terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Wilma recebe presentes de grego

Roberto Guedes
Por e-mail
Pelo menos três presentes com aparência de grego foram entregues nas últimas 48, senão 72 horas, à ex-governadora Wilma de Faria, presidente regional do PSB que procura a todo custo conquistar a curtíssimo prazo um bom posto político no governo federal e a médio as condições necessárias para reconquistar a prefeitura de Natal.
A gênese do primeiro presente de grego começou no início da semana, em dois encontros distintos, nos quais ela recebeu em sua casa deputados estaduais e vereadores natalenses filiados a seu partido. Voltando à tona depois de longo silêncio que se impôs ao levar o PSB a fragorosa derrota em outubro passado, ela tentou nas duas conversas harmonizar situações que tendiam a gerar dissenções nas bancadas que precisa monitorar em Natal para assegurar-se e à legenda melhores condições para conversar com quem lhe pareça conveniente em função das eleições do próximo ano.
Em ambas as ocasiões, Wilma deixou claro que ao PSB interessava projetar desde logo, inequivocamente, a condição de opositor à prefeita Micarla de Souza, presidente regional do PV, e à governadora Rosalba Ciarlini, filiada ao Dem.
Consoante esta orientação, poucas horas depois do encontro com Wilma os vereadores natalenses anunciaram a criação de um bloco independente em relação a Micarla.
Minutos depois, porém, Wilma soube que a independência seria adotada somente pela vereadora Júlia Arruda, pois os outros quatro edis já pactuavam em separado com Micarla. O adesismo na instância municipal, a propósito, quase levou às tapas dois vereadores “vilmistas”, o médico Enildo Alves, líder da bancada governista na câmara, e o advogado Júlio Protásio, que lideraria o grupo “independente”
Ainda no início da semana e horas depois de afirmar a independência do partido em relação à burgomestra, Wilma recebeu, também em sua casa, a visita do protagonista da segunda “homenagem”. Trata-se de um verdadeiro filho afetivo de Wilma, o odontólogo e ex-deputado estadual Cláudio Porpino, que simplesmente foi lhe informar que, revel de qualquer orientação em contrário, aceitou e reiteraria mais tarde o convite que Micarla lhe apresentou para assumir a secretaria municipal de Serviços Urbanos. Cláudio, como se sabe, nunca agradeceu a Wilma pelo esforço dispendido contra sua eleição no ano passado.
O terceiro presente de grego lhe chegou através do "twitter" e de repórteres, que nesta quarta-feira 16, anteontem, a informaram de que perdera para o ex-governador Iberê Ferreira de Souza a disputa que travavam no intramuros do PSB nacional em torno da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Wilma chegou a se irritar quando a instaram a falar sobre a nomeação, que o ministro da Integração Nacional, o pernambucano Fernando Bezerra Coelho, viria apresentar a Iberê e comunicar a Rosalba, durante visitas que agendou para esta quinta-feira em Natal.  
Cada vez mais ilhada na política potiguar, Wilma completou nesta quinta-feira 68 anos de idade. Deve ter sido um Feliz Aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário