sábado, 22 de outubro de 2011

BNDES anuncia assinatura de contrato de R$ 396,5 milhões para construção da Arena das Dunas

O BNDES e a Sociedade de Propósito Específico Arena das Dunas Concessões Eventos S/A assinaram contrato no valor de R$ 396,5 milhões para construção da Arena das Dunas, em Natal (RN), que será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Os recursos fazem parte do programa BNDES ProCopa Arenas.


A colaboração financeira reembolsável destina-se à SPE controlada pelo grupo OAS. A SPE será responsável por construir e operar o equipamento por um prazo de 20 anos, de acordo com o modelo de concessão administrativa definido pelo governo do Estado.

O BNDES, através do programa ProCopa Arenas, já firmou contrato de colaboração financeira reembolsável para Arenas nas seguintes cidades sede: Natal, Rio de Janeiro, Recife, Cuiabá, Manaus, Salvador e Fortaleza. São Paulo e Brasília não solicitaram colaboração financeira reembolsável. Curitiba e Porto Alegre entregaram carta consulta. Belo Horizonte aguarda a aprovação da contratação da colaboração financeira reembolsável.

A Arena das Dunas está sendo erguida no lugar dos atuais Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado (Machadão) e Ginásio Humberto Nesi Machadinho), este último já demolido. Prevista para estar concluída em dezembro de 2013, a nova Arena terá 32 mil assentos permanentes. A eles serão acrescidos, durante a Copa do Mundo, 10 mil assentos temporários, para que seja atendida a exigência mínima da FIFA, de 40 mil lugares.

O projeto seguirá o padrão internacional das arenas multiuso, de modo que o espaço possa funcionar também como centro de negócios, lazer e cultura, recebendo desde feiras de negócios e congressos até eventos como festivais de músicas e o Carnatal, já tradicional na cidade. Estima-se que, até sua conclusão, o empreendimento gere cerca de mil empregos diretos e outros 1.350 indiretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário