quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Recuperação do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte começou nesta quarta-feira


O prefeito do Natal Carlos Eduardo visitou na manhã desta quarta-feira, 16, as instalações do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, observando de perto a realidade atual da área. Sujeira, equipamentos danificados, elevadores desmontados, um verdadeiro cenário de abandono. A obra que foi entregue em 2008 não recebeu os devidos cuidados e o equipamento sofreu com a falta de manutenção. Com o objetivo de devolver aos natalenses a funcionalidade do parque, o prefeito Carlos Eduardo anunciou a retomada dos trabalhos na área.



         “Fico muito triste ao retornar ao parque e observar que esse grande legado deixado para a nossa cidade foi dilapidado. Deixamos tudo pronto para a população usufruir do espaço, mas o abandono afastou os natalenses desse local. Contudo, isso vai mudar e vamos trabalhar para revitalizá-lo”, destacou o prefeito. Serão feitas melhorias nas partes elétricas, hidráulicas, de passeio público, ciclovias, biblioteca, auditório, acessos e recolocação dos elevadores que foram retirados, desmontados e as peças estão espalhadas pelas salas da administração do parque.

         O prefeito ainda destacou que o Memorial da Cidade e a Escola Ambiental que funcionavam no parque retomarão as suas atividades: “O memorial tinha um acervo que contava a história da nossa cidade desde o tempo pré-histórico. Esse direito ao conhecimento foi ceifado do cidadão e nós vamos reparar esse erro, com a reativação do memorial. A escola também vai voltar a funcionar, trazendo lições de preservação e conservação para os natalenses”.

         Um levantamento de todo o material e equipamentos que compõe o parque foi iniciado pelas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Secretaria Municipal de Obras Publicas e Infraestrutura (Semopi) que estão atuando em uma comissão. O secretário de meio ambiente e urbanismo, Marcelo Toscano, acompanhou a visita ao espaço e revelou que os estudos já foram iniciados pelos técnicos da prefeitura e devem durar 45 dias. Marcelo adiantou que os primeiros apontamentos não foram nada animadores: “Verificamos que a estrutura encontrada deixou muito a desejar e teremos muito trabalho pela frente para recuperar o parque”.

         O montante investido para a reestruturação do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte é de pouco mais de R$ 3 milhões e 300 mil reais. A obra já foi licitada na gestão passada e iniciada nesta quarta-feira, tendo um prazo até fevereiro de 2014 para ser concluída. O prefeito Carlos Eduardo adiantou que pretende encurtar esse prazo. “Conversamos com os responsáveis pelos trabalhos e pedimos que o processo fosse acelerado, para que a população de Natal não seja mais penalizada”.

         Com a reabertura do parque Carlos Eduardo espera que a rotina do local seja reativada com a população realizando caminhadas, praticando atividades físicas e passeios de bicicleta. “Esse é um espaço para família natalense e com ele em pleno funcionamento teremos várias ações para estimular o conhecimento, pratica esportiva e consciência ambiental, trazendo lazer e qualidade de vida para a nossa população”, finalizou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário