domingo, 31 de janeiro de 2010
Beba devagar...
Qualquer festa produz histórias engraçadas e algumas totalmente inusitadas. No aniversário do amigo Francisco Neves (Chicola), neste sábado, animado pela Banda dos Anos 60 e com canjas de Mario Henrique de Faria, Sandra Alcaniz e o baterista Lobinho, que aos dez anos promete ser mais virtuoso do que o pai, Zé Reinaldo, não foi diferente.
Os garçons da festa eram “Meu Preto”, conhecido de todos da confraria do Azulão e Ailton, sacristão do padre Pedro, maestro da Orquestra Sinfônica do RN e pároco da igreja de Santo Antonio. Ailton foi o primeiro a atender nossa mesa, localizada na beira da piscina e defronte para a banda, debaixo de um enorme pé de algodão. Minha Mércia, cervejeira que só, pediu logo uma bem gelada. Aí, o sacristão trouxe uma cerveja sem álcool. Ailton não entendia muito de bar e isso ficou claro.
Pedi uma dose de uísque e ele colocou um copo cheio. Não dava para colocar gelo porque iria transbordar. Uma pena estragar um Old Parr tão carinhosamente oferecido por Chicola, que circulava entre as mesas com alegria e a simpatia que lhe é peculiar. Mário Henrique também ganhou um copo cheio de Old Parr, enquanto Mércia trocava de cerveja.
Ao meu lado estava o conselheiro do Tribunal de Contas, Tarcísio Costa, que reclamava: “tenho três festas para ir no mesmo horário. Esse povo devia combinar...” Sorriu. Decidiu beber uma dose de cachaça Samanaú, para depois rebater com uma cerveja gelada. Técnica caicoense que produz o grau da alegria e da descontração.
Ailton não perdeu a pose. Trouxe uma taça (usada para cerveja) totalmente cheia de cachaça e entregou a Tarcísio, que ficou estupefato. Nesse momento, o aniversariante senta a mesa e pergunta:
- Oxente Tarcísio, bebendo água? Homem! Tem uísque, cerveja, cachaça...
- Isso aqui é cachaça, Chicola. Obra do seu garçom católico...
Nesse momento chega o sacristão. Vale dizer que muito alinhado, de gravata preta, bem barbeado e com uma cruz de ouro pregada na camisa. Tarcísio, então, educadamente passa a pedir uma dose do jeito que é para ser servida.
- Meu caro, eu quero beber a cachaça num copo de cachaça e pouca. Mesmo sendo irmão do dono da Samanaú, Dada, não tenho esse entusiasmo todo para tomar uma taça cheia de cana...
Ailton trocou o pano de prato que trazia dobrado no braço direito para o esquerdo e admoestou tal qual um padre na homilia diária, apontado para a taça de cachaça:
- O problema não é o copo. Não precisa você tomar a cachaça toda de uma vez. Vá tomando aos poucos e fica tudo resolvido. Beba devagar...
Governo vacinará mais de um milhão de pessoas contra H1N1
Secretaria Saúde Pública (Sesap) apresentou o planejamento estratégico para a vacinação da Influenza A (H1N1) no Rio Grande do Norte. No total, serão enviados pelo Ministério da Saúde 1.162.000 doses de vacina para imunização de grupos prioritários, que inclue crianças com até dois anos de idade, grávidas, portadores de doenças crônicas, as pessoas que trabalham nos serviços de saúde e a população entre os 20 e 29 anos de idade. A campanha de vacinação começará no dia 8 de março e será dividida em quatro etapas no Rio Grande do Norte.
Regularização fundiária é discutida entre Prefeitura e Tribunal de Justiça
A prefeita de Natal Micarla de Sousa e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Rafael Godeiro, reuniram-se para discutir a minuta do convênio de cooperação técnica a ser celebrado entre as partes sobre a regularização fundiária dos imóveis de Natal. O objetivo do convênio, que será celebrado posteriormente, é o de definir ações cooperadas a serem adotadas pelo poder público para a legalização dos imóveis públicos e privados, além de assentamentos precários em áreas urbanas. Além da Prefeitura do Natal, participarão do convênio o Governo do Estado, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado e a Datanorte.
De acordo com a secretária da Diana Motta, cerca de 70% dos imóveis de Natal estão em situação irregular.
sábado, 30 de janeiro de 2010
Convite
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania
Escola Penitenciária Desembargador Ítalo Pinheiro
Coordenadoria de Administração Penitenciária
CONVITE
O Secretário Estadual da Justiça e da Cidadania, Leonardo Arruda Câmara e o Coordenador Estadual de Administração Penitenciária José Deques Alves, convidam Vossa Excelência para a Solenidade de Instalação e Aula Inaugural do Curso Especifico de Formação de Agente Penitenciário a ser ministrada pelo Dr. Alvino Augusto de Sá, Psicólogo, Professor de Criminologia da Faculdade de Direito da USP e membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).
Local: Auditório do IERN (antigo CEFET) Av.Sen. Salgado Filho - Natal/RN
Data: 1° de fevereiro de 2010
Hora: 20:00 hs.
Novos dados sobre gripe A
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou, nesta sexta-feira (29), o novo boletim epidemiológico da Influenza A (H1N1). Segundo os dados informados, até o momento foram notificados 1519 casos no RN. Mais nove confirmações foram identificadas, passando para 99 o total de casos confirmados. Destes, 17 resultaram em óbito. Já o número de casos descartados aumentou para 187.
Estefânia Medeiros, primeira mulher a presidir a OAB.
A Edição da Revista Foco, que vai às bancas nesta segunda-feira, dia 01, destaca a advogada potiguar Estefânia Medeiros, a primeira mulher a assumir a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Distrito Federal. Oriunda de família ligada à advocacia, filha do procurador de justiça e ex-deputado federal Augusto Viveiros, Estefânia desde a infância teve como objetivo seguir a carreira jurídica. Formou-se em direito pela UNB e desde então trabalha advogando ou lecionando numa faculdade brasiliense. Em 2003 foi convidada para concorrer ao cargo de presidente da OAB/DF. Ela não apenas venceu, como se reelegeu três anos mais tarde, provando que não há barreiras para a competência e o talento.
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
A rainha está só
Nenhum deputado aliado da governadora Wilma de Faria (PSB) a defendeu das acusações do deputado Getúlio Rêgo, que afirmou que o seu governo estava necrosado.
O fato chamou atenção e está sendo comentado no Estado como uma debandada antecipada. A pergunta é: por que os aliados de Wilma perderam o vigor na reta final do seu governo?
Reis e rainhas
É impressionante como os políticos do Rio Grande do Norte são oportunamente prestigiados e terminam virando atração em tudo quanto é festa. De padroeira até lançamento de CD.
Ontem a presença do vice-governador Iberê Ferreira, durante o lançamento de um CD do ex-deputado Nelson Freire e Banda Meirinho, no Praia Shopping, foi saudada por Nelson intensamente. “Eu tenho a satisfação de anunciar a presença do futuro governador do Rio Grande do Norte”, discursou o compositor.
Parecia um comício...
Carnareia
Não teve explicação que convencesse o Idema a liberar os parrachos de Pirangi para alguns veranistas e suas potentes lanchas realizassem, neste sábado, 30, uma festa carnavalesca, a chamada Carnaparracho. O evento vai ser realizado em bar, na orla.
O Carnaparracho terminou virando o Carnareia.
Calorzão
Muita gente está apostando que o terrível calor que está fazendo em Natal é prenúncio de muitas chuvas, embora as previsões deste ano não tenham indicado isso. Mas, como o clima do mundo está endoidando, quem sabe?
O jeito é pegar uma praia e relaxar...
Sueldo Soares, Uskaravelho e DJ Berto animam o luau solidário de Hermano Morais
Sueldo Soares, banda Uskaravelho e o DJ Berto vão animar a festa de aniversário do vereador peemedebista Hermano Morais, neste sábado, 30, às 21, na sua casa de praia de Tabatinga. O serviço do bar será terceirizado e os participantes da festa deverão contribuir com latas de leite em pó, que serão doadas ao Hospital Infantil Varela Santiago.
Uma marina engavetada
Chamou atenção o release distribuído ontem, 28, pela jornalista Nice Medeiros, da assessoria de imprensa do Natal Convention Bureau, durante a posse do Conselho Curador e da diretoria executiva, sobre denúncia de que a obra da Marina de Natal, estimada em R$ 100 milhões estava engavetada na Câmara Municipal de Natal há dois anos.
É muito estranho que esse projeto, que irá gerar 450 empregos diretos e que é importante para o desenvolvimento do turismo de Natal, esteja sendo deixado à revelia pelos vereadores da cidade. Muito estranho.
Conversei com o secretário de Turismo de Natal sobre o assunto e ele, sem revelar maiores detalhes, disse que estava conversando sobre o projeto individualmente com cada vereador. “Existe também a questão da regularização da zona escolhida (proximidades do Círculo Militar) para permitir a construção”, finalizou.
O presidente do Conselho Curador do NCB, Fernando Bezerril, promete lutar para conseguir desenrolar a questão contando com a ajuda de todos os envolvidos no setor turístico da cidade.
A pescaria e a loteria
O meu querido pai, que já desfruta da eternidade há 24 anos, tinha um prazer imenso em preparar na véspera de suas pescarias domingueiras seu equipamento de pesca. Era meticuloso. Preparava a guia das suas varas – a maioria de bambu -, limpava as carretilhas e molinetes, fabricava suas próprias chumbadas, colocava prendedores nos anzóis, enfim, ficava prontinho para sair de casa às 04h da madrugada. Não se esquecia de sua cachaça e frutas.
Às vezes jogo nas loterias do governo. Antevejo-me rico e pelo simples fato de estar com o bilhete no bolso. Faço planos para gastar a minha “fortuna”. Sinto-me como meu pai, quando se preparava para suas pescarias e sonhava em fisgar muitos peixes.
Ele nunca foi um pescador de sorte e pouquíssima vez pegou peixes grandes. Eu nunca ganhei nem em rifa de colégio.
Agora, que é bom se preparar para sonhar, isso é! Talvez por isso, a exemplo do meu velho, continuo jogando prudentemente em números – sem escolhê-los -, com possibilidades ínfimas de acertar.
Meu pai dizia que depois de arremessar a linha ao mar, sentava-se no seu banquinho para observar as varas e pensava. Sonhava. Fazia planos; poetizava.
Quando vou conferir meu jogo, faço o mesmo, sem a vantagem de estar perto do mar.
Programação do Carnaval 2010
CIRCUITO CENTRO HISTORICO
12/02 - SEXTA
Saída dos Blocos/ Praça Andre de Albuquerque:
Big Rider/ Cabeça Feita/ Bloco Da Amizade; 20h
Manicacas do frevo; 17h
Shopping Popular/Ai vem o Alecrim os Piratas; 17h
13/02 - SÁBADO
Local: Vigário Bartolomeu Ulisses caldas; 18h
Atração: Escute Que é Daqui ( Geraldo Carvalho, Romildo Soares, Pedrinho Mendes, Carlos Bem e Carlos Zen.
14/02 - DOMINGO
Escolha da Kenga 2010:
Local: Vigário Bartolomeu Ulisses caldas
Horário: 16h
Atrações: Orquestra de Frevo
Arena da Ribeira:
Local: Largo Dom Bosco
Atração: Orquestra de Frevo
15/02 - SEGUNDA
Carnaval Junto e Misturado:
Local: Vigário Bartolomeu Ulisses caldas
Horário: 18h
Atrações: Show Regional
16/02 - TERÇA
4ª Chamada do Rock
Local: Vigário Bartolomeu Ulisses caldas
Horário: 18h
Atrações: Classe A do lado B (10 Cantores Locais)
CIRCUITO RIBEIRA
13/02 – SÁBADO
Ordem de desfile / Av. Duque de Caxias
Participação Especial: Os Potiguares
Acesso: Chavantes;
Tribos de índios – Chave “B”
1ª Tapuias
2ª Comanche
3ª Mobralino Mapabú
4ª Tupinambás
Escolas de Samba – Chave “B”
1ª Confiança no Samba
2ª Império do Vale
14/02 - Domingo
Ordem de desfile / Av. Duque de Caxias
Tribo de Índios – Chave “B”
Acesso: Associação Escola de Samba Ferro e Aço
1º Os Guaranis
2º Guaraci
3º Gaviões Amarelos
4º Tabajaras
5º Tupi Guarani
Escola de Samba – Chave “B”
1º Berimbau No Samba
2º Imperadores do Samba
3º Águia Dourada
15/02 - Segunda
Ordem de desfile / Av. Duque de Caxias
Escola de Samba – Chave “A”
1º Unidos de Areia Branca
2º Imperatriz Alecrinense do Samba
3º Grande Rio do Norte
4º Balanço do Morro
5º Unidos do Gramoré
6º Em cima da Hora
7º Malandros do Samba
8º Acadêmicos do Morro
CIRCUITO PONTA NEGRA
13/02 – Sábado
Saída dos blocos/ Av. Praia de Genipabu
Ia Mais Fiquei
Saída dos Blocos / Praça Praia de Ponta Negra
Sueldo Soares – 16h
Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomem - 17h
Bloco Perna de Pau -17h
Folia de Rua – 19h
Arena Ponto Sete
Hild Cavalcante -21h
14/02 - Domingo
Saída dos blocos / Orla de Ponta Negra
Carnarítmos – 12h
Saída dos Blocos / Praça da Vila
Carnavila – 11h30
Arena Ponto Sete
Lucinha Lira – 19h
Tabata Medeiros– 21h
15/02 - Segunda
Saída dos Blocos / Praça Praia de Ponta Negra
Grupo infantil Acalanto – 17h
Perna de Pau 18h
Arena Ponto Sete
Leão Neto – 19h
Krystal – 21h
16/02- terça-feira
Saída dos Blocos / Av. Praia de Genipabu
Ia Mais Fiquei
Saída dos blocos / Praça da Vila
Carnavila – 19h
Arena Ponto Sete
Vida Alheia
Orquestra de Frevo
CIRCUITO DA REDINHA
12/02 - SEXTA
Saída dos Blocos / Praça do Cruzeiro
Bloco Folia Mirim (Infantil) – 8h
Papangu da Redinha – 19h
Redinha dos Meus Amores – 20h
Visse e Versa / Cata Corno/ Só Vai Quem Tem coragem / No Seu Buraco – 22h30
Lavagem do Beco / Bar Pé do Gavião
Fieis do Gavião – 22h30
Praça do Cruzeiro – Manhã
Orquestra de Frevo
Arena do Cruzeiro
Mariangela – 20h
Rodolfo Amaral – 22h
Ronaldo Ferrara – 00h
13/02 - SÁBADO
Saída dos Blocos Eletrizantes / Escultura do Cajú
Mala Mania – 14h
Zumbaê – 16h
Aviões da Redinha – 18h
Saída dos Blocos – Praça do Cruzeiro
Antigos Carnavais – 16h
Vai Pra Peia / Cajú Maluco / Chupa Q’ D’uva/ Tampa de Furico – 16h30
Banda do Siri – 17h
Cobra Coral – 17h30
Visse e Versa / Zé Prikito/ Seu Buraco – 18h
Só Vai Quem Tem Coragem / Perereca da Redinha / Seu Boga / Birinight – 18h30
Arena do Buiú
Parabatum – 10h
Alto Swing – 12h
Conexão – 14h
Requebra – 16h
Adeilton Silva – 18h
Eclípse 03 – 20h
Swing no Sangue – 22h
Babado Forte – 00h
Praça do Cruzeiro – Manhã
Orquestra de Frevo
Arena do Cruzeiro
Raimundo Flor - 19h
Neide Lís – 21h
Dodora Cardoso – 22h
Banda Detroit – 00h
14/02 - DOMINGO
Saída dos Blocos / Praça do Cruzeiro
As Raparigas – 11h
Sem Preconceito (Gami) – 15h
Pinto de Fora / Só Vai Quem Tem Coragem / F. do Gavião – 16h
Baiacuzinho / Nelv / Xaranga do Riso (Infantis) – 16h30
Visse e Versa / Vai Pra Peia / Caju Maluco / Cata Corno / Tampa de Furiko / No Seu Buraco – 17h
Banda do Siri – 17h30
Cobra Coral – 18h
Troça do Zé Prikito / Os Bem Amados / Seu Boga / Perereka da Redinha / Birinight – 18h30
Saída dos Blocos / Largo João Alfredo
Bloco Arrastão da Praia
Ginga com Tapioca / Beira Mar – 13h
Tubarão / Largo João Alfredo – 15h
Saída dos Blocos Eletrizantes /Escultura do Caju
Mala Mania – 14h
Zumbaê / Psyu – 16h
Aviões da Redinha / Caju Maluco – 18h
Arena do Buiú
Swing Arte – 10h
Alto Swing – 12h
Eclipse 03 – 14h
Paulo Ricardo – 16h
Orquestra Boca Seca – 18h
Blitz do Samba – 20h
Fadja Lorena – 22h
Praça do Cruzeiro – Manhã
Orquestra de Frevo
Geraldo Cravalho
Carlos Bem
Pedrinho Mendes
Arena do Cruzeiro
Alexandre Pitter – 20h
Monica Juca – 22h
Rosa de Pedra – 00h
15/02 - SEGUNDA
Saída dos Blocos / Praça do Cruzeiro
Afoxé – 8h
As Raparigas – 11h
Redinha dos Meus Amores – 16h
Pinto de Fora / Fieis do Gavião / Tampa de Furiko- 16h30
Banda do Siri – 17h30
Cobra Coral -18h
Visse e Versa / Cata Corno / Caju Maluco / Vai Pra Peia / No Seu Buraco – 18h
Só Vai Quem Tem coragem / Seu Boga / Perereka da Redinha – 18h30
Saída dos Blocos / Largo João Alfredo
Ginga com Tapioca / Beira Mar – 13h
Tubarão / Largo João Alfredo – 15h
Saída dos Blocos Eletrizantes / Escultura do Caju
Mala Mania – 14h
Zumbaê – 16h
Aviões da Redinha / Caju Maluco – 18h
Arena do Buiú
Esso Alencar – 10h
Swingarte – 12h
Parabatum – 16h
Samba Pras Moças – 18h
Tabata Medeiros – 20h
Monica Juca – 22h
Kelly Wange – 00h
Praça do Cruzeiro – Manhã
Orquestra de Frevo
Romildo Soares
Arena do Cruzeiro
Metamorfose Band – 19h
João Mendonça – 20h
Isaque Galvão – 00h
16/02 - TERÇA
Saída dos Blocos / Mangue
Os Cão – 9h30
Saída dos Blocos / Praça do Cruzeiro
Pinto de Fora / Fieis do Gavião – 16h
Tampa de Furuko / Caju Maluco / Vai Pra Peia – 16h30
Banda do Siri – 17h
Cobra Coral – 17h30
Troça do Zé Prikito / Seu Boga / Os Bem Amados – 18h
Só Vai Quem Tem Coragem / Cata Corno / Fieis do Gavião / Perereka da Redinha – 18h30
Acorde – 00h
Papangu da Redinha – 00h30
Saída dos Blocos Eletrizantes / Escultura do Caju
Mala Mania – 14h
Zumbaê – 16h
Aviões da Redinha / Caju Maluco – 18h
Arena do Buiú
Alto Swing – 12h
Requebra – 14h
Zueira Elétrica – 16h
Swingarte – 18h
Banda Chicle – 20h
João Batista – 22h
Iggor Dantas – 00h
Praça do Cruzeiro – Manhã
Paulo Ricardo
Júlio Lima
Esson Alencar
Nozinho Viana
Arena do Cruzeiro
João Batista – 20h
Perfume de Gardênia – 22h
Krystal – 00h
17/12 - QUARTA
Saída dos Blocos / Praça do Cruzeiro
Bloco dos Garis – 8h30
Baiacu na Vara – 9h
Bloco Ressaca – 14h
Saída dos Blocos – ASPIPERN
Aí Vem O Camburão – 14h
Arena do Cruzeiro
Nonato Negão – 8h30
CIRCUITO ROCAS
12/02 – SEXTA-FEIRA
Saída dos Blocos / Concentração Bar da Naná
Pileque Legal – 18h30
Tome Cachaça – 19h30
Cão de Raça – 19h30
Boca de Álcool – 20h
Q’ Fuxico – 21h30
As Guerreiras – 21h30
Arena das Rocas
Banda Chicle – 20h
Nova Sensação – 22h
13/02 - SÁBADO
Saída dos Blocos
Pinto Pelado / Linguarudos / Havaí no Samba / Tabajaras na Folia / TT – Tome Todas/ Troça do PV – 20h
Arena das Rocas
Zueira Elétrica – 21h
Blitz do Samba – 22h
14/02 - DOMINGO
Sede do Ararura / Rua Belo Horizonte
Bloco Araruna
Saída dos Blocos – Concentração das Rocas
Tô Dentro (Terceira Idade) - 16h
Piabinha / Bloco da Fantasia (Infantis) / Arialzinho – 17h
Arena da Associação de Moradores do Bairro das Rocas
Francinaldo Show – 20h
Arquelaus – 21h
15/02 - SEGUNDA
Saída dos Blocos
Caia na Gandaia / Linguarudos / Sou Mais Eu / Borboletinha/ TT – Tome Todas – 17h
Arena das Rocas
Selado Elétrico – 21h
Orquestra Boca Seca – 22h
16/02 - TERÇA
Saída dos Blocos
Siri na Lata – 19h
Banda Carcará – 21h
Arena das Rocas
Orquestra de Frevo – 21h
Francinaldo Show – 22h
CIRCUITO ALECRIM
12/02 – SEXTA-FEIRA
Saída dos Blocos
Gualecrim
Local: Cinco Bocas
Horário – 18h
Cheiro de Alecrim e Recordar é Viver
Local: Sede do Alecrim F.C
Horário – 20h
Show
Aquerlaus
Zueira Elétrica
13/02 - SÁBADO
Saída dos Blocos / Av. Presidente Sarmento
Caixa D’água / Recordar é Viver / Os Procuradores / Psyu – 16h
14/02 - DOMINGO
Saída dos Blocos / Av. Presidente Sarmento
Cheiro de Alecrim / Caixa D’água/ Recordar é Viver / Os Procuradores / Psyu – 16h
Andréia Maria – 18h
Orquestra de Frevo
15/02 - SEGUNDA
Saída dos Blocos / Av. Presidente Sarmento
Cheiro de Alecrim / Gualecrim / Caixa D’água/ Recordar é Viver / Os Procuradores / Psyu – 16h
João Mendonça
Orquestra de Frevo
16/02 - TERÇA
Saída dos Blocos / Av. Presidente Sarmento
Cheiro de Alecrim / Psyu – 16h
12/02 - SEXTA
Saída dos Blocos/ Praça Andre de Albuquerque:
Big Rider/ Cabeça Feita/ Bloco Da Amizade; 20h
Manicacas do frevo; 17h
Shopping Popular/Ai vem o Alecrim os Piratas; 17h
13/02 - SÁBADO
Local: Vigário Bartolomeu Ulisses caldas; 18h
Atração: Escute Que é Daqui ( Geraldo Carvalho, Romildo Soares, Pedrinho Mendes, Carlos Bem e Carlos Zen.
14/02 - DOMINGO
Escolha da Kenga 2010:
Local: Vigário Bartolomeu Ulisses caldas
Horário: 16h
Atrações: Orquestra de Frevo
Arena da Ribeira:
Local: Largo Dom Bosco
Atração: Orquestra de Frevo
15/02 - SEGUNDA
Carnaval Junto e Misturado:
Local: Vigário Bartolomeu Ulisses caldas
Horário: 18h
Atrações: Show Regional
16/02 - TERÇA
4ª Chamada do Rock
Local: Vigário Bartolomeu Ulisses caldas
Horário: 18h
Atrações: Classe A do lado B (10 Cantores Locais)
CIRCUITO RIBEIRA
13/02 – SÁBADO
Ordem de desfile / Av. Duque de Caxias
Participação Especial: Os Potiguares
Acesso: Chavantes;
Tribos de índios – Chave “B”
1ª Tapuias
2ª Comanche
3ª Mobralino Mapabú
4ª Tupinambás
Escolas de Samba – Chave “B”
1ª Confiança no Samba
2ª Império do Vale
14/02 - Domingo
Ordem de desfile / Av. Duque de Caxias
Tribo de Índios – Chave “B”
Acesso: Associação Escola de Samba Ferro e Aço
1º Os Guaranis
2º Guaraci
3º Gaviões Amarelos
4º Tabajaras
5º Tupi Guarani
Escola de Samba – Chave “B”
1º Berimbau No Samba
2º Imperadores do Samba
3º Águia Dourada
15/02 - Segunda
Ordem de desfile / Av. Duque de Caxias
Escola de Samba – Chave “A”
1º Unidos de Areia Branca
2º Imperatriz Alecrinense do Samba
3º Grande Rio do Norte
4º Balanço do Morro
5º Unidos do Gramoré
6º Em cima da Hora
7º Malandros do Samba
8º Acadêmicos do Morro
CIRCUITO PONTA NEGRA
13/02 – Sábado
Saída dos blocos/ Av. Praia de Genipabu
Ia Mais Fiquei
Saída dos Blocos / Praça Praia de Ponta Negra
Sueldo Soares – 16h
Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomem - 17h
Bloco Perna de Pau -17h
Folia de Rua – 19h
Arena Ponto Sete
Hild Cavalcante -21h
14/02 - Domingo
Saída dos blocos / Orla de Ponta Negra
Carnarítmos – 12h
Saída dos Blocos / Praça da Vila
Carnavila – 11h30
Arena Ponto Sete
Lucinha Lira – 19h
Tabata Medeiros– 21h
15/02 - Segunda
Saída dos Blocos / Praça Praia de Ponta Negra
Grupo infantil Acalanto – 17h
Perna de Pau 18h
Arena Ponto Sete
Leão Neto – 19h
Krystal – 21h
16/02- terça-feira
Saída dos Blocos / Av. Praia de Genipabu
Ia Mais Fiquei
Saída dos blocos / Praça da Vila
Carnavila – 19h
Arena Ponto Sete
Vida Alheia
Orquestra de Frevo
CIRCUITO DA REDINHA
12/02 - SEXTA
Saída dos Blocos / Praça do Cruzeiro
Bloco Folia Mirim (Infantil) – 8h
Papangu da Redinha – 19h
Redinha dos Meus Amores – 20h
Visse e Versa / Cata Corno/ Só Vai Quem Tem coragem / No Seu Buraco – 22h30
Lavagem do Beco / Bar Pé do Gavião
Fieis do Gavião – 22h30
Praça do Cruzeiro – Manhã
Orquestra de Frevo
Arena do Cruzeiro
Mariangela – 20h
Rodolfo Amaral – 22h
Ronaldo Ferrara – 00h
13/02 - SÁBADO
Saída dos Blocos Eletrizantes / Escultura do Cajú
Mala Mania – 14h
Zumbaê – 16h
Aviões da Redinha – 18h
Saída dos Blocos – Praça do Cruzeiro
Antigos Carnavais – 16h
Vai Pra Peia / Cajú Maluco / Chupa Q’ D’uva/ Tampa de Furico – 16h30
Banda do Siri – 17h
Cobra Coral – 17h30
Visse e Versa / Zé Prikito/ Seu Buraco – 18h
Só Vai Quem Tem Coragem / Perereca da Redinha / Seu Boga / Birinight – 18h30
Arena do Buiú
Parabatum – 10h
Alto Swing – 12h
Conexão – 14h
Requebra – 16h
Adeilton Silva – 18h
Eclípse 03 – 20h
Swing no Sangue – 22h
Babado Forte – 00h
Praça do Cruzeiro – Manhã
Orquestra de Frevo
Arena do Cruzeiro
Raimundo Flor - 19h
Neide Lís – 21h
Dodora Cardoso – 22h
Banda Detroit – 00h
14/02 - DOMINGO
Saída dos Blocos / Praça do Cruzeiro
As Raparigas – 11h
Sem Preconceito (Gami) – 15h
Pinto de Fora / Só Vai Quem Tem Coragem / F. do Gavião – 16h
Baiacuzinho / Nelv / Xaranga do Riso (Infantis) – 16h30
Visse e Versa / Vai Pra Peia / Caju Maluco / Cata Corno / Tampa de Furiko / No Seu Buraco – 17h
Banda do Siri – 17h30
Cobra Coral – 18h
Troça do Zé Prikito / Os Bem Amados / Seu Boga / Perereka da Redinha / Birinight – 18h30
Saída dos Blocos / Largo João Alfredo
Bloco Arrastão da Praia
Ginga com Tapioca / Beira Mar – 13h
Tubarão / Largo João Alfredo – 15h
Saída dos Blocos Eletrizantes /Escultura do Caju
Mala Mania – 14h
Zumbaê / Psyu – 16h
Aviões da Redinha / Caju Maluco – 18h
Arena do Buiú
Swing Arte – 10h
Alto Swing – 12h
Eclipse 03 – 14h
Paulo Ricardo – 16h
Orquestra Boca Seca – 18h
Blitz do Samba – 20h
Fadja Lorena – 22h
Praça do Cruzeiro – Manhã
Orquestra de Frevo
Geraldo Cravalho
Carlos Bem
Pedrinho Mendes
Arena do Cruzeiro
Alexandre Pitter – 20h
Monica Juca – 22h
Rosa de Pedra – 00h
15/02 - SEGUNDA
Saída dos Blocos / Praça do Cruzeiro
Afoxé – 8h
As Raparigas – 11h
Redinha dos Meus Amores – 16h
Pinto de Fora / Fieis do Gavião / Tampa de Furiko- 16h30
Banda do Siri – 17h30
Cobra Coral -18h
Visse e Versa / Cata Corno / Caju Maluco / Vai Pra Peia / No Seu Buraco – 18h
Só Vai Quem Tem coragem / Seu Boga / Perereka da Redinha – 18h30
Saída dos Blocos / Largo João Alfredo
Ginga com Tapioca / Beira Mar – 13h
Tubarão / Largo João Alfredo – 15h
Saída dos Blocos Eletrizantes / Escultura do Caju
Mala Mania – 14h
Zumbaê – 16h
Aviões da Redinha / Caju Maluco – 18h
Arena do Buiú
Esso Alencar – 10h
Swingarte – 12h
Parabatum – 16h
Samba Pras Moças – 18h
Tabata Medeiros – 20h
Monica Juca – 22h
Kelly Wange – 00h
Praça do Cruzeiro – Manhã
Orquestra de Frevo
Romildo Soares
Arena do Cruzeiro
Metamorfose Band – 19h
João Mendonça – 20h
Isaque Galvão – 00h
16/02 - TERÇA
Saída dos Blocos / Mangue
Os Cão – 9h30
Saída dos Blocos / Praça do Cruzeiro
Pinto de Fora / Fieis do Gavião – 16h
Tampa de Furuko / Caju Maluco / Vai Pra Peia – 16h30
Banda do Siri – 17h
Cobra Coral – 17h30
Troça do Zé Prikito / Seu Boga / Os Bem Amados – 18h
Só Vai Quem Tem Coragem / Cata Corno / Fieis do Gavião / Perereka da Redinha – 18h30
Acorde – 00h
Papangu da Redinha – 00h30
Saída dos Blocos Eletrizantes / Escultura do Caju
Mala Mania – 14h
Zumbaê – 16h
Aviões da Redinha / Caju Maluco – 18h
Arena do Buiú
Alto Swing – 12h
Requebra – 14h
Zueira Elétrica – 16h
Swingarte – 18h
Banda Chicle – 20h
João Batista – 22h
Iggor Dantas – 00h
Praça do Cruzeiro – Manhã
Paulo Ricardo
Júlio Lima
Esson Alencar
Nozinho Viana
Arena do Cruzeiro
João Batista – 20h
Perfume de Gardênia – 22h
Krystal – 00h
17/12 - QUARTA
Saída dos Blocos / Praça do Cruzeiro
Bloco dos Garis – 8h30
Baiacu na Vara – 9h
Bloco Ressaca – 14h
Saída dos Blocos – ASPIPERN
Aí Vem O Camburão – 14h
Arena do Cruzeiro
Nonato Negão – 8h30
CIRCUITO ROCAS
12/02 – SEXTA-FEIRA
Saída dos Blocos / Concentração Bar da Naná
Pileque Legal – 18h30
Tome Cachaça – 19h30
Cão de Raça – 19h30
Boca de Álcool – 20h
Q’ Fuxico – 21h30
As Guerreiras – 21h30
Arena das Rocas
Banda Chicle – 20h
Nova Sensação – 22h
13/02 - SÁBADO
Saída dos Blocos
Pinto Pelado / Linguarudos / Havaí no Samba / Tabajaras na Folia / TT – Tome Todas/ Troça do PV – 20h
Arena das Rocas
Zueira Elétrica – 21h
Blitz do Samba – 22h
14/02 - DOMINGO
Sede do Ararura / Rua Belo Horizonte
Bloco Araruna
Saída dos Blocos – Concentração das Rocas
Tô Dentro (Terceira Idade) - 16h
Piabinha / Bloco da Fantasia (Infantis) / Arialzinho – 17h
Arena da Associação de Moradores do Bairro das Rocas
Francinaldo Show – 20h
Arquelaus – 21h
15/02 - SEGUNDA
Saída dos Blocos
Caia na Gandaia / Linguarudos / Sou Mais Eu / Borboletinha/ TT – Tome Todas – 17h
Arena das Rocas
Selado Elétrico – 21h
Orquestra Boca Seca – 22h
16/02 - TERÇA
Saída dos Blocos
Siri na Lata – 19h
Banda Carcará – 21h
Arena das Rocas
Orquestra de Frevo – 21h
Francinaldo Show – 22h
CIRCUITO ALECRIM
12/02 – SEXTA-FEIRA
Saída dos Blocos
Gualecrim
Local: Cinco Bocas
Horário – 18h
Cheiro de Alecrim e Recordar é Viver
Local: Sede do Alecrim F.C
Horário – 20h
Show
Aquerlaus
Zueira Elétrica
13/02 - SÁBADO
Saída dos Blocos / Av. Presidente Sarmento
Caixa D’água / Recordar é Viver / Os Procuradores / Psyu – 16h
14/02 - DOMINGO
Saída dos Blocos / Av. Presidente Sarmento
Cheiro de Alecrim / Caixa D’água/ Recordar é Viver / Os Procuradores / Psyu – 16h
Andréia Maria – 18h
Orquestra de Frevo
15/02 - SEGUNDA
Saída dos Blocos / Av. Presidente Sarmento
Cheiro de Alecrim / Gualecrim / Caixa D’água/ Recordar é Viver / Os Procuradores / Psyu – 16h
João Mendonça
Orquestra de Frevo
16/02 - TERÇA
Saída dos Blocos / Av. Presidente Sarmento
Cheiro de Alecrim / Psyu – 16h
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Fernando Bezerril: Secretário de Turismo de Extremoz assume a presidência do Conselho Curador do Natal Convention & Visitors Bureal
O secretário de Turismo de Extremoz, Fernando Bezerril, que já foi diretor da Emproturn e secretário de Turismo de Natal, assumiu na manhã desta quinta-feira, 28, a presidência do Conselho Curador do Natal Convention & Visitors Bureal, em solenidade ocorrida no Centro de Convenções do Pestana Natal Beach Resort, na Via Costeira, às 08h30. O empresário George Costa foi eleito presidente da diretoria executiva.
Foto: Canindé Soares
2010 de muitas mudanças
Quase todos os políticos do Rio Grande do Norte, com e sem mandatos, já estão formando suas equipes de campanha, escolhendo seus marqueteiros e avaliando suas estratégias para batalhas duríssimas que definirão quem irá para a Assembleia Legislativa, Câmara Federal, Senado e Governo do Estado.
Os especialistas em política calculam que a renovação da Assembleia Legislativa do RN será em torno de 30%. Há quem aposte, entretanto, que poderá ser muito maior, considerando que pelo menos seis vereadores de Natal, com chances reais calculadas, vão concorrer, além de filhos de políticos, que já trabalham suas candidaturas em todo o Estado.
A disputa mais feroz será por uma cadeira na Câmara Federal, inclusive com o ressurgimento de candidaturas de peso, como a do ex-senador e governador, Geraldo Melo, agora no PPS, que promete iniciar visitas às suas antigas bases eleitorais depois do Carnaval. Vai começar atrasado porque muitos candidatos já estão fazendo isso e farão, também, no Carnaval. Político que quiser ter voto, não tem descanso.
Para as duas vagas do Senado a briga está polarizada em três nomes: senador Garibaldi Filho, do PMDB, senador José Agripino do DEM e a governadora Wilma de Faria, do PSB. Garibaldi e Agripino têm o apoio da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), candidata ao governo, que lidera com folga em todas as pesquisas, visto que o candidato de Wilma, o vice-governador Iberê Ferreira (PSB) não conseguiu ainda descolar sua candidatura. Aliás, não conseguiu nem convencer alguém para ser seu vice e vem desagradando o wilmismo ao anunciar demissões de nomes estratégicos da governadora, como a do secretário de Comunicação, Rubens Lemos Filho.
Se a eleição para o governo fosse hoje, a senadora Rosalba Ciarlini seria eleita. Ninguém entendeu ainda a estratégia atualmente imposta por Iberê Ferreira, porque ele dá a impressão de não precisar dos aliados de Wilma. Pelos menos, no campo administrativo. Sobre isso o experiente jornalista político Túlio Lemos comparou a habilidade política de Iberê a um elefante circulando dentro de uma vidraçaria.
Por causa de todo esse cenário a pressa e a ânsia de acertar em busca de votos. Afinal, “vender” uma boa imagem é trabalho de especialista, que são justamente especiais no que fazem porque não misturam a emoção. Analisam friamente e traçam o melhor caminho. Candidato que obedece geralmente ganha.
Baile das Kengas é atração sábado no América FC
Tradição e ruptura. Estas são as características do irreverente Baile das Kengas, que ocorrerá neste sábado, 30, às 22 h, nos salões do América Futebol Clube, prenunciando o Carnaval de Natal 2010. Com o tema “Xanana minha flor – Bem me quer, mal me quer”, a festa promete muita alegria, descontração e deboche, marcas registradas do evento há 27 anos.
O baile é promovido pelo produtor cultural Lula Belmont que anuncia como atrações da festa a Orquestra Dom Cardoso e Seus Metais, Emblemas Funk e o cantor João Batista (do programa FAMA) e Banda. Para esta edição, a tatuadora Dani Tattoo, em votação pela internet, foi escolhida a Madrinha das Kengas 2010 e a produtora cultural Daniele Brito será a Madrinha dos artistas.
De acordo com Lula Belmont, o objetivo do baile é fixar a imagem de NatalFcomo importante polo turístico, unindo a descontração e a irreverência daqueles que curtem o carnaval de forma espontânea e sem preconceitos, afora a expansão dos canais de participação ativa do folião natalense no intuito de contribuir historicamente para a capital potiguar. O baile também abre espaço para a participação dos profissionais da imagem no concurso “Eu Fotografei as Kengas”.
Em 1989, Lula Belmont ousou realizar o primeiro baile fechado, abrindo oficialmente o carnaval natalense. Além da presença de personalidades locais, AS KENGAS trazem anualmente figuras do meio artístico nacional, elegendo inicialmente como madrinha do baile a atriz e cantora Tânia Alves. A presença de uma madrinha nacional resultou em sucesso absoluto o que se repetiu nos anos seguintes com a presença das madrinhas Zezé Mota, Elke Maravilha, Patrícia Travassos, Monique Evans, Maria Alcina, Watusi, Amelinha, Zezé Polessa, Márcia Cabrita, Virgínia Novick, Cissa Guimarães, Solange Couto e Preta Gil, além dos cantores Edson Cordeiro e Martinho da Vila. O colorido e a animação das KENGAS, enfocado pela imprensa, legitimaram oficialmente o baile no pacote do trade turístico de Natal.
A senha individual para o baile custa R$ 15,00 até sexta-feira. Na hora do evento, será vendida a R$ 30,00. Já a mesa pode ser reservada ao preço de R$ 120,00. As senhas podem ser adquiridas no Ponto dos Botões, nas lojas do Alecrim (3213.3355) e do Via Direta (3234.4849).
Morrer e Acordar
Minha terra não é minha
Nem mares
Nem rios
Nem pássaros
O que tem lá
É uma multidão cega
Monstros derramando vaidade
E um amor a reclamar
Desejo de cuidar
Amar com vontade de morrer
Todos os dias
Amar e morrer e acordar .
Yasmine Lemos
Prévia de Carnaval com o Bloco Das Bandas do Potengi
Saída no dia 6 de fevereiro (sábado) com concentração às 15 horas no Bar de Nazaré (Rua Cel. Cascudo, 130, Centro, por trás da Assembléia Legislativa)
Chegada na Confeitaria Atheneu (largo da rua Seridó, Petrópolis)
Venda de camisas pelos telefones: 9929 9764 (Jan Varela) 9138 8141 (Arthur Varela) 8827 2006 (Yuno Silva) 8865 0313 (Moacir Soares
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Maria Boa
Maria de Oliveira Barros, a "Maria Boa", dona do Cabaré mais famoso de Natal, inaugurado na década de 1940. Uma referência da cidade. Morreu aos 77 anos, em 1997.
Somos todos fornecedores
Públio José
Jornalista
publiojose@garrapropaganda.com.br
Na linguagem empresarial, comercial, o termo fornecedor tem um peso muito importante. Representa, na estrutura do negócio, o parceiro que produz mercadorias e serviços para outros parceiros que, por sua vez, detêm meios de acesso ao mercado consumidor. O assunto é vasto, pois envolve não somente os que produzem (muitas vezes desprovidos de estrutura de distribuição), mas também os chamados atravessadores, especuladores, agentes responsáveis pela compra das mercadorias aos produtores e pela venda e entrega delas à rede de lojistas. No entanto, devido à complexidade que rege atualmente o mundo dos negócios – principalmente pelo peso da maquina governamental – o termo ganhou significado mais profundo, agigantou-se e passou a representar um item super importante na engrenagem e escaninho das grandes corporações e das grandes organizações estatais.
Por conta do poderio e da complexidade do mercado fornecedor, as empresas e instituições se obrigaram a montar grandes estruturas para aquisição de produtos e serviços, e suas subseqüentes atividades, como controle de qualidade, de pagamento, de estoque, fiscalização, auditoria... E um mundão de outros elementos de suporte, entre os quais – e principalmente – aqueles voltados ao combate da corrução, este um item responsável pela maioria dos escândalos envolvendo parlamentares, políticos e administradores públicos. Como terceira ponta deste negócio, nem sempre o consumidor sabe que vive à mercê das decisões desse povo – mas vive. De maneira que, atualmente, ninguém se livra de estar direta ou indiretamente envolvido nessa gigantesca – e nem sempre clara e transparente – rede de relacionamentos interpessoais, além de gestora de uma incalculável montanha de dinheiro.
Entretanto, para os fins a que se destina o conteúdo deste artigo, convém ampliar o conceito, o significado do termo fornecedor. Pois, se fizermos aqui uma análise menos negocial, menos tradicional, e mais sociológica, mais humanista... Enfim, se olharmos para dentro das estruturas familiares, das estruturas sociais, políticas, profissionais, veremos que todos nós fornecemos algo a alguém. Os pais, por exemplo, fornecem aos filhos roupas, alimentos, educação, saúde. Só isso? E onde fica o carinho, a atenção, o zelo, os cuidados, a orientação para a vida, o amor, enfim? Já os empregados fornecem aos patrões o esforço, a dedicação, a seriedade, a honestidade, a competência no desempenho do trabalho que se obrigam a fazer quando são contratados. Já os patrões se obrigam a fornecer salário (de preferência em dia), boas condições de trabalho, planos de saúde, vale transporte...
Um homem houve que nos forneceu belíssimos e utilíssimos ensinamentos – e muito amor. Seu nome? Jesus Cristo. Já Hitler forneceu à nação alemã, e por conseqüência a toda humanidade, conceitos carregados de preconceito, ódio, descriminação, sangue, destruição. Fidel Castro ficou famoso pelo fornecimento aos cubanos de perseguição, censura, miséria, paredon e morte. Hugo Chávez está aí fornecendo aos venezuelanos intranqüilidade, regime ditatorial, incerteza econômica. Há, portanto, homens e homens. E fornecimentos e fornecimentos. Madre Teresa de Calcutá era uma exímia fornecedora de caridade, doação, carinho, amor. Ghandy fez da sua vida um tesouro de fornecimento de amor e louvor ao próximo. Martin Luther King (sem decretos, sem ministérios e sem disparar um tiro) transformou-se em ícone da humanidade no que diz respeito aos direitos humanos e igualdade racial.
E Jesus? Jesus é um caso à parte. Um fornecedor extraordinário. Que extrapola o entendimento humano, que vai muito além da concepção que o homem faz do fornecimento que deve direcionar ao próximo em família, no trabalho, na vida em sociedade. Jesus nos fornece perdão em plena cruz (“Pai, perdoa; eles não sabem o que fazem”); Jesus nos fornece alívio nos momentos de dor (“Vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados; e eu vos aliviarei”); Jesus nos fornece orientação espiritual direcionada à salvação (“Eu sou o caminho, a verdade e a vida; e ninguém vai ao Pai senão por mim”). E você? Você é um fornecedor. De que tipo? O que está fornecendo aos filhos, amigos, vizinhos, colegas de trabalho? Como eleitor, por exemplo, a quem fornece seu voto? Político corruto em troca de dinheiro? Veja lá! Há homens e homens. Fornecimento e fornecimento. Qual a sua mercadoria?
Poeta faz glosa com notícia do blog
DEU NO BLOG DE LEONARDO SODRÉ:
(http://www.leonardosodre.blogspot.com/)
"A última novidade do verão é a idéia de alguns donos de embarcações, que trafegam nos mares de Pirangi, de realizar uma prévia de carnaval nos parrachos que ficam a cerca de 800 metros da praia, berçário de várias espécies já ameaçadas pelo constante vai e vem de lanchas, diariamente.
O apelido da festa será “Carnaparrachos”.
Mas, como vivemos um período de extenso estresse ambiental, muita gente já está criticando a idéia.
A farofada momesca dos ricos e novos ricos, se ocorrer, deverá ser hilária. Imagine centenas de pessoas – ou quem sabe milhares -, se equilibrando nas lanchas ou nas pedras afiadas dos parrachos, dançando e fazendo suas necessidades dentro do mar, porque onde danado colocariam banheiros químicos?”
M O T E :
A rafameia se arrancha
faz carnaval nos parrachos
G L O S A :
I) Nouveau riche vai de lancha,
piranha vai, convidada...
Muito brilho. Enfumaçada,
a rafameia se arrancha!
No cenário de cangancha,
proliferam os rapa-tachos,
as bibas arrumam machos,
farto corre o doze-anos
e a súcia de carcamanos
faz carnaval nos parrachos...!
II)
Político vai, e se escancha
no ouvido dos marqueteiros:
nos sussuros inzoneiros
a rafameia se arrancha...
- “Fulano, será, deslancha?”
- um pergunta, entre os borrachos.
- “Depende dos cambalachos!”
- responde um assessor de imprensa...
A cambada não dispensa:
Faz carnaval nos parrachos!
Laélio Ferreira
janeiro/2010
(http://www.leonardosodre.blogspot.com/)
"A última novidade do verão é a idéia de alguns donos de embarcações, que trafegam nos mares de Pirangi, de realizar uma prévia de carnaval nos parrachos que ficam a cerca de 800 metros da praia, berçário de várias espécies já ameaçadas pelo constante vai e vem de lanchas, diariamente.
O apelido da festa será “Carnaparrachos”.
Mas, como vivemos um período de extenso estresse ambiental, muita gente já está criticando a idéia.
A farofada momesca dos ricos e novos ricos, se ocorrer, deverá ser hilária. Imagine centenas de pessoas – ou quem sabe milhares -, se equilibrando nas lanchas ou nas pedras afiadas dos parrachos, dançando e fazendo suas necessidades dentro do mar, porque onde danado colocariam banheiros químicos?”
M O T E :
A rafameia se arrancha
faz carnaval nos parrachos
G L O S A :
I) Nouveau riche vai de lancha,
piranha vai, convidada...
Muito brilho. Enfumaçada,
a rafameia se arrancha!
No cenário de cangancha,
proliferam os rapa-tachos,
as bibas arrumam machos,
farto corre o doze-anos
e a súcia de carcamanos
faz carnaval nos parrachos...!
II)
Político vai, e se escancha
no ouvido dos marqueteiros:
nos sussuros inzoneiros
a rafameia se arrancha...
- “Fulano, será, deslancha?”
- um pergunta, entre os borrachos.
- “Depende dos cambalachos!”
- responde um assessor de imprensa...
A cambada não dispensa:
Faz carnaval nos parrachos!
Laélio Ferreira
janeiro/2010
Dengue: Redução de 91% de casos em 2009
O Programa Estadual de Controle da Dengue, da Secretaria do Estado da Saúde Pública, divulgou nesta terça-feira (26) o último boletim epidemiológico do ano de 2009 que faz também um comparativo entre o número de casos entre os anos de 2008 e 2009, destacando um decréscimo significativo na quantidade de casos.
Em 2008, o RN teve 43.668 notificações de dengue, enquanto que em 2009 esse número baixou para 3.856, totalizando um decréscimo de 91%. Desses casos notificados no ano passado, 3.780 foram de dengue clássica e 76 de febre hemorrágica da dengue (FHD). Foram ainda confirmados, em 2009, quatro óbitos, dos 23 suspeitos.
Barulho infernal
Um militar aposentado, residente fixo da praia de Pirangi do Norte, está contando os dias para o término do veraneio. Reclama do barulho infernal, do trânsito e da insegurança que tomou conta da praia.
É caro, mais limpa bem
A “rádio Pirangi” comentava ontem, 26, que um polêmico veranista andou lavando os pés sujos de areia com uísque 12 anos.
Cubos de gelo ficaram espalhados pela terra saciada e embriagada.
Espigões vão ou ficam?
O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Virgílio Fernandes, vai decidir se as obras dos espigões de Ponta Negra continuam ou não. Ontem, 26, ele esteve vistoriando o canteiro da construtora.
Embargada pela Prefeitura de Natal desde 2006, o canteiro de obras tem servido para abrigar drogados
Embargada pela Prefeitura de Natal desde 2006, o canteiro de obras tem servido para abrigar drogados
Sem estacionamentos, vias livres inviabilizam o comércio
A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, percebeu a insatisfação de comerciantes estabelecidos nas chamadas vias livres e mandou sua equipe preparar um projeto para ser apreciado pela Câmara Municipal no sentido de dispensar a cobrança de IPTU para quem construir estacionamentos.
A proibição de parar carros nessas vias tem inviabilizado o comércio e desestimulado a abertura de novas lojas.
Quem está gostando são os donos de shoppings porque os clientes fluem mais livremente para os seus espaços.
A proibição de parar carros nessas vias tem inviabilizado o comércio e desestimulado a abertura de novas lojas.
Quem está gostando são os donos de shoppings porque os clientes fluem mais livremente para os seus espaços.
Restrições
Restrito: peça invadida
em móveis: cadeiras
dispostas
em volta
da mesa
posta: a disposição
da fome, o engulho
da comida requentada
no esbulho; cortinas
encerradas na artificialidade
das luzes decompõem
a imagem; o armário
alto de copos e pratos;
o vidro quebrado no canto
inferior direito: a restrição.
(Pedro Du Bois, inédito)
Poesia e Heavy Metal na noite de Ponta Negra
Guitaura Medieval, banda do guitarrista Onofre Neto, se apresenta sexta-feira, dia 29 de janeiro, a partir das 22h na boate Preto no Branco, em Ponta Negra. A entrada custa R$ 10 e para quem acessar a comunidade da banda no Orkut e colocar o nome na lista, paga somente R$ 5.
Guiada pelo respeito e amor à vida e inspirada nas melodias medievais, as composições do Guitaura Medieval fluem em harmonia com o peso da guitarra e a delicadeza das letras. Poesia e Heavy Metal. Sentimento e emoção. Músicas que fluem do coração e são transmitidas ao público através dos instrumentos. Na formação e inspiração desde o início em 2007, Onofre Neto – guitarra e backing vocal e Manuella Costa - vocal. Completando o grupo, os músicos Igor Rodrigues - violão e Magaiver - percussão.
No repertório, além de composições próprias, versões de músicas da banda Nightwish e Blackmore’s Night, todas em formato acústico, com violão, guitarra, percussão e voz.
Para conhecer a versão demonstrativa das músicas, é só acessar: www.myspace.com/guitauramedieval
Serviço:
Show do Guitaura Medieval;
Sexta 29 de janeiro, 22h;
Boate Preto no Branco, rua Aristides Porpino Filho, Ponta Negra;
Entrada R$ 10 e R$ 5 com nome na lista;
Na mesma noite se apresentam as bandas SeuZé e VnV.
Ex-funcionário mais antigo do Dncs do RN morre com mais de 100 anos
A regional do DNOCS no RN, em Caicó, perdeu seu ex-funcionário mais antigo ainda vivo, Francisco Salviano de Araújo que morreu aos 100 anos de idade nas primeiras horas desta manhã de terça-feira, 26 de janeiro, em Caicó. Seu Chico Salviano tinha a mesma idade de fundaçao do órgão federal no qual era aposentado e trabalhou como guarda florestal no Açude Itans. Lúcido, no ano passado, data de seu centenário, ele comemorou com muita alegria ao lado dos familiares e amigos com banda de música, missa e foguetões na véspera e no dia 9 de março, data de seu aniversário. Nos últimos 15 dias ele esteve internado no hospital em Caicó e foi diagnosticado que estava com problemas na próstata e rins, retornando à sua casa na rua Augusto Monteiro, em frente a Rádio Voz do Seridó, onde seu corpo está sendo velado, a pedido dele. O sepultamento está marcado para amanhã, quarta-feira (27), às 9 horas no Cemitério Campo de São Jorge. Antes, às 8h será celebra missa de corpo presente na Igreja de São josé.
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Xô peixe!
A última novidade do verão é a idéia de alguns donos de embarcações, que trafegam nos mares de Pirangi, de realizar uma prévia de carnaval nos parrachos que ficam a cerca de 800 metros da praia, berçário de várias espécies já ameaçadas pelo constante vai e vem de lanchas, diariamente.
O apelido da festa será “Carnaparrachos”.
Mas, como vivemos um período de extenso estresse ambiental, muita gente já está criticando a idéia.
A farofada momesca dos ricos e novos ricos, se ocorrer, deverá ser hilária. Imagine centenas de pessoas – ou quem sabe milhares -, se equilibrando nas lanchas ou nas pedras afiadas dos parrachos, dançando e fazendo suas necessidades dentro do mar, porque onde danado colocariam banheiros químicos?
E a orquestra?
Sim, porque carnaval tem que ter orquestra. Tocando sentada nas lanchas, mas como não cabe todo mundo numa só, divide os instrumentos de sopro numa grande e a bateria noutra, ao sabor das ondas. Músicos mareados... Um horror!
E se alguém enjoar de verdade, que vá vomitar na sua lancha!
Alguém também disse que as lanchas vão receber alegorias, enfeites diversos para assombrar peixe e caranguejo, porque somente eles mesmos irão ver e elogiar o bom gosto de cada lancha. Pode ter até premiação para a lancha mais bonita, a que chegar mais ligeiro e troféu tartaruga para a que chegar por último.
No “kit” do carnaval dos parrachos vai ter remédio para enjôo, salva-vida, saco para prováveis vômitos e um GPS para, caso haja excesso por uísque 12 anos, o piloto acertar a rota de retorno. Também uma bíblia para no caso de ser esquecido nos parrachos e ficar boiando quando a maré subir.
Um pescador experiente daquelas bandas tem aconselhado ao pessoal que façam o carnaval na beira mar, ali naquele encontro do rio com o mar, onde se divide Pirangi do Norte e Pirangi do Sul. Ele disse que é mais seguro e todo mundo podia ver as lanchas enfeitadas.
Além do mais, não corre o risco de algum tocador de trompete ou trombone de vara ficar mareado e provocar uma chuva de detritos de proporções mais do que azedas. Fazendo o que o pescador sugere os carnavalescos do mar também irão agradar os ambientalistas. Por fim, elimina-se todos os riscos.
Prefeitura de Extremoz lança “Projeto Verão Legal” em Pitangui e Jenipabu
As praias de Pitangui e Jenipabu vão ficar mais animadas neste sábado, 30, com o lançamento do Projeto Verão Legal, promovido pela Prefeitura de Extremoz. O Verão Legal produzirá várias atividades de lazer e cidadania voltadas para moradores, veranistas e turistas. O início do projeto será em Pitangui, com a apresentação da Banda de Música de Extremoz e em seguida a largada da barqueata, que seguirá da praia de Pitangui até Genipabu, retornando em seguida para Pitangui.
Serviço
Programação do Verão Legal em Pitangui
30 de janeiro de 2010
09h – Abertura com a Banda de Música de Extremoz
A Banda de Música de Extremoz vai seguir pelas ruas tocando frevo.
09h - Larga da Barqueata Pitangui/Genipabu e Genipabu/Pitangui
9h30 – Apresentação do grupo teatral Barraco das Artes, que é composto pelos agentes comunitários de saúde.
10h – Apresentação de grupos de danças
10h30 – Apresentação de capoeira
11h – “Aulão” de ginástica aeróbica
Após o aulão, a Banda Municipal de Extremoz vai voltar ao palco tocando frevo.
Jenipabu
8h – Torneio de “beach soccer” e vôlei de dupla feminino e masculino
(As inscrições para o torneio são gratuitas e podem ser feitas até 28 de janeiro, no Estádio de Futebol no centro de Extremoz, das 08h às 12h).
Hermano Morais realiza luau solidário para comemorar aniversário
O vereador Hermano Morais (PMDB), a exemplo dos anos anteriores, realizará um luau solidário para comemorar seu aniversário, com familiares e amigos. O evento, que já está consagrado na agenda de festividades do veraneio do litoral sul, ocorre neste sábado, 30, às 21h, em sua casa de praia em Barra de Tabatinga.
A festa será animada pelo cantor e compositor Sueldo Soares, banda Uskaravelho e o DJ Berto. O serviço do bar será terceirizado e os participantes da festa deverão contribuir com latas de leite em pó, que serão doadas ao Hospital Infantil Varela Santiago.
Mais informações: (84) 3232-9425/ 9927-6822
E agora?
O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, disse que o Partido dos Trabalhadores prometeu apoiar sua candidatura ao governo do Estado.
Geraldo Pinto, o Geraldão, presidente do PT do Rio Grande do Norte diz que não é verdade e que Carlos Eduardo está equivocado.
Carlos Eduardo apoiou a candidatura da deputada petista Fátima Bezerra na disputa pela Prefeitura de Natal, em 2008. Teria sido apenas por causa dos belos olhos da parlamentar?
Geraldo Pinto, o Geraldão, presidente do PT do Rio Grande do Norte diz que não é verdade e que Carlos Eduardo está equivocado.
Carlos Eduardo apoiou a candidatura da deputada petista Fátima Bezerra na disputa pela Prefeitura de Natal, em 2008. Teria sido apenas por causa dos belos olhos da parlamentar?
Soluções negativas
O noticiário de crimes em Natal vem aumentando assustadoramente. Mata-se por tudo. Hoje li uma matéria em um jornal da cidade que falava de um homem que foi assassinado porque o seu cachorro matou o gato do vizinho.
Matar alguém por causa da briga de animais domésticos é demais! Tirar a vida de um pai de família na frente dos seus filhos por causa da morte de um gato dá a impressão que voltamos aos tempos mais primitivos da História da humanidade.
Outras mortes que vêm acontecendo estão mais ligadas ao tráfico da droga que está destruindo a sociedade brasileira: o crack. E, a maioria das vítimas é formada por jovens e adolescentes. A regra dos traficantes é simples: se não pagar, morre. E morrem mesmo! O noticiário comprova a lei dos bandidos.
Não discuta no trânsito. Não deixe seu cachorro matar o gato do vizinho. Não busque a solução negativa sentindo-se ultrajado. É melhor viver e não matar.
Matar alguém por causa da briga de animais domésticos é demais! Tirar a vida de um pai de família na frente dos seus filhos por causa da morte de um gato dá a impressão que voltamos aos tempos mais primitivos da História da humanidade.
Outras mortes que vêm acontecendo estão mais ligadas ao tráfico da droga que está destruindo a sociedade brasileira: o crack. E, a maioria das vítimas é formada por jovens e adolescentes. A regra dos traficantes é simples: se não pagar, morre. E morrem mesmo! O noticiário comprova a lei dos bandidos.
Não discuta no trânsito. Não deixe seu cachorro matar o gato do vizinho. Não busque a solução negativa sentindo-se ultrajado. É melhor viver e não matar.
Gerôncio Felipe
O corpo do funcionário público Gerôncio Felipe, muito conhecido nas rodas boemias de Natal, está sendo velado na Funerária Menino Jesus, na avenida oito.
Wilma não se manifestou com relação às mudanças anunciadas por Iberê
Ao longo de sua vitoriosa carreira política a governadora Wilma de Faria acumulou seguidores que criaram uma corrente política de peso no Rio Grande do Norte: o wilmismo. Os seus mais diretos auxiliares pertencem a esse segmento e alguns deles estão praticamente demitidos pelo vice-governador Iberê Ferreira.
A governadora está calada com relação a isso. Alguns podem interpretar como aquiescência à vontade de Iberê, mas outros imaginam que a “guerreira” apenas está evitando um confronto com o vice-governador ou com os seus seguidores. Há quem garanta que ela não está satisfeita e que esse mutismo é estratégico.
A situação também não é cômoda para campanha do vice-governador, que a cada dia se parece mais com a da deputada Fátima Bezerra, pela Prefeitura de Natal, em 2008. Com um agravante: ele não deverá contar com apoios importantes do wilmismo, dedicad0s em fazer Wilma senadora.
O exemplo mais claro foi dado na semana passada, quando o vice-governador anunciou a saída do secretário de Comunicação, jornalista Rubens Lemos, que não se incomodou e declarou que entrava com Wilma e saia com ela porque o seu cargo era de confiança. Ficou implícito que Rubinho vai trabalhar para a campanha de Wilma e que não se preocupará com a campanha de Iberê. Muitos irão seguir o rastro do secretário de Comunicação.
Iberê pode estar querendo impor seu estilo e tem todo o direito de fazer isso. Afinal ele vai ser o governador do Estado e isso terá um peso decisivo na sua campanha, porque, diferentemente de Fátima Bezerra – que não teve um discurso agregador -, Iberê terá uma caneta cheia como governador.
Wilma, mesmo em silêncio com relação às queixas dos seus seguidores, segue com Iberê em campanha, como vem sendo observado diariamente pela mídia, que ressalta os almoços e shows bancados pelo Governo do Estado.
Fiart segue até domingo
A 15ª FIART segue a todo vapor com diversificada programação cultural até o próximo domingo, dia 31, no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções. Nesta terça-feira (26/01), às 17h30, tem cortejo com a Banda Alegria, Alegria do Marly Sarney (MEIOS). Em seguida se apresentam a Filarmônica Maestro Romildo Batista, de Santana do Matos, e Sérgio Luiz, grupos culturais nordestinos, além da Banda MP3 e de Luiz Almir, com o Serestão 100% Romântico.
Gesto de grandeza do CFM
Walter Medeiros*
waltermedeiros@supercabo.com.br
O julgamento do processo ético-profissional que o Conselho Federal de Medicina - CFM realizará no próximo dia 4 de fevereiro, na sua sede em Brasília, tendo como acusado o médico Luiz Moura, de 85 anos e com 60 anos do exercício da medicina, pode ser uma boa ocasião para a categoria dos médicos dar um exemplo de humanidade, enfrentando dois problemas de uma vez só. O Dr. Luiz Moura será julgado, e poderá ter seus direitos de médico cassados, por ter dado entrevista explicando como funciona a auto-hemoterapia, a técnica que aumenta a imunidade do organismo e vem curando milhares de pessoas no mundo inteiro.
Por um lado, absolvendo o acusado, o CFM corrigiria uma injustiça, pondo fim a um processo que teve origem no Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro – CRM/RJ, para tratar de um assunto no qual aquele mesmo conselho regional já havia se manifestado afirmando que o acusado não estava praticando nada que desabonasse a sua conduta de médico e de membro daquela entidade. Se nada ocorreu que viesse caracterizar nenhuma afronta à conduta dos médicos, é de se esperar que a entidade máxima da sua categoria faça justiça, mandando arquivar o processo e declarando a sua inocência.
Por outro lado, o plenário do CFM, onde vai ser julgado o processo, tem todo poder para determinar na hora o fim de uma situação que vem criando desgastes para a entidade e prejuízo para toda a população brasileira, revogando a ordem segundo a qual os médicos não podem praticar a auto-hemoterapia. O assunto pode ser tratado no âmbito das normas que deixam nas mãos dos médicos a decisão de utilizar os procedimentos, desde que informem ao paciente em que situação se encontra no que se refere a pesquisa científica e obtenham o consentimento para usá-la, aliando a isto a responsabilidade que cada profissional tem sobre os seus próprios atos.
Na mesma ocasião pode ser determinada a elaboração de uma resolução estabelecendo as formas já comprovadas de eficácia no uso da auto-hemoterapia, como Tampão Sanguíneo Peridural e Plasma Rico em Plaquetas, bem como determinando os tipos de pesquisas que precisam ser feitas para regulamentar o uso da terapia nos demais casos. Isto resolveria um vazio que surgiu depois que o uso da auto-hemoterapia foi simplesmente proibido, gerando até problemas internos, como o caso dos anestesiologistas, que reclamaram para usar o Tampão Sanguíneo Peridural e o próprio CFM teve de emitir nota corrigindo sua resolução e afirmando que esse procedimento tem vasta comprovação científica.
A absolvição do Dr. Luiz Moura, a regulamentação do uso da auto-hemoterapia e o estabelecimento de pesquisas para esclarecer os seus efeitos no organismo pode ser a melhor decisão dos conselheiros do CFM, no julgamento do próximo dia 4, a partir das 14 horas. Uma decisão nesse nível seria um gesto de grandeza, pelo qual a sociedade brasileira seria grata e voltaria a crer na justiça, seriedade, responsabilidade e nos bons propósitos da entidade máxima dos médicos brasileiros. Até porque está em pauta a decisão do destino profissional de um homem de 85 anos, que passou muitas décadas salvando vidas e sua luta é por salvar outras mais.
* Jornalista
waltermedeiros@supercabo.com.br
O julgamento do processo ético-profissional que o Conselho Federal de Medicina - CFM realizará no próximo dia 4 de fevereiro, na sua sede em Brasília, tendo como acusado o médico Luiz Moura, de 85 anos e com 60 anos do exercício da medicina, pode ser uma boa ocasião para a categoria dos médicos dar um exemplo de humanidade, enfrentando dois problemas de uma vez só. O Dr. Luiz Moura será julgado, e poderá ter seus direitos de médico cassados, por ter dado entrevista explicando como funciona a auto-hemoterapia, a técnica que aumenta a imunidade do organismo e vem curando milhares de pessoas no mundo inteiro.
Por um lado, absolvendo o acusado, o CFM corrigiria uma injustiça, pondo fim a um processo que teve origem no Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro – CRM/RJ, para tratar de um assunto no qual aquele mesmo conselho regional já havia se manifestado afirmando que o acusado não estava praticando nada que desabonasse a sua conduta de médico e de membro daquela entidade. Se nada ocorreu que viesse caracterizar nenhuma afronta à conduta dos médicos, é de se esperar que a entidade máxima da sua categoria faça justiça, mandando arquivar o processo e declarando a sua inocência.
Por outro lado, o plenário do CFM, onde vai ser julgado o processo, tem todo poder para determinar na hora o fim de uma situação que vem criando desgastes para a entidade e prejuízo para toda a população brasileira, revogando a ordem segundo a qual os médicos não podem praticar a auto-hemoterapia. O assunto pode ser tratado no âmbito das normas que deixam nas mãos dos médicos a decisão de utilizar os procedimentos, desde que informem ao paciente em que situação se encontra no que se refere a pesquisa científica e obtenham o consentimento para usá-la, aliando a isto a responsabilidade que cada profissional tem sobre os seus próprios atos.
Na mesma ocasião pode ser determinada a elaboração de uma resolução estabelecendo as formas já comprovadas de eficácia no uso da auto-hemoterapia, como Tampão Sanguíneo Peridural e Plasma Rico em Plaquetas, bem como determinando os tipos de pesquisas que precisam ser feitas para regulamentar o uso da terapia nos demais casos. Isto resolveria um vazio que surgiu depois que o uso da auto-hemoterapia foi simplesmente proibido, gerando até problemas internos, como o caso dos anestesiologistas, que reclamaram para usar o Tampão Sanguíneo Peridural e o próprio CFM teve de emitir nota corrigindo sua resolução e afirmando que esse procedimento tem vasta comprovação científica.
A absolvição do Dr. Luiz Moura, a regulamentação do uso da auto-hemoterapia e o estabelecimento de pesquisas para esclarecer os seus efeitos no organismo pode ser a melhor decisão dos conselheiros do CFM, no julgamento do próximo dia 4, a partir das 14 horas. Uma decisão nesse nível seria um gesto de grandeza, pelo qual a sociedade brasileira seria grata e voltaria a crer na justiça, seriedade, responsabilidade e nos bons propósitos da entidade máxima dos médicos brasileiros. Até porque está em pauta a decisão do destino profissional de um homem de 85 anos, que passou muitas décadas salvando vidas e sua luta é por salvar outras mais.
* Jornalista
Alegria, gente bonita e uma super-programação são as marcas do carnaval de Assu
A Prefeitura do Assu investe forte no carnaval 2010 e organiza uma das melhores festas do interior do estado. O prefeito Ivan Junior aposta no turismo regional e determinou a Secretaria de Juventude e Eventos a organização de um carnaval que tenha como meta a qualidade. Os festejos em Assu têm se caracterizado pela grande afluência do público jovem e das famílias. Gente bonita, descontração, uma seleção especial de bandas contribuem para um carnaval onde a segurança e a tranqüilidade para os foliões são marcas registradas.
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Circuito de teatro na periferia
Paulo Correia
Jornalista
A revista Bravo, na sua edição de janeiro, trouxe um caderno especial sobre o panorama das artes no estado da Bahia. Um apanhado sobre a cena cultural nesse começo de século XXI nas terras do mestre Jorge Amado. Do movimento roqueiro na cidade de Salvador, passando pela literatura de cordel que invade praças e conquista fiéis leitores também na Internet.
No meio dessa boa safra, uma matéria me chamou mais a atenção. O texto era sobre os 20 anos do Bando de Teatro Olodum, que na sua batalhadora carreira já apresentou 27 espetáculos. Um deles, Ó Pai Ó! foi transformado em filme, e logo depois em série da Rede Globo. A peça exibe a convivência de vários moradores de um cortiço no bairro histórico do Pelourinho.
Nessa reportagem, assinada pelo jornalista Marcos Uzel, o projeto Festival de Teatro do Subúrbio, uma iniciativa dos grupos de teatro da cidade, despertou nesse natalense o desejo de conhecer melhor os trabalhos dos atores baianos. Promovido entre os dias 11 e 20 de setembro de 2009, a primeira edição do festival foi um sucesso de público e crítica, e contou com 12 espetáculos, 12 grupos, e mais de 300 artistas envolvidos, além de 40 horas de oficinas artísticas na programação. O projeto foi desenvolvido no Subúrbio Ferroviário, região periférica de Salvador conhecida pela linha ferroviária que liga o bairro da Calçada, que fica na Cidade Baixa, até o bairro de Paripe, que fica na região noroeste da cidade.
O Bando de Teatro Olodum apresentou para o público a peça “O Cabaré da Rrrrraça” que trata de questões do dia a dia do negro no Brasil. Um espetáculo que mostra toda a perversidade de nossos dias.
Será que os grupos de teatro de Natal e de outras cidades, tomando como exemplo o bom projeto dos atores de Salvador, não poderiam fazer o mesmo em nossas periferias ou zonas rurais mais afastadas?
O talento de nossa classe artística é inquestionável, e com uma boa iniciativa como essa, o nosso mercado cultural só ganharia destaque.
Os nossos gestores deveriam também observar melhor esse projeto do festival, pois com uma administração que tem como slogan oficial a mensagem Governo de Todos, esse bom exemplo poderia ser um ponto positivo.
Iniciativas como o Agosto de Teatro, promovido pela Fundação José Augusto (FJA) em Natal, poderia ganhar as praças de pequenas cidades de nosso RN. Outro bom trabalho, o Projeto Seis e Meia, poderia visitar a Zona Norte da capital, e não somente realizar as suas apresentações no velho TAM ou em Mossoró.
Na outra ponta da história, vários grupos tentam, nas suas inúmeras dificuldades, levantar a bandeira da arte nos quatro cantos da cidade. Um deles é o Grupo de Teatro Facetas e Mutretas, uma brisa de boas invenções que tem a sua sede em Natal.
A turma em 2009 apresentou, no Conjunto Pirangi, Zona Sul da cidade, o espetáculo “O Bizarro sonho de Steven”, que marcou com muita criatividade os 10 anos de batalha pela cultura.
Será que nosso futuro Governador não poderia observar esses grupos e seus trabalhos com mais respeito, e quem sabe, não levar suas montagens para outros pontos do estado?
Que 2010 responda positivamente.
Jornalista
A revista Bravo, na sua edição de janeiro, trouxe um caderno especial sobre o panorama das artes no estado da Bahia. Um apanhado sobre a cena cultural nesse começo de século XXI nas terras do mestre Jorge Amado. Do movimento roqueiro na cidade de Salvador, passando pela literatura de cordel que invade praças e conquista fiéis leitores também na Internet.
No meio dessa boa safra, uma matéria me chamou mais a atenção. O texto era sobre os 20 anos do Bando de Teatro Olodum, que na sua batalhadora carreira já apresentou 27 espetáculos. Um deles, Ó Pai Ó! foi transformado em filme, e logo depois em série da Rede Globo. A peça exibe a convivência de vários moradores de um cortiço no bairro histórico do Pelourinho.
Nessa reportagem, assinada pelo jornalista Marcos Uzel, o projeto Festival de Teatro do Subúrbio, uma iniciativa dos grupos de teatro da cidade, despertou nesse natalense o desejo de conhecer melhor os trabalhos dos atores baianos. Promovido entre os dias 11 e 20 de setembro de 2009, a primeira edição do festival foi um sucesso de público e crítica, e contou com 12 espetáculos, 12 grupos, e mais de 300 artistas envolvidos, além de 40 horas de oficinas artísticas na programação. O projeto foi desenvolvido no Subúrbio Ferroviário, região periférica de Salvador conhecida pela linha ferroviária que liga o bairro da Calçada, que fica na Cidade Baixa, até o bairro de Paripe, que fica na região noroeste da cidade.
O Bando de Teatro Olodum apresentou para o público a peça “O Cabaré da Rrrrraça” que trata de questões do dia a dia do negro no Brasil. Um espetáculo que mostra toda a perversidade de nossos dias.
Será que os grupos de teatro de Natal e de outras cidades, tomando como exemplo o bom projeto dos atores de Salvador, não poderiam fazer o mesmo em nossas periferias ou zonas rurais mais afastadas?
O talento de nossa classe artística é inquestionável, e com uma boa iniciativa como essa, o nosso mercado cultural só ganharia destaque.
Os nossos gestores deveriam também observar melhor esse projeto do festival, pois com uma administração que tem como slogan oficial a mensagem Governo de Todos, esse bom exemplo poderia ser um ponto positivo.
Iniciativas como o Agosto de Teatro, promovido pela Fundação José Augusto (FJA) em Natal, poderia ganhar as praças de pequenas cidades de nosso RN. Outro bom trabalho, o Projeto Seis e Meia, poderia visitar a Zona Norte da capital, e não somente realizar as suas apresentações no velho TAM ou em Mossoró.
Na outra ponta da história, vários grupos tentam, nas suas inúmeras dificuldades, levantar a bandeira da arte nos quatro cantos da cidade. Um deles é o Grupo de Teatro Facetas e Mutretas, uma brisa de boas invenções que tem a sua sede em Natal.
A turma em 2009 apresentou, no Conjunto Pirangi, Zona Sul da cidade, o espetáculo “O Bizarro sonho de Steven”, que marcou com muita criatividade os 10 anos de batalha pela cultura.
Será que nosso futuro Governador não poderia observar esses grupos e seus trabalhos com mais respeito, e quem sabe, não levar suas montagens para outros pontos do estado?
Que 2010 responda positivamente.
Sincronia
Conte-me uma mentira
Será minha verdade
Cante uma melodia
Dançarei nos seus tons
Fale-me até de amor
Serei um mundo
Finja um sorriso
E me receba:
Sua realidade .
Yasmine Lemos
Falso médico sai correndo da fiscalização
Neste domingo, final da manhã, uma equipe de três fiscais do Departamento de Fiscalização (Defis) do Conselho Regional de Medicina, flagrou mais um falso médico cumprindo plantão, diagnosticando e prescrevendo, o que caracteriza o crime, num Posto de Saúde da Prefeitura Municipal de Parazinho, interior do Rio Grande do Norte, distante 116 quilômetros de Natal.
A equipe chegou à Unidade Integrada de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura Municipal de Parazinho, que é uma pequena Unidade de Saúde Municipal que recebe recursos do Sistema Único de Saúde – SUS e que deveria (talvez esteja no papel) contratar um médico para atender aos pacientes que necessitam de atendimento de saúde profissional no local.
Quando os fiscais do Defis entraram na Unidade de Saúde da Prefeitura o falso médico sai correndo em disparada e não deixa nada que possa identificá-lo, onde há poucos minutos atendia à população como se médico fosse.
O motorista do Conselho Regional de Medicina, Francisco de Assis Barbosa, percebe a fuga e fotografa o fugitivo. Segue-o por uma rua, depois uma estrada, onde o fugitivo pula uma cerca, invade e segue em louca correria por uma propriedade particular, área que o pessoal do Defis não tem autorização para entrar.
É lamentável que administradores públicos municipais continuem cometendo a ilegalidade de contratar estudante de medicina para cumprir plantão médico, agindo de forma criminosa.
Mais lamentável é saber que há a possibilidade de existirem médicos que são coniventes com essa situação.
Para continuar recebendo os recursos do SUS, a Prefeitura Municipal informa suas despesas, onde há salários e remunerações de plantão para os profissionais médicos, mas que na realidade contratam estudantes de medicina, um problema recorrente e que se agrava a cada dia.
É importante destacar que a punição para o estudante de medicina flagrado exercendo ilegalmente a medicina é a perda do direito ao registro profissional e a expulsão do curso de medicina.
Lamentavelmente a situação absurda continua acontecendo.
É por aí!...
Casciano Vidal
O criado contra a criação: A traição dos políticos
Por Flávio Rezende*
Ontem a princesa que torna os meus dias e os de Deinha e Gabriel mais felizes completou dois meses. Cumprimos a rotina das vacinas recomendadas, a fuga dos curiosos desavisados que buscam com mãos sujas o corpo ainda frágil da nova criatura e, voltamos para casa onde estamos reclusos esperando a ultrapassagem dos três meses sugeridos, para começar a mostrar de maneira mais tranqüila, o planeta que ela voltou a encarnar.
Neste universo caseiro a televisão e a leitura dos jornais revelam a indignação praticamente geral com a classe política. Diante de tantas histórias que mais parecem estórias, tamanha a ousadia dos personagens deste segmento social, fiquei pensando se daqui a 20 anos, quando Mel estiver no auge do entendimento de tudo que acontece, ainda existirá a classe de políticos.
Assim como estamos inventando muitas coisas na área de saúde, telefonia, bem estar, turismo, urbanismo e automobilismo, certamente algum gênio esfregará seu juízo do bem e nos brindará com um novo modelo de gestão, eliminando os predadores do tesouro público, tão precioso para o coletivo, mas, infelizmente, surrupiado por políticos insensíveis, muito egoístas em suas maldades, que desprezam as mortes advindas de seus desvios e de suas condutas malignas.
Com a popularização da internet e o acesso a esse fantástico universo tecnológico, bem que podíamos decidir tudo que nos diz respeito, votando através de um programa desses, eliminando assim intermediários, que já não são mais importantes e nem necessários, pois criados por nós, adquiriram imunidades e, contaminados pelo vírus da individualidade, se desprenderam da origem da necessidade, ficando isolados e infestados por ações que são opostas ao interesse coletivo das sociedades em geral.
Minha linda Mel pode ser que me pergunte ai no futuro, como eles surgiram. Acredito que o ser humano, nos primórdios de sua existência, era muito sujo, egoísta, não ligava para a necessidade dos demais, tendo um comportamento agressivo e que colocava em risco a sobrevivência da própria espécie.
Com o decorrer do tempo, foi ficando mais inteligente, procriando, começando assim a sentir a necessidade de escolher alguns dentro do próprio grupo para decidir algumas coisas, enquanto outros saiam para caçar ou depois, guerrear.
Uma série de fatores levou o ser humano naturalmente à eleição de uns para a manutenção da ordem, a elaboração de regras, a tomada de decisões. Ficava difícil todo mundo dar uma opinião, uns estavam fora, outros alheios. Com uns poucos assumindo o comando das coisas mais gerais, outros ficavam livres para caçar, colher frutos, construir abrigos.
E a coisa foi indo, com o tempo a inteligência foi aumentando mais ainda e foram sendo criados sistemas diferentes de gestão a esses seres eleitos para cuidar das coisas comuns a todos nós. Uns acharam que era melhor socializando tudo, outros democratizando e, tem até alguns, que querem a decisão sendo tomada por apenas um, o que chamam de ditadura, totalitarismo etc.
O problema é que de uma maneira ou de outra, a origem das coisas, o sentido de tudo, a filosofia da representatividade sumiu. Os que são eleitos para tomar decisões pelos demais, voltaram ao que éramos no começo, egoístas e, ganham de todos para atender somente seus interesses por mais dinheiro, carros, poder, sexo, comida, roupas, jóias, viagens, ações, aviões e mídia, deixando o planeta, países, estados e municípios mais pobres, fragilizando a espécie humana, degradando regras de conduta duramente talhadas ao longo de milênios, empobrecendo o debate e desumanizando tudo, posto que humilhados, roubados e aviltados em nossa fé numa perfeita representatividade, ficamos mais pobres de bens materiais e de espírito, jogados pelos cantos, reclamando, nos estressando, impotentes, assistindo ao desfile de carros cada vez mais imponentes, jantares que somam quantias superiores a dois, três mil reais, proseccos e uma proteção legal, através de leis lentamente criadas, para a salvação dos ricos e, rápida eficácia na condenação dos pobres.
Minha linda e doce Mel, espero que ao ler este artigo do seu pai, no ano de 2030, essa turma já não exista mais. Torço para que cada cidadão possa retomar, com ajuda da tecnologia, o poder de decisão. Hoje os políticos estão cegos e mergulhados num universo irreal de assessores, verbas indenizatórias, passagens aéreas, carros caríssimos, café toda hora, dinheiro na cueca, enredados em prostituição, desvio de verbas, conversas infindáveis de interesse de grupos partidários, curtindo a vida em iates, twitters, lojas de grife, Roma, Paris, Barcelona.
As pessoas de bem, os heróis que tem um olhar para o semelhante, que trabalham para que todos sejam ricos material e espiritualmente, não precisariam estar mendigando apoios por ai, se as riquezas estivessem sendo administradas por políticos sérios, por seres que realmente pensam no coletivo. Eles seriam esses heróis.
É verdade Melzinha que toda generalização é equivocada, dentro deste universo, almas boas militam, tentam, conduzem suas vidas e produzem seus atos de acordo com o verdadeiro espírito público. Por eles é que ainda não aconteceu uma grande convulsão, uma revolta e um quebra-quebra generalizado.
Seu pai é um otimista, um ativista social, convive com tudo e com todos e, sonha, sonha com a volta do real sentido da representatividade ou, com a união da tecnologia com a necessidade das decisões coletivas. Certamente todos nós teremos condições de resolver através de um programa de computador, qualquer assunto, seja ele municipal, estadual, federal ou terral.
Quando isso um dia acontecer e os que são egoístas sumirem, o planeta estará mais feliz, a riqueza melhor dividida e todos, do mais rico ao mais pobre, poderão ao menos perceber que a diferença de um para o outro, não é do zero para o infinito. Um dia as pontas estarão ao nível da visão e, só o fato de se enxergarem, será suficiente para promover a grande revolução: a do amor e do sentimento de que todos somos UM.
* É escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN (escritorflaviorezende@gmail.com)
Ontem a princesa que torna os meus dias e os de Deinha e Gabriel mais felizes completou dois meses. Cumprimos a rotina das vacinas recomendadas, a fuga dos curiosos desavisados que buscam com mãos sujas o corpo ainda frágil da nova criatura e, voltamos para casa onde estamos reclusos esperando a ultrapassagem dos três meses sugeridos, para começar a mostrar de maneira mais tranqüila, o planeta que ela voltou a encarnar.
Neste universo caseiro a televisão e a leitura dos jornais revelam a indignação praticamente geral com a classe política. Diante de tantas histórias que mais parecem estórias, tamanha a ousadia dos personagens deste segmento social, fiquei pensando se daqui a 20 anos, quando Mel estiver no auge do entendimento de tudo que acontece, ainda existirá a classe de políticos.
Assim como estamos inventando muitas coisas na área de saúde, telefonia, bem estar, turismo, urbanismo e automobilismo, certamente algum gênio esfregará seu juízo do bem e nos brindará com um novo modelo de gestão, eliminando os predadores do tesouro público, tão precioso para o coletivo, mas, infelizmente, surrupiado por políticos insensíveis, muito egoístas em suas maldades, que desprezam as mortes advindas de seus desvios e de suas condutas malignas.
Com a popularização da internet e o acesso a esse fantástico universo tecnológico, bem que podíamos decidir tudo que nos diz respeito, votando através de um programa desses, eliminando assim intermediários, que já não são mais importantes e nem necessários, pois criados por nós, adquiriram imunidades e, contaminados pelo vírus da individualidade, se desprenderam da origem da necessidade, ficando isolados e infestados por ações que são opostas ao interesse coletivo das sociedades em geral.
Minha linda Mel pode ser que me pergunte ai no futuro, como eles surgiram. Acredito que o ser humano, nos primórdios de sua existência, era muito sujo, egoísta, não ligava para a necessidade dos demais, tendo um comportamento agressivo e que colocava em risco a sobrevivência da própria espécie.
Com o decorrer do tempo, foi ficando mais inteligente, procriando, começando assim a sentir a necessidade de escolher alguns dentro do próprio grupo para decidir algumas coisas, enquanto outros saiam para caçar ou depois, guerrear.
Uma série de fatores levou o ser humano naturalmente à eleição de uns para a manutenção da ordem, a elaboração de regras, a tomada de decisões. Ficava difícil todo mundo dar uma opinião, uns estavam fora, outros alheios. Com uns poucos assumindo o comando das coisas mais gerais, outros ficavam livres para caçar, colher frutos, construir abrigos.
E a coisa foi indo, com o tempo a inteligência foi aumentando mais ainda e foram sendo criados sistemas diferentes de gestão a esses seres eleitos para cuidar das coisas comuns a todos nós. Uns acharam que era melhor socializando tudo, outros democratizando e, tem até alguns, que querem a decisão sendo tomada por apenas um, o que chamam de ditadura, totalitarismo etc.
O problema é que de uma maneira ou de outra, a origem das coisas, o sentido de tudo, a filosofia da representatividade sumiu. Os que são eleitos para tomar decisões pelos demais, voltaram ao que éramos no começo, egoístas e, ganham de todos para atender somente seus interesses por mais dinheiro, carros, poder, sexo, comida, roupas, jóias, viagens, ações, aviões e mídia, deixando o planeta, países, estados e municípios mais pobres, fragilizando a espécie humana, degradando regras de conduta duramente talhadas ao longo de milênios, empobrecendo o debate e desumanizando tudo, posto que humilhados, roubados e aviltados em nossa fé numa perfeita representatividade, ficamos mais pobres de bens materiais e de espírito, jogados pelos cantos, reclamando, nos estressando, impotentes, assistindo ao desfile de carros cada vez mais imponentes, jantares que somam quantias superiores a dois, três mil reais, proseccos e uma proteção legal, através de leis lentamente criadas, para a salvação dos ricos e, rápida eficácia na condenação dos pobres.
Minha linda e doce Mel, espero que ao ler este artigo do seu pai, no ano de 2030, essa turma já não exista mais. Torço para que cada cidadão possa retomar, com ajuda da tecnologia, o poder de decisão. Hoje os políticos estão cegos e mergulhados num universo irreal de assessores, verbas indenizatórias, passagens aéreas, carros caríssimos, café toda hora, dinheiro na cueca, enredados em prostituição, desvio de verbas, conversas infindáveis de interesse de grupos partidários, curtindo a vida em iates, twitters, lojas de grife, Roma, Paris, Barcelona.
As pessoas de bem, os heróis que tem um olhar para o semelhante, que trabalham para que todos sejam ricos material e espiritualmente, não precisariam estar mendigando apoios por ai, se as riquezas estivessem sendo administradas por políticos sérios, por seres que realmente pensam no coletivo. Eles seriam esses heróis.
É verdade Melzinha que toda generalização é equivocada, dentro deste universo, almas boas militam, tentam, conduzem suas vidas e produzem seus atos de acordo com o verdadeiro espírito público. Por eles é que ainda não aconteceu uma grande convulsão, uma revolta e um quebra-quebra generalizado.
Seu pai é um otimista, um ativista social, convive com tudo e com todos e, sonha, sonha com a volta do real sentido da representatividade ou, com a união da tecnologia com a necessidade das decisões coletivas. Certamente todos nós teremos condições de resolver através de um programa de computador, qualquer assunto, seja ele municipal, estadual, federal ou terral.
Quando isso um dia acontecer e os que são egoístas sumirem, o planeta estará mais feliz, a riqueza melhor dividida e todos, do mais rico ao mais pobre, poderão ao menos perceber que a diferença de um para o outro, não é do zero para o infinito. Um dia as pontas estarão ao nível da visão e, só o fato de se enxergarem, será suficiente para promover a grande revolução: a do amor e do sentimento de que todos somos UM.
* É escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN (escritorflaviorezende@gmail.com)
Assinar:
Postagens (Atom)