quinta-feira, 16 de agosto de 2012
Arena das Dunas completa um ano em obras dentro do cronograma COL-FIFA
Nesta quarta-feira (15), a Arena das Dunas completou um ano do início das obras. "Foi um dia muito importante. Ao longo de todo esse ano estivemos dentro do cronograma estabelecido pelo Comitê Organizador Local (COL) juntamente com a FIFA. Isso prova que o planejamento e acompanhamento da obra têm funcionado", disse o secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014 (Secopa), Demétrio Torres.
Para fazer o balanço da construção do estádio nesse período, o secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014 (Secopa), Demétrio Torres, e o diretor presidente do Consórcio Arena das Dunas, Charles Maia, concederam uma coletiva de imprensa no final da manhã, no canteiro da obra.
Segundo Demétrio Torres a Secopa e o Consórcio Arena das Dunas sempre estiveram seguros de que o planejamento feito estabelecia o cumprimento do cronograma. "Estávamos certo disto. Agora, estamos certos de que a população e a imprensa, diante das diversas visitas de acompanhamento das obras, também passam a ter segurança na conclusão do estádio em dezembro de 2013", afirmou o secretário Demétrio Torres.
As obras, que já passaram de 30% de conclusão, já foram vencidas diversas etapas. Nos meses iniciais a obra teve a fase de infraestrutura, importante numa obra, mas que não aparece para o público. "Em maio iniciou-se o projeto de superestrutura. Aquela que está acima do chão e de mais fácil visualização. E aos poucos fomos vencendo a desconfianças", disse Demétrio Torres.
"De fato população potiguar já começa a perceber o delineamento do estádio que vai receber quatro jogos da etapa inicial da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014", disse Charles Maia, diretor do Consórcio Arena das Dunas, explicando que 1.200 colaboradores da Arena das Dunas trabalham em quatro turnos - manhã, tarde, noite e madrugada. Atualmente, as obras estão na fase de instalação das vigas que receberão as arquibancadas em setembro. Para isto está sendo montado um guindaste com capacidade para 300 toneladas, que será utilizado na montagem.
A Arena das Dunas terá capacidade para 42 mil espectadores sentados durante o mundial de futebol e foi idealizado para ser um grande espaço flexível para vários tipos de eventos. Atualmente, as obras do estádio contam com 1.200 trabalhadores divididos em quatro turnos. Até a conclusão da Arena, está previsto que esse número aumente para 1.500 funcionários.
De acordo com o secretário Demétrio Torres, todas as oportunidades para avançar no cronograma serão aproveitadas "para que possamos finalizar com mais conforto. O importante no planejamento de uma obra é estar atento às oportunidades de avançar".
Fotos: Demis Roussos
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário