Modelo desenvolvido na Bahia será vendido em mercados emergentes
Ao contrário do antigo modelo, o novo Ford EcoSport é um veículo global, que será vendido principalmente em mercados emergentes, como a Índia, onde o carro foi apresentado simultaneamente no Salão de Nova Déli.
O projeto é brasileiro, desenvolvido pelos engenheiros da Ford em Camaçari (BA). Esta é a primeira vez que um carro concebido pela Ford na América Latina será vendido globalmente, segundo a montadora.
A empresa não deu detalhes sobre motorização, data exata de lançamento (possivelmente nos próximos quatro meses) ou preços (provavelmente na faixa dos R$ 50 mil). O que se pôde ver foi que o EcoSport é um carro de design moderno, com frente agressiva e linha de cintura ascendente, que, em alguns momentos, lembra o estilo do Range Rover Evoque.
A estratégia de mostrar o carro antes do efetivo lançamento faz sentido diante do sucesso do Renault Duster. Com essa "antecipação de expectativas", a Ford espera que os consumidores que consideram comprar o SUV francês retardem a decisão final até a chegada de seu novo modelo.
Característico estepe na parte de fora permanece na nova geração do EcoSport (Divulgação)
As formas do novo EcoSport, especialmente na frente, também remontam ao carro-conceito Evos, mostrado no Salão de Frankfurt, em setembro de 2011. O que a Ford revelou em Brasília é um protótipo, e por isso é bastante provável que o carro perca alguns dos elementos apresentados, como os faróis de LED.
Baseado na plataforma do New Fiesta, o carro também deve apresentar dimensões similares às do irmão "hatch", especialmente no que diz respeito a entre-eixos e espaço interno.
Invertendo o processo
Segundo o presidente da Ford América Latina, Marcos de Oliveira, o novo EcoSport "inverte a tendência da invasão de produtos estrangeiros" no Brasil.
- Estamos invertendo o processo. Agora, é um carro do Brasil que vai para o mundo.
O ministro da Ciência e Desenvolvimento, Aloizio Mercadante, também compareceu ao evento de lançamento e salientou a "característica baiana" do carro.
- Este carro vai levar a lambada, o Olodum e o axé para o mundo.
Pode até ser, mas o fato é que, mesmo sendo um projeto global, o EcoSport passará por adaptações em cada um dos mercados. Na Índia, por exemplo, é quase certo que o modelo será equipado com o novíssimo e econômico motor 1.0 Ecoboost da Ford.
No Brasil, o mais provável é que o veículo ganhe motorização flex 1.6 Sigma - mesma do New Fiesta -, além de um bloco 2.0 nas versões mais caras. Modelos com tração integral e câmbio automático também devem ser disponibilizados.
Outro mistério que permanece é em relação ao interior do carro. O modelo exposto no Brasil era apenas uma "maquete" para mostrar as formas exteriores, e não trazia qualquer elemento final na parte de dentro.
Desde 2003, o Ford EcoSport vendeu cerca de 750 mil unidades, quase todas no Brasil. O modelo é considerado um dos mais bem-sucedidos e rentáveis da história da Ford nacional.
Lucas Bessel, do R7, em Brasília
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