sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Oficina de “Masterização” será neste final de semana


Ministrada pelo músico e técnico em áudio, Ricardo Félix, a oficina irá despertar o público para importância do processo

Com o objetivo de fomentar o conhecimento dos músicos e técnicos de áudio, a Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), através de convênio firmado com o Ministério da Cultura (MinC), oferece a oficina “Masterização”, dentro do ciclo “Áudio e Vídeo: Montando nosso Estúdio”. A oficina inicia nesta sexta-feira, 30, a partir das 14h, e terá duração de dois dias. As inscrições são gratuitas e serão recebidas, por Vera Leão ou Helena, no Instituto de Música Waldemar de Almeida ou mesmo no próprio local do curso antes do início das aulas.
A oficina, ministrada por Ricardo Félix, um dos grandes nomes do ramo no nosso estado, oferecerá aos alunos chance de ampliar seus conhecimentos a respeito da masterização, que muito mais do que girar e pressionar botões, é uma arte. Será nesta etapa, já reconhecida por engenheiros de mixagem e produtores, que o profissional irá ouvir cuidadosamente o áudio com objetivo de apurar e corrigir deficiências sonoras e problemas que se tornaram aparentes somente após a mixagem. Hoje, se compara o trabalho da masterização a um polimento, sendo este responsável por dá brilho e realçar o melhor de uma confecção.
O ciclo “Oficinas de Áudio e Vídeo: Montando nosso Estúdio” dará continuidade ao mês da musica da Secultrn/FJA, que já ofereceu “O Som dos Clássicos” e “Música Popular Potiguar”. Na programação constam ainda oficinas abordando temas como mixagem, produção musical e artística, roaldie, o processo de montagem de um estúdio, produção executiva, técnicas de sonorização, e tratamento de áudio, todas ministradas por importantes nomes do ramo. Ao final das oficinas, que acontecerão sempre em dois dias, serão emitidos certificados.

III Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa acontece neste sábado



Festival de cinema será a céu aberto será na praia de Baía Formosa. Cineasta cujo curta ficar em 1º lugar irá à Europa com despesas pagas

O III Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa (FINC) acontece neste sábado (01/12). Os 18 curtas selecionados no concurso Minuto Verde (ligado à sustentabilidade) ainda estão abertos à votação no site do evento, o http://fincbrazilbf.com/, até amanhã (29/11). Devido a problemas de agenda com algumas atrações, o FINC será mais enxuto: acontecerá somente no sábado, das 18h às 22h. O festival a céu aberto será na praia de Baía Formosa, litoral sul do Estado.
Os três (3) filmes mais votados pelos internautas se unirão aos sete (7) eleitos pela comissão julgadora, resultando em dez (10) vídeos finalistas. O grande vencedor, divulgado na noite do evento, terá seu filme exibido no Festival Off Plus Camera (http://www.offpluscamera.com), um dos maiores festivais de cinema a céu aberto da Europa.
Ganhará ainda passagem e hospedagem durante os dez dias de evento, sediado na Cracóvia (Polônia) e, de quebra, terá direito a um city tour pela cidade, incluindo a visita ao Alvernia Studios, um dos quatro maiores estúdios de pós-produção de cinema do mundo.

Presença inédita de ganhador do Oscar
O grande destaque do III FINC será a presença, inédita em terras potiguares, de um ganhador do Oscar: o compositor polonês Jan Andrzej Pawel Kaczmarek, premiado em 2006 pela trilha sonora de “Em Busca da Terra do Nunca” (2005), sendo considerado pela crítica como um dos melhores filmes do ano.
Natural de Konin, na Polônia, começou a estudar música desde cedo. Compôs a trilha sonora para mais de cinquenta filmes e documentários, incluindo Unfaithful (2002), Finding Neverland (2005), Evening (2007) e The Visitor (2008). Além do Oscar, ganhou um prêmio da National Board of Review e foi indicado ao Golden Globe e ao BAFTA Award.

Programação
18h Solenidade de abertura com Anne Marjorie, apresentadora do evento, e presença de Jan Kaczmarek (ganhador do Oscar)
18h30 Exibição do filme “Em Busca da Terra do Nunca”, premiado com Oscar de melhor trilha sonora, composta por Jan Kaczmarek
20h Exibição e julgamento dos 10 filmes selecionados
20h30 Exibição do filme “Confusões em Família”, com Andy Garcia
22h Encerramento

Serviço
O quê? III Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa
Quando? Sábado (01/12), das 18h às 22h
Como votar nos curtas selecionados? No site do III FINC http://fincbrazilbf.com/votacao
Mais informações: http://fincbrazilbf.com

É PERIGOSO PROVOCAR PESSOAS INTELIGENTES


O general Montgomery estava sendo homenageado, pois venceu o general alemão Rommel na batalha da África, na 2ª Guerra Mundial. no seu discurso, Montgomery disse:

- Não fumo, não bebo, não prevarico e sou herói.

Churchill ouviu o discurso e com ciúme, retrucou:

- Eu fumo, bebo, prevarico e sou chefe dele.

Secultrn/FJA segue com inscrições abertas para seleção das obras do coletivo “Estação Verão”


Inscrições irão até 08/12 e exposição acontece a partir de 20/12, na Pinacoteca do Estado

Com o final do ano e as férias chegando, nada melhor do que boas opções de programas culturais tanto para levar crianças e adolescentes, quanto para os adultos desfrutarem em momentos de lazer. E, pensando nisso a Secretaria Extraordinária de Cultura e a Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) promove de 20 de dezembro a 28 de fevereiro de 2013 a segunda edição da exposição “Estação Verão”, no Palácio Potengi – Pinacoteca do Estado. E para compor o quadro de obras que formarão o coletivo da exposição está aberto a partir de hoje, 08, o Edital de Ocupação “Estação Verão”.
As inscrições do Edital acontecerão até o dia 08 de dezembro e têm como objetivo principal a seleção simplificada de obras de arte para exposição e venda, nas categorias: desenho, pintura, escultura, gravura e fotografia. O coletivo, que foi realizado pela primeira vez em 2011 e obteve muito sucesso, tem como ideia principal estimular a multiplicidade e a diversidade de linguagens e tendências em suas variadas modalidades de manifestação, bem como promover à difusão, fomento, reflexão, produção artística e intercâmbio entre todos aqueles que compõem o campo das artes visuais, além da comercialização imediata das obras.
Para o Edital Estação Verão fica entendido que as artes visuais constituem um campo de múltiplas manifestações, o proponente terá ampla liberdade quanto às linguagens de artes visuais que serão desenvolvidas em seu projeto, podendo direcioná-lo a qualquer público. E, poderão se inscrever pessoas físicas diretamente responsáveis pela criação e produção de suas obras e/ou seus representantes legais.

Pinacoteca
A inscrição e entrega das obras podem ser feitas pessoalmente na Pinacoteca do Estado, pelo proponente ou seus representantes legais, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, ou deverão ser enviadas pelos Correios ou por serviços de entrega expressa, com aviso de recebimento (AR) ou SEDEX, para a Praça Sete de Setembro, s/n, Cidade Alta. CEP: 59025-300. Natal/RN/Brasil. O resultado da seleção será divulgado no dia 12 de dezembro e as obras não selecionadas serão devolvidas nos dias 13 e 14.
Para ter acesso ao edital os interessados podem procurá-lo diretamente no Palácio Potengi, onde está fixado, ou no blog da Secultrn/FJA, através do link: http://secretariadeculturarn.blogspot.com.br/2012/11/v-behaviorurldefaultvmlo_8.html. Informações e dúvidas podem ser tiradas através do (84) 3211-7056.

Seminário sobre o Livro e Leitura é realizado com sucesso em Brasília



Vários deputados participaram do seminário, dentre eles Waldenor Pereira (PT), relator do setorial da Educação e Cultura junto ao OGU 2013.

Durante mais de quatro horas parlamentares da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, MEC, FNDE, FBN, CNTE e demais representantes ligados ao Livro e Leitura debateram o “Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e sua efetiva implementação nos estados e municípios brasileiros”. Seminário realizado nesta terça-feira foi de iniciativa da deputada federal Fátima Bezerra (PT), coordenadora da Frente Parlamentar do Livro e da Leitura.
Na ocasião, foi constatado a necessidade de avançar na implementação do PNLL. Foi o que destacou a presidente da Undime, Márcia de Carvalho, ao apresentar dados de uma pesquisa em que foi constatado que a maioria dos municípios ainda não conseguiu elaborar seus planos. “É por isso que é necessário continuar essa discussão para que estados e municípios possam aderir ao PNLL. É fundamental ter tanto o apoio técnico quanto financeiro por parte do Governo Federal através do MinC e MEC”, disse a deputada Fátima.
De acordo com a representante da Secretaria de Educação Básica do MEC, Monica Gardelli, o Governo irá disponibilizar um acervo de 25 títulos de literatura para as séries iniciais e também para as bibliotecas das escolas.  A digitalização das obras também será realizada via FNDE e editoras.

PNLL
A coordenadora da Rede Potiguar de Escolas Leitoras – RN, Cláudia Santa Rosa, chamou atenção em relação à descontinuidade dos programas para a Cultura, uma das principais barreiras para implementação do PNLL. “Temos a necessidade de políticas públicas de estado para assegurar que os planos municipais e estaduais não sejam descontinuados”, reforçou.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Kit do Burro Elétrico mais barato para jornalistas na sede do Sindijorn


Jornalista alma boa,

A diretoria do Burro Elétrico comunica que o kit do bloco vendido na sede do Sindicato dos Jornalistas custa 120,00 (na sede é 150,00). A quantidade de kits está liberada, não tendo limite por sócio. O Sindjorn funciona das 08h30 às 17h30 e o contato é  João Marcos - fones 3201-9183 e 96860808 - sindjorn@yahoo.com.br
Vamos nos ver no bloco que sai na quinta com bebida free, petiscos, Capilé, Banda de Frevo e Dj Berto.

Sindjorn/Burro Elétrico

Assembleia Cultural: projeto se renova a cada edição



Com um repertório autoral essencialmente romântico, a cantora Denice Maria abriu o show da 80ª Assembleia Cultural, a penúltima do ano. A artista, natural de Rafael Fernandes, disse minutos antes do show começar que estava ansiosa para subir ao palco e fazer o lançamento do seu primeiro álbum, o CD Baú, composto com 12 faixas essencialmente autorais.
“Estou feliz e grata pela oportunidade”, disse. Além de um público que prestigia regularmente o projeto, que se realiza sempre ao final de cada mês, um dos diferenciais do Assembleia Cultural na divulgação da prata da casa, potencializando seu alcance junto ao público, é a transmissão dos shows ao vivo e em reprises pela TV Assembleia, contribuindo para que os artistas consigam divulgar o seu trabalho a cada vez mais cidades do Estado .
Denice Maria é um exemplo típico da linha de atuação do Assembleia cultural, que prestigia tanto os jovens talentos, como ela, quanto nomes já consagrados inclusive em território nacional, como Núbia Lafayete, que foi homenageada numa das edições mais prestigiadas.
Ao término da apresentação, a artista prestou uma homenagem ao Rei do Baião, animando a platéia que mais uma vez lotou o Salão de Eventos da Casa. A cantora fez um pout pourri com os clássicos de Gonzagão e disse que o momento era especial, por ser fã do artista pernambucano, cujo centenário de nascimento está sendo comemorado em várias partes do País e ganhará um show especial no próximo dia 13.


 “Me sinto privilegiada por esse momento, pois meu pai era fã de Gonzagão, que aprendi a gostar desde criança e o lançamento do meu CD está acontecendo próximo a essas homenagens pelo seu centenário”, disse Denice Maria, licenciada em Música pela UFRN, onde cursa pós-graduação. Exemplo de determinação e persistência, desde a adolescência ela batalha por sua carreira artística.
Instrumental
Os fãs do AL Cultural também apreciaram um grande show instrumental: Kiko Chagas, que iniciou sua carreira na década de 70, na Escola de Música da UFRN, já tocou em turnês internacionais com Jimmy Cliff  e Tim Maia, a quem fez um verdadeiro tributo no show e chegou a dirigir a cantora Elza Soares por vários países. O artista também fez agradecimento à Casa e ao presidente Ricardo Motta pela continuidade do projeto.
O artista já trabalhou em musicais na Herbert Richards, Delart, produziu CDs com participação de Hermeto Paschoal, Xangai, Raimundo Sodré e Luiz Caldas. Kiko Chagas tem três Cds gravados e, como diretor musical na Bahia, ganhou do Troféu Caymmi, também participou do Montreux Jazz Festival na Suíça, representando o Rio Grande do Norte.

Saraiva apresenta bate papo musical Os “milagres” da santa roqueira



Não perca nesta quinta-feira, dia 29 de Novembro, o bate-papo musical com o psicólogo e cantor Joseh Garcia, sobre Os “milagres” da santa roqueira. O evento aborda o poder de transformação da música da cantora e compositora Rita Lee. A tese é baseada em pesquisa que durou três anos e oferece compreensão sobre experiências de transformação psicológica através das canções de Rita Lee.

A análise das entrevistas revelou seis tipos de transformação que os participantes experimentaram como resultado do contato com a música de Rita Lee: autoconhecimento, auto aceitação, mudança emocional, fortalecimento, catarse, e insight espiritual.

Além disso, estes resultados mostram que as canções de Rita Lee foram essenciais na formação da identidade pessoal, consciência de questões sociais e perspectiva espiritual dos participantes. Esta tese também discute a ideia de que auto identificação e auto aconselhamento possam ser um dos meios pelos quais estas experiências de transformação acontecem.

O trabalho acadêmico foi realizado em San Francisco (EUA) na Califórnia Institute of Integral Studies e se destacou pela inovação e criatividade. O bate papo musical discutirá os resultados da pesquisa, além de contar com uma performance ao vivo de algumas músicas da roqueira pelo psicólogo e cantor Joseh Garcia.

Joseh Garcia (Ph.D.) é um cantor/compositor e psicólogo potiguar que tem realizado shows, palestras e workshops sobre música brasileira e psicologia no Brasil e no exterior. Além de seguir carreira de cantor Joseh tem anos de experiência como psicoterapeuta. Concluiu bacharelado em Psicologia (UFRN), e Certificado de Som de Cura e Doutorado em Psicologia com foco no potencial transformador da música pela Califórnia Institute of Integral Studies (San Francisco).

O bate papo musical Os “milagres” da santa roqueira com Joseh Garcia, tem início às 19h, no auditório da Livraria Saraiva do Midway Mall. A entrada é gratuita.

É PERIGOSO PROVOCAR PESSOAS INTELIGENTES



Telegramas trocados entre o dramaturgo Bernard Shaw e Churchill, seu desafeto.

Convite de Bernard Shaw para Churchill:

"Tenho o prazer e a honra de convidar digno primeiro-ministro para primeira apresentação de minha peça Pigmaleão. Venha e traga um amigo, se tiver."

Resposta de Churchill:

"Agradeço ilustre escritor honroso convite... Infelizmente não poderei comparecer primeira apresentação. Irei à segunda, se houver."

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

CASA DA RIBEIRA CONVIDA CIA GIRA DANÇA EM PROIBIDO ELEFANTES



Grupo apresenta dias 01 e 02 de dezembro espetáculo que fala do olhar limitador dos sujeitos sobre a realidade

A convite do selo Casa da Ribeira Convida a companhia Gira Dança apresenta o espetáculo Proibido Elefantes, com concepção, coreografia e direção de Clébio Oliveira (Berlim/Natal), nos dias 01 e 02 na Casa da Ribeira, sempre às 20h. Os ingressos serão vendidos a preços populares por R$10. Após o primeiro dia de apresentação o grupo convida o público para um bate-papo sobre os processos criativos e história da Cia, no Café da Casa.
O olhar enquanto apreensão subjetiva do mundo é, neste trabalho, apontado como elemento potencializador do sujeito diante do mesmo. Proibir elefantes é restringir o acesso, impedir o livre trânsito do animal que serve como meio de transporte na Índia, mas que causaria enormes transtornos em outras localidades.
Proibir elefantes, neste espetáculo, é proibir o olhar que ressalta as limitações, os impedimentos; que duvida da capacidade do sujeito frente à adversidade. Proibir elefantes, aqui, é apostar no olhar do sujeito sobre si e sobre o mundo em que vive como elemento ressignificador e instaurador de realidade.

SOBRE A COMPANHIA
Gira Dança é uma companhia de dança contemporânea criada em 2005 e formada por pessoas com e sem deficiência. Tem como proposta artística ampliar o universo da dança através de uma linguagem própria, voltada para o conceito do corpo como ferramenta de experiências. A Cia usa sua arte para instigar nos espectadores a discussão sobre os limites do corpo.

SOBRE CLÉBIO OLIVEIRA – coreografia e direção
Clébio nasceu em Natal e desde 2008 vive e trabalha em Berlim. Clébio é coreógrafo, bailarino e professor de dança contemporânea, licenciado pela Faculdade de Dança da Universidade da Cidade, no Rio de Janeiro. Recentemente recebeu o prestigiado prêmio Höffnungträger, "Coreógrafo Mais Promissor" na Alemanha, concedido pela revista "Tanz" no anuário 2012. A Tanz Magazine é a revista de crítica especializada em dança mais importante da Europa.

CASA DA RIBEIRA CONVIDA
O selo Casa da Ribeira Convida integra ações contempladas pelo Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010 da FUNARTE/MINC. Dos 300 mil reais do prêmio, 200 mil serão destinados ao Edital Cena Aberta Nordeste e os outros 100 mil a este selo, para realizações de espetáculos, oficinas, diálogos com grupos brasileiros até abril de 2013.

SERVIÇO
Espetáculo Proibido Elefantes, Companhia Gira Dança (RN)
Dias 01 e 02 de dezembro de 2012, às 20h
Casa da Ribeira, rua Frei Miguelinho, 52
Informações e reservas: (84) 3211-7710
Ingressos: R$10
www.giradanca.com.br

Sexta da Música - Clube de Engenharia



O Clube de Engenharia do Rio Grande do Norte realiza a Sexta da Música neste dia 30, às 21h30. A animação da noite ficará por conta do cantor internacional Jorge Luizm com experiência de quase dez anos em Portugal. O evento será regado com muita MPB, regionais, internacionais, e muitos fados.

É PERIGOSO PROVOCAR PESSOAS INTELIGENTES


Quando Churchill completou 80 anos um repórter de menos de 30 foi fotografá-lo e disse:

- Sir Winston, espero fotografá-lo novamente nos seus 90 anos...

Resposta de Churchill:

- Por que não? Você me parece bastante saudável...

Secultrn/FJA oferece oficina de captação de áudio


Aulas iniciam nesta quarta-feira, 28, na Escola Estadual Edgar Barbosa

Todos sabem a importância do som para composição das obras audiovisuais. E pensando nisso, a Secretaria Extraordinária de Cultura e a Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) oferecem, nos dias 28 e 29 de novembro, na E. E. Edgar Barbosa, a oficina “Captação de Áudio”. O curso faz parte do ciclo “Oficinas de Áudio e Vídeo: Montando nosso Estúdio”, que se estenderá até o dia 22 de dezembro, num total de 120 horas de aula. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no Instituto de Música Waldemar de Almeida, na Rua Açú, 666-A Tirol, com Vera Leão e Helena, ou mesmo no próprio local do curso antes do início da aula.
A oficina, ministrada pelo músico e técnico em áudio, Wilberto Amaral, tem como objetivo despertar o público para a importância do som nas obras audiovisuais. Uma vez que em filmes e vídeos em geral, não apenas a imagem é capaz de gerar sensações diversas, mas também o áudio é fundamental para que o espectador possa compreender da melhor forma possível o que está sendo exposto. A técnica de captação de áudio se torna ainda mais importante, quando se leva em consideração o crescente número de novas mídias que envolvem tanto a imagem quanto o som.
O ciclo “Oficinas de Áudio e Vídeo: Montando nosso Estúdio” dará continuidade ao mês da musica da Secultrn/FJA, que já ofereceu “O Som dos Clássicos” e “Música Popular Potiguar”. Na programação constam ainda temas como masterização, mixagem, produção musical e artística, roaldie, o processo de montagem de um estúdio, produção executiva, técnicas de sonorização, e tratamento de áudio. Ao final das oficinas, que acontecerão sempre em dois dias, serão emitidos certificados.

Castelo Pub comemora aniversário ao som da banda Rastafeeling


A banda Rastafeeling comanda um super show de aniversário do Castelo Pub, que acontece nesta sexta-feira, 30, a partir das 23h.

A noite também terá show da banda Fluído Natural. A entrada custa R$10,00 até a meia noite. O Castelo Pub fica na Rota do Sol, em frente ao estádio do ABC.

A festa também terá sorteio de uma tatuagem, patrocínio de George Tattoo.

NOTA DE PESAR


É com profundo pesar que a governadora Rosalba Ciarlini vem a público lamentar o falecimento do historiador, e escritor Raimundo Soares de Brito, o nosso conhecido Raibrito. Autor de 50 livros e membro da Academia Mossoroense de Letras, Raibrito era um incansável pesquisador autodidata de nossas raízes históricas e culturais. O livro Ruas e Patrono de Mossoró é uma de suas obras mais conhecidas. Aos 92 anos de idade Raimundo Soares de Brito, conservava com orgulho seu rico acervo cultural, sempre procurado por estudantes, pesquisadores e professores universitários.

Sua Hemeroteca é considerada a maior do estado, o que possibilitou a criação de um acervo virtual, com o apoio da Petrobras e do Instituto Cultural do Oeste Potiguar. Raimundo Soares de Brito foi sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, sócio-efetivo do Instituto Cultural do Oeste Potiguar e sócio-efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Por sua contribuição ao conhecimento, foi homenageado com o título Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e com o diploma Amigo da Cultura.

Por seu amor pela nossa gente e nossa cultura, ficam os nossos votos de eternas saudades e respeito merecidos.

Rosalba Ciarlini

terça-feira, 27 de novembro de 2012

EXTREMOZ



O desenvolvimento do turismo é uma das prioridades do prefeito reeleito Klauss Rêgo

O prefeito reeleito de Extremoz, Klauss Rêgo, disse nesta terça-feira, 27, durante entrevista a uma emissora de televisão que o desenvolvimento do turismo no município fazia parte do elenco de suas prioridades, inclusive com incentivos para que Extremoz - que recebe 80% dos dois milhões de turistas que visitam o Rio Grande do Norte -, deixe de ser um destino de turismo de passagem, por meio de incentivos a construção de novos hotéis e pousadas. “Nossa principal atividade econômica é turismo, tanto que no início da nossa gestão formamos mais de 2.000 jovens na área por meio do Prodetur”, disse Klauss.
“Incentivamos também a cultura, que também atrai muitos turistas, por meio de dois grandes eventos que realizamos anualmente: a nossa Festa de Santo Antonio, durante o período junino, considerado a maior de toda a Grande Natal, e o Auto de São Miguel Arcanjo, nosso padroeiro, em setembro, com quase 200 atores do próprio município, que, a exemplo da festa junina, tem atraído muitos visitantes à nossa cidade”, revelou o prefeito.
Klauss disse que havia iniciado o seu primeiro mandato em janeiro de 2009 consciente que Extremoz precisava de ajuda. “Não somente as praias estavam abandonadas. A região urbana e rural também precisava de muita coisa. Mas, conseguimos realizar muito e o melhor: conseguimos mudar a consciência das pessoas que antes vendiam seus votos para políticos que as abandonavam depois de eleitos”, completou Klauss, lembrando que as obras de urbanização da praia de Jenipabu já foram iniciadas.

Balanço
“Fizemos praças, urbanizamos a entrada da cidade, pavimentamos ruas, recuperamos todas as 22 escolas e nove creches do município, inclusive com a capacitação dos professores, construímos Postos de Saúde – antes existiam três e hoje existem 14 -, reabrimos o hospital, com maternidade, quando fazia 18 anos que não nascia uma criança em Extremoz. Para que se tenha uma idéia, hoje somos uma referência na Saúde e a principal prova disso é a procura por nossos serviços por pessoas de outros municípios e até de Natal”, contou o gestor.
Quando o prefeito Klauss Rêgo assumiu a gestão de Extremoz o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) era o pior de toda a grande Natal. Hoje ele está entre os melhores, com 3,6 pontos, bem próximo da média recorde do Nordeste, que é de 3,8 pontos. “No início de 2013 vamos dar início a construção de uma Escola Técnica (IFRN) no bairro Jardins de Extremoz, para 1.500 alunos. Fomos à governadora Rosalba e ela nos atendeu”, informou o prefeito.
O prefeito também falou sobre o desenvolvimento do artesanato de Extremoz, lembrando os vários produtos feitos por meio da fibra da banana, um dos referenciais da região, ao lado do tradicional grude, marca registrada da cidade. “Temos História, somos a primeira vila do Rio Grande do Norte, com importantes registros históricos”, lembrou Klauss.

Política
Sobre sua maior dificuldade quando assumiu a prefeitura, Klauss disse ter sido o fato de ter contra si quase toda a Câmara Municipal de Extremoz. “Enfrentei muita gente em 2008 e o fato de a Câmara ter ficado sempre contra mim, atrapalhou muito. Agora, em 2012 foi diferente porque fizemos a maioria da CME e o desenvolvimento vai ser muito maior”, comemorou o prefeito.
Com relação à eleição do futuro presidente da Câmara o prefeito foi enfático. “Do nosso bloco, seis vereadores eleitos dos 11 existentes, todos são capazes e na hora certa vamos saber que vai ser o eleito”, resumiu Klauss.
O prefeito também confirmou o apoio da governadora Rosalba Ciarlini. “Ela sempre esteve comigo desde a primeira eleição em 2008, assim como estive com ela em 2006 para elegê-la para o Senado, sendo que em Extremoz ela foi à candidata mais votada. Teve algumas dificuldades no seu governo, mas as coisas já estão melhorando”, avaliou Klauss.

Ainda é cedo
O prefeito também respondeu pergunta sobre notícias que vêm sendo publicadas por editorias de políticas de alguns veículos do RN sobre o possível rompimento do seu partido, o PMDB, com a governadora. “Está muito cedo. Não sei se haverá tal rompimento – acho que existe muita especulação - e o momento é de trabalho porque falta ainda dois anos para eleição do governo”, concluiu Klauss, lembrando o Projeto Verão Legal 2013 durante o verão, nas praias do município, que engloba cultura, esporte, saúde, lazer e artesanato. (LS).

Foto: LS/FotoTV

Bazar de Natal do GACC

Nos dias 29 e 30 de dezembro o GACC/RN vai realizar seu  Bazar de Natal. As peças de vestuário, calçados e acessórios foram arrecadadas na Campanha do Desapego realizadas em diversas escolas, no Tribunal de Justiça e 2 mil peças doadas pela Riachuelo. O bazar será especial, com peças selecionadas para quem procura presentes de natal e o montante arrecadado servirá para manutenções básicas da instituição.



Cia do Movimento prepara a Bela Adormecida no TAM



“Num beijo doce e profundo te desejo um belo sonho e todo bem deste mundo...”

Mais um clássico da Disney, A Bela Adormecida encanta a todos com um eterno conto de fadas sobre o amor verdadeiro. Esse será o tema do espetáculo de dança da Cia do Movimento Escola de Dança de 2012, com adaptação e direção geral, Fátima Oliveira.
Fátima que completa 40 anos de profissão esse ano, reúne cerca de 80 bailarinas de 3 a 30 anos de idade no palco do Teatro Alberto Maranhão em uma montagem contemporânea que reúne diversos estilos de dança como o ballet clássico, sapateado, jazz, dança do ventre e dança mix. “Acredito que a Bela Adormecida vai atrair não somente os familiares das bailarinas como também não deixa de ser uma excelente pedida para toda a família. Fico muito feliz em gerar incentivo para que crianças e adultos tenham cada vez mais contato com a dança. Esse ano, a produção está belíssima e vamos ter a participação de bailarinos consagrados para abrilhantar ainda mais o espetáculo”, acrescenta Fátima.
O espetáculo vai contar com a participação de Erika Rosendo e Stanley Carvalho, ambos bailarinos do Ballet Bolshoi. A Bela Adormecida vai ao palco do Teatro Alberto Maranhão, nos dias 14 e 15 de dezembro, sexta e sábado às 19hs e dia 16, domingo às 17hs.

Serviço:
Dias 14 e 15 de dezembro às 19h
Dia 16 de dezembro às 17h
Ingressos: R$ 40,00 inteira e R$ 20,00 meia.
Vendas antecipadas na CIA DO MOVIMENTO ESCOLA DE DANÇA ao preço de R$ 20,00.
CIA DO MOVIMENTO: Rua Otávio Mangabeira / Barro Vermelho, Natal, RN. Informações 3611.1152.

VIRADA CULTURAL NATAL: DIVERSÃO, CULTURA E REFLEXÃO



Evento acontece dias 15 e 16 de dezembro com 24h de programação gratuita diversificada e espaços para convivência e debates no bairro da Ribeira

Com a proposta de movimentar o bairro da Ribeira e levantar o debate sobre políticas públicas para a cultura da cidade, o selo Ribeira Território Criativo promove a Virada Cultural Natal, que acontecerá nos dias 15 e 16 de dezembro, numa espécie de Circuito Cultural Ribeira ampliado com programação nas ruas, nas casas e onde mais der para ocupar.
A Virada vai invadir a Ribeira a partir das 18h do sábado (15), com dois grandes palcos localizados na avenida Tavares de Lira e no Armazém Hall, rua Chile. Algumas casas do Território Criativo, como Nalva Melo, Casa da Ribeira, Dosol, Atelier Flávio Freitas, Gira Dança e Galpão 29, abrigarão os vários pólos temáticos dessa grande celebração da cultura.
A Virada Cultural Natal tem o patrocínio da Cosern e Governo do RN através da Lei Câmara Cascudo. Parceria cultural do Sesc e apoio do Conexão Vivo e Ribeira Competitiva. A promoção é do Circuito Cultural Ribeira, Dosol e Casa da Ribeira dentro do selo Ribeira Território Criativo.

VIRADA DE PENSAMENTO
Além das 24h de diversão e cultura propostas pelo Dosol e Casa da Ribeira, a Virada Natal propõe a série Virada do Pensamento. Serão publicados textos reflexivos e propositivos, instigando um debate sólido acerca da cultura da cidade e o papel dos seus agentes: parceiros, patrocinadores, poder público e sociedade civil (artistas e produtores culturais).
“Aproveitando a maré da Virada Cultural que se aproxima, resolvemos entrar nessa onda boa e propor uma virada de pensamento. A ideia não é bater no que está aí, não é chorar pelo que não acontece. Aqui a nossa pegada é propor, olhar para frente, aprender com o que não deu certo e ampliar algumas vitórias”, apontou o produtor cultural Anderson Foca.
O primeiro tema foi levantado pelo próprio Foca, que propos a discussão acerca do papel da única rádio pública da cidade, a FM Universitária. O texto já surtiu efeito e o tema será levado e debatido num evento da universidade que vai discutir a Comunicação Pública na UFRN.
A programação completa da Virada Cultural Natal e os textos da série Virada do Pensamento serão disponibilizados a cada semana no site do Circuito Cultural Ribeira e nas redes sociais.

SERVIÇO
Virada Cultural Natal
Dias 15 e 16 de dezembro de 2012 na Ribeira
Informações: (84) 8723-1520 | 3211-7710

CONFRARIA DO CHORO DE NATAL

Mais um encontro da Confraria do Choro s
erá no Solar Bela Vista, com a campanha
de um quilo de alimento para o Lar da Vovozinha. 
Nesta sexta feira dia 30, a partir das 20h.


Dia Nacional do Samba em Natal terá show de Jorge Aragão



Kívia Soares
Do NE10/Rio Grande do Norte

Sete dias embalados com muito samba na capital potiguar. As comemorações do Dia Nacional do Samba começaram nesta segunda-feira (26) e vão até o dia 2 dezembro, em Natal (RN). O grande show acontece no dia 1º de dezembro e vai contar com a participação do sambista, Jorge Aragão, que volta à cidade para cantar seus grandes sucessos.

A apresentação começa a partir das 17h, no Largo do Teatro Alberto Maranhão (TAM), na Ribeira, e também trará outros grupos de samba da cidade. As senhas já estão sendo vendidas na Central do Carnatal (84-3620-5262) e também vão estar à disposição no dia do show, no valor de R$ 20 inteira e R$ 10 meia.

Apoiado pela Lei de Incentivo a Cultura Câmara Cascudo, o Dia Nacional do Samba é coordenado pelo produtor cultural e músico potiguar, Debinha. O evento busca levar música e cultura a diversos pontos da cidade com apresentações de artistas locais e nacionais, além de exposições e mesas-redondas sobre esse ritmo que é a cara do Brasil.

PROGRAMAÇÃO
Nesta segunda (26) a partir das 19h tem exposição no Buraco da Catita, na Ribeira, “Isso é Samba, Isso é Rocas” e roda de bambas e convidados. Já na terça- feira (27), acontece o show “De Todos os Sambas” com Debinha, roda de bambas e convidados no auditório do IFRN, na Avenida Rio Branco, no Centro da cidade às 20h.

Para a quinta-feira (28), o Dia do Samba em Natal reservou no Palácio da Cultura, a “Quinta Viva do Samba”, uma das mais conhecidas rodas de samba da cidade com o grupo Arquivo Vivo. Além disso, também acontece oficina de dança com Ana Paula Almeida.

Na sexta (29), tem oficina de percussão no Funil da Cultura, com Hugo Monarco, às 19h30. E no domingo (02), data em que se comemora o  Dia Nacional do Samba,  é a vez do Grupo Madureira e das escolas de samba Balanço do Morro, Malandros do Samba e Em cima da Hora animarem a o largo do TAM. Todos os eventos com exceção do show de Jorge Aragão são gratuitos.

DATA
O Dia Nacional do Samba é comemorado no dia 2 de dezembro, pois teria sido a data em que e Ary Barroso, compositor de clássicos como "Aquarela do Brasil" e "Na Baixa do Sapateiro", visitou Salvador pela primeira vez.

SERVIÇO
O que: Dia Nacional do Samba
Quando: De 26 de novembro a 2 de dezembro
Onde: Natal(RN)
Outras informações: (84) 9133-8840
Vendas show Jorge Aragão: Central do Carnatal (84) 3620-5262 e no local no dia do evento

É PERIGOSO PROVOCAR PESSOAS INTELIGENTES


Certa vez, Einstein recebeu uma carta da miss New Orleans onde dizia a ele:

- Prof. Einstein, gostaria de ter um filho com o senhor. A minha justificativa se baseia no fato de que eu, como modelo de beleza, teria um filho com o senhor e, certamente, o garoto teria a minha beleza e a sua inteligência.

Einstein respondeu:

- Querida miss New Orleans, o meu receio é que o nosso filho tenha a sua inteligência e a minha beleza.

Revista Deguste prepara edição especial de Natal



Como é tradição há quase oito anos, a Revista DEGUSTE de Gastronomia já está percorrendo vários restaurantes de Natal fotografando alguns pratos que serão divulgados na edição especial natalina, que circula a partir de 1º de dezembro.

Os pratos são sugestões que a Revista dá para as pessoas escolherem restaurantes para a sua ceia natalina. Todos os anos a edição especial traz fotos maravilhosas assinadas pelos profissionais Rogério Vital e Canindé Soares, dois dos melhores fotógrafos da cidade.

A Revista Deguste foi lançada em agosto de 2005 e tem circulação mensal em Natal e Mossoró.

Notícias do BEM



Flávio Rezende
Jornalista

Feliz em divulgar coisas que tornam o planeta BEM MELHOR

A Casa do Bem prepara sua grande festa natalina de fim de ano e apresentações culturais dos seus projetos, tudo vai ser no dia 22 de dezembro, com apoio do SEBRAE, no Centro Desportivo Mãe Luiza onde teremos na ocasião o coral, capoeira, percussão, balé, peça de teatro e apresentação das fotos dos melhores momentos, além da distribuição de presentes e lanches. Já trabalhando pelo sucesso do evento Andrea Barbalho, o amigo Rosado (Harabello Turismo), João Hélio do Sebrae/RN, Água Mineral Santa Maria do alma boa Roberto Serquiz, além de outros apoiadores que vão chegar junto. Quem puder ajudar com presentes diversos, roupas usadas para o bazar, comididinhas como empadas, coxinhas, cachorro quente, pipocas, refrigerantes, água, etc, pode ligar para o 9612-8300 ou 3202-3441. A contribuição financeira também é bem vinda, conta 26847-X - agência 1668-3 - Banco do Brasil - qualquer quantia ajuda.

Vamos agora as novidades e agradecimentos:
- Agradecendo doação de cestas básicas da Mr. Empada do amigo Alvinho Leocádio e do professor Iranildo Mota da Silva, além de alimentos e outros presentinhos do bem da professora da UFRN Izabel Nascimento e de sua turma de espanhol da UFRN.
- A Casa do Bem recebeu visita de alunos da Facex, UFRN (Administração), Turismo (UnP), estes últimos cuidaram da Brinquedoteca do Bem por um tempo.
- Recebemos recentemente doação de livros de diversas pessoas, destacando o amigo Rosado da Harabello Turismo, nosso benfeitor permanente.
- O Sopão do Bem continua nas quintas, recebendo apoio dos restaurantes Dom Miguel e Dom Vinicius do amigo Carlos Sérgio Moura.
- Vamos levar cerca de 150 jovens para o Ma-Noa este fim de semana, com agradecimentos a Deca Bolonha da Potiguar Turismo e George Costa da Luck Receptivo, além de Ana do Ma-Noa e toda sua equipe.
- Sexta, dia 30, vamos participar da II Mostra de Cultura e Saúde de Mãe Luiza, organizada pelo NESC com vários apoios. Vamos levar várias apresentações culturais.
- O amigo Gleydson vai colocar sua excelente companhia Mystery no palco do TCP no próximo dia 5, com duas apresentações, as 17h30 e 19h30, com o espetáculo "Renascimento". Os ingressos estão sendo vendidos no Restaurante Salsa e Pimenta, localizado na Avenida Afonso Pena 759 - Tirol - Valor: R$ 12,00 Inteira R$ 6,00 meia - Informações: 848853 9625 / 9142 5729 A Mystery é parceira da Casa do Bem.
- A Tv do Bem continua produzindo vídeos, confira em nosso link no youtube - tvdobem - confira o link de mais uma produção -
http://www.youtube.com/watch?v=iFICCehOugs&feature=channel&list=UL

E no mais, estamos sempre atuando em prol de um planeta melhor com todos os nossos projetos, ajude a manter nossas ações depositando qualquer ajuda na conta 26847-X - agência 1668-3 - Banco do Brasil
www.casadobem.org.br - twitter - @casadobem - e-mail acasadobem@gmail.com - fones 3202-3441 - 9612-8300
Temos facebook - Casa do Bem

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Prefeitura de Extremoz agradece a Capitania dos Portos apoio às gravações da novela “Flor do Caribe”



O projeto “Verão Legal” também foi apresentado ao Capitão dos Portos

Representando o prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, o secretário de Turismo do município, Fernando Bezerril, esteve na manhã desta segunda feira na Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte para agradecer ao Capitão de Fragata e Capitão dos Portos, Rodolfo Gois de Almeida, o apoio e as orientações dadas à nova novela das seis, da Rede Globo, “Flor do Caribe”, que está sendo gravada no RN, que irá ao ar em março de 2013.

Estavam presentes os secretários de Articulação Política, Newton Pereira, o Capitão – Tenente José Inácio Pereira, encarregado da Divisão de Segurança de Tráfego Aquaviário e o coordenador de Eventos da prefeitura, Domingos Sávio.

Na ocasião também foi apresentado ao o projeto “Verão Legal” 2013, que contempla as praias de Jenipabu, Pitangui, Barra do Rio e o Balneário Jangadão, na Lagoa de Extremoz, com ações em várias áreas da Saúde, Cultura e Esporte. Na Saúde está previsto orientações com relação à proteção solar e alimentação saudável, circuito de atividades que engloba avaliação de postura, pressão sanguínea, glicemia, distribuição de preservativos, orientações sobre os cuidados contra a dengue e palestras sobre a saúde bucal.

Esporte e lazer
Várias atividades esportivas e culturais estão previstas, como passeio ciclístico, projeto “Praia Limpa”, campeonato de voleibol masculino e feminino, em duplas, feira de artesanato com peças de todo o Rio Grande do Norte, aulas de ginástica, capoeira, dança, apresentações da Banda de Música de Extremoz, apresentações de grupos folclóricos independentes, projeto “Canto da Terra”, que valoriza dos músicos do município, caminhadas, corrida de argolinha (atividade esportiva medieval sobre montaria, que existe em Jenipabu há mais de 100 anos), concurso “Rainha do Carnaval e Garota Verão Legal", arrancadão de cavalos, entre outras atividades. (LS).

Fotos: Divulgação/LS

CONVITE


EXPOSIÇÃO DE MESAS NATALINAS NA ED

As integrantes do grupo Reviver promovem no dia 28 (quarta-feira) um exposição de mesas natalinas na Escola Doméstica de Natal. A abertura está marcada para as 17h e terá um coquetel com apoio de Nick Buffet, Olimpo Recepções, Versailles e Renata Motta.

Durante o evento, haverá sorteio de brindes doados pelas expositoras. É mais uma promoção para arrecadar fundos para a aquisição de uma unidade móvel para exames de prevenção ao câncer.

As mesas serão produzidas por Vera Lúcia Bezerra, Samara Gosson, Nadiedja Melo, Ilzene Pereira e Sheila Lopes, Marília Bezerra, Graça Madruga , Ana Clara Madruga e Mariana Madruga, Gladys e Nininha , Janice e Ana Míriam, Magnus Amorim, Debora Farias, Andrea de Paula e Gabriela Nóbrega, Maria Luíza Lamas, Mézia Araújo, Susana Chacon (Firulas), Renata Carvalho, Nadja Simonetti, Isa Simonetti e Clarissa Sá (Factun).

De lojas e buffets, participam Vera e Karla (Arban), Verônica & Ignez (Nick), Marília Borges (Versailles), Luziane Oliveira (Millennium), Sara Marinho (Paisagista), Andréia Motta e Luciano Almeida (Olimpo).

Os ingressos estão com as voluntárias do Reviver. A exposição continuará no dia 29 pela manhã e a tarde.

Hermano media reunião entre Governo e empresários que querem investir no RN



Terceiro maior grupo de Mineração da Índia quer investir no RN, mas encontra dificuldades na questão de logística.

O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) participou na manhã desta quinta-feira (22) de uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado com o secretário Silvio Torquato e técnicos. Ele acompanhava um grupo de empresários da Índia que quer investir no RN, mas encontra dificuldades para escoar sua produção.

Os empresários estão interessados na exploração de minério de ferro numa área que engloba os municípios de Lajes, Pedro Avelino e Sítio Novo. De acordo com eles, a região apresenta potencial para a extração de 2 milhões de toneladas de minério de ferro durante o primeiro ano, podendo atingir a meta de 5 milhões durante os anos seguintes. O investimento inicial deve chegar a 50 milhões de dólares.

Hermano intermediou o encontro após ter sido procurado pelo grupo na semana passada, justamente quando a Confederação Nacional da Indústria divulgou o estudo Nordeste Competitivo, mostrando que o Rio Grande do Norte apresenta uma série de dificuldades nas questões de logística.

Parcerias
Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, Hermano já havia externado sua preocupação em encontrar alternativas para que o RN não perca oportunidades de se desenvolver em consequência da falta de investimentos em ferrovias, rodovias, aeroportos e portos.

“Nosso estado paga um preço muito alto pela falta de planejamento. É inconcebível que as empresas precisem buscar alternativas de escoar sua produção em outros estados. Perdemos deixando de arrecadar impostos e perdemos novas oportunidades”, comentou Hermano durante a reunião.

Para o secretário de Desenvolvimento do RN, Silvio Torquato, a realização de parcerias com o Governo Federal e com a iniciativa privada podem solucionar esses problemas. “Se o Governo não tiver condições de resolver, vamos buscar parcerias. Os empresários estão interessados e podem nos ajudar. O importante é focar no desenvolvimento do RN”, finalizou.

Natal lança seu Pôster Oficial da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014



Grupos folclóricos se apresentaram durante a solenidade na Fortaleza dos Reis Magos

A capital potiguar lançou neste domingo (25), o seu Pôster Oficial de Cidade-Sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 em cerimônia realizada na Fortaleza dos Reis Magos, marco inicial da cidade e famoso cartão postal.
Além de Natal, as outras onze Cidades-Sedes também lançaram seus pôsteres oficiais neste domingo, em uma ação coordenada com a FIFA. O pôster tem por objetivo representar a identidade da Cidade-Sede, assim como tornar-se mais uma ferramenta para promover também o turismo local. O evento deverá trazer um número de 300 mil visitantes para a capital potiguar durante a Copa.

O evento reuniu autoridades, desportistas, artistas locais, o deputado federal João Maia e secretários de Estado. Cerca de 200 pessoas acompanharam as apresentações de grupos culturais típicos da cidade e região Nordeste como Brincantes, Pastoril, Boi de Reis, Chegança e Araruna.

Boi de Reis e o Pôster
Representando a cultura potiguar em sua essência e seus grupos folclóricos, que tanto inspiram e representam o nosso Estado, o Pôster Oficial é trazido pelo Boi de Reis, que homenageiam os Reis Magos, símbolo constante do município do Natal e da Fortaleza do Reis Magos. Folguedo icônico, o Boi de Reis tem sua origem no teatro popular medieval da península ibérica. Trata-se de um auto em homenagem aos Santos Reis, unindo a temática dos reisados ao auto do Bumba-Meu-Boi. Apresenta-se em 6 de janeiro, dia de Reis, e se prolonga até 3 de fevereiro, quando ocorre a festa de São Brás. O número de integrantes varia entre doze e vinte, que formam alas com muitos personagens, dentre eles o Boi, Pai Francisco, Catirina, Doutor, Ema, Vaqueiro e Urubu.

Pôster Cidade-Sede Natal
O verde das matas. O amarelo das areias escaldantes. O azul do mar límpido. Se o Brasil é símbolo da riqueza natural de nosso planeta, Natal é um resumo de tudo o que torna lindo o nosso país. Cidade localizada na esquina da América do Sul, cujo maior ícone cultural é o multifacetado Luís da Câmara Cascudo, convive com tamanha abundância que seu povo não faz questão de guardar nada para si próprio. Muito pelo contrário: o natalense compartilha, recebe, abraça e festeja. Está de braços abertos para o maior evento de futebol do planeta e as oportunidades de crescimento, emprego e intercâmbio de culturas que vêm junto à Copa do Mundo.

Histórico
A Copa do Mundo da FIFA 1998TM na França foi a primeira a ter pôsteres para promover o papel das Sedes em relação à competição. Estudantes de arte da França foram convidados a oferecer desenhos para sua Sede como parte da campanha do COL nacional. Na Copa da Alemanha em 2006, pela primeira vez, as Sedes foram convidadas pela FIFA e pelo COL para criarem seus próprios desenhos do Pôster da Sede.

Unesco e TV Globo realizam seminário em Natal para organizações sociais


NDS e Casa Durval Paiva estão entre as participantes

Líderes e gestores de organizações da sociedade civil (OSCs) de 114 cidades brasileiras poderão aprofundar seu conhecimento sobre gestão e preparar-se para atingir um novo patamar de desenvolvimento. Este é o objetivo do seminário que será realizado a partir desta segunda-feira (26) até 30 de novembro de 2012, no Hotel Pirâmide, em Natal. A iniciativa é parte do projeto “Empoderando pessoas e criando capacidades nas organizações da sociedade civil”, uma iniciativa da UNESCO e da TV Globo, com financiamento da Petrobras, no âmbito do programa Criança Esperança.

O seminário que ocorrerá até maio de 2013 em 11 cidades brasileiras vai abordar diversos temas, como desenvolvimento organizacional, processos de mudança, aprendizagem, sustentabilidade, diagnóstico institucional, planejamento estratégico e elaboração de projetos. O responsável pela capacitação é o Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social, com sede em São Paulo.

O Núcleo de Desenvolvimento Social (NDS) e a Casa Durval Paiva estão entre as organizações participantes. O primeiro seminário de capacitação aconteceu em Brasília, de 24 a 28 de setembro deste ano.

Nesta primeira edição do projeto, o público-alvo é, prioritariamente, as 160 organizações atendidas pelo programa Criança Esperança, 40 ONGs que não foram selecionadas para receber apoio financeiro do programa, e outras 40 que são apoiadas pelo programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania.

Ganhador de Oscar participa de evento filantrópico em Natal



Compositor polonês Jan Kaczmarek participa de concerto na festa “Em Busca da Terra do Nunca”, que arrecadará brinquedos para casas de apoio à criança com câncer. Evento, dia 02/12 no Teatro Riachuelo, também terá Liz Rosa e Khrystall

Neste domingo (02/12), um ganhador de Oscar pisará pela primeira vez em solo potiguar. O compositor polonês Jan Kaczmarek, premiado pela trilha sonora do filme “Em Busca da Terra do Nunca”, participa de concerto com a Orquestra Sinfônica do Estado. Batizado com o nome do filme, o evento tem caráter filantrópico: a entrada é gratuita, sendo opcional a doação de um brinquedo, destinado a casas de apoio à criança com câncer. As cantoras Liz Rosa e Khrystal também sobem ao palco na “Em Busca da Terra do Nunca”, que começa às 18h, no Teatro Riachuelo, e tem apoio da Prefeitura de Natal por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).

Quem quiser ir à festa, basta se inscrever no hotsite http://embuscadaterradonunca.com.br/ até dia 01/12. A celebração lúdica resgata a criança que existe em cada um, numa alusão ao personagem principal do filme vencedor do Oscar, Peter Pan, o menino que nunca quis crescer. “Teremos recepcionistas vestidos de Peter Pan na entrada, para que os convidados entrem no clima já no início da festa”, adianta o produtor do evento, Marcos Arnaud.

Durante o concerto, marcado pelo inedistismo ao unir o ganhador de um Oscar e uma orquestra em Natal, serão exibidas projeções de filmes cujas trilhas sonoras foram elaboradas por Kaczmarek. O premiado músico é o convidado do III Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa, e aproveitou a vinda ao RN para participar do evento beneficente. “Em Busca da Terra do Nunca” é uma promoção da Inove Marketing Digital e conta com apoio também do Governo do Estado.

Um Natal mais feliz para as crianças

A inserção dos convidados no universo infantil de Peter Pan pretende sensibilizar as pessoas a doarem brinquedos na entrada do Teatro. A arrecadação fará mais feliz o Natal das crianças de quatro instituições: Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, Grupo de Apoio à Criança com Câncer e Liga Norte-riograndense Contra o Câncer. Os brinquedos podem ser doados na entrada do local do evento.

Sobre Kaczmarek
Nasceu em 29 de abril de 1953. Natural de Konin, Polônia, começou a estudar música desde cedo. Formou-se na Universidade Adam Mickiewicz, em Poznan, e compôs a trilha sonora para mais de cinquenta filmes e documentários, incluindo Unfaithful (2002), Finding Neverland (2005), Evening (2007) e The Visitor (2008). Em 2006, Kaczmarek venceu o Oscar de Melhor Trilha Sonora por seu trabalho no filme Finding Neverland (Em Busca da Terra do Nunca), sendo considerada por muitos críticos um dos melhores filmes do ano. Também venceu um prêmio da National Board of Review e foi indicado ao Golden Globe e ao BAFTA Award.

Serviço:
O quê? Festa filantrópica “Em Busca da Terra do Nunca”
Quando? Domingo (02/12), às 18h
Onde? Teatro Riachuelo
Atrações? Concerto com Orquestra do Estado e participação de Jan Kaczmarek (ganhador do Oscar de melhor trilha sonora em 2006), e shows de Khrystall e Liz Rosa
ENTRADA GRATUITA, sendo opcional a doação de um brinquedo (doado no local do evento)

UFRN promove palestra sobre o uso da Literatura como pena alternativa


O projeto de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) “Me explica, me ensina” promove no dia 29, às 19h, no Auditório B no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), palestra com Mario Jambo, Juiz da Justiça Federal do Rio Grande do Norte. Ele explicará como a Literatura tem sido implantada como pena alternativa.

A palestra contará com a presença do professor Andrey Pereira, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGeL), que defenderá o papel social da literatura. O Me explica, me ensina é coordenado pelas professoras Sylvia Coutinho Abbot Galvão do Departamento de Letras (DLET/UFRN) e pela professora Izabel Nascimento, do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas (DLLEM/UFRN).

Os interessados podem fazer suas inscrições no local, maiores informações através do e-mail: lebaziizabel@yahoo.com.br.

Camerata de Vozes do RN se apresenta na Cripta da Catedral Metropolitana de Natal



A apresentação tem como objetivo celebrar os 21 anos da benção do papa João Paulo II ao local

Há 21 anos a Catedral Metropolitana de Natal recebeu a visita do papa João Paulo II, durante sua terceira visita ao Brasil. Na oportunidade, o papa abençoou a Cripta da Catedral, que se trata da Capela oficial onde se mantém o Santíssimo Sacramento. E em comemoração a esse importante momento, na próxima quarta-feira, 28, a partir das 20h, a Arquidiocese irá receber a apresentação da Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte, da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA).

Na apresentação, destinada principalmente aos músicos do estado e à imprensa, o grupo composto por 34 pessoas, todos selecionados pelo próprio regente, Monsenhor Pedro, fará um roteiro didático, oferecendo ao público informações a respeito da arquitetura sacra, além de uma comparação entre os traços existentes e a música sacra.
Esta é a primeira apresentação do grupo depois da participação como convidado no 18ª Festival Unicanto de Corais, no Paraná, que contou com a participação de 24 Corais que se revezaram na programação de cinco dias. No evento, a Camerata ficou com a importante missão de realizar abertura e o encerramento.

A Camerata de Vozes do RN, como bem explica o idealizador e regente, Monsenhor Pedro, foi criada com o objetivo de oferecer ao público um gênero diferente de música e apresentações, tendo sua origem nas raízes das cameratas italianas. Ainda de acordo com o regente, por ser um grupo mais seleto e com número de componentes reduzidos, a Camerata consegue não somente trabalhar as músicas para as apresentações, como também se aprofundar no estudo e aprendizado estrutural das músicas que compõem seu repertório.

Instituto de Música Waldemar de Almeida apresenta Recital de Encerramento de 2012


Apresentação embalará a noite desta quarta-feira, 28, no Salão Nobre do TAM

A Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) e o Instituto de Música Waldemar de Almeida (IMWA) congratularão seus mestres, alunos, familiares e apreciadores da boa música com o Recital de Encerramento do Ano Letivo 2012, nesta quarta-feira, 28, no Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão, a partir das 18h. O recital ainda contará com a participação dos alunos da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM).

Para o Recital, coordenado pelo professor Alexandre Johnson, o programa trará apresentações dos alunos do Instituto, divididos por instrumentos, em solos, que trarão desde clássicos infantis, passando pela música popular brasileira, internacionais e clássicas. Dentre os instrumentos estarão o piano, turmas coordenadas pelas professoras Márcia Melo e Marileide Lima; violino, da professora Dorinha Pires; flauta, das turmas de José Estevam e Alexandre Jonhson; sax, de José Arnaud Damasceno; violão, do professor Alexandre Siqueira; bandolim, de Alexandre Moreira; baixo elétrico, José Fontes; grupo de cordas, do professor Paraguai; e, cavaquinho e trompete, das turmas de Antônio de Pádua.

Além dos alunos, que trabalharam com afinco e desenvoltura, durante o decorrer do ano, alguns professores farão participação especial na apresentação das peças, assim como o guitarrista Joca Costa e do violonista Marcos Estevam. E, para tornar ainda mais belo, acontecerão intervenções de dança dos alunos da EDTAM.

Do trabalho que vem sido desenvolvido no decorrer dos anos no IMWA, vários artistas passaram pelas salas de aulas do Instituto; e, projetos, como Chorinho na Praça e coralistas do Coral Harmus, são oriundos dos cursos que duram o ano inteiro.

Músicos de Natal planejam evento em comemoração ao aniversário da cidade


O Grupo Amigos do Reggae está se mobilizando para realizar em Natal a comemoração do aniversário da cidade, fundada no dia 25 de dezembro de 1599, para tanto criou o VIVA NATAL. Trata-se de um projeto que nasceu com o objetivo de contribuir para a revitalização da cultura popular potiguar.

O grupo, formado por artistas e músicos, organizou um cronograma de atividades a ser desenvolvidas nos dias 21 e 22 de dezembro na árvore de Natal, no bairro de Mirassol e, para colocar em prática, necessita de apoiadores e patrocinadores para a ideia de resgate da cultura e memória natalense.

Concretizando-se em dezembro, o VIVA NATAL terá continuidade durante todo o ano de 2013 com edições mensais realizadas sempre no primeiro domingo de cada mês. As ações, planejadas pelo grupo Amigos do Reggae, também terão participação dos amantes e apreciadores de outros estilos musicais como o reggae, rock, axé, MPB e forró.   Os interessados em participar do projeto tem que entrar em contato com a assessoria de comunicação do grupo, através do número, 8866-5480.

Piso dos jornalistas é tema de debate hoje na AL


Os jornalistas do Rio Grande do Norte estão convidados a participarem de uma audiência pública sobre o piso salarial da categoria, que é o mais baixo do Brasil. O debate acontece nesta segunda-feira, 26, às 19h30, no auditório da Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado estadual Fernando Mineiro (PT).
São esperadas as presenças da presidente do Sindicato dos Jornalistas do RN, Nelly Carlos, do presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do RN, Djalma Correa e do superintendente da Delegacia Regional do Trabalho do RN - DRT/RN, Jonny Araújo da Costa.

domingo, 25 de novembro de 2012

OUVIR


Ouço no canto o grito do silêncio
nas madrugadas que se ofertam
em oportunidades perdidas
aos dias que se anunciam:

o estupor do corpo
ante a luz
amanhecida
aterroriza o gesto
depois da hora

ouço o desencanto da voz
em conversas e desdouros

o grito sutil da descoberta
do corpo sobre a relva

amanheceres repõem
dúvidas desconsideradas.

(Pedro Du Bois, inédito)

AMOR: SENTIMENTO OU ATITUDE?


Públio José – jornalista
(publiojose@gmail.com)

                         Diante da alta criminalidade, de tanta violência cometida em nome do amor, ao longo da História e atualmente, assoma em nós uma séria dúvida se o homem conhece realmente o amor. Ou se não o confunde com outra coisa. Pois que nome se dá ao crime praticado em nome do amor e que resulta na morte da namorada, do noivo, da esposa, do pai, do filho? Certamente que amor não é. Falo genericamente, embora considerando que as exceções existem. Há realmente nesse mundo de tanto desamor gente praticando o amor sincera e honestamente. Destes, destaco dois: Madre Teresa e Gandhi pela vida de amor que viveram. No entanto, aproveitando o pensamento de Ruy Barbosa, quando externou desalento por ver tantas demonstrações de desonestidade, a ponto do homem, segundo ele, passar a ter vergonha de ser visto como honesto, também duvido do uso e conceito que o homem dito moderno faz do amor.
                        Afinal, o que ele significa? Resposta simples? Nem tanto. Não pelo que se fala. Mas pelo que se pratica.  Pois amor não é discurso. É prática, atitude, comportamento. E qual o seu significado, finalmente? As interpretações são inúmeras. As conceituações as mais abrangentes; as escolas, os movimentos, os modismos, os academicismos que tratam, analisam, estudam o amor o fazem das formas mais diversas possíveis. As distorções também são numerosas, é claro, tendo em vista tratar-se de um tema impalpável, inconcreto, que não se coloca no bolso ou na mala e se carrega para onde se quer. O amor é sentimento? Muitas escolas científicas assim o definem. Aliás, no conceito da maioria das pessoas, o amor é tido como um sentimento. Será? Vejamos o que diz o dicionário sobre o assunto: “amor é um sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro ser ou a uma coisa; devoção extrema”.

                        Vejam que o mesmo dicionário que diz ser o amor um sentimento, ao conceituar o termo sentimento, o faz dizendo que “sentimento é uma disposição afetiva em relação a coisas de ordem moral ou intelectual”. Então, segundo o dicionário, se sentimento é uma disposição e amor é um sentimento, então amor é, de princípio, disposição. E o que diz o dicionário sobre disposição? “Palavra que significa tendência, temperamento, atitude ou propensão para alguma coisa ou contra alguma coisa”. Conclui-se, então, ser o amor uma disposição, uma tendência, uma atitude tomada em prol de alguém ou de alguma causa – e não um sentimento. Algo, portanto, de origem ativa. A diferença entre um conceito e outro é abismal, pois o amor, sendo sentimento, seria prisioneiro da passividade, necessitando de algo que o atiçasse, que o movesse. Já como atitude é vivo, dinâmico, força motriz que se move em direção ao outro.  

                        E nada melhor para explicar o amor do que o exemplo dado por Deus no tocante a Jesus Cristo. Deus nos ama – é certo! Mas não ficou somente no discurso. Fez-se homem em Cristo e, numa atitude de amor – e não simplesmente num sentimento – provou seu amor por nós dando sua vida “para salvação de muitos”. Essa questão de conceituação de amor é oportuna, principalmente pelos tempos que o mundo vive de relativização de princípios e de quebra na sua escala de valores. Pois, nada melhor, nesse contexto, do que se desvirtuar, se distorcer o conceito de amor, divulgando-o como sentimento – volto a repetir: o que o faz transformar-se em mera postura passiva – ao contrário de disposição, de atitude, realidade na qual o amor se adensa, se agiganta, sendo alicerce do qual derivam inúmeros outros comportamentos de essência semelhante. Amor, em resumo, é atitude, disposição, propensão.

                        Confunde-se também amor com a prática do bem, atitude quase sempre envolvida com alguma forma de interesse, fato que muito se vê por aí. Pois, ao contrário, uma das principais facetas do amor é o seu desligamento a qualquer tipo de recompensa. Referi-me, linhas atrás, aos exemplos de Madre Teresa e de Gandhi. Porque qual a recompensa, qual o patrimônio que amealharam em vida pela vida de amor que viveram? Exemplo bem maior ainda é dado por Jesus Cristo. Qual a vantagem que ganhou pelo seu sacrifício? Sabe-se que, com seu gesto, além da nossa salvação, fez nascer a sua igreja. Pode, então, este resultado ser catalogado como vantagem que auferiu pelo seu doloroso sacrifício? Claro que não. O certo é que o amor é uma das formas mais puras de atitude voltada para o próximo. Se não for assim, torna-se algo muito perigoso – de nome incerto e desfecho imprevisível.

Sensível Habitante


No meu peito reside um ser poeta
Que dilata o sensível da visão,
Bota os olhos na voz do coração
Amplifica o sentir que se projeta.

Seu poder nas palavras arquiteta
As imagens no palco da emoção,
E consegue enxergar na escuridão
Os reflexos da vida como meta.

Tem no toque a carícia generosa
Como o beijo na pétala da rosa
Do fantástico colibri dourado.

Os seus dedos afagam o intocável
E revela o fulgor do imaginável,
Dando brilho ao oculto revelado.

                                   Gilmar Leite

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Papai Noel chega ao Norte Shopping



Nesse sábado, dia 24, às 15h o Norte Shopping se prepara para receber a peça fundamental da época natalina, o Papai Noel. O bondoso velhinho, encarregado de presentear todas as criancinhas, ficará no seu trono até o dia 24 de dezembro das 15h às 20h, na grande árvore de natal montada na Praça de Eventos do Shopping. O Norte Shopping recebe as crianças na Biblioteca do Papai Noel, com livros e gibis para a garotada e faz a diversão ainda mais animada com o trenzinho do Papai Noel.

Raspa do Tacho Consultoria lança o RaspadoTacho.com



A empresa de Consultoria Gourmet Raspa do Tacho, dirigida pela jornalista Verônica Garrido e o Chefe de Cozinha Welder Albuquerque, acaba de lançar um novo projeto, o RaspadoTacho.com. Atuando na área há cinco anos no Rio Grande do Norte, a Raspa do Tacho agora compartilha as novidades da gastronomia regional, nacional e mundial pela Internet, com um tacho cheio de notícias, dicas, serviços e curiosidades da área e de áreas afins.

No www.raspadotacho.com, o leitor internauta encontra um menu de dar água na boca: poder ouvir o maravilhoso Chiado do tacho, com notícias culturais, Bulindo na despensa, com entrevistas sobre vida e gastronomia, além de se deliciar com pratos daqueles Pra dar sustança (crônicas e reportagens especiais) e com receitas De lamber os dedos, assinadas pelo Chef Welder Albuquerque e de colaboradores. E mais: vai ficar por dentro do que há em Comida de camarim, entre outras novidades deliciosas.

A EQUIPE
Verônica e Welder são casados e decidiram unir as áreas em que atuam e assim trabalhar juntos. Verônica Garrido Roncari é jornalista com formação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e vasta experiência na área de comunicação, principalmente em Assessoria de Imprensa, com grandes eventos e empresas em seu currículo.

Welder Albuquerque de Souza é Chefe de Cozinha por vocação e atuação. Tem no currículo experiência no mercado gastronômico, em diversos restaurantes de Natal-RN, além de clientes de Consultoria, pela Raspa do Tacho. É formado pelo Senac-RN, Curso de Cozinheiro profissional, e atualmente, estuda Gastronomia na UnP, trabalha como Consultor e é Chefe de Cozinha Executivo na Sanduicheria Gourmet Burguer.

O casal dirige a empresa de Consultoria, Raspa do Tacho, e assina a produção e redação do Blog.

Vídeos inscritos no III FINC estão abertos para votação



Internautas podem acessar site do Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa e votar no curta preferido. Votação popular elegerá três dos 10 finalistas

Foi dada a largada para a votação dos curtas selecionados para o III Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa (FINC). Nesta segunda etapa, os internautas podem acessar o site do evento, o http://fincbrazilbf.com/ , e votar no vídeo preferido. O FINC, um dos maiores festivais independentes a céu aberto do País, acontece de 30/12 a 01/12 na praia de Baía Formosa, litoral sul do Rio Grande do Norte.

Seguindo a temática “Minuto Verde”, ligada à sustentabilidade, os 18 vídeos selecionados passarão por um funil formado pelos internautas, que escolherão três (3), e pela comissão julgadora, que elegerá sete (7). Os dez curtas estarão na final do FINC, e o grande vencedor será divulgado no último dia de evento.

O sortudo que ficar em 1º lugar terá seu filme exibido no Festival Off Plus Camera (http://www.offpluscamera.com), um dos maiores festivais de cinema a céu aberto da Europa. Ganhará passagem e hospedagem durante os dez dias de evento, sediado na Cracóvia (Polônia) e, de quebra, terá direito a um city tour pela cidade, incluindo a visita ao Alvernia Studios, um dos quatro maiores estúdios de pós-produção de cinema do mundo.


Presença inédita de ganhador do Oscar
O grande destaque do III FINC será a presença, inédita em terras potiguares, de um ganhador do Oscar: o compositor polonês Jan Andrzej Pawel Kaczmare, premiado em 2006 pela trilha sonora de “Em Busca da Terra do Nunca” (2005), sendo considerado pela crítica como um dos melhores filmes do ano.

Natural de Konin, na Polônia, começou a estudar música desde cedo. Compôs a trilha sonora para mais de cinquenta filmes e documentários, incluindo Unfaithful (2002), Finding Neverland (2005), Evening (2007) e The Visitor (2008). Além do Oscar, ganhou um prêmio da National Board of Review e foi indicado ao Golden Globe e ao BAFTA Award.

Serviço:
O quê? Votação de curtas inscritos no III Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa
Como votar? No site do FINC http://fincbrazilbf.com/votacao
Mais informações: http://fincbrazilbf.com

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

CINEMA NA PRAÇA



Arara “Blu” pousa em Vila de São Sebastião nesta quinta-feira, 22

Em mais uma edição do projeto “Cinema na Praça”, promovido pela Prefeitura de Extremoz, será exibido o consagrado filme Rio, que fez sucesso em todo mundo e que conta a história da arara azul Blu, também conhecido como Rio: The Movie, às 18h30, na quadra do distrito Vila São Sebastião.

Trata-se de um filme 3D animado por computador, no estilo musical e comédia, que foi produzido pela 20th Century Fox e pela Blue Sky Studios. “Dirigido por Carlos Saldanha, o título do filme refere-se ao Rio de Janeiro, onde o filme é ambientado. Os personagens são dublados, na versão original, por Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, George Lopez, Jemaine Clement e Jake T. Austin, respectivamente. O filme conta a história de Blu, uma arara azul macho que é levado ao Rio para se acasalar com uma fêmea”, (Wikipédia)

O site Rotten Tomatoes calculou uma média de 72% de aprovação, baseado em 130 críticas recolhidas, das quais 94 foram consideradas positivas e 36 negativas. Recebeu uma indicação ao Oscar 2012 com "Melhor Canção Original", com "Real in Rio", cantada por Sérgio Mendes e Carlinhos Brown, mas perdeu para o filme The Muppets (filme de 2011) com a canção "Man Or Muppet".

Serviço
Projeto Cinema na Praça
Filme: Rio
Vila de São Sebastião
22 de novembro
18h30
Realização: Prefeitura de Extremoz - rumo ao selo Unicef.

