segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Doações de sangue estão em baixa neste início de ano

O Hemocentro Dalton Cunha do Rio Grande do Norte – Hemonorte – iniciou o ano de 2012 com os estoques de sangue abaixo do esperado. Estão disponíveis na Unidade 434 bolsas, quando a necessidade para um atendimento normal é de 600 a 700 bolsas.

De acordo com Linete Rocha, diretora do Hemonorte, a época de veraneio sempre é crítica porque as pessoas deixam a cidade rumo ao litoral e o número de doações cai, entretanto o número de acidentes aumenta. Aumentam também as solicitações dos hospitais e o fluxo de turistas na cidade.

Para doar sangue basta comparecer a qualquer unidade de coleta, ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 quilos, ser saudável, estar alimentado e apresentar documento de identidade. A Sede do Hemonorte, no bairro do Tirol, recebe doações das 7h às 18h; o posto de coleta da Zona Norte e o ônibus de coleta, que fica em frente à Catedral Metropolitana, atendem das 8h às 17h.


Hemofílicos

Neste 04 de janeiro, O Ministério da Saúde comemora  o Dia Nacional do Hemofílico. O Hemonorte atualmente atende cerca de 220 pacientes cadastrados, que tem direito à medicamentos específicos, atendimento ambulatorial e de urgência.

A hemofilia é uma doença hemorrágica, de herança genética, que leva à perda de mobilidade do paciente. Ela se caracteriza pela deficiência quantitativa e/ou qualitativa de Fator VIII (hemofilia A) ou de Fator IX (Hemofilia B).

De acordo com Euglênia Elbe, responsável pelo setor de hemofílicos do Hemonorte, o estoque de medicamentos está regularizado. “Em dezembro recebemos os medicamentos do Ministério da Saúde e nossos estoques estão em dia”, disse. O setor conta com sete médicos hematologistas, sendo 3 pediatras e 4 para atendimento adulto.

No mês de dezembro de 2011 também teve início no Rio Grande do Norte a assistência aos hemofílicos através da profilaxia primária. O procedimento preventivo à doença é indicado para pacientes com até 3 anos de idade que tenham tido até uma ocorrência de sangramento ou hemorragia da articulação (hemartrose).

O tratamento profilático, que consiste no uso de medicamento (hemoderivado) para a reposição do Fator de Coagulação VIII no organismo, previne lesões nas articulações (artropatias) como também diminui a possibilidade de sangramentos.

O cadastro dos pacientes hemofílicos é feito no Hemonorte mediante uma entrevista com assistente social, apresentação de documentos de identidade, cartão SUS, comprovante de residência e exames médicos. A sede do Hemonorte fica na Avenida Alexandrino de Alencar, nº 1.800 – Tirol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário