Evento de lançamento do edital n° 03/2014 – RN Sustentável, de apoio às bandas do RN, será realizado no Teatro Alberto Maranhão, nesta quarta, 7, às 9h.
As bandas de música são instituições culturais, sociais, educacionais e artísticas, com atividades cultivadas no RN desde meados do início do século XVIII. Aproximadamente existem 115 bandas no RN, algumas com mais de 100 anos de atividade. O Estado possui 167 municípios, dos quais 75 não têm sua própria banda. Para suprir essa demanda, será lançado nesta quarta-feira, 7, às 9h, no Teatro Alberto Maranhão, o terceiro edital do programa RN Sustentável, no valor de seis milhões e 750 mil reais. Nesse edital, o Governo do RN homenageia a valsa centenária Royal Cinema, composta por Tonheca Dantas.
As bandas de Carnaúba dos Dantas, Acari, São Fernando, Tenente Laurentino, Florânia, São Gonçalo, Monte Alegre e Santo Antônio irão se apresentar, inicialmente, nos jardins do teatro, e depois, inusitadamente, na plateia. Os regentes se revezarão no palco para a execução da valsa Royal Cinema. Depois, os músicos sairão tocando o dobrado Dois Corações, de Pedro Salgado, e no pátio do teatro, tocarão o frevo Vassourinhas (de Mathias da Rocha e Joana Batista). O Coral Harmus, sob a liderança da maestrina Leninha Campos, também se apresentará neste evento.
A Governadora Rosalba Ciarlini assinará o decreto que regulamenta o Sistema Estadual de Bandas (SEBAN-RN), gerido pelo maestro Humberto Dantas, conhecido como Bembem. Na ocasião, serão entregues instrumentos musicais para 19 bandas, concedidos através do Prêmio FUNARTE de Apoio às Bandas de Músicas. A coordenadora de bandas da instituição, que é ligada ao Ministério da Cultura, Rosane Lemos, fará a entrega simbólica para o maestro Raniere Soares, da Banda de Música Monsenhor Militão Benedito de Mendonça, a mais antiga do RN, com 172 anos, do município de Campo Grande.
O maestro Bembem assegura que as bandas são a principal identidade cultural do potiguar e, como grupos musicais, têm mobilizado a sociedade, descoberto talentos, produzido materiais de composição, levado diversão e arte à sociedade. Na educação, contribui na disciplina, capacidade de integração, de interpretação, socialização de conhecimentos e comportamento. Socialmente, inclui, desenvolve, projeta e gera trabalho e renda, dando ares de cidadania principalmente às cidades do interior.
“Apesar da importância que representam para a cultura do RN, sempre sobreviveram com muitas dificuldades”, cita Bembem. Ele aponta que a ação de Rosalba Ciarlini ficará marcada no universo das bandas e da música do RN, pois além de implantar bandas em cidades que nunca dispuseram deste tipo de grupo musical, tem na concepção do seu projeto a preocupação com a formação da banda e da escola de música de cada município.
A Secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, explica que o Sistema Estadual de Bandas-RN (SEBAN-RN) estabelece uma política pública definitiva, oferecendo autonomia para as bandas, a partir do Fundo Estadual de Cultura. “Assim pensando, projetamos o edital Royal Cinema, com recursos do RN Sustentável, que tem o objetivo de universalizar as bandas no RN. Vamos proporcionar que todas as cidades desse estado tenham sua própria banda e, consequentemente, uma escola de iniciação musical”.
O terceiro edital do programa RN Sustentável tem por objetivo apoiar projetos de bandas e filarmônicas para a juventude. Serão disponibilizados recursos na ordem de seis milhões e 750 mil reais para 75 projetos a serem apresentados por organizações de caráter social e cultural, beneficiando um de cada município que nunca teve banda de música ou que possua, mas que se encontre desativada há pelo menos 10 anos.
Cada projeto pode pleitear até 90 mil reais destinados à aquisição de instrumentos e acessórios musicais, equipamentos de informática e pagamento de professores por quatro meses. Além disso, o RN Sustentável oferecerá capacitação para os beneficiários e assistência técnica para formação de regentes, gestores e músicos. O Governo irá trabalhar em parceria com as prefeituras para garantir a sustentabilidade dos projetos. O edital será disponibilizado nos sites do RN Sustentável e da SecultRN/FJA a partir de 15 de maio. Durante todo o mês de maio, será intensificada a mobilização e a divulgação, em todo o território do Rio Grande do Norte. As inscrições estão abertas até 15 de julho.
“Estas ações gerarão desenvolvimento sociocultural e artístico e envolverão diretamente mais de 10 mil beneficiários, que terão gratuitamente aulas de música, aulas práticas em instrumentos, repertório, professor, regente ou mestre, gerando possibilidades de emprego na área musical”, afirma a governadora Rosalba Ciarlini. Outro fator importante é afastar muitas crianças e adolescentes em situação de risco e apontar caminhos e possibilidades de cidadania.
A maioria dos músicos que atuam em Natal é advinda de cidades do interior, que atualmente têm cerca de oito mil alunos e já originaram centenas de músicos, regentes, compositores, mestres, arranjadores, empresários da área etc. “Nos cursos, técnicos e bacharelados, de sopro e percussão da Escola de Música da UFRN, 95% dos alunos saíram das bandas”, informa Bembem. Os recursos injetados através deste edital vão possibilitar a melhoria do ensino teórico e prático, além da adaptação da metodologia das bandas aos currículos acadêmicos.
FUNARTE – Foram beneficiadas 19 bandas através do Prêmio FUNARTE de Apoio às Bandas. Os municípios contemplados foram Areia Branca (Banda Mirabeaux Dantas), Baraúnas (Filarmônica Municipal 15 de Dezembro), Campo Grande (Banda de Música Monsenhor Militão Benedito de Mendonça), Doutor Severiano (Filarmônica 10 de Maio), Frutuoso Gomes (Filarmônica 20 de Dezembro), Ipanguaçu (Filarmônica Escoteiro Elizaldo dos Santos), Jaçanã (Banda Musical Acordes), Jardim do Seridó (Banda de Música Euterpe Jardinense), Macaíba (Banda Filarmônica 27 de Outubro), Major Sales (Banda Filarmônica Glebson da Silva), Ouro Branco (Filarmônica Manoel Felipe Nery), Santana do Seridó (Banda de Música Sátiro da Silva), Santo Antônio (Banda Filarmônica de Santo Antônio), São João do Sabugi (Filarmônica Honório Maciel), são Miguel (Banda Municipal Hesíqueo Fernandes de Sá), Serra Negra do Norte (Filarmônica Dr. Ruy Pereira dos Santos), Severiano Melo (Banda Filarmônica Maria Augusta Macedo), Taipu (Banda de Música Compositor Antônio Saldanha) e Viçosa (Banda de Música Municipal Padre Dario Torbolli). ]
SERVIÇO: Teatro Alberto Maranhão, 9h. Acesso livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário