Evento debaterá “O Futuro do Varejo e a Influência da China” e ferramentas de software na gestão para melhoria dos resultados
A organização da Exponor-RN 2012 e 24ª Convenção Nordeste de Supermercados, Feira de Equipamentos, Produtos e Serviços, que será de 20 a 22 no Centro de Convenções de Natal, montou uma programação bastante atrativa para os pequenos, médios e grandes empresários da região, que enfrentam um mercado cada vez mais competitivo nacional e internacionalmente.
Além de contato com as maiores indústrias que atuam nacionalmente, com boas oportunidades de geração de negócios durante o evento e depois (com disponibilização de linhas específicas de crédito, inclusive), eles serão capacitados ainda para enfrentar a difícil globalização, com debates em torno do tema “O Futuro do Varejo e a Influência da China”, quando terão acesso a palestras estruturais, e específicas.
ESTRUTURAIS
Destaque para os debates logo do primeiro dia, em que o economista Cláudio Meirelles, professor de Comércio Exterior na Universidade Paulista e um dos sócios da Baumann Consultancy Network, que possui matriz em São Paulo e escritórios em Pequim (China) e Padova (Itália), palestrará sobre o tema central “O Futuro do Varejo e a Influência da China’’. Com a experiência de quem morou por um ano na China e mantém há cinco a empresa que foca o comércio internacional, engenharia, serviços técnicos e consultoria internacional, Meirelles também realiza missões internacionais para entidades e governo.
O evento conta ainda com o talento de Eduardo Gomes de Matos (CEO da Gomes de Matos e Associados), que falará sobre “Tendências De Mercado” – Competitividade no Comércio Varejista. Entre tantas qualidades e atividades de otimização de resultados, ele é também consultor do programa Focus da Ford Brasil e autor do livro “Novos padrões de Gestão empresarial – os desafios da competitividade”.
ESPECÍFICAS
Dentro de temas mais específicos e igualmente importantes para o dia a dia dos supermercadistas, a Exponor traz a Natal Thomas Eckschmidt, diretor de desenvolvimento de novos projetos da PariPassu, jovem empresa de Florianópolis (SC), que realiza a rastreabilidade de Produtos (RAMA), e recebeu prêmios por ter criado um complexo sistema tecnológico que vem conquistando clientes gigantes, como as maiores redes supermercadistas em operação no país. Eles fazem o rastreamento da cadeia agropecuária, permitindo que o consumidor saiba a procedência do produto (fotos das instalações do produtor), quem o distribuiu, e ainda ver um mapa com o trajeto.
Ainda nesta mesma temática, no último dia do evento, Flavia Ponte Bandeira F. Costa, da GS1 Brasil, falará sobre “O Futuro Do Varejo – Tecnologias E Tendências”. Em tempo: ela vem observando, por onde tem palestrado, sobre a preocupação cada vez maior entre governos e indústrias ao redor do mundo com a segurança alimentar, recall e rastreamento de produtos. Em outros eventos que participou recentemente, conceituou sobre a rastreabilidade, sua importância para o consumidor e a relação com os sistemas de qualidade.
Outra exposição atrativa é de Antônio Morsch, que falará sobre “Automação Comercial”. Ele, que é presidente da Visual Mix, explicará como o supermercadista poderá melhorar seu desempenho, aumentando o controle sobre todas as variáveis que influenciam o resultado do seu negócio, através do uso de softwares de Business Inteligence ou Inteligência de Negócios (BI). Destacará, por exemplo, que as tecnologias SAP permitem operação centralizada e envio dinâmico de informações para os executivos - os dados são recebidos até mesmo em aparelhos móveis, como os telefones celulares, e dessa forma o varejista pode visualizá-los com frequência e de onde estiver, mobilidade que otimiza a gestão e a operação do varejo.
NÚMEROS
Segundo o presidente da Assurn (Associação Supermercadista do RN), Geraldo Paiva dos Santos Júnior, o setor deve gerar R$ 1 bilhão e 800 milhões em negócios neste ano no RN. A Exponor-RN deverá atrair cerca de 15 mil visitantes e terá 80 estandes, com a apresentação de mais de 10 mil itens, incluindo produtos, sistemas e soluções para o atacado e varejo. Já o diretor-geral da Espacial Eventos, Neiwaldo Guedes, ressalta que grandes instituições garantiram seu apoio, como é o caso da Fecomércio, Fiern, Sebrae e BNB.

Nenhum comentário:
Postar um comentário