O Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN, através do Departamento de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais, realizará no próximo dia 10, às 09h, no Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede, um seminário com a arquiteta e urbanista Camila D’Ottaviano. O tema tratado será “Condomínios fechados – os prós e os contras”.
Ao longo dos anos 2000, os condomínios horizontais fechados se tornaram uma tipologia habitacional cada vez mais presente nas cidades brasileiras. Inicialmente, estes eram empreendimentos destinados para as classes alta e média. Desde 2009, com o Programa Minha Casa Minha Vida, os condomínios fechados passaram também a ser uma tipologia destinada a famílias de baixa renda. O modelo viabiliza a construção de um número maior de unidades residenciais numa única gleba, sem a necessidade de parcelamento prévio. Por outro lado, gera custos fixos de manutenção, muitas vezes onerosos para as famílias de baixa renda. É necessário avaliar o impacto dessa tipologia habitacional na estruturação das cidades como também nas políticas de habitação de interesse social.
A palestrante Camila D’Ottaviano é doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e professora do grupo de Metodologia da mesma instituição.
O evento é coordenado pelo professor Márcio Moraes Valença (DPP/PPEUR) e a entrada é gratuita.
Para saber mais: Márcio Moraes Valença (coordenador do evento) - 3215-3871
Nenhum comentário:
Postar um comentário