sexta-feira, 16 de maio de 2014

Copa em Natal: I Seminário Regional de Legado acontece na próxima semana


Buscando debater os benefícios que ficarão como legado para a cidade com a realização da Copa do Mundo 2014, a Prefeitura Municipal do Natal, através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte, lazer e Copa do Mundo FIFA 2014 (SECOPA), em parceria com o Ministério do Esporte, promove o I Seminário Regional de Legado abordando o tema “Legados dos Grandes Eventos Esportivos – Copa 2014”, no dia 21 de maio, às 14h, no Hotel Imirá, Via Costeira.


A atividade busca a elaboração de uma análise sobre o impacto dos legados, quando o proponente deverá quantificar legados referentes à mobilidade urbana, segurança, telecomunicação, econômicos vinculados a turismo, educação e saúde. Além disso, poderá escolher livremente mais dois tipos de legados e trabalhar também esses temas.

O Ministério do Esporte, em parceria com a Secopa, tem a preocupação de garantir que a realização da Copa do Mundo resulte em benefícios para o país como um todo, nesse caso específico, à cidade do Natal. Neste sentido, várias ações vêm sendo desenvolvidas pelo ME tendo por objetivo consolidar o mapeamento dos legados da Copa do Mundo 2014, reais e potencialmente viáveis, sob a perspectiva de oportunidade para alavancar o país em infraestrutura e inovações em produtos ou serviços para assegurar benefícios duradouros para a sociedade.

No entanto, para que haja um aproveitamento real dos legados potenciais, é necessário assegurar que haja planejamento em nível nacional e local e transparência junto à sociedade que deles se beneficia. Este seminário deverá proporcionar um diálogo com a sociedade local e apresentar de forma quantificada os impactos resultantes do evento, garantindo clareza e transparência dos investimentos realizados e benefícios auferidos.

O evento deve reunir representantes de diferentes segmentos da sociedade, incluindo atletas, cientistas, estudantes, empresários, professores, profissionais de diferentes áreas, em particular aqueles vinculados ao esporte, interessados em discutir e colaborar no planejamento estratégico de legados, pré e pós-evento, que assegure a apropriação dos resultados dos investimentos efetuados pela sociedade brasileira, além de quantificar os impactos que os legados da Copa do Mundo 2014 representarão para o país, relacionados a mobilidade urbana, segurança, educação, saúde, telecomunicações, entre outros, garantindo assim a transparência das políticas públicas adotadas.

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:
Fácil Comunicação: 3217.7989

Nenhum comentário:

Postar um comentário