terça-feira, 14 de maio de 2013
Ipem classifica primeiro Resort 5 Estrelas do RN após implantação do SBClass
O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN), órgão delegado do Inmetro no Estado, finalizou o processo de avaliação de mais um estabelecimento potiguar que aderiu ao Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass). Dessa vez, a tipologia Resort 5 Estrelas foi concedida ao Ocean Palace, que atendeu aos requisitos necessários para a obtenção da classificação.
Para o gerente geral do hotel, Lauri Pivoto, a classificação é um mecanismo de transparência, de competitividade de produto. “O fato de o estabelecimento ser certificado por meio de uma instituição prestigiada como o Inmetro auxilia muito o turista em suas escolhas, e contribuiu para que o mercado consumidor seja de fato o agente direto de comparação de produtos semelhantes”, explica o gerente, que acrescenta: “É com certeza um diferencial, que confere maior credibilidade ao hotel enquanto produto e firma sua posição no mercado hoteleiro regional”.
O SBClass é um programa realizado pelo Inmetro em parceria com o Ministério do Turismo, que autoriza o uso de estrelas pelos empreendimentos de acordo com o atendimento de requisitos como infraestrutura, equipamentos, serviços oferecidos aos hóspedes e práticas de sustentabilidade. O processo todo, desde a avaliação até o recebimento da placa, pode levar até 180 dias. Para solicitar a avaliação, o empreendimento deve ter registro no Cadastur e fazer a requisição no sistema.
ESTRELAS
De acordo com o SBClass, um hotel poderá obter uma estrela quando disponibilizar serviço de recepção aberto durante 12h e disponível 24h por telefone, além de serviços de café da manhã, guarda de valores e monitoramento das expectativas e impressões do hóspede. Deverá apresentar também medidas permanentes para redução de consumo de energia elétrica e água.
Para conseguir a segunda estrela, os hotéis devem adicionar sala de estar com televisão, área útil dentro do quarto e disponibilidade para pagamento com cartão de crédito ou débito. A terceira estrela exige o serviço de recepção aberto por 18h; estacionamento; restaurante; serviço de lavanderia; climatização e televisão com canal por assinatura em todos os quartos; acesso à internet nas áreas sociais e nos quartos.
Em estabelecimentos com quatro estrelas, é necessário que o serviço de recepção esteja aberto por 24h. Facilidades como manobristas, bar e serviço à la carte no restaurante também são necessárias. O hotel precisa oferecer ainda um mínimo de três serviços “especiais”, como salão de beleza, venda de jornais/revistas, farmácia e baby sitter. Nos quartos, minirrefrigeradores e mesa de trabalho também são exigências.
A quinta estrela será a marca de um hotel que atender aos requisitos acima e oferecer também salão de eventos e serviço de guest relation/concierge (ponto de informação ao cliente). Além disso, deverá dispor de seis serviços “especiais”, restaurante com comidas vegetarianas e dietas especiais e roupões e chinelos em todos os quartos.
Por Deyse Moura
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