terça-feira, 22 de abril de 2014

Concerto da OSRN de abril terá maestro e tenor convidados



Maestro Ricardo Averbach e o tenor Adriano 
Pinheiro participarão de um concerto voltado 
para o repertório lírico com óperas 
conhecidas mundialmente

Dando continuidade a Temporada 2014 a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN) apresenta, nesta quinta-feira (24), às 20h, mais um concerto das Quintas Clássicas, no Teatro Alberto Maranhão. O segundo concerto da temporada, que está sendo patrocinada pelo Morada da Paz, por meio da Lei Djalma Maranhão, e pela Cosern, através da Lei Câmara Cascudo, será regido por um maestro convidado, Ricardo Averbach, e contará com a participação do tenor Adriano Pinheiro.

De acordo com o diretor da OSRN, Luís Paiva, o trabalho com maestro e solistas convidados enriquece e eleva o conhecimento dos músicos da orquestra e do público. "Todas as escolhas de convidados feitas para essa temporada seguiram critérios profissionais, levando sempre em consideração o conhecimento artístico de cada convidado".

O diretor da OSRN destacou algumas das obras que serão apresentadas nesse concerto: a abertura com L’Italiana in Algeri, de Gioacchino Rossini; a obra Una Furtiva Lacrima, de Gaetano Donizetti; o  Intermezzo, de Pietro Mascagni e as obras de Bizet, Jules Massenet e Verdi. "Escolhemos obras que fazem parte do repertório de qualquer orquestra do mundo que prese pela boa música e acompanham o excelente concerto no qual teremos um tenor e um maestro de alto nível", afirma.

Para Ricardo Averbach será um grande prazer reger uma orquestra do Nordeste brasileiro. “Esse convite tem um sabor especial, porque estou voltando a reger no Brasil após 25 anos de ausência dos palcos brasileiros. Há muitos anos parti do Brasil para viver nos Estados Unidos. O maestro Linus Lerner me honrou com este convite para reger a OSRN num concerto que terá obras do repertório lírico de óperas conhecidas, tais como Carmem de Bizet, Nabucco de Verdi e Turandot de Puccini. Não tenho dúvidas de que o público se encantará com o repertório”, prevê.

Apesar de não conhecer o trabalho da OSRN, Averbach disse que por curiosidade assistiu algumas execuções da orquestra pela internet e confirmou sua boa impressão com o talento dos músicos do nordeste. "Muitos desses músicos são excelentes artistas graças ao talento individual, pois muitas vezes eles não têm as mesmas oportunidades de estudo que os músicos estrangeiros possuem. Tudo depende da visão dos políticos em compreenderem a importância da música na formação geral das pessoas. Existe a música usada apenas como forma de entretenimento, e isso é muito bom. Mas não deve ser confundida com a música que além do entretenimento eleva as pessoas espiritualmente, desenvolve a criatividade e a cultura do povo. Esse tipo de música necessita do apoio visionário da população e dos políticos", disse.

Averbach deixou um recado para os estudantes de música do Rio Grande do Norte que estejam num nível razoavelmente avançado e que falem inglês. "Se comuniquem comigo, gostaria de ajudar os músicos brasileiros a obterem bolsas de estudo nos Estados Unidos, principalmente, os que estiverem em um nível avançado o suficiente para fazerem mestrado".

O projeto Quintas Clássicas apresenta, a cada última quinta-feira do mês, concertos da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte com entrada gratuita. Promovidos pelo Morada da Paz, por meio da lei de incentivo Djalma Maranhão, e a Cosern, através da lei de incentivo Câmara Cascudo,  e com apoio com o apoio do Governo do Estado, da Secretaria de Cultura, da Igetur e da rede Paradise Hotéis.

Ricardo Averbach
Ricardo Averbach é o Diretor de Orquestras da Miami University, além de Presidente da College Orchestra Directors Association, nos Estados Unidos. Em 2010 foi o vencedor do American Prize, em Regência Orquestral, nos Estados Unidos e recebeu o Primeiro Diploma de Mérito no Masterplayers International Competition, em Lugano, na Suíça. Averbach já foi diretor musical interino da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

Sua discografia inclui várias premières mundiais, inclusive importantes composições de Heitor Villa-Lobos tais como o ballet Amazonas, o Martírio dos Insetos e a Fantasia em Três Movimentos. Suas gravações já venderam mais de meio milhão de cópias internacionalmente e seus concertos foram transmitidos pela radio e televisão em mais de cinquenta países.

O maestro se apresentou em vários festivais internacionais, tais como o Schleswig Holstein Musik Festival (Alemanha), Accademia Musicale Chigiana (Itália), Tanglewood (Estados Unidos), Hopes, Talents, Masters Festival/Competition (Bulgária), Echternach International Festival (Luxemburgo) e o St. Petersburg Palaces International Music Festival (Rússia). O maestro Averbach rege regularmente em diversos países da América do Sul e do Norte, Europa e Ásia, tendo sido maestro convidado na Bulgária, Rússia, Portugal, Itália, Luxemburgo, França, China, Brasil, Azerbaijão, Equador, Argentina e Estados Unidos.

Adriano Pinheiro
Adriano Pinheiro é tenor, professor de canto da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e coordenador do programa de extensão Ópera Studio da UFPE. Possui formação na Manhattan School of Music com Certificado Professional Studies 2012, mestrado em voz na Universidade Estadual de São Paulo, Licenciatura em Música e Curso Técnico de Canto, na Universidade Federal de Goiás, entre outros.
Já foi professor de canto da Manhattan School of Music, no programa Sunday at MSM, e na Blue Note Escola de Música, tenor do Teatro Municipal de São Paulo e da Sala São Paulo. Entre outras experiências profissionais ministrou o Masterclass no 8º Barcelona Festival of Song, Barcelona, Espanha, o Master Class sobre a canção brasileira no Instituto Universitário Nacional de Artes (IUNA), Buenos Aires, Argentina; Master Class de canto na Universidad de Cuyo, Mendoza, Argentina; maestro Assistente do Coral del Valle, Campinas, São Paulo; Diretor do Coral Ismael, Goiânia, entre outros.
Serviço:

Concerto Oficial da Temporada 2014 da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – convidados maestro Ricardo Averbach e solista Adriano Pinheiro

Quinta-feira - 24 de abril - 20h
Teatro Alberto Maranhão
Entrada franca
Mais informações: 3232-5366

Nenhum comentário:

Postar um comentário