sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A ARTE DE RAUL DO MAMULENGO

O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da UFRN, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), promove a exposição “A diversidade na arte do mestre Raul do Mamulengo”, que foi aberta nesta quinta-feira, 09, às 19h, na Galeria Conviv’art, no Centro de Convivência do Campus Universitário.

De acordo com o NAC, a exposição estará aberta para visitação no período de 10 a 24 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A mostra, que tem como curadores Hélio de Oliveira e Graça Cavalcanti, foi selecionada através de um edital anual lançado pelo NAC e abrirá a temporada 2012 do Projeto Conviv’art.

Nesse evento, estarão expostas as obras do artista e artesão Francisco de Assis Gomes, o Raul do Mamulengo, que confecciona seus próprios bonecos, fabrica pássaros a partir de cabaças e produz pinturas com tintas de automóvel, compondo, segundo especialistas, mosaicos de caleidoscópio.

Criado em São Tomé, interior do Rio Grande do Norte, logo na infância Francisco quis se chamar Raul. Raul Capitão foi um homem que enriqueceu com a exploração de minas na região. "No interior, a gente tinha o hábito de trocar nosso nome por outro que representasse uma celebridade local", conta.

Raul do Mamulengo, como ele prefere, também é funcionário público da UFRN. E foi como motorista da Universidade que foi avisado sobre a possibilidade de retomar o sonho de ser mamulengueiro.

Numa de suas viagens, a serviço da UFRN, Raul foi incumbido de buscar dona Dadi, bonequeira da cidade de Carnaúba dos Dantas. "Mostrei a ela o meu trabalho e ela disse: você tem que voltar a brincar com os seus bonecos".

Isso aconteceu há oito anos e, desde então, Raul do Mamulengo não parou mais de fabricar seus bonecos, tendo vendido exemplares em várias cidades do País. Quatro deles estão expostos no Museu Câmara Cascudo, em Natal.

O reconhecimento de seu trabalho como mamulengueiro é atribuído não só à preservação dos personagens e das histórias da cultura do estado, mas também à destreza e à engenhosidade na construção dos bonecos.

Os bonecos de Raul do Mamulengo fogem do habitual e fascinam o público. Para conferir a obra do folclorista, a exposição estará aberta ao público em geral e terá entrada gratuita. Outras informações pelo telefone 3215-3240.

Fotos: AGECOM/Arthur Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário