quarta-feira, 4 de abril de 2012

Bardallos apresenta ‘’A GRANDE CEIA ‘’



Pelo segundo ano o Bardallos Comida e Arte realiza a exposição A Grande Ceia com 12 artistas plásticos recriando ao seu modo e estilo a famosa pintura de Leonardo da Vinci "A Última Ceia". A abertura será nesta quinta feira, 05 e contará com os artistas: Assis Marinho, Allan, Carlos Sérgio Borges, Graça Santos, Lavoisier, Marcos Melo, Paixão, Rosa, Roberto Medeiros, Thiago Vicente, Newton Avelino e o paulista San Beni.
A exposição é também uma homenagem aos 560 anos do nascimento de Leonardo Da Vinci.

Sobre Leonardo Da Vinci
Nascido em 15 de abril de 1452, na cidade de Vinci, próxima a Florença, e falecido em 2 de maio de 1519, em Cloux, na França, o nome Leonardo da Vinci carrega o mito de este ter sido uma das personalidades que mais encarnaram o espírito renascentista de sua época. Ao lado de suas atividades artísticas na pintura, escultura e arquitetura,  Leonardo da Vinci foi um rigoroso investigador científico, sendo engenheiro e ainda inventor, chegando até, de certa forma, a criar os princípios de uma máquina voadora muito semelhante ao moderno helicóptero, ao passo que já previa a invenção do planador. Foi, sem dúvida, um dos grandes criadores de seu tempo.

Sobre `` A Última Ceia ´´
A Última Ceia (em italiano L'Ultima Cena e também Il Cenacolo) é um afresco de Leonardo da Vinci para a igreja de seu protetor, o Duque Lodovico Sforza. Representa a cena da última ceia de Jesus com os apóstolos, antes de ser preso e crucificado como descreve a Bíblia. É um dos maiores bens conhecidos e estimados do mundo. Está baseada em João 13:21, no qual Jesus anuncia aos doze apóstolos que alguém, entre eles, o trairia. Essa pintura, na história evangélica, é considerada a mais dramática de todas. Ao centro, o Cristo é representado com os braços abertos, em um gesto de resignação tranquila, formando o eixo central da composição. São representadas as figuras dos discípulos em um ambiente que, do ponto de vista de perspectiva, é exato. Desde que foi pintada, seu complexo simbolismo jamais parou de fascinar os estudiosos. Muitos identificaram, na obra, uma secreta associação com a astronomia e a astrologia.


Uma lenda referente à pintura da Santa Ceia, ou “Última Ceia”
Ao conceber este quadro, Leonardo da Vinci deparou-se com uma grande dificuldade: precisava pintar o bem - na imagem de Jesus, e o mal - na figura de Judas, o amigo que resolvera traí-lo durante o jantar. Interrompeu o trabalho no meio, até que conseguisse encontrar os modelos ideais. Certo dia, enquanto assistia a um coral, viu em um dos rapazes a imagem perfeita de Cristo. Convidou-o para o seu ateliê, e reproduziu seus traços em estudos e esboços. Passaram-se três anos. A “Última Ceia” estava quase pronta, mas Da Vinci ainda não havia encontrado o modelo ideal de Judas. O cardeal, responsável pela igreja, começou a pressioná-lo, exigindo que terminasse logo o mural. Depois de muitos dias procurando, o pintor finalmente encontrou um jovem prematuramente envelhecido, bêbado, esfarrapado, atirado na sarjeta. Imediatamente, pediu aos seus assistentes que o levassem até a igreja. Da Vinci copiava as linhas da impiedade, do pecado, do egoísmo, tão bem delineadas na face do mendigo, que mal conseguia parar em pé. Quando terminou, o jovem - já um pouco refeito da bebedeira – abriu os olhos e notou a pintura à sua frente. E disse, numa mistura de espanto e tristeza:
- Eu já vi esse quadro antes!
- Quando? Perguntou, surpreso, Da Vinci.
 Há três anos atrás, antes de eu perder tudo o que tinha, numa época em que eu cantava num coro, tinha uma vida cheia de sonhos e o artista me convidou para posar como modelo para a face de Jesus. “O Bem e o Mal têm a mesma face; tudo depende apenas da época em que cruzam o caminho de cada ser humano”. Outra  informação Cogitada é que o rosto de Judas representado na pintura retrataria Girolamo Savonarola, padre Dominicano que governou Florença e que foi executado por ordem do Papa Alexandre VI em 1498.

Serviço
Exposição coletiva `` A Grande Ceia ´´
Abertura: Quinta dia 05 de abril
Visitação: até 28 de abril
Terça a sexta: das 16h á 00h
Sábados a partir das 11h até 00h
Local: Bardallos Comida e Arte
Rua Gonçalves Lêdo -678
Cidade Alta
Informações: 9409 - 4440

Nenhum comentário:

Postar um comentário