O setor de Auditoria da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em conjunto com a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Norte, está realizando um mutirão para atender ao grande número de demandas originárias de manifestações de usuários do SUS. Neste primeiro trimestre, o mutirão conseguiu atender a 47% das demandas. Ainda estão sendo apuradas 23% das manifestações e os 30% restantes estão em planejamento para serem atendidos por uma comissão de técnicos da Sesap que tem percorrido todo estado para dar respostas a todas as reclamações dos usuários.
De acordo com Maristela de Almeida Cardoso, coordenadora do Sistema Estadual de Auditoria, o trabalho integrado visa garantir uma resposta mais rápida e eficiente ao cidadão que recorrer ao serviço de Ouvidoria da Sesap. “Em até quinze dias a comissão deverá concluir os 23% dos casos que estão em exame. Já os 30% restantes que estão em planejamento deverão ser finalizados até o mês de junho”, disse.
A Ouvidoria Geral do SUS classifica as manifestações dos usuários como reclamação, solicitação, denúncia, informação, elogio e sugestão. Dessas, a maior quantidade é de reclamações (35,24%), seguida de solicitações (24,28%) e denúncias (23,59%). O canal mais utilizado pelo cidadão foi o telefone alcançando mais de um terço das demandas recebidas, seguido de formulário via web, demandas presenciais, e-mail e carta, em menor quantidade.
A ouvidoria do SUS da Sesap é um canal de comunicação direta entre os usuários do SUS e o gestor público, promovendo a cidadania e melhorando a qualidade dos serviços prestados pelo SUS em nosso estado. É possível entrar em contato com a ouvidoria pelos telefones: 3232-5385/3232-3536, por email: ouvidoriasus@rn.gov.br por carta ou pessoalmente no endereço: Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 730 – 7º andar - Centro.
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