terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Trecho de Pirangi do Norte e Balneário do Rio Pium estão impróprios para banho

Foram encontrados altos índices de coliformes fecais, prejudicando as condições de balneabilidade

A praia de Pirangi do Norte, nas proximidades da APURN, e a praia fluvial, o balneário do Rio Pium, em Parnamirim, de acordo com o último boletim de balneabilidade, Nº 04/2012, divulgado na semana passada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) apresentaram altos índices de coliformes fecais, inviabilizando as áreas para os banhistas.

Os índices de coliformes fecais encontrados na água das praias nas duas localidades estão acima do que é recomendado pela resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, o Conama. As amostras foram coletadas nessa quinta-feira (26) em 48 praias de todo o litoral norte-rio-grandense, se estendendo de Tibau até Baía Formosa.


O estudo faz parte do programa que analisa semanalmente amostras da água das praias e orienta, por meio de placas, os banhistas e veranistas que frequentam as praias do litoral potiguar em “própria” (verde) e “imprópria” (vermelha). A classificação desta semana pode ser considerada válida até a emissão do próximo boletim, prevista para o dia 03 de fevereiro.

Além do Idema e do IFRN, estão envolvidas no Programa Água Azul a Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado, o Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário