixando-se no poderio do emergente exército americano. Essa sensação de alento irrigava seus dias e suas noites, àquela altura tão sombrios, trazendo-lhe ao coração um sentimento de que a hora do povo inglês, embora aparentasse tardar, logo logo chegaria. Uma postura assim faz uma grande diferença entre as pessoas. E reforça a idéia de que para alguns está fechada a estrada da fé, da esperança, eventos que para estas se apresentam incertos, longínquos, inalcançáveis; já a outras pessoas é dado conviver com a fé, com a convicção forte, ininterrupta, de que dias melhores virão. De que a vitória, traduzida em paz e alegria, mesmo demorada, ocorrerá. Às vezes vinda de perto; às vezes vinda de longe. Que importa? O essencial é aprender a olhar além da própria dor para, assim, alcançar a vitória. É assim ou não?                 

sábado, 25 de maio de 2013

RECADO

"Bem pessoal.

Estamos querendo implantar uma movimentação para os sábados no Clube de Engenharia.

Faremos uma experiência no segundo Sábado de Junho, dia 08, a partir do meio dia até às 15h30, onde haverá uma mistura de Samba (Grupo Pagozando), feijoada e espetinho, à vontade.

Com a senha (pulseira) individual ao preço de R$35,00. Não incluso bebidas. Deverá ser uma tarde muito agradável como opção para os vespertinos dos sábados.

Após este horário, nos sábados em não havendo futebol, o palco fica aberto para as canjas que se fizerem necessárias, sempre com aquele atendimento nota 1000 do "restauranteur" Temístocles e sua trupe no bar e restaurante.

Nossa funciona no Clube de Radioamadores, ali vizinho à Cidade da Criança.

Atenciosamente.

Engº Jorge Lira
Diretor Social".

Tropa Trupe realiza Encontro Potiguar de Malabares e Circo todas às segundas

A pouco mais de um mês de volta a cidade a Tropa Trupe já começa a pautar agenda cultural de Natal. Toda segunda-feira, a partir das 18h, na Praça Vermelha - Centro, está sendo realizado o Encontro Potiguar de Malabares e Circo.

O encontro semanal de malabares e circo é uma prática que já acontece em outras cidades do Brasil e do mundo com a proposta de estimular a troca, o aprendizado, e claro, a diversão!

O evento é aberto a todos e a participação é gratuita. Chegue mais, participe e divulgue para os amigos.

Tropa Trupe 
A Tropa Trupe é um grupo de artistas circenses que surgiu em Natal (RN) no ano de 2006 e desde então vem divulgando e resgatando a alegria do circo por meio da criação e apresentação de números e espetáculos.  Modalidades como perna de pau, malabares, pirofagia, luminotecnia, tecido, corda tensa, arame, monociclo e palhaço fazem parte do repertório da trupe.

Atualmente a Tropa Trupe é um dos mais conhecidos grupos circenses do Nordeste, sendo contemplado anualmente em diversos editais e premiações nacionais e locais. O grupo passou aproximadamente um ano pelas estradas do Brasil e da América Latina e volta trazendo na bagagem muitas experiências e novidades.

Ana Paula Silva

VEM AÍ O BAILE DA FAVORITA EM NATAL


O evento, que é sucesso no Brasil todo, chega a Natal em grande estilo. O Centro de Convenções vai receber a segunda edição do Baile da Favorita na capital Potiguar no próximo dia 31. As atrações confirmadas são: MC Marcinho, Buchecha, DJ Tubarão e DJ Helen Sancho.

Para quem não conhece a festa, o Baile da Favorita surgiu em 2011, no Rio de Janeiro e foi criado pela promoter Carol Sampaio, que acompanha de perto todas as edições do baile. “Nunca imaginei que isso fosse se tornar tão grande, mas hoje vejo que estou realizando sonhos a cada novo dia. Vou a todos os bailes pra acompanhar de perto se tudo está do jeitinho que planejamos”, contou a criadora do evento.

Baile da Favorita
Atrações: MC Marcinho, Buchecha, DJ Tubarão e DJ Helen Sancho
Data: 31 de Maio
Local: Centro de Convenções, na Via Costeira
Horário: 22h
Área única com Open Bar de Cerveja Budweiser.
Vendas: VR Mandi (3º piso do Midway Mall - antiga D Hall).
Valor (1º lote): R$70
Forma de pagamento: em dinheiro
Venda online: www.showdeingressos.com.br (aqui existe a opção de pagamento com cartão de crédito).
Informações: www.carnatal.com.br e Telepesquisa

Mixmidia Assessoria de Comunicação

5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE 3 A 5 DE JUNHO NO IFRN DA CIDADE ALTA

INSCRIÇÕES NO SITE DA PREFEITURA DO NATAL
  
A Prefeitura do Natal, através da Funcarte, está convocando toda a classe artística da cidade para a realização da Conferência Municipal de Cultura, de 03 a 05 de Junho, no IFRN da Cidade Alta (Avenida Rio Branco). Nesta Conferência serão traçados os planos, ações e diretrizes das políticas culturais da cidade para o Plano Municipal de Cultura, já que a capital potiguar integra o Sistema Nacional de Cultura. A Capitania das Artes ressalta que as inscrições estão sendo realizadas no site da Prefeitura do Natal  www.natal.rn.gov.br .
A abertura acontece no dia 03 de junho (segunda-feira) com a presença do prefeito Carlos Eduardo, do presidente da Funcarte, Dácio Galvão e do Secretário de Articulação institucional do Ministério da Cultura, Marcelo Pedrosa.
Nos dois dias seguintes (04 e 05), das 8h às 12h e das 14h às 18h, acontecem as discussões temáticas dos Grupos de Trabalhos por áreas de atuação. 
Serão discutidos temas como a “IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA”, “PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL”, “CIDADANIA E DIREITOS CULTURAIS” e  “CULTURA E DESENVOLVIMENTO”.
Ao final da Conferência Municipal de Cultural acontece a eleição dos representantes do segmento cultural do Conselho Municipal de Cultura.   A  realização da Conferência Municipal de Cultura segue as diretrizes e temas da Conferência Nacional de Cultura (CNC) e acrescenta também assuntos locais.

"Cinema na Praça" volta no próximo dia 06 de junho


Com o tema "Traga sua família que nós levamos a pipoca", a Prefeitura de Extremoz retorna às atividades do projeto cultural 'Cinema na Praça"  no próximo dia 06 de junho e a localidade a receber a caravana será o conjunto Estrela do Mar. A ação retorna com novidades, entre elas, a ação múltipla de oferta de serviços das secretarias do município. A ideia é que seja levada às praças não só o cinema gratuito, mas cultura e lazer e assistência social.

O novo cronograma disponibilizado pela Prefeitura contempla 27 comunidades de Extremoz. As sessões continuarão sendo exibidas às quintas-feiras a partir das 18h30 nas praças das localidades ou em outros espaços públicos ao ar livre. As sessões serão transmitidas através de telão fixado no 'Carro do Cinema'.

Cronograma

06 de junho - Conjunto Estrela do Mar;
20 de junho - Genipabú;
27 de junho - Vila de Fátima;
04 de julho - Pitanguí;
11 de julho - Centro Antigo;
18 de julho - Passagem da Vila;
25 de julho - Capim;
08 de agosto - Estivas;
15 de agosto - Campinas;
22 de agosto - Comum;
29 de agosto - Jardins de Extremoz;
05 de setembro - Araçá;
12 de setembro - Contendas;
19 de setembro - Santa Rita;
26 de setembro - Malvinas;
03 de outubro - Renascer;
10 de outubro - Muricí;
17 de outubro - Barra do Rio;
24 de outubro - Redinha Nova;
31 de outubro - Carão;
07 de novembro - Alto Extremoz;
14 de novembro - Santa Maria;
21 de novembro - Coqueirinhos;
28 de novembro - Grutas;
05 de dezembro - Iraque;
12 de dezembro - São Miguel Arcanjo;
19 de dezembro - Barreiros.

Informações e foto de Gilmara Costa

Livro do Bem


A Casa Do Bem vai lançar o livro Letras & Imagens do Bem - Vol 6, no próximo dia 07 de junho, uma sexta, a partir das 19h na livraria Saraiva do shopping Midway Mall, sendo o livro uma coletânea de autores diversos, que escrevem textos que provocam bem estar nos leitores. O livro contém ainda artigos do escritor, jornalista e presidente da Casa do Bem, Flávio Rezende, um resumo das ações humanitárias da entidade e, tem ilustração de fotos do artista plástico e professor Vicente Vitoriano.
     Editado pela Plena Comunicação e impresso na Offset Gráfica, o livro vai ser vendido pelo preço de R$ 30,00 e a renda é toda revertida para as ações humanitárias desenvolvidas na ONG.

Por Flávio Rezende

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Extremoz te convida; Santo Antonio te espera


Durante os seis dias de festa junina do município o público conviverá com uma cidade cenográfica especialmente planejada

Com o tema “Extremoz te convida; Santo Antonio te espera”, o município está organizando seis dias de festa junina, que ocorrerá de 10 a 15 de junho, na Arena Cultural Estrela do Mar, com atrações variadas, entre elas as bandas Dedin Gouveia, Farra de Rico, Ferro na Boneca, Forró Pegado, Reginaldo Rossi e Solteirões. A festa começa todos os dias às 16h, se estendendo até a madrugada.

Além dos shows, durante todos os dias de festa haverá trio de sanfoneiros, brincadeiras infantis, como gato no pote, corrida de saco e corrida do ovo, grupos folclóricos, Casa do Sanfoneiro, Rancho do Povo, apresentação da Banda Municipal, quadrilhas estilizadas, Trio Guajirú, Banda Pé de Urtiga, quadrilha Matuta, Xote das Meninas, Dança do Coco, Maculelê, Trio Santa Maria, Forró no Couro, Forró Riqueza, Capoeira Nossa Terra, Xamego Novo, Quadrilha Destaque, Alvimar Farias, Boi de Reis, chegada do Trem do Grude, Trio Bochecha, entre outras.

Durante os seis dias de festa o visitante poderá conviver com uma cidade cenográfica que contém capela, sapataria, farmácia, lojas variadas, sapateiro, costureira, Casa do Artesão, bares, Casa do Grude, restaurantes, etc. Já na entrada da cidade serão recebidos na Casa do Sanfoneiro, com muito forró e um telão com filme sobre Santo Antonio.

Feira

Durante o evento o município irá realizar a “1ª Feira de Negócios de Extremoz”, visando o aquecimento da economia local, oportunizando geração de emprego e renda por meio de novos negócios. A iniciativa soma-se ao favorecimento do turismo religioso, o artesanato e a gastronomia da cidade. (LS).

ENTREVISTA

CONVITE


quinta-feira, 23 de maio de 2013

FILME COMPLETO

PEC DAS DOMÉSTICAS

1º FESTIVAL DE RISOTTO DO MAMMA ITÁLIA

A cozinha do Mamma preparou 3 receitas exclusivas para o evento. 



Prato típico do norte da Itália,  deliciosa iguaria é feita com arroz e pode ser preparada de várias maneiras. Apreciado em todo o mundo, esse prato é um clássico da cozinha italiana. Os mais apaixonados pela gastronomia do país afirmam que a iguaria surgiu na cidade de Milão, mas que a sua receita original teve tantas modificações que dificilmente é encontrada, mesmo nos restaurantes italianos. Risotto significa literalmente arrozinho e é  sem dúvida um dos pratos mais populares da Itália (juntamente com o pão e com as massas). Muito versátil, o prato pode receber diversos tipos de queijos, carnes e legumes em suas receitas.

Entre os dias 23 e 25 de maio de 2013, o Mamma Itália Restaurante e Pizzaria realiza 1º Festival de Risotto. A cozinha do Mamma preparou 3 receitas exclusivas para o evento. São eles:

Risotto de Camarão e Abobrinha

Risotto Primavera com Legumes e Caciotta Defumada


Risotto de Abóbora Amarela com Crispy Bacon

Provérbio indígena:

"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro." 

Programação da semana do Balada Bar


Nesta quinta-feira (23), a partir das 20h, o Balada Bar recebe a Banda F5. Com um repertório voltado exclusivamente para o público alvo do estabelecimento, a banda relembra os grandes sucessos de outras décadas como também prestigia músicas lançadas recentemente, numa verdadeira mistura de ritmos.
Já na sexta-feira (25), Pedro & Erick voltam a se apresentar inundando o Balada Bar no ritmo sertanejo da melhor qualidade. A partir das 20h.
No sábado o samba predomina com a Banda NG, apresentando um repertório recheado de samba/pagode com uma pegada diferente. Vale a pena conferir. O samba do Balada começa às 17h.
O Balada Bar está localizado na Av. Xavier da Silveira, 936, Morro Branco. Fone: 2010-1920.

Diretor da TV Assembleia destaca que RN está na frente na instalação da rede digital

O diretor da TV Assembleia-RN, jornalista Maurício Pandolphi disse nesta tarde, ao participar do Workshop sobre TV Digital, realizado dentro da programação da XVII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, que o Rio Grande do Norte está em fase de instalação da Rede Legislativa de TV Digital.

“O nosso Estado foi o primeiro a organizar um workshop com as câmaras municipais para tratar do assunto. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN) determinou que o projeto fosse iniciado com urgência. A TV Assembleia já tem pronto um transmissor em Mossoró, aguando apenas a consignação de um canal digital pelo Ministério das Comunicações para ser transformado em digital. A intenção do presidente Ricardo Motta é inaugurar esse transmissor em setembro próximo, dentro das comemorações pelos 10 anos da TV Assembleia e aniversário da emancipação política de Mossoró”, afirmou.

Segundo Maurício, esse transmissor vai possibilitar transmitir a TV Assembleia, TV Câmara Federal, TV Senado e TV Câmara Municipal. Ele também destacou no workshop que já foi consignado o canal 51 digital, para Natal e que a TV da Câmara dos Deputados vai comprar o transmissor para instalar na estrutura da TV Assembleia.

Duas feras

Avião Solar Impulse pronto para 2ª etapa da travessia dos EUA

AFP


O avião Solar Impulse, primeira e única aeronave movida a energia solar, iniciou nesta quarta-feira a segunda etapa da travessia dos Estados Unidos, partindo de Phoenix, no Arizona (sudoeste), com destino a Dallas, Texas (sul), anunciou um dos encarregados do projeto.
O avião experimental, pilotado pelo aventureiro suíço Bertrand Piccard, iniciou a primeira etapa da viagem em 3 de maio, da Base da Força Aérea Moffett, perto de San Francisco, Califórnia (oeste).
O avião solar, desta vez sob o comando do colega de equipe de Piccard, o suíço André Borschlberg, tentará chegar a Dallas, a 1.337 km, de uma única vez, um recorde para a aeronave.
O avião de um lugar e 1,6 tonelada, feito em fibra de carbono e com envergadura de 63,4 metros - o equivalente a um Boeing 747 -, decolou do aeroporto internacional de Phoenix às 09h00 de Brasília e espera-se que chegue ao seu destino às 03h00 da quinta-feira, após 18 horas de voo.
A travessia de oeste a leste do país, com destino final em Nova York, será feita em cinco etapas por motivos de segurança, explicaram os aventureiros.
Tecnicamente, o dispositivo poderia fazer o voo direto, mas isto não é permitido pelas autoridades porque só há lugar para um piloto e cada um é limitado a voar no máximo por 24 horas, afirmaram.
Depois de Dallas, Texas, o avião solar seguirá para Saint Louis (Missouri). Em seguida, se dirigirá ao aeroporto Dulles, de Washington, em meados de junho e, finalmente, chegará ao aeroporto JFK, de Nova York, em julho.
O avião solar ficará entre uma semana e dez dias em cada escala, permitindo aos curiosos ver e falar com os pilotos.
O objetivo é promover a tecnologia da aeronave, que com quatro motores elétricos de dez cavalos instalados sob uma asa gigantesca, é alimentada por 12.000 células fotovoltaicas capazes de produzir eletricidade suficiente para carregar uma bateria de lítio de 400 quilos.
O projeto Solar Impulse já tem dez anos, mas fez o primeiro voo em 2009. Em 2010, a aeronave fez uma viagem sem escalas de 26 horas e um ano depois viajou entre a Bélgica e a França. Em 2012 realizou a primeira travessia transcontinental de 2.500 km entre Madri e Rabat.
André Borschberg e Bertrand Piccard pretendem dar uma volta ao mundo em uma versão melhorada do avião em 2015.

Escutas telefônicas mostram conversas com teor sexual entre pastor e fiéis

Yahoo


Escutas autorizadas pela Justiça e reveladas pelo jornal "Extra" mostram o pastor Marcos Pereira tendo conversas de alto teor sexual com fiéis da Assembleia de Deus dos Últimos Dias.

São quatro escutas que revelam conteúdo de conversa com três fiéis e uma na qual apenas o pastor aparece falando.

Veja o conteúdo das quatro escutas reveladas pelo "Extra":

Escuta 1
Pastor Marcos: Saudade do teu rabo
Fiel 1: Tá nada.
Pastor Marcos: Não sou mentiroso. Coisa que fico bolado é quando me desmente.

Escuta 2
Fiel 2: Onte, coloquei um negócio muito legal, que o senhor ia amar, eu acho.
Pastor Marcos: (risos)
Fiel 2: Pra você ver
Pastor Marcos: Fica ligada, fica ligada, tá?
Fiel 2: Mas era por baixo
Pastor Marcos: Mas tem que ficar ligada, entendeu?

Escuta 3
Pastor Marcos: Faz o pagamento e, depois, tu pega aquela sem vergonha, a Fabiana e leva ela

Escuta 4
Pastor Marcos: Tô, tô tomando banho.
Fiel 3: Sério? Poxa... Queria ir aí te ajudar
Pastor Marcos:  (...)
Fiel 3: Sério?
Pastor Marcos: Vem embora pra cá.
Fiel 3: Só vou conseguir ir na hora do evento.
Pastor Marcos: Vem embora logo.
Fiel 3: Tá aí sozinho?
Pastor Marcos: Não.
Fiel 3: Tá. Beijo, te amo.

Imagem da Nasa mostra suposto capacete humano em Marte



Yahoo

Uma imagem divulgada pelo robô Curiosity, da Nasa, que explora o solo de Marte, gerou curiosidade ao mostrar um objeto cercado de pedras. O site WhatsUpInTheSky, especializado em imagens espaciais, afirma que o objeto se parece muito com um capacete do tipo usado ao longo da Primeira Guerra Mundial.

A imagem foi feita em abril e divulgada recentemente, mas ainda não foi comentada pela Nasa. Outros especialistas, porém, descartam que o objeto seja um capacete e afirmam ser apenas uma rocha que, com o jogo de luz da imagem, parece ser outra coisa.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

ENTREVISTA

Leonardo Sodré no alpendre do PN

"Para revitalizar o centro, a gente não pode ficar esperando"

Escritor, cronista, artista plástico, jornalista, militante cultural, Leonardo Sodré é um homem e um profissional multifacetado. Também militante cultural, com amplo trabalho envolvendo o Beco da Lama, no Centro Histórico de Natal. LeoSodré, como é conhecido, concedeu entrevista ao jornalista José Pinto Jr., quando falou sobre militância cultural, política, artes em geral e muito mais. Confira:

Pinto Junior - A sua militância aqui no jornal, a sua militância no jornalismo é de longa data. Você tem uma experiência como um dos pioneiros na Internet. Queria que você falasse qual é a diferença fundamental de fazer o jornalismo impresso – do qual você é oriundo -  e fazer jornalismo nas redes sociais.

Leonardo Sodré - Essa questão da internet surgiu quando eu trabalhava no gabinete do vereador e hoje o deputado Hermano Moraes pelo PMDB. Nós tínhamos um movimento no Centro de natal, na região histórica e existia a “Samba” (Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacencias), que era uma sociedade do pessoal que era voltado para os eventos culturais. Eu entrei na diretoria pra fazer a divulgação e a gente conseguiu botar o Beco da Lama muito em evidência. Foi quando eu criei um blog que foi minha primeira experiência na Internet, justamente pra divulgar as coisas culturais do beco. E foi evoluindo até chegar no http://www.leonardosodre.com/ que hoje é um site que já vai fazer 10 anos.

Pinto Junior - E você trabalha principalmente o viés cultural?

Leonardo Sodré – É, eu priorizo a noticia cultural porque eu acho que é preciso que a cultura seja divulgada pois muita gente boa fica pelo caminho justamente porque não tem a divulgação. Então, o nosso site é aberto justamente pra divulgar a cultura de Natal e do RN

Pinto Junior – Você também é escritor, Leo. Eu estive, inclusive, num lançamento do livro seu. Quando sai o próximo livro e de que trata?

Leonardo Sodré – Eu escrevi em várias antologias com muita gente. Meu primeiro livro solo foi lançado em 2007, que foi “Crônicas do Beco da Lama”, que são Historias engraçadas do beco. Uma reunião de umas 80 crônicas. É um livro que pra quem leu e gosta deste tipo de literatura gostou porque são sobre fatos engraçados. E eu tenho o hábito e quando eu conto uma história mais “mentirosa”, eu coloco a expressão “Eu juro”.  Reinaldo Azevedo da banda dos anos 60 está lançando um livro sobre o Bar de Mario Barbosa -  que é um dos mais tradicionais da cidade - na Rua Jaguarari aqui em Natal e me pediu uns textos e quando eu comecei a juntar o que tinha, consegui mais de 60 crônicas, que eu mandei para ele. Quando eu mandei pra Reinaldo, mandei com uma cópia pro meu editor Ivan Júnior -  Gráfica Off Set - perguntando se já daria para fazer outro livro. Inicialmente ele iria se chamar “Coração Cervejeiro”, que é o nome de uma das crônicas que publiquei no "O Botequeiro", mas depois, a gente conversando, ele disse: “Por que não nomeamos de ‘Eu Juro’?!”

Pinto Junior – Você é um jornalista eclético. Ao mesmo tempo em que você foi do jornalismo impresso, também foi um dos pioneiros na Internet de forma continuada e você também tá no rádio...

Leonardo Sodré – É, eu fiz também televisão, fui pioneiro na TV câmara, passei vários anos com um programa chamado “Câmara Cultural”.

Pinto Junior – O jornalista, então, não tem essa história ser de televisão, de Internet, jornalista tem que ser de todos os meios?

Leonardo Sodré –  Sim, de todos os meios! Eu comecei no jornalismo há quarenta anos quando menino e fui muito incentivado por outro menino na época e lembro até no primeiro dia que ele saiu pra trabalhar no Diário, para cobrir uma enchente de Natal e eu tomei gosto pelo jornalismo. Fui pra Brasília, trabalhei em grandes jornais, trabalhei em grandes revistas, passei um tempo muito voltado para o automobilismo, escrevia para algumas revistas de São Paulo e também para o Jornal de Natal. Depois, voltei pra cá e agora me especializei mais em assessoria de imprensa. Estou fora das redações. Presto assessoria de imprensa para a Prefeitura de Extremoz, tenho um programa de rádio na 105FM Metropolitana lá em Ceará-mirim e tenho meu site que é o meu xodó.

Pinto Junior – Como é que você vê a questão do Centro Histórico de Natal? Você não acha que deveria ter uma maior atenção?

Leonardo Sodré – Eu acho. E, todos os governos sinalizam com essa atenção. (risos). No nosso tempo, quem deu mais atenção foi o prefeito Carlos Eduardo. Ele foi muito bom pra cultura, para Centro, para a “Samba”. Existe toda uma movimentação em torno disso. No tempo em que o jornalista Eduardo Alexandre era o presidente da "Samb" se conseguiu tombar alguns imóveis históricos, o que foi muito importante para a cidade. Tudo isso foi na gestão de Carlos Eduardo. Na gestão de Micarla, ela não deu muita bola pra cultura, não teve muito interesse não. Mas o pessoal continua, tem muita atividade, muito samba, muito pagode, muita disposição. Os artistas estão sempre por lá se reunindo e se confraternizando fazendo movimentos como “Prato do mundo”, que é um festival gastronômico sensacional nesses últimos anos. Quando estava decidindo o nome do festival, disseram inclusive que ele deveria ser “pra todo mundo”, quando disseram isso, Civone Medeiros – poeta – disse que, então o nome foi escolhido: “Pratodomundo” que tomou uma notoriedade fantástica. Algumas outras ações particulares que surgiram foi o festival de música MPBeco, que é algo já consolidado, bacana, que atrai muita gente. É isso que tem que ser feito: o incentivo do particular também, não só o público que tem que fazer. A gente tem que fazer, não ficar esperando que seja feito.

Autor: José Pinto Junior | Fonte: Potiguar Notícias

Revista Catorze lança primeiro projeto de jornalismo financiado coletivamente do RN

A Revista Catorze lança nesta quarta-feira (22) a primeira iniciativa de jornalismo financiado coletivamente no Rio Grande do Norte. A equipe está preparando uma versão impressa em que os custos serão cobertos via Catarse, site onde as pessoas podem fazer doações em troca de recompensas para apoiar o projeto.

A meta é conseguir R$ 6 mil, valor que cobre os custos com a impressão e as matérias, além de pagar a festa de lançamento. As doações podem variar de R$ 15 a R$ 6 mil e incluem recompensas que vão desde o nome do doador na revista como apoiador do projeto, passa por camisetas e mini-posteres e vai até anúncios no site e na versão impressa.

O financiamento coletivo no Brasil cresce ano a ano. O Catarse.me, principal site de doações, já arrecadou mais de R$ 7 milhões e teve 526 projetos bem sucedidos. Ele foi inspirado no Kickstarter, site norte-americano que iniciou a onda do financiamento coletivo no mundo inteiro. Ele foi essencial para projetos como longa-metragens, videogames e até pesquisas científicas nos EUA.

O link para apoiar o projeto é: www.catarse.me/revistacatorze

Revista

Com quatro anos de vida, a Revista Catorze movimentou a cidade com um jornalismo cultural instigante e ousado na internet. Foi responsável., também, por eventos como o escambo cultural, o Cultura em Debate, além das festas temáticas. Agora lança sua primeira versão impresa, prometendo um jornalismo independente e alternativo.

Além de trazer uma visão inovadora do ponto de vista da pauta, a versão impresa promete também mudar a experiência tátil do leitor, com um design diferenciado. A ideia é que, na versão física, o leitor possa ter uma experiência diferente do que teria, por exemplo, se lesse a revista em um formato digital.

A expectativa da equipe é lançar a revista impressa em julho.

Fábio Farias

Livro


terça-feira, 21 de maio de 2013

Recado


"Caros internautas.

A próxima Sexta da Música, do Clube de Engenharia, dia 24 de maio, a partir das 21h30, será animada pelo grupo "Limite do Samba". Sensacional. Sempre com aquele atendimento nota 1000 do restauranteur Temístocles e sua trupe, no bar e restaurante.O Clube de Engenharia funciona alí na Avenida Rodrigues Alves, no Clube de Radioamadores, vizinho à Cidade da Criança.

Atenciosamente.

Engº Jorge Lira
Diretor Social".

DEPOIS DE QUATRO DIAS EM REGIME DE "SOFT OPEN", BAR DO SUVACO ABRE QUARTA-FEIRA EM RITMO DE CAMPEONATO BRASILEIRO


Depois quatro dias de funcionamento em regime de “soft open” o tradicional Bar do Suvaco - que inaugurou quarta passada na Rua Ângelo Varela (antigo Pitanga) – abre nesta quarta-feira (22) com força máxima, cardápio completo e muitas novidades para sua clientela.
A partir desta quarta-feira (22), o novo Bar do Suvaco retoma a tradicional conexão que sempre manteve com o futebol e apresenta seus cinco novos telões para as disputas dos Campeonatos das Séries A e B além da Copa Libertadores, Copa do Brasil e claro a Copa das Confederações que começa em junho.
Segundo Alberto Nascimento Júnior, os primeiros quatro dias foram para ajustes, sentir o novo ambiente no bairro do Tirol e claro aumentar o leque de opções a partir desta quarta. “Podemos dizer que o jogo para valer começa na quarta-feira e com muitos reforços no cardápio”, comenta.
No total são 40 mesas com uma ampla varanda interligada ao espaço interno e claro o carro-chefe do Bar do Suvaco: o caranguejo na água e sal ou coco (que vem na panela de barro).
O time do Bar do Suvaco segue com uma escalação de alto padrão: goiamum, carapeba, pitu; arrumadinho e frango à passarinho; picado de carneiro; paçoca; escondidinho e camarão na manteiga ou na nata; no ataque pastéis de camarão, carne de sol ou charque.
“Temos outros reforços no cardápio que a partir de quarta-feira serão apresentados para a torcida”, diz Alberto Nascimento, o Júnior.

Bar do Suvaco (Tirol)
Rua Ângelo Varela, 1033, Tirol.
Informações.: 9131-6049/9164-2876.

Prefeito se reúne com grupo francês interessado em construir Marina de Natal


            Sol o ano inteiro, belezas naturais de encher os olhos de qualquer visitante, rede hoteleira de excelente capacidade e uma orla marítima invejável. Foram essas características que atraíram um grupo de investidores franceses que deseja construir na capital potiguar uma Marina em mar aberto. O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, reuniu-se neste sábado (18), na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), com consultores e técnicos da empresa interessada na construção do equipamento para conhecer o projeto inicial da obra. O secretário municipal de Turismo, Fernando Bezerril, e o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcelo Toscano, acompanharam a reunião.

            A comitiva europeia explicou ao chefe do Executivo municipal que eles possuem muita experiência no assunto, tendo inclusive participado diretamente dos projetos de construção de Marinas na região francesa de Côte d’Azur. A ideia dos investidores é de construir em Natal uma Marina em mar aberto e, de acordo com estudos elaborados pela empresa, a área cogitada para receber a intervenção seria no inicio da Via Costeira, na Zona Leste da cidade.

O projeto apresentado prevê que a Marina receba aproximadamente 450 embarcações de 8 a 15 metros, escola técnica e de manutenção de barcos e um centro de formação de profissionais náuticos. Os engenheiros também informaram que estão muito preocupados com as questões ambientais e reforçaram que o projeto respeita toda a legislação ambiental brasileira.

             Carlos Eduardo deu boas-vindas aos investidores e falou sobre a importância de Natal ter uma Marina, lembrando a vocação turística da cidade. O prefeito ressaltou que o Turismo é essencial na capital potiguar, visto que é a atividade econômica que mais gera emprego e renda. Ele ficou empolgado com o que foi apresentado, enfatizando que a cidade vai receber muito bem os turistas que chegarão em suas embarcações e colocou a administração natalense à disposição para colaborar no trâmite do projeto. “A cidade precisa e quer uma Marina de qualidade. Tudo o que tiver ao alcance do município para viabilizar o projeto será feito”, disse Carlos Eduardo.

                O secretário Fernando Bezerril enxerga nessa possibilidade a inserção total da capital potiguar no mercado turístico mundial, reforçando que os turistas náuticos têm um grande poder aquisitivo e costumam gastar grandes quantias nos locais onde ancoram suas embarcações. O titular do Turismo natalense está muito confiante na concretização do projeto: “Tenho certeza de que teremos essa Marina”.

Emprotur participa de feira destacada no setor de turismo de negócios

Por Sérgio Vilar

A Emprotur, em parceria com o Natal Convention Bureau, participará da Feira EBS 2013. O evento acontece nos dias 22 e 23 de maio (quarta e quinta-feira próximas), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Este ano, a EBS reunirá cerca de 150 expositores. Segundo Marcello Baranowsky, diretor da feira, é esperado cerca de três mil visitantes, organizadores e promotores de eventos das áreas de marketing, comunicação, eventos, recursos humanos, compras, turismo de negócios e incentivo, dentre outras.
Paralelamente à feira, o visitante poderá participar do ciclo de palestras gratuitas, onde especialistas discutirão as tendências da área de eventos com a apresentação de conteúdos e práticas, além de cases de sucesso.
Segundo Sandro Pacheco, presidente da Empresa de Promoções Turísticas (Emprotur),o turismo de eventos é um dos segmentos que mais crescem no Brasil, e com muita propriedade no Rio Grande do Norte.
“Natal tem um diferencial diante outras cidades que é a localização do seu principal Centro de Convenções, ao lado da maior rede hoteleira do estado, diminuindo em muito os custos logísticos dos eventos. Além da cidade ter uma beleza natural impar no Pais”, destacou.
A última edição da Feira EBS gerou mais de R$ 2,5 milhões em negócios a curto e médio prazos, confirmando o potencial do evento e do mercado. 

Escola de Música da UFRN apresenta Recital de piano a quatro mãos nesta quarta



Por Thaisa Mendonça e Flávio Rezende
     
 “Recital de Piano a quatro mãos” é um evento gratuito que será apresentado quarta-feira (22), às 20h no auditório Onofre Lopes da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) por Marluze Romano e Guilherme Rodrigues, professores desta instituição.
            Os pianistas representam duas gerações distintas. Marluze é professora-fundadora da Escola de Música e Guilherme atua na escola desde 1995. Criado em abril de 2012, o duo de piano foi pensado para apresentar um repertório específico para este tipo de formação.
O programa do recital apresenta repertório de três séculos da música clássica. Dentre as interpretações apresentadas estão a Pequena Serenata, de Mozart e Petite Suite, de Debussy.
            Neste, que será o primeiro concerto da temporada 2013, haverá a participação especial da pianista Igara Cabral, onde será interpretada peça do repertório para piano a seis mãos. Embora a entrada seja gratuita, os assentos são limitados a 250 vagas. Mais Informações: guilh.caro@gmail.com

Convite


Aventuras fotográficas sem fim nas Dunas do Rosado



Por Alex Gurgel

Sob o sabor dos ventos agresteiros, a nave carregada de fotógrafos aphotistas rasgou a BR 406 nesse domingo ensolarado, numa Expedição Fotográfica em busca das Dunas do Rosado, polo turístico do Litoral da Costa Branca potiguar, onde montanhas de areias douradas encantam os olhos privilegiados dos turistas afoitos.

O desjejum foi dentro do ônibus mesmo. A primeira parada foi na velha vila de Açu – grafada assim com cedilha porque toda palavra derivada do tupi grafa-se sempre com “ç”. Em Açu, os aphotistas foram recepcionados pelo premiado fotógrafo Jean Lopes e pelo secretário de cultura do município, Gilvan Lopes, que abriu o Sobrado da Baronesa, casario do século dezoito onde morou a Baronesa de Serra Branca, para receber a comitiva.

Peixes foram servidos num farto almoço em Porto do Mangue, lugar aprazível de rara beleza onde pirâmides de sal são vista da cidade e o prefeito é Titico Gomes, que veio pessoalmente recepcionar os aphotistas. Num barco feito de garrafas pets, os fotógrafos embarcaram para uma aventura no Rio das Ostras onde o destino era uma praia deserta com uma duna alva e alta, um bom ângulo pra tirar fotografias.

O final da tarde foi premiado com as Dunas do Rosado. Cada fotógrafo foi buscar sua vereda nas dunas em busca do melhor ângulo. Todos se espalharam pelas dunas até o sol se findar entre nuvens e morros de areia. A noite caiu rápido. No cominho de volta ficou a certeza de que as expedições fotográficas são necessárias para encantar a alma com fotografias de belezas únicas.

domingo, 19 de maio de 2013

AS COISAS BACANAS DO DEPUTADO HENRIQUE EDUARDO ALVES


Por Flávio Rezende*

         Não sou uma pessoa bem informada sobre os bastidores do mundo político e, tudo que sei, é basicamente o que sai publicado na mídia, dai ter certeza, que não sei quase nada, afinal, são nos bastidores onde rolam as histórias e as estórias escabrosas da política local e nacional.
         O que sei do deputado e hoje presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, é de sua longevidade enquanto parlamentar e de uma ou outra ação que beneficia nosso povo, além de ouvir pessoas lamentando uma atividade mais efetiva dele em prol da gente, o que é controverso, pois também tem advogados dele neste mister.
         O que motiva meu presente escrito foram algumas declarações dele, que causaram boa impressão em meu ser, notadamente no aspecto do perdão, palavrinha muito importante e sempre citada pelo mestre Jesus, uma vez que difícil de ser posta em prática, tem colocado em lado opostos, pais e filhos, amigos de longas datas, além de políticos e religiosos em geral.
         Recentemente o deputado disputou a presidência da Câmara e teve opositores que distribuíram material denegrindo sua pessoa. Logo após a vitória, ao ser indagado sobre a descoberta dos autores da ação, disse isso já ser página virada e que perdoava os seus artífices.
         Em vários momentos da política local, Henrique estendeu a mão para pessoas em situação difícil, perdoando antigas questões e ataques virulentos e, hoje, mesmo contra diversos setores do seu partido, perdoa cotidianamente coisas da atual governante e, praticamente em ação isolada, mantém viva a chama de sua governabilidade por aqui.
         Não estou aqui julgando se seus atos políticos são certos ou não, estou tornando publica minha admiração por gestos constantes de perdão, fazendo dele uma pessoa aliada de inúmeros setores, tais como: lojistas, empresariais, sindicais e com trânsito amigável em todas as correntes políticas, até as de oposição ao governo que defende no nível federal.
         Para fechar, parabenizo o deputado por estar sendo um obstáculo às constantes tentativas de setores da esquerda, de desestabilizar a democracia, tentando avançar com projetos absurdos de cerceamento da liberdade de comunicação, notadamente na área da imprensa e, da submissão da Suprema Corte a um parlamento hoje limitado, dominado por lobistas e por seres alienígenas aos reais interesses do Brasil, ávidos por vantagens pessoais e que, em decorrência de atuações e ações policiais tão constantes, já começam a criar um clima de abaixo o parlamento, tão perigoso para a nossa democracia e, prato cheio para que militares se animem novamente a solapar o poder e, em nome de tal governabilidade, iniciar um novo ciclo de escuridão por aqui.
         Que Henrique continue colocando em prática o perdão e, como presidente da Câmara Federal, tenha o devido equilíbrio e o discernimento para influir nesta travessia tão importante de um País que avançou no campo social e que agora precisa se aliar à iniciativa privada para fechar o ciclo e gerar emprego, renda e infraestrutura, ocasionando mais alegria e bem estar para todos os seus habitantes.

 * É escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN (escritorflaviorezende@gmail.com)

O Corno


Augusto Coelho Leal
Engenheiro

Não sei por que eu tenho uma atração por cornos, aliás, não são bem os cornos que me atraem e sim suas mulheres, pois as pobrezinhas vêem seus maridos constantemente em gozações. Por isto, estou sempre disposto a confortá-las, acho que é um ato de humanidade. Para tal atividade social, faço uma coleção dos telefones delas, venho fazendo isto, desde dezoito anos. O ruim, é que cheguei à conclusão que a tal coleção nunca vai ter seu final, sempre aparece mais um número.
O Corno geralmente (não é regra) é um sujeito falante, bem vestido, gosta de mostrar seus dotes financeiros e dotes físicos de suas esposas. Mas, existe corno de mulher feia (o que é pior) e também na classe menos abastadas, mas, desses conheço pouco porque não fez parte da minha tese de doutorado apresentada na Universidade de Berlim. Acho que quando mais abastado for o individuo maior a sua chance de ser corno.
Existem histórias e estórias de corno, umas tristes que não vale apena contar e outras alegres, estas sim merecem ser contadas, para que se veja como o corno é necessário a nossa sociedade. Embora eu ache que já tem corno demais nessa terra de meu Deus.
Existia um cidadão, fazendeiro que era muito respeitado por toda nossa sociedade e respeitador. Por isto os seus trabalhadores tinham por ele muito respeito e afeição. Um belo dia (toda história tem isso), chegando a sua fazenda notou que tinha um morador muito calado e cabisbaixo. Chamou o cidadão e perguntou o que estava havendo. Chiquinho magrinho e franzino contou-lhe que o Pedrão havia carregado sua mulher. Então, o fazendeiro, homem disposto e cumpridor dos seus deveres, ouvindo Chiquinho disse.
- Ô Chiquinho, me diz uma coisa, por acaso ele deixou a mulher dele em casa?
- Sim Coroné ele adeixou sim e pru riba, a pobrezinha ainda ficô cuma eu, com dois fio pra criá
- Pois vá lá e fique com a mulher do Pedrão para você, diga a ela que foi eu quem mandou.
Assim feito, assim cumprido. Meses depois, cavalgando pela sua fazenda, o Coronel se encontra com Chiquinho todo contente trabalhando na lavoura e perguntou – E aí Chiquinho como está de mulher nova?
- Aaaah Coroné ta bom qui ta danado, o Pedrão voltou para distrocar a mulé, butou uma vaca e uma jumenta no negócio, mas eu num aceitei não, eu vou é ficá cum essa mulé trepadeira qui o negócio ta muito bom.
O pai de um amigo meu já com noventa e quatro anos de idade, viúvo, inventou de casar com uma jovem mulher de vinte e três anos. Foi um reboliço na família, os filhos tentaram de todas as maneiras tirar aquela idéia da cabeça do bom velhinho. Como não conseguiram, um dos filhos afobou-se e disse para o velho
- Papai o senhor não está vendo que isto não vai dar certo? O senhor vai levar chifre, muito chifre.
O velhinho com seu olhar angelical, quase de uma criança, fitou o filho e com a voz cansada disse.
- Tem nada não meu filho, é por pouco tempo, não se preocupe... É por pouco tempo.
Lá pras bandas do Seridó, um bancário começou a sair com a mulher de um médico, A mulher do bancário descobriu e avisou ao médico o que estava acontecendo. Os dois combinaram de pagar com a mesma moeda. Começaram um namoro, gostaram e passaram a frequentar o mesmo motel. Um belo dia (novamente) o bancário também descobre que está sendo traído. Como não podia pagar na mesma moeda, pois já vinha utilizando as benesses da mulher do médico resolveu se armar e esperar os dois na saída do motel. O casal estava saindo do motel, o bancário sacou do revolver e disse – Fela da puta vou matá-lo. Sem afobar-se, o médico olhou para o bancário e disse.
 – Guarda essa porra desse seu revolver porque se revolver de corno matasse, eu já tinha atirado na sua cara há muito tempo. Os dois continuaram usando diadema de vaca por muito tempo e foram felizes para sempre. Vejam que ser corno não é tão ruim, 
Eu quero avisar aos mais afoitos, que embora estas historias sejam verdadeiras, não confiem muito não, pois tem revolver de corno que mata, e como mata.

PARTIDA


O motor ligado
o câmbio
os pés deslizam pedais
                    de ir embora

a imagem retrovista
avisa da tristeza

o limpador do parabrisa
espalha lágrimas pelo caminho.

(Pedro Du Bois, inédito)

Importação para o Brasil de médicos formados no exterior


Armando Negreiros, médico, Presidente da Academia de Medicina do RN
armandoanegreiros@hotmail.com

O governo da presidenta Dilma Roussef tem cometido erros e acertos. Por mais que se fale mal da choldra esquerdopata petista (como diz Alex Medeiros), esses onze anos do PT na Presidência da República tem acertado quando imita os governos anteriores e tem errado, com mais força ainda, quando imita os governos anteriores... que tanto criticavam. Acertam quando mantêm a economia de acordo com as regras internacionais; acertam quando preservam a democracia; acertam quando não mexem na liberdade de imprensa; a Presidenta acerta quando demite sete ministros indicados por Lula... E erram quando cometem as mesmas corrupções, os mesmos desmandos, dos governos passados com mais intensidade ainda.
Agora começou a inovar em erros grosseiros. Importar médicos, mesmo que brasileiros, formados em outros países, sem nenhuma prova de validação do diploma é uma ignomínia inadmissível. Todos os países exigem que estrangeiros se submetam a provas para avaliar a competência do profissional. Aqui mesmo no Brasil só é advogado quem é aprovado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Se não for aprovado não é advogado. É bacharel em direito. Mas médico, que trata da saúde e da vida, é menos importante do que aqueles que tratam das leis. Tanto é que os que trabalham na saúde não têm o mesmo tratamento dos que trabalham na justiça. Vejam a carreira do judiciário, do ministério público, dos defensores públicos, dos procuradores. Comparem com os médicos. Sequer carreira existe. Fosse pouco todo esse descaso, agora estão autorizando a importação de médicos sem nenhuma avaliação. Não adianta encher o país de faculdades de medicina e de médicos importados sem qualificação (na última validação foram reprovados noventa por cento!) sem investir nas condições mínimas de atendimento e trabalho. Mas, dinheiro para a copa do mundo não falta! É uma inversão total de valores.
Vejamos o posicionamento da Academia de Medicina do RN. Apenas copiamos o posicionamento da Academia de Medicina de São Paulo e acrescentamos o depoimento do Professor Carlos Ernani Rosado Soares:
Declaração da Academia de Medicina do Rio Grande do Norte
Frente à presença de 6.000 médicos cubanos, que o Governo brasileiro entende de receber para solucionar a ausência de médicos em municípios do país, a Academia de Medicina do Rio Grande do Norte vem a público para revelar sua posição totalmente contrária a anunciada medida.
Contrária porque não preenche o estabelecido pela legislação do próprio governo federal, que exige a comprovação de competência de um médico diplomado no exterior, através de exames comprobatórios, para permitir o exercício da profissão;
Contrária porque o governo federal omite os reais motivos da ausência de médicos em pequenos municípios e nas periferias, ou seja, a falta de condições de trabalho, de remuneração e de carreira de Estado para profissionais de saúde;
Contrária porque aos médicos estrangeiros falta o conhecimento básico da língua portuguesa, da cultura brasileira e da epidemiologia referentes às doenças endêmicas e epidêmicas, condições sem as quais não se pode exercer uma atividade médica de boa qualidade;
Contrária porque é necessário haver um debate com a sociedade, antes da tomada de decisões que envolvem a qualidade do exercício da medicina no país e alertar a população, sobre os riscos de contratação de médicos estrangeiros ou brasileiros formados no exterior sem a devida comprovação de competência para cuidar do mais importante para a vida, ou seja, a saúde;
Contrária, por fim, porque juntamente com as demais entidades médicas, a Academia de Medicina do Rio Grande do Norte tomará iniciativas para impedir essa afronta à saúde da população e à dignidade da medicina brasileira. 
 Grato ao Presidente da Academia de Medicina do Estado de São Paulo, Affonso Renato Meira, autor do texto que adaptamos para a Academia de Medicina do Estado do Rio Grande do Norte.
Depoimento do Professor Ernani Rosado:
“Essa ideia é mais um atentado ao exercício da Medicina séria e decente pela qual todos nós, pessoalmente, e como membros de Academias de Medicina propugnamos.
Adotamos sempre as soluções demagógicas, desprovidas de qualquer respaldo técnico, ético ou  científico. Foi a mesma desculpa que encontraram para criação de Faculdades de Medicina. Já temos mais que os Estados Unidos, a Rússia e a China. Contribuíram para uma melhor distribuição dos médicos, e ipso facto, da assistência à população? Não. Então claro que não estamos diante de um mero problema numérico de falsos manuseios de estatísticas.
Cubanos, etíopes, bolivianos, hondurenhos, donde quer que venham, irão enfrentar os mesmos problemas atuais, aos quais nossos profissionais estão tão acostumados e sofridos.
Repito, não li o manifesto pelas razões citadas, mas, se posto em votação e/ou discussão na nossa Academia, já aí está a minha opinião.”

sábado, 18 de maio de 2013

Recital de piano a quatro mãos é atração gratuita na Escola de Música da UFRN


       
          
“Recital de Piano a quatro mãos” é um evento gratuito que será apresentado quarta-feira (22), às 20h no auditório Onofre Lopes da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) por Marluze Romano e Guilherme Rodrigues, professores desta instituição.
       Os pianistas representam duas gerações distintas. Marluze é professora-fundadora da Escola de Música e Guilherme atua na escola desde 1995. Criado em abril de 2012, o duo de piano foi pensado para apresentar um repertório específico para este tipo de formação.
      O programa do recital apresenta repertório de três séculos da música clássica. Dentre as interpretações apresentadas estão a Pequena Serenata, de Mozart e Petite Suite, de Debussy.
     Neste, que será o primeiro concerto da temporada 2013, haverá a participação especial da pianista Igara Cabral, onde será interpretada peça do repertório para piano a seis mãos. Embora e entrada seja gratuita, os assentos são limitados a 250 vagas.
Mais Informações: guilh.caro@gmail.com

Por Thaisa Mendonça e Flávio Rezende

Abertas inscrições para oficinas de Iniciação Teatral e Iluminação Cênica


Estão abertas as inscrições para as oficinas de “Iniciação Teatral” e “Iluminação Cênica”, integrantes da programação do projeto Fazendo Arte para o mês de maio. O objetivo é qualificar novas gerações de atores, através de aulas ministradas por profissionais experientes das artes cênicas potiguares.

A oficina de “Iniciação Teatral” será ministrada pelo professor e diretor Lenilton Teixeira, e será realizada no Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão, do dia 20 deste mês até 19 de junho, com aulas às segundas e quartas-feiras, sempre das 14h às 17h. Estão sendo oferecidas 30 vagas. A promoção é da Secretaria Extraordinária da Cultura (Secultrn) e Fundação José Augusto.

Já a oficina de “Iluminação Cênica” terá à frente o professor e iluminador Ronaldo Costa e o tema será “Estética da Materialização da Luz em Cena”. Voltada para operadores de luz e iluminadores que já trabalham na área, a oficina será realizada no Teatro de Cultura Popular (TCP), no período de 23 a 27 de maio, no horário das 8h às 12h. Estão disponíveis 20 vagas. A promoção é da Funarte/Ministério da Cultura, em parceria com a Secultn/FJA.

As inscrições para as oficinas estão sendo realizadas no Teatro de Cultura Popular (TCP), à rua Jundiaí, 641, ao lado da Fundação José Augusto, no Tirol, no horário das 9h às 16h.

INFORMAÇÕES: 3232 5307

UFRN realiza III Seminário Interdisciplinar sobre Comunicação, Mídias e Direitos Humanos


O Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) promove o III Seminário Interdisciplinar sobre Comunicação, Mídias e Direitos Humanos, nos dias 6 e 7 de junho no campus central da universidade.

Esta edição do evento tem como temática "O Público e o Privado na Comunicação da América Latina”. O objetivo é promover discussões em torno de questões públicas e privadas que ocorrem na América Latina e que envolvem a Comunicação e suas perspectivas.

O prazo máximo para submissão de artigos científicos e trabalhos audiovisuais é 31 de maio. Haverá palestras com representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Movimento Nacional dos Direitos Humanos (MNDH) e Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), além da conferência de encerramento com o Prof. Dênis de Moraes. Os interessados podem inscrever-se e visualizar a programação completa no site www.cchla.ufrn.br/sicmdh

Por Thaisa Mendonça e Flávio Rezende

Convite


"FESTIVAL DE CAMARÃO 

O CLUBE DE ENGENHARIA  PROMOVE o 2º Festival de Camarão que acontecerá na sede da Entidade, dia 25 a partir das 12:00h.

PREÇO: R$ 50,00
         
A senha dará direito a rodízio de camarão sendo o cardápio elaborado  pelo Restaurante Camarões Potiguar, que estará presente com sua cozinha.  A bebida será vendida pelo bar e restaurante do Clube.

O festival terá show dos grupos Pagozando e  Debinha e banda, grupos de samba de raiz, tocando Cartola, Noel Rosa, Nelson do Cavaquinho, Paulinho da Viola, entre outros sambistas.

As senhas serão limitadas ( 500 senhas ) e serão vendidas na secretaria do Clube.  Mais informações pelo fone: 3211 12 29

LOCAL :  AV. RODRIGUES ALVES, CLUBE DE ENGENHARIA, VIZINHO A CIDADE DA CRIANÇA.

O EVENTO É APOIADO PELO CAMARÕES POTIGUAR, SINDICATO DOS ENGENHEIROS DO RN, ECOCIL, MOURA DUBEUX, ASSOCIAÇÃO NORTERIOGRANDENSE DE CRIADORES DE CAMARÃO, CONSTRUTORA CYRELA E CONSTRUTORA 2A.

MENU

ENTRADA

PASTEL DE CAMARÃO
COXINHA DE CAMARÃO

PRATOS PRINCIPAIS

VATAPÁ DE CAMARÃO
CAMARÃO INTERNACIONAL

Serviremos também para as pessoas que não comem camarão, uma  pequena feijoada tipo tiragosto. Os pratos serão servidos das 12:00h às 18:00h.

Jorge Lira
Diretor Social"

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Viva Costeira cheia de surpresas neste domingo


O Viva Costeira deste domingo (19) vem com mais surpresas. É que a excelente aceitação do projeto tem agregado novos parceiros a cada edição. E cada um apresenta uma atração ou serviço surpresa aos participantes.
No último domingo, quem compareceu à via recebeu brindes e pode participar de atividades recreativas proporcionadas pela Unimed, além dos serviços de medição de pressão arterial e glicemia, à disposição toda semana.
A Drogaria Amadeus se junta ao projeto a partir deste domingo, e também promete novas ofertas aos participantes, além da programação diferenciada do programa RN Vida, presente em todas as edições do Viva Costeira.
A experiência no aumento do percurso na última edição foi positiva, na opinião dos organizadores e da população, e será repetida. Agora, a faixa fica interditada entre as rotatórias do Centro de Convenções ao Hotel Vila do Mar, somando 3,6 km.
“A aceitação ao projeto tem sido tão boa que a governadora Rosalba Ciarlini já autorizou a Setur (Secretaria de Estado do Turismo) a procurar uma via na Zona Norte para implantar o projeto por lá”, comentou o secretário adjunto da Setur, George Lima.
Por enquanto, o Viva Costeira segue com sucesso deste a sua primeira edição, das 16h às 20h, com uma faixa da Via Costeira entregue à população para livre atividade de lazer: caminhar, andar de bicicleta, skate, patins, etc.
Além da Unimed, Drogaria Amadeus e RN Vida, o projeto tem ainda o apoio da Água Cristalina, do Samu, do Corpo de Bombeiros, e das polícias Militar e Rodoviária, para garantir segurança e serviços de urgência e emergência.

Por Sérgio Vilar

ESPETÁCULO “MAMÃE RETRÔ” TRAZ PROGRAMAÇÃO PARA TODO O DOMINGO



ESPETÁCULO REVIVE CLÁSSICOS QUE MARCARAM A DÉCADA DE 80. SESSÕES ACONTECEM PELA MANHÃ, TARDE E NOITE


Balão Mágico, Trem da Alegria, Sítio do Pica-pau Amarelo, Xuxa e He Man. Forte Apache, Aquaplay, Pogobol, Boneca Susi, Fofolete, Boneco Falcon e Bala Xaxá. E com a chegada da adolescência, lá vêm os bailes no Clube América, regados ao som de Eliane e Beto Barbosa, as festas no Albatroz e Assem ou a pegada rockn´roll do RPM. Você por certo, se hoje passou dos 30, deve guardar todas estas lembranças! Já imaginou tudo isso reunido em um roteiro pra lá de divertido e embalado pelos clássicos que marcaram a época?
Um programa para a família inteira! No próximo dia 19 de Maio, a Cia de Teatro Dueto traz novamente para Natal o espetáculo Mamãe Retrô. A primeira sessão, às 10h da manhã, é uma alternativa de programação para os domingos da criançada.  As sessões ainda se repetem em dois horários, às 16hs e às 18hs, no Teatro de Cultura Popular.
 “A ideia do espetáculo é fazer com que pais vivam mais uma vez o que ficou guardado nas lembranças e que crianças também se encantem com a infância que um dia foi de seus pais”, conta Victor Ferreira, diretor da Cia. Teatral Dueto.
Os ingressos antecipados já estão à venda na Loja Puc do Midway Mall, ao preço de R$20 (Inteira) e R$10 (Meia).


O QUÊ? ESPETÁCULO TEATRAL “MAMÃE RETRÔ”
QUANDO? 19 DE MAIO, DOMINGO. SESSÕES ÀS 10h, 16h e 18h
ONDE? TEATRO DE CULTURA POPULAR (Rua Jundiaí, 641, Tirol, Natal)
QUANTO? R$ 20 (INTEIRA) E R$10 (MEIA)
INGRESSOS À VENDA: LOJA PUC. MIDWAY MALL (2º PISO) (3646-3520)
INFORMAÇÕES: (84)3620-5262/ (84) 9950 - 2757/ (84) 3646-3520 (Puc)
---
Victor Ferreira

Tem aroma novo no ar


O Genot Cafés Especiais apresenta aos clientes um novo grão para saborear. Uma edição limitada do prestigiadíssimo café do Chapadão de Ferro

O lote premium foi adquirido recentemente quando o Genot Cafés Especiais participou do leilão dos premiados cafés da 9ª edição do Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café. Juntamente com o Nuance Cafés Especiais e o Ateliê do Grão, foram responsáveis pelo maior lance de aquisição por saca: R$ 903,00, ofertado pelo café especial produzido por Ruvaldo Delarisse, da Fazenda Chapadão de Ferro, em Patrocínio/MG.

Os grãos arrematados foram eleitos no concurso da ABIC, na categoria de melhor café pelo método de secagem natural, ou seja, quando os grãos são secos por inteiro. O café arrematado também conquistou o quarto lugar geral da mesma competição. Em termos sensoriais, este café possui perfil de elegante aroma floral, como flor de laranjeira e fundo lembrando mel. Exuberante bebida de características floral, cítrica, amêndoas tostadas, toffee, mineral e fundo como mel. Finalização resinosa como toffee, mel e toque cítrico.
O novo café especial do Genot será apresentado aos clientes a partir desta sexta-feira, dia 17, servido na sua forma espresso. Corra que o lote é limitadíssimo! Você não pode deixar de provar essa iguaria que o Genot Cafés Especiais conquistou especialmente para você.

Saiba mais sobre... Genot Cafés Especiais

O Genot Cafés Especiais está localizado num charmoso ambiente, todo inspirado no continente Africano, no mezanino da Livraria Saraiva – Midway Mall. Sua atmosfera aconchegante acolhe confortavelmente os apreciadores do excelente café servido, obtido por meio de grãos especiais 100% arábica, produzido num pequeno e exclusivo lote dos melhores grãos da Fazenda Serra Negra, em Patrocínio/MG. Para acompanhar essa bebida dos deuses, um cardápio diversificado disponibiliza opções gastronômicas entre quentes e frios, doces e salgados, de sabores irresistíveis que facilmente agradam o paladar. O Genot também se destaca pela equipe de profissionais, composta em sua maioria por baristas treinados para extrair os cafés mais saborosos, utilizando equipamentos de alto padrão como a La Marzocco, considerada por muitos especialistas a melhor máquina de espresso do mundo. A cafeteria também inova na promoção de eventos culturais como campeonatos de Latte Art e apresentações musicais com o projeto Genot Maior.

Saiba mais sobre... Delarisse Original Volcanic Coffee – Fazenda Chapadão de Ferro

A Delarisse Original Volcanic Coffee tem a qualidade como missão acima de tudo. É uma imensa satisfação poder dividir a magia da profusão e complexidade de aroma e sabor dos nossos cafés.  Os prêmios conquistados e o reconhecimento internacional pela alta qualidade do Café Delarisse, são condizentes a todo o esforço, dedicação e trabalho de seus proprietários, os quais valorizam cada conquista e estão sempre busca de novas certificações para inserções em novos e diferentes mercados. O café produzido na Fazenda Chapadão de Ferro, por Ruvaldo Delarisse, na microrregião de mesmo nome em Minas Gerais, é um raro exemplar que pode se confundir entre os vulcânicos de origens como os do Sudeste Asiático pela sua complexidade de notas de sabor, incluindo frutas vermelhas em profusão, que por vezes lembram vinhos provenientes dos Andes.

Por Déborah Massud

Sociedade do Beco da Lama faz Cadastramento nesse sábado



Animados pela Banda de Frevo Dugiba, o Cadastrasamba acontece no Bar do Pedrinho

Os amigos e frequentadores do Beco da Lama só querem um motivo para se fazer uma festa. Nesse sábado, dia 18 de maio, a SAMBA (Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências) está convidando sócios antigos e desgarrados, boêmios e becodalamenses de coração para se cadastrarem na entidade, numa festa chamada CADASTRASAMBA.

O Cadastrasamba começará a partir das 15 horas e vai contar com a Banda de Frevo Dugiba, no Bar de Seu Pedrinho (ao lado da Prefeitura de Natal). “Nós estamos convidando toda a sociedade e frequentadores do Beco da Lama para participar, fazendo o cadastramento, para ter vez, voz e voto na entidade”, disse o Presidente da Samba, o produtor cultural Dorian Lima.

De acordo com o presidente, o cadastramento vai aumentar o número de sócios para a realização de uma Assembleia Geral da Samba, que acontecerá no dia 19 de junho, no IFRN. O Cadastrasamba será realizado em parceria com o 1º Encontro dos Amigos e Torcedores do Botafogo, aberto para becodalamenses e convidados. “Todos estão convidados a fortalecer a entidade que luta em favor do Beco da Lama”, disse Dorian.

SERVIÇO
Cadastrasamba - Cadastramento da Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências
Banda de Frevo Dugiba
Dia | 18 de maio (sábado)
Local | Bar de Seu Pedrinho (ao lado da Prefeitura de Natal)
Horário | a partir das 15h00

Por Alex Gurgel

Cine Solar: O Homem que Não Vendeu Sua Alma


Nesta sexta-feira, 17, às 19h, haverá mais uma edição do Cine Solar, sessão de cinema promovida em conjunto pelo Cineclube Natal e o Centro de Cultura e Lazer Solar Bela Vista (SESI-RN). Dando continuidade à temática "A Resistência Individual", o filme escolhido para essa noite é o premiado drama biográfico "O Homem Que Não Vendeu Sua Alma” (A Man of All Seasons, 1966, Inglaterra).

Dirigido por Fred Zinnemann e estrelado por Paul Scofield, o filme conta a história de Thomas Morus, membro da alta nobreza inglesa que por ser um católico fervoroso se nega a aceitar o casamento entre o rei Henrique XVIII e Ana Bolena e a separação entre a Inglaterra e a Igreja Católica. Por seu ato de rebeldia passa a ser perseguido. Morus, conhecido por sua obra Utopia, foi mais tarde canonizado pela Igreja. Baseado em peça teatral de Robert Bolt, que também fez o roteiro, o filme ganhou no Oscar os prêmios de melhor filme, direção, roteiro adaptado, fotografia e figurino.

Após a exibição, contaremos com a presença de Anchieta Fernandes, historiador, escritor e crítico de cinema, para mediar debate com o público. O evento, realizado no Solar Bela Vista (Av. Junqueira Alves, nº 417, Cidade Alta) é gratuito.

Projeto de Eleika que beneficiará autores potiguares é aprovado por unanimidade na Câmara


Os vereadores de Natal aprovaram na sessão da Câmara Municipal de Natal (CMN) desta quarta-feira (15), o projeto proposto pela parlamentar Eleika Bezerra (PSDC) que torna obrigatória a exposição de cota mínima de 2,5% para as obras literária produzidas por autores potiguares em livrarias ou qualquer outro lugar que comercializa livros em Natal.

“Infelizmente, a nossa literatura é desprestigiada nesses estabelecimentos. Esse projeto tem a finalidade de valorizar as obras produzidas aqui e os autores dessa literatura. Fico muito feliz com a aprovação e o apoio recebido pelos demais membros da Casa”, disse a professora Eleika Bezerra.

Segundo o projeto de lei, todas as livrarias de Natal terão que disponibilizar a cota mínima estabelecida em local de fácil visibilidade, tanto em gôndolas físicas, como através de sites de vendas. A fiscalização será feita através da Fundação Capitania das Artes (Funcarte) e também através do Procon Municipal, este segundo proposto através de emenda da vereadora Júlia Arruda (PSB).

Ao estabelecimento que comprovar a maior quantidade de livros vendidos de autores potiguares, no decorrer de um semestre, será outorgado o diploma “Amigo do Autor Potiguar”.

Na sessão, o projeto de autoria da vereadora Eleika Bezerra recebeu manifestações favoráveis de muitos vereadores presentes no plenário. “É um projeto que vai proteger a produção literária e cultural local. Destaco a maturidade dessa proposta que incentiva a prática e produção literária e visa democratizar e divulgar nossa literatura”, ressaltou o vereador George Câmara (PCdoB), que subscreveu o projeto.

Por Juliana Celli

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Expedição Dunas do Rosado



Alex Gurgel

No próximo dia 19 de maio (domingo), a Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) vai realizar uma Expedição Fotográfica para registrar a beleza das Dunas do Rosado, no Litoral Norte Potiguar, saindo às 06 horas da manhã, do Foto Practical (por trás da Igreja do Galo).

Antes de Chegar às Dunas do Rosado, os aventureiros fotógrafos vão parar para registrar a Centro Histórico da cidade de Açu. O almoço será realizado no município de Porto do Mangue, cidade a beira mar que também será fotografada.

Expedição Fotográfica
Dia | 19 de maio (domingo)
Saída | 06h00
Valor | R$ 60,00 (sócio) / R$ 100,00 (não-sócio)
Bate e volta em ônibus confortável com ar, wc e tv
Informações: 3211-5436

Projeto de incentivo à leitura acontece até sexta-feira


Fecomércio-Sesc, em parceria com selo Jovens Escribas, promovem Ação Leitura. Programação gratuita reúne autores e leitores em instituições de ensino e de cultura em Natal para incentivar leitura

Um mergulho profundo, intenso e prazeroso nas trajetórias literárias dos escritores Clotilde Tavares e Pablo Capistrano. Foi essa a sensação dos 200 alunos que lotaram ontem à noite o auditório da UnP na abertura oficial do Ação Leitura 2013, na qual os escritores foram convidados a bater um papo descontraído sobre suas obras e descobertas literárias com os jovens.

O projeto – realizado pelo Sesc RN com o apoio da Fecomércio/RN e em parceria com o selo Jovens Escribas –, leva gratuitamente escritores e oficinas a instituições de ensino e de cultura em Natal até sexta-feira (17/05). A intenção: provar, especialmente aos jovens, que ler é sinônimo de prazer. Toda a programação está disponível no site do Sesc RN (www.sescrn.com.br) e no do Jovens Escribas (www.jovensescribas.com.br/acaoleitura).

À frente do Jovens Escribas, o escritor Carlos Fialho agradeceu, durante a abertura, o apoio do Sesc. “Abraçou o projeto junto conosco e, hoje, é um realizador”, comentou sobre a instituição. Parceria enaltecida também pelo coordenador de cultura do Sesc RN, Daniel Rezende, ao afirmar: “fomos muito felizes ao perceber o potencial do Ação Leitura e integrá-lo ao projeto Encontro com o Autor Sesc, ambos com propostas em perfeita sintonia”.

Durante a abertura, os escritores Nei Leandro de Castro, Clotilde Tavares e Pablo Pinheiro foram homenageados com o prêmio “Parágrafo”. O Ação Leitura convidou 15 escritores locais e de outros lugares do País para bater um papo com alunos e interessados em escolas, universidades e instituições culturais da capital potiguar. Ao aproximar autores de leitores, o projeto quer quebrar barreiras e demonstrar o quanto ler pode ser divertido.

Autores convidados

Foram convidados os autores Clotilde Tavares, Pablo Capistrano, Patrício Jr., Daniel Minchoni, Carlos Fialho, Sinhá, Ruy Rocha, Márcio Benjamin, Carito, Thiago de Góes, Milena Azevedo, Daniel Galera (RS), Ana Elisa Ribeiro (MG), Sérgio Fantini (MG) e Carlos Henrique Schroeder (SC).

Eles conversarão sobre suas obras e as deixarão nos locais visitados para empréstimo gratuito. Alguns deles ministrarão ainda oficinas – como de cordel e de quadrinhos – cujas inscrições também serão gratuitas. Todas as inscrições deverão ser feitas pelos formulários contidos no site:
www.jovensescribas.com.br/acaoleitura


Encerramento litero-musical

O encerramento, que acontece na sexta-feira (17/05), às 19h, na livraria Nobel (Salgado Filho), será em grande estilo. Daniel Galera (RS), convidado para participar do projeto, lança o livro “Barba ensopada de sangue”. Além dele, os demais autores integrantes do projeto marcarão presença. Para encerrar a noite, a cantora Simona Talma sobe ao palco.

Escolas

Serão contempladas nesta edição: Escola Sesc, Escola Estadual Castro Alves, Escola Municipal 4º Centenário, Escola Municipal Celestino Pimentel, Escola Municipal Francisco Varela, Escola Municipal Ulisses de Góis, Colégio Nossa Sra. das Neves, CEI Romualdo Galvão, Contemporâneo, Marista, Escola Doméstica, Henrique Castriciano, IFRN Zona Norte e instituições superiores como UnP e UNI-RN.

Programação

Durante a programação, os autores conversarão com estudantes de ensino fundamental, médio e superior. Haverá diversos eventos noturnos e abertos ao público, dando oportunidade para que leitores possam ter um contato mais próximo com os convidados. Parcerias com grupos e produtores culturais da cidade, como Clowns de Shakespeare, Dosol e Casa da Ribeira permitem oferecer uma maior variedade de atrações, associando a leitura a atividades lúdicas e divertidas.

Serviço:
O quê? Projeto Encontro com o Autor, em parceria com o Ação Leitura, do selo Jovens Escribas
Quando? Até sexta-feira (17/05), manhã e tarde
Onde? Instituições de ensino e estabelecimentos de cultura de Natal
PROGRAMAÇÃO GRATUITA E DISPONÍVEL NOS SITES www.sescrn.com.br e www.jovensescribas.com.br/acaoleitura

Lorena Gurgel