quinta-feira, 11 de abril de 2013
Setur e MTur promoveram palestra sobre classificação da rede Hoteleira
A secretaria de Estado do Turismo (Setur RN) juntamente com o coordenador de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Jair Galvão, promoveram palestra sobre a importância do preenchimento e atualização do Cadastur - Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos. O evento foi realizado nesta quarta-feira na sede da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e contou com participação de associações de hotéis, agentes de viagem e gestores empresários do setor.
A autoclassificação tem dias para ser extinta. Segundo Jair Galvão, "a simbologia das estrelas para externar a qualidade da rede de hospedagem só será permitida a quem estiver registrado no Cadastur e vistoriado pelo órgão competente, no caso do Rio Grande do Norte, o IPEM. O MTur está em vias de publicar portaria para regulamentar esta fiscalização e assim coibir este tipo de ação.
A empresária Emanuelle Barreto, do Grupo Vila do Mar, opinou que o problema é a interpretação do sistema. Segundo ela ainda há muitas dúvidas entre os hoteleiros. O próprio palestrante concordou com futuras adequações aos critérios de avaliação usados pelo sistema de cadastramento, sugeridas pelos hoteleiros. Uma delas, por exemplo, propõe a opção de água quente na torneira ou ar quente nos quartos, considerada supérflua para estabelecimentos de hospedagem no Nordeste tropical.
De acordo com o coordenador de marketing da Setur, João Madeiro, ainda existe um entendimento errado do sistema de cadastramento. “Isso tem gerado relutância em torno do preenchimento por parte dos hoteleiros”. A Setur RN iniciará trabalho de conscientização para explicar as vantagens. “O retorno virá em forma de treinamento de pessoal, acesso a linhas de financiamento e a divulgação espontânea do serviço cadastrado no site nacional do Cadastur/Ministério do Turismo”, comentou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário