quinta-feira, 15 de maio de 2014

Sesap qualifica profissionais da Região Metropolitana na assistência ao pré-natal


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da sua Área Técnica de Saúde da Mulher, está promovendo desde ontem (14) e segue até sexta-feira (16), a “Qualificação na assistência ao Pré-natal de risco habitual, com identificação de riscos gestacionais e manejo da toxoplasmose na gestação”, no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra. A atividade tem o objetivo de qualificar os servidores que atuam nas Redes de Atenção Materno-Infantil no estado e reduzir a taxa de morbimortalidade materno-infantil.

De acordo com a responsável pela Área Técnica de Saúde da Mulher, Andréa Duarte, esta é a segunda qualificação que vem sendo oferecida aos servidores da Saúde. “Nossa estimativa é qualificar 350 profissionais de saúde em todo o processo. Cada turma que qualificamos conta com cerca de 50 profissionais da atenção básica, entre médicos e enfermeiros. Estamos utilizando estas ações como estratégia para fortalecimento do componente pré-natal no âmbito da Rede Cegonha. Esta segunda turma conta com profissionais de Macaíba, Parnamirim, São Gonçalo, Natal, Extremoz e Ceará Mirim.
A capacitação tem carga horária de 20 horas e duração de 3 dias, abordando desde a organização do processo de trabalho, do serviço de saúde e aspectos do planejamento, além de questões relacionadas ao acompanhamento da gravidez de risco habitual e de suas possíveis intercorrências, promoção da saúde, até questões legais relacionadas à gestação e ao puerpério, como também o manejo da toxoplasmose na gestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário