quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Contra a cultura de rua

Paulo Correia
Jornalista

Essa é boa. A Prefeitura de Natal, administração Micarla de Sousa, agora definiu que artistas de rua somente poderão fazer as suas apresentações mediante autorização de norma administrativa da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Agora os artistas mambembes da cidade só abrem a boca e exibem seus trabalhos com ordem expressa da atual administração. Um exemplo claro de desrespeito com a cultura popular e com os cidadãos que gostam dessas apresentações.
Não é de hoje que os nossos governantes mostram esse lado raivoso contra a cultura e contra os que fazem dela o seu meio de vida. É um verdadeiro ranço contra a alegria e a inteligência dos grupos de artistas. Uma raiva contra o que é popular. Um resquício dos tempos em que esses senhores e senhoras, detentores do poder, eram inatingíveis e faziam o que bem queriam nas suas cidades e estados. Em Natal isso não é diferente. E uma pena que em uma administração comandada por uma jornalista, que em tese deveria ter uma cabeça mais aberta e ideias que defendam a liberdade de expressão.
Querer barrar apresentações culturais nas ruas da cidade é, no mínimo, um tiro no pé, prefeita Micarla. Um erro que sua gestão, já tão mal avaliada em outros pontos, comete mais uma vez. Assim nem Rosalba ou Dilma lhe salvam da derrota de 2012.
Por que ao invés dessa tropa de choque contra artistas, a senhora não investe em atrair esses grupos de cultura para escolas do município ou quem sabe, uns minitinhos na sua TV? Acredito que seria bem melhor.
E onde fica a Funcarte nisso tudo? Calada como sempre, a pasta da cultura na prefeitura de Natal só serve mesmo é para atrasar os pagamentos dos que prestam seus serviços nas apresentações organizadas pela gestão Micarla. Os artistas que trabalharam no Auto de Natal que o digam.
Sei não Natal. Sei não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário