O Jornalista e professor da Universidade Federal Fluminense, Dênis de Moraes, estará presente no segundo dia do III Seminário Interdisciplinar de Comunicação, Mídia e Direitos Humanos, realizado pelo Departamento de Comunicação da UFRN em parceira com o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.
Na ocasião acontecerá o lançamento do livro “Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação”, editora Boitempo. A obra é organizada por Dênis e além de artigos do próprio pesquisador reúne textos dos jornalistas espanhóis Ignacio Ramonet e Pascual Serrano.
O livro faz uma análise do poder mundial da mídia, da influência da globalização e das novas tecnologias na cultura e na comunicação, e do papel da internet no trabalho do jornalista, principalmente quando ela entra em atrito com as mídias tradicionais. Também é feito um histórico das principais mudanças ocorridas na América Latina com relação a políticas públicas de democratização da mídia.
“Minha proposta é que todos nós participemos da criação de um quinto poder, que se expressaria mediante a crítica ao funcionamento dos meios de comunicação, papel que antes cabia ao quarto poder. O que um cidadão mais ou menos ativo numa sociedade democrática deve fazer? [...] Portanto, revelar a quem pertence essa informação, quem ela está ajudando, em que medida ela é a expressão dos grupos privados que são seus proprietários já é uma maneira de se dizer para quem os meios de comunicação estão trabalhando. Isso é criar um quinto poder, ressignificando o que a opinião pública deve ser”. – Ignacio Ramonet em “A explosão do jornalismo na era digital”.
Evento: Conferência de encerramento do III Seminário Interdisciplinar de Comunicação, Mídia e Direitos Humanos, com lançamento do livro “Mídia, poder e contrapoder: da concentração monopólica à democratização da informação” e debate “O público e o Privado na Comunicação latino-americana.” Presença do Jornalista Denis de Moraes, organizador da obra citada.
Serviço
Data: 07 de junho de 2013-06-05
Horário: A partir das 14 horas
Local: Auditório do Centro de Educação, Campus Universitário, Natal
Nenhum comentário:
Postar um comentário