terça-feira, 31 de março de 2015

Confirmado voo semanal de Campinas (SP) para Natal


Após a conquista de voo internacional vindo de Buenos Aires pela Gol Linhas Aéreas e da possibilidade de mais dois voos de Estocolmo (Suécia) e Milão (Itália), com operação prevista para até o fim deste ano, o Turismo do Rio Grande do Norte recebeu outra ótima notícia: a companhia Gol confirmou um voo Campinas-Natal-Campinas agendado já para o próximo 4 de julho em parceria com a operadora CVC. O voo será todos os sábados.

Para o titular da pasta estadual de Turismo, Ruy Gaspar, isto é mais um reflexo da medida tomada pelo governador Robinson Faria em desonerar o ICMS no querosene de aviação (QAV). “Tínhamos certeza do ganho inestimável ao nosso estado com essa iniciativa. Apenas este voo representará R$ 16 milhões que entrará na economia do nosso RN, irrigando todas as 52 atividades que orbitam em torno do turismo”, ressaltou o secretário.

Outro ponto favorável à concretização deste voo foi a garantia do superintendente da CVC, Valter Patriani de que traria 50 mil turistas ao Rio Grande do Norte durante o ano de 2015. Essa promessa foi feita em encontro de Patriani, Robinson Faria e Ruy Gaspar, ainda em janeiro deste ano, em Natal. A CVC é considerada, hoje, a maior operadora de turismo da América Latina.

Ainda em fevereiro, o governador e o secretário de Turismo conversaram, em São Paulo, com executivos das quatro principais companhias aéreas do país: Gol, TAM, Azul e Avianca. As reuniões foram iniciativas do próprio Governo do Estado, que se antecipou às empresas para negociar a redução do QAV em troca de contrapartidas das companhias no tocante à retomada de voos para o Estado potiguar.

O voo Campinas-Natal-Campinas será realizado no Boeing 737-800, da frota da Gol. O anúncio oficial desta operação acontece no próximo dia 10 de abril. A capacidade é de 180 passageiros. A cidade de Campinas fica a 100 quilômetros da capital São Paulo e aparece em quinto lugar entre 100 municípios analisados pelo Índice das Melhores e Maiores Cidades Brasileiras.

Há quase 30 anos, prático salvou Recife de uma tragédia


Nelcy Campos rebocou navio em chamas 
para longe da costa e evitou explosão 
gigantesca, mas busto em homenagem 
ao herói foi retirado do Porto

A história recente do Recife seria marcada por uma grande tragédia se não fosse a coragem e determinação de um prático, uma espécie de guia de embarcações, chamado Nelcy da Silva Campos. No dia 12 de maio de 1985, ele evitou que parte da cidade fosse varrida do mapa ao rebocar para longe da costa o navio Jatobá, que pegou fogo no Porto do Recife e cujas chamas ameaçavam explodir o Parque de Tancagem do Brum, onde estavam armazenados 153 mil metros cúbicos de produtos inflamáveis. De acordo com os técnicos, uma explosão no local destruiria tudo num raio de cinco quilômetros, atingindo os bairros de Santo Antônio, Recife Antigo, Boa Vista, Brasília Teimosa e Pina. Quase 30 anos depois, busto em homenagem ao “Herói Pernambuco Contemporâneo”, como Nelcy Campos ficou conhecido, está no esquecimento.

A situação de risco começou por volta da 1h30 da madrugada de um domingo, quando um dos três tanques do navio petroleiro Jatobá explodiu, deixando a embarcação em chamas. Atracado no Porto do Recife, o navio carregava 1.500 toneladas de gás butano, conhecido como gás de cozinha. O pior é que o incêndio e as explosões em série poderiam atingir o Parque de Tancagem do Brum, que estava a 500 metros do petroleiro e armazenava mais de cento e cinqüenta mil metros cúbicos de produtos inflamáveis.

Todo o efetivo do Corpo de Bombeiros do Recife foi mobilizado para combater o incêndio, mas os homens não conseguiram debelar as chamas, que chegavam a 20 metros de altura. A situação era tão grave que o então governador de Pernambuco, Roberto Magalhães, foi acordado às presas e teve que deixar o Palácio do Campo das Princesas, onde morava, localizado no Bairro da Boa Vista.

Foi nessa situação que o prático da Barra do Recife Nelcy da Silva Campos, então com 54 anos, foi chamado às pressas em sua casa pelas autoridades responsáveis pela Capitania dos Portos. Ele chegou ao porto por volta das duas horas da manhã e, com a ajuda de alguns auxiliares, começou um perigoso trabalho. Distribuindo as ordens, chegou a serrar dois dos nove cabos do navio petroleiro, que estava ancorado no Armazém A-1.

Um desses cabos, que foi amarrado a outro de 200 metros, serviu para prender o petroleiro no reboque Saveiro. Para que a saída do Jatobá fosse possível também foi preciso movimentar os navios que estavam na frente e atrás dele. Só depois desse difícil trabalho, a embarcação em chamas pode ser rebocada para alto mar, onde não representava mais perigo para os recifenses. O petroleiro foi deixado à deriva a cerca de cinco quilômetros da costa.

Ao voltar ao porto, já na manhã da segunda-feira, dia 13 de maio, Nelcy Campos foi recepcionado pelo governador Roberto Magalhães, pelos amigos e pela família, que esperava ansiosa. Ao chegar, ele declarou: “Nunca me vi em situação tão difícil e perigosa, mas pensei logo na população. Mesmo sabendo que poderia morrer, parti para a operação”.

No dia 29 de setembro de 2003, Nelcy Campos foi homenageado em uma cerimônia alusiva ao Dia Mundial do Marítimo. O Comando do 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil mandou erigir um busto de mármore em sua homenagem, junto ao Terminal Marítimo de Passageiros, na Praça do Marco Zero. Com a reforma do Porto do Recife, a estátua, obra do escultor pernambucano Demétrio Albuquerque, foi tirada do local e não se sabe, oficialmente, qual destino foi dado ao busto.

Nelcy da Silva Campos nasceu no Recife no dia 21 de janeiro de 1931. Trabalhou durante 25 anos como prático da Barra do Porto do Recife, ofício que aprendeu com o pai. Morreu no dia 27 de setembro de 1990, de causas naturais.

Fonte: VAINSENCHER, Semira Adler. Nelcy da Silva Campos. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: .

Seis e Meia será transmitido para todo o RN


Os shows do Projeto Seis e Meia poderão ser acompanhados pela TV Assembleia para todo o Rio Grande do Norte. As edições serão gravadas e exibidas em um especial toda semana, divulgando a cultura e valorizando os artistas da música brasileira. O show de reestreia será com o potiguar Isaque Galvão e a baiana Virgínia Rodrigues hoje (31), no Teatro Alberto Maranhão.

Confira os canais da TV Assembleia:

TV aberta
Lagoa Nova - 02 VHF (geradora)
Natal - 50 UHF
Assu - 39 UHF
Caicó - 33 UHF
Pau dos Ferros - 39 UHF
Santa Cruz - 49 UHF
Nova Cruz - 23 UHF

Cabo
Natal - 09
Mossoró - 38
Assu - 52
Currais Novos – 56

Internet
http://www.al.rn.gov.br/portal/tv

Guria Produtora realiza oficina de capacitação de Roadies atendendo demanda do mercado local




Com o intuito de profissionalizar e atender a uma necessidade do mercado de entretenimento, a Guria Produtora abre inscrições para a oficina “Roadies - Técnicos de Palco", que será realizada nos dias 14, 15 e 16 de Abril, das 17h às 21h, no Surto Cultural.

A oficina irá abordar um pouco de teoria, com temas conceituais como o que faz um roadie, a relação do roadie com o músico e seu relacionamento com a equipe. Além de noções básicas de equipamento, eletricidade e conhecimentos básicos que o roadie vai precisar no decorrer de sua carreira. Será um curso bastante prático, para que os alunos absorvam rapidamente o conhecimento fazendo a coisa acontecer.

Durante os 3 dias de atividades (totalizando 15h de curso) o aluno irá vivenciar a pré produção intensiva de um show como equipe. Como encerramento, será realizado um Show Day envolvendo operações como a recepção da banda, montagem dos equipamentos no palco, passagem de som, assistência técnica durante o show e desmontagem dos equipamentos ao final. A avaliação prática será com o cantor Rodrigo Lacaz e a banda Plutão já foi Planeta.

Ao comentar sobre as razões da realização da oficina, as sócias da Guria Produtora - Juliana Furtado e Camila Pedrassoli - analisam que o mercado mudou e tem necessidade de mão de obra especializada. “O mercado cresceu. Tem o Teatro Riachuelo, tem um monte de show particular rolando, tem festivais, é outro mercado, com certeza. Nosso ideal é fazer com que o mercado local cresça e desenvolva como deve ser  - com o profissionalismo que a gente encontra quando trabalha fora. Que as pessoas se profissionalizem, saibam o que estão fazendo e que as funções sejam reconhecidas”, diz Juliana.

Camila acrescenta: “A gente vê diariamente o mercado necessitando de mais gente qualificada trabalhando, para facilitar o trabalho de todos. Porque é tudo uma grande cadeia, um trabalho em grupo. Então, se um não entende a linguagem do outro, acabam se perdendo. Como é uma coisa muito técnica, se torna uma necessidade mesmo.”

As duas ainda reforçam que qualquer pessoa pode fazer o curso. Para quem gosta de música, de eventos e de trabalhar com adrenalina essa é a oportunidade ideal de se aperfeiçoar nesta área de conhecimento que tem cada vez mais demanda no mercado.

Essa será a primeira oficina de um ciclo de cursos que a Guria Produtora irá oferecer na área do entretenimento. Com o tempo outros temas da área serão abordados, como produção, produção de A&B, camarim, sonorização, iluminação, produção técnica e direção de palco.

As inscrições podem ser realizadas através do email - contato@guriaprodutora.com.br, com 13% de desconto para pagamentos à vista, transferência online e boleto, ou parceladas em até 12x pelo PagSeguro no site da GigStore - www.gigistore.com.br.

Mais Informações: Tel.: (84) 8808 0436 | 9701 9799 | 9621 1841

"A Paixão de Cristo" será encenada neste domingo em Ponta Negra




Apresentação acontece na Praça Tancredo 
Neves, a partir das 19h30, com entrada 
gratuita

A Paróquia de Santa Rita de Cássia dos Impossíveis, em Ponta Negra, por meio da integração dos grupos de oração, pastorais e paroquianos e sob a coordenação da Comunidade Cristo Ressuscitado, realiza mais uma vez a peça “A Paixão de Cristo”, no próximo domingo, 05 de abril.

A apresentação teatral da paróquia de Ponta Negra acontece desde 1995 e tem sido aprimorada e reformulada ao passar dos anos. “A peça faz parte da espiritualidade da Semana Santa e é um subsídio didático e catequético que emociona os espectadores pela história de total entrega do Homem-Deus que é flagelado e morto para a salvação da humanidade e que ressuscita por misericórdia ao homem. É uma manifestação cultural de caráter religioso, que promove o mergulho na contemplação dos mistérios da vida, morte e ressurreição de Jesus, segundo a narrativa dos Evangelhos e pelo ensino do Magistério da Igreja Católica”, explica o coordenador geral da peça, Renato Gulliver.

Renato faz questão de ressaltar que não se trata de um espetáculo: “É uma peça formada por uma equipe numerosa, mas amadora, cujo objetivo não é realizar um espetáculo, mas evangelizar. Não somos profissionais, temos a missão de atingir os corações das pessoas, levando a mensagem daquela que é a maior história de amor do mundo”, comenta Renato.

São cerca de 70 atores da própria comunidade, além de 100 pessoas nos bastidores. Todo o evento é realizado a partir de doações da comunidade e de empresas que apoiam e patrocinam. "A Paixão de Cristo" Ponta Negra será apresentada no dia 05 de abril, na Praça Tancredo Neves, em Ponta Negra, por trás da Associação de Moradores, com entrada gratuita, após a missa das 18h, (por volta das 19h30). A expectativa de público é de duas mil pessoas.

Mais informações podem ser obtidas no site: www.paixaodecristopontanegra.com.br

SERVIÇO:

A PAIXÃO DE CRISTO – PONTA NEGRA
Data: 05/04/2015
Hora: após a missa das 18h da Igreja de Ponta Negra - Paróquia de Santa Rita de Cássia dos Impossíveis (por volta das 19h30)
Local: Praça Tancredo Neves, em Ponta Negra (Por trás da Associação de Moradores).
ENTRADA GRATUITA

FOTOS: CANINDÉ SOARES

sábado, 28 de março de 2015

NOMES


Desdobrado em nomes
corporifico a unidade:
          da matéria retiro
  o todo e o transformo
em texto. Desconverso
   nomes e desapareço
   na diversidade.

                      Afasto
                      e retorno.

Desdobrado em nomes
interajo: fosse o corpo
              desnudado
               na paisagem.

(Pedro Du Bois, inédito)

MONARK PEPITA


Fernando Lins
Músico e professor

Há coisas que nós não esquecemos, quando menos se espera, lá vem aquela recordação de dentro dos mais profundos alfarrábios da mente, muitas vezes sem ter nem porque, apenas você lembra-se de algo e começa a recordar de detalhes.
Pode ser uma música, um perfume ou um brinquedo, aí vem atrelado á recordação fatos paralelos que marcaram aquele tempo, você passa alguns minutos com o olhar fixo em um ponto qualquer e deixa o pensamento viajar, tentando retroceder a fita da vida e ver alguns flashes do passado.
No meu aniversário de sete anos, quando eu morava em Santos Reis, ganhei de presente dos meus pais uma bicicleta Monark Pepita, era branca com detalhes azuis e o símbolo da Monark com detalhes dourados, apesar de pequena, pois era apropriada para o meu tamanho, era muito robusta e meu pai Antônio, vez ou outra, mesmo com seus 75 quilos, fazia uma fita e dava umas voltas pelo quarteirão e soltava seu lado menino e extrovertido, que foi sua característica até sua precoce partida.
Eu acordei pela manhã e lá estava ao lado da minha cama a bicicleta novinha estalando, poucas vezes na vida senti tanta emoção, a alegria invadiu meu coração, a primeira atitude foi levar a bicicleta para a rua que era de areia e junto com meu pai ensaiar as primeiras pedaladas.
Na época em que mundo fervia com a Primavera de Praga, mulheres francesas queimando sutiãs em praça pública, guerra do Vietnã, assassinato do Prêmio Nobel da Paz Martin Luther king, morte do cosmonauta Yuri Gagarin, do piloto da F1 Jim Clark, quando Dr. Zerbini fez o primeiro transplante de coração aqui no Brasil.
 1968 ano que não terminou; o grande marco da contracultura, a pleno vapor e em um bairro pacato e praiano de uma pequena cidade, um menino com sua bicicleta a pedalar, embalado pela canção Alegria, Alegria, do Caetano que naquele mesmo ano no dia 1° de maio lançou o Movimento Tropicália. 
Nesse mesmo dia Abreu Sodré governador de São Paulo é apedrejado em palanque na praça da Sé por trabalhadores contra a Ditadura Militar.
No Recife a casa de Dom Hélder Câmara é metralhada e em meio a visita da rainha Elizabeth ao Brasil o famigerado AI5 é editado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Costa e Silva.
Aos 13 dias de outubro, o poeta Manuel bandeira deixa a nossa terra e vai de vez embora pra Pasárgada.
Richard Nixon é eleito presidente dos U.E.A.
Carlos Lacerda é preso no Rio de janeiro e tem seus direitos políticos cassados por dez anos.
Poderia me estender mais sobre esse e outros anos de chumbo, mas prefiro voltar para minha singela Santos Reis com suas areias brancas seu cheiro de maresia, sua claridade ofuscante, e meu pai e minha mãe no alpendre do sobrado a me ver pedalar minha Monark Pepita em perfeita harmonia com a natureza.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Semana Santa: Pipa Open Air lança promoção de ingressos casadinha até domingo



Os ingressos casadinha, válidos para os dois dias da festa, estão custando R$ 250 para o setor premium e R$ 100 para o setor arena. A promoção é válida só até domingo (29) às 22h, e para quem optar pelo cartão de crédito, é possível parcelar em até duas vezes.

O Rappa, Wesley Safadão, Felguk, Royal, Gabriel Diniz e DJ José Pinteiro subirão ao palco da festa na sexta (3) e sábado (4) na arena Pipa Open Air, Praia da Pipa. O evento será dividido em dois setores: premium e arena. O primeiro inclui frontstage para os shows, camarote coberto e bares e banheiros exclusivos. As vendas acontecem nas lojas iByte em Natal (Natal Shopping e Midway Mall), em Recife (Shopping Recife), em João Pessoa, na Loja Fada, no Pipa Praia Shopping em Pipa e online pelo site www.pipaopenair.com.br.

Por Louise Aguiar

Domingo Animado terá musical com Carmem Pradella


Uma boa dica para a criançada se divertir nesse domingo (29) é o projeto Domingo Animado do Praia Shopping, que este mês organizou todas as suas apresentações em homenagem ao mundo do circo.

A cantora Carmem Pradella será a atração deste final de semana e realiza o seu show acústico kids. A artista comanda a festa com alegria, música e muita diversão, a partir das 17 horas, no mall do shopping, em frente a Lojas Americanas. O acesso é gratuito.

Por Jeanny Damas

Festival Groove: ingressos com preço de lançamento disponíveis até domingo


O Festival Groove - Música, Movimento e Arte, que vai agitar Natal no próximo dia 18 de abril, entrou na fase final de vendas do seu primeiro lote de ingressos. Quem quiser adquirir o passaporte para o primeiro festival de música da Arena das Dunas com o preço de lançamento tem até domingo (29) para fazê-lo.

O evento será dividido em gramado premium, com frontstage para os shows, e arena. Os ingressos estão custando até domingo R$ 100 para o gramado premium e R$ 50 (meia) para a arena, e podem ser encontrados na loja Ibyte do Midway Mall (3º piso), pelo site www.bilheteriadigital.com.br ou pelo aplicativo Bilheteria Digital, que pode ser baixado pelo celular.

O Groove é um festival inédito que vai acontecer no gramado da Arena das Dunas, que será preparada para receber os shows com a cobertura do easyfloor, um piso especial utilizado em grandes eventos e festivais. A festa começa às 20h e vai reunir Natiruts e as bandas potiguares Uskaravelho, Far From Alaska, Rastafeeling e Plutão Já Foi Planeta.

Por Louise Aguiar

Grupo Estação de Teatro (RN) participa de mostra de teatro na Paraíba




Nos dias 27 e 28 de março companhia 
potiguar apresentará em Sousa 
espetáculos que irão circular pelo 
Brasil através no Palco Giratório 
2015

O Grupo Estação de Teatro, de Natal/RN, foi convidado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste de Sousa/PB, para participar da I Mostra de Teatro da instituição com os espetáculos "Estação dos Contos”, voltado para o público infantil, e o adulto “Guerra, Formigas e Palhaços”. As apresentações acontecerão na sexta (27/3) às 19h30, e no sábado (28/3) às 20h30, respectivamente. A entrada é gratuita.

Este ano o Estação vai circular por 17 estados brasileiros, percorrendo 34 cidades do Brasil, através do Palco Giratório/SESC, maior projeto de difusão e circulação das artes cênicas no país, levando dois espetáculos do repertório: 'Guerra, Formigas e Palhaços' e 'Estação dos Contos'.

Em 2014, o grupo ganhou destaque na cena teatral nordestina, com o "Guerra, Formigas e Palhaços", após circulação por oito cidades da região Nordeste, levando seu repertório através do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. O espetáculo participou de importantes festivais, como o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2014), em Pernambuco, o 21º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (Ceará) e da primeira edição da Mostra Internacional de Teatro João Pessoa Encena - MIT (Paraíba).

SOBRE GUERRA, FORMIGAS E PALHAÇOS
Teaser: Guerra Formigas & Palhaços

Voltado para o público adulto e com texto de César Ferrario, "Guerra, Formigas e Palhaços" é conduzido pelos atores Rogério Ferraz, Enio Cavalcante e Pedro Queiroga. Com forte teor político e filosófico, sem abrir mão da ludicidade, da subversão e da comicidade, o espetáculo conta a saga de dois militares, últimos remanescentes de um batalhão de combate, que se encontram perdidos em uma guerra à espera de reforços. Porém, quando todas as saídas parecem se fechar, um fato inusitado acontece: o batalhão de dois homens finalmente se depara, estupefato, diante daquele que pode carregar o último fio de esperança. Classificação: 12 anos.

SOBRE ESTAÇÃO DOS CONTOS
Teaser: Estação dos Contos

Com direção de Rogério Ferraz, "Estação dos Contos" é um espetáculo de contação de histórias intercaladas com músicas e brincadeiras populares, contadas e cantadas pelos atores Caio Padilha, Nara Kelly e Manu Azevedo. A pesquisa em contação de histórias é uma marca do grupo Estação de Teatro que traz como experiência o espetáculo Fábulas (grupo Clowns de Shakespeare), que tanto na criação do espetáculo quanto na atuação participaram Nara Kelly e Rogério Ferraz (ator premiado pela APCA e FEMSA/Coca-Cola). Classificação: Livre.

SOBRE O GRUPO
O Grupo Estação de Teatro surgiu em 2009, na cidade de Natal/RN, formado pelos atores Rogério Ferraz, Nara Kelly, Caio Padilha e Manu Azevedo. Comprometidos com a qualidade artística e o respeito ao público, iniciaram uma pesquisa em contação de histórias, que resultou em dois espetáculos infantis, intitulados "Em Cada Canto Um Conto" e "Estação dos Contos". Em 2013, o grupo monta o espetáculo "Guerra, Formigas e Palhaços", dessa vez voltado para o público adulto. Estão também no repertório o infantil "Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada" e o espetáculo para rua "Quintal de Luís", este viabilizado pelo Edital Natal em Cena 2014. Atualmente o grupo se completa com três novos integrantes: a produtora Tatiane Fernandes, a jornalista e atriz Joanisa Prates e o ator e cenógrafo Davidson Lacerda.

SERVIÇO
Grupo Estação de Teatro na I Mostra de Teatro do CCBNB-Sousa/PB
Espetáculo infantil “Estação dos Contos”
Sexta, 27 de março, às 19h30.
Espetáculo adulto “Guerra, Formigas e Palhaços”
Sábado, 28 de março, às 20h30.
Acesso gratuito

MÍDIAS SOCIAS
facebook.com/grupoestacaodeteatro
instagram.com/grupoestacaodeteatro
youtube.com/grupoestacaodeteatro

Por Joanisa Prates

TAM celebra Dia do Teatro com série de espetáculos gratuitos nesta sexta


O Teatro Alberto Maranhão celebra o Dia Mundial do Teatro, nesta sexta-feira (27) com uma série de apresentações de atores e diretores da cena teatral potiguar, além de performances, poesia e show musical.

A programação tem início às 15h e adentra a noite. Os ingressos (pulseiras) podem ser pegos das 09h às 14h, na bilheteria do TAM. Também será servido um lanche nos jardins do Teatro.

Por Sergio Vilar

Nesta sexta-feira tem 3ª edição do “Grafitti Expo Natal” e lançamento de edital para artistas da arte urbana


Tradicional movimento de arte de rua, o grafitti volta à galeria Newton Navarro, sede da Funcarte (Secretaria de Cultura de Natal). Nesta sexta-feira (27), a partir das 19h, tem a terceira edição da Graffiti Expo Natal. A entrada é franca. O projeto é uma parceria da Prefeitura do Natal por meio do Departamento de Artes Integradas da Funcarte  e o produtor Marcelo Veni.

A noite de abertura contará com lançamento do edital para os artistas da arte urbana, apresentação de vídeos, DJ, dança de rua com B.Boys e B.Girls, e pocket-shows com artistas de rap convidados.
Descrição: trabalhos de BinhoA edição 2015 reunirá artistas apresentando trabalhos com criações inspiradas em temas livres e também no tema “100 anos Futebol Clube”, uma homenagem aos centenários dos clubes ABC, América e Alecrim.

Os participantes podem utilizar sprays, tintas, areografia entre outros componentes característicos da arte urbana em quadros, telas e outros suportes como maderites, camisetas, objetos e fotos, além de intervenções. O Artista Guaraci Gabriel é o convidado da Edição 2015.

RN ganha primeiro condomínio aeronáutico do Nordeste



​Com infraestrutura aeronáutica e de lazer completa, o Rio Grande do Norte ganhará o primeiro condomínio aeronáutico da região Nordeste. O pré-lançamento será realizado neste sábado (28), a partir das 19h, no Palace Recepções, em Natal, com apresentação do empreendimento para a imprensa e investidores interessados.

Trata-se de um novo conceito que já é sucesso no sul do país. O Costa Esmeralda Lagoa do Bonfim, do Grupo Costa Esmeralda, será erguido em São José do Mipibu, nas proximidades da Lagoa do Bonfim, onde hoje já funciona um hangar para aeronaves e o aeródromo Dr. Severino Lopes. Serão mais de 383 mil metros quadrados, distribuídos em 256 unidades para hangar e 10 mil metros quadrados de área de lazer.

O condomínio será composto ainda de uma pista de pouso asfaltada de 1.225 metros, com balizamento noturno e abastecimento. O empreendimento ainda trará à região uma escola de pilotos de avião, helicóptero e ultraleve, além de táxi aéreo, oficinas homologadas, centro de convivência, locação de veículos, heliponto, sala vip e hangares de locação.

A área de lazer será composta de piscinas adulto e infantil, academia, salão de festas e de jogos, restaurante e conveniência, além de playground, quadras de tênis e poliesportiva. O condomínio contará também com segurança 24 horas. Um projeto pioneiro que alia serviços aeronáuticos ao lazer.

O Grupo Costa Esmeralda já comemora o sucesso do condomínio aeronáutico de Porto Belo, Santa Catarina, pronto para uso. Além de Natal, a empresa lança em breve empreendimentos do tipo em Jurerê Internacional (SC), Armação de Búzios (RJ), Angra dos Reis (RJ) e Itapoá (SC).

Por Jean Valério / Jeanny Damas

quinta-feira, 26 de março de 2015

Grupo Vocal Acorde e Andrey Azevedo - 10 anos que você nem imagina




Sábado, 28 de março às 18h e 20h
Auditório Onofre Lopes da Escola 
de Música da UFRN
Troque 01kg de alimento não 
perecível pelo seu ingresso a partir 
das 17h no dia e local

Há 10 anos o Grupo Vocal Acorde passou de coro misto para coro exclusivamente masculino. Essa nova configuração se deu sob o empenho e determinação de uma pessoa; Andrey Azevedo é o homem por trás da continuidade do trabalho do Grupo Vocal Acorde, e, desta forma, grupo e diretor musical, celebram os 10 anos desse “casamento” promovendo show beneficente “Grupo Vocal Acorde e Andrey Azevedo – 10 anos que você nem imagina”. O show acontece neste sábado, 28 de março, em duas sessões: às 18h e às 20h  na Escola de Música da UFRN. Para receber o ingresso, basta levar 1kg de alimento não perecível que será doado ao Hospital Infantil Varela Santiago. A troca de ingressos será realizada a partir das 17h no dia e local do show.

Um pouco dessa história

O grupo vocal acorde surgiu em 1997, um coro jovem e criativo formado por homens e mulheres unidos pelo talento musical e alguma queda pela comédia. No ano de  2006 o grupo tornou-se exclusivamente masculino, mas sempre mantendo a vertente do bom humor e o inegável talento e devoção à música brasileira.

E foi também neste período de transição que o grupo passou a ser dirigido por Andrey Azevedo, com quem tem realizado diversos projetos como o "Workshow" Faça Você Mesmo o seu Grupo Vocal, de 2008, e o show Acorde sem Rumo, apresentado no final de 2014. Na comemoração dos 10 anos de união, Andrey vai contar um pouco da experiência de reger um grupo vocal tão cheio de personalidade, e grupo e diretor vão apresentar músicas que pontuaram o repertório  “acordeano” desta última década.  Múltiplo e plural, o coro masculino ainda vai brincar com as formações vocais e apresenta músicas nos formatos de grupo, com 9 cantores no palco, e também no formato de quarteto vocal.

Andrey Azevedo – o homem por trás dos acordes

Foi na juventude que Andrey percebeu que o seu negócio seria com a música. Nas rodas de amigos, se interessou pelo violão. Pontapé inicial que o levou ao Curso Básico de Música da UFRN, e também aos cursos de extensão em violão popular e erudito, Curso Técnico de violão, e mais adiante a uma graduação em Artes com habilitação em Música. Foi neste ambiente fértil, nas dependências da Escola de Música da UFRN, que Andrey certa noite se surpreendeu com o som de um coro com belas vozes interpretando Espanhola de Flávio Venturini. O coral em questão era o Grupo Acorde, ainda em formação mista, com homens e mulheres. Dali nasceu um apreço que dura mais de uma década.

Antes de assumir a direção do Acorde, Andrey ainda acompanhou o grupo como instrumentista, e mais a frente fez teste para coralista, mas não perpetuou sua estada como cantor por conta da incompatibilidade de horários.  A oportunidade de dirigir o grupo foi na verdade uma manobra de tudo ou nada -“Quando fui convidado a assumir,restavam no grupo apenas três figuras: Ciro, Fabiano e Sérgio. Em outras palavras, o grupo já tinha acabado, só faltava enterrar. E eu não poderia deixá-los em pior situação do que já estavam”, comenta bem humorado.

 A manobra salvadora deu certo. Entre perrengues e altos e baixos desse casamento que já tem uma década, o grupo vem se mantendo e a cada ano se consagrando no cenário vocal nordestino, tanto por sua qualidade quanto pela evidente autenticidade.

As muitas bocas que cantam

De formato único no estado, O Grupo Vocal Acorde é formado por cantores de alma e coração que encaram além da música outras funções. São profissionais liberais, arquitetos, policiais, psicólogos, todos unidos pela liberdade que a arte proporciona. São eles André Alves,Fabiano Romero, Jô Ribeiro, Mákio Patrício, Oswaldo Negrão, Pedro Henrique Barros, Samuray Pierre, Sandro Azevedo,  e Sérgio Miguel.  No instrumental tocam Amanda Morais (teclado), Danillo Veloso (guitarra), Elias Laranjeira (contrabaixo) e P. Roberto (bateria e percussão). O show reserva ainda participações especiais de instrumentistas que já passaram pela família acorde, entre outras surpresas.

Serviço:
Grupo Vocal Acorde e Andrey Azevedo - 10 anos que você nem imagina
Sábado, 28 de março às 18h e 20h
Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN
Troque 01kg de alimento não perecível pelo seu ingresso a partir das 17h no dia e local

Alimentos serão doados ao hospital infantil Varela Santiago

Por Ianne Maria

Projeto Sesc Recitais estreia amanhã no Sesc Mossoró




O Sesc Recitais tem como objetivo 
disseminar a música 
instrumental através de recitais 
didáticos

Nesta quinta-feira (26/03), acontece a estreia do projeto Sesc Recitais, uma iniciativa do Sistema Fecomércio RN, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN), para valorizar os músicos locais. O primeiro grupo a se apresentar será o "Potiguares", liderado pelo flautista Marcondes Menezes de Melo, professor da Escola de Artes de Mossoró, com o tema "Luiz Gonzaga: o meu remédio é cantar". A entrada é gratuita, e o show acontece 19h30 no Sesc Mossoró.

Em 2015 ainda acontecerão mais três apresentações nos meses de abril, agosto e setembro. No dia 30/04, com o tema "Crônicas em Choro", quem se apresenta é o grupo de choro ingênuo do conservatório de música da UERN. Já nos dias 13/08, com o tema "Jazz", e no dia 24/09, com "Temas de filmes", se apresentam a Big Band e a Orquestra do conservatório de música da UERN, respectivamente.

O objetivo do evento vai além de apresentações artísticas, pois terá uma característica didática, ou seja, além da apresentação artística, os envolvidos conhecerão um pouco da história da música, da obra, das peculiaridades e do que mais for conveniente de cada tema abordado.  Além da apresentação principal do grupo potiguares, o projeto conta com apresentações especiais dos alunos da Escola Sesc e Sesc Cidadão - onde acontecem aulas de música para os beneficiados.

O Sesc Mossoró já realizada sistematicamente um projeto musical. Toda sexta-feira, uma programação cultural gratuita é oferecida ao comerciário, a partir das 19h, com artistas locais: o projeto Letra&Música.

Serviço:
Sesc Recitais, 19h30
26/03 | Grupo Potiguares - "Luiz Gonzaga: o meu remédio é cantar"
30/04 | Grupo de choro ingênuo do conservatório de Música da UERN
13/08 | Big Band do conservatório de música da UERN
24/09 | Orquestra do conservatório de música da UERN

Lançamento do Projeto Seis e Meia


Dia da Arte na Nova Acrópole




Na sua terceira edição, o Dia da Arte é comemorado com um evento que tem o objetivo de resgatar o sentido e o propósito da Arte, através de exposição de telas, palestras e apresentações artísticas.

“No mundo de hoje, a verdadeira arte, aquela que desperta o real sentimento pelo belo, por vezes fica um pouco adormecida. A celebração do Dia da Arte na nossa escola nos ajuda a lembrar o conceito estético e a identificação da arte com a filosofia”, explica Graziele Andrade, diretora da Nova Acrópole Natal.

Desta forma, no próximo dia 27, 28 e 29 diversas manifestações artísticas poderão ser apreciadas na Nova Acrópole, desde exposição de pintura com temáticas mitológicas, apresentação de canto, violão e palestras.

Programação:
 Sexta, 27/03

18h – Exposição de telas: Mitologia e Arte

19h - Palestra: "Apreciação das obras:Mitologia e Arte"

20h – Apresentações de Canto Lírico

Sábado, 28/03

18h – Exposição de telas: Mitologia e Arte

19h - Palestra: ”Por que a Arte é necessária?"

20h – Apresentações de Violão erudito

Domingo, 29/03

17h – Exposição de telas: Mitologia e Arte

18h - Palestra: “Audição comentada: A Flauta Mágica de Mozart"

19h - Apresentação: Árias da Ópera “A Flauta Mágica”

Serviço:
Dias, 27, 28 e 29
Nova Acrópole Natal: Rua Trairi, 516 - Petrópolis
Entrada franca.
Mais informações: 9609-9590 Ingrid Gurgel

Por Adriana Keller

"PROJETO ESCOLA NO TEATRO" LANÇA TEMPORADA 2015


A escola é um lugar de aprendizado. Mesmo com um ambiente acolhedor, garantir o acesso a espaços em que a criança possa vivenciar o que foi aprendido em sala de aula, permite a ampliação do conhecimento.  Neste intuito, o “Projeto Escola no Teatro” atua a mais de 13 anos em Natal. Uma nova temporada de espetáculos para este ano tem início no dia 30 de março.

Na programação estão os musicais “O mundo mágico dos contos de fadas”, “Saltimbancos” “Cascudo: Canta lá que eu Conto Cá” e “Alice no país das Maravilhas”. Em todas as montagens são abordados temas importantes na formação educacional, pessoal e pedagógica para as crianças.

Para o diretor da Idearte Produções, que realiza o projeto, a importância de se levar a escola até o teatro está intrinsecamente ligada à qualidade do espetáculo apresentado: não só em sua qualidade técnica e artística (fundamental para o desenvolvimento do sentido estético da criança), mas principalmente nos valores que  lhe são apresentados e que irão servir para a formação ética da criança. “Quando a escola leva o teatro de qualidade para seus alunos, ela não os está “presenteando” apenas com o entretenimento; ela está levando também valores que, depois discutidos em aula, vão ajudar na formação moral e cultural das crianças”, explica Amaury Júnior.

Agenda de apresentações:
     
“O MUNDO MÁGICO DOS CONTOS DE FADAS”
Teatro Alberto Maranhão
Terça-feira, 30 de março de 2015, 9h30min e 15h

"OS SALTIMBANCOS"
Teatro Alberto Maranhão
Quarta-feira, 29 de abril de 2015, 9h30min e 15h

CASCUDO: CANTA LÁ QUE EU CONTO CÁ
Teatro Alberto Maranhão
Quinta-feira, 20 de agosto de 2015, 9h30min e 15h

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
Teatro Alberto Maranhão
Quarta-feira, 07 de outubro de 2015, 9h30min e 15h

segunda-feira, 23 de março de 2015

Festival Groove inicia venda de ingressos




O Festival Groove - Música, Movimento e Arte, que vai agitar Natal no próximo dia 18 de abril, já iniciou a venda de ingressos. O evento será dividido em gramado premium, com frontstage para os shows, e arena. Os ingressos estão custando R$ 100 para o gramado premium e R$ 50 (meia) para a arena, e podem ser encontrados na loja Ibyte do Midway Mall (3º piso), pelo site www.bilheteriadigital.com.br ou pelo aplicativo Bilheteria Digital, que pode ser baixado pelo celular.

O Groove é um festival inédito que vai acontecer no gramado da Arena das Dunas, que será preparada para receber os shows com a cobertura do easyfloor, um piso especial utilizado em grandes eventos e festivais. A festa começa às 20h e vai reunir Natiruts e as bandas potiguares Uskaravelho, Far From Alaska, Rastafeeling e Plutão Já Foi Planeta.

Por Louise Aguiar

Semana Santa: Pipa Open Air entra no segundo lote de ingressos


As vendas do segundo lote de ingressos para a melhor Semana Santa do Brasil, na arena Pipa Open Air, Praia da Pipa, já começaram.O Rappa, Felguk, Royal, DJ José Pinteiro, Wesley Safadão e Gabriel Diniz subirão ao palco da festa, que terá dois dias este ano, sexta (3) e sábado (4). Realizado pela Viva Promoções, o evento será dividido em dois setores: premium e arena. O primeiro, que inclui frontstage para os shows, camarote coberto e bares e banheiros exclusivos, está custando R$ 140 (meia) e R$ 280 (inteira). Já o ingresso da arena será R$ 60 (meia) e R$ 120 (inteira). As vendas acontecem nas lojas iByte em Natal (Natal Shopping e Midway Mall), em Recife (Shopping Recife), em João Pessoa, na Loja Fada, no Pipa Praia Shopping em Pipa e online pelo site www.pipaopenair.com.br.

 Por Louise Aguiar

sábado, 21 de março de 2015

SANGRANDO A VACA


Públio José – jornalista
publiojose@gmail.com                                    

                   É bastante conhecida a expressão “sangrar a vaca” no sentido de se aproveitar, de se levar vantagem, de se dar bem. Ao longo do tempo, a expressão se adaptou ao formato “sangrar fulano”, como demonstração de que alguém encontrou em um desavisado a maneira de ganhar a vida com pouco esforço. Tudo isso em razão da importância histórica que o animal representou e representa na vida do homem -  e também pelo fato de que sangue é vida. Na África, por exemplo, até recentemente, tribos inteiras enfrentavam os piores períodos de seca mantendo um rebanho bovino que, regularmente, era sangrado (sem pôr os animais em risco de morte) para a obtenção dos elementos vitais à sobrevivência do grupo. Também se impõe a importância do animal como elemento econômico a ponto de se afirmar que “da vaca só se perde o berro”. Enfim, o que a vaca produz tem relevância para a humanidade.
                        Para se ter uma ideia, por mais sofisticado que seja o ambiente, sempre haverá, ali, a presença da vaca, na forma de queijos, iogurtes, manteigas, couro nos móveis, etc., etc. Aliás, leilões de animais bovinos são realizados atualmente nos ambientes mais refinados em função da importância econômica que a atividade atingiu. Assim, adequando-se a história da vaca, em relação à humanidade, à importância que a Petrobras alcançou para o Brasil, se conclui ter sido a petroleira uma vaca de compleição excelente, digna de ser comparada aos mais extraordinários PO da raça bovina (animais puros de origem, de desempenho produtivo muito acima da média, portanto, de excelência comprovada). Olhando-se para a Petrobras ao longo do tempo, analisando-se o papel que desempenhou para o desenvolvimento industrial brasileiro, pode-se afirmar: “que vaca magnífica, que animal excepcional!”  
                        Agora, diante do assombroso assalto que uma quadrilha cometeu à empresa, talvez a ponto de leva-la à morte, cabe uma observação até singela: tais bandidos não aprenderam com as tribos africanas a maneira de sangrar a vaca sem encaminhá-la à exaustão. Pois as cifras saqueadas da Petrobras revelam-se de monta tão assustadoramente altas que é como se o sangue do seu corpo fosse retirado até a última gota. O processo de aniquilamento ao qual a Petrobras foi destinada tem dimensão tão grande que não dá para imaginar. E dá. Fora os enormes prejuízos causados às inúmeras empresas que lhe são fornecedoras – e, por extensão, à economia brasileira como um todo – ainda resta o incalculável perigo da empresa ser condenada pela justiça americana, fato que poderá lhe acarretar multas que irão variar do estonteante patamar de três a trinta e três bilhões de dólares! Haja sangue...
                        E pior ainda pode ficar. Em caso de condenação nos Estados Unidos, a Petrobras corre o risco de ser declarada inidônea pelo Banco Mundial, tornando-se um pária no mercado internacional – principalmente no de crédito. E ainda pode ficar pior. Caso a petroleira não tenha condições de pagar a multa, seu sócio principal terá que bancar a conta para não vê-la soçobrar de vez. E quem é o maior sócio? O governo brasileiro. Que, caso a questão chegue a esse ponto, terá de retirar a estratosférica quantia dos cofres públicos, recursos destinados à educação, à segurança, à saúde... E ainda pode ficar pior. Terá o governo brasileiro destinado no Orçamento Anual dinheiro para tal fim? Diante de cenário tão tenebroso para a Petrobras, e para o país por extensão, teria sido muito mais vantajoso mandar os ladrões da Petrobras a África aprenderem a tirar sangue da vaca sem mandá-la para o beleléu. Moooooonnnnn...  

CIENTÍFICO


Cientifico o objeto
da permanência. Badalo sinos
ouriço pelos despenteio cabelos
arrepiados pelo medo. Objeto
direitos e privilégios. Extenso
caminho em meandros conserva
a bússola. Arredio ao saber
o cientificado se omite em senso.

É comum diz a mulher entrementes
o objeto se confundir no sabor dos atos.

Naus narizes sombrias perspectivas
de naufrágios. Permaneço sobre o muro
observando em ambos os lados o dilúvio.

(Pedro Du Bois, inédito)

Carta ao Rei Salomão*


Francisco Edilson Leite Pinto Junior
Professor, médico e escritor

Majestade, quanta sabedoria!

Não sei por que, mas ontem à noite, resolvi ler, mais uma vez, as suas sábias lições no Eclesiastes. E a cada nova leitura, fico impressionado como ela é precisa, completa e, principalmente, atual...

Ah! Vossa majestade tem razão: vaidade de vaidades, tudo é vaidade!... E por pura vaidade, não conseguimos enxergar que o tempo é algo fantástico. Tão fantástico que há tempo de tudo debaixo do sol: há tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de derrubar, tempo de edificar; tempo de guardar, e tempo de lançar fora...

Há tempo de ser criticado, caluniado, injustiçado; mas há também tempo de perceber, após 720 horas, que as nossas convicções - que foram defendidas de forma séria, correta, sem câmeras e luzes, sem alardes (afinal, “o sujeito que esbraveja está a um milímetro do erro e da obtusidade”) -,  tinham razão:  era inútil correr atrás do vento!

Aprendi isso, Majestade, com um poeta de pequenas frases, mas de um profundo ensinamento chamado Mário Quintana-, que certa vez percebeu que era inútil correr atrás das borboletas; cuidar do jardim é que faz com que elas venham até nós...

Pois é Majestade! Há pessoas que fazem um esforço enorme, preferem ir à França para assistirem o pôr-do-sol, quando bastariam recuar um pouco a cadeira, aqui em Natal, para contemplarem o crepúsculo todas as vezes que assim o desejassem... Mas, eu sei: o difícil é ser simples!

Simplicidade, que muitas vezes tem que estar associada à coragem... Coragem de enfrentar os cartéis, os feudos, a desumanidade, a desonestidade, a falta de ética, a impunidade... Coragem de assumir o comando e determinar que fica decretado que agora vale a verdade, agora vale a vida e de mãos dadas marcharemos pela vida verdadeira...

Coragem, de tomar decisões impopulares, que desagradem a gregos e troianos, e que se for necessário: “Cortem o bebê ao meio e dê um pedaço a cada uma”. Pois só assim, seremos capazes de separarmos o joio do trigo; os farsantes dos verdadeiros; os mercenários dos verdadeiros sacerdotes...

Coragem de entender que o sábio é aquele que procura aprender, mas os tolos são aqueles que estão satisfeitos com a sua própria ignorância. Afinal, majestade, “se você deixar o machado perder o corte e não o afia, terá que trabalhar muito mais. É mais inteligente planejar antes de agir”...

                Coragem, para perceber que se alguém discorda de mim, não é meu inimigo. Essa pessoa, na verdade, me completa, pois me fez enxergar além do copo meio-cheio ou meio-vazio. Fez-me enxergar uma oportunidade de enchê-lo, de esvaziá-lo ou ainda melhor: de oferecer a quem tem sede...

Coragem, Majestade, para enxergar a nossa própria cegueira e ver que o amigo fiel é uma proteção poderosa: quem o encontra, encontra um tesouro de valor incalculável... Afinal, porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas aí do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante...

Coragem, Vossa majestade, de fazer e responder a seguinte pergunta: “ainda há possibilidade de reconciliação?” É claro que há. Embora, as cicatrizes da alma - que são piores do que as cicatrizes queloidianas do corpo-, demorem a desaparecerem, existe um grande antídoto - que não é a Betaterapia, nem muito menos a Corticoterapia, mas sim um simples e maduro pedido de desculpas! Desculpas pela imaturidade; desculpas por não ter-nos escutado... Desculpas! Desculpas!

Afinal, há tempo de espalhar pedras e tempo de juntar pedras; há tempo de guerra, e tempo de paz! É preciso saber que o “Ontem já passou, o amanhã ainda não veio, vamos vivenciar o presente”!

Um forte abraço, Majestade, e até a próxima...

*Texto do livro SÍSIFO APAIXONADO, que será lançado pela Editora Sarau das Letras, no dia 26/03/2015, às 18:00h, na livraria Saraiva do Midway Mall, Natal-RN.


QUE SAFRA!


Públio José – jornalista
(publiojose@gmail.com)                               

                   Parafraseando um certo líder latino-americano, nunca nesta região se viu uma safra tão ruim de governantes e lideranças políticas. Até onde alcança o olhar do analista político (livre e desembaraçado de qualquer ideologia, ressalte-se) o cenário é desolador. Particularmente, desconheço outro período da história tão árido e carente da presença de lideranças ajuizadas como o que atravessa atualmente a América Latina. No Brasil, a catraca do desenvolvimento – agente catalizador para a conquista de um razoável padrão de crescimento – está rodando para trás há bastante tempo. A Venezuela, por sua vez, já cansou a plateia, tanto interna quanto externa, de tanto causar vexames. No país a crônica da insensatez chegou a tal ponto que o prato de rotina do venezuelano é a insuportável escassez de tudo – seus moradores já encontram dificuldades até para adquirir papel higiênico. Já pensou?
                        Na Argentina, a treslouquice de seus mandatários tirou o país do patamar, a até poucas décadas atrás, de um dos mais prósperos e avançados do mundo, para jogá-lo numa trilha de empobrecimento e atraso cujo desfecho final se afigura de cores trágicas e de indigestas consequências, culminando com a ascensão ao poder da Presidente Kirchner, cuja desmiolabilidade vem alcançando índices inimagináveis. Correndo por fora, numa desabalada e incompreensível disputa para ver quem alcança a primeira posição desse verdadeiro campeonato do caos, outros países da região também se dizem presentes, como a sinalizar a existência, entre eles, de uma irmandade de ações e pensamentos. De quebra, atiram para longe qualquer atitude de bom senso e de sensatez, demonstrando que, quanto mais ilógico e estapafúrdio for o desempenho de seus governos, mais pontos perfazem na disputa.
                        As consequências, diante da existência de tal trupe, são nefastas. Desabastecimento generalizado, contas públicas em frangalhos, déficits públicos monumentais, portos, aeroportos e estrutura viária em pandarecos, dificuldade para obtenção de créditos externos, moratória, falência de empresas e bancos – e uma imagem na comunidade internacional que condiz com o ditado popular: “fulano está mais sujo do que pau de galinheiro”. Entretanto, e apesar dos altíssimos sacrifícios impostos às populações, tais mandatários administram seus países com mão de ferro, impondo-lhes um regime que vacila, no fio da navalha, entre a democracia de araque e a ditadura. Em comum, a adoção de medidas que amordaçam a Imprensa, escravizam o Judiciário e emporcalham o Legislativo através da concessão de cargos, verbas de origem criminosa e vantagens de fazer corar o mais sem-vergonha dos canalhas.     
                        E o Brasil? O Brasil também não fica atrás nesse contexto – embora ainda conte com uma Imprensa razoavelmente livre, um Judiciário não escancaradamente governista e um Congresso onde ainda se vê lampejos de oposição. O futuro, porém, é incerto. E para se ombrear aos demais integrantes do bloco, conta com uma Presidente que desperdiçou o primeiro mandato, prepara-se para fazer o mesmo no segundo – e segue com um discurso de difícil entendimento, caracterizado por uma tortuosidade mental insondável e um labiríntico raciocínio que ninguém alcança. Difícil. De quebra, se vê às voltas com uma onda de corrupção como nunca se viu, para a qual demonstra solene desprezo pela punição aos envolvidos, e uma ferrenha disposição de defender amigos e aliados – quando tudo aponta para o oposto. Um desastre! Que pode ficar bem pior: pelo risco de vê-la vencedora do certame. 

sexta-feira, 20 de março de 2015

Meio dia é o novo programa jornalístico da rádio 94 FM


Os amantes do rádio no Rio Grande do Norte passarão a contar, a partir do próximo mês de abril, com uma nova e ousada opção de programa jornalístico diário, ocupando o horário especial das 12 até 13 horas. Apresentado pelo blogueiro Bruno Giovani, responsável pelo Blog do BG, e com participação especial do jornalista Rilder Medeiros, o programa Meio Dia será veiculado na Rádio 94 FM Cidade e contará com uma série de inovações, no conceito e formato, abrindo espaço para conteúdos diversificados, notícias em primeira mão e entrevistas especiais.

O Meio Dia tem sua estreia programada para o próximo dia 13 de abril. O programa irá ao ar sempre de segunda a sexta, das 12 às 13 horas, com notícias locais e nacionais, sobre trânsito, clima, economia, esporte, política, polícia e a participação dos ouvintes e internautas, que poderão interagir com perguntas através das redes sociais. Com o apoio de uma equipe de profissionais do jornalismo, o Meio Dia será marcado pela acidez no tratamento dos conteúdos jornalísticos e interpretação dos fatos.

Alta radiação solar em Natal exige cuidado redobrado com a pele


Índice de radiação solar na capital potiguar 
é uma das mais altas do país

Muitas pessoas não se preocupam com a saúde da pele e só passam a adotar os cuidados necessários quando o verão se aproxima ou algum problema surge. É aí que mora o perigo. Natal é uma das capitais do país que possui um dos maiores Índices Ultravioleta (IUV) que mede nível de radiação solar na superfície da terra. Essa radiação recebida sem proteção pode levar ao aparecimento de manchas, risco de envelhecimento precoce e câncer de pele. Diante disso o cuidado ao longo do ano torna-se indispensável.

Em Natal, em uma manhã ensolarada, o índice UV atinge o nível de 13 - de acordo com dados do Climatempo - o que faz com que as pessoas tenham que redobrar os cuidados com proteção solar, inclusive com auxilio de filtro, roupas, chapéus e óculos escuros.  Médicos especialistas em pele indicam o uso de protetor solar de, no mínimo, fator 30 para o dia a dia. “Durante a estação verão o FPS mais indicado é o acima de 50″, aponta a dermatologista do Hapvida Saúde, Ismmaelli Veras.

Sobre proteção da pele é importante lembrar que a indicação do filtro solar será indicada em acordo com a tonalidade da pele do paciente, diante disso surge a importância da avaliação de um dermatologista para esta escolha. A médica do Hapvida também destaca que o uso do filtro deve começar antes de sair casa. “O ideal é sempre aplicar duas horas antes da exposição ao sol, reaplicar a cada duas horas ou depois que sair ou entrar na água – mesmo para aqueles considerados resistentes à água”, explica.

Na capital do Rio Grande do Norte são 220 dias de céu claro por ano, principalmente entre outubro e março, quando são registrados os maiores índices de radiação ultravioleta.

Proteção PPD
A sigla FPS diz respeito à proteção Ultravioleta B, que atingem a pele de forma mais superficial. Agora, a Sociedade Brasileira de Dermatologia também exige a proteção PPD, que sinalizam a proteção contra o raio Ultravioleta A, de atuação nas camadas mais profundas da pele. O PPD deve ser de até 1/3 do FPS. Ou seja, um protetor solar de FPS 60 deve ter um nível de PPD, pelo menos, de 20.

Índices IUV  em outras capitais do Nordeste
Natal (RN) – Índice UV – 13 (Extremo)
Fortaleza (CE) – Índice UV – 14 (Extremo)
João Pessoa (PB) - Índice UV – 13 (Extremo)

Indicie UV – Classificação
Baixo – 1 e 2
Moderado – 3 e 5
Alto – 6 e 7
Muito Alto – 8, 9 e 10
Extremo – 11, 12, 13 e 14

A magia do conto de fadas da Cinderela promete contagiar


Na próxima quinta (26) será a estreia do esperado filme da Disney, Cinderela, no Moviecom do Praia Shopping. Para os próximos dias o shopping preparou várias surpresas para o seu público.

A partir dessa sexta (20), entra no ar um quiz na página do instagram do Praia Shopping, com perguntas sobre a clássica historia da Gata Borralheira. O primeiro cliente que acertar as respostas vai ganhar 1 par de convites para assistir ao filme.

Ao todo serão cinco dias de quiz, ou seja, são cinco perguntas, uma por dia, valendo 5 pares de ingresso.

Já no dia da estreia, todos que forem assistir ao filme no Moviecom, no horário das 15 às 18h, participarão de um momento especial. “As crianças serão recebidas pela Cinderela e o príncipe encantado. Poderão tirar fotos e conversar com os personagens aumentando ainda mais o clima de encantamento e magia que serão vivenciados no cinema”, explicou a gerente de marketing do Praia Shopping, Danielle Leal.

Por Jeanny Damas

Projeto “Construindo novos olhares: quando a imagem fala e representa" lança livro virtual e expõe trabalhos dos alunos no Surto Cultural Galeria




Alunos e professores da rede pública de ensino, participantes do projeto “Construindo novos olhares: quando a imagem fala e representa” (aprovado pelo “Estúdio P” no Fundo de Incentivo a Cultura de Natal 2013), concluem o processo de fomento das artes visuais no ensino básico do município com o lançamento de um livro virtual e realização de uma exposição fotográfica na Galeria do Surto Cultural, no dia 28 de Março.
O projeto contemplou três escolas da rede pública municipal, a E. M. Luiz Maranhão Filho, E. M. Celestino Pimentel e E. M. Professora Terezinha Paulino de Lima. As oficinas, realizadas de Junho a Outubro com os professores e de Outubro a Dezembro com os alunos, envolveram a introdução ao ensino teórico e prático da fotografia contemporânea,  sendo desenvolvidas a partir dessa nova linguagem o olhar individual de cada um, aluno/professor, e de seu universo.  

           Participaram até o final do projeto nove professores, e a previsão de contemplar 60 alunos felizmente foi acrescida para a participação de 67 ao total. Cada escola teve um perfil de participação, e a carga horária prevista por oficina foi ultrapassada em todas as escolas participantes. Os alunos que participaram até o final foram contemplados com seus resultados na publicação e exposição, com curadoria de Pablo Pinheiro, coordenador do projeto.

 “A alfabetização visual é um desafio para todos. O processo de aprendizagem de uma nova linguagem, que trabalha a percepção, a sensibilidade do olhar e a comunicação através da imagem parece fácil, mas exigiu dedicação. Os professores e alunos que participaram das atividades foram estimulados a compartilhar este conhecimento e processo, além de desenvolverem seus discursos”, comenta Pablo.
       
          Ele ainda destaca alguns desdobramentos que foram surgindo ao longo da experiência. “O desenvolvimento de cada participante foi muito interessante e facilmente aponta para uma outra questão que deveríamos ter mais em pauta: as artes como prática na educação de base do indivíduo. Alguns alunos ao longo da oficina, modificaram o seu comportamento junto a escola e seu colegas de sala. Alguns construíram novos caminhos e diálogos para as disciplinas obrigatórias na escola. À medida que os alunos iam desenvolvendo mais seus olhares e querendo mais abordagens desta fala, fomos criando novos rumos para que suprissem essas necessidades.”

O lançamento do livro em formato online, previsto pelo projeto, e a  exposição, acontecem no dia 28 de Março, a partir das 17h na Galeria Surto Cultural, e estão todos convidados a dividir um pouco dos registros e memórias destas relações que permeiam os sujeitos envolvidos nesse movimento dinâmico de ensinar e aprender.

Serviço:
Lançamento do livro online e exposição do projeto “Construindo novos olhares: quando a imagem fala e representa”
Quando: Sábado (28/03)
Horário: 17hs
Período da Exposição: 28/03 até 11/04
Horário de visitação da Galeria: Quarta a Sábado – 17h às 22h
Mais informações: (84) 9999-9111

Por Lua Benato

Flor de Sálvia reabre em novo endereço nesta sexta




Com o lema “Ano novo, casa nova. Uma Flor de Sálvia cada vez melhor”, o restaurante que é referência em Natal pela excelência na cozinha saudável, funcionará em novo endereço a partir desta sexta-feira, 20. O restaurante continua em Petrópolis, na Afonso Pena, porém no número 507. A casa nova tem um salão bem maior, além de varanda e jardim, ampliando a capacidade para 80 pessoas, e preserva o equilíbrio na seleção e combinação de ingredientes continuará a dar o tom no menu.
.
“O cardápio também trará novidades. Entradas e petiscos aparecem para um happy hour com os amigos, opções veganas, lanches fit. Tudo dentro da proposta de gastronomia fundamentada na combinação de alimentação saudável, sabor inigualável e preço justo”, explica a proprietária, a Chef de cozinha e nutricionista Marina Pantoja. As receitas levam em consideração a carga glicêmica da preparação, utilização de ingredientes funcionais, orgânicos e de boa qualidade e adequação do tamanho das porções. “Quando utilizo um ingrediente que tenha algum ponto negativo nutricionalmente, associo a outro que atue como um atenuante àquele fator. Desta forma conseguimos pratos saudáveis, porém com muito sabor e personalidade”.

SERVIÇO
Flor de Sálvia
Av. Afonso Pena, 483, Petrópolis.
Aberto de segunda a sábado das 11h30 às 21h30.
Aceita todos os cartões, exceto Hiper.
Tels.: 4103-1976 / 9956-9736 / 9921-6921.
Redes socias: facebook/flordesalvia e instagram @flordesalvia.

Por Elaine Vládia

Feira de flores e plantas no Shopping Cidade Jardim


Os corredores do shopping Cidade Jardim estarão mais floridos neste sábado (21). O motivo é a Feira de flores e plantas que acontecerá um sábado por mês, das 9h às 21h. A exposição conta com produtos de cinco produtores do Rio Grande do Norte, que por serem produzidos na região têm um valor mais competitivo e a garantia da adaptação ao clima da cidade. Dentre as opções oferecidas estão bonsais, mini cactos, orquídeas, flor do deserto, flores tropicais, folhagens e alguns temperos orgânicos como alecrim e manjericão.

Por Lissa Solano