CONVITE


Bairro de Mãe Luiza recebe 2ª Mostra de Saúde e Cultura dia 30


Evento promovido pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFRN contará com apresentações culturais e ações de saúde

A II Mostra de Saúde e Cultura de Mãe Luiza: conhecer e prevenir acontecerá no dia 30 de novembro, das 17h às 21h, no bairro de Mãe Luiza, em Natal. Organizado pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NESC-UFRN), em parceria com grupos da comunidade, o evento antecede as atividades do Ministério da Saúde do Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado no dia 1º de dezembro. Neste ano, o tema central é o acesso ao diagnóstico precoce do HIV, alinhado à estratégia do Fique Sabendo.

A programação terá apresentações de Hip Hop, grupos de dança, artes marciais, pastoril, suingueira, grupos musicais, esquete teatral com integrantes da Escola Estadual Dinarte Mariz, da Casa do Bem, da Casa Crescer e do Espaço Solidário. As ações de saúde serão voltadas à prevenção das DST/Aids, como o “Fique Sabendo – Testagem rápida para HIV e Sífilis” e a Tenda da Prevenção, que vai informar a população sobre sexo seguro, cuidados e prevenção às DST/Aids e distribuição de material educativo e preservativos.

Durante a realização da Mostra, ocorrerá a Premiação do Concurso de Fotografias e Vídeos voltados para o tema: Prevenção das DST/Aids, às 20h, no pátio externo da Pastoral de Mãe Luiza, na Rua João XXIII.
Esta ação é promovida pelo projeto “Fortalecimento de Redes de Ação Comunitária para Prevenção em DST/AIDS: Conhecer e Intervir”, financiado com recursos do Fundo Nacional de Saúde/MS, através de parceria estabelecida entre Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, da UFRN, e Departamento Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais/Ministério da Saúde.

Pinacoteca do Estado recebe a exposição Gravura em Campo Expandido


Gravuras que apresentam as experimentações e pesquisas de sete artistas ficarão expostas para visitação até o dia 22/12

A Pinacoteca do Estado – Palácio Potengi recebe a exposição Gravura em Campo Expandido, que será aberta na próxima quinta-feira, 22, a partir das 19h. Na ocasião, haverá um descontraído bate-papo com os artistas Bia Rocha, Artur Sousa, Jota Medeiros, Laurita Salles, Sayonara Pinheiro, Selma Bezerra e Pedro Ivo, sobre a técnica de pintura, que compõem o apanhado, sob a curadoria de Sanzia Pinheiro e Artur Sousa. A exposição fica aberta para visitação até o dia 22 de dezembro, de terças a domingo, das 8h às 17h. Entrada gratuita.

Gravar é um ato de criar incisões a partir de objetos de maior dureza sobre um material de menor dureza. Em arte o ato de gravar é utilizado no processo de criação de matrizes a fim de se controlar uma imagem que será reproduzida por estampagem, estabelecendo-se assim, no processo tradicional da gravura, a relação imagem/matriz/reprodução, sendo a imagem estampada sobre suporte como o fim do processo. Na contemporaneidade, com a expansão do campo da arte para além das categorias tradicionais, na confluência de atividades e de temáticas em aproximação à vida, ao cotidiano e ao ordinário, a gravura, meio tradicional de reprodução de imagens, veio a relacionar em suas práticas os processos industriais, a noção de corpo como elemento constituinte do processo, experimentações que perpassam a relação matriz-estampa.

A exposição Gravura em Campo Expandido apresenta as experimentações e pesquisas de sete artistas sobre o prisma da gravura em campo expandido.

Projeto Assembleia Cultural comemora 80ª edição com programação especial


O projeto Assembleia Cultural chega a 80ª edição no mês de novembro e abre espaço para as apresentações dos artistas potiguares Denice Maria e Kiko Chagas, no dia 28 deste mês, a partir das 18h, no Salão de Eventos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, no Centro de Natal. O palco cultural do Legislativo Potiguar também terá exposições de artistas plásticos e a realização de uma feira de artesanato.


Para o produtor, arranjador e instrumentista, Kiko Chagas, a música remete a uma tradição familiar. O avô, tios e tias, o pai Chico Elion e a mãe Déa Ferreira também deixaram seus nomes na história musical do Rio Grande do Norte. Dando seguimento a tradição familiar, Kiko Chagas ostenta um currículo admirável. Desde o início da carreira, ainda na década de 70, na Escola de Música da UFRN, Kiko Chagas já tocou com Tim Maia, Jimmy Cliff em turnês nacionais e internacionais, dirigiu a cantora Elza Soares por vários países e trabalhou em musicais na Herbert Richards, Delart, produziu CDs com participação de Hermeto Paschoal, Xangai, Raimundo Sodré e Luiz Caldas.

Kiko Chagas tem três Cds gravados e, como diretor musical na Bahia, ganhou do Troféu Caymmi, também participou do Montreux Jazz Festival na Suíça, representando o Rio Grande do Norte.


A outra atração da 80ª edição da Assembleia Cultural se divide entre os estilos MPB e Pop Rock. Porém, suas influências e gostos musicais abrangem diversos estilos e categorias. Além de cantar e tocar violão,
Denice Maria também possui composições próprias e está em processo de divulgação do seu primeiro álbum – CD Baú, trabalho autoral, independente e composto por 12 faixas.

A jovem de 24 anos é natural de São Rafael, no Alto Oeste Potiguar. Denice Maria é licenciada em Música pela UFRN, onde cursa pós-graduação. Ela é um exemplo de determinação e persistência na busca por um espaço para exercer a disposição artística identificada desde adolescência.

Teatro Alberto Maranhão lança edital de ocupação do seu espaço cênico para 2013


O Teatro Alberto Maranhão, através da Secretaria Extraordinária de Cultura e fundação José Augusto (Secultrn/FJA), lançam a partir de hoje, 20, o Edital de Ocupação do Espaço Cênico do Teatro Alberto Maranhão (TAM) – 2013, para o período do primeiro semestre, abrangendo o recebimento de propostas de todo o território nacional e internacional. As inscrições ficarão abertas pelo prazo de 45 dias, a contar da presente data.

O Edital de Ocupação do TAM, publicado em Diário Oficial do Estado no dia 16 de novembro, irá selecionar propostas de espetáculos artístico-culturais: teatro, dança, música e eventos culturais, para ocupação do Espaço Cênico Teatro Alberto Maranhão, para temporadas no 1º semestre de 2013. O objetivo da Secultrn/FJA, criando este espaço, será de formular e supervisionar a execução da política estadual de cultura, em estreita articulação com os órgãos e entidades a ela vinculados, atendendo as demandas do governo e as aspirações da sociedade; incentivando a criação artística em todas as suas formas de expressão, a pesquisa de novas linguagens, a formação e o aprimoramento de eventos e programas culturais executados pela sociedade civil organizada.

Poderão participar do processo de seleção: grupos, companhias, empresas, pessoas físicas ou jurídicas, de natureza cultural, de todo o território nacional e internacional. E, cada inscrito poderá apresentar apenas 01 uma proposta de uso do espaço do Teatro Alberto Maranhão, podendo ser propostas individuais ou coletivas. No caso de trabalho produzido em grupo apenas um representante ficará como responsável.

As propostas de ocupação deverão obedecer ao calendário de datas, horários e sessões, referentes ao primeiro semestre de 2013, conforme as disponibilidades de datas. Lembrando que as pautas estarão comprometidas em 50% para contemplar o Edital e 50% para pautas livres. E, que as pautas das primeiras terças-feiras de cada mês encontram-se disponíveis aos contemplados ao Edital Apoio aos Novos da Arte 2012; as demais terças-feiras, e as quartas-feiras de cada mês disponíveis ao Projeto “Criança vai ao Teatro”;  quintas-feiras, sextas-feiras e sábados disponíveis para Grupos locais, nacionais e internacionais de teatro, dança, música e humor; e domingos disponíveis para espetáculos infantis; dando prioridade a espetáculos, em temporada continuada. Em caso de dúvidas sobre as disponibilidades a equipe do TAM se encontra disponível por telefone (84 3232-9704 / 3232-3669) e o calendário está disposto no site www.teatroalbertomaranhao.com.br

As inscrições são gratuitas e ficarão abertas por 45 dias, a contar do dia de publicação no DOE, estando o Edital e formulários padrões, que devem ser encaminhados, disponíveis (secretariadeculturarn.blogspot.com) e afixado no Teatro Alberto Maranhão. As propostas deverão ser entregues devidamente preenchidos, em envelope lacrado, em duas vias, no Protocolo da Secultrn/FJA, na Rua Jundiaí, 641 – Tirol, Natal/RN.

UFRN promove Simpósio Internacional de Cultura Midiática


Palestra de abertura será proferida pela professora Lúcia Santaella (PUC-SP), com o título "Vilém Flusser ressignificado pela cultura digital"

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove, entre os dias 5 e 7 de dezembro, o I Simpósio Internacional de Estudos sobre Cultura Midiática - do conceito à Imagem: a cultura da mídia pós-Vilém Flusser, que acontecerá no auditório do Núcleo de Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (NEPSA), no campus universitário de Natal/RN, Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30/11 por meio do endereço www.flusser.com.br/inscricoes.

O evento contará com a participação dos principais estudiosos da obra do pensador tcheco com nacionalidade brasileira Vilém Flusser, como Lúcia Santaella (PUC-SP), Andreas Ströhl (Instituto Goethe – Alemanha), Steffi Winkler (Universidade Livre - Alemanha), Rainer Guldin (Universidade Lugano - Suíça), dentre outros. A programação, que conta com diferentes temáticas que envolvem a cultura midiática, pode ser conferida na íntegra pelo site www.flusser.com.br/programacao.

Além da UFRN, estão à frente da realização do evento o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFRN), o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPgCS/UFRN), o Grupo de Estudos da Complexidade da UFRN, o Arquivo Vilém Flusser da Universidade das Artes de Berlim (Alemanha) e o Instituto da História da Comunicação e Estudos Culturais Aplicados da Universidade Livre de Berlim (Alemanha).