Curso oferecido pelo HOSPED faz parte do terceiro módulo de Educação Continuada em Anomalias Craniofaciais
O Hospital Pediátrico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – o HUOL -, em parceria com instituições e entidades de saúde do Estado oferecerá, no dia 19, o terceiro módulo do Curso de Educação Continuada em Anomalias Craniofaciais. O curso ocorrerá no auditório Mariano Coelho, no 4º subsolo do hospital, às 17h.
A temática desta etapa é a importância do ortopedista e do cirurgião plástico no tratamento dos portadores de Fissuras Labiopalatinas – popularmente conhecidas como lábio leporino. As fissuras são aberturas no lábio ou no palato (céu-da-boca), causadas pela má formação no tecido médio da face devido a fatores genéticos, carência nutricional, consumo de agentes químicos ou exposição à radiação durante a gestação. É uma anomalia reversível, mas exige um tratamento que envolve vários profissionais, os quais tratam do paciente e dos familiares.
O curso, voltado para estudantes e profissionais da saúde do Estado, oferece palestras sobre o tratamento e recuperação dos pacientes. O cirurgião plástico Leonardo Spencer, coordenador do Programa de Fissurados do Rio Grande do Norte, explica a importância dessa formação para os profissionais. “É essencial o trabalho de uma equipe de profissionais diversificados, uma vez que o tratamento dos fissurados é longo e bastante complexo. Temos que compreender a necessidade dos pacientes e dos seus familiares”, explicou.
Vagas
Foram oferecidas 100 vagas, já preenchidas por profissionais e alunos da UFRN. Receberão certificado de 60h aqueles que cumprirem 75% da carga horária. O último módulo do curso ocorrerá no dia 16 de novembro, voltado para a importância da otorrinolaringologia e da fonoaudiologia no tratamento de fissurados. Mais informações, através dos telefones 3342-9701 e 8842-5906.
Simpósio Norte Nordeste
Entre os dias 28 e 29, Natal será sede de mais um evento internacional. É o 2º Simpósio Norte Nordeste de Fissuras Labiopalatinas e Deformidades Crânio Maxilo Faciais, que ocorrerá no Hotel Holliday Inn, em Ponta Negra.
Iniciativa da Associação Brasileira de Fissuras Labiopalatinas, com o apoio de organizações internacionais como a Smile Train, o simpósio será voltado para profissionais e especialistas que queiram debater sobre as novas descobertas científicas.
Segundo o representante do comitê organizador, o cirurgião plástico Leonardo Spencer, o simpósio contará com grandes nomes da cirurgia craniomaxilofacial do Brasil e da América do Sul. Para mais informações, os telefones: 3219-6007 e 8808-3545.
Nadjara Martins / AEcoar
Nenhum comentário:
Postar um comentário