O secretário Executivo do Ministério a Integração Nacional, Alexandre Navarro, e o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, asseguraram quarta-feira (18) que a análise do projeto de desassoreamento do rio Pataxó será realizada até dia 1o de novembro.
Esse foi o prazo definido em reunião com a deputada federal Fátima Bezerra (PT) e o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, na Integração Nacional. Fátima Bezerra explicou a emergência da obra e fez um apelo para que o projeto seja analisado com celeridade. Ela vem provocando várias reuniões no Ministério para tratar do assunto.
O desassoreamento do rio Pataxó irá acabar com as enchentes que castigam anualmente Ipanguaçu no período de inverno. Em 2011, centenas de famílias foram atingidas pelas cheias, e é assim há mais de 20 anos.
O desassoreamento compreende a limpeza da mata ciliar e a retirada de areia da calha do rio por 21 Km de extensão. As obras permitirão que a água deságue no leito, escoe livremente para o rio Piranhas e não transborde para a cidade. O projeto está avaliado em R$ 7,3 milhões.
“A audiência foi positiva porque o projeto já tem convênio e recursos empenhados e necessita apenas da análise e aprovação para que os recursos sejam liberados. Precisamos fazer isso a tempo de evitar enchentes no próximo ano”, disse Leonardo Oliveira.
As obras serão executadas pelo Governo do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário