Reitor recebe novos alunos de Angicos
Os novos estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido do Campus de Angicos foram recepcionados nesta terça-feira, 17, pelo reitor Josivan Barbosa. Nesse segundo semestre, a UFERSA Angicos recebeu mais 200 universitários distribuídos nos cursos bacharelados em Ciência e Tecnologia e Sistema de Informação, e no curso de licenciatura em Computação.
Para os novos alunos o reitor falou sobre o processo de expansão territorial da Universidade do Semi-Árido com a criação dos campi de Angicos e Caraúbas, bem como a ampliação das vagas com a criação de novos cursos. “Espero que vocês aproveitem à oportunidade de terem ingressado numa universidade pública federal”, afirmou.
Segundo o professor Josivan Barbosa, a consolidação da expansão da UFERSA vai depender do esforço dos estudantes e professores. “Uma universidade trabalha com conhecimento, daí a necessidade da produção de pesquisa”, revelou. Até 2013, o desafio da Universidade do Semi-Árido é implantar novos cursos de doutorado e mestrado.
Para os alunos novatos o reitor apresentou o vídeo institucional da UFERSA que retrata a história da ESAM e o processo de transformação de Escola Superior de Agricultura de Mossoró para Universidade Federal Rural do Semi-Árido. “Nossa universidade completou no último dia primeiro de agosto cinco anos e dentro de um ano e meio a UFERSA Angicos estará formando a sua primeira turma de Bacharéis em Ciência e Tecnologia ”, disse.
A ampliação do número de bolsas, segundo o reitor, foi uma alternativa encontrada pela Universidade para garantir a permanência do estudante na instituição. “Aqui em Angicos já são 93 bolsas, das 750 oferecidas pela UFERSA”, afirmou. Durante a conversa, Josivan Barbosa disse ainda que a previsão é de que dentro de 90 dias os estudantes ocupem a sede do novo campus.
ALUNOS – Para os novos estudantes da UFERSA Angicos ter conquistado uma vaga na universidade é motivo de muita satisfação. É o caso de Lourival Menezes, de 24 anos, que após a terceira tentativa, conquistou a tão sonhada vaga na universidade. “A UFERSA representa pra mim um novo projeto de vida com maior oportunidade para o mercado profissional”, revelou o estudante que veio de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, estudar Sistema de Informação, em Angicos.
A busca por novas oportunidades também é o objetivo do Rayuska Andrade, de 23 anos, que atualmente trabalha como auxiliar de consultório dentário e vai cursar Computação. “Para mim representa um oportunidade única ter conquistado essa vaga, tenho a convicção que saberei valorizar, aprimorando os meus conhecimentos para ser o diferencial na minha área”, afirmou a estudante que mora em Angicos.
Outro estudante de Angicos, José Anderson Jales de Andrade, de 16 anos, tem boas perspectivas com relação ao curso de Computação. “Tenho certeza que a UFERSA trará mais desenvolvimento para a nossa região. Então, pretendo fazer um bom curso e tentar pós-graduação”, opinou. Já Alexandre Pinto de Alencar, de 20 anos, veio do município de Lavras da Mangabeira, no Ceará, estudar Computação na UFERSA Angicos. “Espero novas oportunidades de emprego e que no futuro possa contribuir para o desenvolvimento da minha cidade”, revelou.
ESTUDANTES
UFERSA abre inscrições para Jornada
de Consciência Fiscal
Os estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido vão ter a oportunidade de participar da Jornada Universitária de Consciência Fiscal. A Jornada vai acontecer no período de 31 de agosto a 2 de setembro, no Auditório do CTARN, que fica no Campus Leste da UFERSA Mossoró , numa parceria da Universidade do Semi-Árido, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC, com a Receita Federal de Mossoró.
Os interessados já podem fazer a inscrição, que é gratuita, na PROEC, no prédio do CTARN, ou através do telefone: 3315-1734. Aos participantes serão concedidos certificados. Entre os assuntos que serão debatidos no decorrer da Jornada de Consciência Fiscal estão: Tributos, uma Conquista do Homem (filme); Cidadania é Assim que de Faz (palestra); Sistema Tributário Brasileiro (palestra); Repartição das Receitas Tributárias e Constituição de um Orçamento Municipal (palestra), e Previdência Social: uma Garantia Constitucional de Cidadania (palestra).
A proposta é chamar atenção dos estudantes da Universidade Federal do Semi-Árido para a questão da responsabilidade fiscal. A Jornada vai acontecer no período da noite, com as palestras começando sempre a partir das 19h. No final de cada atividade será realizado o Painel Momento Universitário para que os estudantes expressar suas opiniões e ideias relacionadas ao tema abordado.
ICID
Reitor da UFERSA participa da Conferência Internacional sobre Clima
O reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, professor Josivan Barbosa, participa nesta quarta-feira, 18, da Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas – a ICID+18, que acontece em Fortaleza. A convite do Crea, o professor Josivan Barbosa participa de uma mesa que debate o desenvolvimento sustentável no semiárido.
A ICID+18 acontece no Centro de Convenções, numa contribuição para a Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, que se realizará em 2012.
A iniciativa do Governo do Estado do Ceará e Ministério do Meio Ambiente é organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Coordenação de Combate à Desertificação do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável, Ministério do Meio Ambiente e Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).
ARQUIVO
UFERSA marca presença no Fórum da
Região Nordeste
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido marcou presença no 1 º Fórum de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Nordeste – ARQUIFES/NE, ocorrido na semana passada no Centro de Graduação e Ensino da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, em Recife. No Fórum , a arquivista da UFERSA, Marcela Teixeira, participou de uma mesa para discutir a avaliação e potencialidade da fundação de uma Associação Regional de Arquivologia.
Para a arquivista Marcela Teixeira, o Fórum trouxe impactos positivos a disseminação de informação, troca de experiências e expectativas de realização de mais atividades em cooperação com outras IFES, objetivando a formação de uma política de arquivos.
Além da UFERSA, estiveram presentes arquivistas e profissionais de arquivos de diversas instituições como a UFBA, UFAL, UFPE, UFRPE, UFPB, UFCG, IFRN, UFMA, UFPI e Distrito Estadual Fernando de Noronha. O Fórum foi realizado com o objetivo de definir modelos de colaboração entre os arquivistas da região Nordeste e as estratégias de atuação na implantação de políticas de arquivos nas IFES.
Na oportunidade, a arquivista da UFERSA apresentou aos participantes o relatório de visita técnica realizado em outubro de 2009 nas dependências da UFRPE e UFPE, bem como fez uma explanação sobre a UFERSA e as mudanças que estão acontecendo no âmbito da instituição relacionadas ao arquivo de documentos.
Durante o evento, através de votação aberta, ficou decidido que o II Encontro de Arquivistas das IFES, em âmbito nacional, será realizado no próximo ano em João Pessoa promovido pela UFPB e em 2012 o II Fórum de Arquivistas das IFES da Região Nordeste – ARQUIFES-NE será realizado em Maceió, promovido pela UFAL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário