quarta-feira, 16 de abril de 2014

Comitê Estadual do “Crack, é Possível Vencer” se reúne na Sesap

Os componentes do Comitê Estadual do programa do Governo Federal, “Crack, é Possível Vencer”, estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (15), na sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para discutir o fortalecimento dos serviços de saúde, assistência social e segurança pública a serem desenvolvidos nos municípios de Natal, Mossoró e Parnamirim com parte das ações de prevenção ao uso de drogas nestas cidades.

A coordenadora do Comitê Gestor Estadual do Programa e também responsável pelo Programa Estadual de Combate as Drogas – RN Vida, Sonali Rosado, abriu os trabalhos da reunião ordinária do Comitê destacando a importância do trabalho integrado para que as metas estabelecidas pelo programa sejam atingidas. “É preciso que todos os entes estejam de fato trabalhando unidos. Com a integração dos governos Federal, estadual e municipal e a sociedade, conseguiremos vencer esse problema que traz um prejuízo social sem precedentes”, destacou Sonali Rosado.
         Representando a Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defasa Social (Sesed), a Capitã da Policia Militar, Ana Paula Dantas, falou sobre os equipamentos que estão em fase de aquisição para dar suporte ao monitoramento e repressão ao tráfico de drogas na capital. Segundo ela, estes equipamentos já estão sendo implantados em benefício do programa.
         “A capital potiguar contará com duas bases móveis de vídeo-monitoramento, acompanhadas de duas viaturas do tipo Sedam e duas motocicletas, que irão atuar nos bairros de Nossa Senhora da Apresentação e Felipe Camarão. Além disso, serão instaladas 20 câmeras de vídeo-monitoramento fixas em cada bairro. Natal também está recebendo dois microônibus, pistolas de condutividade elétrica e espargidores de pimenta. A previsão é que nos próximos dias a Segurança Pública já esteja com mais esse suporte na repressão ao tráfico de drogas” destaca Ana Paula Dantas.
         Segundo a coordenadora Sonali Rosado, Mossoró e Parnamirim, que junto a Natal são os municípios do RN que aderiram ao programa do Governo Federal, também serão contemplados com esses equipamentos de segurança. A expectativa é que até o mês de setembro, deste ano, estejam recebendo esse material.
         Com relação aos investimentos na Saúde Pública, estão previstos o repasse de 21 milhões, dos 30,4 milhões destinados ao estado pelo governo federal. A técnica do Programa Estadual de Saúde Mental da Sesap, Liege Uchoa, explica que os municípios que aderiram ao programa vão receber um suporte técnico para ampliar a oferta dos serviços de saúde e assistência social aos usuários e dependentes de drogas, como a implantação de Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD 24 horas), Unidades de Acolhimento adulto e infantil, Consultórios de Rua, e a inserção de mais 84 leitos em hospitais gerais no estado. Além disso, estão sendo realizadas capacitações para profissionais de saúde e segurança pública, organização de fóruns permanentes para discutir a temática nos municípios e o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPs) nas regiões de saúde do RN.
         Além da coordenadora do Comitê, Sonali Rosado, participaram da reunião representando a Sesap, Franklin Horácio, Débora Oliveira e Liege Uchoa do Programa Estadual de Saude Mental, André Soares da SMS Parnamirim, Andressa Cristina, da SMS Natal, e Betânia Melo, do Programa RN Vida.
O programa
         O programa “Crack é Possível Vencer” tem como objetivo à prevenção do uso, ao tratamento e à reinserção social de usuários e ao enfrentamento qualificado do tráfico de Crack e outras drogas ilícitas, tendo por fundamento, a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de saúde, assistência social, segurança pública, educação, desporto, cultura, direitos humanos, juventude, entre outras, em acordo com os pressupostos e diretrizes da política nacional sobre drogas.
         No Rio Grande do Norte está implantado desde maio de 2013, devido ao número de habitantes mínimo para aderir ao programa do Governo Federal. No estado apenas Natal, Parnamirim e Mossoró fazem parte. Para gerir suas ações foi instituído um Comitê Gestor que é coordenado pelo Gabinete Civil do Governo do Estado e conta com a participação da Saúde, Educação, Justiça e Segurança Pública. Como o problema do crack já chegou a quase todos os municípios do RN, o Comitê Gestor Estadual articula várias outras ações de enfrentamento e prevenção ao uso de drogas em todo o Estado. Sobretudo em parceria com a Sociedade Civil Organizada, com a Secretaria de Estado da Educação, através do programa de Combate as Drogas RN Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário