A professora Esther Pillar Grossi autografa seu novo livro em Natal na próxima quinta (6), 18hs, no CEMURE – Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves, Av. Coronel Estevão 3705. (ao lado da rodoviária nova). “A festa está dentro de nós”, trigésimo livro de sua autoria e trata-se de algo muito singular dentre seus livros, pois “A festa está dentro de nós” não se ocupa nem de matemática, nem de alfabetização, nem de didática ou de psicologia da inteligência, suas especialidades científicas.
“A festa está dentro de nós”,como escreve Luciano Alabarse no prefácio que fez para o livro, o qual ele qualifica como surpreendente, tem a vida como matéria cêntrica. E Luciano continua: “Da primeira à última linha, o prazer das descobertas colore a leitura com cores vibrantes”.
O livro é composto de 41 textos que, no dizer de Deborah Colker, que também o prefaciou, revelam que Esther encontra o tesouro da vida no conhecimento, como a mulher de cabeça colorida que levou uma criança a concluir: “Lindo, ela parece que engoliu o arco-íris!”
Títulos instigantes como: Somos uma torre de Babel, Expedição pelo interior de um vulcão, O trabalho deveria ser um espetáculo, Jantando com Cesária Evora, Deuses a nosso favor, Paris do sul é Porto Alegre,... levaram Sara Pain, a grande pensadora argentina que reside em Paris, a afirmar: “ Li com muito gosto este livro.”
A ideia de publicar estes ”poemas de vida” veio de Miriam, a filha de Esther Pillar Grossi, antropóloga renomada, que os vinha recebendo via e-mail há algum tempo e julgou que era injusto privar muito mais pessoas do prazer de lê-los.
No convite para o lançamento, Esther e a Editora Argumento, que o publica, garantem que o merengue de cada convidado está reservado na torre que não faltará.
Também está reservado para cada demandante de autógrafo um lindo marcador de páginas que tem na base um fuxiquinho artesanal dependurado, lembrando a capa do livro que tem de fundo uma cortina de fuxicos da casa da autora, feita com retalhos de seus vestidos. No marcador de página, Esther é identificada como uma jovem de 76 anos que pretende viver 115.
Complemento ao texto Localizando festas:
Neste livro há também fotos, algumas da autora, feitas recentemente, outras de aspectos ou de objetos de sua casa em Porto Alegre, a começar pela capa, com imagem de uma cortina de fuxicos feita com retalhos de tecidos de alguns de seus vestidos. Há fotos de merengues com os quais já montou muitas torres para associar açúcar, afeto e festa. Há uma foto dela com Cesária Évora, há fotos de seus netos, foto do beijo de dois amantes em cima de cavalos de Vasco Prado e de outras obras de arte de seu acervo e que concretizam a colocação o que minha comadre Joana, em sua sabedoria, definira como o belo: “Uma coisa bonita é aquela que a gente olha, olha e não cansa de olhar”.
Esther Pillar Grossi, uma jovem de 76 anos que pretende viver 115, é autora de 30 livros dos quais três não são de sua especialização profissional – as ciências da inteligência: Fragmentos de uma Paixão, Mesa Sutra e a A festa está dentro de nós.
Esther tem um gosto enorme por sua produção científica e dentre muitos que ama estão Miriam, Alberto e Gabriel, seus filhos e Bruno, Cristiano e Enzo, seus netos. Mas, principalmente, ela é uma apaixonada pela vida, para quem há momentos em que só se aguenta escrevendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário