Pesquisadores identificaram um processo biológico que antes não se sabia que tivesse um papel na queda de cabelos em homens.
Publicado no periódico Science Translational Medicine, o estudo descobriu que o composto lipídico denominado prostaglandina D2 (PGD2) possui um papel na inibição do crescimento dos cabelos.
O estudo "provavelmente dará origem a novos produtos para o crescimento capilar, baseados na biologia da prostaglandina", afirma Anthony Oro, biólogo especialista em tecido epitelial da Universidade de Stanford, na Califórnia, que não participou do estudo.
A calvície de padrão masculino, ou alopecia androgenética (AGA), afeta cerca de 80 por cento dos homens em determinado momento da vida. O único fator predisponente - uma mutação em um receptor de testosterona - foi identificado e é encontrado em apenas uma minoria dos homens com alopecia androgenética. Outras causas são, em grande parte, desconhecidas e os tratamentos atuais foram descobertos por acaso - a Finasterida (também conhecida como Propecia) foi prescrita originalmente contra o aumento da próstata e o Minoxidil (também conhecido como Rogaine) contra a hipertensão. Os mecanismos moleculares desses medicamentos não estão claros.
Por Melissa Lee Phillips, The New York Times
Nenhum comentário:
Postar um comentário