quarta-feira, 13 de março de 2013

Empresários europeus visitam secretário de Esporte e apresentam proposta de Marina para Natal


Com o propósito de promover o intercâmbio na capacitação profissional e em eventos esportivos, empresários europeus apresentaram uma proposta de construção de Marina em Natal ao secretário de Estado do Esporte e do Lazer (Seel), Joacy Bastos. A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (12), na sede da Seel, no bairro de Candelária, e contou também com a participação dos secretários municipais do Turismo, Fernando Bezerril, e do Esporte, Luiz Eduardo Machado Pereira.


Estiveram presentes os empresários Phillipe Pico Mata, diretor de projetos do Anteagroup (Agence Rhône-Alpes Méditterranée), Sérgio Azzareto, do grupo HFC Portugal, Jean-Marie Barbero, diretor e coordenador financeiro do grupo New Com Marine, e Ricardo Moesch, diretor do MECC Solution.
Durante a reunião, os empresários europeus comunicaram o interesse em investir na construção de uma Marina em Mar Aberto, na praia de Areia Preta. O mesmo grupo também estuda o interesse em participar da licitação para construção da Marina do Estuário do Potengi, que deverá ser localizada a 500 metros da Fortaleza dos Reis Magos e a 50 metros da Ponte Forte-Redinha. A marina do Estuário do Potengi é considerada de médio porte, já a da Praia de Areia Preta, caso concretizada, será de grande porte.
O projeto da Marina em Mar Aberto agrega ações sociais e esportivas ao turismo que é o ponto forte do empreendimento. No local, devem ser instaladas a Escola de Marinheiro Civil e a Escola de Manutenção de Velas. Uma parceria com a Federação Francesa de Velas poderá garantir condições para Natal sediar eventos internacionais na área náutica.
“A instalação de Marina de Mar Aberto em Natal poderá impulsionar os esportes de Vela, que traduzem o perfil econômico do turismo náutico. O legado social se manifestará pelas oficinas que a Federação Francesa de Velas será parceira. Isso criará profissionais na área náutica com repercussão no campo social e na geração de renda”, afirmou o secretário estadual do Esporte e do Lazer, Joacy Bastos.
Para o secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, uma Marina representa a geração de renda e investimentos da ordem de R$ 150 milhões. “Em uma marina, cada barco gera em torno de seis empregos na área de manutenção e que exigem qualificação. Daí a necessidade importante de criar escolas de capacitação profissional”, destacou Fernando Bezerril.
Ricardo Moesch, do grupo MECC solution, considera como positiva a conversa entre os empresários europeus e os governos estadual e municipal para a concretização do projeto da Marina em Mar Aberto. “Foi demonstrado grande interesse nas esferas públicas estadual e municipal. O próximo passo é consolidar um termo de compromisso entre as partes para darmos início as ações”, ressaltou o empresário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário