Por Leonardo Sodré e
Natasha Ferreira
O prefeito do Assu, Ivan Lopes Júnior (PP), assuense legítimo, estreou como político disputando a Prefeitura do Assu, em 2008, com uma única bandeira: disposição para trabalhar. O jovem bioquímico conduz sua primeira gestão em um ritmo inovador e dinâmico. Desde que assumiu, em janeiro de 2009, Ivan Júnior adotou uma postura ativa e dinâmica que vem destacando sua administração pelas conquistas e realizações, equalizando bons frutos para o município. O jovem político, incansável, conduz seu mandato com a mesma competência demonstrada - e bem avaliada - em seu posto anterior, como secretário municipal de Saúde.
Como prefeito, Ivan Júnior carrega - em pouco tempo -, uma valorosa bagagem de ações em prol de seu povo. A área do turismo vem merecendo atenção especial. Acreditando na vocação do município, a prefeitura concretizou recentemente investimentos nos terminais turísticos de Mendubim e Porto de Piató, o qual já foi inaugurado. Há também determinação para fomentar o turismo religioso: a construção do Santuário Irmã Lindalva, na comunidade rural de Malhada de Areia.
Ainda na área turística, a prefeitura realizou investimentos para o São João de Assu, o mais antigo do Brasil, cujas festividades deverão atrair visitantes que movimentarão a cidade, o comércio e a hotelaria.
ZPE do Sertão
Outro setor que tem recebido atenção especial é o de desenvolvimento econômico, com conseqüente geração de emprego e renda. O administrador participou ativamente da luta pela ZPE do Sertão, que aguarda atualmente apenas a sanção presidencial. A Zona de Processamento Exportação, pela isenção de parte da carga de impostos para produtos exportados, será um grande atrativo para empresas nacionais e estrangeiras investirem na região, além dos benefícios da própria geração de emprego e renda que fortalecerá e expandirá a economia local.
A experiência com ZPEs já foi realizada em Manaus. Os resultados positivos alcançados na Amazônia são almejados, ansiosamente, por Ivan Junior para sua terra natal.
Unicef
A próxima meta do gestor é a conquista do Selo Unicef. O Selo é um reconhecimento internacional que pode ser conquistado por Assu por meio de esforços para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes. O alcance da aprovação dependerá da ação conjunta entre órgãos municipais e a sociedade civil.
O caminho é longo, duro e, às vezes, áspero. Mas, atitude, energia e dinamismo não faltam ao jovem prefeito da terra dos poetas.
Foto: Ivan Júnior
Crédito: LeoSodré
Nenhum comentário:
Postar um comentário