De uma forma geral, qualquer ocupação seja essa exercida formal ou informalmente, está relacionada, de alguma maneira, ao ambiente em que se executa. O indivíduo que trabalha está sujeito rotineiramente à ação direta de agentes químicos, físicos ou biológicos. A radiação ultravioleta é vista como um fator físico primordial para o aparecimento de lesões orais e periorais
Nesse sentido, durante o mês de Agosto, o Departamento de Odontologia e o Setor de Dermatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte estarão fazendo uma pesquisa que pode fornecer uma visão importante para o entendimento da extensão e severidade dessas lesões decorrentes da exposição solar em trabalhadores de praias do município de Natal.
O estudo será feito em pontos estratégicos das Praias de Ponta Negra, Forte/Meio/Artistas e Redinha. Os trabalhadores participantes serão submetidos a exame físico oral e perioral e preenchimento de questionário com perguntas que caracterizem a exposição ocupacional, o status socioeconômico e demográfico e a saúde geral.
A partir de seus resultados será possível traçar medidas preventivas com o intuito de se garantir a redução do número de casos dessas doenças, bem como melhorar a qualidade de vida da população trabalhadora exposta à radiação ultravioleta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário