Sinta, senhora, na noite quente,
em abafado quarto, a brisa refrescante
pela janela aberta ao poente; esqueça,
senhora, da tarefa: sirva-se de chá
e aguarde o tempo necessário
ao aroma se afastar em reingresso.
Veja, senhora, com suas órbitas
desfocadas, o que resta da imagem
sobre a cama. Na quietude do dia
alvorecido, diga do consolo
dos que partem. Saiba, senhora,
em mãos despetaladas, do abandono
do corpo agora desabitado.
(Pedro Du Bois, inédito)
domingo, 30 de junho de 2013
CANIÇO AGITADO PELO VENTO
Públio José – jornalista
(publiojose@gmail.com)
(publiojose@gmail.com)
Um dos fortes objetivos de Jesus em relação aos apóstolos era a preparação deles para os tempos futuros nos quais não se faria mais presente em suas vidas – e que seriam fartos em traições, perseguições, julgamentos dissimulados e morte. Entretanto, ao longo da mútua convivência, um fato se estabelecera de tal forma que, predominando, poderia prejudicar o futuro trabalho do grupo: a excessiva dependência de todos a Jesus. Ocorrência natural àquela altura dos acontecimentos, uma vez serem eles homens comuns, ignorantes alguns, desprovidos, até então, de qualquer resquício de poder espiritual. E muito mais ainda em função de terem testemunhado episódios extraordinários, entre os quais a cura de cegos, leprosos, aleijados, a ressurreição de mortos, a conversão de ladrões, assassinos, prostitutas... Fatos a fazê-los ainda mais dependentes diante de convivência tão marcante.
Desapregá-los fisicamente de Jesus – mantendo-os, porém, fieis e alinhados espiritualmente – se fazia fundamental para o sucesso do empreendimento divino, mesmo se revelando missão de difícil execução. Tanto é que, após a crucificação, todos eles (com exceção de Judas, já morto àquela altura) trataram de se esconder das autoridades judaicas e romanas, pois lhes faltava a pessoa confiante, intensa, fascinante de Jesus, tornada imprescindível após três anos de convívio seguro e enriquecedor. Já sabedor das deficiências e fragilidades dos apóstolos, Jesus se antecipa aos fatos (Mateus 11.7b), ressaltando a importância do aprendizado da Palavra e da firme postura mental e espiritual dos agentes que Deus escolhera para divulgar ao mundo seu plano de salvação. E que, ausente Jesus, seriam eles os fieis e resolutos executores de tão importante missão. A arma? A Palavra. Apenas.
Empreitada, convenhamos, de fazer boquiaberto o mais crédulo entre os crédulos, uma vez viver-se uma circunstância em que somente pela força das armas se conseguiria acender em um povo a esperança da vinda de um novo tempo. Daí o que está registrado em Mateus: “Que saístes a ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?” dizendo de pessoas que se dobram aos ventos das vicissitudes, das dificuldades. E que, aos primeiros sinais dos vendavais da vida, desistem, fraquejam, abandonam sonhos, projetos – deixando-os se esfarelar como capim feito seco pelo passar do tempo. Mais adiante, Jesus repete: “Mas, então, que fostes ver? Um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do que profeta”. Referia-se a João – o Batista, como exemplo de firmeza na visão, na fé, na concepção espiritual e no destemor com que enfrentara enormes desafios na execução da missão que lhe fora confiada.
Batizar Jesus? João alcançou esse objetivo. Pregar o Evangelho do Arrependimento? Ministrou-o com maestria. Ser o maior entre os nascidos de mulher? Esta qualificação o próprio Jesus lhe imputou. Destacar-se como profeta? Jesus também assim o distinguiu. No mesmo discurso Jesus enfatiza que “o Reino dos céus é tomado por esforço”, referindo-se aos fariseus que impediam o livre acesso a Deus, por se atribuírem intermediários divinos e por infligir ao povo incontáveis sacrifícios – por Jesus já desautorizados. Significando também que a “tomada do Reino” se faz com permanente esforço individual, empreitada reservada, evidentemente, aos que não se dobram, nem se deixam engolfar pelas aflições da vida. Nem por heresias, modismos, relativismos, falsas doutrinas, nem ilusória erudição secular. Ih! Tempestade à vista! Oh! Guru também! Ih! Vem forte vendaval! Vai virar caniço? Vai se esfarelar?
sábado, 29 de junho de 2013
Tropa Trupe recebe o grupo colombiano Elixir Tafari
Grupo vai apresentar show musical e ministrar workshop de cantos e oficina de dança em Pium e Natal
A Tropa Trupe e o Fora do Eixo Natal acolhem mais uma vez a arte latino-americana na cidade e recebem os artistas Isabel Cardona e Netan Yahu nu, integrantes do grupo colombiano Elixir Tafari, que une música, dança e artes circenses em seu trabalho.
Dia 1º de julho, 20h, durante o Encontro Potiguar de Malabares e Circo, Elixir Tafari apresentará um show acústico na Praça André de Albuquerque (Praça Vermelha). No repertório, ritmos afrolatinos, urbanos, étnicos, ciganos, cubanos, jazz, salsa, soul, gypsy e mantras e cantos sagrados. A dupla também passará um pouco da sua experiência musical e cênica em dois momentos: no Workshop de Roda de Cantos e Mantras, que será realizado no próximo sábado (29), das 16h às 19h, na Tenda do Grupo Auta de Luz, em Pium, e na Oficina de Dança Contato, que acontece de 08 a 10 de julho, das 19h às 21h, no Espaço Gira Dança.
Elixir Tafari
Com dez anos de experiência, o grupo já se apresentou em diversos festivais e eventos em países como Colômbia, Equador, Venezuela e Brasil, com um formato particular composto por percussão, metais, acrobacia aérea em tecidos, malabares e teatro. Vencedor de festivais como o Media Torta e o Concurso Musical da Universidade Pontifícia Javeriana, ambos em Bogotá, Colômbia, o grupo tem sua formação: Isabel Cardona como voz principal e percussão, de Netan Yahu na voz e guitarra, Alfred Rubiano com voz, percussão e violino e Lina Medina no saxofone.
Tropa Trupe
A Tropa Trupe é um grupo de artistas circenses que surgiu em Natal (RN) no ano de 2006 e desde então vem divulgando e resgatando a alegria do circo por meio da criação e apresentação de números e espetáculos. Modalidades como perna de pau, malabares, pirofagia, luminotecnia, tecido, corda tensa, arame, monociclo e palhaço fazem parte do repertório da trupe.
Atualmente a Tropa Trupe é um dos mais conhecidos grupos circenses do Nordeste, sendo contemplado anualmente em diversos editais e premiações nacionais e locais. O grupo passou aproximadamente um ano pelas estradas do Brasil e da América Latina e volta trazendo na bagagem muitas experiências e novidades.
Serviço:
Workshop Roda de Cantos e Mantras
Dia: 29 de junho
Horário: 16h às 19h
Local : Tenda do Grupo Auta de Luz – Rua Luis Xavier, nº 100, Pium/RN (à direita, em frente ao posto de gasolina)
Ingresso: R$ 10
Show Cênico-musical no Encontro de Malabares Tropa Trupe
Dia: 1º de julho
Horário: a partir das 18h
Local: Praça André de Albuquerque (Praça Vermelha) - Centro
Colaboração Voluntária
Oficina de Dança Contato
Dias: 8 a 10 de julho
Horário: 19h às 21h
Local: Espaço Gira Dança - Ribeira
Valor: R$ 30
Lançamento do livro “Pedra Só”, do poeta José Inácio Vieira de Melo
O poeta alagoano José Inácio Vieira de Melo vem a Natal lançar na próxima segunda-feira (1º de julho) seu mais recente livro “Pedra Só”, pela editora Escrituras, de São Paulo. O evento começa às 18h e vai acontecer na Academia Norte-Riograndense de Letras (ANRL), que fica na rua Mipibu, no bairro de Petrópolis.
O livro “Pedra Só” será lançado junto ao “O Livro das Revelações”, trabalho coordenado pelo escritor Diógenes da Cunha Lima, presidente da ANRL, no qual faz entrevistas com 23 escritores brasileiros, dentre eles Marco Lucchesi, Ivo Barroso, Ático Vilas-Boas, Antonio Nahud Júnior e o próprio José Inácio Vieira de Melo.
Sexto livro de José Inácio Vieira de Melo, “Pedra Só” é o seu trabalho mais autobiográfico. No capítulo de abertura, que nomeia o livro, traz um longo poema dividido em 27 partes, revestido de tons épicos, flertando com a linguagem bíblica e frequentando os lugares mais recônditos e inóspitos da sua memória, em busca do barro fundamental – a poesia primeva – para fazer a ligação do seu ser com a arte e criar seus poemas.
No segundo capítulo, “Aboio Livre”, além de continuar o movimento de retorno às suas origens, tão presente no capítulo inicial, explora o lirismo de paisagens e personagens arquétipos do Sertão.
A terceira seção é a “Toada do Tempo”, em que usa com mais frequência o verso medido e que situa o poeta dentro do tempo, medindo sua finitude e, paradoxalmente, fazendo-o perceber-se atemporal.
A quarta seção, chamada “Partituras”, é onde aparecem as cantigas e os cânticos de louvor. E, por derradeiro, o capítulo “Parábolas”, em que acentua o surrealismo, criando uma esfera fantástica impregnada de misticismo.
“Pedra Só” tem um primoroso projeto gráfico e conta com imagens do fotógrafo mineiro Ricardo Prado, feitas na Fazenda Pedra Só, e com um perfil do autor assinado pelo jornalista Gabriel Gomes, intitulado “O Poeta e a Pedra. Só”. O texto das orelhas é do poeta Vitor Nascimento Sá, no qual alerta o leitor: “A poesia de José Inácio Vieira de Melo não se estabelece no convencimento racional nem nas prerrogativas de cunho moral, mas na percepção do maravilhoso que é produzido como êxtase e fulguração, descoberta e alumbramento”.
A contracapa traz texto do renomado escritor português Gonçalo M. Tavares, que assim definiu o novo trabalho de José Vieira: “E aqui temos a forte síntese: o solo firme e a imaginação – uma das características essenciais desta ‘Pedra Só’ de José Inácio Vieira de Melo”. No posfácio, além do perfil feito por Gabriel Gomes, há um poema telúrico/metafísico de Elizeu Moreira Paranaguá em homenagem ao Cavaleiro da Pedra Só.
Ramon Ribeiro
Bombeiros do Brasil completarão 157 anos na próxima semana
Os Corpos de Bombeiros do Brasil estarão comemorando na próxima terça feira, dia 02 de julho, 157 anos de existência. Foi no ano de 1856, que o Imperador Dom Pedro II criou o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro. Esta foi à primeira corporação de bombeiros no Brasil. A partir de então, o dia 2 de julho passou a representar o Dia Nacional dos Bombeiros do Brasil.
Contagem regressiva para a 19ª Corrida Soldados do Fogo Cyrela Plano & Plano
O Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) vai realizar a 19ª Corrida Soldados do Fogo Cyrela Plano & Plano, no dia 20 de julho, às 16h, em Natal. Corredores de todo o país se preparam para disputar a prova do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, considerada uma das mais tradicionais do nordeste. As inscrições para a corrida de rua mais disputada do RN seguem até o dia 10 de julho, através do site www.corridasoldadosdofogo.com.br.
Mercado de Petrópolis completa 44 anos e divulgará atividades comemorativas em Café da Manhã
A Associação dos Permissionários do Mercado de Petrópolis, ASPERM, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Semsur, realizará, em julho, uma série de atividades comemorativas pelos 44 anos de fundação do Mercado de Petrópolis. Para marcar o período festivo, próxima terça-feira, 02, todos permissionários farão o Café da Manhã da Integração. O evento acontecerá às 09h, na praça de alimentação do Mercado de Petrópolis. Na oportunidade será apresentado, aos proprietários dos boxs, o calendário de atividades comemorativas, por razão do aniversário de do espaço público.
sexta-feira, 28 de junho de 2013
Relações Públicas PM
Os protestos seguem tranquilamente. A Polícia Militar presente para garantir a segurança de todos.
Comentário: Giovanna Vasconcelos
Uns 2 vândalos foram pichar uns tapumes e levaram #vaias e gritos de "sem vandalismo". Bonito de ver a consciência de uns...
#RevoltadoBusao
Policiais prenderam um grupo de manifestantes com coquetéis molotov, binóculos e estilingues http://bit.ly/14COzPu
REVOLTA
Manifestantes saem neste momento da praça Cívica, em Petrópolis, em direção à Câmara Municipal de Natal, no Tirol. Grupo segue pela rua Trairi. Eles vão para a rua Campos Sales, onde fica a Câmara Municipal.
Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis começa neste sábado, 29
Com produção cultural do jornalista Toinho Silveira, o evento vai até domingo na Praça das Flores
A 4ª Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis começa neste sábado, 29, na Praça das Flores, em Petrópolis, iniciando ás 10h. A exemplo das edições anteriores a FAAP chega com exposição e venda de antiguidades, artesanatos, artes plásticas, gastronomia regional e plantas ornamentais. Os municípios de Extremoz e São Gonçalo trazem peças de cerâmicas, bordados e artesanatos da melhor qualidade. Extremoz, por exemplo, apresentará finas peças feitas com a fibra da bananeira, além da gastronomia da terra de São Miguel Arcanjo, que inclui o famoso grude da região.
Produtores de plantas ornamentais estarão presentes, bem como grupos de artesões e o brechó da Igreja Comunidade Cristã de Nova Esperança, com muitas peças interessantes que serão postas á venda. A Secretaria Especial de Cultura do Estado/Fundação José Augusto também participará da feira ofertando produções literárias que enfatizam os autores do estado. A Banda 4 Cantos fará show com músicas da MPB num formato alegre e dinâmico, às 20h do sábado.
A professora Graça Queiroga, da Organização Potiguar para o Desenvolvimento Sustentável (OPDS), organizadora da feira confirmou várias exposições de artes durante o desenrolar do evento, entre elas a do professor Pedro Roberto, que irá expor peças de mosaico, vitrais e fusão de vidro, o designer de jóias, Luiz Antonio, com peças de murano, o médico Iaperi Araújo, expondo telas e imagens sacras, o empresário Tarcísio Flor, com sua recente produção de caixas de madeiras machetadas, Ana Carla Vidal, com sua pintura abstrata e Polla Kouli com seus vitrais e esculturas de madeira.
Flores, antiguidades, brechó e livros
Haverá também expositores de flores e plantas ornamentais, além de peças antigas como moedas e cédula, Antiquário Raridades, do grande colecionador Gabriel presença do Sebo Cata livros, com obras raras, Brechó da Igreja Comunidade Cristã Nova Esperança e publicações de autores do RN por meio da Secretaria Especial de Cultura / Fundação José Augusto.
Serviço
4ª Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis
Dia 29 e 30 de junho de 2013
Das 08h às 22h no sábado e até as 20h no domingo.
Exposição e vendas de antiguidades, artesanatos, artes plásticas, gastronomia regional, plantas ornamentais e show cultural.
Mias informações e entrevistas: Graça Queiroga (9441-8000)
Fotos: Divulgação
quinta-feira, 27 de junho de 2013
CORAL HARMUS APRESENTA ESPETÁCULO “ÓPERA BAIÃO”, NESTE FINAL DE SEMANA, NO TAM
Espetáculo reunirá música erudita e a música popular de Luiz Gonzaga, uma das mais importantes figuras da música brasileira
Aproveitando o ensejo junino o Coral Hamus apresenta no próximo sábado (29), a partir das 20h, no Teatro Alberto Maranhão, o espetáculo “Ópera Baião”. Sob regência da maestrina Leninha Campos, o grupo promete emocionar com uma montagem inédita que traz a união da música europeia de Antonio Viavaldi e a música marcante do rei do baião, Luiz Gonzaga. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na bilheteria do TAM e na Originalle Jóias (Midway e Hiper P. Negra) pelo valor de R$ 40,00 e R$ 20,00 (Meia entrada).
Unindo o universo popular e erudito, o coral terá como convidados nomes renomados, tais como o do contratenor Rodrigo Ozório e da atriz Jussyane Emídio, além da participação especial da Camerata Luiz Gonzaga. A direção cênica fica por conta de Márcio Rodrigues, enquanto a direção musical é assinada pelo pianista Humberto Luiz.
O Harmus, que faz parte dos grupos artísticos da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA) já tem em seu histórico apresentações em São Paulo, com o maestro Martinho Luter, e no Rio de Janeiro, com a maestrina Mara Campos. Em 2012, o grupo lançou seu segundo DVD, “Dos Pés à cabeça”, com a participação da Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão, e participou do lançamento do CD “Brasileiro para ouvir e tocar”, de Humberto Luiz.
SERVIÇO
Concerto “Ópera Baião” do Coral Harmus
Teatro Alberto Maranhão
29/06/2013, às 20h
Entrada: R$ 40,00 (inteira) / R$ 20,00 (meia)
Ingressos à venda na bilheteria do TAM / Originalle Jóias (Midway e Hiper P. Negra).
Programação musical especial para comemorar vitória do Brasil
Depois de um jogo tenso, mas com um belo resultado, o Balada Bar segue com sua programação musical ainda em ritmo de comemoração. Confira a programação:
Quinta-feira (27) – Pedro e Erick, às 20h.
Sexta-feira (28) – Forró dos Quatro, às 20h.
Sábado (29) – Grupo Samba Vip, às 17h.
O Balada Bar fica na Av. Xavier da Silveira, 936, Morro Branco. Fone: 2010-1920.
Tiana Costa
SOB REGÊNCIA DE LINUS LERNER, OSRN REALIZA CONCERTO OFICIAL DE JUNHO
Apresentação desta sexta-feira terá participação especial da Cia. de Dança do TAM
Nesta sexta-feira, 28, o Teatro Alberto Maranhão será palco do IV concerto oficial da temporada 2013 da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN). A apresentação, com início às 20h e entrada gratuita, acontecerá sob a regência do renomado maestro Linus Lerner e contará com a participação especial da Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão.
Sob o comando da OSRN desde setembro de 2012, o maestro gaúcho Dr. Linus Lerner, tem vasta experiência internacional. Sendo Doutor em música pela Universidade do Arizona, o maestro intercontinental já fez apresentações nos Estados Unidos, Espanha, República Tcheca, México entre outros países, além do Brasil. Muito aclamado pelos críticos, Lerner é apontado como um dos músicos mais carismáticos atualmente, e conquista também o público com sua energia e entusiasmo no palco.
Durante o espetáculo, dividido em dois atos, a OSRN interpretará músicas de grandes nomes da nossa música, e, durante a apresentação a Cia. de Dança do TAM fará performances de cada uma das peças apresentadas. O primeiro momento será marcado por músicas como “Os três covardes” (Tonheca Dantas), “Ranchinho de Paia” (Francisco Elion), “Sete Meninas” (Dominguinhos), entre outros. Já no segundo momento, os grupos prometem encantar com a apresentação de músicas como “O melhor do xotis” (Luiz Gonzaga), “Cantiga” (Clóvis Pereira), “Suite Monette” (Duda) e Gonzaguiana (Ciro Pereira).
A parceria entre a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e a Cia. de Dança do TAM não se restringirá ao concerto da sexta-feira. No segundo semestre deste ano os dois grupos devem embarcar para China, onde se apresentarão sob regência do maestro Linus Lerner. Com isso, a OSRN deverá se tornar a primeira orquestra brasileira a realizar concertos no país chinês, o que aprimorará e trará novas perspectivas para os seus integrantes e também para os entusiastas da música erudita.
Sobre a Cia. de Dança do TAM
Vinculada à Fundação José Augusto e com 15 anos de atividades artísticas, a Cia de dança do Teatro Alberto Maranhão desenvolve um trabalho de Danças Contemporâneas e Parafolclóricas, sempre sob a direção da professora Wanie Rose. Em sua trajetória já recebeu 66 prêmios em festivais de dança, passando por várias cidades brasileiras, tais como Joinville, Campos do Jordão, Indaiatuba, Cabo Frio e Fortaleza. O grupo também já ganhou prêmios importantes fora do país, na Alemanha e na Suíça.
SERVIÇO
Concerto “OSRN”
Teatro Alberto Maranhão
28/06/2013, às 20h
Entrada gratuita
Salão de Turismo Rota 101 Nordeste será modelo para integração regional
Divulgar, expandir e consolidar o turismo nordestino. São com estes objetivos que o programa Rota 101 Nordeste surge como mecanismo de implantação destes propósitos. O primeiro passo foi dado na manhã desta quarta-feira (26), com o lançamento do Salão de Turismo Rota 101 Nordeste. O evento será realizado entre 4 e 6 de julho, no Centro de Convenções de Natal e servirá para apresentar o programa e discutir o turismo regional. Ministros, governadores, prefeitos e secretários de Turismo de diversos estados nordestinos estarão presentes, além de grandes operadoras de turismo, representantes de redes de hotéis e mídia nacional que cobre o evento, totalmente aberto ao público.
Inscrições para o Concurso Gastronômico do Festival da Pipa encerram neste domingo
A nona edição do Festival Gastronômico da Pipa está com inscrições abertas até o próximo domingo, 30, para o Concurso Gastronômico deste ano, voltado aos estabelecimentos locais. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do evento: www.festivaldapipa.com.br.
Serviço Social procura parentes de paciente idoso e desacompanhado no HMWG
O Setor de Serviço Social do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) procura por familiares ou amigos do Sr. Aristeu de Oliveira Confessor, de 74 anos, encontrado em via pública, no município de Extremoz e trazido ao Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS). O paciente, de voz quase inaudível, diz morar com a esposa e um filho na Rua Floresta, no bairro de Igapó. Qualquer informação que possa levar à identificação dos familiares ou de conhecidos do Sr. Aristeu, devem ser repassadas ao setor através do telefone 3232-7533. O SS funciona de domingo a domingo, em plantões de 24h.
Pacientes falcêmicos participam de encontro
O Departamento de Hematologia do Hemonorte realizou, nesta quarta-feira (26), no auditório da Unidade, um encontro com os pacientes portadores de anemia falciforme – doença genética, incurável que tem como característica principal a alteração dos glóbulos vermelhos do sangue.
#Revoltadobusao
Pautas do movimento
Nesta sexta-feira, 28, o movimento #Revoltadobusao realiza ato político pacífico, a partir das 15h, na Praça Pedro Velho (Praça Cívica), em Petrópolis.
Pautas para o Poder municipal:
*) Passe livre para estudantes e desempregados
*) Retorno imediato de todas as linhas extintas;
*) Fim da dupla função - Motorista/Cobrador
*) A acessibilidade para os portadores de necessidades especiais no transporte publico
*) Abertura das Contas do Seturn
*) Licitação transparente
*) Redução imediata das tarifas em toda grande Natal;
*) Bilhetagem única (ônibus e alternativos);
*) Integração entre os ônibus da grande Natal/RN;
*) Criação do Fórum permanente sobre transporte público;
*) Circulação dos ônibus 24h por dia;
*) Renovação imediata de toda frota;
*) Construção de corredores exclusivos para ônibus, bem como malha viária adequada para ciclistas (ciclovias);
*) Um transporte 100% público.
Pautas para o Poder estadual em solidariedade aos grevistas do DETRAN:
1) Fim imediato das retaliações aos servidores (corte de ponto e gratificações - exonerações);
2) Serviços públicos de qualidade (Condições de trabalho);
3) Pagamento de leis com ordem judicial e que o governo descumpre;
4) Garantia de direitos a todos os servidores EFETIVOS DO QUADRO DO DETRAN, independente de quando ocorreu sua entrada no órgão. (Concurso 2010 não há nenhuma garantia)
5) Devolução da autonomia administrativa financeira do órgão, como DEVE ser uma autarquia;
6) Reestruturação do piso salarial, garantindo um salário digno e condizente com os serviços prestados pelo servidor.
Link do evento:
https://www.facebook.com/events/405615626224448/?context=create
Nesta sexta-feira, 28, o movimento #Revoltadobusao realiza ato político pacífico, a partir das 15h, na Praça Pedro Velho (Praça Cívica), em Petrópolis.
Pautas para o Poder municipal:
*) Passe livre para estudantes e desempregados
*) Retorno imediato de todas as linhas extintas;
*) Fim da dupla função - Motorista/Cobrador
*) A acessibilidade para os portadores de necessidades especiais no transporte publico
*) Abertura das Contas do Seturn
*) Licitação transparente
*) Redução imediata das tarifas em toda grande Natal;
*) Bilhetagem única (ônibus e alternativos);
*) Integração entre os ônibus da grande Natal/RN;
*) Criação do Fórum permanente sobre transporte público;
*) Circulação dos ônibus 24h por dia;
*) Renovação imediata de toda frota;
*) Construção de corredores exclusivos para ônibus, bem como malha viária adequada para ciclistas (ciclovias);
*) Um transporte 100% público.
Pautas para o Poder estadual em solidariedade aos grevistas do DETRAN:
1) Fim imediato das retaliações aos servidores (corte de ponto e gratificações - exonerações);
2) Serviços públicos de qualidade (Condições de trabalho);
3) Pagamento de leis com ordem judicial e que o governo descumpre;
4) Garantia de direitos a todos os servidores EFETIVOS DO QUADRO DO DETRAN, independente de quando ocorreu sua entrada no órgão. (Concurso 2010 não há nenhuma garantia)
5) Devolução da autonomia administrativa financeira do órgão, como DEVE ser uma autarquia;
6) Reestruturação do piso salarial, garantindo um salário digno e condizente com os serviços prestados pelo servidor.
Link do evento:
https://www.facebook.com/events/405615626224448/?context=create
Justiça determina desocupação do Centro Administrativo de São Gonçalo
O juiz da 1ª Vara Cível de São Gonçalo do Amarante, Odinei Wilson Drager, determinou no início da tarde desta quarta-feira (26), a desocupação das dependências do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal. O magistrado deferiu o pedido de reintegração de posse, com pedido de liminar, encaminhado pelo procurador Geral do Município, Polión Torres.
Secretaria de Agricultura de Extremoz funciona em novo endereço
A Prefeitura de Extremoz informa a população que a Secretaria Municipal de Agricultura está funcionando em novo endereço situado na avenida Antônio Cabral de Brito, nº 20, nas proximidades do SAAE, Centro da cidade. A secretaria continuará funcionando das 7h às 13h de segunda a sexta-feira.
Prefeitura de Ipanguaçu irá recolher animais que estiverem soltos nas ruas
O município de Ipanguaçu tem registrando nos últimos anos acidentes constantes que afligem a população da cidade, uma das principais causas são animais soltos nas estradas, com na RN-118, que é a principal via de acesso a cidade.
Relatório do Inmetro aponta crescimento de 25% das ações do Ipem-RN
No início deste mês, foi realizada em Florianópolis (SC), a Reunião Plenária do 1º Ciclo de 2013 da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I). Dirigentes e gestores de todo o País participaram do encontro, que teve o objetivo de proporcionar a discussão dos resultados dos trabalhos de todos os órgãos delegados do Inmetro ao longo do primeiro semestre e debater metas para o restante do ano.
Campeã brasileira
O estudante Geovani Alves, 16, que cursa a 2ª série do Ensino Médio na Escola Estadual João Tibúrcio, de Goianinha, consagrou-se campeão brasileiro de Marcha Atlética, no Campeonato Brasileiro de Menores de Atletismo 2013. A competição ocorreu no último final de semana, em Porto Alegre (RS), e reuniu os melhores atletas do país com menos de 18 anos. Giovanni participou do campeonato com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e, pelo resultado, irá receber a Bolsa Atleta, do Ministério dos Esportes.
Eduardo Colin
Eduardo Colin
Equipes femininas de Beach Soccer se enfrentam para definir participação na Copa Nordeste
Nesta sábado (29), antes da final da etapa Natal do 1º Circuito RN de Beach Soccer, duas equipes femininas do RN irão se enfrentar para definir a ordem de classificação do Estado para a Copa Nordeste Feminina. AABB E União de Macaíba irão se enfrentar na Arena do Conjunto Pirangi, às 08h.
Futuro do Plano Cicloviário de Natal começa a ser debatido em Fórum de Ciclismo
Debater o futuro Plano Cicloviário com as entidades que representam os ciclistas na cidade foi o objetivo principal do 1º Fórum de Ciclismo de Natal, realizado na manhã desta quarta-feira (26), no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Gestão Estratégica (Segelm). O Fórum é uma iniciativa da Prefeitura de Natal. A meta é realizar outros cinco encontros semelhantes até o fim do ano.
Circuito Banco do Brasil de Vôlei
Em harmonia com os grandes eventos esportivos na capital, a Prefeitura de Natal está apoiando a etapa regional do Circuito Banco do Brasil Regional 2013 que ocorrerá neste fim de semana, entre os dias 28 e 30 de junho, na Arena de Esportes de Areia de Mirassol, no bairro Capim Macio, na zona Sul, envolvendo duplas da região Nordeste. Nesta quinta-feira (27), ocorre o congresso técnico para definir as duplas que se enfrentarão no Circuito.
DESLIGAMENTO DA ASSECOMRN/FJA
"Olá amigos,
Comunico que não estou mais à frente da Assessoria de Comunicação da Secultrn/FJA, e aproveito para agradecer a todos pelo apoio e colaboração durante o tempo em que assumi o cargo de assessor.
Muito obrigado!
Isaac Ribeiro"
Comunico que não estou mais à frente da Assessoria de Comunicação da Secultrn/FJA, e aproveito para agradecer a todos pelo apoio e colaboração durante o tempo em que assumi o cargo de assessor.
Muito obrigado!
Isaac Ribeiro"
Secretaria de Planejamento reavalia primeiros seis meses de gestão e traça metas para o futuro
Os servidores da Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (Sempla) reuniram-se na semana passada para avaliar o funcionamento do órgão nos primeiros seis meses de gestão e desenhar planos e metas que serão executados nos próximos meses.
Inscrições para Minha Casa Minha vida começam dia 10 de julho
A Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe), vai realizar no período de 10 de julho a 8 de agosto as inscrições para o Programa Minha Casa Minha Vida. As inscrições poderão serão feitas pela internet no site www.natal.rn.gov.br e nas escolas municipais, Dalva de Oliveira, Herly Parente, Vera Lúcia Soares de barros, Maria Cristina Osório, Francisco de Assis varela, Francisca Ferreira, Henrique Castriciano, Santos Reis e no Telecentro de Neópolis.
DND Tecnologia representou Natal na DEMO Brasil
Ao total, cerca de 550 empresas se inscreveram no evento realizado esta semana, nos dias 25 e 26 na arena de negócios do World Trade Center, em São Paulo
O jovem empresário, Dante Henrique, proprietário da DND Tecnologia, esteve em São Paulo para participar da primeira edição América Latina da Demonstrator e Alpha Pitch, a DEMO Brasil. A DND Tecnologia teve a oportunidade de trocar experiências com outras startups.
O jovem empresário, Dante Henrique, proprietário da DND Tecnologia, esteve em São Paulo para participar da primeira edição América Latina da Demonstrator e Alpha Pitch, a DEMO Brasil. A DND Tecnologia teve a oportunidade de trocar experiências com outras startups.
Nova sede Hapvendas é inaugurada no Centro de Natal
Foi inaugurada na noite de ontem (26) em Natal a nova sede do Hapvendas Centro. Representante autorizado de planos do Sistema Hapvida Saúde, o Hapvendas estará funcionando na rua Felipe Camarão nº 420, no Centro da Capital. Os proprietários da Hapvendas Centro, Jerônimo Azevedo e Valquíria Azevedo, aproveitaram para oferecer um coquetel de boas-vindas aos colaboradores e festejar a aquisição da nova sede.
CCJ aprova projeto de lei que altera ocupação de cargos comissionados no Ministério Público
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou à unanimidade projeto de lei que altera os critérios para ocupação de cargos comissionados na estrutura do Ministério Público Estadual (MPE). Com isso, o cargo de procurador-geral adjunto poderá ser ocupado, além de por procurador, como é atualmente, por promotor de justiça que tenha o mínimo de 10 anos de experiência na instituição e mínimo de 35 anos de idade. O projeto de lei complementar foi encaminhado pelo MPE na semana passada e altera as Leis Complementares Estaduais 141/96 e 446/2010. Com a aprovação o projeto segue para votação em plenário nesta quinta-feira (27).
Sessão solene homenageia grupos Comafins e Semente Cidadã
O deputado Kelps Lima (PR), que propôs a sessão solene em homenagem a0 15 anos do grupo Comanfis e aos quatro do projeto Semente Cidadã, destacou na solenidade realizada na manhã desta quinta feira (27) que esses grupos são frutos da interação entre o poder público e a sociedade civil organizada.
Projetos do TJRN são aprovados
Os deputados aprovaram os Projetos de Lei 007/13 e 045/13, ambos de iniciativa do Tribunal de Justiça (TJRN). O primeiro dos projetos altera dispositivos das Leis Complementares 165/99 e 242/2002, tendo sido aprovado pelo Tribunal Pleno do TJ em março deste ano e aprovado no Legislativo por 21 votos, sendo duas abstenções.
Plenária aprova 11 projetos de autoria dos deputados e um da Mesa Diretora
Na última sessão plenária do primeiro semestre Legislativo foram aprovados, por unanimidade, na tarde nesta quinta feira (27), 11 Projetos de Lei de autoria dos deputados, além de um Projeto de Lei da Mesa Diretora, incluindo o nome de um representante da Assembleia Legislativa no Conselho Estadual de Defesa do Consumidor.
Deputados aprovam Lei de Diretrizes Orçamentárias com modificações
A Assembleia Legislativa do RN aprovou, na sessão plenária desta quinta-feira (27), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece as metas e prioridades da Administração Pública Estadual, para o exercício financeiro de 2014. O Projeto de Lei encaminhado pelo Governo do Estado recebeu algumas emendas dos parlamentares e foi votado com um substitutivo. O relator do Projeto foi o deputado José Dias (PSD) que destacou a preocupação em adequar ou melhorar a matéria. “Tivemos a preocupação de eliminar qualquer vício de natureza político-partidária. Elaboramos um documento de natureza técnica”, declarou o relator.
Nome de Glauber Rêgo é aprovado pela Assembleia Legislativa
Com o nome aprovado por 22 dos 23 parlamentares presentes, o advogado Glauber Rêgo, 42 anos, é o novo desembargador de Justiça do RN. O nome do advogado foi indicado para a vaga do quinto constitucional da OAB. Seu nome figurou na lista tríplice composta ainda pelos nomes dos advogados Artêmio Azevedo e Magna Letícia, definida ontem (26) e foi o escolhido pela governadora Rosalba Ciarlini.
O deputado Fernando Mineiro (PT) se absteve de votar mas deixou claro que não se tratava de nenhum restrição pessoal a Glauber, e sim por discordar do processo de indicação de desembargador.
O deputado Fernando Mineiro (PT) se absteve de votar mas deixou claro que não se tratava de nenhum restrição pessoal a Glauber, e sim por discordar do processo de indicação de desembargador.
Agripino defende CPI para investigar gastos da Copa
O líder do Democratas no Senado, José Agripino, disse que uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para investigar se houve superfaturamento na construção dos estádios para as copas das Confederações e do Mundo se impõe.
Nota das oposições
Os partidos de oposição ao governo federal – Democratas, PPS e PSDB – estão firmemente empenhados em buscar soluções e respostas para os problemas e anseios que os brasileiros têm manifestado nas ruas, de forma democrática e pacífica.
Por esta razão, ofereceram ao amplo debate uma agenda propositiva, que há tempos defende, com medidas práticas e factíveis de curtíssimo prazo, nos campos do imprescindível combate à corrupção, ampliação da transparência na área pública e fortalecimento das políticas nacionais de saúde, segurança, educação, infraestrutura e combate à inflação.
Os partidos de oposição denunciam e condenam a estratégia do governo federal de, ao ver derrotada a tentativa golpista de uma constituinte restrita, buscar, agora, multiplicar a polêmica em torno da realização de plebiscito sobre a reforma política. Se tivesse, de fato, desejado tratar com seriedade esta importante matéria, a presidente já teria, nesses dois anos e meio, manifestado à nação a sua proposta para o aperfeiçoamento do sistema partidário, eleitoral e político brasileiro.
Somos favoráveis à consulta popular. Mas não sob a forma plebiscitária do sim ou não. Legislação complexa, como a da reforma política, exige maior discernimento, o que só um referendo pode propiciar.
A iniciativa do plebiscito, tal como colocada hoje, é mera manobra diversionista, destinada a encobrir a incapacidade do governo de responder às cobranças dos brasileiros, criando subterfúgio para deslocar a discussão dos problemas reais do país. Tudo isso se dá enquanto se agrava o cenário econômico, com recrudescimento da inflação, pífio crescimento e acelerada perda de credibilidade do governo aos olhos dos brasileiros e do mundo.
As oposições registram que continuarão debatendo, como sempre fizeram, as questões que interessam aos brasileiros. Jamais faremos oposição ao País.
Brasília, 27 de junho de 2013.
Aécio Neves – Presidente nacional do PSDB
José Agripino – Presidente nacional do Democratas
Roberto Freire – Presidente nacional do PPS
Por esta razão, ofereceram ao amplo debate uma agenda propositiva, que há tempos defende, com medidas práticas e factíveis de curtíssimo prazo, nos campos do imprescindível combate à corrupção, ampliação da transparência na área pública e fortalecimento das políticas nacionais de saúde, segurança, educação, infraestrutura e combate à inflação.
Os partidos de oposição denunciam e condenam a estratégia do governo federal de, ao ver derrotada a tentativa golpista de uma constituinte restrita, buscar, agora, multiplicar a polêmica em torno da realização de plebiscito sobre a reforma política. Se tivesse, de fato, desejado tratar com seriedade esta importante matéria, a presidente já teria, nesses dois anos e meio, manifestado à nação a sua proposta para o aperfeiçoamento do sistema partidário, eleitoral e político brasileiro.
Somos favoráveis à consulta popular. Mas não sob a forma plebiscitária do sim ou não. Legislação complexa, como a da reforma política, exige maior discernimento, o que só um referendo pode propiciar.
A iniciativa do plebiscito, tal como colocada hoje, é mera manobra diversionista, destinada a encobrir a incapacidade do governo de responder às cobranças dos brasileiros, criando subterfúgio para deslocar a discussão dos problemas reais do país. Tudo isso se dá enquanto se agrava o cenário econômico, com recrudescimento da inflação, pífio crescimento e acelerada perda de credibilidade do governo aos olhos dos brasileiros e do mundo.
As oposições registram que continuarão debatendo, como sempre fizeram, as questões que interessam aos brasileiros. Jamais faremos oposição ao País.
Brasília, 27 de junho de 2013.
Aécio Neves – Presidente nacional do PSDB
José Agripino – Presidente nacional do Democratas
Roberto Freire – Presidente nacional do PPS
quarta-feira, 26 de junho de 2013
FRASE
“As redes sociais estão fazendo o papel da verdadeira democracia, porque a verdadeira democracia é participativa e não representativa".
André Martins, professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ em entrevista BBC Brasil.
Recado
"Amigos,
Em virtude do protesto que ocorrerá nesta quinta-feira, dia 27, nosso SARAU JUNINO será ADIADO para o dia 4 de julho (quinta), e passará a ser SARAU JULHINO.
Brincadeiras à parte, pedimos a compreensão de todos, pois fica impossível realizar a festa com a manifestação ocorrendo, até pela localização do restaurantes, que provavelmente não abrirá no dia.
Então, remarquem a data na agenda, mas mantenham a animação para o nosso grande evento!
Alex Gurgel"
Em virtude do protesto que ocorrerá nesta quinta-feira, dia 27, nosso SARAU JUNINO será ADIADO para o dia 4 de julho (quinta), e passará a ser SARAU JULHINO.
Brincadeiras à parte, pedimos a compreensão de todos, pois fica impossível realizar a festa com a manifestação ocorrendo, até pela localização do restaurantes, que provavelmente não abrirá no dia.
Então, remarquem a data na agenda, mas mantenham a animação para o nosso grande evento!
Alex Gurgel"
Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis apresentará exposições de artistas potiguares
Além das artes plásticas, antiguidades e artesanatos o evento contará com a gastronomia típica do estado
Com produção cultural do jornalista Toinho Silveira, a 4ª Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis será nos dias 29 e 30 de junho na Praça das Flores, iniciando ás 10h, contando com exposições variadas de consagrados artistas do Rio Grande do Norte. No sábado, às 20h, haverá show da Banda 4 Cantos, que chega com uma nova proposta de MPB.
A professora Graça Queiroga, da Organização Potiguar para o Desenvolvimento Sustentável (OPDS), organizadora da feira confirmou várias exposições de artes durante o desenrolar do evento. “Pelo número de expositores e qualidade dos produtos a serem apresentados ao público, a 4 edição da Feira de Artes e antiguidades de Petrópolis será um sucesso”, disse Graça.
“Temos vários artistas plásticos confirmados, como o professor Pedro Roberto, que irá expor peças de mosaico, vitrais e fusão de vidro, o designer de jóias, Luiz Antonio, com peças de murano, o médico Iaperi Araújo, expondo telas e imagens sacras, o empresário Tarcísio Flor, com sua recente produção de caixas de madeiras machetadas, Ana Carla Vidal, com sua pintura abstrata, Polla Kouli com seus vitrais e esculturas de madeira, dentre outros, que certamente vão despertar bastante o interesse dos visitantes”, confirmou Graça Queiroga.
Artesanato
A organizadora do evento também confirmou a participação de vários artesãos, com uma boa diversificação de produtos, entre bordados, renda renascença, palha de carnaúba, cerâmicas de ceramistas renomados de São Gonçalo do Amarante, artesanatos variados, inclusive utilizando a folha da bananeira, produzido pelos artesãos da Fundação de Cultura Aldeia de Guajirú, de Extremoz, e do Grupo da Entidade ADOTE, com uma linha de produção criativa e sempre original de seus professores e alunos.
Flores
Haverá também expositores de flores e plantas ornamentais, apoiados nas suas atividades pelo Sebrae, além da participação da Cooperativa de Produtores Rurais da Comunidade Guanduba de São Gonçalo do Amarante, sob o comando do produtor rural Marcos Aurélio, trazendo produtos de verduras e hortaliças orgânicas.
Antiguidades
Além de peças antigas como moedas e cédula, presença do Sebo Cata livros, com obras raras, Antiquário Raridades, do grande colecionador Gabriel, Brechó da Igreja Comunidade Cristã Nova Esperança e publicações de autores do RN por meio da Secretaria Especial de Cultura / Fundação José Augusto. “Enfim, um conjunto de expressões culturais que servirão de atrativos a todos os participantes”, comemorou Graça Queiroga.
Apoios
“Contamos com o apoio cultural do Governo do Estado, SESI, SESC, Prefeitura de Natal, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e Prefeitura de Extremoz, Água Mineral Cristalina, Semsur, Sebrae e Secretaria de Turismo do Estado”, disse a professora Graça Queiroga, da Organização Potiguar para o Desenvolvimento Sustentável (OPDS), coordenadora da feira. “Sou imensamente grata ao secretário Ranieri Barbosa, da Semsur, a Zeca Melo e João Hélio, do Sebrae, a Leda Medeiros, presidente da Fundação de Cultura Aldeia de Guajiru e a Isaura Rosado, secretária de Cultura do RN”, concluiu Graça Queiroga. (LS).
Serviço
4ª Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis
Dia 29 e 30 de junho de 2013
Das 08h às 22h no sábado e até as 20h no domingo.
Exposição e vendas de antiguidades, artesanatos, artes plásticas, gastronomia regional, plantas ornamentais e show cultural.
Fotos: Divulgação
Tese da Dra. Gioconda Leão é aceita em Jornal Internacional
A Dra. Gioconda Leão, que também é diretora do laboratório DNA Center, teve sua tese de doutorado, intitulada "Análise do gene HFE C282Y, H63D e S65D em pacientes com hiperferritinemia do Nordeste do Brasil", aceita para publicação internacional, no Journal of Clinical Laboratory Analysis, periódico que divulga importantes trabalhos na área de análises clínicas laboratoriais.
Prefeitura de Ipanguaçu treina profissionais de saúde para planejamento familiar
Em busca de informar e treinar os profissionais de saúde do município para que possa ser repassada a população as informações importantes, a Prefeitura de Ipanguaçu através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu na manhã desta terça-feira (25) no auditório da Câmara de Vereadores um treinamento sobre ‘Métodos contraceptivos, e planejamento familiar’ que contou com a participação de profissionais da saúde.
Atleta paralímpico de São Gonçalo vai integrar delegação brasileira no Mundial do Canadá
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), definiu os integrantes da Seleção Brasileira que disputarão o Mundial de Natação Paralímpico, que ocorre em Montreal, no Canadá, de 11 a 17 de agosto de 2013. Esta é a principal competição da modalidade nesta temporada, abrindo o novo ciclo rumo aos Jogos do Rio-2016. A delegação brasileira no Canadá terá 25 atletas. O Rio Grande do Norte, com cinco, dentre eles, o competente Jackson Alexandre da cidade de São Gonçalo do Amarante/RN e São Paulo, com quatro, são os Estados com o maior número de representantes. Rio de Janeiro e Minas Gerais têm três, seguido por Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com dois cada. Ceará, Tocantins, Pernambuco e Paraíba contam com um representante.
Fábio Faria relata preocupação com o setor do turismo no Rio Grande do Norte
Os dados divulgados pela Infraero mostram uma queda acentuada no número de turistas que chega ao Rio Grande do Norte. A tendência de queda é registrada tanto entre turistas nacionais quanto estrangeiros. Nos primeiros meses de 2011, mais de 907 mil brasileiros vieram de outros estados para conhecer o RN. Mas agora em 2013, esse número foi reduzido para pouco mais de 809 mil turistas. Uma queda de mais de 10%. Quando se trata de turistas estrangeiros, a redução é percebida desde 2009 e chega a 35% em quatro anos, ressaltou o segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Faria, no discurso em que cobrou ações do governo do estadual para restabelecer a atividade que mais gera emprego.
terça-feira, 25 de junho de 2013
Homem desmemorializado precisa de ajuda
O Sr. Aristeu Oliveira Confessor, encontra-se no Hospital Presidente Café Filho, em Extremoz, com falhas de memória. Aparentando cerca de 70 anos ele foi encaminhado ontem por uma ambulância do SAMU na noite desta segunda-feira, com ferimento na cabeça. Não se lembra de nenhum nome de familiar e afirma apenas saber que mora em São Gonçalo do Amarante. Ele é magro, baixo e usa barba. Está aguardando a presença de algum familiar ou amigo para voltar para casa.
Projeção de Fotos no Arraiá da Aphoto
Quem participou das expedições fotográficas ao Brejo Paraibano ou às Dunas do Rosado pode enviar suas fotos para ser exibidas no dia do evento.
O primeiro Arraiá da Aphoto será na próxima quinta-feira, dia 27 de junho, a partir das 18h30, no restaurante Chapéu de Palha (Bar Original), na Prudente de Morais, próximo a Caixa Econômica Federal. O evento será aberto para sócios aphotistas, fotógrafos, amigos e familiares, para uma grande confraternização junina.
Na ocasião, haverá projeção das fotografias das expedições nas Dunas do Rosado e ao Brejo Paraibano e quem participou pode ter suas fotos projetas, basta enviar as imagens, com resolução 1200 x 800 com 300 pixels ,para o e-mail mrafaelam@gmail.com
O Arraiá da Aphoto terá música ao vivo com um trio de forró pé-de-serra, tocando todos os sons do mais legítimo São João do Nordeste. Só paga o que consumir no restaurante.
Arraiá da Aphoto
Dia | 27 de junho (quinta-feira)
Local | Restaurante Chapéu de Palha (Bar Original)
Hora | 18h30
Atração | Sanfoneiro com trio de forró
Entrada Franca
Espetáculo potiguar que homenageou Luiz Gonzaga será exibido nesta quarta-feira pelo SESCTV
“Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão”, do qual participaram Orquestra da UFRN e seis artistas potiguares, será exibido em rede nacional dia 26
O espetáculo Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão, uma homenagem do projeto Parcerias Sinfônicas Sesc a Luiz Gonzaga, passou por palcos de cinco cidades potiguares e por São Paulo (SP). A visita à capital paulista foi gravada pela SESCTV (http://www.sesctv.org.br/), e será exibida pelo canal nesta quarta-feira, 26/06, às 22h, com reprises em outros dias. Para saber todas as datas, basta acessar o site do Sesc RN: www.sescrn.com.br.
O projeto, realizado pelo Sistema Fecomércio/RN por meio do Sesc, mostrará em rede nacional os grandes talentos potiguares que participaram de sua 2ª edição: Orquestra Sinfônica da UFRN, Caio Padilha, Camila Masiso, Khrystal, Valéria Oliveira, Wigder Valle e o Zé Hilton. Pioneiro, Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão mesclou música, teatro, poesia, tecnologia e arte circense – já que Gonzaga também foi do circo. O show integrou a 2ª edição do projeto Parcerias Sinfônicas Sesc.
Além da valorização dos talentos da terra, o show-concerto inovou ao usar tecnologia de ponta. Os painéis que compuseram o cenário foram alvo de projeções mapeadas, exibindo imagens de Luiz Gonzaga e elementos sintonizados com os clássicos tocados no show. O ator, cantor e multi-instrumentista Caio Padilha interagia com o filho de “seu” Januário, produzindo a forte sensação da presença do músico pernambucano no palco.
O espetáculo estreou em julho de 2012 em Mossoró, e se apresentou ainda em Natal, Caicó, Angicos, praia de Pirangi (Parnamirim) e São Paulo (SP). Mais de 15 mil pessoas assistiram ao show-concerto.
Sobre o Projeto Parcerias Sinfônicas.
O Projeto Parcerias Sinfônicas Sesc é mais uma ação institucional em prol da valorização da cultura potiguar, realizada por meio da formação musical e do incentivo ao surgimento de novos talentos. Ao ampliar a oferta de concertos e de shows gratuitos de qualidade para toda a sociedade, a iniciativa democratiza o acesso à cultura.
A proposta do projeto, que começou em 2011, é de promover parcerias entre Sesc e orquestras, grupos sinfônicos e camerísticos, solistas, arranjadores, compositores e produtores, de modo a incentivar a produção musical local, com foco na formação de músicos e de plateia. Em 2011, ano da 1ª edição, foi apresentado o show-concerto “Clássicos da MPB”; na 2ª edição, Luiz Gonzaga foi homenageado no ano do seu centenário (2012) com “Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão”. As articulações para a 3ª edição, que estreia ainda em 2013, já estão sendo feitas, e a novidade será divulgada em breve.
Serviço:
O quê? Espetáculo “Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão” será exibido pelo SESCTV (canal de TV a cabo)
Quando? Dia 26/06, às 22h, com reprises
Quem participa? Orquestra Sinfônica da UFRN, Caio Padilha, Camila Masiso, Khrystal, Valéria Oliveira, Wigder Valle e Zé Hilton
Castelo Pub realiza Luau ao som do reggae nesta sexta
A mais famosa noite de reggae de Natal está de volta! Nesta sexta-feira, 28, o Castelo Pub promove o Luau Reggae, com a banda Faces Negra, Roots Band e o cantor Bob Marlon, a partir das 23h.
O jovem músico Bob Marlon, uma das atrações da noite, ficou conhecido em todo o país por cantar e se apresentar em shows desde os seis anos de idade, cantando e interpretando músicas de Bob Marley. Ele já se apresentou com várias bandas potiguares e nacionais, como os Maranhenses da Tribo de Jah e tem como fãs os integrantes da banda paulista Planta e Raiz. Além dele, as bandas Faces Negra e Roots Band prometem agitar a festa com o melhor do reggae.
A entrada custa R$10,00 e o Castelo Pub fica na Rota do Sol, em frente ao estádio Frasqueirão.
Informações: 84 8854.4029
Sindasp-RN lamenta morte de agente penitenciário
É com muito pesar que o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp-RN) se pronuncia sobre a morte de um dos integrantes dessa categoria tão importante para o funcionamento do sistema penitenciário e da segurança pública do Rio Grande do Norte. O agente penitenciário Ronilson Alves da Silva, assassinado a tiros, em Mossoró, foi vítima da insegurança sentida na pela diariamente por cada um de nós.
Tarifa de ônibus de São Gonçalo cai para R$ 2,30 a partir desta quarta (26)
O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou na edição de hoje (25) a autorização do Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte (DER) que reduz o preço da tarifa cobrada nas linhas de ônibus de São Gonçalo do Amarante. Com a redução, o preço que chegou a R$ 2,50, agora foi reduzido para o valor de R$ 2,30.
Tubarão Pirangi e Boca Juniores decidem etapa Natal do Circuito RN de Beach Soccer
Tubarão Pirangi e Boca Juniores decidem no próximo sábado (29), às 9h, no Arena do Conjunto Pirangi, a etapa Natal do 1º Circuito RN de Beach Soccer. Os dois times venceram Guamaré e Volkswagen, respectivamente, na etapa que aconteceu no ultimo fim de semana. As duas equipes já garantiram vaga para a grande final do torneio.
Nordestão Salesiano começa nesta terça-feira com participação de 2 mil atletas
Começa nesta terça-feira (25) o 29º Nordestão Salesiano, um dos maiores eventos de escolas particulares da América Latina que, este ano, terá a cidade do Natal como sede. A abertura oficial será às 19h30, no Ginásio do Campus da UFRN.
Dia do Nhoque da Sorte no Mamma Itália chega a 5ª Edição
O evento mostra que é possível unir o prazer de comer bem com o prazer e exercitar a solidariedade
No próximo sábado, dia 29, o Mamma Itália Restaurante e Pizzaria promove a 5ª Edição do evento propondo como novidade o Spätzle, uma versão de nhoque que tem sua origem na Alemanha mas que é muito difundindo no extremo norte da Itália. O evento é uma parceria do estabelecimento com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) e aproveita a antiga tradição de comer nhoque no dia 29 de cada mês para realizar uma ação solidária bem como estimular os clientes a fazer o mesmo.
No próximo sábado, dia 29, o Mamma Itália Restaurante e Pizzaria promove a 5ª Edição do evento propondo como novidade o Spätzle, uma versão de nhoque que tem sua origem na Alemanha mas que é muito difundindo no extremo norte da Itália. O evento é uma parceria do estabelecimento com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) e aproveita a antiga tradição de comer nhoque no dia 29 de cada mês para realizar uma ação solidária bem como estimular os clientes a fazer o mesmo.
Carlos Eduardo assina mensagem que inicia a licitação do transporte coletivo
O prefeito Carlos Eduardo assinou na semana passada mensagem que encaminha a Câmara Municipal de Natal o Projeto de Lei que organiza os serviços públicos de transporte coletivo de passageiros do município de Natal. O objetivo é resgatar o controle do poder público sobre a prestação desse serviço estabelecendo critérios e exigências que irão beneficiar toda a população, especialmente os usuários do transporte coletivo. A solenidade, que foi realizada no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, também serviu para a assinatura do Decreto Nº 9.998 que reduz o valor das tarifas do transporte coletivo da capital potiguar.
Fórum vai discutir nesta quarta-feira projeto de implantação de ciclovias
Com o objetivo de debater a implantação do sistema cicloviário e a segurança no tráfego do ciclista, será realizado na próxima quarta-feira (26) às 09h, no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Gestão Estratégica (Segelm), o 1º Fórum do Ciclismo de Natal.
Oficinas autorizadas recebem treinamento para utilização de portal do Inmetro
Na última semana, representantes de oficinas autorizadas pelo Inmetro no Estado estiveram no Telecentro do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN), onde receberam treinamento para a utilização do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE).
Auditoria na folha de pagamento do município começará em julho
O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, a secretária municipal de Planejamento, Virginia Ferreira e o secretário chefe do Gabinete Civil, Sávio Hackradtt, se reuniram nesta segunda-feira (24) em Brasília com os representantes do Movimento Brasil Competitivo (MBC). Eles conversaram sobre a captação dos recursos para o inicio das reformas que a atual administração vai implantar para melhorar a arrecadação e diminuir as despesas do município. De acordo com a titular do Planejamento a reunião foi considerada produtiva, pois a equipe do Movimento Brasil Competitivo anunciou que duas empresas já sinalizaram com a doação de recursos para os projetos. As construtoras OAS e Queiroz Galvão foram as primeiras a contribuírem com a iniciativa.
Hemonorte planeja ações para grandes eventos
O Hemonorte, comprometido em fornecer sangue com garantia de qualidade e continuar proporcionando o acesso à atenção hematológica e hemoterápica segura e eficaz à população, reuniu, nesta terça-feira (25), pela manhã, seu corpo gerencial para estruturar o plano de contingência para situações de emergência em grandes eventos.
Ricardo Motta é escolhido para compor colegiado da Unale
O presidente da ALRN, deputado Ricardo Motta (PMN), foi escolhido 1º secretário do Colegiado dos presidentes das Assembleias Legislativas da Unale (União Nacional dos Legislativos Estaduais). O Colegiado é presidido pelo deputado Guilherme Uchôa (PDT-PE) e tem a seguinte composição: 1º vice-presidente: Joares Ponticelli (PP-SC), 2º vice-presidente: Chico Guerra (PSDB-RO), 2º secretário: Júnior Favacho (PMDB-AP) e tesoureiro Sandoval Cardoso (PSD-TO).
Comissão de Educação e Cultura da CMN recebe presidente da Funcarte
A Comissão Parlamentar de Educação, Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Natal, presidida pela vereadora Eleika Bezerra, recebeu nesta segunda-feira (24) o presidente da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), Dácio Galvão. A reunião teve como objetivo discutir o Sistema Municipal de Cultura de Natal e a elaboração do Plano Municipal de Cultura.
Oposição rebate proposta de Dilma sobre plebiscito da reforma política
O líder do Democratas no Senado, José Agripino, criticou a iniciativa da presidente Dilma Rousseff de propor plebiscito sobre a realização de uma constituinte para a reforma política. Nesta segunda-feira (24), a presidente da República recebeu governadores e prefeitos para discutir medidas em relação às manifestações populares que tomam conta das ruas do país. Em seu discurso de abertura, a chefe do Executivo propôs “cinco pactos em favor do Brasil” que englobam as áreas social, econômica e política.
Agripino considerou a proposta de um plebiscito “uma manobra diversionista” e lembrou que a reforma política já poderia ter sido feita se não fosse a própria base do governo no Congresso, que sempre foi contra a tramitação da matéria. “Fazer um plebiscito para aquilo que o Congresso pode fazer? Reforma constitucional precisa de quórum qualificado, então, podemos fazer a qualquer hora, basta que o governo queira e mande sua base votar. Porque o que acontece é que o governo manda que sua base não vote e, não votando, não tem definição de reforma política”, frisou Agripino.
Agripino considerou a proposta de um plebiscito “uma manobra diversionista” e lembrou que a reforma política já poderia ter sido feita se não fosse a própria base do governo no Congresso, que sempre foi contra a tramitação da matéria. “Fazer um plebiscito para aquilo que o Congresso pode fazer? Reforma constitucional precisa de quórum qualificado, então, podemos fazer a qualquer hora, basta que o governo queira e mande sua base votar. Porque o que acontece é que o governo manda que sua base não vote e, não votando, não tem definição de reforma política”, frisou Agripino.
segunda-feira, 24 de junho de 2013
PREFEITURA DO NATAL GARANTE APOIO PARA REALIZAÇÃO DO FÓRUM NACIONAL DOS PONTOS DE CULTURA
Teia reúne mais de 4 mil participantes e Natal vai receber o encontro em 2014 graças ao apoio da Prefeitura do Natal, através da Funcarte
A Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes, vai brindar o apoio necessário para a realização do encontro TEIA, em 2014. TEIA é o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura do Ministério da Cultura e é realizado anualmente numa cidade diferente. Em 2014 será a quinta edição do encontro e pela primeira vez será realizado na capital potiguar.
Trata-se de um evento que reúne mais de 4 mil participantes de todo o Brasil e visa fortalecer o Sistema Nacional de Cultura, onde Natal está inserida através do Plano Municipal de Cultura. A TEIA discute todo o aspecto político-cultural dos Pontos de Cultura e fomenta a construção de marcos legais.
O presidente da Funcarte, Dácio Galvão, representou o Prefeito Carlos Eduardo no encontro e garantiu que Natal brindará o apoio necessário para a realização do evento.
A reunião contou com a participação de Pedro Vasconcellos, diretor de Cidadania e Diversidade Cultural da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural-SCDC/MinC, da Deputada Fátima Bezerra, Gilson Matias (Chefe da Regional Nordeste do Minc) e ainda de Rodrigo Bico, Fábio Henrique e Flávio Freitas, chefe do Departamento de Artes Visuais da Funcarte.
Dionísio Outeda
A Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes, vai brindar o apoio necessário para a realização do encontro TEIA, em 2014. TEIA é o Fórum Nacional dos Pontos de Cultura do Ministério da Cultura e é realizado anualmente numa cidade diferente. Em 2014 será a quinta edição do encontro e pela primeira vez será realizado na capital potiguar.
Trata-se de um evento que reúne mais de 4 mil participantes de todo o Brasil e visa fortalecer o Sistema Nacional de Cultura, onde Natal está inserida através do Plano Municipal de Cultura. A TEIA discute todo o aspecto político-cultural dos Pontos de Cultura e fomenta a construção de marcos legais.
O presidente da Funcarte, Dácio Galvão, representou o Prefeito Carlos Eduardo no encontro e garantiu que Natal brindará o apoio necessário para a realização do evento.
A reunião contou com a participação de Pedro Vasconcellos, diretor de Cidadania e Diversidade Cultural da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural-SCDC/MinC, da Deputada Fátima Bezerra, Gilson Matias (Chefe da Regional Nordeste do Minc) e ainda de Rodrigo Bico, Fábio Henrique e Flávio Freitas, chefe do Departamento de Artes Visuais da Funcarte.
Dionísio Outeda
1º Encontro do Pronatec/Senar será promovido nesta sexta-feira
Nesta sexta (28), no Hotel Praia Mar, o Sistema Faern/Senar promove o 1º Encontro Pronatec/Senar em Natal. Na ocasião, os alunos concluintes que participaram dos diversos cursos ministrados ao longo do ano serão homenageados pela entidade e sua diretoria.
Chuvas contribuem para má condição de balneabilidade das praias do RN
Seis trechos estão considerados impróprios para banho há duas semanas
Por mais uma semana, os banhistas devem evitar o contato com a água nas praias de Pirangi do Sul (perto da Igreja), Ponta Negra (nos trechos próximos ao Morro do Careca, acesso principal e no final do calçadão), Via Costeira (próximo à Barreira D’água), Areia Preta (Praça da Jangada) e Redinha (Rio Potengi). O aumento da média de coliformes encontrados nesses trechos coincide com o período de chuvas no litoral leste potiguar.
Por mais uma semana, os banhistas devem evitar o contato com a água nas praias de Pirangi do Sul (perto da Igreja), Ponta Negra (nos trechos próximos ao Morro do Careca, acesso principal e no final do calçadão), Via Costeira (próximo à Barreira D’água), Areia Preta (Praça da Jangada) e Redinha (Rio Potengi). O aumento da média de coliformes encontrados nesses trechos coincide com o período de chuvas no litoral leste potiguar.
Bombeiros afirmam apoio ao processo de implantação do Samu na região Seridó do estado
O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, esteve reunido no Quartel do Comando Geral da Corporação, em Natal, com o prefeito do município de Caicó, Roberto Germano, e com a Diretora do Samu Metropolitano, Cecilia Picinin, para discutir sobre a ampliação dos serviços de atendimento pré hospitalar na região do seridó.
Pediatra sugere alimentação adequada contra doenças de Inverno
A chegada do período úmido e chuvoso do Inverno facilita o surto de resfriado s, gripes e viroses entre as crianças e isso faz com que elas acabem passando mais vezes pelas urgências pediátricas durante essa estação. De acordo com profissionais da área de saúde, nesse momento vale aquele esforço extra para melhorar a imunidade da criançada e tentar manter as doenças de inverno bem longe.
Exame detecta o vírus da Dengue em 24 horas após o início da febre
Com a chegada do período de chuvas, os cuidados com o mosquito transmissor da Dengue devem ser redobrados. Os sintomas da doença já são teoricamente conhecidos: dores no corpo, dor de cabeça forte e febre alta (entre 39º e 40º). Para ter certeza do contágio pelo vírus, antes era preciso esperar alguns dias. A partir de agora, nova técnica apresenta o resultado do exame em no máximo 24h, contribuindo para um tratamento mais eficaz da doença.
Comitiva pede ao prefeito instalação da Comissão Municipal da Memória, verdade e Justiça
O prefeito Carlos Eduardo recebeu no final da tarde desta sexta-feira (21), em seu gabinete, um grupo que reivindica a instalação da Comissão Municipal da Memória, Verdade e Justiça no âmbito do município de Natal. O grupo foi solicitar ao prefeito a sanção, o mais breve possível, do Projeto de Lei nº 36/2013, aprovado pela Câmara Municipal de Natal.
Declaração de José Agripino sobre pronunciamento de Dilma Rousseff
“A presidente falou uma série de obviedades. Fez uma análise superficial do comportamento dos manifestantes. Não disse o que o Brasil gostaria de ouvir como, por exemplo, que ela vai pedir aos presidentes do Legislativo que pautem a destinação de 10% dos recursos da União para a saúde. Eu particularmente ficaria feliz com isso porque seria um compromisso claro do governo. Ela também poderia manifestar apoio à intenção do presidente do Supremo Tribunal Federal de acelerar o julgamento do mensalão, sem que isso significasse interferência no Judiciário, numa clara sinalização política ao país de combate à corrupção e impunidade. Aí sim o povo daria crédito ao pronunciamento. Foram falas sem consequências e que não correspondem ao esforço que os brasileiros fizeram para demonstrar a insatisfação. O povo espera atitudes”.
José Agripino
Presidente Nacional do Democratas
José Agripino
Presidente Nacional do Democratas
domingo, 23 de junho de 2013
Ida ao shopping
Simone Sodré
Médica
Médica
Interessante. Tudo muito limpo, bactérias adoram isso. Deixei o carro debaixo de uma led vermelha que indica a vaga ora ocupada. Tudo para me fazer sentir mais. Mais especial. Ainda não climatizaram o estacionamento, o que me deu a chance de sentir um pouco do calor. Sentia-me totalmente incluída entre os melhores nessa escala vertical perversa de pantanoso prazer.
Ainda sentia o calor quando ao me aproximar da porta automática, dei de cara com um paredão de seguranças fechando a entrada. Nao se opuseram à minha passagem. Vi então uma família: mãe, três filhos pequenos todos trajando roupas de estilo. Estilo que os costureiros vão copiar e blogueiros e blogueiras vão disseminar e as grifes venderão como "moda de rua" por um precinho de dar status a qualquer novo rico que se preze. É o que há de mais moderno.
Tudo muito perverso.
Pois eu parei e fiquei muito envergonhada de poder entrar e a família não. Perguntei aos seguranças o que havia ali. Eles responderam constrangidos ( e isso pude perceber no olhar no meu) que cumpriam ordens, pois aquela família ia entrar para pedir. E eu entrei sem pedir. E eles nem sabem o que sairia de mim. Os mandantes.
"Parece que era construção e já é ruína/
...Alguma coisa está fora da ordem, fora da nova ordem mundial"
DEUS EXISTE. POR ISSO O HOMEM DE FERRO EXISTE.
Públio José – jornalista
(publiojose@gmail.com)
(publiojose@gmail.com)
Desde o surgimento do primeiro homem, independente da visão criacionista ou evolucionista que envolve o tema, nunca deixou de existir interação entre o ser humano e a divindade. Independente de épocas, nomes, culturas, hábitos e estruturas político-sociais, o assunto sempre se fez presente na vida do homem, subsistindo até a fortes períodos de oposição à presença de uma pessoa de dimensão divina na rotina terrena. Mesmo o mais empedernido ateu, o mais encorpado descrente intui que existe algo a mais na existência do homem – de difícil ou mesmo de impossível explicação. Algo sobrenatural, muito além do Big Bang e da compreensão, atuou na origem do Universo – fato aceito por alguns, mesmo que de forma enviesada. Enquanto isso – embora formulando suas próprias respostas para tais fenômenos – o homem exercita uma verdadeira compulsão no sentido de buscar a imortalidade.
Em diferentes culturas, em longínquas civilizações, em recônditos miseráveis ou em ambientes sofisticados, o homem cultiva uma chama que arde em seu interior e que, extravasada de forma incivilizada – ou mesmo obedecendo a conveniências sociais – o recoloca no mesmo caminho: a busca pela imortalidade. Ou, por outra, o que leva um feiticeiro indígena a querer diferenciar-se dos demais, acumulando conhecimento que só ele tem acesso, senão o desejo de se tornar algo que o aproxime do divino? E o que faz ambientes cultos e letrados criar organismos culturais, a título de academias de letras, nos quais impera a norma dos sócios se autodenominarem imortais? Ou o que move o monarca que se designa O Rei Sol? Ou o cientista que pesquisa formas de combater a morte, através de fórmulas sem fim que venham prolongar a vida humana, fazendo-a, digamos, imorredoura? Como se vê...
Utilizando-se de bruxaria, de cultura, de poderio político, religioso ou militar, o homem vem tentando colocar-se acima do natural, buscando com sofreguidão um status que o faça imune à morte. Será este fenômeno algo casual, gratuito, de geração espontânea no psiquismo humano? Ou será que algo tão profundo, presença constante em pessoas, culturas e regiões tão díspares, ocorre de maneira semelhante ao nascimento da grama após as primeiras chuvas? Mistério... Nas histórias em quadrinhos, por exemplo, de onde vem o desejo dos criadores de ver seus heróis reverenciados como invencíveis..., como imortais? Mesmo sem ser conhecedor dos mistérios e enigmas que envolvem o universo de HQ, basta dar uma olhada no desempenho de seus heróis – aliás, super-heróis – para enxergar neles seres de atributos jamais encontráveis nos demais habitantes da Terra.
De onde vem, então, esse conhecimento que não se aprende na escola e que se manifesta em Flash Gordon, Batman, Homem Aranha, Super Homem, Homem de Ferro e tantos outros, alçando-os ao time (suprema dádiva!) dos imbatíveis, dos imortais? Ora, se o Homem de Ferro tem status de deus para seu criador, lógico que é reflexo do sonho do artista de se ver imortal! Além do mais, defendendo injustiçados, humildes e fragilizados? Prática tirada de onde? Não seria da essência do Evangelho de Jesus? Se os super-heróis posam de imortais e de deuses, inclusive na defesa dos mais fracos, de qual DNA se origina tal concepção? De qual fonte bebem seus inspiradores? Só pode ser do Deus verdadeiro, ora! Afinal, o homem é imagem e semelhança de Deus! Xeque mate no enigma: o Homem de Ferro só existe porque Deus existe! Ou melhor, Deus existe e fez o homem que criou o Homem de Ferro. Confere?
A REVOLTA DO MUNDÃO
Por Flávio Rezende*
As pessoas de bem neste recanto de canto planetário chamado Brasil andam acumulando estresses por uma série de acontecimentos pessoais e coletivos.
Muitas famílias ficam muito revoltadas quando observam criminosos que mataram seus filhos e/ou parentes, soltos devido a erros na formulação dos pedidos de prisão ou respondendo em liberdade devido a leis que mais parecem mães diante das monstruosidades eternizadas na vida de alguns.
Pagadores de impostos em geral andam muito chateados com os serviços públicos que são mantidos com estes recursos, pelo fato de não atenderem as mínimas demandas, causando perda de tempo, idas e vindas, falta disso e daquilo e uma série interminável de decepções em todos os níveis.
Usuários dos sistemas de transporte, saúde, educação, segurança contam aos quatro cantos desventuras nestes setores, todos carentes de operacionalidade e racionalidade, enervando, pirando e tirando a paciência de todos os cidadãos, independente de classe social e poder econômico, pois até os mais abastados dependem também do bom funcionamento das coisas relacionadas a estes setores.
Todos os problemas que ocorrem no cotidiano das pessoas geram no interior das mesmas, um esquentamento sanguíneo, levando-as a uma necessidade de publicitação da revolta, com uns utilizando as mídias sociais, outros saindo às ruas, outros procurando ouvidorias, Procons, imprensa e, até alguns partindo para decisões pessoais de caráter vingativo e igualmente criminoso.
A revolta do buzão começou em todo o Brasil com a intenção de atrair atenção da população, da mídia, das autoridades e dos empresários para a questão do aumento das tarifas e da melhoria no transporte público de várias cidades, mas, diante deste sentimento global de insatisfação com tantas coisas, está começando lentamente a migrar para uma revolta mais ampla, seguindo mais ou menos tendência mundial em movimentos que começam por um motivo e, enveredam por outros.
Não vou aqui me posicionar de maneira mais ampla sobre os muitos ângulos do assunto, tendo apenas a intenção de fazer o link desse movimento que agora fortemente reprimido, começa a ganhar corpo e atrair outros seres indignados com estas tantas coisas por ai, podendo ou não convergir para uma grande revolta que abrace todas as causas não devidamente resolvidas pelos poderes em geral e iniciativa privada.
Alguns empresários são louvados pela ousadia de empreender e ofertar empregos, mas, também são muito gananciosos e exploram os trabalhadores e as populações, podendo ter menos lucros e empresas mais humanizadas. O Ministério Público é saudado com carinho por suas investigações bem vindas, mas não se contenta com altos salários e busca auxílios disso e daquilo, afrontando a população empobrecida.
Políticos em geral agem egoisticamente, negociando votos e posições, traindo os sonhos de uma nação e, na soma de todos estes acontecimentos, um vulcão de indignação, de revolta, de raiva e de ódio, cresce e se forma, sendo natural que o magma condutor deste conjunto de chateações, aconteça em erupções por várias partes do Brasil, criando assim o solo fértil para a guerrilha urbana, formação de grupos políticos radicais o que, inevitavelmente, chama a reunião dos militares para decisões mais radicais, divisão da sociedade, conflitos filosóficos e ideológicos e, o caos instalado.
Se o governo não procurar resolver os problemas enquanto eles são pequenos, obrigando empresários a investir mais seriamente em seus ônibus, reduzindo impostos como já o fez, construindo paradas de ônibus dignas, dando condições para que parcerias sejam interessantes para todos na criação de metrôs, trens e resolvendo de vez este sério problema de transporte, a revolta do buzão vai virar a revolta do mundão e, no mesmo bonde, vão embarcar todas as revoltas, quebrando paradas e evitando assim, que a condução não tenha mais onde parar, até descarrilhar e, o País, mergulhado em caos, não tenha mais como sua nau navegar em águas razoavelmente calmas.
· É escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN (escritorflaviorezende@gmail.com)
As pessoas de bem neste recanto de canto planetário chamado Brasil andam acumulando estresses por uma série de acontecimentos pessoais e coletivos.
Muitas famílias ficam muito revoltadas quando observam criminosos que mataram seus filhos e/ou parentes, soltos devido a erros na formulação dos pedidos de prisão ou respondendo em liberdade devido a leis que mais parecem mães diante das monstruosidades eternizadas na vida de alguns.
Pagadores de impostos em geral andam muito chateados com os serviços públicos que são mantidos com estes recursos, pelo fato de não atenderem as mínimas demandas, causando perda de tempo, idas e vindas, falta disso e daquilo e uma série interminável de decepções em todos os níveis.
Usuários dos sistemas de transporte, saúde, educação, segurança contam aos quatro cantos desventuras nestes setores, todos carentes de operacionalidade e racionalidade, enervando, pirando e tirando a paciência de todos os cidadãos, independente de classe social e poder econômico, pois até os mais abastados dependem também do bom funcionamento das coisas relacionadas a estes setores.
Todos os problemas que ocorrem no cotidiano das pessoas geram no interior das mesmas, um esquentamento sanguíneo, levando-as a uma necessidade de publicitação da revolta, com uns utilizando as mídias sociais, outros saindo às ruas, outros procurando ouvidorias, Procons, imprensa e, até alguns partindo para decisões pessoais de caráter vingativo e igualmente criminoso.
A revolta do buzão começou em todo o Brasil com a intenção de atrair atenção da população, da mídia, das autoridades e dos empresários para a questão do aumento das tarifas e da melhoria no transporte público de várias cidades, mas, diante deste sentimento global de insatisfação com tantas coisas, está começando lentamente a migrar para uma revolta mais ampla, seguindo mais ou menos tendência mundial em movimentos que começam por um motivo e, enveredam por outros.
Não vou aqui me posicionar de maneira mais ampla sobre os muitos ângulos do assunto, tendo apenas a intenção de fazer o link desse movimento que agora fortemente reprimido, começa a ganhar corpo e atrair outros seres indignados com estas tantas coisas por ai, podendo ou não convergir para uma grande revolta que abrace todas as causas não devidamente resolvidas pelos poderes em geral e iniciativa privada.
Alguns empresários são louvados pela ousadia de empreender e ofertar empregos, mas, também são muito gananciosos e exploram os trabalhadores e as populações, podendo ter menos lucros e empresas mais humanizadas. O Ministério Público é saudado com carinho por suas investigações bem vindas, mas não se contenta com altos salários e busca auxílios disso e daquilo, afrontando a população empobrecida.
Políticos em geral agem egoisticamente, negociando votos e posições, traindo os sonhos de uma nação e, na soma de todos estes acontecimentos, um vulcão de indignação, de revolta, de raiva e de ódio, cresce e se forma, sendo natural que o magma condutor deste conjunto de chateações, aconteça em erupções por várias partes do Brasil, criando assim o solo fértil para a guerrilha urbana, formação de grupos políticos radicais o que, inevitavelmente, chama a reunião dos militares para decisões mais radicais, divisão da sociedade, conflitos filosóficos e ideológicos e, o caos instalado.
Se o governo não procurar resolver os problemas enquanto eles são pequenos, obrigando empresários a investir mais seriamente em seus ônibus, reduzindo impostos como já o fez, construindo paradas de ônibus dignas, dando condições para que parcerias sejam interessantes para todos na criação de metrôs, trens e resolvendo de vez este sério problema de transporte, a revolta do buzão vai virar a revolta do mundão e, no mesmo bonde, vão embarcar todas as revoltas, quebrando paradas e evitando assim, que a condução não tenha mais onde parar, até descarrilhar e, o País, mergulhado em caos, não tenha mais como sua nau navegar em águas razoavelmente calmas.
· É escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN (escritorflaviorezende@gmail.com)
A TAL LIBERDADE
Mércia Carvalho
Cronista
Certa vez, em determinado período da minha vida, Lúcia a minha irmã caçula, me disse:
- Mércia, agora você tem sua liberdade!
E eu lhe questionei:
- E o que eu vou fazer com essa tal liberdade? Naquele momento de sofrimento e solidão, como eu iria entender sobre o que seria ser livre, no sentido amplo da palavra, se sempre, de muletas eu andara durante toda vida?
Mal sabia que aos quarenta e tantos anos, finalmente, estava dando os primeiros passos de liberdade para o meu crescimento como gente, como pessoa.
Às vezes, em meus devaneios, me questiono sobre o que fui como fui e por que fui aquela pessoa que se deixou levar pelas circunstâncias da vida sem fazer questionamentos, apenas me deixando levar.
Liberdade é felicidade. Ser livre é ser feliz. E vice versa.
Existem pessoas que vivem, a qualquer custo, presas a alguém ou alguma coisa, em busca da felicidade e com uma vontade imensa de ser feliz, mas não têm a tal liberdade. Porque ser ou se sentir livre e feliz, independe se você está só ou com alguém, se você tem ou deixa de ter alguma coisa, o importante é se amar para poder amar, respeitar, cuidar, compartilhar, sorrir, chorar, ser cúmplice, amigo e companheiro.
Enquanto livre, ela, a felicidade, estará bem ali, em frente aos seus olhos. Na sua saúde, no seu trabalho, no seu sonho realizado, nos seus filhos, no seu companheiro, na sua família, na companhia dos seus amigos, no despertar de mais um dia, numa lua brilhando no céu. Ela está, até mesmo, nos contratempos da vida. E é, principalmente, neles e por causa deles que você se descobre uma pessoa cheia de vida, capaz, em paz, livre e... Feliz.
Cronista
Certa vez, em determinado período da minha vida, Lúcia a minha irmã caçula, me disse:
- Mércia, agora você tem sua liberdade!
E eu lhe questionei:
- E o que eu vou fazer com essa tal liberdade? Naquele momento de sofrimento e solidão, como eu iria entender sobre o que seria ser livre, no sentido amplo da palavra, se sempre, de muletas eu andara durante toda vida?
Mal sabia que aos quarenta e tantos anos, finalmente, estava dando os primeiros passos de liberdade para o meu crescimento como gente, como pessoa.
Às vezes, em meus devaneios, me questiono sobre o que fui como fui e por que fui aquela pessoa que se deixou levar pelas circunstâncias da vida sem fazer questionamentos, apenas me deixando levar.
Liberdade é felicidade. Ser livre é ser feliz. E vice versa.
Existem pessoas que vivem, a qualquer custo, presas a alguém ou alguma coisa, em busca da felicidade e com uma vontade imensa de ser feliz, mas não têm a tal liberdade. Porque ser ou se sentir livre e feliz, independe se você está só ou com alguém, se você tem ou deixa de ter alguma coisa, o importante é se amar para poder amar, respeitar, cuidar, compartilhar, sorrir, chorar, ser cúmplice, amigo e companheiro.
Enquanto livre, ela, a felicidade, estará bem ali, em frente aos seus olhos. Na sua saúde, no seu trabalho, no seu sonho realizado, nos seus filhos, no seu companheiro, na sua família, na companhia dos seus amigos, no despertar de mais um dia, numa lua brilhando no céu. Ela está, até mesmo, nos contratempos da vida. E é, principalmente, neles e por causa deles que você se descobre uma pessoa cheia de vida, capaz, em paz, livre e... Feliz.
Clique, clique clique...
“Só os profetas enxergam o óbvio”, já dizia Nelson Rodrigues. John Donne, poeta jacobino inglês do século XVI, era também um profeta. Ele enxergava o óbvio: “Ninguém é por si só uma ilha. Cada um é uma porção do continente, uma parte do oceano!”. Dizer isso hoje é fácil. Mas, naquela época sem iPhone, Tablet, 3G, internet, Facebook, etc. etc. só sendo profeta para enxergar o óbvio.
Steve Jobs era também um profeta. Profeta e revolucionário. E no dia 29 de junho de 2007, ele iniciou a sua revolução. Neste dia histórico, chegava ao mercado o iPhone, que foi ridicularizado inicialmente pelas concorrentes, em especial a Nokia, que na época liderava o mercado de telefonia celular. No primeiro final de semana, atingiu as vendas de 500 mil unidades, e só no ultimo trimestre de 2011, a Apple vendeu mais de 37 milhões deles... assim, “os telefones se transformaram em placas escuras touch screen parecidas com tijolos. E tudo mudou do dia para a noite”.
Arquimedes, matemático e inventor grego (200 a.C), foi também profético ao dizer: “Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio, e eu moverei o mundo!”. O iPhone, quem diria, está sendo a alavanca para a “geração Y” mudar o mundo...
Geração Y?! Sim, os nativos digitais - nascidos entre 1980 e 1999 - e que são chamados assim, graças à União Soviética que exercia uma influencia tão grande nos países comunistas, que chegava ao ponto de definir a primeira letra dos nomes, que deveriam ser dados aos bebês nascidos, neste período: “letra Y”. E se alguém tem dúvida do porquê do comunismo não ter vingado no mundo, talvez essa “importante” preocupação em definir essa letra, possa ser uma das causas...
Não era à toa que Demócrito, filósofo grego, ria e ria muito, afinal o mundo é uma grande ironia: a geração Y, assim chamada, graças ao comunismo, já nasce com um iPhone na mão... Então, não se espantem com a ambiguidade das suas decisões e escolhas. Por isso que Steve Jobs, profético e revolucionário, os estimulava: “sejam famintos, sejam tolos!”.
Fazendo várias atividades ao mesmo tempo, impacientes e vivendo a vida intensamente - afinal: “Deus vomitará os mornos!”-, eles sabem que na Internet não há fronteiras e não há manipulações. Assim, são sensíveis ao interesse corporativo; processam o mundo em tempo real e rápido, detestando esperar (pois “quem sabe faz a hora e não espera acontecer!”); são autônomos, não precisando de líderes (caçadores de marajá, Estrela-lá...) como muletas para tomarem as suas decisões; são curiosos e aplicam os seus conhecimentos para transformarem a realidade...
Realidade que num simples clique, muda! E se uma “tapinha” pode ainda não doer no nosso país... Na Tunísia, foi este o motivo para derrubar um dos regimes mais poderosos do Oriente Médio. O tapa na cara que Faida Hamdi (Oficial de inspeções municipais) deu em Mohamed Bouazizi (Vendedor de frutas), em 17/12/2010, promoveu efeitos em cascata, criando situações imprevisíveis. Manifestações começaram a pipocar na Tunísia. A polícia foi instigada a atirar neles. As imagens, apesar de só 20% dos tunisianos terem Facebook, foram transmitidas em tempo real. Clique, clique, clique e o Presidente Ben Ali teve que renunciar...
“Ninguém é por si só uma ilha”, não é mesmo?! Pois bem! Três dias depois da renúncia na Tunísia, começaram os protestos no Cairo, contra o ditador Hosni Mubarak. Este, resistiu por um mês e renunciou. O Tsunami parecia não ter mais fim no Oriente Médio. E a próxima “vítima” foi o ditador do Líbano, Muammar Kadhafi. E tudo começou com um simples tapinha... Neste caso, o tapinha doeu, e doeu muito!
Acabo de receber uma mensagem do meu ex-aluno e fiel amigo Bruno Pessoa, que se formou há 06 meses, e resolveu desenvolver um trabalho belíssimo numa comunidade indígena, no interior de Pernambuco: “A onda de protesto pelo país é um grito de socorro: só não sabemos muito bem contra o quê e contra quem. Isso só reflete o modo ambidestro de se fazer política hoje em dia. Não sabemos mais quem é esquerda ou direita. Antigos rivais estão no mesmo palanque. Partidos com ideologias completamente contrárias se coligam em busca do ‘bem maior do povo’, que não é a saúde, nem educação: é o voto! Não são os 20 centavos, não é Alckmin, nem muito menos Dilma. Está tudo errado: ou a gente luta por uma mudança radical, ou vamos continuar assistindo na míd ia comentaristas e políticos pegando o fio da meada para endossar a continuidade... e nós, ingênuos em questão de política ambidestra, continuaremos sem saber quem é do bem e quem é do mal...”.
O nosso país vive um momento extremamente delicado. E é muito bom que a nossa classe política - onde quase todos fedem a mofo e a corrupção-, perceba que não esta mais lidando com a geração coca-cola, onde o “pão e circo (ou copa)” ainda funcionam muito bem... É preciso enxergar que R$ 0,20 pode sim, ser entendido como um tapa na cara e aí salvem-se quem puder... E depois não venham se perguntar: “Por quem os sinos dobram?!”, Afinal, eles irão dobrar por todos nós...
Francisco Edilson Leite Pinto Junior– Professor, médico e escritor.
Steve Jobs era também um profeta. Profeta e revolucionário. E no dia 29 de junho de 2007, ele iniciou a sua revolução. Neste dia histórico, chegava ao mercado o iPhone, que foi ridicularizado inicialmente pelas concorrentes, em especial a Nokia, que na época liderava o mercado de telefonia celular. No primeiro final de semana, atingiu as vendas de 500 mil unidades, e só no ultimo trimestre de 2011, a Apple vendeu mais de 37 milhões deles... assim, “os telefones se transformaram em placas escuras touch screen parecidas com tijolos. E tudo mudou do dia para a noite”.
Arquimedes, matemático e inventor grego (200 a.C), foi também profético ao dizer: “Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio, e eu moverei o mundo!”. O iPhone, quem diria, está sendo a alavanca para a “geração Y” mudar o mundo...
Geração Y?! Sim, os nativos digitais - nascidos entre 1980 e 1999 - e que são chamados assim, graças à União Soviética que exercia uma influencia tão grande nos países comunistas, que chegava ao ponto de definir a primeira letra dos nomes, que deveriam ser dados aos bebês nascidos, neste período: “letra Y”. E se alguém tem dúvida do porquê do comunismo não ter vingado no mundo, talvez essa “importante” preocupação em definir essa letra, possa ser uma das causas...
Não era à toa que Demócrito, filósofo grego, ria e ria muito, afinal o mundo é uma grande ironia: a geração Y, assim chamada, graças ao comunismo, já nasce com um iPhone na mão... Então, não se espantem com a ambiguidade das suas decisões e escolhas. Por isso que Steve Jobs, profético e revolucionário, os estimulava: “sejam famintos, sejam tolos!”.
Fazendo várias atividades ao mesmo tempo, impacientes e vivendo a vida intensamente - afinal: “Deus vomitará os mornos!”-, eles sabem que na Internet não há fronteiras e não há manipulações. Assim, são sensíveis ao interesse corporativo; processam o mundo em tempo real e rápido, detestando esperar (pois “quem sabe faz a hora e não espera acontecer!”); são autônomos, não precisando de líderes (caçadores de marajá, Estrela-lá...) como muletas para tomarem as suas decisões; são curiosos e aplicam os seus conhecimentos para transformarem a realidade...
Realidade que num simples clique, muda! E se uma “tapinha” pode ainda não doer no nosso país... Na Tunísia, foi este o motivo para derrubar um dos regimes mais poderosos do Oriente Médio. O tapa na cara que Faida Hamdi (Oficial de inspeções municipais) deu em Mohamed Bouazizi (Vendedor de frutas), em 17/12/2010, promoveu efeitos em cascata, criando situações imprevisíveis. Manifestações começaram a pipocar na Tunísia. A polícia foi instigada a atirar neles. As imagens, apesar de só 20% dos tunisianos terem Facebook, foram transmitidas em tempo real. Clique, clique, clique e o Presidente Ben Ali teve que renunciar...
“Ninguém é por si só uma ilha”, não é mesmo?! Pois bem! Três dias depois da renúncia na Tunísia, começaram os protestos no Cairo, contra o ditador Hosni Mubarak. Este, resistiu por um mês e renunciou. O Tsunami parecia não ter mais fim no Oriente Médio. E a próxima “vítima” foi o ditador do Líbano, Muammar Kadhafi. E tudo começou com um simples tapinha... Neste caso, o tapinha doeu, e doeu muito!
Acabo de receber uma mensagem do meu ex-aluno e fiel amigo Bruno Pessoa, que se formou há 06 meses, e resolveu desenvolver um trabalho belíssimo numa comunidade indígena, no interior de Pernambuco: “A onda de protesto pelo país é um grito de socorro: só não sabemos muito bem contra o quê e contra quem. Isso só reflete o modo ambidestro de se fazer política hoje em dia. Não sabemos mais quem é esquerda ou direita. Antigos rivais estão no mesmo palanque. Partidos com ideologias completamente contrárias se coligam em busca do ‘bem maior do povo’, que não é a saúde, nem educação: é o voto! Não são os 20 centavos, não é Alckmin, nem muito menos Dilma. Está tudo errado: ou a gente luta por uma mudança radical, ou vamos continuar assistindo na míd ia comentaristas e políticos pegando o fio da meada para endossar a continuidade... e nós, ingênuos em questão de política ambidestra, continuaremos sem saber quem é do bem e quem é do mal...”.
O nosso país vive um momento extremamente delicado. E é muito bom que a nossa classe política - onde quase todos fedem a mofo e a corrupção-, perceba que não esta mais lidando com a geração coca-cola, onde o “pão e circo (ou copa)” ainda funcionam muito bem... É preciso enxergar que R$ 0,20 pode sim, ser entendido como um tapa na cara e aí salvem-se quem puder... E depois não venham se perguntar: “Por quem os sinos dobram?!”, Afinal, eles irão dobrar por todos nós...
Francisco Edilson Leite Pinto Junior– Professor, médico e escritor.
sábado, 22 de junho de 2013
Espetáculo potiguar que homenageou Luiz Gonzaga será exibido pela SESCTV
“Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão”, do qual participaram Orquestra da UFRN e seis artistas potiguares, será exibido em rede nacional dia 26
O espetáculo Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão, uma homenagem do projeto Parcerias Sinfônicas Sesc a Luiz Gonzaga, passou por palcos de cinco cidades potiguares e por São Paulo (SP). A visita à capital paulista foi gravada pela SESCTV, e será exibida pelo canal no dia 26/06, às 22h, com reprises em outros dias. Para saber todas as datas, basta acessar o site do Sesc RN: www.sescrn.com.br.
O projeto, realizado pelo Sistema Fecomércio/RN por meio do Sesc, mostrará em rede nacional os grandes talentos potiguares que participaram de sua 2ª edição: Orquestra Sinfônica da UFRN, Caio Padilha, Camila Masiso, Khrystal, Valéria Oliveira, Wigder Valle e o Zé Hilton. Pioneiro, Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão mesclou música, teatro, poesia, tecnologia e arte circense – já que Gonzaga também foi do circo. O show integrou a 2ª edição do projeto Parcerias Sinfônicas Sesc.
Além da valorização dos talentos da terra, o show-concerto inovou ao usar tecnologia de ponta. Os painéis que compuseram o cenário foram alvo de projeções mapeadas, exibindo imagens de Luiz Gonzaga e elementos sintonizados com os clássicos tocados no show. O ator, cantor e multi-instrumentista Caio Padilha interagia com o filho de “seu” Januário, produzindo a forte sensação da presença do músico pernambucano no palco.
O espetáculo estreou em julho de 2012 em Mossoró, e se apresentou ainda em Natal, Caicó, Angicos, praia de Pirangi (Parnamirim) e São Paulo (SP). Mais de 15 mil pessoas assistiram ao show-concerto.
Sobre o Projeto Parcerias Sinfônicas.
O Projeto Parcerias Sinfônicas Sesc é mais uma ação institucional em prol da valorização da cultura potiguar, realizada por meio da formação musical e do incentivo ao surgimento de novos talentos. Ao ampliar a oferta de concertos e de shows gratuitos de qualidade para toda a sociedade, a iniciativa democratiza o acesso à cultura.
A proposta do projeto, que começou em 2011, é de promover parcerias entre Sesc e orquestras, grupos sinfônicos e camerísticos, solistas, arranjadores, compositores e produtores, de modo a incentivar a produção musical local, com foco na formação de músicos e de plateia. Em 2011, ano da 1ª edição, foi apresentado o show-concerto “Clássicos da MPB”; na 2ª edição, Luiz Gonzaga foi homenageado no ano do seu centenário (2012) com “Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão”. As articulações para a 3ª edição, que estreia ainda em 2013, já estão sendo feitas, e a novidade será divulgada em breve.
Serviço:
O quê? Espetáculo “Clássicos do Baião: Tributo a Gonzagão” será exibido peã SESCTV (canal de TV a cabo)
Quando? Dia 26/06, às 22h, com reprises
Quem participa? Orquestra Sinfônica da UFRN, Caio Padilha, Camila Masiso, Khrystal, Valéria Oliveira, Wigder Valle e Zé Hilton
Crianças do GACC-RN vivem um Happy Day no hotel Pestana.
Uma parceria entre o Resort Pestana Natal e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer do RN vai proporcionar um dia de muita diversão para 10 crianças assistidas pela instituição. No próximo dia 26, as crianças e seus acompanhantes vão passar um dia de lazer com o projeto Happy Day, no Pestana. A partir das 08h, elas serão recebidas com um café da manhã, banho de piscina, recreação infantil, atividades na brinquedoteca e claro, um delicioso almoço.
sexta-feira, 21 de junho de 2013
Grupo 4 Cantos será a principal atração da Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis
O Grupo 4 Cantos fará a animação cultural da 4ª Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis, no dia 29, sábado, na Praça das Flores, a partir das 20h. “Será apresentado o melhor da MPB e Bossa Nova para o público presente”, informou o líder do grupo, Jorge Lira.
O grupo é formado pelo engenheiro civil Jorge Lira (violão), professor Bituca (violão), a cantora Silvinha Benigno (vocal) e pelo engenheiro civil Eridan (percussão). Jorge Lira, Bituca e Silvinha são oriundos da Banda Anos Sessenta onde atuaram por mais de duas décadas. Agora, formaram o grupo 4 Cantos com uma nova proposta musical.
A 4ª Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis será nos dias 29 e 30 de junho na Praça das Flores, em Natal, iniciando ás 10h. No sábado vai até às 22h com o show da Banda 4 Cantos e no domingo (30) se encerra às 20h, com produção cultural do jornalista Toinho Silveira.
Apoios
O evento conta com o apoio cultural do Governo do Estado, SESI, SESC, Prefeitura de Natal, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e Prefeitura de Extremoz, Água Mineral Cristalina, Semsur, Sebrae e Secretaria de Turismo do Estado.
Serviço
4ª Feira de Artes e Antiguidades de Petrópolis
Dia 29 e 30 de junho de 2013
Das 10h às 22h no sábado e até às 20h no domingo.
Exposição e vendas de antiguidades, artesanatos, artes plásticas, gastronomia regional, plantas ornamentais e show cultural.
Produção Cultural de Toinho Silveira
Fotos: Divulgação
Dois jovens artistas, dois compositores, dois shows, uma só identidade: AUTORAL.
O Show “Letto e Andróide Sem Par” propõe levar o público por uma intensa viagem pela música e pela dramaturgia. A apresentação única será no Sábado (22), às 20hs, no TCP - Teatro de Cultura Popular.
Letto e Juão Nin não podem ser considerados apenas músicos, pois são poetas-atores que intercediam sons e palavras, sugerem imagens e proporcionam novas experiências através da linguagem sonora.
O cantor e compositor Letto, que atualmente reside no Rio de Janeiro/RJ, está de passagem por Natal/RN para divulgar seu mais novo trabalho “MUDA” – onde reúne letras carregadas de poesia existencialista, extraída de imagens que ilustram o cotidiano. Juntou-se com Juão Nin (Androide Sem Par), que também acaba de lançar material novo – o CD “GRAVE” lançado em fevereiro deste ano, graças à colaboração dos 54 financiadores voluntários -, para celebrarem o momento criativo que pulsam.
LETTO
Sua última aparição em Natal-RN foi a participação no Festival Mada em 2012. Em seu novo show Letto contará com os músicos potiguares: Garibaldi Soares (Bateria) Paulo Bristofen (Teclado) e Monzeira Bass (Contrabaixo).
No repertorio canções dos seus 04 discos, com letras vestidas de metáforas, criticismo, realismo e melancolia. A apresentação também contará com a participação especial do grupo poético musical Elegia e Seus Afluentes, banda em que Letto fez parte e que retoma suas atividades para futuros trabalhos.
www.lettooficial.com
ANDROIDE SEM PAR
Se você já perdeu um grande amor sabe exatamente o que ele canta. Juão Nin, irreverente artista potiguar, é um convicto explorador dos sistemas humanos temporais, os relacionamentos, suas perdas e danos.
Batizado com o nome de uma composição do Cazuza o projeto musical - por ser um depósito das memórias da existência romântica do compositor- é sensível e intimista, mas, apesar de autobiográfico atinge um patamar universal justamente pelas composições sinceras e praticamente confessionais. As canções fazem parte do álbum GRAVE, 1º CD gravado pelo grupo através do financiamento coletivo do Estado.
http://tnb.art.br/rede/androidesempar
Serviço:
Data: Sábado - 22 de junho
Horário: 20H
Valor: R$15
Vendas Antecipadas: Pedrassoli Viagens e Turismo - Fone: 3082.8652
Local: TCP (Teatro de cultura popular)
Rua Jundiaí, 641, Tirol
Informações: 9600-2464
Por Lua Benatto
Letto e Juão Nin não podem ser considerados apenas músicos, pois são poetas-atores que intercediam sons e palavras, sugerem imagens e proporcionam novas experiências através da linguagem sonora.
O cantor e compositor Letto, que atualmente reside no Rio de Janeiro/RJ, está de passagem por Natal/RN para divulgar seu mais novo trabalho “MUDA” – onde reúne letras carregadas de poesia existencialista, extraída de imagens que ilustram o cotidiano. Juntou-se com Juão Nin (Androide Sem Par), que também acaba de lançar material novo – o CD “GRAVE” lançado em fevereiro deste ano, graças à colaboração dos 54 financiadores voluntários -, para celebrarem o momento criativo que pulsam.
LETTO
Sua última aparição em Natal-RN foi a participação no Festival Mada em 2012. Em seu novo show Letto contará com os músicos potiguares: Garibaldi Soares (Bateria) Paulo Bristofen (Teclado) e Monzeira Bass (Contrabaixo).
No repertorio canções dos seus 04 discos, com letras vestidas de metáforas, criticismo, realismo e melancolia. A apresentação também contará com a participação especial do grupo poético musical Elegia e Seus Afluentes, banda em que Letto fez parte e que retoma suas atividades para futuros trabalhos.
www.lettooficial.com
ANDROIDE SEM PAR
Se você já perdeu um grande amor sabe exatamente o que ele canta. Juão Nin, irreverente artista potiguar, é um convicto explorador dos sistemas humanos temporais, os relacionamentos, suas perdas e danos.
Batizado com o nome de uma composição do Cazuza o projeto musical - por ser um depósito das memórias da existência romântica do compositor- é sensível e intimista, mas, apesar de autobiográfico atinge um patamar universal justamente pelas composições sinceras e praticamente confessionais. As canções fazem parte do álbum GRAVE, 1º CD gravado pelo grupo através do financiamento coletivo do Estado.
http://tnb.art.br/rede/androidesempar
Serviço:
Data: Sábado - 22 de junho
Horário: 20H
Valor: R$15
Vendas Antecipadas: Pedrassoli Viagens e Turismo - Fone: 3082.8652
Local: TCP (Teatro de cultura popular)
Rua Jundiaí, 641, Tirol
Informações: 9600-2464
Por Lua Benatto
Lançado o 1º Cine Natal no Dia do Cinema Brasileiro
Na data em que se comemora o Dia do Cinema Brasileiro, 19 de junho, o prefeito Carlos Eduardo lançou nesta quarta-feira, o Cine Natal 2013, 1º Festival Audiovisual da capital potiguar. A solenidade foi realizada no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, que contou com as presenças dos presidentes do Festival de Cinema de Natal (FestNatal), Valério Andrade, do Goiamum Audiovisual, Keyla Sena, do Cineclube, Nélson Marques, da Fundação Cultural Capitania das Artes, Dácio Galvão, produtores e realizadores independentes.
O Cine Natal é uma realização da Prefeitura do Natal por meio da Coordenação de audiovisual da Funcarte e terá uma curadoria plural, formada por profissionais do setor. O evento também terá etapas que se desdobrarão durante os festivais parceiros Goiamum Audiovisual e FestNatal. O Projeto tem custo da ordem de R$ 500 mil e foi produzido pelo coordenador do Cine Natal e do setor Novas Mídias da referida fundação, Rafael Duarte. O Edital será publicado no Diário Oficial do Município no dia 1º de julho.
O Cine Natal é uma realização da Prefeitura do Natal por meio da Coordenação de audiovisual da Funcarte e terá uma curadoria plural, formada por profissionais do setor. O evento também terá etapas que se desdobrarão durante os festivais parceiros Goiamum Audiovisual e FestNatal. O Projeto tem custo da ordem de R$ 500 mil e foi produzido pelo coordenador do Cine Natal e do setor Novas Mídias da referida fundação, Rafael Duarte. O Edital será publicado no Diário Oficial do Município no dia 1º de julho.
Assinar:
Postagens (Atom)