quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Médicos residentes são lembrados pelos deputados durante a sessão

Na sessão desta quarta-feira, 18, os deputados presentes sugeriram a criação de um documento que será encaminhado à bancada federal do RN, solicitando que atendam as reivindicações dos médicos residentes, que estão em greve.

No início da sessão, a deputada Márcia Maia cumprimentou os suplentes da Polícia Militar e os profissionais da área de saúde, que estavam presentes nas galerias da AL. Em seguida, o deputado Luiz Almir lembrou que na próxima terça-feira, 24, será votada a emenda de sua autoria e do presidente da Casa, deputado Robinson Faria, que contempla as reivindicações dos suplentes da PM.

Em questão de ordem, Fernando Mineiro anunciou que recebeu uma comissão de médicos residentes, pedindo apoio na luta da categoria. O parlamentar sugeriu a criação de um requerimento para mandar para toda a bancada federal, pedindo o posicionamento a respeito da greve nacional destes profissionais. O presidente da Assembleia acatou a proposição e ainda assumiu o compromisso de após a sessão, pedir a ajuda do deputado federal, Fábio Faria.

Os deputados Getúlio Rêgo e Paulo Davim, também externaram sua preocupação com as reivindicações dos médicos residentes. “Como parlamentar e médico, entendo as reivindicações dos colegas residentes. A luta incansável de vocês com plantões sucessivos. Nada mais justo do que terem dignidade nesta parceria com a sociedade”, declarou Getúlio Rêgo.

“Estou solidário à luta dos meus colegas residentes, que tem um papel fundamental na saúde da população. As reivindicações são absolutamente legítimas. Quero mais uma vez reiterar meu legítimo e irrestrito apoio à causa de vocês. Acho que os médicos residentes precisam de leis para que possam ter uma melhor formação”, ressaltou Paulo Davim.

Em pronunciamento, o deputado Salismar Correia informou que na próxima semana vai encaminhar dois projetos de lei para tentar solucionar os problemas dos médicos. O parlamentar disse ainda que somente agora tomou conhecimento da existência do Parlamento Jovem na AL. Ele disse que atualmente, com tanta corrupção na política, quando um jovem é perguntado se quer ser político, responde imediatamente que não. E que projetos como este, precisam ser incentivados. “ Ontem tive contato, pela primeira vez, com o Parlamento Jovem desta Casa. Queria parabenizar e propôr que ele seja mais atuante e menos figurativo. Sugiro que mensalmente seja realizada uma sessão conjunta, onde eles possam apresentar projetos e requerimentos. Está na hora dos jovens se interessarem pela política”, afirmou.

Getúlio Rêgo parabenizou o deputado por citar o projeto e deu alguns esclarecimentos. “Não sei se o senhor acompanhou, mas o Parlamento Jovem foi objeto de ampla discussão nesta Casa, com o objetivo de integrar a juventude e prepará-los para serem o futuro da política no RN. O que você se preocupar em existir, já é uma realidade. Periodicamente eles vêm a este plenário e realizam as suas atribuições com total independência”, disse.

O presidente da AL parabenizou deputado Salismar pelo discurso e lembrou do antigo sonho da criação do Parlamento Jovem. “Quero parabenizar a sua oração de hoje, que por sinal foi brilhante. Como presidente tinha o sonho de trazer o parlamento jovem para a Casa e pesquisei bastante para torná-lo realidade. Fui na Assembléia Legislativa do Ceará e de São Paulo, e ver a iniciativa de perto me inspirou. Concordo quando você diz que precisamos aproveitar mais esses jovens. Aqui também temos vários programas para atrair a juventude”, declarou.

O deputado Robinson Faria ainda elogiou a atuação de Salismar Corrêia. “O seu discurso hoje é muito oportuno. Aproveito também para parabenizar a sua atuação. Você está abrilhantando o nosso plenário e trouxe para esta Casa a essência de uma pessoa idealista”, afirmou.

No final da sessão, o deputado Salismar solicitou a concessão de entrega de título de cidadão norte rio-grandense ao escritor paraibano, Luís Tavares (in memorian).

Nenhum comentário:

Postar um comentário