sábado, 31 de maio de 2014
O peixe salvador
Por Leonardo Sodré
Jornalista e escritor
Uma boa pescaria começa no planejamento. No nosso caso, os planos e horários começaram na sexta-feira, 12 de outubro, na varanda de nossa casa, na praia da Barreta, como uns insistem, mas que Mercinha diz ser Barra Pequena. Ela tem razão. Mas, voltando à véspera da história, meia com “H” maiúsculo e meia com ele minúsculo, deixamos todos os detalhes prontos para o dia seguinte: o sábado.
O professor Eduardo Farias (Dudu), pescador de grandes feitos em muitos costados por esse mundo afora e Mário Henrique de Farias, seu pai e meu amigo de muitas mesas, combinaram comigo, Mércia e Lucina (o amorzinho e encanto do seu pai), a pescaria histórica do feriadão, depois que passei quase três meses fazendo política no interior. Exultei! Finalmente iria inaugurar o molinete supimpa que havia comprado – por meio de um amigo – em Miami. Aliás, esse molinete que tinha selo de fabricado no Vietnã somente durou duas pescarias. Fui fisgado!
Quase às 23h, depois de umas duas doses e meia de rum, já havíamos combinado tudo, separado o material de pesca, escolhido os camarões para as iscas e Dudu foi embora para Tabatinga, onde estava instalado com a esposa, para nos pegar por volta das 08h, para irmos pegar o almoço – quero dizer, os peixes - almejado por Mércia, em Malembá. Fomos embora. Dudu, como o pai, é pontual.
Fomos eu, Dudu, Lucina e Mário Henrique. Logo na chegada Mário notou que o Jeep Toyota de Dudu não tinha aparelho de som. O bicho é possante, mas não tem, sequer, um rádio AM. Aí, Mário cochichou no meu ouvido:
- Léo, desse jeito vai ser difícil a gente pegar um peixe...
Preparamos o material e mandamos ver. Praticamente arremessamos as linhas de uma vez só. Aí, abrimos as primeiras cervejas e ficamos a espera dos peixes que serviriam para reforçar almoço do sábado. Eu estava perto do Jeep quando Lucina disse:
- Léo, acabei de ver um peixe enorme sair de dentro da água... Levou uns trinta segundos somente para passar as costas. Era preto, Léo, enorme!
Diante de minha grande experiência com peixes e para parecer mais entendido ainda (de peixes) disse que poderia ser uma Cavala da cabeça ovalada. Não sei se vi o se sonhei que existia esse peixe, mas estava mais do que convicto. Mas, não tive tempo de continuar a conversa com Lucina porque a minha vara deu um puxão tão grande que tive que correr e me agarrar com ela. Devia ser o peixe que Lucina tinha visto. Ele saiu me puxando para dentro da água e Dudu correu para me ajudar. Segurou-me, mas o peixe continuava puxando, até Mário Henrique segurar Dudu e sermos arrastados até quase o pescoço.
Perdi o peixe. Ganhei a vida! E, todos nós saímos incólumes do episódio. Mário e Dudu exaustos, a ponta de minha vara quebrada. Claro, que tivemos que renovar a rodada de cervejas, mas continuamos a pescaria. Agora eu usava uma vara emprestada por Dudu.
Como existem coisas que somente acontecem comigo, um minúsculo “Barbudo” resolveu se suicidar diante do maior anzol da minha vara de pescar.
Imediatamente Dudu gritou do lado Oeste:
- Léo, guarde esse infeliz para virar isca na minha vara!
Pegou o bicho ainda vivo, iscou e mandou para o mar. Enquanto isso, seu pai, Mário, pegava o primeiro peixe raro daquele sábado: "Lagocephalus laevigatus". Logo depois pegou outro e quando a gente menos esperava a vara de Dudu dobrou-se mais do que as dos nossos coleguinhas do Azulão.
Quase foi ao chão. Um horror! Correu todo mundo em direção a ele e haja luta. O peixe puxava para o mar, ele puxava para terra. Lucina disse:
- Será que é o mesmo peixe que quase leva Léo para o alto mar?
Aí Dudu correu para perto das ondas. Mário gritou:
- Meu filho, tenha paciência!
- Traga um cigarro acesso, papai. Ele respondeu.
Lucina não se continha enquanto nos servia cerveja:
- Dudu puxe logo esse peixe que somente tem três latinhas de cerveja!
Finalmente a Raia apareceu. Comemos a bichinha na Barra Pequena, cozinhada por Mário Henrique. Era tão grande que alimentou mais de 15 pessoas.
Uma beleza!
Eu juro!
A ARENA E O POBRE
Fernando Lins
Professor e Músico
Desculpem-me, mas dizer que os estádios de futebol, agora chamados de arena, construídos para a Copa do Mundo FIFA a ser realizada no Brasil, são um legado para todos, não é uma verdade absoluta.
Quem conhece a sanha do lucro fácil dos envolvidos na promoção do evento, sabe que um jogo de futebol do seu time predileto custa no mínimo 50 reais. Multiplicando esse valor por oito, que corresponde ao número de vezes que um time joga em um mês, na maioria dos campeonatos, só aí seriam gastos 400 reais em um mês.
Quem ganha salario mínimo de 724 reais dificilmente poderia ir a todos os jogos. Consequentemente a grande maioria dos assalariados teria dificuldade de acompanhar o seu time. As opiniões daqueles que estão diretamente ligados ao evento esportivo, fazem de seus comentários uma elegia as benesses sociais que esse legado trará ao povo.
Vejam só essa pequena estatística, na Copa de 2002: o Japão e Coréia do Sul gastaram 10 bilhões de dólares e a FIFA, após pagar os impostos, teve um lucro de 3 bilhões.
Em 2006, a Alemanha gastou 9 bilhões de dólares e a FIFA após pagar os impostos, lucrou 5 bilhões. Em 2010 a África do Sul gastou 11 bilhões e a FIFA, após pagar os impostos lucrou seis bilhões.
No Brasil a FIFA vai lucrar 15 bilhões de dólares e governo deu ao órgão gestor do futebol mundial, isenção total dos impostos, mesmo tendo uma despesa orçada oficialmente, pasmem de 35 bilhões de reais.
Algumas dessas obras, com certeza trarão benefícios públicos, mas o gasto do erário foi absurdamente alto, de tal forma que a grande maioria dos estados envolvidos com as obras “padrão FIFA” não as terminarão a tempo .
A situação aviltante da saúde, educação, segurança, moradia, aqui em Natal, faz eclodir a cada instante uma greve na cidade. É como se aplicasse um piso de mármore de Carrara na sala de estar e outro de barro batido na cozinha e nas dependências de empregados.
Espero realmente que eu esteja errado e ser testemunha de uma Natal melhor.
Houve tempos que pobre só entrava em arenas, pra ser mordido por leões, mesmo sem que fossem contribuintes.
Quem viver verá.
VANDALISMO OFICIAL
Fernando Lins
Professor e Músico.
Realmente estou pasmo. Acabei de assistir no Bom Dia Brasil, que o IBAMA incendiou algumas carretas em Cachoeira das Serras, distrito de Altamira, na região sudoeste do Pará, sob suspeita de extrativismo ilegal de toras de madeira. De acordo com o Instituto as carretas estavam estacionadas próximas a uma reserva indígena. Que absurdo!
Não importa os motivos que o órgão governamental tenha. Foi destruído um patrimônio privado que em últimas consequências poderia ser confiscado e usado em prol da sociedade.
Foi alegado pelo IBAMA que existe uma lei que dá apoio legal a esse ato predatório. Fico aqui pensando se o dinheiro achado na cueca do mensaleiro foi cremado, se a genitália do estuprador foi extirpada, se a o jornal e o haras de Pimenta Neves, assassino de Sandra Gomide, foram também incendiados. Lógico que não!
Depredar um patrimônio de qualquer espécie é algo absolutamente abominável. Mesmo nos primórdios das civilizações havia por parte dos integrantes das guerras a prática do confisco. Uma carreta, com ou sem toras de madeira, não é uma carga de maconha ou cocaína, que devem sim, ser incinerada por representar uma ameaça à sociedade e a seus cidadãos.
Segundo o superintendente em exercício do IBAMA/PA, Leandro Aranha, havia madeira em uma esplanada em terras indígenas prontas pra ser retirada. De tão truculenta e desastrosa, a ação provocou a revolta dos habitantes toponímicos, tendo eles fechado a rodovia como forma de protesto contra esse ato de vandalismo oficial.
Como pode o governo federal combater os vândalos que queimam e depredam os ônibus e saqueiam lojas e terminais de atendimentos bancários se seus institutos promovem da mesma forma o vandalismo gratuito e irascível.
Existe realmente uma lei que dá amparo legal ao incineramento de um bem particular como forma punitiva ao transgressor ou infringente?
Ou será que o governo vai usar o velho ditado que diz “Faça o que digo, mas não faça o que eu faço".
Chega a ser um ato revanchista do Estado contra o cidadão, um “modus operandi” não condizente com a democracia e seus princípios.
Deixo aqui meu veemente protesto e minha repulsa pelo lamentável ato institucional, graças a Deus sem os números 1, 2, 3,4, 5, como soube arbitrar a ditadura.
ORDINÁRIA OU INOCENTE?
Públio José – jornalista
publiojose@gmail.com
Um pacote de comerciais de televisão de um site de venda de produtos usados, utilizando vários bordões de cunho popularesco e agressivo, vem conquistando a atenção de telespectadores de todo o Brasil. O conteúdo produzido pela agência de propaganda que criou a série de filmetes já gerou, pelo inusitado, até uma interessante matéria analítica nas páginas da revista Veja. Realmente não é fácil criar uma série de comerciais de televisão de viés jocoso, debochado, agressivo – até ofensivo, como vem sendo empregado na propaganda em referência. Até porque o tom insultuoso é direcionado ao consumidor, ao cliente em potencial do site, ou seja, pessoas que têm um objeto usado qualquer, passível de venda, ainda indecisas em se desfazer do tal objeto. Um ator, escondido do pescoço para baixo, falando um texto curto, porém agressivo, dá voz à mercadoria em efeito produzido em perfeita sincronização.
Para modificar a constrangedora situação, o ator/objeto/usado é expelido de cena, tendo antes cumprido o seu papel: despertar no proprietário do objeto usado o desejo de se desvencilhar dele o mais rápido possível – para tanto se valendo, é claro, dos préstimos do anunciante. São vários os comerciais já produzidos, cada um deles apresentando um texto diferente. O que tem feito o Brasil se esbaldar é o que mostra o ator/objeto/usado chamando uma aturdida senhora de “ordinária” e “inocente”. Diz ele, lá pras tantas: “ordinária, sabe de nada, inocente!” No Brasil inteiro não se fala de outra coisa. De norte a sul, de leste a oeste, do Oiapoque ao Chuí, tal fraseado é repetido à exaustão nos mais diferentes ambientes, nas ocasiões mais diversas e por pessoas de nível social de A a Z. Por quê? O que motiva o Brasil inteiro a celebrar um conteúdo depreciativo, quando o normal seria censurá-lo e enviá-lo pras cucuias?
Será pela simples irreverência da situação? Ou o brasileiro pratica uma certa cafajestice inerente ao seu caráter? Teríamos, por aí, o tal “espírito macunaímico”, de que falam os estudiosos? O “inocente”, por seu turno, significaria indolência, omissão, alheamento? Macunaíma, célebre personagem de Mário de Andrade, caracterizado como um “herói sem nenhum caráter” retrataria também a índole “inocente” (omissa) como elemento da falta de caráter do povo brasileiro? Afinal, a inocência em referência é falta de caráter? Independente dessas análises de cunho sociológico, o fato é que o caráter dos comerciais tem tudo a ver com o espírito debochado, cínico, desavergonhado de Macunaíma. Valendo-se, então, do paralelismo entre a celebração ao comercial e outras questões nacionais, pode-se inferir perfeitamente o motivo pelo qual o brasileiro adota certos comportamentos.
Exemplos? Votar em macacos, rinocerontes, hipopótamos... E, por extensão, em Malufs, Sarneys, Tiriricas – e assemelhados. Alguém pode achar tal raciocínio exagerado, desproposital. Nelson Rodrigues não fez por menos ao retratar a sociedade brasileira na peça cujo título diz tudo: “Bonitinha, mas ordinária”. Ora, em um país cujos valores e princípios são espezinhados e amarfanhados a tal ponto que ninguém enxerga neles início e fim; em um país cujas principais lideranças políticas se enredam cada vez mais em atos de corrupção e outras práticas condenáveis; em um país cuja onda de violência vem atingindo níveis maiores do que em países em guerra civil; em um país cujas promessas de governo nunca devem ser levadas a sério; em um país... Ufa! Em um país assim, é natural soar engraçado o conteúdo que agride, que insulta. Mas, acalmemo-nos todos, ordinários e inocentes (ou não)! A Copa vem aí!
TENTAÇÕES E TENTATIVAS, NEGATIVAS E RENDIÇÕES. O PREÇO E O APREÇO DE CADA UM
Por Flávio Rezende*
Confesso a vocês que me leem que uma mulher bem gostosa e sensual nunca me chamou para um escondidinho e me tentou com poderosa sedução e exibição nua e crua do seu escultural corpo desnudo. As pequenas tentativas que passaram por minha vida, enquanto homem casado em qualquer tempo, foram facilmente escanteadas e passei incólume até agora por este terreno.
Digo aqui publicamente que nunca chegaram a oferecer grana alta ou comissão em elevada porcentagem, para que desviasse dinheiro da entidade que dirijo ou de alguns lugares que trabalhei em cargo de comando. As raras ofertas eram pinto e não tive nenhuma dificuldade em dar as costas e negar.
Escrevi os parágrafos acima para afirmar que é fácil tirar onda de santo quando as propostas são ínfimas e desprezíveis. Quero ver o camarada segurar a onda com o universo da corrupção quando a proposta chega no nível do oferecido ao deputado André Vargas: de fazer a independência financeira para o resto da vida.
Quero ver também o cabra recusar uma proposta de traição sexual tendo diante de si uma “potranca” daquelas. Ai sim, o cara foi tentado por uma maça de alto poder sedutório.
Para que possamos ir recusando inicialmente as pequenas tentações e em seguida as grandes de cooptação, em todos os níveis da vida, precisamos ao longo de toda caminhada ir formatando uma personalidade calcada na ética, precisando contar para isso com ferramentas como os pais, as escolas, as religiões, todos trabalhando em sintonia, para que a educação, a informação e os bons dogmas, consolidem dentro dos seres um edifício sólido de correção e bons costumes.
Hoje estava pensando no presidente uruguaio Mujica. O cara veio de baixo, chegou ao maior cargo do seu país, continua com a mesma simplicidade e não vejo relato de que tenha se corrompido em nenhuma área.
Em várias partes do planeta, pessoas chegam a altos cargos governamentais, passam a ter acesso a um mundo de convites para tudo, sempre com lustres vitorianos, camarões empanados, bebidas mundiais, mulheres que chegam de avião para farras privadas, ai não tarda para que os lobistas encostem com propostas diversas, sempre bilionárias e, aquele sujeito fraco, sem personalidade firme e nem valores morais, religiosos ou vergonha na cara mesmo, se entrega facilmente ao sexo ilícito, farras, aceita propostas e vira uma escória, trabalhando unicamente para a satisfação dos seus sentidos e burilando oratória mentirosa, como manto para sua vida corrupta e indecente.
Em todos os países assistimos desde sempre o desfile de pessoas verdadeiramente malignas, corrompidas, desprovidas de humanidade, nos enganando, matando milhões com políticas trabalhadas nos bastidores para privilegiar grupos e, o pior, muitos que tinham um começo de pureza, batalha, com todos os indícios que seriam pessoas com intenções do bem, cooptados pelo capital, entregues a prazeres mundanos e trabalhando unicamente para a implantação da eternização dos seus nestes podres poderes oficiais.
Não redijo o presente escrito apontando o dedo para ninguém em especial, mas rogo as divindades que nos auxiliam nesta expiatória e difícil travessia terrena, para que consigamos visualizar ou intuir quem são as bestas feras que rondam nossos pastos, para que possamos minimizar seus atos predatórios e, com muito esforço, fazer valer a ética que move os bons, a da igualdade, da liberdade e da fraternidade.
Orai e vigiai alertou Jesus e tantos outros que por aqui estiveram em corajosa missão de fazer valer o Sanatana Dharma, a eterna verdade universal.
· É escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN (escritorflaviorezende@gmail.com)
Governo que ficou na promessa
Por José Agripino Maia *
A presidente poucos êxitos tem para mostrar. Basta comparar os compromissos firmados por Dilma com o que realmente aconteceu.
Na campanha presidencial de 2010, a equipe de marketing do PT apresentava a candidata Dilma Rousseff como administradora inquestionavelmente consagrada. Sob o comando de Dilma, dizia a propaganda, o Brasil iria ver grandes obras concluídas, surfar sobre uma onda de crescimento com juros no chão, contas em ordem, saldo na balança comercial e inflação baixa. Seria um espetáculo. Acreditou quem quis.
Após quase três anos e meio, o que podemos perceber é quase fracasso sobre fracasso. A presidente muito poucos êxitos tem para mostrar. Basta comparar os compromissos firmados por Dilma com o que realmente aconteceu. A realidade é bem outra e nada favorável.
A presidente tem viajado pelo Brasil para prometer obras públicas que deveriam ter sido inauguradas há muito tempo. Alguns exemplos recentes: esteve no interior do Ceará para vistoriar um trecho da transposição do Rio São Francisco. A previsão de entrega do empreendimento era para 2010, quando Dilma era ainda chamada de mãe do PAC. Agora, a promessa é para 2015. Estava previsto um custo de R$ 4,5 bilhões, agora serão R$ 12,2 bilhões. Foi a Curitiba anunciar, pela terceira vez, recursos para o metrô que nunca saíram do papel. São muitos os exemplos. É o governo das ações inacabadas e dos anúncios que não se concretizam.
Na macroeconomia, a promessa era de um crescimento médio de 5,9% ao ano. O Brasil avança a apenas 2%, o último entre dez países da América do Sul. O inaceitável é que, por duas décadas, crescemos à mesma velocidade dos nossos vizinhos de subcontinente. Na era Dilma, as demais nações mantiveram a aceleração do final da última década (média de 5%) e nós ficamos para trás.
E a promessa de derrubar os juros, que, segundo o ministro Mantega, cairiam para 6%? A presidente recebeu a taxa Selic em 10,75%, hoje está em 11%, e Dilma deve entregar os juros em patamar superior ao que recebeu de Lula. Temos hoje as maiores taxas do mundo. E isso tudo para domar a inflação.
Só que aqui essa estratégia não funciona. Convivemos com uma perigosa e persistente alta de preços. A inflação média nos três primeiros anos do governo Dilma chegou a 6,08%. No mundo, no mesmo período, a média foi de 3,3%, e nos países emergentes, que crescem muito mais do que nós, de 5,4%. E veja que esse resultado só foi alcançado com o controle de preços administrados, que subiram cerca de 1% no ano passado, contra 7,5% de aumento nos preços livres. E o mais grave, as distorções se acumulam de forma temerária, com os ajustes sendo empurrados para depois das eleições.
Em 2013, a balança comercial brasileira registrou o pior resultado em 12 anos. O saldo caiu 86% em relação a 2012, para apenas US$ 2,56 bilhões e, mesmo assim, à custa de uma maquiagem do governo, que exportou via Petrobras US$ 7,7 bilhões em plataformas de petróleo que nunca saíram do país. No período, o déficit comercial da indústria foi o maior da história, acumulando US$ 105 bilhões. Este ano, nossa balança já acumula um déficit de US$ 5,3 bilhões.
Outro compromisso com o país era o equilíbrio das contas públicas. A economia do governo para pagamento dos juros da dívida pública, no entanto, caiu continuamente durante o governo Dilma, fechando 2013 em apenas 1,9% do PIB. Com isso, o déficit nominal elevou-se de 2,6% do PIB, em 2010, para 3,3%, em 2013. Hoje, a dívida pública do Brasil chega a R$ 2,08 trilhões e, para administrá-la, gastamos em juros R$ 249 bilhões no ano passado. Isso é o que estamos deixando de investir para fazer do Brasil um país competitivo.
Em suma, assistimos a um governo sem obras, com baixo crescimento e alta inflação, contas públicas deterioradas, desequilíbrio na balança comercial e juros incivilizados. Como um castelo de cartas, caíram as promessas que a presidente exibiria à população como bandeiras de campanha. Para não citarmos fracassos como o onipresente escândalo da Petrobras.
As falsas promessas ruíram por falta de planejamento e incompetência administrativa. Sem perceber melhorias na qualidade de vida, a população se cansa de tanta inépcia e clama por mudanças urgentes. A oposição faz o seu papel: fiscaliza, aponta os erros e apresenta as alternativas. O retrocesso, como se vê, é manter o governo como está.
* José Agripino Maia é presidente nacional do Democratas e senador pelo Rio Grande do Norte
sexta-feira, 30 de maio de 2014
Leonardo Sodré lança mais um livro, "Eu Juro!”
O jornalista Leonardo Sodré lança no próximo dia 05 de junho mais um livro. Desta vez, “Eu Juro!”, praticamente a continuação do seu primeiro livro solo, “Crônicas do Beco da Lama”, lançado em novembro de 2007, em Natal. O lançamento será no Clube dos Radioamadores (Engenharia), que fica na Rua Rodrigues Alves, Tirol, vizinho a Cidade da Criança, às 19h.
“É possível ler o livro de uma sentada. Possui 116 páginas e 45 crônicas do cotidiano boêmio de Natal, cidade conhecida por ter um poeta em cada esquina”, informou o escritor. “Meus livro surgem por acaso. O primeiro foi quase uma intimação do dono da Offiset Gráfica e meu amigo, Ivan Júnior, que reuniu algumas crônicas enviadas quase que diariamente para a lista de discussão na Internet do Beco da Lama - espaço virtual dedicado ao epicentro da boemia natalense, localizado no Centro Histórico de Natal”, sorriu Leo, como é mais conhecido.
“Em 2007, Ivan Júnior me chamou para um encontro no Restaurante 294. Lá, entre um gole e outro, ele sacou a boneca do livro “Crônicas do Beco Lama” e me apresentou. Fiquei emocionado e o projeto foi um sucesso porque até o violonista Yamandú Costa, que acabara de fazer um show pelo projeto Pixinguinha, apareceu no Bardallos para dar uma canja ao lado de artistas da cidade como Camilo Lemos, Hilton, Sérgio Groove e Gilberto Cabral. E como tudo no Beco se mede pela birita, dá para dizer que o sucesso foi tanto... que acabou a cerveja do bar!”, lembrou Leonardo Sodré. “Quem salvou o bar e a festa foi o escritor Lívio Oliveira, que pegou o carro trouxe cheio de cervejas, que duraram até às cinco horas da madrugada”, completou sorrindo. Esse lançamento rendeu uma crônica muito bonita escrita por Hayssa Pacheco, que na época era editor de Cultura do extinto “Diário de Natal”.
Mário Barbosa
“Desta vez a História foi diferente. Reinaldo Azevedo (leia-se Banda Anos 60) me telefonou pedindo algumas crônicas para um livro que estava fazendo em homenagem a Mário Barbosa, do Bar do Mário, infelizmente falecido em setembro de 2013. Reuni as crônicas e mandei para Reinaldo, que por sinal assina uma das orelhas do livro, com uma cópia para o meu editor, Ivan júnior. Pronto! Nasceu “Eu Juro!”, que tem apenas a pretensão de registrar a boemia de Natal, cheia de histórias e Histórias engraçadas”, revelou Leonardo Sodré.
Um jornal em 2007 publicou: Paraibano de Campina Grande, não tem quem diga que Léo Sodré não é natalense. Nem ele mesmo. Tudo, veja só o paradoxo, por conta da água. “O problema é que minha mãe achava que criança só bebia leite materno. E passei os primeiros 30 dias de vida sem beber água. Só tomei quando cheguei aqui em Natal, um mês depois de nascido. Considero-me natalense”, disse rindo do destino.
Na apresentação, orelhas e prefácio de “Eu Juro!” quatro amigos do jornalista e escritor: o professor Eduardo Henrique Cunha de Farias, a médica e poeta Simone Sodré, o músico e artista plástico Reinaldo Azevedo e a cronista e blogueira Mércia Carvalho.
Serviço:
Lançamento: Clube dos Radioamadores (Engenharia)
Rua Rodrigues Alves, Tirol, vizinho a Cidade da Criança, em Natal
19h
Dia 05 de junho
Preço: 30 reais
“É possível ler o livro de uma sentada. Possui 116 páginas e 45 crônicas do cotidiano boêmio de Natal, cidade conhecida por ter um poeta em cada esquina”, informou o escritor. “Meus livro surgem por acaso. O primeiro foi quase uma intimação do dono da Offiset Gráfica e meu amigo, Ivan Júnior, que reuniu algumas crônicas enviadas quase que diariamente para a lista de discussão na Internet do Beco da Lama - espaço virtual dedicado ao epicentro da boemia natalense, localizado no Centro Histórico de Natal”, sorriu Leo, como é mais conhecido.
“Em 2007, Ivan Júnior me chamou para um encontro no Restaurante 294. Lá, entre um gole e outro, ele sacou a boneca do livro “Crônicas do Beco Lama” e me apresentou. Fiquei emocionado e o projeto foi um sucesso porque até o violonista Yamandú Costa, que acabara de fazer um show pelo projeto Pixinguinha, apareceu no Bardallos para dar uma canja ao lado de artistas da cidade como Camilo Lemos, Hilton, Sérgio Groove e Gilberto Cabral. E como tudo no Beco se mede pela birita, dá para dizer que o sucesso foi tanto... que acabou a cerveja do bar!”, lembrou Leonardo Sodré. “Quem salvou o bar e a festa foi o escritor Lívio Oliveira, que pegou o carro trouxe cheio de cervejas, que duraram até às cinco horas da madrugada”, completou sorrindo. Esse lançamento rendeu uma crônica muito bonita escrita por Hayssa Pacheco, que na época era editor de Cultura do extinto “Diário de Natal”.
Mário Barbosa
“Desta vez a História foi diferente. Reinaldo Azevedo (leia-se Banda Anos 60) me telefonou pedindo algumas crônicas para um livro que estava fazendo em homenagem a Mário Barbosa, do Bar do Mário, infelizmente falecido em setembro de 2013. Reuni as crônicas e mandei para Reinaldo, que por sinal assina uma das orelhas do livro, com uma cópia para o meu editor, Ivan júnior. Pronto! Nasceu “Eu Juro!”, que tem apenas a pretensão de registrar a boemia de Natal, cheia de histórias e Histórias engraçadas”, revelou Leonardo Sodré.
Um jornal em 2007 publicou: Paraibano de Campina Grande, não tem quem diga que Léo Sodré não é natalense. Nem ele mesmo. Tudo, veja só o paradoxo, por conta da água. “O problema é que minha mãe achava que criança só bebia leite materno. E passei os primeiros 30 dias de vida sem beber água. Só tomei quando cheguei aqui em Natal, um mês depois de nascido. Considero-me natalense”, disse rindo do destino.
Na apresentação, orelhas e prefácio de “Eu Juro!” quatro amigos do jornalista e escritor: o professor Eduardo Henrique Cunha de Farias, a médica e poeta Simone Sodré, o músico e artista plástico Reinaldo Azevedo e a cronista e blogueira Mércia Carvalho.
Serviço:
Lançamento: Clube dos Radioamadores (Engenharia)
Rua Rodrigues Alves, Tirol, vizinho a Cidade da Criança, em Natal
19h
Dia 05 de junho
Preço: 30 reais
O novo "point" do Beco da Lama
Nesta sexta-feira (30) vai ocorrer a inauguração do mais novo point do Beco da Lama e Adjacências, o Bar Fim de Noite, administrado por Danilo, conhecido garçom do Zé Reiera.
Um local que promete inovar no seu cardápio e não vacilar na cerveja estupidamente gelada.
E para essa inauguração não tem pedida melhor que uma boa roda de samba nesse berço da boemia potiguar, nada mais, nada menos que a Velha Guarda do Samba mandando o melhor do ritmo.
Serviço
Local: Rua Coronel Cascudo s/n (Vizinho ao Bar de Nazaré)
Hora: 19:00 h
Data: 30/05/14
Roberta Sá traz seu novo show a Natal
O show terá renda revertida para as obras de revitalização da Catedral Metropolitana de Natal |
Sede da Arquidiocese de Natal e destaque arquitetônico na capital potiguar, a Catedral Metropolitana está necessitando de reforma em boa parte da sua estrutura. Além de sanar goteiras e infiltrações, o prédio precisa de melhorias em equipamentos e em suas instalações elétricas e hidráulicas. O show de Roberta Sá será a largada para um projeto criado e desenvolvido com o propósito de levantar recursos para a revitalização da Catedral.
Recém-chegada de uma turnê pelo Brasil ao lado de bambas como Martinho da Vila e Alcione, além do companheiro de geração Diogo Nogueira, dentro do projeto “Nivea Viva o Samba”, a cantora potiguar traz na bagagem mais sambas para o novo show em Natal. A cantora apresenta as músicas do disco “Segunda Pele”, além de sucessos de outros discos, sambas clássicos e marchinhas.
Roberta apresenta um roteiro com canções de “Segunda Pele”, que apresenta compositores de diferentes gerações e linguagens: Caetano Veloso (“Deixa Sangrar”), João Cavalcanti (“O Nego e Eu”) e o trio Moreno Veloso, Quito Ribeiro e Domenico Lancellotti (“A Brincadeira”), além de Pedro Luís (“No Bolso”) e Jorge Drexler (“Esquirlas”). Ainda haverá espaço para revisitar álbuns de sua carreira como “Braseiro”, “Quando o Canto É Reza” e “Que Belo Estranho Dia Para Se Ter Alegria”.
No repertório do show, também há espaço para músicas que entraram no “Baile da Rosa”, que a cantora já mostrou no carnaval carioca com marchinhas, além de pérolas do samba. A direção musical é de Rodrigo Campello, que também toca guitarra e violão tenor e assina os arranjos e as programações. Os músicos que acompanham Roberta no palco são: Élcio Cáfaro (bateria), André Rodrigues (baixo) e Eduardo Neves (sax tenor e flauta).
Sobre Roberta Sá
Nasceu em Natal (RN) em 19 de dezembro de 1980. Aos nove anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde mora até hoje. Aos 16, começou a frequentar aulas de canto. Aos 20 anos, tornou-se aluna de Vera Maria do Canto e Melo. O marco zero de sua carreira foi um show no Mistura Fina, no Rio, em 2002. O preparador vocal Felipe Abreu estava lá e virou seu parceiro e amigo.
Felipe indicou o músico Rodrigo Campello para produzir uma primeira “demo” da cantora, com o arranjador Paulo Malaguti. O trabalho chegou às mãos de Gilberto Braga, que a convidou para gravar “A Vizinha do Lado”, de Dorival Caymmi, como tema da novela “Celebridade”.
Em 2004 veio o primeiro disco, “Braseiro”, com produção de Rodrigo Campello e a direção de voz e coro de Felipe Abreu. “O repertório é uma declaração de amor à música popular brasileira. Pelo menos a que eu conhecia até aquele momento. É um álbum de memórias musicais afetivas. Foi aí que começou minha formação profissional, através do convívio com músicos e artistas fabulosos”, diz Roberta. Ney Matogrosso, MPB-4 e Pedro Luís e A Parede foram os convidados.
“Que Belo Estranho Dia Pra Se Ter Alegria”, o segundo disco, foi lançado em 2007. Lenine, Carlos Malta e Pife Muderno, Hamilton de Holanda Silvério Pontes e Zé da Velha foram os convidados especiais. “Tenho a sorte de ter gravado os discos que quis, com as pessoas que escolhi”, diz ela.
Dois anos depois, Roberta Sá reuniu o repertório dos dois primeiros álbuns no show “Pra Se Ter Alegria”, que contou com a direção do cantor e compositor Pedro Luís e da jornalista Bianca Ramoneda. A apresentação resultou em um DVD dirigido pela Samba Filmes e um CD que reúne sucessos como “Alô Fevereiro”, “Interessa?”, “Janeiros”, “Mais Alguém”, “Eu Sambo Mesmo” e “Agora Sim”. Um ano após o lançamento, Roberta ganhou o prêmio de DVD de Ouro.
O projeto seguinte de Roberta Sá nasceu numa conversa na Lapa. Em 2010, ela se juntou ao Trio Madeira Brasil (de Marcello Gonçalves, Zé Paulo Becker e Ronaldo do Bandolim) e gravou “Quando o Canto é Reza”, homenagem ao compositor baiano Roque Ferreira. O disco tem coco, maxixe, samba carioca, maracatu, samba-de-roda e 13 canções do compositor – oito delas, inéditas.
No final de 2011, Roberta ultrapassou a marca de 200 mil discos vendidos, com dois CDs e um DVD de Ouro. Apresentou, no ano passado, mais de 100 shows em vários estados brasileiros e em Portugal. “Segunda Pele”, de 2012, é seu quinto disco. Também em 2012, Roberta ganhou o prêmio de Melhor Cantora de MPB no Prêmio da Música Brasileira.
SERVIÇO
Roberta Sá
Classificação: 14 anos
Duração: aproximadamente 90 minutos
Realização: Opus Promoções, Destaque Promoções e Arquidiocese de Natal.
Dia 04 de Junho
Quarta-feira, às 21h
Teatro Riachuelo (Av. Bernardo Vieira, 3775 / Natal - RN)
www.teatroriachuelo.com.br
Artista Zé de China, autor dos cataventos multicoloridos, recebe imprensa nesta sexta-feira
Estreando uma mostra individual, o escultor José Daniel Filho, conhecido como Zé de China, natural de Major Sales, encontra-se em Natal e continuará acessível para a imprensa até o final da manhã desta sexta-feira, 30, na Pinacoteca Potiguar. A mostra “Zé de China: Mestre da Arte Popular em Movimento” é composta por 15 peças que recriam cenas do cotidiano das pessoas do campo. Vernissage acontecerá logo mais, às 19h.
Hoje também tem lançamento de dois títulos da Coleção Cultura Potiguar, editada pela Gráfica Manimbu/Fundação José Augusto. Música em Conto, de Cláudio Galvão, e Conversa e Prosa, organizado por Isaura Rosado (volumes 47 e 50). Este último, uma coleta de entrevistas resgatadas do antigo acervo do Departamento de Gravação Sonora da FJA.
Em outra sala do museu, a poeta Civone Medeiros abre a exposição Mais Amor por Amor. A mostra permanecerá em cartaz até 28 de junho. Conhecida por suas performances poéticas, ela transpõe sua poesia para pequenos pedaços de tecido, compondo varais poéticos. Dois estilos em cartaz, duas mostras para seduzir os visitantes.
Voo inaugural do aeroporto Aluízio Alves será marcado por lançamento de selo dos Correios
Neste sábado (31) o município de São Gonçalo do Amarante vai viver um momento histórico com a chegada do voo inaugural e o início das operações do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves. Para marcar a data a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural Dona Militana e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, preparou um receptivo para os visitantes e potiguares que vão desembarcar no terminal de passageiros. O início das operações do novo aeroporto está previsto para as 08h30, mas o voo inaugural, de número 3306 da empresa TAM, tem como origem a cidade de São Paulo e destino São Gonçalo do Amarante com pouso às 09h40. Na chegada os passageiros vão ser recepcionados por apresentações culturais e vão receber kits comemorativos pela ocasião da data.
Por falta de reagentes, ITEP não realiza perícia em aproximadamente 500 kg de maconha
Policiais da Delegacia de Narcótico estiveram no Instituto com grande apreensão, mas o tiveram que voltar sem constatação de que produto é maconha. |
Justiça obriga IFRN a aceitar bacharéis com mestrado ou doutorado em seus concursos
Uma ação do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) resultou em uma decisão judicial que obriga o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) a ampliar a participação de candidatos em seus concursos para professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Até então, apenas aqueles com habilitação em licenciatura eram autorizados a concorrer. A Justiça Federal determinou, através de uma antecipação de tutela, que o instituto assegure também a participação, nomeação, posse e exercício de bacharéis nesses concursos para docentes, desde que possuam título de mestrado ou doutorado. A ação do MPF, assinada pela procuradora Regional dos Direitos do Cidadão, Caroline Maciel, questionava a restrição adotada pelo IFRN.
MPF apresenta três denúncias contra ex-prefeito de Jardim de Angicos
Irregularidades incluem superfaturamento de obras, fraudes em licitações e pagamento por trabalhos não executados
O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) apresentou três denúncias contra o ex-prefeito de Jardim de Angicos, Moacir Alves Guimarães. Ele é acusado de irregularidades como fraudes em licitações, superfaturamento de obras e pagamento indevido a empresas, entre os anos de 2001 e 2003. Os serviços incluíam drenagem, pavimentação, construção de quadras esportivas, de galpão de beneficiamento de castanha, de adutora e de reservatório d'água. Além de Moacir Guimarães, foram denunciados o sócio-administrador da empresa STH Serviços de Topo Hidrografia Ltda., Paulo Roberto Moreno; a sócia-administradora da G.G. Construções e Serviços Ltda., Gerlândia do Nascimento Dantas; e o procurador da empresa Esfera Construção Civil Ltda., Carlos Antônio Ferreira de Lima. As irregularidades praticadas foram identificadas inicialmente em uma fiscalização da Controladoria Geral da União, realizada em 2003.
Norte Shopping reinaugura o espaço infantil Norte Alegria
A partir desse sábado (31), a diversão tem endereço certo. O Norte Alegria será reinaugurado e contará com uma grade de atrações diferentes todo fim de semana. |
Localizado na Praça de Alimentação, o Norte Alegria é dedicado à recreação infantil e funcionará aos sábados e domingos, das 12h às 18h. O espaço acaba de ser reformado para melhor recepção dos pequenos visitantes.
Com seis anos de funcionamento, o espaço diverte a criançada semanalmente trazendo shows de mágica, “contação” de histórias, oficina de arte e mini peças de teatro. As atividades são desenvolvidas com intuito de atrair a atenção e desenvolver a criatividade do público infantil, que já é cativo.
SERVIÇO
“Espaço Norte Alegria”
Data: Sábados e domingos
Local: Norte Shopping Natal, Av. Doutor João Medeiros Filho, 2395 - Potengi
Horário: Das 12h às 18h
Site: www.natalnorteshopping.com.br
Telefone: (84) 3674-8200
Facebook: NorteShoppingRN
Twitter: @NorteShoppingRN
Comitiva do Japão visita serviços de saúde em Natal
Na tarde desta quarta-feira (28) uma comitiva do Japão esteve em Natal para fazer uma última visita de inspeção nos serviços de saúde da cidade antes do início dos jogos da Copa do Mundo.Vieram à capital o cônsul-principal do Japão em Belém, Rei Oiwa, a cônsul do Japão em Recife, Hitomi Sekiguchi, além da médica oficial do Japão para os eventos da Copa, Shiho Natori. A coordenadora geral do SAMU 192/RN, Cecília Picinin, acompanhou o grupo que, em reunião no quartel do Corpo de Bombeiros Militar do RN, conheceu os planos operativos do SAMU e dos Bombeiros para a Copa.
Defesa Civil atende oito ocorrências na manhã desta quinta-feira
Em virtude das fortes chuvas verificadas na cidade, o Departamento de Defesa Civil da Prefeitura de Natal atendeu na manhã desta quinta-feira (29) oito ocorrências na capital, sendo sete na zona Norte e uma na zona Leste. Conforme o diretor da Defesa Civil, Eugenio Soares, as ocorrências na zona Norte foram causadas por alagamentos no bairro da Redinha e nos loteamentos Nova República, Novo Horizonte e Parque Floresta.
Cruzamento da Avenida Capitão-Mor Gouveia e Jaguarari será interditado nesta sexta-feira
As obras do Complexo Viário de Natal estão em fase de conclusão e por isso a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) vai realizar novas intervenções na área. Os motoristas que precisam trafegar no cruzamento das Avenidas Capitão Mor Gouveia e Jaguarari, no bairro de Lagoa Nova, zona Sul de Natal, devem ficar atentos. Nesta sexta-feira (30), a Secretaria de Mobilidade Urbana irá interditar por três dias o cruzamento das vias para cumprimento do cronograma de obras do complexo viário de Natal.
SAMU 192/RN inicia Plano Operativo para a Copa do Mundo
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192/RN) dá início, neste sábado (31), a implantação do seu Plano Operativo para a Copa do Mundo, com a ativação de três bases descentralizadas temporárias no litoral do estado, nas praias de Búzios, São Miguel do Gostoso e Pipa.
Transplante de medula óssea é tema de oficina para servidores do Hemonorte
Nesta quinta-feira (29) o Hemocentro do RN realizou, às 19h, no auditório da unidade, uma oficina de atualização em transplante de medula óssea (TMO). A atividade, organizada pelo Serviço Social do Hemonorte, teve palestra da enfermeira da Central de Transplante do Natal Hospital Center, Elka Falcão de Moura e tem por objetivo atualizar e desenvolver novos conhecimentos referentes a TMO.
Lei do Subsídio será votada na próxima semana
Eleitores de Ipanguaçu retornarão as urnas neste domingo
Cidade potiguar é quinta a passar por uma eleição suplementar. Eleição acontece após a cassação do mandato do prefeito e vice-prefeito da cidade.
A menos de uma semana da eleição, a população do município de Ipanguaçu com pouco mais de 14 mil habitantes, localizando na região do Vale do Açu à 214 km da capital do Estado, se prepararão para voltar as urnas neste domingo (01), pouco menos de um ano e meio após ter eleito prefeito e vice-prefeito da cidade nas eleições de 2012. No Rio Grande do Norte, as cidades Caiçara do Rio dos Ventos, Serra do Mel, Mossoró e Francisco Dantas já realizam o processo eleitoral suplementar deste 2013.
Servidores de nível médio da Sesap recebem reajuste salarial
O Governo do Estado do RN depositou, junto ao pagamento do mês de maio, o porcentual do reajuste acordado com a categoria, estabelecido pela Lei Complementar nº 511, de 10 de abril de 2014. Também foi efetivado, na folha de pagamento deste mês, o reajuste no valor de 5% sobre os vencimentos básicos, acordados com médicos e dentistas com especialidade em cirurgia traumatologia buco-maxilo-facial. A Lei Complementar nº 511, sancionada pela governadora Rosalba Ciarlini, no mês passado, alterou a Lei Complementar Estadual nº 333, de 29 de junho de 2006, que "Institui o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCS) dos servidores efetivos da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte".
quinta-feira, 29 de maio de 2014
Cataventos do artista popular Zé de China colorem jardins da Pinacoteca Potiguar
Primeira individual do escultor José Daniel Filho, conhecido como Zé de China, é composta por 15 peças que recriam cenas do cotidiano das pessoas do campo. Mostra será aberta nesta quinta-feira, 29, às 19h.
A beleza da arte genuinamente popular produzida por um homem simples e, ao mesmo tempo, engenhoso e criativo, surpreende aos espectadores com seus objetos que recriam cenas peculiares da vida no campo. Revelado no ano passado no III Salão Nordeste de Arte Popular Chico Santeiro, o escultor José Daniel Filho realiza na Pinacoteca Potiguar sua primeira exposição individual, “Zé de China: mestre da arte popular em movimento”, que será aberta nesta quinta-feira, 29, às 19h.
Com curadoria do professor Francinildo da Silva, que selecionou 15 cataventos, a mostra está montada nos jardins do museu e permanecerá em cartaz até o dia 02 de agosto. Interessante destacar que este momento, tão importante para o artista, natural de Major Sales, região Oeste, que produz peças que se movem ao sabor dos ventos, coincide com a marca história registrada dia 15 de maio: geração de 1,16 GW de energia eólica, nos 41 parques de energia do RN, fato que coloca o estado no topo da lista dos produtores de energia limpa e renovável do País.
Filho de José Daniel da Silva, ferreiro da região, de quem herdou o ofício de ferreiro, e casado com Ana Gomes Daniel, desde 1979, com quem teve quatro filhos, Zé de China, aos 58 anos, reside atualmente no distrito de Fazenda Nova, vizinho à cidade de Major Sales. Leva a vida construindo cataventos e em cada um deles projeta cenas do seu cotidiano, como por exemplo: pessoas pilando milho, ferreiros trabalhando o ferro, marceneiros cerrando a madeira, bateristas tocando em bandas de música, trios de forró, carroças puxadas por tração animal, vaqueiros na pega do boi, ordenhas de vacas, camponeses arando a terra e uma infinidade de outros temas. “É o vento do oeste que dá movimento e vida a seus personagens”, afirma Francinildo.
Durante toda a sua vida, o barulho com o ferro sempre se fez presente, fruto do legado de gerações antigas, vindo com seus familiares, os primeiros habitantes do Oeste Potiguar. A arte produzida por Zé de China explora efeitos especiais, utilizando conhecimentos básicos da física mecânica, sem abdicar de ilusões óticas. Para facilitar seu trabalho – utilitário e poético - reaproveita o motor de um ventilador em desuso, com o qual mantém a chama do forjo acesa, podendo, então, moldar o ferro e criar inusitados cataventos cujos movimentos são, metodicamente, sincronizados.
Todo esse processo acontece em uma pequena oficina de trabalho, localizada em espaço próprio, distante alguns metros de sua residência. Zé de China, no meio em que vive, nem podia imaginar que um dia seus engenhos eólicos poderiam ser classificados como obras de arte, pois os mesmos, ainda hoje, destinam-se a ser colocados no teto – ou cumeeira - das casas rurais, como simples objetos lúdicos para embelezar a paisagem e finalmente encantar, os olhos das “crianças” de qualquer idade.
“Graças à sensibilidade estética do médico e pintor Etelanio Figueiredo, mantivemos os primeiros contatos com a obra do artista Majorsalense”, frisa Francinildo. O professor Antonio Marques de Carvalho e os artistas Dorian Gray e Francisco Iran o elegeram como 1º lugar, na categoria de “objeto de arte popular”, por ocasião do III Salão Nordeste de Arte Popular “Chico Santeiro”, promovido pela Secretaria Extraordinária de Cultura e pela Fundação José Augusto, em 2013.
“É interessante observar que a todo momento surgem artistas trazendo novas linguagens, até no campo da arte popular. Zé de China é um deles. Eu nem o conhecia. Essa vitalidade da arte é uma maravilha”, destaca Dorian Gray. Realmente imperdível a exposição do mestre da arte popular em movimento. Que os bons ventos continuem soprando a favor da arte popular.
Performance na Pina – A poeta Civone Medeiros abre a exposição Mais Amor por Amor, nesta quinta-feira, 29. A mostra permanecerá em cartaz até 28 de junho. Conhecida por suas performances poéticas, ela transpõe sua poesia para pequenos pedaços de tecido, compondo varais poéticos. Dois estilos em cartaz, duas mostras em para seduzir os visitantes.
Serviço:
Exposição “Zé de China: Mestre da Arte Popular em Movimento”, Mostra Mais amor por Amor (Civone Medeiros), lançamento dos livros Música em Conto, de Cláudio Galvão, e Conversa e Prosa, organizado por Isaura Rosado (volumes 47 e 50 da Coleção Cultura Potiguar/FJA). 19h, Pinacoteca Potiguar (Praça Sete de Setembro, s/n, Cidade Alta). Visitação: de terça a domingo, das 8h às 17h. Tel.: (84) 3211-7056.
Por Eliade Pimentel
Sete mil japoneses compraram ingressos para a Copa 2014 em Natal
Recepcionar bem os sete mil japoneses estimados para assistirem aos jogos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 em Natal e transformar esse legado em ponte turística permanente entre o Rio Grande do Norte e o Japão foi o objetivo da reunião ocorrida nesta quarta-feira (28) entre a Associação Cultural Nipobrasileira do RN e o trade turístico, na sede da Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento, com presença da titular da pasta estadual de turismo, Gina Robinson, e da cônsul do Japão em Recife, Hitomi Sekiguchi.
América Tigres é convocado e participa da 1ª Divisão do Campeonato Nacional
Uma surpresa positiva chegou para os atletas do Clube de Basquete Paralímpico do Rio Grande do Norte – América Tigres (Unimed / Natalcard / Potigás / Governo do Estado / SETHAS / UNI-RN / Uniodonto / IFRN/ 10 Sports). Depois da desistência do Águias/SP de disputar a 1ª divisão da modalidade, a Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas informou que a vaga na elite nacional ficará com o time potiguar. No ano passado, o América Tigres foi o terceiro colocado geral na divisão de acesso. Como duas equipes garantiram vagas na 1ª divisão, o time potiguar acabou ficando na suplência e herdou a vaga. A desistência dos paulistas ocorreu em função da falta de patrocinadores.
Cozinha Show e Corrida de Garçons incrementam o Festival Gastronômico Brasil Sabor
Evento, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), acontece em todo o Brasil e vai até 31 de maio em Natal
O Festival Gastronômico Brasil Sabor, realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), promove dois eventos paralelos a partir da próxima semana: a Cozinha Show Brasil Sabor e a Corrida dos Garçons, em parceria com o Shopping Cidade Jardim, SESI Cozinha Brasil e a EM2.
A Cozinha Show será de 29 de maio a 1 de junho (de quinta a domingo), das 14h às 20h, no shopping Cidade Jardim. Chefs, participantes do Festival, apresentarão seus talentos e o SESI Cozinha Brasil fará oficinas de gastronomia, nos seguintes horários: das 11h às 12h e das 13h às 20h, de quinta a sábado; e das 15h às 20h, no domingo. A ação do SESI tem como objetivo formar novos Micro Empreendedores Individuais (MEI), estimulando a geração de trabalho e renda. Já a Corrida dos Garçons ocorrerá no estacionamento frontal do shopping, no sábado (31), das 9h às 11h.
A Copa do Mundo no Brasil e os sabores regionais são as principais inspirações para esta 9ª edição do Festival Gastronômico Brasil Sabor, que segue até o dia 31 de maio, em Natal. O tema do evento, neste ano, é “O Brasil Inteiro Pedindo Mais Um”, em alusão ao Mundial de Futebol.
O Brasil Sabor, que acontece em todo o Brasil, é uma ação para promover a gastronomia, em que cada estabelecimento participante oferece um prato especialmente preparado para o evento. Na pedida de mais um prato do festival, o cliente recebe 50% de desconto.
Os 22 restaurantes participantes na capital potiguar são: Aquarius, Bellanatal Restaurante, Benditas Buteco, Botequim Tá Na Hora, Buongustaio, Cascudo Bistrô, Chinatown, ConXinChina, Curva do Vento, Dom Miguel, Dom Vinicius, Fast Grill, Galo do Alto, Marina’s Camarões, Maturi Restaurante, Only Pizza, Paçoca de Pilão, Pittsburg, Sobradinho Creperia e Café, Tábua de Carne Ponta Negra, Tábua de Carne Via Costeira e Talher Restaurante. A relação dos pratos dos restaurantes participantes está no www.brasilsabor.com.br/festival/cidades/exibir/500.html.
GACC-RN prepara 8º Brega Solidário
Vem aí, mais um Brega Solidário do GACC-RN, este ano em edição especial comemorativa dos 25 anos do Grupo. O evento, realizado anualmente com renda revertida para a manutenção da entidade, será realizado no dia 05 de setembro e os preparativos já estão a todo vapor. José Orlando, banda Cafonaite, Dodora Cardoso e Tony Pan já estão confirmados como atrações da oitava edição da festa, que traz mais uma novidade: em 2014, o Brega Solidário terá como palco o Gilson Buffet. Em breve, mais detalhes e novidades.
CONVITE - INAUGURAÇÃO DA DUDALINA
A nova loja Dudalina em Natal, no Shopping Midway Mall, será aberta aos clientes às 15h nesta quinta-feira (29). E a partir das 18 horas, a diretoria da Dudalina receberá imprensa e convidados em coquetel de boas vindas, ao som de violino. Você é convidado (a) para conhecer a nova Dudalina neste agradável encontro!
SERVIÇO
IMPRENSA & CONVIDADOS
Inauguração nova Dudalina Natal
29 de maio, a partir das 18 horas
Shopping Midway Mall – L3 (Ao lado da Livraria Saraiva)
Agentes penitenciários decidem entrar em greve por tempo indeterminado
Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A paralisação terá início a partir da 0h do próximo sábado, dia 31 de maio. A categoria espera do Governo do Estado o Plano de Cargos e Carreira, desde 2011, mas o pleito ainda não foi atendido.
Gustavo Carvalho pede regularização fundiária de conjuntos habitacionais no RN
O deputado Gustavo Carvalho (PSB) encaminhou requerimento ao Governo do Estado solicitando a regularização fundiária dos conjuntos habitacionais construídos pela extinta Companhia de Habitação Popular do Rio Grande do Norte (Cohab-RN). Segundo o parlamentar, muitos moradores já quitaram seus imóveis, mas ainda não conseguiram regularizar a situação de seus patrimônios. “Essas famílias estão esperando desde a década de 1990. A regularização é um instrumento importante da política urbana”, declarou o parlamentar.
Agripino reúne Aécio e Caiado
O presidente nacional do Democratas, senador José Agripino, promoveu nesta quarta-feira (28), em seu gabinete em Brasília, um encontro entre o senador presidenciável Aécio Neves (PSDB/MG) e o deputado federal Ronaldo Caiado (DEM/GO). Na reunião, o grupo conversou sobre as eleições em Goiás. “A liberdade para formar as alianças regionais será respeitada, mas, claro, levaremos em consideração as afinidades ideológicas”, disse o presidente do DEM.
CMN discute desafios das famílias de pessoas com deficiência
Por iniciativa do vereador Dickson Júnior (PSDB), a Câmara Municipal de Natal realiza audiência pública na próxima sexta-feira (30) com o tema “Pessoas com necessidades especiais e políticas de assistência às famílias”. O objetivo do vereador é ampliar as discussões e trazer esclarecimentos à população através da participação de instituições como secretarias municipais, Ministério Público, Ministério Público do Trabalho, organizações do Terceiro Setor que prestam assistência às pessoas com deficiência, entre outros. Para Dickson Júnior, o debate que terá início às 9h no plenário da Câmara Municipal contribuirá com a troca de experiências e esclarecimentos solicitados pela população a respeito do tema. “Espero que tudo o que for discutido ajude no enfrentamento das barreiras e nas superações”, disse o vereador.
Afastamento de perito farmacêutico do ITEP interromperá realização de exames de DNA
Diretora mudou chefia do laboratório após denúncias pela falta de condições de trabalho.
O afastamento do perito farmacêutico Fabrício Fernandes da chefia do Laboratório de Análise e Pesquisas Forense do ITEP-RN vai interromper a realização de exames de DNA em corpos que aguardam identificação naquele órgão. Fabrício era responsável por levar material para análise em um laboratório na Bahia, mas, agora, a realização das perícias ficou ainda mais prejudicada, pois, mesmo com viagem autorizada pelo Gabinete Civil para o próximo mês de junho, a Direção do ITEP afastou o perito da chefia e cancelou sua ida para a realização dos exames de DNA.
quarta-feira, 28 de maio de 2014
Parceria da SecultRN/FJA com embaixada mexicana traz show ‘mariachi’ para o RN
Mariachi Real da América, que é um dos principais representantes do mariachi, gênero musical popular no México, apresenta-se gratuitamente em Natal, Assu e Santa Cruz. |
Como sede da Copa do Mundo 2014, Natal acolherá a seleção do México, que realiza o primeiro jogo do mundial, na Arena das Dunas, dia 13 de junho. Com objetivo de estreitar os laços da cidade com o país latino, a embaixadora do México, Beatriz Paredes, esteve em reuniões com a Governadora Rosalba Ciarlini e com a Secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado. O fruto desses encontros foi a parceria cultural entre os povos, trazendo diretamente do México o Mariachi Real da América e a harpista Cristina Craberas, para três apresentações em solo potiguar. Teatro Alberto Maranhão, dia 28 (19h); Teatro Pedro Amorim, em Assu, dia 29 (20h); e Teatro Municipal, em Santa Cruz, dia 30, às 20h. As apresentações têm entrada franca.
Composto por 12 integrantes, que tocam desde violões e violinos à tradicional vihuela, o grupo é um dos principais representantes do mariachi, gênero musical popular no país. Originário de Puerto Vallarta, no estado de Jalisco, possui 20 anos de experiência e dois álbuns lançados, já participou dos mais importantes festivais de música mexicana do país, assim como em várias ocasiões do Encontro Internacional do Mariachi, em Jalisco.
As apresentações contam ainda com a participação da famosa harpista mexicana Cristina Cabrera, também cortesia da embaixada do México.
Existe uma estimativa de cerca de 30 mil torcedores mexicanos que virão ao Brasil em junho acompanhar a seleção do seu país, que faz o primeiro dos três jogos, na Arena das Dunas, contra a seleção de Camarões.
Serviço: Apresentação dos Mariachi Real de America e Cristina Crabera – Entrada franca. Realização: Embaixada do México e SecultRN/FJA. Informações: 3232-5320
28/05 – Teatro Alberto Maranhão, 19h
29/05 - Cine Teatro Pedro Amorim - Assu, 20h
30/05 – Teatro Municipal – Santa Cruz, 20h
Por Eliade Pimentel
Musical do Sítio do Pica-pau Amarelo será encenado no Teatro Riachuelo
O espetáculo “O Sítio do Pica-pau Amarelo: em busca do tesouro, o musical” será apresentado no Teatro Riachuelo no dia 20 de julho. Os personagens Emília, Narizinho, Pedrinho, Visconde e Cuca estarão todos juntos no palco em uma apresentação exclusiva com duração de uma hora e um cenário temático de pura magia de um dos contos mais populares do Brasil.
A peça conta a história de Pedrinho que esconde o tesouro do Sítio. Quando ele conta seu segredo para a turma (Emília, Narizinho e Visconde), a malvada Cuca ouve tudo, resolve raptar Pedrinho e pedir o misterioso tesouro como resgate. Ao fazerem a troca, Cuca descobre que o tesouro estava longe de ser algo valioso como moedas de ouro, diamantes, etc. Na realidade, o tesouro do Sítio eram as obras literárias de Monteiro Lobato, umas das maiores riquezas culturais do Brasil.
O Sítio do Pica-pau Amarelo é um grande sucesso nos livros, na TV e agora o mais novo musical infantil do Brasil. Atualmente, o desenho animado está sendo exibido no Brasil pela TV Globo, Cartoon Network (América latina), e na Globo Internacional para cerca de 180 países.
Victor Uchoa faz grande final de semana e sobe no pódio em São Paulo
O potiguar Victor Uchoa (Hotel Sombra e Água Fresca / Prefeitura do Natal) voltou a ter um grande desempenho no último final de semana pelo KantanKart. Disputando a 3ª etapa da competição, que aconteceu em Guaratinguetá, São Paulo, o piloto foi o terceiro colocado geral na categoria U13 e subiu pela segunda vez no pódio da competição, dessa vez ao lado de Thiago Lopez e Duda Naves.
De olho no calendário internacional de competições, Victor Uchoa já iniciou a sua preparação para correr na Europa no segundo semestre. “Estive recentemente em Portugal e foi muito bacana. Minha equipe já está trabalhando para viabilizar o Mundial CIK-FIA, na França, além de provas na Espanha na segunda metade do ano”, comenta o piloto.
Classificação Kantankart – Categoria U13
1 - Thiago Lopez – 65 pontos
2 - Duda Naves – 56 pontos
3 - Victor Uchôa – 45 pontos
4 - Vinicius Ponce – 36 pontos
5 - Marcel Coletta – 27 pontos
6 - Vinicius Rosate – 21 pontos
7 - Guilherme Oliva – 10 pontos
8 - Dudu Barrichello – 9 pontos
9 - Pedro Burger – 8 pontos
Equipe de Marketing da Emprotur afina estratégias para a Copa 2014
Setoristas de Marketing e Comunicação da Empresa de Promoções Turísticas do RN (Emprotur) receberam nesta terça-feira (27), do novo presidente do órgão, Alexandre Mulatinho, as explicações sobre a estrutura montada pelo Governo do Estado e as ações da Emprotur para atender bem e divulgar os destinos potiguares aos turistas e jornalistas presentes em Natal durante a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.
A equipe da Emprotur estará permanentemente em contato com os turistas, seja no Centro de Mídia montado na UFRN para atender 1,2 mil jornalistas não-credenciados pela Fifa; seja no Fã Zone montado no entorno da Arena das Dunas; ou ainda nos três estandes montados na Rodoviária, no Porto de Natal e no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante para o primeiro atendimento ao turista e distribuição de material de divulgação.
A Emprotur também disponibilizará dois micro-ônibus aos jornalistas presentes ao Centro de Mídia da UFRN interessados em conhecer roteiros turísticos no entorno de até 100 quilômetros do centro de Natal, ou ainda destinos consolidados, como São Miguel do Gostoso (102 km) e ainda o roteiro religioso de visita à estátua de Santa Rita de Cássia, no município de Santa Cruz, distante 111 quilômetros da capital potiguar.
Antes da reunião ocorrida hoje na Emprotur, Mulatinho também esteve com o secretário municipal de Turismo, Fernando Bezerril, para compartilhar ações entre as duas esferas do poder executivo – Estado e Município – para vender melhor os destinos de Natal e da Grande Natal. “Na oportunidade, explicamos o plano de marketing do Governo e da Emprotur, e pedimos a parceria da Seturde para fomentarmos essa divulgação”, explicou Mulatinho.
Planejamento
Reuniões antecipadas com assessores de comunicação das secretarias do Governo do Estado, e com assessores e secretários de comunicação de prefeituras da Grande Natal e também com a secretária de Estado do Turismo, Gina Robinson, foram provocadas pelo secretário de Comunicação do Governo, Paulo Araújo, e pelo então vice-presidente da Emprotur, Alexandre Mulatinho para organizar a estratégias de atuação durante o período da Copa.
Entre as ações, cada município ficou responsável pelo envio de três roteiros turísticos em que jornalistas pudessem visitar em qualquer horário do dia e com toda a infraestrutura disponível. Dessa maneira, assessores de Parnamirim, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Maxaranguape, Extremoz, Canguaretama, Macaíba, Pipa e São Miguel do Gostoso, além de Santa Cruz, foram orientados previamente a receber esses jornalistas.
Esses roteiros enviados por cada prefeitura se juntaram às outras sugestões de matérias colhidas pelas assessorias do Governo e preencheram um mix de centenas de possíveis pautas já computadas e já à mostra aos jornalistas de todo o mundo via site do Midia Channel. Ou seja: foi criada uma oportunidade de o jornalista estabelecer um planejamento logístico de trabalho durante a Copa, com roteiros, horários e estrutura disponível.
Os micro-ônibus disponibilizados pela Emprotur estarão diariamente, em diferentes horários, no Centro de Mídia da UFRN para levar os jornalistas aos diferentes roteiros turísticos pré-agendados. Esses horários ainda serão montados, conforme a demanda de pautas e interesses desses 1,2 mil jornalistas não-credenciados que estarão no Centro de Mídia. Servidores da Emprotur acompanharão esses jornalistas durante toda a visita aos roteiros.
Aluna da Escola José Inácio de Carvalho recebe certificado na Olimpíada Brasileira de Matemática
A Prefeitura de Antonio Martins, através da Secretaria Municipal de Educação, entregou nesta segunda-feira, 26 de maio, o Certificado de Menção Honrosa à aluna Lavínia Dantas de Mesquita, conquistado pelo seu desempenho na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Públicas Escolas (OBMEP), realizada em 2013. Estudante do 7º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal de 1º Grau José Inácio de Carvalho, ela comemorou com professores e colegas o resultado obtido na competição.
Festival Gastronômico Brasil Sabor começa amanhã no Shopping Cidade Jardim
O perfume da boa comida vai contagiar os corredores do shopping Cidade Jardim com o Festival Gastronômico Brasil Sabor, a partir desta quinta-feira 31, até 1º de junho. A 9ª edição do evento tem como tema “O Brasil Inteiro Pedindo Mais Um”, em alusão à Copa do Mundo. O público terá acesso livre e gratuito às oficinas e poderá degustar as preparações especiais dos chefs de cozinha dos 22 restaurantes participantes de quinta-feira até sábado das 14h às 20h, e no domingo das 15h às 20h. Outro ponto alto será a Corrida dos Garçons, que ocorrerá no estacionamento frontal do shopping, no sábado (31), das 9h às 11h.
Os 22 restaurantes participantes na capital potiguar são: Aquarius, Bellanatal Restaurante, Benditas Buteco, Botequim Tá Na Hora, Buongustaio, Cascudo Bistrô, Chinatown, ConXinChina, Curva do Vento, Dom Miguel, Dom Vinicius, Fast Grill, Galo do Alto, Marina’s Camarões, Maturi Restaurante, Only Pizza, Paçoca de Pilão, Pittsburg, Sobradinho Creperia e Café, Tábua de Carne Ponta Negra, Tábua de Carne Via Costeira e Talher Restaurante.
Por Lissa Solano (84) 9411-3379
Sesap apresenta dados sobre a meningite no RN
A Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou, nesta terça-feira (27), nota sobre a situação epidemiológica da meningite no Rio Grande do Norte. O documento apresenta o número de casos notificados pela Sesap no ano de 2014. Entre janeiro e maio deste ano foram 46 notificações de casos suspeitos de meningite. Foram confirmados 10 casos de doença meningocócica, forma considerada mais grave, dos quais 04 casos foram a óbito.
Policiais civis e servidores do ITEP participam de ato em prol do impeachment da governadora
Categorias se uniram ao movimento MARCCO, que entrou com ação pelo impeachment, e foram à Assembleia Legislativa. |
Gustavo Carvalho faz alerta sobre crise na UERN e apela ao governo por investimentos
A crise na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), foi novamente citada em plenário. O deputado Gustavo Carvalho (PROS) criticou o governo pelo que classificou de "decisão gradativa" de fechamento da universidade. Gustavo Carvalho afirmou que a decisão do governo vai de encontro às expectativas da sociedade civil.
Expofruit realiza divulgação e degustação de frutas na Fenagri 2014
O COEX – Comitê de Fruticultura do Rio Grande do Norte, organizador da Expofruit, está participando da Fenagri - Feira Nacional da Agricultura Irrigada 2014, que acontece de hoje a sábado, em Petrolina/PE. Com um estande montado na estrutura da feira, o COEX vai promover a degustação das principais frutas produzidas no nosso estado como: melão, melancia, mamão e banana. Na oportunidade, o diretor comercial da Expofruit, João Manoel, também fará a divulgação da Expofruit para produtores e empresários ligados à cadeia produtiva da fruticultura de todo o país.
Atrizes pedem a Agripino aprovação da PEC do Trabalho Escravo
O senador José Agripino recebeu nesta terça-feira (27) as atrizes Camila Pitanga e Maria Zilda, representantes do Movimento Humanos Direitos (MHUD), que pediram apoio ao líder democrata para a votação da PEC 57/1999. A proposta de Emenda Constitucional determina a desapropriação de terras onde se constatar a prática de trabalho escravo. A atriz Camila Pitanga leu e entregou uma carta ao presidente do Democratas. No documento, redigido pelo escritor Ricardo Rezende e assinado pela diretora geral do movimento a atriz Dira Paes, é feito um apelo pela aprovação do projeto. “Essa PEC está no Congresso há quase 20 anos, por isso é preciso aproveitar esse momento e mostrar que o Brasil se importa com os direitos humanos. A bola está na cara do gol, precisamos chutar”, diz.
Polícia Militar de Extremoz prende quadrilha acusada de praticar roubos em Natal e Região Metropolitana
Nesta segunda-feira (26), policiais militares da Rádio Patrulha de Extremoz, prenderam Pedro Rafael Silva de lima (26), Paulo Kevin Souza da Silva (18), Tiago Paulino do Nascimento (18) e apreenderam Cassiano Gonçalves de Melo (15), após terem realizado roubos na Zona Norte de natal e na Praia de Pitangui. Os acusados roubaram uma distribuidora na Avenida Boa Sorte na Zona Norte de Natal e um mercado na Praia de Pitangui em Extremoz. Na fuga, foram interceptados pela Polícia Militar e acabaram presos com armas, maconha, cocaína, material para corte e embalagem da droga, munições, dinheiro, celular e um veículo roubado.
Muitos gargalos no meio do caminho
Apesar de o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, iniciar as operações neste sábado, 31, o natalense ou estrangeiro que for encarar o trajeto até o novo terminal vai encontrar alguns gargalos no meio do caminho. A distância entre os aeroportos de São Gonçalo e Parnamirim é de 40 quilômetros –, mas no meio desse percurso é possível encontrar vias tomadas por veículos estacionados em locais proibidos, placas de trânsito deterioradas, sinais de trânsito que deixam o trânsito mais lento, além da ausência da paradas de ônibus.
LEIA MAIS: http://tribunadonorte.com.br/noticia/muitos-gargalos-no-meio-do-caminho/283049?utm_campaign=noticias&utm_source=20140528
Começa amanhã (29) o II Seminário de Direito à Saúde
O crescimento vertiginoso das demandas de saúde cria enormes dificuldades financeiras e administrativas para o estado. Por outro lado, o debate quanto à concretização do direito à saúde é de fundamental importância para o avanço dos direitos sociais. Como conciliar estes desafios frente a problemas como o subfinanciamento da saúde, o aumento das inovações tecnológicas, os desafios da gestão e a consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde, é o que o II Seminário de Direito à Saúde se propõe a discutir.
Destinado aos profissionais de saúde, operadores do Direito, gestores públicos e sociedade civil organizada, o evento acontece no período de 29 a 30 de maio, no auditório da Escola de Magistratura do RN (ESMARN).
Iniciativa Hospital Amigo da Criança reúne profissionais de sete estados
Começou nesta segunda-feira (26), continuando até a próxima sexta-feira (30), a oficina de aprimoramento para avaliadores da Iniciativa Hospital Amigo da Criança que está reunindo, no Hotel Praiamar, em Ponta Negra, profissionais de sete estados. O evento promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Coordenação-Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), está reunindo cerca de 50 pessoas oriundas dos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraíba, Distrito Federal, Paraná, Goiás e Rio Grande do Norte.
terça-feira, 27 de maio de 2014
Bloomsday 2014 conta com porgramaçao cultural diversificada
O Bloomsday está em sua 28ª edição com uma programação cultural cheia de atividades. Nos dias 02 a 14 de junho haverá a exposição de fotos Lidi Lima-Conlon: In Bloom, Dublin pelo Olhar de James Joyce, que acontece na Livraria Saraiva no Midway Mall.
No dia 03 acontece o espetáculo Salomé sou eu, com direção do professor Alex Beigui, no Teatro Riachuelo, às 20h.
No dia 4 de junho, a partir das 9h no Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (UFRN), haverá conferência e mesa redonda com os professores Bruce Stewart (University of Ulster), Sandra Luna (UFPB), Marcel de Lima Santos (UFMG) e Francisco Ivan da Silva (UFRN)
No dia 6, a partir das 19h, no Ateliê Bar e Petisqueria, acontece o Bloomsday no Ateliê, com apresentações musicais e cardápio com comidas irlandesas.
O evento é coordenado por Ana Graça Canan, Francisco Ivan da Silva e Marcelo da silva Amorim.
Mais informações: canan@globo.com
(84) 9983 6346
Extremoz te convida; Santo Antônio te espera
A maior festa junina da Grande Natal começa dia 08 de junho e durante sete dias apresentará atrações locais e nacionais
Está tudo pronto para a maior festa junina da Grande Natal, com o tema “Extremoz te convida; Santo Antonio te espera”, realizada pela Prefeitura de Extremoz de 08 a 14 de junho na Arena Cultural São Miguel Arcanjo, situada ao lado da estação ferroviária do Conjunto Estrela do Mar. Este o ano o evento terá sua decoração voltada para a Copa do Mundo e a toda a cidade receberá a ornamentação temática.
O prefeito Klauss Rêgo anunciou as principais atrações musicais. Entre elas, as bandas Ferro na Boneca, Farra de Rico, Saia rodada, Calango Aceso, Mastruz com Leite, Limão com Mel e Cavalo de Pau. Todos os dias haverá a participação de bandas locais. “Este ano ampliamos a estrutura física e logística do evento, uma vez que a cada ano a festa tem crescido significativamente. Investiremos mais em segurança e fiscalização para que tudo ocorra dentro da normalidade, a exemplo dos anos anteriores”, afirmou o prefeito Klauss Rêgo.
No primeiro dia de festa, 08 de junho a principal atração será a tradicional banda cearense, “Ferro na Boneca”, que irá tocar muitos xotes, xaxados e baiões.
Cidade cenográfica
Durante os sete dias de festa o visitante poderá conviver com uma cidade cenográfica que contém capela, sapataria, farmácia, lojas variadas, sapateiro, costureira, Casa do Artesão, bares, Casa do Grude, restaurantes, etc.
Programação
08 de Junho
NOITE DO CORTEJO
17h Concentração dos Grupos Culturais na Praça Francisco Rêgo
18h Cortejo descendo a Rua Arrasta pé até Arena Cultural
19h30 Hino de Extremoz tocado pela Banda Municipal do Município (Palco)
20h Trio de Sanfoneiro Pé de Serra (Casa do Sanfoneiro)
20h Visitação a Arena Cultural – Prefeito e Comitiva
20h TRIO de SANFONEIRO PÉ de SERRA (Palco Principal)
22h BANDA ESQUEMA 3 (Palco Principal)
00h BANDA FERRO NA BONECA (Palco Principal)
02h ENCERRAMENTO
NOITE DOS BRINCANTES
09 de Junho
17h Atividades recreativas
19h Grupo de Pastoril
19h30 Apresentações das Quadrilhas
20h Trio Sanfoneiro Pé de Serra (Casa do Sanfoneiro)
20h30 Grupo de Dança e Teatro da Fundação de Cultura Aldeia de Guajirú “Santo Antônio me amarre”
21h Apresentação de Bois de Reis
21h Trio Sanfoneiro Pé de Serra (Rancho do Povo)
21h30 Grupo de Capoeira Nossa Terra
22h BANDA FORRÓ PRA VALER (Palco Principal)
00h BANDA FARRA DE RICO (Palco Principal)
02h ENCERRAMENTO
NOITE DAS DANÇAS POPULARES
10 de Junho
17h Atividades recreativas
19h Apresentações das Quadrilhas
19h50 Grupo de Dança da Fundação de Cultura Aldeia de Guajirú- Xote das Meninas
20h Trio de Sanfoneiro Pé de Serra (Casa do Sanfoneiro)
20h Grupo de Capoeira Nossa Terra
20h30 Trio de Sanfoneiro Pé de Serra (Rancho do Povo)
21h Trio de Sanfoneiro Pé de Serra (Palco Principal)
22h BANDA GEANDRO BAGACEIRA (Palco Principal)
00h BANDA SAIA RODADA - (Palco Principal)
02h ENCERRAMENTO
NOITE DA SANFONA
11 de Junho
17h Atividades recreativas
19h Apresentações das Quadrilhas
20h Concurso Rainha do Milho
20h Trio de Sanfoneiro Pé de Serra (Casa do Sanfoneiro)
20h Trio de Sanfoneiro Pé de Serra – (Rancho do Povo)
20h30 Grupo de Pastoril / Bois de Reis do Guajirú/ Bois de Reis de Zé Bará
21h TRIO DE SANFONEIRO PÉ DE SERRA(Palco Principal)
22h BANDA PÉ DE URTIGA(Palco Principal)-
00h BANDA CALANGO ACESO- (Palco Principal)
02h ENCERRAMENTO
NOITE DA CULTURA POPULAR
12 de Junho
19h Apresentações das Quadrilhas
20h Trio de Sanfoneiro Pé de Serra (Rancho do Povo)
20h30 Trio de Sanfoneiro Pé de Serra (Casa do Sanfoneiro)
20h30 TRIO DE SANFONEIRO PÉ DE SERRA (Palco Principal)
22h BANDA MESSIAS PARAGUAY - (Palco Principal)
00h BANDA MASTRUZ COM LEITE - (Palco Principal)
02h ENCERRAMENTO
NOITE DA SANFONA
13 de Junho
17h Atividades recreativas
19h Apresentações das Quadrilhas
20h Grupo de Pastoril / Bois de Reis do Guajirú/ Bois de Reis de Zé Bará
20h Trio de Sanfoneiro Pé de Serra (Casa do Sanfoneiro)
20h Trio de Sanfoneiro Pé de Serra – (Rancho do Povo)
21h TRIO DE SANFONEIRO PÉ DE SERRA (Palco Principal)
22h BANDA GALEGO - O GALEGUINHO DO FORRÓ (Palco Principal)-
00h BANDA LIMÃO COM MEL (Palco Principal)
02h ENCERRAMENTO
NOITE DA CULTURA POPULAR
14 de Junho
17h Atividades recreativas
19hs Apresentações das Quadrilhas
20h Trio de Sanfoneiro Pé de Serra (Rancho do Povo)
20h30 Trio de Sanfoneiro Pé de Serra (Casa do Sanfoneiro)
20h30 TRIO DE SANFONEIRO PÉ DE SERRA (Palco Principal)
22h BANDA ISAAC GALVÃO - (Palco Principal)
00h BANDA CAVALO DE PAU - (Palco Principal)
02h ENCERRAMENTO
Foto: Cartaz da Festa / Festa 2013
26 de maio de 2014.
Prefeito confirma presença de artistas locais e nacionais no FIFA FAN FEST
Em entrevista coletiva a imprensa no final da manhã desta segunda-feira, 26, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, o prefeito Carlos Eduardo reafirmou que o FIFA FAN FEST de Natal vai acontecer e que serão cerca de 60 atrações musicais, das quais 45 já estão confirmadas. A iniciativa da Prefeitura do Natal em parceria com a Rede Globo vai ocorrer durante todos os dias da Copa do Mundo da FIFA 2014, independente da existência de jogos na cidade. Serão 30 dias de festa com 12 horas de programação por dia contando com o envolvimento de todas as secretarias municipais.
ABAV-RN em parceria com a Fecomércio-RN leva agentes de viagens para conhecer as instalações do novo aeroporto internacional Governador Aluízio Alves , em São Gonçalo do Amarante
A ABAV/RN com o apoio da FECOMERCIO- RN, leva quarta-feira (28) pela manhã, agentes de viagens para visitar as instalações do aeroporto internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, a cerca de 40 km de Natal, que começa a operar a partir deste sábado(31) .
Segundo a presidente da ABAV-RN, a diretora da Harabello Turismo, Diassis Rosado, os agentes de viagens terão a oportunidade de conhecer a realidade em que se encontra o novo aeroporto , tais como as vias de acesso, conclusão das obras do terminal de passageiros, condições operacionais, tempo necessário para chegar ao aeroporto, valor do estacionamento, valor do táxi para chegar a Natal, todas as informações para orientar os passageiros que irão embarcar e desembarcar, entre outros itens.
Grupo empresarial espanhol é recebido pelo prefeito
Esse conglomerado empresarial é especializado na elaboração de planos diretores e de investimentos voltados para o turismo e tem uma vasta experiência no mercado internacional, sendo responsável pela administração de cases de sucesso como o da região das Ilhas Canárias,na Espanha que recebe 13 milhões de turistas anualmente. Na oportunidade, eles discutiram a possibilidade de implementar em Natal projetos que alavanquem a principal atividade econômica da cidade.
Extremoz: Prefeito Klauss Rêgo visita obras da UBS do Conjunto Jardins de Extremoz
O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, visitou na manhã desta segunda-feira, 26, as obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Jardins de Extremoz. O prefeito cobrou agilidade da construtora e adiantou que entregará à unidade a população nos próximos dias. Ao todo, com a conclusão desta unidade, o município contará com dez unidades para suporte as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), antigo Posto de Saúde da família (PSF), criadas através do Ministério da Saúde e mantidas com recursos próprios do município.
Policiais e bombeiros acampam em frente à Governadoria e paralisam atividades nesta terça (27)
Em assembleia geral realizada na manhã deste sábado (24), Policiais e Bombeiros Militares decidiram ficar acampados por tempo indeterminado no Centro Administrativo, em frente à Governadoria. Como forma de protesto e de pressionar o executivo estadual pelo cumprimento das reivindicações da categoria.
Extremoz: Prefeito Klauss Rêgo entrega Academia da Saúde de Estivas
O prefeito de Extremoz, Klauss Rêgo, entregou na manhã desta segunda-feira, 26, a segunda unidade da Academia da Saúde no distrito de Estivas, nas margens da RN160. Cerca de cinquenta pacientes assistidos pela equipe da Estratégia Saúde da Família estiveram presentes e participaram da aula inaugural, sob a coordenação do educador físico das academias, André Luiz e da médica da ESF, Libânia Lima.
Assinar:
Postagens (Atom)