segunda-feira, 17 de junho de 2013

Aracaju sediou o 2º Congresso Nordeste de Fotografia


Por Alex Gurgel

Durante esses dias que fiquei ausente do Grande Ponto natalense, pois eu estava participando da 2ª edição do Congresso Nordeste de Fotografia, em Aracaju, que foi realizado de sexta, dia 7, até terça-feira, 11 de junho, onde reuniu pessoas de vários Estados nordestinos que vieram à capital de Sergipe em busca de conhecimentos.

O Congresso Nordeste de Fotografia começou com a palestra de Matthew Shirts, editor da revista National Geographic no Brasil, que falou s obre “A história da fotografia na National Geographic” e como os fotógrafos atuam nas reportagens. Ele relatou que há equipes de fotografia nos principais países do mundo.

O evento foi pensado para que os profissionais e os amantes da fotografia nordestinos não precisassem se desloquem para os grandes centros, como Rio-São Paulo-Belo Horizonte, em busca de atualizações de conhecimentos na área de fotografia. O Congresso de Fotografia reuniu o que há de melhor na fotografia brasileira.

Os Protagonistas da Luz

A programação tinha vários palestrantes de peso como Vinicius Matos com muita “Criatividade na Fotografia de Casamento”, Luiz Garrido explicando detalhes de “Como fazer um bom retrato”, Lauro Maêda ensinando técnicas para “Encontrar a luz perfeita” e Luciano Candisan revelando suas formas de fotografar a natureza.

O fotógrafo paulista Fábio Laub falou sobre a importância de se vender a “marca” do fotógrafo e ter sucesso na carreira. O advogado e fotógrafo Roberto Cômodo fez uma palestra esclarecedora sobre “Direito Autoral” na fotografia, desvendando mitos e verdades na hora de colocar o crédito ou assinar contratos para trabalhos fotográficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário