quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

CARNAVAL TERÁ APOIO DA PREFEITURA DO NATAL EM CINCO POLOS


Abertura acontece nesta quinta-feira no largo do Atheneu, em Petrópolis

A prefeitura de Natal, através da Funcarte, preparou uma programação especial de apoio à festa com orquestras de frevo e apresentações de artistas locais nos principais polos culturais da cidade. Onde tiver um folião no Alecrim, Rocas, Cidade Alta, Redinha e Ponta Negra haverá festa.

A abertura oficial do carnaval, com a entrega simbólica da chave da cidade pelo prefeito Carlos Eduardo Alves ao rei Momo e à rainha do carnaval, será nesta quinta-feira, a partir das 18h, no largo do Atheneu, em Petrópolis.  No já tradicional baile de máscaras, a folia começa com Cortejo com Pau e Lata e Papangu, Banda Dugiba, Khrystal e Banda e termina com a apresentação da Spok Frevo Orquestra que vem diretamente de Recife só para o carnaval de Natal.
Já a sexta-feira, no segundo dia, as atenções dos discípulos do rei e da rainha estão voltadas para as Rocas, com o desfile do bloco das Guerreiras, para a Redinha, com o baile Redinha dos Meus Amores, e para o Centro Histórico de Natal onde vários blocos pretendem arrastar dezenas de foliões. Tem bloco saindo do bar Amarelinho, do camelódromo e do bar do Pedrinho, na rua Vigário Bartolomeu. Um dos mais irreverentes é o bloco Manicaca´s no Frevo que promete eleger o manicaca mais submisso à mulher em 2012. Com rolo de macarrão em punho, a turma sobe para o espaço cultural Ruy Pereira, onde a partir das 20h30, começa o 4º Baile à Fantasia do Centro Histórico promovido pela Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências – SAMBA. Lá a prefeitura também apoia com o carnaval irresistível de Leão Neto e Ivando Monte.
No sábado tem carnaval nas Rocas, com vários blocos fazendo a festa, na Redinha com a tradicional Banda do Siri, no Alecrim com mais uma chuva de orquestras de frevo e em Ponta Negra, onde o consolidado Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens fará o arrastão de centenas de pessoas pelas ruas do bairro.
Se o folião já estiver cansado no sábado é bom lembrar que o domingo é o dia das Kenga´s. As moçoilas desfilarão na rua Ulisses Caldas, Centro Histórico, para alegria das famílias que sempre comparecem em peso. Em 2013, há um diferencial. Antes das Kenga´s o bloco do Sapato faz a festa da Cidade Alta puxando a turma de salto alto. Além do Centro Histórico, o carnaval também continua com força na Redinha e no Alecrim com orquestras de frevo para todos os gostos.
Quem tiver energia sobrando na segunda-feira deve pegar o caminho da Redinha. O Bloco as Raparigas, Tubarão e Perereca da Redinha prometem deixar a festa ainda mais animada. A percussão também está garantida com o cortejo de Tambores com os Grupos: Resistência da Lata, Arte Negra, Ilha de Música, Café Hip Hop, Folia de Rua e Grupos de Capoeira. A rapaziada do hip hop também marca presença na festa com break, rap e grafitagem.
Estamos na terça-feira e nada de botar a língua para fora. É dia do bloco dos Cão da Redinha, uma das manifestações populares mais fortes do carnaval natalense. A Redinha segue em festa com  a lama dos Cão e com o desfile de vários outros blocos, como a Banda do Siri e os Bem Amados. Em Ponta Negra também ninguém fica parado. A terça é a vez dos estandartes dos blocos dos bairro se confraternizarem. Jegue Empancado, Bloco dos Poetas,  Ia mas Fiquei, Bloco dos Doidos, Fiquei Por Que Quis e Suvaco do Careca estarão de pé.

E ainda tem a quarta-feira de cinzas. Dia dedicado á gloriosa Redinha de onde saem os tradicionais Bloco dos Garis e o Baiacu na Vara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário