segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Sobre palestras e propaganda


Paulo Correia
Jornalista

No dia 1º de janeiro de 2009 a deputada estadual Micarla de Sousa assumiu a cadeira de Prefeita de Natal. Nesse dia, uma curtíssima trajetória política alcançou o seu vôo mais alto até então, coroando a jornalista como a responsável pelos destinos da capital do estado nos próximos quatro anos.

Antes dessa data, durante a campanha política de 2008, o modo de trabalho voltado para o marketing pessoal e a publicidade em excesso já se mostravam como marca do grupo micarlista. É do conhecimento de todos que a prefeita é uma das proprietárias da TV Ponta Negra, que a mais de 20 anos domina, e com muita folga, o horário da manhã e início da tarde na programação local das emissoras da cidade. Com uma grade voltada para programas sobre culinária, sorteios de prêmios, crônicas policiais, e assistencialismo, a emissora é líder na faixa de público entre 10 e 25 anos, e nas classes D e E da capital e de cidades próximas. Uma verdadeira máquina para denunciar os problemas do estado, e um belo trampolim para exibir matérias que falam sobre palestras, cursos, e campanhas promovidas pela atual prefeitura que nada, ou quase nada de efetivo trazem para o bem estar coletivo.

Até o ano passado não era assim, pelo contrário. Em 2008, a Ponta Negra exibiu, sem cessar, reportagens que tratavam sobre os problemas de Natal. Do buraco na rua na periferia mais distante, aos processos que tinham o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves como envolvido. Uma briga por votos bem antes da campanha de outubro.

Depois de assumir a prefeitura, o que se viu nesses meses foi a ampliação daquela campanha que tinha como foco principal exibir uma Natal multimídia, bem diferente da cidade mal cuidada da gestão passada. Uma pena que essa cidade interligada e global só ficou na cabeça dos midiáticos micarlistas, com os seus blogs e twitters atualizados a todo o momento. A cidade real, que acorda bem cedo e volta do trabalho em ônibus lotados, ainda não viu toda essa onda de melhorias.

Mas essa Natal, a cidade dos coletivos cheios de gente, não passa nas vistas dos twiteiros de plantão. Para essa tchurma, Natal é uma festa eterna. N’est pas

Fantastique?! Como diria o jornalista Woden Madruga.

E por aqui seguimos, sabendo que esse bombardeio de propagandas e palestras não é exclusivo da administração Micarla, mas sim, uma prática usada por várias prefeituras Brasil afora.

Tempos modernos.

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