sábado, 13 de outubro de 2012
Potiguar finalista do Prêmio Jabuti lança novo livro
Uma das dez finalistas nacionais do Prêmio Jabuti de Literatura Infantil, a professora da rede estadual, Salizete Freire Soares, se prepara para lançar mais um livro. Após conquistar uma vaga na final do prêmio mais importante da literatura brasileira, a escritora lança na próxima segunda-feira (15), a partir das 16h, no auditório do SESC Cidade Alta, o livro “Tudo vira outra história”.
"Na natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma". A frase famosa de Lavoisier bem inspirou o novo livro de Salizete. Tudo vira outra história, jeito poético para falar da renovação constante na natureza, é construído através do advérbio Cadê.
Usando vários recursos das figuras de linguagem, Salizete constrói a narrativa partindo da origem para o produto: a semente que se transformou em árvore; a lagarta que antecedeu a borboleta; o ovo que virou passarinho; o trigo que fez o pão... E encerra com um desfecho sobre o grande mistério da vida e da morte: "Cadê o meu avozinho, de bengala e de chapéu?/ Virou uma estrelinha e foi morar lá no céu".
Mantendo sua capacidade de síntese, a escritora se confirma como poeta em versos justos, sob medida, sem nada mais nada menos, construindo um texto cheio de metáforas e de mensagens. E o que é mais importante para os pequenos: sem se enroscar no léxico.
Salizete Freire Soares é formada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e desde 1985 trabalha na rede pública de ensino. Atualmente, é coordenadora do Programa do Livro Didático, da Secretaria de Estado da Educação, e está concorrendo ao Prêmio Jabuti de Literatura com a obra “Mundo pra que te quero”.
Em Natal, os livros de Salizete podem ser adquiridos exclusivamente na sede da editora Paulinas, que fica situada à rua João Pessoa, no Centro.
SERVIÇO
O QUÊ: Lançamento do Livro Tudo Vira Outra História
QUANDO: Segunda, 15 de outubro de 2012
ONDE: Auditório do SESC Cidade Alta
Rua: Coronel Bezerra, 33. Natal-RN
Por trás do Colégio Winston Churchill
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário