segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

RN avança no Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável

Após assegurar R$ 540 milhões  para serem investidos em projetos de desenvolvimento no Rio Grande do Norte através do Banco Mundial, a governadora Rosalba Ciarlini segue acompanhando as atividades desenvolvidas com a parceria e participou na semana passada da reunião do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte.

É a quarta missão do Banco Mundial no projeto do RN sustentável, e desta vez o objetivo é identificar as necessidades do estado, assim como os problemas a serem superados para que os projetos sejam implementados da maneira mais eficaz. Nesta fase, a proposta preliminar do projeto do estado será avaliada e documentos e informações são coletados para a preparação da Nota Conceitual (documento exigido pelo Banco Mundial). Na reunião a equipe também será orientada para a preparação de estudos e diagnósticos para o Plano de Ação e Cronograma do Projeto.


De acordo com o secretário de Estado de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues, os projetos tem dois componentes, o componente “A”, de viés socioeconômico, que incentiva a produção com acesso a mercados que trabalhem as cadeias produtivas do estado ao mesmo tempo desenvolvendo infraestruturas que melhorem as cadeias produtivas. Já o componente “B” diz respeito à modernização dos processos de gestão.

“A expectativa do estado é que até novembro o projeto já esteja contratualizado.Unidade gestora central será a Sempla e trabalharemos envolvendo as secretarias de Estado da Agricultura, do Turismo, do Desenvolvimento Econômico, da Assistência Social, da Educação, da Saúde e o Departamento de Estradas de Rodagens”. Afirmou Obery Rodrigues.

“É importante lembrar que projeto não é do Banco Mundial, mas sim do governo do RN, o BM atua como agente financiador e parceiro técnico dos projetos”, afirmou Fátima Amazonas Coordenadora Geral da Missão do Banco Mundial no estado. A coordenadora também elogiou a presteza da equipe do Rio Grande do Norte para o andamento dos trabalhos. “Quero fazer um elogio à equipe do governo do RN pela qualidade da Carta Consulta apresentada. O documento permitiu uma maior agilidade na aprovação junto ao Ministério do Planejamento”, disse Fátima Amazonas.

Rosalba Ciarlini reiterou o compromisso do governo do RN em investir na erradicação da pobreza extrema no estado e fortalecer ideias e projetos com resultados duradouros. “Esse é o tipo de iniciativa que fica para os próximos governantes, e principalmente, fica para o povo para sempre e é esse tipo de projetos que o governo apoia, aqueles que vão gerar benefício para a população a longo prazo através do desenvolvimento do trabalho das próprias comunidades”, afirmou a governadora.

De acordo com o Decreto 22539/11, no Projeto de Desenvolvimento Sustentável para o Rio Grande do Norte, o Banco Mundial é o agente financiador e apoiador das ações planejadas, sendo os principais objetivos a promoção do desenvolvimento regional econômico e sustentável para o Estado, bem como a adoção de medidas que contribuam para a erradicação da pobreza extrema.

Também participaram da reunião Betânia Ramalho (Seec), Betinho Rosado (Sape), Benito Gama (Sedec), Dorinha Bulamarqui (Sesap), com a participação dos Secretários de Estado, Especialistas do Banco Mundial e Técnicos Responsáveis pelas Unidades Executoras Setoriais.

TEXTO: Mara Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário