Ocorrência incêndio no Alto do Tirol
Recebemos na manhã de hoje, laudos referentes ao incêndio, ocorrido no dia 16 de setembro no Condomínio Residencial Alto do Tirol, construído pela Conisa e concluído há aproximadamente três anos, com o devido “habite-se” emitido pelo Corpo de Bombeiros.
Quando iniciou o incêndio, por volta das 17h, no apartamento 1101, o edifício foi rapidamente evacuado e o Corpo de Bombeiros foi chamado. O sistema anti-incêndio do prédio começou a funcionar.
O edificio está devidamente regularizado perante o CREA-RN, com as ARTs (Anotação de Responsabilidade Técnica) emitidas em nome de todos os profissionais participantes na elaboração dos projetos e também da sua construção.
Além da reserva técnica, as caixas d'água superiores estavam com a capacidade de aproximadamente 25.000 litros d'água.
O sistema de combate a incêndio é composto de: portas corta-fogo, sprinklers (disparadores automáticos de água) nas áreas comuns, hidrantes, extintores, escada abrigada e área de resgate situada na cobertura. Esse sistema é projetado para o primeiro combate ao fogo e tem duração limitada de tempo.
O Corpo de Bombeiros chegou a aproximadamente 15 minutos depois do início do incêndio e passou a usar a reserva hídrica disponível do prédio, ou seja, os 25.000 litros do reservatório superior. O fogo foi debelado por volta das 19h30min.
A Conisa imediatamente contatou com todos os projetistas do prédio, especialmente o de estruturas, a fim de avaliar os danos causados. Após visita técnica desses profissionais, ficou constatado que não houve danos na estrutura, a não ser parte da laje de forro do apartamento sinistrado, o que foi confirmado posteriormente através de detalhado dos laudos técnicos dos Eng.º Hênio Tinôco e Márcio Medeiros.
Foi constatado também que o fogo ficou praticamente restrito ao apto. 1101, com pequena propagação para o apartamento vizinho, o que demonstra o pleno funcionamento dos dispositivos anti-incêndio do prédio.
O edifício possui seguro para danos físicos ao imóvel feito pelo condomínio, e todos os apartamentos financiados pela Caixa também estão segurados pelo mesmo, que é o caso do apartamento 1101.
Nenhum comentário:
Postar um comentário