sábado, 31 de janeiro de 2015

Definida primeira atração do Tô na Mídia 2015


A melhor ressaca de carnaval do Rio Grande do Norte - o Tô na Mídia - já começa a definir suas atrações. E elegeu o Samba Preto no Branco, banda que vem tocando nas principais festas do estado, para abrir sua nona edição, festa que acontecerá no início de março em local a ser definido nos próximos dias.

A escolha desta atração, observa a organização, acontece pela alta qualidade dos músicos, pela solicitação do público pelo retorno de bandas que executem o melhor do samba e também por ter na sua composição jornalistas, o que provocará um clima ainda mais descontraído ao evento que foi criado em 2007 para ser uma espécie de confraternização dos comunicadores do estado.


A BANDA

"O nosso terreiro é franco. Samba preto, samba branco, samba quem quiser sambar". Os versos do mestre Casquinha da Portela traduzem bem o sentimento do Samba Preto no Branco. Um grupo mestiço, formado por seis jovens sambistas potiguares, que tem como objetivo alegrar seu público através do samba de raíz. Para isso, eles interpretam clássicos do gênero genuinamente brasileiro com uma nova roupagem, mas sem perder a essência.

Como grande parte dos grupos de samba, o Preto no Branco surgiu da reunião de amigos apreciadores da boa música e que aos poucos começaram a tocar em churrascos, bares e festas particulares. Já foram uma banda de pagode e o repertório era menos criterioso, contando com a presença de outros gêneros, sempre tocados com a mesma pegada. Em agosto de 2012, optou-se por mudar o estilo e a cara da banda.

Com o novo perfil, o grupo já tocou e conquistou públicos em bares e festas renomados de Natal e Região Metropolitana. A formação atual é: Matheus Magalhães – rebolo e voz; Yuri Galvão – reco-reco e voz; Carlos Arthur – violão e voz; George Augusto – cavaquinho e voz; Allyson Santos – pandeiro; Paulo Rafael – percussão geral.

BARCO PALMIRA WANDERLEY NO RIO POTENGI EM 1941. FOTO: HART PRESTON (LIFE)


Grupos de Dança participaram do lançamento do II Festival de Swingueira de São Gonçalo




Os integrantes dos 15 grupos de dança inscritos para participar do II Festival de Swingueira de São Gonçalo compareceram ao lançamento do evento que aconteceu na noite de ontem (29), no teatro municipal. A organizadora do evento, a secretária para Assuntos Extraordinários, Mada Maia Calado, esteve presente ao lado do prefeito Jaime Calado.

Também prestigiaram o presidente da Fundação Cultural Dona Militana, Flávio Henrique, o secretário de Governo e Projetos Especiais, Dhowgllas Tavares, o secretário de Comunicação e Eventos, Ledson França, o diretor do Teatro Municipal, Gleydson Almeida e o vereador Edson Arcanjo (Nino).

O II Festival de Swingueira de São Gonçalo do Amarante é uma iniciativa da Secretaria para Assuntos Extraordinários, e realizado pela parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Governo e Projetos Especiais e a Associação Cultural Florart. Os participantes ainda receberam o regulamento e tiraram dúvidas sobre as regras do festival. O evento acontecerá no dia 08 de fevereiro, a partir das 15h, no ginásio de esportes do Conjunto Amarante.

OS MUROS DE BRASÍLIA


Públio José
Jornalista
publiojose@gmail.com                                    

                   A guerra fria legou ao mundo, entre tantas desgraças, o Muro de Berlim. Anteriormente, Mao Tse Tung já dera sua contribuição ao tema ao erguer a Muralha da China. Tanto um como outro são símbolos físicos, palpáveis, do desejo do homem de separar, segundo loucas ideologias, determinados agrupamentos humanos dos demais. É também uma forma de se elitizar, de se diferenciar em relação a outros, em função do estabelecimento de doutrinas as mais diversas, de cunho ideológico, social, cultural, político, esportivo, religioso, militar, econômico... É ainda, e principalmente, uma forma de aprisionar pessoas segundo conveniências as mais variadas. São notórios os casos recentes da Coréia do Norte e de Cuba, e da antiga União Soviética, todos à esquerda do espectro político, países onde o ir e vir das pessoas era e é dificultado a todo momento, conforme apontem as idiossincrasias de seus dirigentes.

                        A direita também não ficou atrás e tratou de erigir seus muros, muitos dos quais, se não em formato físico, também contribuíram para o estabelecimento dos guetos mais diversos. Aliás, basta consultar a História para se ter conhecimento dos muros físicos e não físicos que o homem construiu para se separar de outros, ou para aprisionar populações inteiras – segundos seus interesses. Na China, das dinastias imperiais, a Cidade Proibida é um exemplo clássico de elitização e domínio de uma classe em relação às demais; na Grécia e na Roma antigas, as castas também serviram de muro para separar os nobres de escravos e plebeus; a Índia é famosa ainda hoje pelo sem número de castas que servem de muro no contexto geográfico e populacional do país. Enfim, até onde o olhar do passado e do presente alcançam, o homem teve em muros e separações de toda ordem uma forte marca do seu mover na História.

                        Também pode ser incluído nesse tema a utilização, como muro, do aparato econômico para separar pessoas, embora, de certa forma, isso possa ser visto como incentivo às pessoas para a conquista de espaços maiores no ambiente social que habitam (o tal do “subir na vida” que nossos pais tanto bradavam). Mas, e os muros do Brasil? Como país diferente dos demais, ou melhor, mais criativo que os demais, o Brasil tinha que arrasar nesse quesito. Aqui, além dos formatos de muro conhecidos em outros quadrantes, a corrupção se estabeleceu com um forte baluarte da separação entre as pessoas. Outro muro a vicejar em solo verde e amarelo, além da corrupção, é o da impunidade. No Brasil, legislação, costumes, hábitos, canalhices, sem-vergonhices e que tais se transformaram em verdadeiros muros a beneficiar pilantras, ladrões de colarinho branco, políticos, autoridades, funcionários públicos, magistrados...  

