quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Crédito rural para pequenos e médios produtores é tema de reunião no BB


Assembleia Legislativa integra movimento em favor do homem do campo

O deputado José Adécio (DEM) representou a Assembleia Legislativa, ontem (26), durante reunião no Banco do Brasil que teve como objetivo buscar soluções para ajudar o pequeno e médio produtor rural. O parlamentar, junto ao presidente da Associação Norteriograndense de Craidores (Anorc), Junior Teixeira, sugeriu aos representantes da instituição financeira uma parceria, visando abertura de linhas de crédito. A intenção é favorecer os homens e mulheres do campo que enfrentam dificuldades em virtude da seca no estado.

A Casa Legislativa lidera o movimento que visa a adoção de medidas estruturantes para minimizar os problemas causados pela estiagem. Além das linhas de crédito, as instituições envolvidas nessa luta desejam ajudar os produtores no que se refere ao acesso à água e produção de volumoso, alimento para o gado. “Esta foi a primeira reunião com os representantes do Banco. Eles vão analisar a situação e verificar as possibilidades da instituição”, afirmou José Adécio.

De acordo com o deputado, a instituição financeira que disponibiliza créditos aos produtores é o Banco do Nordeste. No entanto, os homens do campo se queixam de burocracia para a liberação dos recursos. “O Banco do Nordeste tem sido um padrasto. Trata-se de um problema grave e é preciso urgência para solucionar, pois os produtores que estão fora da linha de crédito estão sofrendo com esta seca devastadora”, declarou o parlamentar.

O presidente da Anorc, Júnior Teixeira afirmou que existe uma dificuldade para uma classe de produtores, no que se refere a contratação de crédito. “O processo é dificultado para essas pessoas e o tratamento deve ser igualitário. Para tentar resolver esta situação, estamos buscando parcerias institucionais e vamos elaborar uma agenda para execução do trabalho, elencar os principais problemas e encaminhar às pessoas e instituições que podem contribuir. Temos a intenção de levar o caso ao deputado federal Henrique Eduardo Alves, para que ele apresente a presidente Dilma Rousseff”, afirmou Junior Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário