A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e II Unidade Regional de Saúde realizam nos dias 06 e 07 de maio, de 8h às 17h, na cidade de Areia Branca, uma capacitação em teste rápido para HIV e triagem de sífilis no âmbito da Rede Cegonha, destinada aos profissionais da Atenção Básica dos municípios de Areia Branca, Grossos, Tibau, Serra do Mel e Porto do Mangue.
O curso objetiva formar multiplicadores para a implementação do diagnóstico do HIV e triagem da sífilis utilizando metodologia rápida e aconselhamento no âmbito da Rede Cegonha.
São instrutoras do curso a articuladora do Programa Regional DST/Aids e Hepatites Virais da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, a bioquímica do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), Maria Hermenegilda Freitas e a enfermeira do Hospital da Mulher, Kézia Oliveira.
A Sesap pretende realizar capacitações em todo o Estado, envolvendo todas as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Para a II Região de Saúde (com sede em Mossoró) e VIII Região de Saúde (com sede em Assu) estão previstas seis capacitações, mediante pactuação dos municípios quanto aos custos e liberação dos profissionais.
Segundo a articuladora do Programa Regional DST/Aids e Hepatites Virais da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, a capacitação faz parte da estratégia do Ministério da Saúde de ampliar o acesso ao diagnóstico do HIV, Sífilis e Hepatites Virais, especialmente em gestantes e populações mais vulneráveis. O diagnóstico durante o pré-natal, parto e puerpério possibilita acesso ao tratamento e medidas de prevenção, reduzindo assim a transmissão vertical, considerada um desafio para a saúde pública.
SAIBA MAIS
De acordo com a Portaria nº 77, de 12 de janeiro de 2012 compete às equipes de Atenção Básica realizar testes rápidos para o diagnóstico de HIV e detecção da sífilis, assim como testes rápidos para outros agravos, no âmbito da atenção ao pré-natal para as gestantes e suas parcerias sexuais. Os testes rápidos para HIV e sífilis deverão ser realizados por profissionais da saúde de nível superior, devidamente capacitados para realização da metodologia, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais/SVS/ MS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário