quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Inscrições abertas para 4º Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa


Interessados podem inscrever vídeos de 1 minuto dentro da temática “Um minuto no país do futebol” até dia 22/11

Estão abertas as inscrições para o 4º Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa (FINC). Dentro da temática “Um minuto no país do futebol”, o FINC recebe, até dia 22/11, inscrições de curtas-metragens de 1 (um) minuto – gravados em qualquer dispositivo –, sequência de fotos ou animação. As inscrições podem ser feitas no site do FINC, o http://fincbrazilbf.com/. O festival acontece dia 30/11, às 18h, na praia paradisíaca de Baía Formosa, litoral sul do Rio Grande do Norte.

O prêmio para o grande vencedor é convidativo. Ganha passagem, hospedagem e alimentação durante dez dias na Cracóvia, Polônia, onde exibirá seu filme no Festival Off Plus Camera (http://www.offpluscamera.com), um dos maiores festivais de cinema independente da Europa. A premiação inclui ainda um city tour pela cidade, com direito a visita às instalações onde foi gravado o clássico filme “A Lista de Schindler” e ao Alvernia Studios, um dos cinco maiores estúdios de pós-produção de cinema do mundo.

O vencedor, que será conhecido no dia do FINC, passa por duas seleções: a votação no site do festival, que elegerá os mais votados, e finalmente a escolha final, realizada por um júri composto por especialistas da Polônia e do estado. Além do resultado, o festival também contará com exibição de curtas poloneses e do longa “Hania”, também polonês, e de produções potiguares.

Sobre o FINC

Desde 2010, o festival é realizado na praia de Baía Formosa. O concurso começou a partir da 2ª edição, quando Raíssa Dourado ganhou com seu filme “Vermelho”. Na 3ª, viajaram à Polônia Alexandre Santos e Dênia Cruz e mais três pessoas da equipe, depois de vencerem com o curta “Maré Alta”.

A mostra é a primeira do gênero realizada na cidade, e a maior a céu aberto do RN. Tem o intuito de fomentar a sétima arte no estado, bem como ressaltar as belezas naturais da região como destino turístico. O FINC pretende se tornar um evento fixo no calendário do Estado, atraindo olhares nacionais e internacionais.

Sobre o idealizador

O empresário e cônsul do Brasil na Polônia, Greg Hajdarowicz, é o idealizador do FINC. Fundador do grupo GREMI, o polonês também produz e financia cinemas em parceria com nomes de peso.

A GREMI Film Production SA, braço de sua empresa, produziu o filme “Confusões em família – com Andy Garcia como diretor e ator principal – , que levou o Prêmio do Público no Festival de Filmes em Tribeca, em Nova York. Os filmes “Carmo”, vencedor do Prêmio de Público do Festival Internacional de Cinema de São Paulo, e “Hania”, dos ganhadores de Oscar Janusz Kaminski e Jan Kaczmarek, estão entre as co-produções da empresa. Até 2016, o empresário polonês pretende produzir três filmes, rodados nos Estados Unidos e no RN por equipes de Hollywood.

Serviço:
O quê? 4º Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa (FINC) recebe inscrições de curtas com temática “Um minuto no país do futebol”.
Quando? Até dia 22/11
Como se inscrever? No site do FINC http://fincbrazilbf.com
INSCRIÇÕES GRATUITAS

Camila Masiso em versos do poetinha


A cantora potiguar Camila Masiso consolida dupla com o músico Diogo Guanabara e faz show neste sábado, 02, na Calígula Pizzaria, na praia das Pipa (Tibau do Sul-RN). Embalados na leveza da bossa, eles rendem homenagens ao poetinha Vinícius de Morais, reen cantado em versos pelo seu centenário em 2013. A apresentação ocorre das 20h às 23h, esquentando a noitada mais quente do litoral potiguar.

Em mais um feriado, com promessa de muita gente descolada na cidade, a Calígula incentiva a boa música potiguar em seu ambiente cultural. E o público com certeza vai se divertir e se encantar com as mais lindas canções de Vinícius de Morais, através da doce voz de Camila e do instrumental preciso de Diogo. Eu sei que vou te amar...

Serviço:
Camila Masiso e Diogo Guanabara – Homenagem aos 100 anos de Vinícius de Morais – Sábado, 2, 20h. Calígula Pizzaria - Av. Baía dos Golfinhos, 757. Praia da Pipa, Tibau do Sul-RN (a 80 km de Natal). Tel.: (84) 3246-2683.  

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Violinistas, violistas e violoncelistas internacionais partilham seus conhecimentos em evento gratuito


De 31 de outubro a 02 de novembro a Escola de Música da UFRN realiza a I Oficina de Cordas da UFRN. O evento vai promover master classes, concertos e palestras com os músicos convidados Emmanuelle Baldini e Deborah Wanderley (violino), Richard Young (viola), e os professores da EMUFRN Fábio Presgrave (violoncelo) e Airton Guimarães (contrabaixo).

As inscrições para o evento são gratuitas e acontecem de 21 a 31 de outubro pelo site http://oficinadecordasdaufrn.blogspot.com.br

A programação de aulas e palestras acontece na quinta e sexta-feira, 31 de outubro e 1º de novembro, durante manhã e tarde. À noite serão apresentados recitais gratuitos e abertos ao público. A noite do encerramento da I Oficina de Cordas terá concerto no sábado, dia 2 de novembro às 18h, com os professores convidados da Oficina. Para assistir aos concertos é necessário a retirada do ingresso 01 hora antes de cada apresentação.

Acompanhe a programação de master-classes e concertos da I Oficina de Cordas da UFRN.

Quinta, dia 31/10

09-12h - Master-classes de Baldini

09-12h - Master-classes de Young

09-12h - Master-classes de Presgrave

09-12h - Master-classes de Guimarães

14-16h - Master-classes de Baldini

15-17h - Master-classes de Young
14-17h - Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil da UFRN - Ensaio com Deborah

20h - Concerto de música de câmara - Professores da UFRN e alunos

Sexta, dia 01/11

9-12h - Master-classes de Baldini

9-12h - Master-classes de Young

9-12h - Master-classes de Presgrave

9-12h - Master-classes de Guimarães

9-12h - Palestra de Deborah - Elaboração e desenvolvimento de projetos sociais

14-16h - Master-classes de Baldini

15-17h - Master-classes de Young
14-17h - Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil da UFRN - Ensaio com Deborah

20h - Concerto da Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil da UFRN

Sábado, dia 02/11

18h - Concerto de encerramento da Oficina - Professores convidados

O Halleluya – Mossoró foi um sucesso!


Pela Estação das Artes Eliseu Ventania passaram aproximadamente dezoito mil pessoas nos dois dias do evento.

A estimativa, do grupo de bombeiros civis que atuou no festival, indica a superação de todos os prognósticos.

Foram instantes inesquecíveis, momentos em que muitos homens, mulheres, jovens e crianças cantaram a fé, a alegria, a vida.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Exposição fotográfica encerra Outubro Rosa no Solar Bela Vista

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) encerra nesta quarta-feira (30), às 18h, no Solar Bela Vista, a programação do Outubro Rosa,  com a participação de Gorete Girão, Pedagoga e  voluntária da Liga Norte-Riograndese Contra o Câncer.

Na oportunidade será aberta a I Exposição Fotográfica intitulada "Mulheres de Peito, quem se ama, se previne," uma parceria  do conselho com a fotógrafa, Kalina Veloso. A exposição retrata mulheres de diversas idades que por meio da amizade buscam alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

O ensaio fotográfico reuniu cerca de 30 voluntárias, de 18 a 80 anos, dentre elas, jornalistas, médicas, advogadas, universitárias, fotógrafas e donas de casa. No grupo também estão mulheres que já tiveram câncer de mama e outras que estão em tratamento.
A exposição tem como objetivo incentivar a prevenção e o autoexame da mama, não somente durante o mês de outubro, mas no decorrer de todo o ano.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a advogada Luceneide Mendonça atribuiu, como uma das responsabilidades do conselho, a promoção ações de conscientização na prevenção do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

CONVITE


EMUFRN promove Oficina de Cordas - aulas e recitais e violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico


De 31 de outubro a 02 de novembro a Escola de Música da UFRN promove a I Oficina de Cordas da UFRN. O evento vai promover master classes, concertos e palestras com os músicos convidados Emmanuelle Baldini e Deborah Wanderley (violino), Richard Young (viola), e os professores da EMUFRN Fábio Presgrave (violoncelo) e Airton Guimarães (contrabaixo).
As inscrições para o evento são gratuitas e acontecem de 21 a 31 de agosto por meio do site oficinadecordasdaufrn.blogspot.com.br

A programação de aulas e palestras acontece na quinta e sexta-feira, 31 de outubro e 1º de novembro, durante manhã e tarde. À noite serão apresentados recitais gratuitos e abertos ao público. A noite do encerramento da I Oficina de Cordas terá concerto no sábado, dia 2 de novembro às 18h, com os professores convidados do evento. Para assistir aos concertos é necessário a retirada do ingresso 01 hora antes de cada apresentação.

Serviço:
I Oficina de Cordas da UFRN, de 31 de outubro a 2 de novembro
Quinta, dia 31/10
20h – Concerto de música de câmara – Professores da UFRN e alunos
Sexta, dia 01/11
20h – Concerto da Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil da UFRN
Sábado, dia 02/11
18h – Concerto de encerramento da Oficina – Professores convidados

MÚSICOS CONVIDADOS

Emmanuele Baldini

Nascido numa família de músicos, Emmanuele Baldini foi aluno da classe de “Virtuositè” de Corrado Romano no Conservatório de Genebra. Estudou música de câmara com o Trio di Trieste e Franco Rossi, tendo se aperfeiçoado em Berlim e em Salzburgo com Ruggiero Ricci. Vencedor de diversos concursos internacionais, deu início à carreira solo após vencer o “Virtuositè” de Genebra, e o 3º prêmio no concurso Lipizer, em Gorizia. Tanto como solista como em recitais para violino e piano, apresentou-se por toda Itália e pelas principais cidades europeias, como Viena, Genebra, Munique, Berlim, Paris e Copenhague. Também se apresentou nos EUA, em cidades como Nova York, Miami e Phoenix, pela américa do Sul e pelo Japão, onde fez várias turnês. Interpretou os principais concertos do repertório para violino acompanhado de várias orquestras como a Wiener Kammerorchester, Rundfunk Sinfonieorchester Berlin, Orchestre de la Suisse Romande, Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outras. No repertório camerístico, apresentou-se com Ricardo Castro, Silvia Chiesa, Arnaldo Cohen, Jean-Philippe Collard, Antonio Meneses, Caio Pagano, Luca Ranieri, Lilya Zilberstein. Sua discografia inclui gravações para os selos Agorà, Algol, Rivoalto e Phoenix, destacando-se o CDs: Sonatas de Franck e Magnard; Viotti; Paganini e Tartini; Weber e Mendelssohn; e Martucci. Emmanuele foi spalla da Orquestra do Teatro Comunale de Bolonha, Orquestra de Trieste, Sinfônica da Galícia, tendo colaborado também com a Orquestra do Teatro alla Scala de Milão. Desde 2005 é spalla da Osesp e fundou o Quarteto Osesp, do qual é o primeiro violino.

Deborah Wanderley

Natural de Brasília, Deborah se formou Bacharel pela Universidade de North Park em 2010, tendo como professor Richard Young. Atuou em várias orquestra, como a Orquestra Sinfônica de porto Alegre, a Orquestra Sinfônica de Okanagen (Canadá), a Orquestra das Américas e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, onde está atualmente. Destaca-se em sua atuação a produção relacionada a projetos sociais, tendo sido nomeada pela Orquestra Sinfônica de Chicago, nos Estados Unidos, “Musicista Cidadã”. Outro reconhecimento veio com o convite para que Deborah fale-se sobre o impacto das orquestras jovens no desenvolvimento de estratégias sociais na América Latina, durante palestra na Universidade de Harvard, em Boston. Deborah fundou em outubro de 2008, baseada no modelo do programa “El Sistema” (Venezuela), o projeto YOURS, na cidade de Chicago, EUA. Seu trabalho com projetos sociais lhe rendeu prêmios como o prêmio Adelante Award for Community Service, em 2009, o Hildegard Behrens Young Artists Award, em 2010, e o YouthActionNet Global Fellowship, pela International Youth Foundation, também em 2010.

Richard Young

Aos 13 anos Richard Young foi convidado para tocar para a Rainha da Bélgica no palácio real de Bruxelas. Desde então, tem atuado como solista e camerista por todo o mundo. Vencedor do Rockefeller Foundation American Music Competition, foi membro do New Hungarian Quartet assim como violinista do Rogeri Piano Trio. Foi violista do renomado Vermeer String Quartet por 25 anos. Richard gravou mais de 36 trabalhos para selos como Teldec, Naxos, Orion, Cedille, Vox, Musical Heritage, Angelicum, e Alden Productions. Recebeu três indicações para o Grammy e atuou como produtor do CD Haydn’s The Seven Last Words of Christ, gravado pelo Vermeer Quartet e transmitido para mais de 60 milhões de pessoas por todo o mundo. Escreveu um livro sobre Haydn, intitulado Echoes from Calvary e publicado pela Rowman & Littlefield. Doutor Honoris Causa pela Dominican University, Richard desenvolve intensa atividade didática, tendo ensinado em universidades como a Northern Illinois University, a University of Michigan, a Northwestern University, a Wichita State University, a North Park University, além de ser coordenador da área de cordas no Oberlin Conservatory. Além de atuar nas Universidades, Richard atua regularmente ministrando master-classes em importantes centros musicais como Paris e Berlim, e tem feito um importante trabalho com crianças carentes como voluntário em Chicago, no People’s Music School e, como supervisor, no programa de extensão da International Music Foundation. Também tem se envolvido com vários projetos baseados no El Sistema, da Venezuela, incluindo o projeto YOURS, em Chicago, o Neojiba, no Brasil, e o BATUTA, na Colômbia.  

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Lançamento da programação do Natal em Natal será nesta terça-feira


Auto de Natal  2A programação do Natal em Natal será lançada pela Prefeitura do Natal, nesta terça-feira (29), às 8h em café da manhã no Restaurante Mangai, localizado na avenida Amintas Barros, em Lagoa Nova. A programação do Natal em Natal, elaborada pela Prefeitura do Natal por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), terá início no dia 2 de novembro e prossegue até a Festa de Santos Reis, no dia 6 de janeiro.

Entre os destaques da programação estão, o Cine Natal, Festival de Violeiros e Repentistas do Nordeste, Festival Literário de Natal, Festival de Dança Potiguar, Feira Literária, Festa da Padroeira de Natal, Dia Nacional do Samba, Shows do Auto de Natal, Meia Maratona de Natal, Circuito Gastronômico de Natal, Concurso de Decoração Natalina, Natal Iluminado, Festa da Nossa Senhora da Apresentação, Volta Ciclística de Natal, Natal em Cena, XV Salão de Artes Visuais do Natal e Réveillon e Festa de Santos Reis.

domingo, 27 de outubro de 2013

Comunicado de falecimento

Francisco Edilson Leite Pinto Junior
Professor, médico e escritor.

Comunico que estou morrendo! E agradeço a Deus que o meu fim se aproxima... Aliás, isso já deveria ter acontecido há tempos. Uma vez que eu já causei mais sofrimento na história da humanidade do que as duas grandes guerras juntas, mais do que todas as catástrofes naturais - tsunamis, desabamentos, incêndios, peste bubônica, etc. etc-, acontecidas até hoje...

Assim, a minha morte será um alívio! A minha morte será uma bênção! Por isso que eu sempre acreditei (e como é difícil ter consciência da sua própria miséria) que eu já deveria ter sido condenado a morte... Aliás, eu deveria ter sido um natimorto!

Não! Por favor, não me entendam como um defensor da cadeira elétrica, do paredão das ditaduras, do aborto, etc. etc. Longe de mim isso! Mas vocês hão de convir de que a minha morte só causará benefício. Por isso, vejo até que, mesmo antes do meu caixão descer ao túmulo, haverá um delírio coletivo! (e nem sei se vou ter direito a ser enterrado, pois vai que alguém resolva me recriar, pegar os meus restos mortais, meus genes e fazer vários clones meus... Ave Maria, só de pensar nisso me causa até um calafrio!).

A felicidade será tão grande que todas as pessoas sairão às ruas, se abraçarão umas as outras - ora chorando, ora sorrindo-, e tudo isso apenas por causa da minha morte. Soube até que no Brasil, onde “o brasileiro é um feriado”, será decretado 180 (ou 360? Agora fiquei em duvida!) dias de folia. A festa do carnaval, nem de longe, se comparará com as comemorações pela minha morte... Ah! Mas nem isso causará inveja aos carnavalescos, pois tenho certeza que todas as escolas de samba farão seus desfiles com um único enredo: “A morte da prova escrita!”.

Pois é, tenho ou não razão de me achar abominável?! Sou a PROVA ESCRITA, com direito as múltiplas escolhas, menos para os alunos: “Ou acerta ou não passa!”; Sou, muitas vezes, uma forma de ameaça: “Vai cair na prova!”; Sou o mecanismo utilizado agora para avaliar se uma universidade presta ou não, pode?!... Sou apenas páginas em branco, onde muitos professores, já cansados, acomodados e sem criatividade, colocam um monte de perguntas e, na maioria das vezes, com um único objetivo: avaliar a memória do pobre do aluno. Por isso eu suplico: procurem outra forma de avaliação... Procurem!

Ah! Quantas árvores não foram gastas por ano, por país, por escola, para testarem algo que Pavlov e Skinner já descobriram em seus laboratórios de experimentação, o reflexo condicionado. Pois não venham me dizer que - colocando quatro alternativas para o aluno decidir qual delas está correta-, vocês estão avaliando algo além da memória. E aí eu lhes pergunto (sem colocar nenhuma das alternativas estão corretas, como possibilidade de resposta, para vocês assinalarem): onde fica a avaliação da sensibilidade, do amor, das paixões, dos afetos, dos sonhos, do que há de verdadeiramente humano e tão necessário para formação de um profissional?!

Por isso, concordo e assino embaixo, do que escreveu Saint-Exupéry, no seu livro “Terra dos homens”: “O que me atormenta não é essa miséria na qual, afinal de contas, a gente se acomoda, como no ócio... o que me atormenta é MOZART assassinado, um pouco, em cada um desses homens”... Pois é! Através de mim - A prova escrita -, vocês, caros professores, estão dificultando, ou até mesmo evitando, a formação de várias gerações de Mozart, e o que é pior: nem se dão conta disso! E depois não adianta ficarem cobrando humanização dos pobres e sofridos alunos, que passam noites e noites decorando leis, fórmul as, cálculos, efeitos colaterais das drogas... Ah! E eu nem posso me lamentar, como fez o poeta Álvaro de Campos, uma das entidades de Fernando Pessoa: “Sou o intervalo entre o meu desejo e aquilo que os desejos dos outros fizeram de mim”, pois nem desejo eu tenho, a não ser a minha própria morte...

Certa vez, entrei no Google, para saber quem me inventou e não consegui nenhuma resposta. Sou tão miserável que ninguém quer assumir a minha paternidade. Quem me gerou; quem fez meu parto; quem me criou; quem me alimentou; quem se serviu de mim para esconder as suas fragilidades e suas deficiências, seus medos e sua sede de poder, deveriam também ter um julgamento tão cruel como eu estou fazendo agora de mim mesmo, pois vocês são os verdadeiros culpados pela imagem abominável que carrego em minhas costas. E se Atlas foi obrigado pelos deuses a sustentar os céus para sempre, eu sou um Atlas obrigado a sustentar um mundo de sofrimentos para esses jovens.

Mas, como disse, no inicio desse comunicado, esse sofrimento tem dia e hora marcada para acabar. Vou morrer em breve! Ta lá no livro “A física do futuro”, de Michio Kaku: “Hoje, podemos nos comunicar com a internet por intermédio de nossos computadores e telefones celulares. Mas, no futuro, a internet estará por toda parte – em telas na parede, em móveis, em cartazes e até em nossos óculos e lentes de contato. Quando piscarmos, estaremos on-line... Isso vai alterar o sistema educacional. No futuro, alunos prestando um exame final vão poder pesquisar silenciosamente as respostas na internet, via lentes de contato, o que será um óbvio problema para professores que costumam confiar na decoreba. Isto significa que, em vez disso, os educadores terão de enfati zar a capacidade de pensamento e raciocínio”...

Ah!!!!! Einstein tinha mesmo razão: “A imaginação é mais importante do que o conhecimento!”. Por isso: Viva a minha morte! Viva a minha morte!

P.S. Dedico este artigo a todos os meus alunos, como forma de pedir perdão pelo sofrimento que ainda causo a eles...

essencial


Quanto temos que não ter para de verdade ser
O paradoxo do eterno dia e das falsas madrugadas.
Que diria Torquato Neto de novo em " Três da Madrugada" com postes sem tungstênio azulando o chão, cujo manto árido sufoca o caldo denso, a essência do planeta?
E que diria a lua, nua, em seus quartos?
Há sol aqui e ali e água pra refratar e refletir
Uns, verão
Outros, narcisos
Poucos, invernos
Em muitos, o escuro, inferno.
Desejo a escuridão, tenho medo do escuro, do breu, dos novos animais, das revelações.
Que imagens sairão da câmara escura
desse orgone
do fundamental
E que diriam as estrelas
que nem hão?

SimoneSodré

AS (POUQUÍSSIMAS) MOEDAS DE JUDAS.


Públio José – jornalista
(publiojose@gmail.com)

                        A narração bíblica e a conteúdo histórico nos colocam a par dos acontecimentos que dizem respeito à vida de Judas. (Falo do Iscariotes, o que traiu Jesus. A Bíblia cita vários deles, inclusive o Judas irmão de Jesus). Sua trajetória tem um início fascinante, embora o desfecho tenha sido trágico. De modo geral, sabe-se que Judas traiu Jesus em troca de 30 moedas, passando à História como um assassino frio e calculista. Esse estigma levou até alguns estudiosos a traduzir Iscariotes como assassino, mas essa tentativa esfumou-se com o tempo por falta de consistência semântica. O mais provável é que o termo Iscariotes se refira à localidade onde Judas nasceu, da mesma forma que Maria Madalena (antigamente escrito Magdalena), leva o segundo nome por ter nascido em Magdala (ou Magadã – outra forma de grafia) povoação de localização incerta, provavelmente próxima ao Mar da Galiléia.
                        Voltemos ao Iscariotes. Detentor de um dos postos mais importantes do ministério de Jesus, destacou-se desde o início por se situar bem acima dos demais do ponto de vista intelectual. Era o tesoureiro do grupo, escolha que comprova o reconhecimento do seu talento e a confiança nele depositada. Ao que tudo indica, os problemas de Judas tiveram início a partir da conceituação, feita para si, da missão de Jesus. Para os apóstolos de cunho messiânico, ou seja, de forte lastro espiritual; já para a massa judaica – Judas entre estes – o messianismo do Cristo compreendia fortes tons de atividade político-militar, daí derivando para a sonhada reconquista do território pátrio – e a conseqüente expulsão do invasor romano. Aparentemente inócua de início, tal disparidade cresceu sorrateiramente, e em tal dimensão, que levou Jesus e Judas a caminhos totalmente opostos, culminando com o desfecho da irremediável traição.
                        O fato de ter recebido dinheiro para indicar a localização de Jesus – àquela hora buscando isolamento e proteção para si e para os apóstolos em razão das crescentes ameaças da cúpula judaica – não indica uma simples busca pela vantagem financeira. O dinheiro foi o último empurrão a ferir, num lance de morte, um contexto há muito carregado de desânimo, decepção, frustração e revolta. Seu gesto, na realidade, foi um ato de vingança e a tentativa última de trazer Jesus ao ponto original, quando esquentava corações e mentes com a promessa da vinda de um novo reino. Para Jesus espiritual; para Judas – e a maioria – um reino tomado pelo sangue derramado aos romanos. E o dinheiro? Foi muito? Foi pouco? Numa atualização aproximada, as trinta moedas de prata que Judas recebeu (equivalente a cinco meses do salário mínimo de então) totalizariam hoje em torno de três mil e cem reais.
                        Como se vê, quantia de valor baixo para a dimensão do serviço prestado por Judas aos sacerdotes judeus, motivo que certamente – após uma profunda reflexão – levou-o a cultivar o remorso intermitente que redundou na sua morte. Hoje, quando se presencia as barbaridades cometidas em troca de milhões e milhões de reais pelos larápios de plantão, principalmente na seara política, dos quais o Brasil é produtor privilegiado, vê-se o quanto foi franzino o valor recebido por Judas. Por mais inflação que se enxerte nas estimativas, a conclusão é que, se o homem de hoje não evoluiu espiritualmente, se não aprendeu a cultivar princípios e hábitos que Jesus pregou, soube “crescer e se multiplicar” nos valores cobrados para se corromper, para cometer os crimes mais abjetos. Coitado de Judas. Ficaria estupefato ao descobrir que, hoje, na cena do crime, seria fichinha, aprendiz de aprendiz de meliante de quinta categoria.   

hiatos e pausas.


Por Simone Sodré

palavras falham
faltam
há um divã inutilmente instalado num lugar escuro.
as imagens tentam sair daquele canto
num momento de hífens

: vai ser criada a melodia.

O PRAZEROSO MUNDO DA FAMÍLIA E SEU PORTO SEGURO

Por Flávio Rezende*

                É fato que a valorização das coisas que tem relação com a vida de cada um de nós encontra momentos de pico elevado ou de baixa relevância, de acordo com acontecimentos variados e interesses igualmente múltiplos.

                Quando estamos passando por problemas financeiros, de saúde ou nos sentindo deprimidos, geralmente encontramos na família o melhor porto seguro para jogar nossas âncoras e buscar amparo para suprir essas necessidades.

                Muitos tem a benção de poder contar com irmãos, pais, tios e primos quando a barra fica pesada, enquanto outros, infelizmente, não tem esse maravilhoso oceano amoroso, muitas vezes por culpa própria, já que é comum o alheamento de alguns do seio familiar, buscando guarita neste meio, apenas nos momentos de dificuldade pessoal.

                A obviedade desta introdução termina aqui e, passo a partir deste momento, a compartilhar minha experiência pessoal, no sentido de relatar o meu crescente amor por meus familiares, de uma maneira geral.

                Com nossos pais já chegando a idades avançadas e a necessidade de comunicações constantes para tomada de decisões, vou me aproximando cada vez dos manos, sentindo a cada troca de mensagens pelo WhatsApp um amor brotando e as lembranças da infância retornando, todas permeadas de carinho e com reminiscências maravilhosas de um tempo que lançamos esplendoroso olhar.

                Começo por Júlio, o mais velho, que influenciou meu destino. Lembro dele morando num pequeno apartamento na descida da Ladeira do Sol, sob o de Henfil, curtindo Led Zeppelin, Pink Floyd, Santana, Janis Joplin e me levando para curtir a Redinha, Mãe Luiza e os jogos do ABC, o que fez com que virasse casaca pois torcia pelo América. Até hoje meu gosto musical e minha identificação com o lado mais alternativo da vida, devo a Júlio, sem esquecer a paixão pelo Flamengo, que ele plantou em meu coração.

                Já Leila, tendo ido morar muito jovem em Brasília, guardo a forma sempre carinhosa de tratar todos os assuntos, sua meiguice, uma espécie de mãe, de pessoa confiável e de agradável companhia.

                Fernandinho era o empreendedor de minha infância. Mantinha uma boutique em seu quarto e sempre me tratou como um filho. Temos afinidades espirituais e lembro dele envolvido com o estudo dos extraterrestres, assunto que também me influenciou bastante. É de uma generosidade incrível, estando imediatamente pronto para dar sua colaboração quando necessário.

                Lila era a estudiosa, quieta e, hoje, um vulcão de energia no sentido de curtir a vida. Explora todas as possibilidades de diversão e de alegria, compartilhando largos sorrisos e dando renovado exemplo de maternidade, estando com as crias sempre sob as asas e conduzindo as princesas Marinna e Marianna para os quatro cantos da vida. Temos graciosa amizade, sempre pontuada por risadas e troca de informações.

                Jorge, o mais novo, é um ser que gosto muito. Quando menino era uma pilha, agora mais velho e pai amoroso, é um elogiado profissional da odontologia, travando com ele constantes diálogos sob questões metafísicas e, tendo a oportunidade de tê-lo a meu lado em ações da Casa do Bem, seja como colaborador, seja como eventual voluntário. Gosto muito dele também.

                Esse amor que sinto por todos os meus irmãos, aprofundado, renovado e amplificado cada vez mais, encontra parentesco no mesmo que sinto por minha esposa, filhos e pais. É na família que devemos cultivar os valores humanitários, éticos e religiosos que aprendemos na universidade da vida.

                Lendo com atenção os ensinamentos do educador e mestre espiritual indiano Sathya Sai Baba encontro constantes referências a importância da família para o equilíbrio pessoal e planetário. Sou feliz por ter em todos os quadrantes da minha, o amparo, o carinho, a mão amiga e a palavra amorosa.

                E pela acolhida e companhia constante, agradeço aqui publicamente aos manos, filhos, esposa, pais e demais familiares, toda essa emanação que me fortalece e proporciona as bases para que possa desenvolver dentro do meu ser, o amor necessário para poder fazer parte do mundo, como um ser produtivo e positivo.


 * É escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN (escritorflaviorezende@gmail.com) 

sábado, 26 de outubro de 2013

América 1 x Ceará 0: Análise de Leandro Sena

Por Marcos Lopes

Depois de fazer o dever de casa em cima do Ceará, o técnico Leandro Sena avaliou assim o jogo e a vitória do América: ” A equipe se portou bem nos dois tempos, com uma postura agressiva contra um Ceara que é muito qualificado. A gente procurou ter tranqüilidade, mas a gente soube bloquear as investidas deles e numa grande jogada de frente com o Régis que era nossa válvula de escape o Max marcou, mas toda equipe está de parabéns, e quando a equipe se fortalece dentro de casa fica difícil para qualquer adversário. Hoje não era dia de inventar, mas sim de fazer o simples como foi feito. Perdemos o Edson Rocha para o clássico, mas vamos trabalhar bem na semana, temos Edvanio, Zé Antônio e o próprio Marcio Passos, e hoje nosso setor defensivo esteve muito bem.”

Encontro discute alternativas para o ensino de musica para cegos


O I Encontro sobre Ensino de Música para Pessoas com Deficiência Visual é uma realização da Escola de Música da UFRN (EMUFRN) emparceria com a Comissão Permanente de Apoio ao Estudante com Necessidade Educacional Especial (CAENE), com apoio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG), Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UFRN. O evento acontece de 04 a 08 de novembro e traz o tema Educação musical para pessoas com deficiência visual: desafios e possibilidades.

O encontro vai reunir pesquisadores, professores e estudantes de música e tecnologia assistiva.  Estão programadas mesas-redondas, palestras e minicursos com convidados representativos: Dolores Tomé (flautista, filha de músico e compositor cego e uma das principais divulgadoras da musicografia Braille no país), e Antônio Borges (Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, criador de softwares de acessibilidade para pessoas com deficiências – visuais e motoras) – idealizadores e criadores do software Musibraille, e o professor Vilson Zattera, (UNICAMP/SP), contribuidor da metodologia de ensino multissensorial, e realizador de consultoria técnica para criação do setor de Musicografia Braille da Escola de Música da UFRN.  Vilson é também violonista, compositor, arranjador, atualmente está concluindo seu curso de pós-doutorado em música e é deficiente visual.

O objetivo do Encontro  é incentivar os profissionais da área tecnológica a produção de ferramentas que facilitem o ensino musical sem barreiras, além de capacitar docentes e discentes ao atendimento a alunos com deficiência visual em formação musical. As inscrições para o I Encontro sobre Ensino de Música para Pessoas com Deficiência Visual são gratuitas (pede-se doação de 1 kg de alimento não perecível). Informações através da página do Encontro http://encontroemdv.blogspot.com.br/contato: encontroemdv@gmail.com

PROGRAMAÇÃO DE MINICURSOS

Minicurso 1: Musicografia Braille/Software Musibraille – Dolores Tomé (UnB)

Público alvo: Professores e estudantes de música.

Conteúdo programático: 1) Introdução ao sistema Braille; 2) Sinais e noções fundamentais da musicografia Braille; 3) Usando o computador para escrever música em Braille; 4) Introdução ao Musibraille; 5) Transcrição de partituras com o Musibraille.

Minicurso 2: Musicografia Braille numa perspectiva multisensorial – Vilson Zattera (UNICAMP)

Público alvo: Professores e estudantes de música.

Conteúdo programático: 1) a importância dos mecanismos da leitura e escrita no ensino da Musicografia Braille, dentro do processo de formação musical das pessoas com deficiência visual; 2) proporcionar o conhecimento de recursos tecnológicos disponíveis para a produção de partituras em Braille; e 3) contemplar práticas didáticas com alunos e/ou professores com deficiência visual na perspectiva da abordagem multissensorial.

Minicurso 3: Desmistificando a Tecnologia Assistiva, suas técnicas e algoritmos: aprendendo com quem faz – Antonio Borges (UFRJ)

Público alvo: Profissionais da área tecnológica.

Conteúdo programático: 1) Tecnologia Assistiva: máquinas compensando a falta de poder; 2) Aprendendo a sintetizar a voz humana; 3) Reconhecendo e processando a fala; 4) Controlando equipamentos com murmúrios; 5) Utilizando o olhar e as ondas cerebrais; 6) Quais são os limites?

Confira a PROGRAMAÇÃO GERAL no link: http://encontroemdv.blogspot.com.br/p/programacao.html
PROCON/RN passará a divulgar mensalmente as  empresas com o maior número de reclamações no RN. Seguem as empresas reclamadas do mês de Setembro/2013:

1) Maré Mansa

2) MRV Engenharia e Participação Ltda

3) Ancona Engenharia Ltda

4) CCE Eletrodomésticos S/A

5) Telemar Norte Leste S/A

6) Claro S/A

7) Sky Brasil Serviços Ltda

8) IGM Informática e Serviços

9) Carrefour Comércio e Indústria Ltda

10) TNL PCS S/A

11) Cardif do Brasil Seguros e Garantias S/A

12) Sociedade Comercial e Importadora Hermes S/A

13) Hipercard Banco Mútiplo S/A

14) Samsung Eletrônica da Amazonia Ltda

15) Tim Celular S/A

16) Atacadão dos Eletrodomésticos do Nordeste Ltda

17) Banco IBI S/A Banco Multiplo

18) Net Serviços de ComunicaçãoS/A

19) Banco Santander Brasil S/A

20) Lojas Insinuantes Ltda

Mais informações

Ney Lopes Jr. 9178-7474

Seminário de Turismo se encerra após "excelente impressão" deixada pelo RN

O 2º Seminário de Desenvolvimento Turístico no Nordeste foi encerrado na tarde desta sexta-feira (25), no Praiamar Hotel, após a “excelente impressão” deixada pela cidade e pelos pontos turísticos do Estado às maiores autoridades relacionadas ao turismo do Brasil. Ainda durante este sábado (26), eles visitarão o polo turístico de Tibau do Sul, incluindo a paradisíaca Praia de Pipa.


Durante a solenidade, o secretário de Estado do Turismo do RN, Renato Fernandes agradeceu a presença dos maiores expoentes do setor para discutir interiorização, legislação e ações da iniciativa privada para o turismo potiguar. E citou a “proveitosa” reunião da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI NE) ocorrida na manhã da quinta-feira.


“Após a CTI NE, tivemos a oportunidade, no período da tarde, ampliar as discussões com secretários de Turismo do Brasil, dentro do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo), com a presença do presidente da CVC, Luís Eduardo Falco, que veio unicamente para conceder uma explanação para nós”, ressaltou Renato Fernandes.


O secretário lembrou ainda o pioneirismo do Estado do Ceará, prestes a regularizar a redução dos tributos embutidos no querosene de aviação para viabilizar a vinda de mais voos ao Estado – luta constante da Setur RN. E ainda elogiou os equipamentos de infraestrutura em construção pelo Governo do Estado, a exemplo do Complexo Arena das Dunas e do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.


O presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal, Antônio Carlos Valadares Filho, disse ter visitado nove das 12 cidades-sedes da Copa da Fifa, e Natal “deixou excelente impressão”. Também citou as obras do Aeroporto e do Arena das Dunas, que visitou junto à comitiva do Senado. “São obras de referência nacional e internacional”, elogiou.


Seu pai, Antônio Carlos Valadares, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, enalteceu o compromisso da governadora Rosalba Ciarlini em assumir a realização da Copa em Natal. “O gesto é de um significado que só o futuro irá dizer. E o povo vai entender os benefícios e investimentos inestimáveis decorrentes deste evento”.


A governadora Rosalba Ciarlini também tangeu seu discurso aos benefícios deixados pela Copa à população e ao turismo da cidade. Lembrou as dificuldades encontradas no início da gestão para assumir o evento, a necessidade de reformulação do projeto da Arena – até então inviável – e a busca pela parceria público privada, sem custos aos cofres estaduais.


“Estabelecemos em contrato o valor fixo de R$ 400 milhões, com a empresa responsável pela construção, gestão e manutenção do Complexo durante 20 anos. A receita deixada pelas lojas, shows, eventos e convenções, será metade para nós, e metade para eles. E com esta receita esperamos pagar a contraprestação à empresa, financiada pelo BNDES. Ou seja: não iremos gastar um centavo com essa Arena multiuso”, se orgulhou a governadora.


O Seminário foi encerrado com a entrega do título de cidadã norte-riograndense à senadora Lídice da Mata, pelos serviços dedicados ao turismo do Estado potiguar. Em seu pronunciamento, a parlamentar lembrou, comovida, da cidade de dunas que era a capital de estado, Bahia. “Que vocês conservem seu patrimônio ambiental. Turismo é bom para o turista quando é bom para a população”. E concluiu: “Agora me sinto incorporada à nova família potiguar e à bancada do Estado no Senado. Vamos desestabilizar o pacto federativo nacional e seremos quatro senadores do Rio Grande do Norte”.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Orquestra de Câmara da UFRN realiza concerto gratuito neste sábado


A Escola de Música da UFRN apresenta neste sábado, dia 26, concerto com a Orquestra de Câmara da UFRN.  A apresentação começa às 19h no auditório Onofre Lopes e terá repertório com obras de Mozart.  O aluno  Dayanderson Dantas (trompa) faz participação solo no concerto. A entrada é gratuita com distribuição de ingressos 01 hora antes do evento.
Fazem parte da Orquestra de Câmara da UFRN 20 músicos entre alunos e professores da instituição. A coordenação da Orquestra de Câmara é dos professores Leandro Gazineo e Ronedilk Dantas.

Serviço:
Concerto com Orquestra de Câmara da UFRN
Sábado, dia 26 de outubro às 19h
Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN
Entrada gratuita – distribuição de ingressos 01 hora antes do evento
Capacidade máxim do auditório Onofre Lopes – 250 lugares

Natal receberá do Ministério do Turismo R$ 10 milhões para investimento em infraestrutura

Natal vai receber recursos de R$ 10 milhões para obras de drenagem, pavimentação e recapeamento asfáltico em diversos bairros da cidade. O valor do convênio já está liberado pelo Ministério do Planejamento e será repassado ao Município via Ministério do Turismo, ainda este mês. O anúncio foi feito por telefone pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

“O projeto já está pronto. Só não tínhamos os recursos”, disse Carlos Eduardo. “É um apoio expressivo do deputado Henrique Alves e que vai ajudar muito a melhorar a qualidade de vida de milhares de natalenses”, reconheceu o prefeito, em contato com a assessoria da Presidência da Câmara. Carlos Eduardo disse que vai buscar apoio de outros parlamentares da bancada federal do Rio Grande do Norte para Natal.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, conversou também com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, sobre a aprovação das contrapartidas da Prefeitura de Natal para os projetos de mobilidade urbana da Copa 2014, já aprovados pela Caixa Econômica Federal. O prefeito também pediu o apoio do parlamentar potiguar para a ampliação do teto do Programa Minha Casa Minha Vida em Natal. Para este ano, estão previstos R$ 9 milhões e a construção de 4.000 habitações. Em 2014, Carlos Eduardo quer construir 12 mil unidades habitacionais em Natal.

O presidente da Câmara e o prefeito Natal marcaram ainda um encontro para a próxima segunda-feira (28), em Natal, com o arquiteto Jorge Arraes, autor do projeto de revitalização do porto do Rio de Janeiro, “Porto Maravilha”. A ideia é discutir uma parceria para a revitalização dos bairros da Ribeira Rocas e Santos Reis.

A revitalização, feita em parceria com a iniciativa privada, viria com a retirada dos tanques da Petrobras Distribuidora e a construção de novos equipamentos na área voltada para o rio Potengi como: Museu da Rampa, Mercado das Rocas, Comando do 3º Distrito Naval, a nova sede do DNOCS na antiga estação de trens da Ribeira, já restaurada, além do terminal de passageiros de cruzeiros marítimos no Porto de Natal. A destinação da área ocupada pela Petrobras Distribuidora, de propriedade das Forças Armadas, também vai ser discutida com os comandantes militares.

Procon Natal vai fiscalizar casas de show, entretenimentos e congêneres

O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon de Natal), vai notificar e alertar os produtores de eventos, casas de show, lazer e entretenimento, assim como cinemas e teatros acerca das inovações trazidas pela portaria n° 3038 do Ministério  da Justiça, a qual entrará em vigor no dia 26 de dezembro.

A portaria tem o objetivo de fazer valer o direito à saúde e segurança do consumidor por meio da exigência de informações claras, precisas e ostensivas por parte dos estabelecimentos de lazer e entretenimento com relação à existência de alvarás de funcionamento e de prevenção contra incêndios.

As informações acerca da existência dos alvarás e suas respectivas datas de validade, deverão estar expressas nos ingressos, materiais publicitários e em cartazes afixados na entrada dos estabelecimentos. Além disso, a capacidade máxima de lotação do estabelecimento deverá estar clara e afixada na entrada do mesmo.

Conheça os vencedores do XIII do Concurso de Poesia Luís Carlos Guimarães

O tradicional prêmio revelou um novo talento seridoense e consagrou mais dois nomes já conhecidos da literatura potiguar

A SecultRN/FJA apresentou o nome dos vencedores do XIII Concurso de Poesia Luís Carlos Guimarães, que revelou um novo talento seridoense e consagrou mais dois nomes já conhecidos da literatura potiguar. O 1º lugar foi para a professora e poetisa curraisnovense Maria Marcela Freire; O 2º lugar ficou com Márcio Simões, ensaísta, poeta com livro publicado, proprietário da editora Sol Negro; e em 3º lugar vem o também ensaísta e poeta Paulo Caldas, professor do IFRN em Ipanguassu.

Todo o processo de apuração foi acompanhado por Márcio Lima Dantas, professor de literatura da UFRN, junto aos membros do júri Yuno Silva e Adriano de Sousa. O terceiro membro do júri, Daniel Dantas, não pôde estar presente na abertura dos envelopes. De acordo com Márcio "O Prêmio LCG cumpriu seu propósito, que é fazer surgir novos talentos poéticos, pois o primeiro lugar veio do sertão de Currais Novos; o segundo e terceiros lugares,consolidam dois nomes já conhecidos na nossa cena literária,” enfatiza.

Increveram-se 119 poetas. Dos quais 15 fora, classificados. Os três primeiros lugares receberão R$ 8.350 em dinheiro e participarão do livro, recebendo 50 exemplares cada. As 12 menções honrosas receberão 25 exemplares da coletânea. A premiação no valor de R$ 3.800 (1° lugar), R$ 2.800 (2°) e R$ 1.750 (3°) deverá ser paga até 15 de dezembro. O livro com os poemas dos três primeiros lugares, mais as menções honrosas, será produzido de acordo com a demanda da gráfica Manimbu.

Os doze poetas contemplados com menções honrosas pelo júri são João Andrade, natural de Natal; Araceli Sobreira Benevides (São Paulo-SP); Alexandre Magnus Abrantes de Albuquerque (Natal-RN); Paulo André Benz (Porto Alegre-RS); Goreth Serra (Fortaleza-CE); Adriano Charles Cruz (Natal-RN); Margot Marie, nome artístico de Margareth Pereira Dias (Parnamirim-RN); Marina Rabelo (Natal-RN); Alessandro de Lima Nóbrega (Tangará-RN); Luiz Renato Dantas de Almida (Natal-RN); Luiz Luz (Areia Branca); e Mário Gerson Fernandes de Oliveira (Mossoró-RN).

1° Lugar - Maria Marcela Freire

A seridoense Marcela Maria Freire também é conhecida por alguns colegas de faculdade, trabalho e poesia como Mamafrei. É formada em Letras pela UFRN (Língua Portuguesa/Inglesa e suas respectivas Literaturas), campus de Currais Novos. Foi aluna bolsista e voluntária de Projetos de Extensão e de Pesquisa. É poetisa, possui um blog de poesia: http://venusrenascida.blogspot.com.br/; é ministrante de oficinas de poesia e coordenadora do grupo “Poesia Potiguar & Cia”.

Vivendo a perigo

Quero amor silencioso,

balbucio



Quero lamber teu rosto

igual loba no cio.



Braile

Aprendi a domar

meus medos



confiando em meus

próprios dedos.



2° Lugar - Márcio Rodrigo Xavier Simões

Natural de Caicó-RN, é graduado em Letras e mestre em Linguística pela UFRN. Publicou resenhas e artigos de crítica literária nas revistas Preá, Badalo e Agulha. Tem poemas publicados nos livros IV, VI, e VIII do Concurso de Poesia Luís Carlos Guimarães, da Fundação José Augusto, anos 2004, 2006 e 2008 e no do 3º Concurso de Poesia Zila Mamede, 2006. É editor e idealizador da Sol Negro Edições. Publicou em 2008, pela Flor do Sal, o livro de poemas “O pastoreio do boi”.

Noturnos

I

tempo pra perder, e ganhar com ele a paciência

tranquila das horas amenas

quando as ameixas do mato desfloram seus frutos

e procuramos em vão, dentes cravados no pomo amarelo,

na curva do morro pétalas e pistilos de corolas que caíram





II

uma coluna negra de nuvens atravessa o céu

cindido em dois – um lume claro de um lado

a outro atrelado de acácias e cachos

de estrelas





3° Lugar - Paulo de Macedo Caldas Neto

Graduado em Letras/Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nasceu em Mossoró, mas reside em Natal desde os 3 anos. Tem mestrado na área de Literatura Comparada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem-UFRN e atualmente é doutorando nesse mesmo programa. Lecionou como professor efetivo nas Redes Públicas de Ensino do Estado e do Município de Natal até 2011, quando saiu, após aprovação em concurso público, para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, onde leciona Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Campus de Ipanguaçu/RN.

Licor de poema

O poema - R$ 1,50 no boteco mais próximo.

A estrofe - exército rente à praça popular e sem generais, porque já não enganam com o Apocalipse.

O verso - o tiro de fuzil nos barracos infectos.

O ritmo - bala perdida a cantar na dor dos eremitas noturnos

e nas suas melodias sem êxito, obscuras de linguagem.

Metro - antes o teor alcoólico restante na língua salitrada dos mestres corretos,

devorando as musas do Parnaso numa nuvem hipócrita e repleta de algarismos.

Pobres postulados, abrindo caminho para uma rebeldia nova: o uso do crack injetável na veia do prazer. E agora, bolha de parasitas

de um palácio saudita deformado.



Promiscuidade: versos cabendo consoantes como centro da sílaba;

estrofes brigadas do resto do conjunto; rimas fuziladas por diversão;

métrica doente e fonte de veneno que mata, instantânea,

sem mais tempo para o deleite.



Cicuta que há muito constrói minha vontade do só sei que tudo sei

quando me desafio

para nunca querer saber do poeta,

que me convence de

não bebê-la.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Anninha cabeleireira é a entrevistada do programa Sintonia da TV Assembleia

Nesta sexta-feira, (25), às 20hs, o programa Sintonia da Tv Assembleia vai exibir a entrevista Anninha cabeleireira, com duração de 40 minutos. No Sintonia a jornalista Adalgisa Emidia conversou sobre a história de vida de Anninha, desde a infância em Caicó, a vinda para morar em Natal com a tia Alice (que na época era uma costureira de vestidos de noivas na capital), a descoberta da profissão, a influência da tia e da mãe, a experiência com outros profissionais na Europa e curiosidades de quem trabalha há 40 anos como cabeleireira.

O programa vai mostrar ainda o outro lado de Anninha, que gosta de colecionar obras de arte, corujas e caixinhas artesanais. Além de dicas de moda, como a coleção pessoal de roupas de décadas passadas, mas atuais até hoje.

O Sintonia a cada mês entrevista uma personalidade do RN para falar sobre a sua história de vida. São pessoas que gostam de ler, escrever, de artes, cultura. O programa já entrevistou Diógenes da Cunha da Lima, Dorian Grey, a professora Salizete Freire, o professor Geraldo Queiroz, os médicos Caio Fernandes e Bernardo Celestino e outros.

Na tv à Cabo- Natal a TV Assembleia é exibida através do canal 09 e na tv aberta através do canal 50. Posteriormente o site da tv assembleia- www.al.rn.gov.br  também disponibilizará a entrevista.

CONVITE


Cerveja encanada


Ônibus da Classe A para o Nazarenão


A “Classe A” começou as vendas das passagens do ônibus que levará a torcida alvirrubra para juntos vibramos com mais uma vitória do Mecão no jogo deste Sábado (26), entre América e Ceará jogo válido pela serie B , no estádio Nazarenão, em Goianinha. Serão disponibilizados ônibus de luxo, com ar condicionado, TV, DVD, banheiro, frigobar e oferecidos serviço de bordo com venda de cerveja e refrigerante.

Valores:
Sócio Dragão: R$ 15,00
Não Sócio: R$ 20,00

CONVITE


Repaginada na Sexta da Música - Clube de Engenharia


A nossa diretoria resolveu por unanimidade que as Sextas da Músicas não serão mais alternadas com eventos diferentes. O público ficava muito perdido. Portanto, a partir desta sexta, 25, O Grupo DNC, composto por Dikkê, Neide e Charles fará animação musical para todos, onde executará todos o ritmos possíveis: Jazz, Instrumental, MPB, Bossa Nova, Chorinhos, Boleros, Sambas etc. Sempre a partir das 21h30.

Então sintam-se convidados a participar conosco desta nova empreitada musical.

Couvert Artístico: R$10,00
Serviço de Bar e restaurante com Temístocles e sua trupe.
Local: Clube de Engenharia /Clube de Radioamadores.

Atenciosamente.

Engº Jorge Lira.
Diretor Social.

Boi de Reis de Extremoz na XIX CIENTEC


O grupo de Boi de Reis Guajirú, coordenado pela Fundação de Cultura Aldeia de Guajirú, de Extremoz, participará da XIX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (CIENTEC/2013), nesta quinta-feira, às 16h, no jardim da Capela do Campus.

A Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte acontece todos os anos, expondo os principais fundamentos das atividades científicas, tecnológicas e culturais da Universidade, buscando, dessa forma, uma interface com a sociedade.

O tema central da XIX CIENTEC será “Educação e Esporte”, considerando este ser o ano de comemoração dos 50 anos do método Paulo Freire e do envolvimento do Rio Grande do Norte como modelo desse importante projeto político-pedagógico, pelo fato de o Brasil ser o país-sede de grandes eventos esportivos nos próximos anos (Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Paraolímpicos) e com base na temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia “Ciência, Saúde e Esporte”.

O Auto do Boi de Reis Guajirú

Trata-se de um auto em homenagem aos Santos Reis. Na apresentação os marujos cantam e dançam acompanhados de Catirina e Birico, que envolve o público na dança. O Boi de Reis é uma manifestação cultural que mistura religiosidade, arte e recreação em um conjunto sagrado de referências estéticas que marca profundamente a sensibilidade popular e a identidade de nosso Estado.

 As figuras que circundam o Boi de Reis Guajirú são as tradicionais, como a Burrinha, o Jaraguá e o Boi. O termo “marujada” é usado para designar os brincantes do Boi. A música e a dança são elementos fundamentais nesta brincadeira. Os instrumentos são sanfona, triângulo e pandeiro.

O Boi Guajirú vem sendo desenvolvido na Fundação de Cultura desde fevereiro de 2012 pelo arte educador Gláucio Câmara (Que também é Brincante Popular e membro da comissão Norteriograndense de Folclore) com crianças, jovens e adultos no objetivo de manter viva a continuidade dessa valorosa e rica expressão cultural, que tem como fonte de pesquisas os Bois do Rio Grande do Norte em especial os Mestres da Comunidade de Extremoz RN. O Boi de Reis Guajirú conta com o incentivo da Prefeitura Municipal de Extremoz e Fundação de Cultura Aldeia de Guajirú.

Serviço

 Apresentação do Boi de Reis Guajirú Extremoz
Onde: XIX CIENTEC
Local: Jardim da Capela do Campus
16h, dia 24 de outubro de 2013.

Com reportagem de Gláucio Teixeira

Dom Quixote comemora 21 anos com festa neste sábado


Com proposta de happy hour dançante à beira mar evento começará às 17h no Praia Devassa Beach Club e Cervejaria Via Costeira

A inspiração sempre foi o universo do cavaleiro andante. Dom Quixote, Cervantes ou Dom Miguel, não importa o nome de batismo. O que vale é o bom papo, a cerveja gelada e o melhor petisco. Mantendo a tradição de ser um dos melhores bares da cidade, o Dom Miguel/Cervantes festeja, em 2013, 21 anos de atividades.  E para celebrar a data à altura de sua grande confraria — clientes de várias gerações —promove grande festa neste sábado, 26, no Praia Devassa Beach Club e Cervejaria Via Costeira.

Com proposta de happy hour dançante à beira mar, o evento começará às 17h, ao som de DJ e bandas. São atrações que em algum momento já fizeram a trilha sonora da casa: Banda Tá no Dom (Samba), banda Alphorria (Reggae/Pop), Banda Os Monstros (Pop Rock), Dj Luiz Couto (Trilhas de sucesso).

A festa está programada para receber em torno de 1.200 pessoas com o padrão de conforto conhecido da casa. A senha custa R$ 50,00 antecipado (1º lote), com buffet incluso, e pode ser encontrada nas lojas Toli do Midway Mall e Natal Shopping. O buffet estará aberto durante toda a festa, com selecionados petiscos de boteco sob o comando das cozinhas do Cervantes & Dom Vinícius, em parceria com o Bar 294. Caldinhos variados, quibe, paçoca, ova de curimatã, pasteis e outros quitutes.

Haverá várias ilhas para venda de bebidas em geral, caipis, uísque, vodka, cerveja e refrigerantes. Mesas para seis e oito lugares serão distribuídas no Deck da Cervejaria Continetal. “A última Festa do Cervantes aconteceu em 2012 e os clientes da casa já estavam pedindo. A ideia é fazer uma por ano”, disse o proprietário Carlos Sérgio Moura.
         
SERVIÇO
FESTA:  “21 VINTE E UM ANOS DO DOM QUIXOTE”.
DATA:  26 de outubro de 2013
HORARIO: a partir das 17h
LOCAL: Praia Devassa e Cervejaria Via Costeira.
VALOR: R$ 50
PONTOS DE VENDAS: Toli Midway Mall e Natal Shopping
(Incluso buffet de petiscos de boteco)

CONVITE




Grupo "4 Cantos" na Praça das Flores.


O Grupo "4 Cantos" se apresentará na Praça das Flores, executando muita Bossa Nova e MPB, ali em frente ao Jobim e o antigo Raro Sabor, neste sábado, 26, das 18h às 20h, onde estará ocorrendo a Feira de Artes de Petrópolis.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Gases de efeito estufa serão mensurados na Copa 2014

A dimensão real das emissões de gases de efeito estufa será mensurada por agentes locais nas doze cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014. Para capacitar técnicos de órgãos do poder público, organizações não-governamentais e da iniciativa privada, que têm relação com a realização da Copa em Natal, será realizada quinta e sexta-feira (24 e 25) nesta capital, a “Oficina de Capacitação em Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa e Estratégia de Gestão da Copa do Mundo FIFA 2014”.

A informação é do representante da Prefeitura do Natal na “Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa”, José Petronilo da Silva Júnior. A oficina será realizada no auditório da Procuradoria Geral do Estado, das 09 às 18h.

Entre os projetos que estão sendo discutidos na Câmara Temática, José Petronilo destacou os de Resíduos Sólidos, Parques da Copa e Mudanças Climáticas. Ele adiantou que a Prefeitura está fazendo um esforço para que as obras de recuperação do Parque da Cidade sejam concluídas antes do início da Copa do Mundo, para que se transforme numa atração turística para visitantes que vêm assistir aos jogos nesta capital.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Secultrn/FJA divulga resultado concurso de poesia Luís Carlos Guimarães

Os envelopes com os nomes dos poetas selecionados no tradicional prêmio de poesia serão abertos nesta quarta, 23. Primeiros lugares e menções honrosas comporão livro.

A expectativa em torno do resultado do Concurso de Poesia Luís Carlos Guimarães chega ao fim no dia 23, com a divulgação do resultado do prêmio que teve 119 poetas inscritos. O professor Márcio de Lima Dantas coordena a solenidade pública de abertura dos envelopes, que será realizada a partir das 15h, no Salão Nobre do Teatro Alberto Maranhão.

A premiação propriamente dita, no valor de R$ 8.350 para primeiro, segundo e terceiro lugares lugares, conforme prevista no edital, será paga no lançamento do livro, que será editado com os poemas dos três primeiros lugares, mais as doze menções honrosas. Ainda não há data prevista para o lançamento. 

Família que divulga atrativos turísticos pelo mundo está em Natal

Quem está em Natal é a Família Müller. Eles viajam juntos pelo Brasil e pelo mundo há mais de uma década divulgando atrativos turísticos em reportagens de revistas, de websites, de livros ou veiculadas em TV e pocket guides. Eles permanecem em solo potiguar até 26 de outubro, com apoio da Emprotur.

A Empresa de Promoções Turísticas do RN (Emprotur) está responsável pelo apoio logístico para eles aqui no Estado. Em troca, a famosa Família ajuda a nossa divulgação turística. A página deles no facebook, onde publicam o roteiro de suas viagens, é www.facebook.com/familiamulleraventura

Já com dois livros lançados, eles desenvolvem um novo projeto de um terceiro livro-guia, denominado: ‘Arte, Cultura e Turismo no País da Copa’. A publicação é apoiada pelo Ministério da Cultura, onde vão divulgar os atrativos turísticos das 12 capitais que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014 e mais quatro destinos dentro do estado, com estrutura e potencial turístico relevante.

No período de visita ao Rio Grande do Norte, além de conhecer todas as belezas da cidade-sede Natal, eles farão os principais passeios que os turistas que virão assistir aos jogos da Copa do Mundo Fifa 2014, farão entre os dias das partidas de futebol. Dentre eles, a visita ao município de Tibau do Sul, as belezas da Praia de Pipa, passeios de Buggy em Jenipabu, mergulho nos parrachos de Maracajaú, e estadia em Touros e São Miguel do Gostoso.

ESCRITOR GUSTAVO SANTOS LANÇA LIVRO SOBRE IELMO MARINHO

Por Ielmo Marinho em foco

O escritor, comunicador, professor e mestrando em educação Gustavo Santos lança nesta quarta-feira (23), 18h30, no Beco Cultural, a primeira obra literária da cidade de Ielmo Marinho, intitulada de “Inquietudes – Ielmo Marinho em Versos”.

A obra soma 94 páginas e será inicialmente trocada por 3 kg de alimentos não perecíveis que serão doados as famílias carentes da cidade. Publicada pela editora CJA, o prefácio é assinado pelo prefeito Bruno Patriota e o posfácio pelo professor Doutor em Letras da UFRN, Adriano Cruz. A ilustração da capa é assinada pelo artista Miguel Rude. Durante o lançamento do livro, haverá uma exposição das imagens que não entraram no livro, produto das lentes do jornalista e cineasta Daniel Rizzi e do próprio autor Gustavo Santos.

O livro é baseado em uma pesquisa oral e documental sobre a história, cotidiano e personalidades da cidade, destrinchando também a formação da sua identidade cultural. Além de conter toques pessoais e inquietos do autor, que justifica o título. A obra conta com cinquenta poemas e várias imagens que representam o valor cultural, humano e historiográfico de Ielmo Marinho.

Produzido entre 2012 e 2013, a obra traz ensaios fotográficos do jornalista e cineasta Daniel Rizzi, que captam a beleza materializada na arquitetura, nos objetos, no ser humano e no paisagismo bucólico, a partir de ângulos inusitados, alguns deles desconhecidos até mesmo para quem mora na cidade. Os textos são poéticos e geradores de conhecimento, pois progridem ao senso comum, e reforçam o caráter lírico das imagens, ao mesmo tempo em que procuram contextualizar-se no tempo e no espaço, o que torna a publicação um guia estético-didático para aqueles que vão ler o livro.

Para o escritor, o intuito dos cinquenta poemas contidos na obra é servir à população ielmomarinhense. “A ideia do livro é reafirmar a identidade cultural de Ielmo Marinho e estabelecer entre os moradores uma identificação coletiva. Desta forma, propondo um discurso memorialista e saudosista entre os jovens e idosos que fazem parte da história da cidade. Além disso, afirma o meu compromisso com a conservação e divulgação do patrimônio material e imaterial desta cidade pela qual me afeiçoei”, concluiu Gustavo Santos.

Serviço:
Lançamento do livro “Inquietudes – Ielmo Marinho em Versos” – Editora CJA
23 de outubro, quarta-feira, às 18h30.
No Beco Cultural (Rua da Caixa D’ água, Centro – Ielmo Marinho).
Durante o lançamento o livro será trocado por 3 kg de alimentos não perecíveis.
O livro será vendido na Livraria Nobel (Próximo ao Midway).
Outras informações: (084) 9112-5796

Doe brinquedos e Arrecade Sorrisos!

Até o dia 25 de outubro, você pode provocar um sorriso no rosto de uma criança assistida pelo GACC/RN doando um brinquedo novo ou usado em bom estado. A belíssima iniciativa é do Grupo Pão de Açúcar que, através das lojas Extra Ponta Negra, Midway Mall e Maria Lacerda recebe as doações. Os brinquedos serão entregues também à Creche Espírita Irmãos do Caminho.

A Wizard de Ponta Negra aderiu a ideia e também lançou sua campanha de arrecadação e doação de brinquedos para o GACC. A Wizard recebe brinquedos durante todo  mês de outubro.

LEMBRANÇA


CONVITE

Caros amigos,

O Clube de Engenharia tem a honra de convidar V. Sª para participar do Bingo a se realizar no próximo sábado, em sua sede (Clube de Radioamadores), dia 26 de outubro, a partir de 12:00h.

Os prêmios serão: 01 Equipamento de Som, 01 Smartphone, 01 tablet e 01 TV Plasma de 29".
Cartelas no valor de R$70,00 à venda no bar do próprio Clube com Temístocles(3222.1496), e com Beto (3211.1229) na Secretaria do Clube, além dos diretores que também venderão.

Atenciosamente.

Engº Jorge Lira.
Diretor Social.

StarUp natalense é selecionada para etapa do Desafio Brasil

A plataforma “Tem Aqui Beleza” foi única startup do Rio Grande do Norte escolhida.

O projeto Tem aqui Beleza é uma plataforma web e móbile, fundado pelos jovens Rayanny Nunes, Renato Lavor e Dante Henrique, que fornecerá informações de profissionais e serviços de beleza a domicilio. O projeto está na final regional da competição de startups Desafio Brasil e foi selecionado dentre 1.640 propostas submetidas e mais de 4.491 participantes.

O evento de apresentação será realizado nos dias 07 e 08 de novembro,  na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, em Fortaleza.  O vencedor da competição receberá um aporte de R$200 mil reais e a credencial para final nacional. Organizado pelo Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital (GVcepe) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), o desafio selecionou as melhores ideias de startups nacionais. Além da premiação em dinheiro, a competição inclui também a educação empreendedora, qualificação de participantes, palestras, sessões de mentoring e possibilidades de network.

A idealizadora da plataforma, Rayanny Nunes, explica a importância de participar da competição, “É realmente um orgulho muito grande representar nosso estado RN, e ter nossa ideia escolhida entre tantos participantes. Agora faremos de tudo para demonstrar a aplicabilidade dela no mercado. Estamos muito confiantes”, declara.  A mentora do projeto ressalta ainda, que o mercado é bastante promissor, “observamos que a falta de tempo, muitas vezes, dificulta o cuidado com a beleza e saúde. O ‘Tem aqui Beleza’ surgiu para preencher a lacuna”, finaliza.

Dados recentes mostram que mercado movimenta 55 bilhões de reais anualmente, com taxas de crescimento superior a 10%. Em relação aos profissionais, dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae (2013) apontam que o número de microempreendedores do setor de beleza já ultrapassa o número de 241 mil profissionais, o que demonstra o potencial desse público. Somente no Rio Grande do Norte são mais 3.500 cabeleireiros e manicures. Outro dado importante é que o Brasil, já é considerado o terceiro principal mercado de beleza, com o registro de mais 4 milhões, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Sobre o Projeto Tem Aqui Beleza:
O aplicativo estará disponível para teste em 20 dias. Dentre as informações a serem disponibilizadas estarão contatos de profissionais, agenda de serviços online, avaliação profissionais e compras de produtos.  O objetivo do Tem aqui Beleza é proporcionar comodidade, praticidade, segurança, acessibilidade, interação social e inovação na forma de contratar um serviço de beleza.

Entretanto, as atribuições e benefícios não se restringem apenas aos consumidores, mas também aos profissionais.  A plataforma concederá agente de beleza espaço para apresentarem seus serviços, possibilidade de captação de clientes, agenda online e qualificação profissional através da plataforma de EAD. O profissional terá ao passo de um clique mais competitividade no mercado, além de inclusão social e capacitação.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Livro "O Poder do Coaching" vai ser lançado com presença da potiguar Patrícia de Albuquerque Maia

A professora da UFRN e da UnP Patrícia de Albuquerque Maia vai lançar amanhã, 22, a partir das 19h, na Saraiva/Midway, o livro “O Poder do Coaching – Ferramentas, Foco e Resultados”, iniciativa do Instituto Brasileiro de Coaching e publicado pela Editora IBC, com artigos, experiências e cases de sucesso de 40 coaches profissionais formados pelo IBC e especializados em despertar o potencial infinito do ser humano. Patrícia de Albuquerque Maia é a única potiguar presente na coletânea.

Confira programação do pólo Escola de Música da XIX CIENTEC

Durante a XIX CIENTEC a Escola de Música da UFRN abre suas portas para extensa programação cultural. Durante os quatro dias da maior feira de ciência, tecnologia e cultura do estado, grupos de dança, música e teatro se revezam em apresentações gratuitas e abertas a todo o público. A programação da XIX CIENTEC – PÓLO ESCOLA DE MÚSICA acontece de 22 a 25 de outubro no auditório Onofre Lopes.

Capacidade máxima do auditório Onofre Lopes: 250 pessoas

PROGRAMAÇÃO:
Terça, dia 22  (stand up comedy)
18h – Comédia Potiguar – class. 12 anos
20h30 – Comédia Infame – class. 16 anos
Quarta, dia 23
14h – APABB, Grupo de Dança da Casa do Menor, NEI, Fic & Dance, Patrícia Leal (dança)
15h – Grupo Korppus, Maria de Lurdes Paixão, Grupo Dandara Raks Sharki (dança)
16h – Bibiana Esteves (dança flamenca), Pássaros Desabitados e De Casmurro para Dom (teatro)
17h – O Inferno são os Outros, O Auto da Barca do Inferno – class. 10 anos (teatro)
18h – Jam Sense (teatro)
19h – Sentidos – class. 16 anos, Damas – class. 16 anos, Retratos. (teatro)
20h – Performance Face a um Antropofagismo Equivocado – class. 16 anos (teatro)
Quinta, dia 24 -  (apresentações musicais)
15h -  Fantasy Galaxies
15h45 – Banda Sarva
16h30 – Banda Fukai
17h15 – Pro Dia Nascer Feliz
18h – Banda Reative
18h45 – Banda Organos
19h30 – Banda Decreto Livre
20h15 – Banda Dr. Carnage em “Facada e Tiroteio”
21h – Banda Riveros
Sexta, dia 25 – (apresentações musicais)
14h – Banda da APABB
14H30 – Coro em Movimento, Os Saltimbancos
14h45 – Arrelia
15h30 – Marcos Silva, Concentrando a Paz
16h20 – Para Sempre Oriano, recital de piano
17h10 – Daniel Costa
18h – Banda Via Única
18h50 – Tom França
19h – banda Cidadão 193
20h – Ananda Krishina, O Cheiro da Manga

Caravana Ecológica do Idema chega a Extremoz no dia 30

O Programa Caravana Ecológica, desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), trará suas atividades para Extremoz nos dias 30, 31 e 1º de novembro, no Complexo Urbanístico Francisco Rêgo, Centro da cidade. A data e a programação foi discutida pelos representantes do IDEMA com as secretarias de Saúde, SAAE, Cultura, Turismo, Assistência Social, Infraestrutura, Educação, Meio ambiente e Gabinete Civil, na manhã desta quinta-feira, 17.

De acordo com Silvana Gomes, coordenadora de Educação Ambiental, o principal objetivo o programa é o de possibilitar à população acesso as informações relacionadas com o meio ambiente. “Queremos contribuir para mudanças de hábitos que levem a melhoria da qualidade ambiental”, revelou a coordenadora.

Acompanhada da secretária executiva Simone Câmara, Silvana Gomes explicou que serão montadas seis tendas que abrigarão cursos, oficinas, teatro, cinema etc. “Vamos dar início a um trabalho de educação ambiental. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado em prol dos municípios, para que possam crescer de forma sustentada”, disse Silvana Gomes.

Central

Dentro do contexto da Caravana Ecológica haverá uma Central de Informações do IDEMA para tirar dúvidas e dar orientações sobre assuntos diversos no âmbito da ecologia. “O evento é aberto para todos, principalmente para as escolas municipais, estaduais e privadas, professores, ONGs, formadores de opinião etc.”

Haverá oficinas diversas abordando a flora e a fauna, cursos de educação ambiental e aula de campo. Na parte cultural, apresentação de grupos folclóricos, teatro, banda de música e cinema. (LS).

Serviço

Caravana Ecológica
Complexo Urbanístico Francisco Rêgo, Centro, Extremoz
Dias 30 (14h), 31 (08h) e 1º de novembro (08h)
Trabalho recreativo e educativo voltado para professores, alunos, empreendedores e representantes dos diversos segmentos da sociedade civil

Diretor teatral e circense argentino ministra cursos de Montagem Cômicas e Intensivo de Clown e Humor Físico


Walter Velazquez já realizou cursos de clown e dramaturgia na Argentina, Espanha, Brasil e Equador

Em sua segunda estada em Natal esse ano, o diretor teatral e circense, Walter Velazquez, ministra dois cursos circenses: Montagem de Cenas Cômicas, de 21 a 25 de outubro, das 19h as 22h, e o Intensivo de Clown e Humor Físico, nos dias 26 e 27, em dois turnos 9h às 12h e 15h às 18h , ambos acontecem na Nova Sede da Tropa Trupe, em Neópolis.

Na Montagem de Cenas Cômicas a ideia é que nos cinco dias de aula o ator/atriz consiga ao final da oficina apresentar um número próprio que possa ser apresentado em castings, varietés, cabarés, rua e outros espaços. Já o Intensivo de Clown e Humor físico é uma oficina que aponta para o treino, canalização, dosagem da energia e velocidade do ator na sua interação com o público.



Além dos cursos, o diretor também está na cidade para acompanhar e a dirigir a montagem da “A Lenda do Trapezista Cego”, novo espetáculo do Tropa Trupe, que deve estrear no primeiro semestre de 2014.

Walter Velázquez é professor, ator, diretor e treinador de atores na Argentina, Espanha, Brasil e Equador. Dirige a Companhia Internacional de Comediantes Sem Polegares, é co-fundador do Teatro Absurdo Palermo de Buenos Aires e tem em seu currículo mais de 50 obras de circo e teatro eu já percorreram vários recantos do mundo.

Serviço: 

Montagem de Cenas Cômicas
21 a 25 de outubro - das 19h as 22h
Nova Sede da Tropa Trupe
Inscrição: R$ 250

Intensivo de Clown e Humor Físico
26 e 27 de outubro - das 9h às 12h e 15h às 18h
Nova Sede da Tropa Trupe
Inscrição: R$ 150 

Professora Patrícia Maia lança livro O Poder de Coaching nesta terça

O livro “O Poder do Coaching – Ferramentas, Foco e Resultados”, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Coaching e publicado pela Editora IBC, com artigos, experiências e cases de sucesso de 40 coaches profissionais formados pelo IBC e especializados em despertar o potencial infinito do ser humano, vai ser lançado em Natal,  nesta terça, a partir das 19h, na Saraiva/Midway, com a participação entre seus colaboradores da potiguar Patrícia de Albuquerque Maia, professora da UFRN e da UnP.

O coaching é um processo de desenvolvimento humano, pautado em diversas ciências como: Psicologia, Sociologia, Neurociências, Programação Neurolinguística, e que usa de técnicas da Administração de Empresas, Gestão de Pessoas e do universo dos esportes para apoiar pessoas e empresas no alcance de metas, no desenvolvimento acelerado e, em sua evolução contínua.

domingo, 20 de outubro de 2013

A DITADURA DA DEMOCRACIA

Públio José – jornalista
(publiojose@gmail.com)

                       A cada dia o brasileiro fica mais desorientado com a eclosão de fatos à sua volta carregados de transtornos e prejuízos diversos, e que, em conseqüência, vêm atingindo a todos com agressividade incomum. Aliás, há tempos o brasileiro médio – aquele que pensa sair do trabalho para casa a tempo de assistir a novela, o noticiário, o futebol pela tv – é impactado com o que se passa no vídeo. Nele, vê-se o Brasil como se uma câmera desfocada gerasse uma sucessão de imagens distorcidas. Ou que um pintor, muito loucão, invertesse a lógica estética e trouxesse à luz algo muito além do que imaginam os mais empedernidos expressionistas. Crimes, mortes horrendas, assaltos, seqüestros, tudo ali, à frente de todos, oferecido por estrelas ascendentes do jornalismo televisivo, sempre às horas das refeições, feito prato comercial servido nos restaurantes self service da vida. Apelação? Realidade? Loucura?
                        Essa salada indigesta vem pontuando o dia a dia do brasileiro com uma regularidade obsessiva e ininterrupta – a fazer todos se indagarem “que país é este? onde estou afinal?” Além do mais, se observamos assim o que vemos no campo do crime, da marginalidade, do bruto e tenebroso terreno das delegacias de polícia, em outras searas o cenário não é diferente. Na política, por exemplo, o que acontece que leve o brasileiro a se orgulhar? O judiciário, por seu turno, à frente o Supremo – onde até pouco tempo se ancorava a esperança do brasileiro comum – lambuzou-se a tal ponto com a influência de governos e partidos políticos que hoje nem merece mais ser visto como “a suprema corte”. Suprema em quê, afinal? Pelo dicionário, o termo se mostra uma maravilha: dignidade, pureza absoluta, preeminência, o mais importante, superior a tudo. É assim que é visto o Supremo nos dias de hoje?    
                        Agora, vem somar-se a esse quadro horroroso as tais manifestações – os protestos de grupos organizados. E o que se vê? Em passeatas de professores, por exemplo, cenas de agressões, vandalismos, quebra-quebra, puro desrespeito à autoridade. Os alunos, em casa, confusos, vendo os mestres do saber, das boas práticas de vida engalfinhados com a polícia, certamente se indagarão se professor é aquilo que mostra a televisão. A todo instante, o termo democracia é distorcido, amarfanhado, para utilização da forma que mais agrada ao transgressor de plantão. Nas escolas, professores são espancados – e mortos – a bem da democracia escolar, amontoado de hábitos que confere à meninada uma impunidade absoluta, além de péssimos índices de aprendizado. Nos locais de trabalho, desceu pelo ralo a autoridade em louvor do igualitarismo que tudo pode. Não é da essência democrática a igualdade de direitos?
                        Nas esferas partidárias, alianças absurdas são sacramentadas sob o argumento de que “é necessário garantir-se a governabilidade”. Ah, pera lá! Governabilidade, teu nome é safadeza! Baderneiros, quando presos, são soltos em seguida, sem nada a pesar-lhes no cocuruto. Quando muito alguns arranhões, logo esquecidos em razão do estrelato garantido pela mídia. Enquanto isso, com receio de desagradar o que vai pelas ruas, governantes se omitem – e a ordem que vá pro beleléu! O intuito? Serem vistos como... democratas. Em casa, o brasileiro engole tudo isso, se perguntando se no dia seguinte encontrará de pé a loja onde trabalha. Impunidade, incivilidade, impatriotismo... Isso é democracia? Ou estamos, sem sentir, numa ditadura. De que tipo? Vinda de onde? Patrocinada por quem? Cadê o Brasil que amo? Brasiiiiillllll, onde estás que não respondeeeeeees? Te cuida, cara pálida! 

FACA


Na amurada
a faca
espera
a mão.

O corpo
estende o sentido
ao espaço

            e a faca
            queda
            imóvel
            sobre o piso.

(Pedro Du Bois, inédito)

Série Bar



Por LeoSodré

Série Bar.

Canson - 29,7 x 42

Óleo - Pastel

Informações: 9431 - 51515 e 8122 - 0065

sábado, 19 de outubro de 2013

Orquestra alemã se apresenta gratuitamente no domingo, e na segunda, junto com a Sinfônica da UFRN, apresenta concerto no Teatro Riachuelo.


Domingo e segunda-feira, dias 20 e 21 de outubro, serão datas importantes para a música erudita no RN. Em uma cooperação com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, dentro das atividades do programa UNIBRAL, a Orquestra Sinfônica da UFRN recebe a orquestra KammerOrchester da HochSchule fur Musik de Karlsruhe (Alemanha). É a primeira vez que uma orquestra alemã se apresenta no Rio Grande do Norte. A primeira apresentação do ensemble será no domingo às 18h, no auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN. A entrada é gratuita. Na segunda-feira, a Orquestra Sinfônica da UFRN e a KammerOrchester dividem o palco do Teatro Riachuelo às 21h em um concerto inédito no estado. Na primeira noite, na Escola de Música, a orquestra alemã irá apresentar obras de Strauss, Wolfgang Rihm e Schoenberg. No segundo concerto, as duas orquestras unem suas sonoridades na execução de peças dos compositores Schumann e Edino Krieger. Ingressos para o concerto no teatro Riachuelo já estão à venda na bilheteria ao preço de R$50 (inteira) e R$25 (meia).

A KammerOrchester da HochSchule fur Musik de Karlsruhe (Alemanha) é formada por 43 músicos, sob direção artística do professor Nahum Ehrilch. A orquestra gravou dois importantes CD´s, um deles com o violinista Ivri Gitlis. A vinda da orquestra alemã ao estado vem representar um marco nas celebrações do Ano da Alemanha no Brasil. O concerto no teatro Riachuelo acontece dentro do Projeto “Parcerias Sinfônicas” do SESC-RN.

O encontro de orquestras Brasil-alemanha faz parte das atividades do Programa Unibral, uma cooperação com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Na área de música, este convênio entre a EMUFRN e a HochSchule fur Musik de Karlsruhe tem proporcionado a circulação de alunos e professores entre as universidades, realizando um rico intercâmbio de conhecimento e experiências musicais. A cooperação integra a Hochschule für Musik Karlsruhe e três universidades brasileiras, das quais a UFRN é a única fora da região Sudeste. A realização deste encontro no Rio Grande do Norte recebe incentivo da visão estratégica da internacionalização da educação, promovida pela direção da Escola de Música da UFRN. Em prática desde o início do ano, esta parceria possibilitou a três integrantes da OSUFRN prosseguirem estudos na Alemanha, e trouxe de lá dois alunos de piano para uma temporada de aprendizado na EMUFRN.

A Orquestra Sinfônica da UFRN

Constituída por músicos alunos dos cursos técnico, graduação e de pós-graduação da Escola de Música, a Orquestra Sinfônica da UFRN vem, a cada concerto, se firmando como um dos principais ensembles orquestrais do Nordeste e mais atuantes do Rio Grande do Norte. Sob a direção do Maestro André Muniz, o grupo foi agracido, em 2011 e 2013, com o “Prêmio Hangar” de melhor espetáculo, e recebeu, também em 2012, o Troféu Cultura de “Melhor Show do Ano”. Já se apresentou em quatro estados brasileiros incluindo participações na Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO), e SESC-SP em parceria com a Sinfônica Heliópolis.

A OSUFRN tem atuado com solistas de referência como Martin Ostertag (violoncelo), Italo Babini (violoncelo), Fany Solter (piano), Stefano Algieri(tenor) e Gabriela Queiroz (violino). A Orquestra é um Grupo Permanente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e desde 2011 tem atuado em convênio com o SESC, produzindo espetáculos com grande sucesso de crítica e público.