sábado, 11 de agosto de 2012

Vídeo-instalação 'Um Especulado' de Sofia Bauchwitz

A instalação Um Especulado, de Sofia Bauchwitz, com curadoria de Gustavo Wanderley, terá abertura neste domingo, durante o Circuito Cultural Ribeira, na Casa da Ribeira, a partir das 16h, e permanece até dia dois de setembro. Na terça-feira (14) a artista convida para um diálogo sobre a instalação.
Um Especulado é uma vídeo-instalação composta de espelhos e reflexos, onde a artista lê textos da literatura, e comenta seus próprios pensamentos, como devaneios. Uma paisagem, um espaço para especulações. Nele há esse algo fugidio que é o sou e assim me vejo. Possibilidades. O visitante, ao caminhar pela sala, escutará uma voz que aparentemente conta histórias.
Contar histórias é reservar um tempo próprio para envolver-se com os ouvidos alheios, mas na instalação Sofia não conta histórias apenas para um terceiro – ela é também ouvinte de si mesma.

Espelhos
A força do reflexo é anterior à banalização atual da imagem; é arcaica, é humana. Se acreditarmos no que diz Machado de Assis, o espelho pode, com tudo que cabe em seu espaço, ser a alma exterior do homem. No refletido moram os nossos múltiplos e é nesse refletir-se constante que percebemos como somos sempre um outro: um e dois, ao mesmo tempo. O refletido de mim é um misto de vivências traduzidas.

Diálogos
Na terça-feira (14), às 19h, a artista Sofia Bauchwitz e o curador Gustavo Wanderley abrirão o espaço para um diálogo sobre a vídeo-instalação. Um Especulado permanece na Casa da Ribeira até dia 2 de setembro, com horário de visitação de quarta a domingo, das 16h às 21h. Entrada gratuita.
O Circuito Cultural Ribeira começa domingo, dia 12 de agosto e vai acontecer sempre no segundo domingo de cada mês, ocupando os aparelhos culturais do bairro e também as ruas da Ribeira. Além da programação própria o CCR vai se conectar com vários eventos que acontecem no território criativo da Ribeira como o Festival Dosol, Cena Aberta, Goiamum Audiovisual e Chamada Carnavalesca do Rock. A iniciativa do Circuito é do Dosol e da Casa da Ribeirae conta patrocínio daCosern,Vivo e Governo do Estado do RN através da Lei Câmara Cascudo. Na edição de agosto o CCR também conta com a parceria cultural do Sesc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário