Atriz Helena Ignez, no longa "Copacabana Mon Amour" |
A cidade de Natal vai respirar cinema por cinco dias, a contar desta terça-feira, até 6 de junho, na Pinacoteca Potiguar (Palácio da Cultura). O prédio é situado em frente à praça Sete de Setembro, entre o Tribunal de justiça e a Assembleia Legislativa. A oitava edição do Festival Goiamum Audiovisual, que este ano homenageia o cineasta Rogério Sganzerla, será aberta oficialmente às 20h, do dia 2, com exibição da cópia restaurada do filme "Copacabana Mon Amour" (1970), estrelado pela atriz Helena Ignez, um dos trabalhos que marcou a carreira do diretor homenageado.
Será uma noite de surpresas culturais, com intervenções dos atores que integram o coletivo Destinos Coletivos, varau poético da poeta e performer Civone Medeiros e show da banda Mahmed. A diretoria do festival, formada por Keila Sena, Henrique José e Nelson Marques, dará as boas vindas ao público e aos participantes, que vêm de vários lugares do Brasil para esse grande congraçamento da produção audiovisual brasileira. A partir da quarta-feira, 3, os salões históricos do antigo Palácio da Cultura, espaço cedido pela Fundação José Augusto, serão ocupados por pessoas que valorizam a produção brasileira para a sétima arte.
Durante o Goiamum 2015, serão realizadas as Mostras Competitivas Nacional e Potiguar de curtas-metragens, cuja curadoria foi coordenada por Wendell Marcel e William Hinestrosa; mostra de filmes infantis; seminário sobre fomento, financiamento e políticas públicas para o setor de audiovisual; palestras e bate-papos com realizadores. O cineasta pernambucano Camilo Cavalcante, um dos expoentes de sua geração, estará presente no evento para o Encontro com o Diretor, além de bloco especial com exibição de alguns dos seus curtas mais premiados e o longa “A História da Eternidade” (2014).
Todas as atividades do Goiamum 2015 têm entrada franca e as exibições obedecerão à classificação etária, que será expressa em cada sessão. Idealizado e produzido em conjunto pela ZooN e Cineclube Natal, o festival mais uma vez é realizado com recursos públicos, via edital, e também conta com alguns apoiadores. Essa edição foi contemplada pelo edital Cine Natal, da Fundação Cultural Capitania das Artes, e estabelece parceria com a Fundação José Augusto e tendo como principais apoiadores Unigráfica, SEBRAE-RN, além da UFRN, via NAC e PROEX.
Eliade Pimentel
Nenhum comentário:
Postar um comentário