                        Como exemplo de muro, de fenômeno a distinguir pessoas, a corrupção brasileira, principalmente em Brasília, chegou a tal ponto que saiu do terreno do palpável, do real – e achegou-se à ficção. Ora, em um país onde o trabalhador conta centavos para chegar ao fim do mês, como explicar um funcionário de quarto escalão da Petrobras ter em banco estratosféricos 100 milhões de dólares! Uau! Isso, sim, é que é muro! E o que se vê mais em Brasília? Integrantes do establishment local vivendo como nababos, padrão de vida incompatível com os salários declarados – surrupiando, para tanto, recursos da merenda de estudantes humildes, dos remédios dos idosos, de postos de saúde, estradas, portos... Note-se que, de toda a roubalheira divulgada, a Petrobras atingiu um nível ainda mais superior – pelos volumes registrados. Alguém da empresa na cadeia? Não. Não é Brasília cidade de portentosos muros?

ANTEPASSAR


No antepassado o silêncio sepulcral
do desinteresse com que me debruço
ao destino. O passar dos anos
amiúda a inconsequência de seguir
em frente. Alardeio o futuro em progressos
e não aprendo a exteriorizar sentimentos

- em laboratórios tentam
 novo paradigma humano
        feito gesto e plástico.

Aos antepassados rendo glórias
em datas pré-fixadas. Denomino
ruas. Fixo placas.

- no fim do corredor
 chora o passado: triste
             rosto à imagem.

(Pedro Du Bois, inédito)

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

CARTUN


Leonita Maria lança “Meu Livro de Cordéis” nesta terça (27)


Será na noite desta terça-feira (27) o lançamento do livro da professora Leonita Maria - “Meu Livro de Cordéis”. O evento, que estava programado para a próxima sexta-feira, foi antecipado e será realizado no patamar da Igreja Matriz de São Gonçalo, logo após a celebração religiosa, a partir das 21h.

A edição de “Meu Livro de Cordéis” é resultado do apoio da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Fundação Cultural Dona Militana, como efetivação da política de valorização dos artistas sãogonçalenses. No livro, a escritora faz uma viagem pelo universo de histórias e saberes, utilizando a linguagem do cordel.

“Contei com a ajuda dos meus colegas professores com seus relatos do tempo de primário e principalmente dos meus alunos do terceiro ano que ajudaram com suas pesquisas de atividades. Escrevi os cordéis com o intuito de iniciar o treino da escrita, da leitura e da escuta em versos, através da oralidade da cultura popular”, escreveu Leonita na apresentação do livro.

Sobre a Escritora

Leonita Maria da Silva Borges nasceu em Natal/RN, em 11 de janeiro de 1965, toda sua vida profissional foi dedicada ao ensino em escola pública. Por interesse próprio aprendeu a escrever cordel, paródias e a fazer artesanatos. É educadora da rede municipal de ensino desde 1984. É professora polivalente.

Abertura do Carnaval Multicultural de Natal será com Cavaleiros do Forró na Redinha, sexta-feira


Atendendo ao pedido da Secretaria de Cultura de Natal e da Prefeitura do Natal, Cavaleiros do Forró irá agitar a abertura da folia na capital potiguar com mega show no Polo Redinha, sexta-feira (13). Inicialmente a apresentação estava prevista para a segunda-feira (16). “O Secretário Dácio Galvão nos fez o pedido para Cavaleiros tocar sexta-feira no Polo Redinha na primeira noite de Carnaval em Natal e topamos o desafio de abrir o Carnaval na Zona Norte”, disse Alex Padang, criador e empresário da banda Cavaleiros do Forró.

O forró eletrizado da banda Cavaleiros do Forró promete arrastar uma multidão na sexta-feira de Momo, primeira noitada de folia. A banda fará sua estreia no Carnaval de Natal com grande show marcado para o dia 13 de fevereiro, no Polo Redinha – litoral Norte. Banda genuinamente potiguar e sucesso em todo o Brasil, Cavaleiros promete ser um dos pontos altos do carnaval pé na areia.

AVIÃO POUSANDO DURANTE A CONSTRUÇÃO DA BASE AÉREA DE PARNAMIRIM. FOTO: HART PRESTON, 1941


Paçoca de Pilão com programação para veraneio e festa de 25 anos



     O restaurante Paçoca de Pilão, em Pirangi, continua com seu variado e premiado cardápio e, neste verão, apresenta eclética programação cultural a partir da quinta-feira, com Paulo Fiori executando o melhor da música italiana. Na sexta Alcione e Arimatéia brindam os clientes com MPB, ficando o sábado com a banda Dissonah, Lorena e Sandro Maurício (MPB). O couvert custa R$ 6,60.

     Em fevereiro, no dia 6, o Paçoca de Pilão vai comemorar seus 25 anos de existência, apresentando a Banda Feras, de Parelhas, considerada uma das grandes bandas de baile do Brasil. A mesa do aniversário está sendo reservada por R$ 100,00, fone 3238-2088

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Academia Assuense de Letras teve assembleia de fundação nesta sexta-feira, 23


Atendendo edital publicado no Diário Oficial do Município do Assú, ocorreu nesta sexta-feira (23), no auditório do SEBRAE, situada à rua Bernardo Vieira, 104 – Centro – Assú/RN, a assembleia de fundação da Academia Assuense de Letras (AAL), associação civil, de direito privado sem fins econômicos, tendo por finalidade o cultivo, a preservação e a divulgação do vernáculo, da literatura, da história e da atividade cultural em seus múltiplos aspectos.

Na ocasião, foi definido o quadro de patronos, inicialmente, composto por 20 cadeiras, que terão como titulares sócios nas categorias de fundadores, efetivos, correspondentes, honorários e beneméritos e, ainda, composta a primeira diretoria da instituição, constituída de sete membros eleitos por aclamação dentre os sócios fundadores tendo como Presidente: Ivan Pinheiro Bezerra; Vice-presidente: Auricéia Antunes de Lima; 1º secretário: Francisco José Costa dos Santos; 2º Secretário: Fernando Antônio Caldas; 1º tesoureiro: Fernando Antônio de Sá Leitão Morais; 2º Tesoureiro: Francisco de Assis Medeiros e Secretário de Comunicação: Antonio Alderi Dantas.

No tocante aos primeiros ocupantes e as respectivas cadeiras da Academia Assuense de Letras o quadro ficou assim definido:

Cadeira nº 1 – Patrono: Palmério Augusto Soares de Amorim Filho, Titular: Antonio Alderi Dantas;
Cadeira nº 2 – Celso Dantas da Silveira, Titular: Auricéia Antunes de Lima;
Cadeira nº 3 – Francisco Augusto Caldas de Amorim – Chisquito, Titular: Francisco de Assis Medeiros;
Cadeira nº 4 – Francisco Agripino de Alcaniz – Chico Traíra, Titular: Francisco José Costa dos Santos;
Cadeira nº 5 – Renato Caldas, Titular: Ivan Pinheiro Bezerra;
Cadeira nº 6 – João Lins Caldas, Titular: Fernando Antônio Caldas;
Cadeira nº 7 – Silvia Filgueira de Sá Leitão, Titular: Fernando Antônio de Sá Leitão Morais.

Os demais nomes escolhidos como patronos para as 20 primeiras cadeiras cujos titulares serão escolhidos entre os futuros sócios foram: Alfredo Vespúcio Simonetti, Eufrosina Fernandes, Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho, Ezequiel Lins Wanderley, Francisco Ângelo da Costa – Chico Daniel, Francisco Elion Caldas Nobre, João Carlos Wanderley, João Natanael Soares de Macêdo, Luiz Carlos Lins Wanderley, Maria Carolina Wanderley Caldas – Sinhazina Wanderley; Maria Eugênia Maceira Montenegro; Pedro Soares de Araújo Amorim; Samuel Sandoval da Fonseca.

A solenidade magna de posse dos acadêmicos acontecerá provavelmente no próximo mês de junho. Porém, os acadêmicos já definiram um calendário mensal de reuniões com o propósito de caminhar com registro do seu estatuto, definição de regimento e regulamentos internos entre outras questões, sendo que o próximo encontro está marcado para o dia 27 de fevereiro.

Projeto “Verão Legal” movimentou a praia de Barra do Rio neste domingo, 25




Coordenado pela Secretaria de Turismo e Eventos e com a participação das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo, Infraestrutura, Gabinete Civil, Esporte e Lazer, Educação, Saúde e Fundação de Cultura Aldeia de Guajiru, a Prefeitura de Extremoz deu continuidade ao Projeto “Verão Legal” desta vez na praia de Barra do Rio. As atividades foram iniciadas as 09h com início dos torneios de futebol de areia e vôlei feminino.

A Secretaria de Saúde montou barracas para atender veranistas, turistas e moradores, que contaram com ações da saúde, escovódromo, testes de glicemia, aferição de pressão e teste de HIV. A Secretaria de Meio Ambiente continuou a operação “Praia Limpa”, com duas equipes recolhendo resíduos na orla.  A Secretaria de Infraestrutura promoveu a limpeza e podas de arvores.

Os professores Ângelo Santos e Lorena Dantas realizaram aulas de dança e ritmos e o professor Keller Castro ministrou aulas de aeróbica para grande público. Cerca de três mil pessoas participaram do “Verão Legal” neste domingo e o projeto, de acordo com o secretário adjunto de Turismo e Eventos, Domingo Sávio, alcançou todos os objetivos em todas as áreas. “A novidade foi o aulão de dança e aeróbica”, reforçou o secretário.

Vencedores

O time vencedor do campeonato de futebol de areia foi o Juventus de Vila de Fátima e o segundo lugar o Arsenal de Redinha Nova. A dupla vencedora do vôlei de praia foi Larissa e Sônia, ficando Thuende e Josilene na segunda colocação.

Estiveram presentes, o prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, secretário do Gabinete Civil, Paulo Rêgo, a secretária de Saúde, Cíntia Torquato, a secretária de Meio Ambiente, Isalúcia Cavalcanti, secretaria de Esporte e Lazer, Rosileide Brito e o secretário-adjunto Turismo e Eventos, Domingos Sávio. (LS).

Fotos: Novinho

CARTUN


domingo, 25 de janeiro de 2015

sábado, 24 de janeiro de 2015

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Projeto Seis e Meia será retomado em março no TAM


As cantoras Rita Ribeiro e Khrystal serão as grandes atrações da volta do Projeto Seis e Meia, neste ano de 2015, dia 31 de março, no palco do Teatro Alberto Maranhão. Outras  atrações locais e nacionais estão sendo cotadas para dar continuidade ao projeto que continuará com o mesmo formato, sendo realizado duas terças-feira por mês, com ingressos a preços populares e buscando valorizar o melhor da Música Popular Brasileira da nova e da antiga geração.

O Seis e Meia é uma das mais antigas programações culturais contínuas do Brasil, que contabiliza 18 anos de história no Rio Grande do Norte, e foi encerrado em 2012 por falta de recursos. A retomada do projeto este ano é fruto de uma parceria entre a Idearte Produções, de Amaury Júnior, e a Super Star Promoções e Eventos, de William Collier, com o importante apoio do Governo do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto e do Teatro Alberto Maranhão.

CARTUN


Estudantes da Escola Estadual Myriam Coeli expõem telas no Parque da Cidade


A Escola Estadual Myriam Coeli está comemorando seus 30 anos de existência com uma exposição de quadros pintados pelos seus alunos. O projeto “Experimentando Arte” está iniciando a sua fase de exposições itinerantes e as telas vão ficar expostas até o dia 21 de fevereiro, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. O horário de visitação é das 8h às 18h, todos os dias da semana.

O projeto “Experimentando Arte” é coordenado pela pedagoga Sandra Milena Feitosa, especialista em artes visuais, e responsável pelo laboratório de arte da Escola Myriam Coeli. Cerca de mil alunos estão matriculados em três turnos no colégio, que funciona na rua dos Coroais, no conjunto Nova Natal, na Zona Norte.  No projeto, os estudantes são estimulados a desenvolverem suas aptidões nas artes plásticas e abordam temas como “O Grito”, de Edvard Munch, “Nossos Gritos, Nossas Alegrias”, “Arte Circense”, “Natureza” entre outros.

Sandra trabalha na escola há 24 anos e conta que o projeto é um antigo sonho dela e que foi realizado graças à visão das diretoras da escola em implantar algo que mantivesse os alunos na escola em atividades extraclasse. “Em 2010, eu levei a ideia para a antiga diretora Vilma de Lourdes e ela aceitou na hora. A atual diretora, Ana Andrade, deu continuidade e tem apoiado o projeto”, comenta.  Hoje o projeto foi ampliado para o Ensino Fundamental e está inserido no programa federal Mais Educação e conta também com as orientações dos professores Josué Flor, artista plástico, e Francisco Luiz, que é musico e desenhista e dão as orientações técnicas aos alunos. (Foto: Assessoria Semurb).

Feira de Artesanato da Árvore de Mirassol comercializa mais de R$ 500 mil


Os bons ventos do Natal em Natal também sopraram na Feira de Artesanato da Árvore de Mirassol. Com a presença diária de natalenses e turistas, no período de 12 de dezembro a 12 de janeiro, o artesanato potiguar atraiu os olhos dos visitantes, propiciando a comercialização de R$ 300 mil.

A coordenadora do Programa Municipal de Artesanato da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Kátia Collier, estima que, no total, computadas as vendas de produtos gastronômicos, foi comercializado mais de R$ 500 mil durante o período. “A comercialização foi muito forte. A gastronomia vendeu muito. No dia 24 de dezembro o espaço estava lotado. É uma feira consolidada”, afirmou a coordenadora.

De periodicidade mensal, a feira ocorre sempre no primeiro fim de semana de cada mês, dentro do projeto Curtindo na Praça, parceria entre as secretarias de Serviços Urbanos (Semsur), Cultura e a InterTV Cabugi. Segundo Kátia Collier, o projeto iniciou em setembro de 2014, oferecendo artesanato, obras de arte, gastronomia e apresentações culturais. A próxima edição está marcada para depois do Carnaval Multicultural 2015.

Outro ponto destacado por Kátia Collier é a loja Natal Original, que fica nas dependências do Mercado do Artesanato, localizado na praça da Árvore de Mirassol. A parceria entre a Prefeitura e o Sebrae propicia a comercialização de produtos pelos próprios artesãos. A coordenadora explicou que o sistema de rodízio implantado permite que um grande número de artesãos venda seus produtos diretamente ao consumidor. Há uma curadoria que todo mês avalia a qualidade dos produtos e seleciona os artesãos. (Foto: João Maria Alves)

FIART ​começa nesta sexta dando mais vida ao verão potiguar ​​ ​




A partir desta sexta e por dez dias, Natal sedia o melhor do artesanato local, nacional e internacional com a realização da XX Feira Internacional de Artesanato, evento que acontece no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, com a presença de 14 países, tribos indígenas e a realização de apresentações culturais, salões de escultura, artes plásticas, mestres, rendas, artesanato potiguar, Programa do Artesanato Brasileiro, Prêmio Vitrine do Artesanato e gastronomia.

A XX Fiart reúne 2.200 artesãos, sendo que as obras de 3.200 artesãos do Rio Grande do Norte vão estar sendo comercializadas na feira, através de estandes cooperados, individuais ou montados por prefeituras ou pela Sethas e pelo Programa do Artesanato Brasileiro, além do espaço Sebrae/RN que também apoia o artesanato da região. O espaço destinado ao artesanato potiguar chega a ocupar 45% da Fiart.

A programação cultural que acontece todos os dias em ambiente montado logo após a entrada, leva ao palco o trabalho em todas ás áreas culturais de 1.779 artistas, num total de 80 grupos folclóricos, realização do 13º Festival de Danças Folclóricas, Mostra de Danças Juninas, orquestras filarmônicas, tribos indígenas e 24 shows com artistas locais.

Os países que vão participar levam para a Fiart peças artesanais que caracterizam suas respectivas tradições culturais e são: Emirados Árabes Unidos, Espanha, Filipinas, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Paquistão, Peru, Polinésia, Portugal, República Tcheca e Senegal.

A Fiart disponibiliza espaços para entidades filantrópicas, cumprindo assim missão na área de responsabilidade social e vai funcionar de segunda a quinta das 16 às 22h (primeira semana) e de sexta a domingo de 16 às 23h. O evento tem o apoio do Governo do Estado do RN, Prefeitura da Cidade do Natal, SEBRAE/RN, Secretaria de Micro e Pequena Empresa do Governo Federal, Programa do Artesanato Brasileiro, sendo organizado pela Espacial Eventos. O tema desta edição é: "O entrelaçar dos fios tece novas oportunidades".

Serviço:
20ª FIART – Feira Internacional de Artesanato
Período: 23 de janeiro a 01 de fevereiro de 2015
Estandes: 385
Nº. de artesãos: 2.200
Participantes: artesãos de todo o Brasil e de 14 países
Artistas da programação cultural: 1.779
Trabalhando na organização do evento: 370 pessoas
Valor investido: R$ 1.000.000,00
Valor movimentado na Fiart 2014 – R$ 8.700.000,00 com a venda de produtos
Estimativa de público: 70.000 mil visitantes nos 10 dias do evento
Horário de funcionamento: segunda a quinta – 16 às 22h (primeira semana). Sexta a domingo de 16 às 23h.
Apoio: Governo do Estado do RN, Prefeitura da Cidade do Natal, SEBRAE/RN, Secretaria de Micro e Pequena Empresa do Governo Federal, Programa do Artesanato Brasileiro.
Organização: Espacial Eventos.
Tema: "O entrelaçar dos fios tece novas oportunidades"
Preço promocional: R$ 5,00.

Por Flávio Rezende

Literatura Fotográfica Potiguar nas Bancas



Livro e exposição fotográfica de Fernando Chiriboga e a Revista da Aphoto terão lançamentos simultâneos

Nunca se produziu tanto na fotografia cultural potiguar como nesse momento, de grande efervescência e ebulição da qualidade visual. No próximo dia 28 de janeiro, no Midway Mall, a partir das 18h00, haverá um acontecimento raro: O lançamento do livro “Ilhas Encantadas – Fernando de Noronha e Galápagos”, do fotógrafo Fernando Chirigoba, exposição fotográfica homônima com 30 fotos e o lançamento da revista “Foco Poty”, um instrumento cultural da Associação Potiguar de Fotografia.

No livro-álbum, Fernando Chiriboga faz um registro com imagens realistas, como se o leitor estivesse perto de um atobá-do-pé-azul, em Fernando de Noronha. Os textos são escritos em inglês, espanhol e português, acompanhando mais de 350 fotografias que mostram em detalhes a preservação da biodiversidade das ilhas. O fotografo equatoriano, radicado em Natal, retrata as belezas naturais dos parques nacionais, ambos declarados Patrimônio Natural da Humanidade.

Com fotos de Canindé Soares e Elias Medeiros, reportagens dos jornalistas Sérgio Vilar e Licurgo Carvalho, a 2ª edição da revista “Foco Poty” tem uma tiragem de cinco mil exemplares coloridos e serão todos distribuídos gratuitamente. A revista “Foco Poty” também teve contribuição de um time de craques como o advogado e fotógrafo Cid Bezerra, que traz a foto de capa e um portfólio sobre sua fotografia e a pesca de crepúsculos em Areia Branca.
 
O livro “Ilhas Encantadas – Fernando de Noronha e Galápagos” é o 12° livro de do fotógrafo Fernando Chiriboga e teve o patrocínio da Cosern, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Na ocasião, o fotógrafo vai apresentar uma exposição fotográfica com as melhores imagens, clicadas nas várias viagens que fez para fotografar. “Fiz as fotos do livro com muita dedicação, tentando capturar toda natureza encantadas que há nas ilhas”, disse o fotógrafo.

A revista de fotografia “Foco Poty” é uma publicação da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto), que mostra a atuação da entidade no fortalecimento fotografia potiguar, agregando ideias culturais e promovendo eventos em que se discute o fazer fotográfico. Essa é a 2ª edição da revista Foco Poty, com destaque para o festival de fotografia “Foto Riografia do Norte” que aconteceu em outubro de 2014.
 
Lançamento e Exposição Fotográfica
Livro “Ilhas Encantadas – Fernando de Noronha e Galápagos”, de Fernando Chiriboga.
Revista “Foco Poty”, informativo cultural fotográfico da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) – distribuição gratuita.
Data | 28 de janeiro 2015.
Horário | 18h00
Local | Midway Mall - 3º piso, em frente à Livraria Saraiva.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

NOTA OFICIAL – CANCELAMENTO EVENTO PARCERIAS SINFÔNICAS


O Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte, por meio do Sesc, vem a público comunicar o CANCELAMENTO do evento “Parcerias Sinfônicas – Alpendre” e “Prévia Carnavalesca da Banda Independente da Ribeira” que seria realizado no próximo dia 31 de janeiro, a partir das 16h30, na Prainha, na Praia de Pirangi do Norte, município de Parnamirim.

A decisão pelo cancelamento se dá em respeito a alguns veranistas locais que, por se sentirem incomodados com o barulho e movimentações advindas da realização de OUTROS EVENTOS à beira-mar, têm pedido extrajudicialmente a suspensão destes eventos, criando um acalorado debate em torno do tema.

O Sistema Fecomércio faz questão de ressaltar que o evento que seria realizado por nós teria caráter COMPLETAMENTE DIVERSO dos demais já questionados, traduzindo-se em uma oportunidade única para que o público pudesse assistir GRATUITAMENTE a uma montagem esplendorosa deste aplaudido projetoque, inclusive, este ano traz para o palco obras (música e poesia) exclusivamente de artistas locais e ainda uma prévia carnavalesca que buscaria resgatar a essência dos antigos carnavais potiguares.

Assim como boa parte dos veranistas, o Sistema Fecomércio LAMENTA o cancelamento, mas reitera que o faz, em RESPEITO AOS QUE SE SENTEM INCOMODADOS, DE ALGUMA MANEIRA, COM A REALIZAÇÃO DE EVENTOS À BEIRA-MAR daquela praia.

 SISTEMA FECOMÉRCIO RIO GRANDE DO  NORTE

9° EDIÇÃO DO BAILE DO MERCADO DE PETRÓPOLIS



A folia do Carnaval 2015 já tem dia e hora para começar. O 9º Baile do Mercado de Petrópolis faz a prévia carnavalesca na sexta-feira, dia 06 de fevereiro. Bandinha de frevo, Isaque Galvão e Rodolfo Amaral, são as atrações que prometem animar o público no Baile do tradicional Mercado do plano palumbo que tem como Rainha deste ano a senadora Fátima Bezerra.
 
Mais uma vez o Baile do Mercado Petrópolis recebe a assinatura da Idearte Produções, reunindo foliões de todas as gerações para homenagear o carnaval potiguar com o tema UM PAÍS TROPICAL. O evento já se consolidou como um dos principais pontos de cultura, arte e turismo de Natal. Neste ano, não vai faltar alegria com a Bandinha de Frevo que começa a partir das 18h, ao som de Rodolfo Amaral a partir das 19h e por nossa atração principal, o grande cantor Isaque Galvão, que sobe ao palco às 21h, e fica até a meia noite, cantando os maiores sucesso do samba, marchinhas de carnaval, muito frevo e animação no salão.

Revitalização do Mercado
O Mercado Público de Petrópolis hoje vive uma nova fase, ganhou recentemente novo piso e cobertura, teve a fachada recuperada, nova iluminação, além das instalações elétricas e hidráulicas recuperadas. A revitalização do local favoreceu a atração turística e incrementou as vendas nos 57 boxes comerciais instalados no local. Considerado uma vila de artistas, com diferentes estilos, criatividade, técnicas e trabalhos. Para deixar o mercado cada vez mais atrativo a ASMERP – Associação dos Artistas e micro empresários do Mercado de Petrópolis tem planejado um calendário cultural, realizando eventos sazonais, além do seu tradicional Forró do Mercado, toda sexta-feira, oferecendo assim mais opções de lazer ao seu público, criando uma programação cultural diversificada e fixa.
 
SERVIÇO
9° Baile do Mercado
Data: 06 de fevereiro de 2015 (Sexta-feira)
Local: Mercado de Petrópolis
Horário: Abertura a partir das 17h

Por Lissa Solano

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Prefeitura de Extremoz inicia a 6ª edição do Projeto Verão Legal na praia de Jenipabu




A Prefeitura de Extremoz realizou no último no último domingo, 18, a abertura do Projeto Verão Legal 2015 na praia de Jenipabu. As atividades ocorreram das 09h às 17h. A próxima parada será na praia de Barra de Rio, no próximo domingo, 25.

O projeto verão legal 2015 é coordenado pela secretaria de Turismo e Eventos e conta com a participação das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo, Infraestrutura, Gabinete Civil, Esporte e Lazer, Educação, Saúde e Fundação de Cultura Aldeia de Guajiru.
Os veranistas, turistas e moradores que visitaram e estiveram na praia neste domingo, contaram com ações da saúde, escovódromo, testes de glicemia, aferição de pressão e teste de HIV.

Praia Limpa

A secretaria de Meio Ambiente executou mais um ano do Projeto Praia Limpa, orientando os veranistas e barraqueiros para a limpeza da praia. Na área de Esporte, o projeto contemplou a realização do torneio de vôlei de dupla masculino, aeróbica e budyjump. O público também contou a apresentação de capoeira da Fundação de Cultura Aldeia de Guajiru. A Secretaria de Infraestrutura intensificou a limpeza e podas de árvores.

A secretaria de Turismo e Eventos realizou o concurso Garota Verão 2015. A ganhadora foi a veranista Ana Cristine Maldonado. Durante a programação a associação comunitária de Jenipabu realizou a competição de jangadas e a corrida de argolinhas. À noite, a festa continuou com show musical e leilão, inserido na festa do padroeiro da praia, São Sebastião, que se encerra nesta terça-feira, 20.

Estiveram presentes, o secretário do Gabinete Civil, Paulo Rêgo, a secretária de Saúde, Cíntia Torquato, a secretária de Meio Ambiente, Isalúcia Cavalcanti, secretaria de Esporte e Lazer, Rosileide Brito e o secretário-adjunto Turismo e Eventos, Domingos Sávio.

Com reportagem de Gilmara Costa
Fotos: Denis Cléber

FIART começa sexta com artesanato, gastronomia e variada programação cultural




Começa nesta sexta e prossegue até o primeiro dia de fevereiro a vigésima edição da Feira Internacional de Artesanato, evento que acontece no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, reunindo o melhor do artesanato local, nacional e internacional, com a presença de 14 países, tribos indígenas e a realização de apresentações culturais, salões de escultura, artes plásticas, mestres, rendas, artesanato potiguar, Programa do Artesanato Brasileiro, Prêmio Vitrine do Artesanato e gastronomia.

A XX Fiart reúne 2.200 artesãos, sendo que as obras de 3.200 artesãos do Rio Grande do Norte vão estar sendo comercializadas na feira, através de estandes cooperados, individuais ou montados por prefeituras ou pela Sethas e pelo Programa do Artesanato Brasileiro, além do espaço Sebrae/RN que também apoia o artesanato da região. O espaço destinado ao artesanato potiguar chega a ocupar 45% da Fiart.

A programação cultural que acontece todos os dias em ambiente montado logo após a entrada, leva ao palco o trabalho em todas ás áreas culturais de 1.779 artistas, num total de 80 grupos folclóricos, realização do 13º Festival de Danças Folclóricas, Mostra de Danças Juninas, orquestras filarmônicas, tribos indígenas e 24 shows com artistas locais.

Os países que vão participar levam para a Fiart peças artesanais que caracterizam suas respectivas tradições culturais e são: Emirados Árabes Unidos, Espanha, Filipinas, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Paquistão, Peru, Polinésia, Portugal, República Tcheca e Senegal.

A Fiart disponibiliza espaços para entidades filantrópicas, cumprindo assim missão na área de responsabilidade social e vai funcionar de segunda a quinta das 16 às 22h (primeira semana) e de sexta a domingo de 16 às 23h. O evento tem o apoio do Governo do Estado do RN, Prefeitura da Cidade do Natal, SEBRAE/RN, Secretaria de Micro e Pequena Empresa do Governo Federal, Programa do Artesanato Brasileiro, sendo organizado pela Espacial Eventos. O tema desta edição é: "O entrelaçar dos fios tece novas oportunidades".

Serviço:
20ª FIART – Feira Internacional de Artesanato
Período: 23 de janeiro a 01 de fevereiro de 2015
Estandes: 385
Nº. de artesãos: 2.200
Participantes: artesãos de todo o Brasil e de 14 países
Artistas da programação cultural: 1.779
Trabalhando na organização do evento: 370 pessoas
Valor investido: R$ 1.000.000,00
Valor movimentado na Fiart 2014 – R$ 8.700.000,00 com a venda de produtos
Estimativa de público: 70.000 mil visitantes nos 10 dias do evento
Horário de funcionamento: segunda a quinta – 16 às 22h (primeira semana). Sexta a domingo de 16 às 23h.
Apoio: Governo do Estado do RN, Prefeitura da Cidade do Natal, SEBRAE/RN, Secretaria de Micro e Pequena Empresa do Governo Federal, Programa do Artesanato Brasileiro.
Organização: Espacial Eventos.
Tema: "O entrelaçar dos fios tece novas oportunidades"
Preço promocional: R$ 5,00.

Por Flávio Rezende

sábado, 17 de janeiro de 2015

ESCUTAR


Escuto o barulho dos tambores
no som dos homens trabalhando
escuto o silêncio reservado do poeta
no alarido das crianças
escuto o sentimento extravasado
no discurso do profeta
escuto o anoitecer no cão que late
ao pássaro no voo indelével
escuto o raspar da pedra sobre a pedra
ao escutar você e não escuto nada

(Pedro Du Bois, inédito)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Lei Estadual do Turismo é aprovada na Assembleia Legislativa


Após amplo debate junto ao trade e entidades ligadas ao turismo e com participação da OAB/RN, o projeto de lei conhecido como Lei do Turismo foi aprovado na Assembleia Legislativa.  A Lei, de autoria do deputado Gustavo Fernandes, destaca a implantação de roteiros temáticos, a criação de um Fundo Estadual para o setor e a normatização na divulgação e promoção do destino turístico.

“O turismo é a principal atividade econômica do nosso Estado. E planejamento, seja em qualquer ramo econômico, é fundamental ao sucesso do setor. Essa Lei permitirá um investimento direcionado e sistematizado, além de disciplinar a promoção e divulgação do RN. Isso tudo ajudará o Rio Grande do Norte a retomar os tempos áureos do turismo”, destacou o secretário estadual do turismo, Ruy Gaspar.

O secretário também ressaltou a criação do Fundo Estadual do Turismo (Fundetur), que vem a reboque da lei: “Este Fundo ampliará as oportunidades de negócios, aumentará a oferta de emprego e renda para o setor”. O Fundetur será constituído com recursos oriundos das dotações orçamentárias do Estado, receitas de convênios, de taxas estaduais criadas para este fim, percentual da verba publicitária destinado à divulgação, entre outras fontes.

Roteiros temáticos
Os deputados aprovaram o projeto com três emendas modificativas e uma supressiva. A lei disciplina a criação do Plano Estadual de Turismo, que será elaborado pela Secretaria Estadual do Turismo e deverá ser aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento do Estado. Também prevê a criação do Comitê de Planejamento Turístico, que tem a finalidade de compatibilizar a execução da Política Estadual de Turismo e a consecução de metas do plano com as demais políticas públicas.

Um dos destaques do projeto é a implantação de roteiros temáticos, que pretende ampliar as oportunidades de novos negócios e aumentar a oferta de emprego e renda, segmentando-se em turismo arqueológico e paleontológico, cultural, científico e tecnológico, esportes e aventura, ecoturismo, turismo mineral, de negócios e eventos, turismo de pesca, religioso, rural, de saúde termal, turismo de sol e praia e outros segmentos que surgirem.

Praia Shopping com Feirinha de Orgânicos, shows musicais e Domingo Animado




Neste final de semana o Praia Shopping oferece várias opções de lazer e diversão para os mais variados públicos. Shows musicais, contação de histórias infantis e uma feira de alimentos orgânicos são os destaques da programação do shopping.

Na sexta (16), “Tá Danado de Bom” se apresenta no Quiosque Chopp Brahma a partir das 19 horas. No sábado (17), a “Feirinha de Orgânicos” começa logo cedinho, a partir das 7 horas e à noite será a vez do “Projeto Chilly Acústico” animar o público no Quiosque Chopp Brahma. Já o projeto Domingo Animado, apresenta um dos sucessos de Maria Clara Machado com a contação da história “A bruxinha que era boa” apresentada por personagens caracterizados.

“Por ser um shopping de vizinhança, com disponibilidade de grandes lojas e variados tipos de serviços, nosso público passa bastante tempo dentro do nosso mall e assim procuramos atender todas as suas demandas por isso mantemos sempre opções de programação com entretenimento para toda a família”, explica a gerente de marketing do Praia Shopping, Danielle Leal.

SERVIÇO:

SEXTA (16/01)
O QUE: Tá Danado de Bom
ONDE: Quiosque Chopp Brahma
HORA: A partir das 19h

SÁBADO (17/01)
O QUE: Feirinha de Orgânicos
ONDE: Parte Alta da Praça da Alimentação
HORA: Das 7 às 10h

O QUE: Projeto Chilly Acústico
ONDE: Quiosque Chopp Brahma
HORA: A partir das 19h

DOMINGO (18/01)
O QUE: Domingo Animado – “A bruxinha que era boa”
ONDE: Corredor das Lojas Americanas
HORA: A partir das 17h
GRATUITO

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Bololô Cia Cênica faz homenagem a Manoel de Barros no TCP dias 16 e 17




Companhia apresenta o espetáculo Retrato do Artista Quando Coisa, inspirado na poesia do poeta brasileiro, falecido no final do ano passado

A Bololô Cia Cênica inicia 2015 com duas apresentações do espetáculo "Retrato do Artista Quando Coisa", nos dias 16 e 17 de janeiro, às 19h, no Teatro de Cultura Popular - TCP. A companhia presta uma homenagem ao poeta cuiabano Manoel de Barros, que faleceu no dia 13 de novembro de 2014, aos 97 anos. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia), válida para estudantes, classe artística e professores.

O espetáculo tem direção de Odilon Esteves, membro-fundador da Cia. Luna Lunera, de Belo Horizonte, que está em Natal para trabalhar com o grupo durante esta semana. Odilon é ator formado pelo Curso Profissionalizante de Teatro do Palácio das Artes/Cefar (BH/MG) e graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Minas Gerais.

"Manoel nos ensinou a transver o mundo e olhar para as coisinhas do chão, as coisas simples, abandonadas, e ver o mundo de azul. Nunca conseguimos apresentar o espetáculo para ele, mas pela primeira vez teremos a certeza de que estará nos olhando", comentou Arlindo Bezerra, integrante da Bololô.

SOBRE O ESPETÁCULO
Link de vídeo: bit.ly/TeaserRetratodoArtistaQuandoCoisa

Inspirado na poesia de Manoel de Barros, numa narrativa não-linear, o espetáculo tem predileção por transver as coisas abandonadas. Os objetos que compõem o cenário são trastes que foram encontrados no meio da rua, ou objetos inutilizados trazidos a título de descarte pelos próprios atores ou por amigos.

O espetáculo é, antes de tudo e sem maiores pretensões, um convite à brincadeira, ao encantamento, à desconstrução das palavras acostumadas. A montagem do espetáculo foi possível através do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2011, que possibilitou intercâmbio com a Cia. Luna Lunera, de Belo Horizonte.

SOBRE A BOLOLÔ CIA. CÊNICA  
bololociacenica.blogspot.com.br
A Bololô Cia. Cênica foi fundada em 2010 em Natal/RN e é formada pelos atores Alex Cordeiro, Arlindo Bezerra, Luana Menezes, Paulinha Medeiros e Rodrigo Silbat, que se uniram por acreditar no teatro de grupo e seguem defendendo a horizontalidade das relações dentro do coletivo, e a sempre viva possibilidade de uma cena sem rótulos e sem pudor.

Recentemente a companhia foi contemplada no Edital Natal em Cena 2014 para montagem do espetáculo teatral Margem Ribeira, que estreou em dezembro de 2014, na programação do Natal em Natal. Na edição anterior do mesmo edital, em parceria com o Coletivo Atores à Deriva e a MAPA Realizações Culturais, o grupo montou o espetáculo Encruzilhada do Mundo ou Sobre a Areia e o Vento com direção do paulistano Luis Fernando Marques, que foi adaptado para o palco italiano e apresentado no Teatro Alberto Maranhão.

Também compõe o repertório da Bololô o espetáculo Retrato do Artista Quando Coisa, inspirado na poesia de Manoel de Barros e com direção da Cia Luna Lunera (MG).


SERVIÇO
Espetáculo Retrato do Artista Quando Coisa | Bololô Cia Cênica
Dias 16 e 17 de janeiro de 2015, às 19h no Teatro de Cultura Popular
Rua Jundiaí, 641, Tirol - Natal/RN
Informações: Arlindo Bezerra (84) 9100-5352

A programação musical do Tom Maior Botequim já saiu. Confira o som que vai rolar esta semana:


Terça (13)
Adriana Kelly (Voz e Violão) - 19h30

Quarta (14)
Samba e Gafieira do Tom Maior com Laryssa Costa e Dois de Breque - 20h

Quinta (15)
Samba Preto no Branco - 21h

Sexta (16)
Ítalo Costa e Banda - a partir das 18h30
Banda Rota 101 - 22h

Sábado (17)
Nonato Negão e Cia - 22h

Artistas nacionais e locais vão animar o Carnaval Multicultural 2015 em quatro polos da cidade


Monobloco, Armandinho, Spok Frevo Orquestra, Elba Ramalho, Moraes Moreira, Silvério Pessoa, Gabi Amarantos, Jorge Aragão e Margareth Menezes são algumas das atrações nacionais do Carnaval Multicultural 2015, lançado oficialmente nesta segunda-feira pelo prefeito Carlos Eduardo e o secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão.

Entre as atrações locais estão confirmadas Khrystal, Lane Cardoso, Leão Neto; Grafith e Cavaleiros do Forró nos tradicionais polos da cidade: Ponta Negra, Centro Histórico, Redinha e Rocas. Com um investimento de quase três milhões de reais o Carnaval de Natal deste ano promete ser um dos mais animados e movimentados dos últimos anos.

O reinado de Momo começa na quinta-feira, 12 de fevereiro, com o tradicional Baile de Máscaras, no Largo do Atheneu, quando o prefeito Carlos Eduardo entrega ao Rei Momo a chave da cidade. A abertura ficará a cargo do maestro Spok Frevo Orquestra, de Recife (PE), juntamente com artistas locais.

Para o prefeito Carlos Eduardo Alves, o carnaval é a maior festa popular do Brasil e a população de Natal e os turistas merecem ter uma grande festa que anime os quatro cantos da cidade. “Este ano a prefeitura vai fazer um carnaval nunca visto na cidade. Uma cidade como a nossa não pode deixar de ter um carnaval animado e diversificado com atrações locais e nacionais e sem falar que é uma época onde muitos turistas visitam a cidade movimentando ainda mais a economia local”, enfatizou.

Responsável pela apresentação das atrações deste ano o secretário municipal de cultura, Dácio Galvão, ressaltou que o evento deste ano além de ampliado, está mais democratizado para atender as solicitações das bandas de frevo, escolas de samba, blocos e outras modalidades de diversos gêneros. “Criamos diversas modalidades de editais para credenciamento, onde posteriormente uma equipe da nossa secretaria fará a analise e a distribuição dos recursos para que nenhum movimento cultural da cidade fique de fora do carnaval”.

Investimentos
A Prefeitura do Natal disponibiliza por Chamada Pública para Credenciamento e Seleção de Artistas Musicais a importância de R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais).

Para o Credenciamento e Seleção de Bandas de Frevo a Prefeitura do Natal está disponibilizando o investimento de R$ 668.600,00 (seiscentos e sessenta e oito mil reais) enquanto a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval terá o aporte de R$ 32.500,00 (trinta e dois mil e quinhentos reais).

Para a Chamada Pública de Apoio às Agremiações Carnavalescas 2015 o investimento é de R$ 446.000,00 (quatrocentos e quarenta e seis mil reais).

O total do investimento no Carnaval Multicultural por parte da Prefeitura do Natal será de R$ 1.327,100,00 (hum milhão, trezentos e vinte e sete mil reais).

Regulamentos patrocínios
Seguindo os moldes das edições anteriores, a Prefeitura do Natal por meio da Secretaria de Cultura, tem buscado parceiros na iniciativa privada para os projetos realizados na cidade do Natal.
Para este ano, o Carnaval Multicultural terá cinco cotas de patrocínios disponíveis para os diversos setores privados.
A cota número 1 será para o segmento de bebidas, com oferta mínima de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais).
A cota número 2 é para o segmento Telefonia, com oferta mínima de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais).
A cota número 3 é para o setor de energia, com oferta mínima de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais).
A cota número 4 está voltada para Grupos Empresariais e Associações, com oferta mínima de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) e por último o segmento de Bares e Restaurantes dentro da Cota Número 5 com oferta mínima de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais).

Rei e Rainha do Carnaval
Dia 23 de janeiro acontece a pesagem dos candidatos a Rei Momo. O concurso para Rei Momo e Rainha ocorre dia 30 de janeiro, no bairro da Ribeira. A abertura oficial do Carnaval Multicultural 2015 será na quinta-feira, dia 12 de fevereiro, no Largo do Atheneu, no tradicional Baile de Máscaras.

As diversas atrações selecionadas nos diversos processos de credenciamento serão divulgadas no início de fevereiro.  Juntamente com a programação final por dia e polos já conhecidos: Ponta Negra, Ribeira, Rocas, Redinha e Centro Histórico. As atrações nacionais confirmadas para o Carnaval Multicultural 2015.

As atrações nacionais confirmadas para o Carnaval Multicultural 2015:

Quinta – 12-02
Spok Frevo Orquestra (Abertura do Carnaval)

Sexta – 13-02
Armandinho (Polo Ponta Negra)

Sábado – 14-02
Margareth Menezes (Ponta Negra), Moraes Moreira (Redinha) e Silvério Pessoa (Centro Histórico).

Domingo – 15-02
Monobloco (Ponta Negra), e Gaby Amarantos (Centro Histórico)

Segunda 16-02
Elma Ramalho (Ponta Negra) e Spok Frevo (Redinha)

Terça-Feira 17-02
Jorge Aragão (Rocas)

sábado, 10 de janeiro de 2015

ESPAÇAR

 
Espaçar: fazer com que outros
se apresentem ao futuro.
Descarregar a pressa (não expressar).

Deixar a presa se distanciar
e soltar a fera restrita
em desencantos. A palavra precisa
de espaço para ser entendida
como tal
e ares montanhosos
retornam sibilinas
avalanches.

(Pedro Du Bois, inédito)